• Nenhum resultado encontrado

O tradutor e a pesquisa acadmica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "O tradutor e a pesquisa acadmica"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

O TRADUTOR E A PESQUISA ACADÊMICA OFICINA — 08/11/2002 — UNINOVE CAMPUS “MEMORIAL”

FERNANDO SANTIAGO DOS SANTOS

A pesquisa acadêmica, compreendida como um ramo da pesquisa técnico-especializada, é uma das áreas em que o tradutor pode atuar de forma sistemática, auxiliando pesquisadores e cientistas na elaboração de relatórios de cunho científico, artigos para revistas de ciências, separatas, monografias, resumos para congressos, teses, dissertações de mestrado etc. Exige do tradutor conhecimentos técnicos e muita experiência com o manuseio de dicionários e outros glossários, próprios para cada área científica. O público-alvo envolve profissionais dos mais variados ramos do conhecimento, como médicos, dentistas, biólogos, veterinários, químicos, físicos, filósofos, psicólogos, entre outros. É, portanto, um tipo de tradução que depende diretamente do auxílio de consultores, bons dicionários, listas de vocábulos e outras ferramentas indispensáveis a fim de que o trabalho final seja inteligível para os leitores altamente especializados, que requerem um produto de alta qualidade e precisão.

O tradutor que desejar aventurar-se na área de tradução técnico-científica deve ter, primeiramente, o perfil delineado abaixo:

 Bom conhecimento geral de ciências e áreas correlatas;

 Concentração e empenho para o uso de glossários, dicionários e pesquisa na Internet;  Habilidade na comparação e análise de termos técnico-científicos;

 Responsabilidade e segurança ao decidir adotar determinados termos na tradução.

Obviamente, alguns traços desse perfil podem ser — e realmente são! — conquistados com a experiência e o tempo. A segurança pode se adquirida tendo-se uma boa literatura de apoio, assim como bons contatos com pesquisadores e consultores. Basicamente, o tradutor técnico-científico (se é que podemos ousar denominar tais tradutores assim!) trabalha com:

 Resumos de artigos para revistas especializadas;

 Artigos e separatas para jornais, boletins e outros veículos de informação na área de pesquisa acadêmica;

 Versão ou tradução de teses, dissertação de mestrado, monografias e outros documentos resultantes da pesquisa acadêmica;

 Elaboração de checklists e outros glossários especializados, a serem utilizados em outros documentos de teor semelhante aos já traduzidos.

(2)

BACTERIAL METABOLISM — PHOTOSYNTHESIS x CHEMISYNTHESIS

The metabolism among the bacteriae is done through many different forms, depending upon how the bacteria assimilates vital gases from the environment. Thus, we can easily distinguish some main forms:

a) heterotrophic bacteriae — these include the saprobiotyc species; heterotrophic bacteriae are decomposers which can be found in the soil or in water. Over 90% of the amount of CO2 which is

present in the biosphere is resulting from the decomposers’ activity. These organisms are also called edaphic bacteriae. Some bacteriae of this group decompose aminate acids, freeing NH4+.

This process is known as amonification. The NH4+ can be oxidated till it turns into NO2- by

bacteriae of the genum Nitrosomonas. Another important genus of soil bacteriae is Nitrobacter, which converts NO2- into NO3-.

b) photosynthetic forms — many genera of the Monera, more specifically three groups besides the cyanophyceae, assimilate carbon from CO2 having H2S as basis. The carbohydrate formation

(CH2O) and sulphur liberation (S-) follows the equation:

CO2 + 2 H2S  CH2O + H2O + 2

S-The reaction only occurs in the presence of light. Compare this process with the general chemical process of the photosynthesis:

6 CO2 + 6 H2O  C6H12O6 + 6 O2

The inconvenient of the first process is that it frees sulphur anion instead of oxygen, which is certainly something uninteresting to mankind.

c) chemiautotrophic bacteriae — this group of bacteriae does not employ sun light, although it requires oxygen. The energy these bacteriae use to lead carbohydrate synthesis comes from the inorganic mollecule oxidation, such as nitrogen compounds (N2), sulphur (S2), iron (Fe), hydrogen

(H2) and many other compounds.

Nitidamente, alguns problemas referentes ao vocabulário rapidamente aparecem: termos específicos relacionados a bactérias, formas de assimilação de nutrientes, formas de metabolismo etc. À primeira vista, o trabalho parece ser extremamente árduo e complicado, mas com um bom conjunto de ferramentas os problemas vão se resolvendo paulatinamente.

Quando o assunto são traduções de grande porte (livros, teses, dissertações, monografias e afins), é recomendável que o tradutor trabalhe com listas de termos ou glossários fornecidos pelo cliente ou elaborados por ele mesmo.

DICIONÁRIOS ESPECIALIZADOS X INTERNET

O uso de dicionários e outros glossários especializados é uma necessidade. Com o tempo, o tradutor vai acumulando listas e glossários que certamente o ajudarão na maior parte das traduções. Se desejar, o leitor poderá adquirir algumas referências bastante úteis, tanto na Internet quanto em relação a títulos de dicionários, enviando emails para santi@ccbeunet.br ou santi-rppn@bol.com.br, endereçados a Fernando Santiago dos Santos.

É bom salientar que a comparação de termos entre dicionários, e mesmo os resultantes da pesquisa na Internet, torna-se essencial para que a tradução e/ou versão seja a mais fiel possível. A Internet é, com certeza, uma ótima ferramenta de pesquisa de que dispomos; por outro lado, muitas páginas mostradas nessa grande rede mundial são escritas por pessoas leigas, que muitas vezes não estão muito interessadas em divulgar dados confiáveis. Por isso, muito cuidado deve ser tomado ao se retirar termos da Internet. A fonte (no caso, o endereço eletrônico) deve ser sempre citada nas notas de rodapé, já que ainda não se estipularam regras para a citação de homepages junto à bibliografia.

(3)

“(...) o sistema digestivo de muitos tisanuros é complexo, com microrganismos que estão em perfeito mutualismo com o inseto, digerindo compostos químicos dificilmente digeríveis pelo animal hospedeiro (...)”

Os termos sublinhados mostram erros na tradução do original inglês, que traz:

“(...) the digestive system of many silverfish is rather complex, having microrganisms which keep a perfect mutualism with the bug, digesting chemicals that could hardly be broken up by the host animal (...)”

Atualmente, a terminologia anatômica condena o uso de “sistema digestivo” e introduz o termo adotado, “sistema digestório”; analogamente, os silverfish, apesar de pertencerem à ordem dos Tisanuros (Insetos), são, em português, conhecidos como traça-dos-livros, e devem ser assim citados; ademais, o uso de “dificilmente digeríveis” para hardly be broken up parece ser uma tradução pouco convincente, que foge à idéia do original.

Outro exemplo, este na área da botânica (que, diga-se de passagem, é repleta de termos os mais esdrúxulos possíveis!):

“(...) a folha das algas azuis Centrobyllum é como um plástico transparente, que deixa a água do lago completamente esverdeada (...)”

Os termos sublinhados mostram erros na tradução do original inglês:

“(...) the leaf of the blue-green algae Centrobyllum is somewhat a transparent plastic film, which in turn leads the lake water to be greenish (...)”

Apesar de leaf ser mesmo “folha” em português, as algas não possuem folhas verdadeiras, mas sim um tecido conhecido como talo; as blue-green algae não são algas azuis, mas sim algas verdes (as algas azuis são cianobactérias, e não pertencem ao reino vegetal, sendo aparentadas às bactérias, do reino monera); talvez haja alguma denominação para o gênero Centrobyllum; e, por último, há a adição do advérbio “completamente”, que não faz parte do texto original. Esta tradução, além de conter erros lingüísticos, também traz conceitos errados que podem comprometer o texto. A impaciência e a falta de tempo podem levar o tradutor a incoerências que seriam facilmente resolvidas caso a literatura de apoio tivesse sido consultada.

Faz-se fundamental, portanto, a familiarização do tradutor com os termos a serem traduzidos/vertidos; esse processo traz, ao tradutor, benefícios a longo prazo no que diz respeito à coleção de termos os mais diversificados, em áreas as mais diversas.

Para fechar o assunto: antes de começar a traduzir o documento, certifique-se de que você tem em mãos:

 Bons dicionários da área na qual o trabalho se encaixa (física, química, engenharia etc.);  Glossário ou checklist dos termos específicos, dificilmente encontrados em dicionários e

consagrados pelo uso em universidades, na Internet etc.;

 Contatos com pessoas da área, para o solucionamento de eventuais problemas que possam surgir durante a tradução/versão do texto;

 Arquivo (sempre atualizado!) com as saídas encontradas para a tradução/versão de determinados termos. Lembre-se de que confiar na memória nem sempre é um bom negócio!

CONTATOS

(4)

tradutores com experiência em certas áreas e outras pessoas; os contatos também incluem uma boa e atualizada agenda com endereços eletrônicos de instituições, bibliotecas online etc. A lista de contatos pode ser pequena no início, porém a experiência e os anos de serviço aumentarão consideravelmente esse rol de contatos. O importante é ter sempre o auxílio à mão, já que a imprevisibilidade da entrega de materiais força os tradutores a terem sempre suas ferramentas de trabalho disponíveis.

Um contato interessante e disponível (um pontapé inicial, talvez?) é o Portal da Tradução, cuja home é:

www.portaldatraducao.com.br (email de contato: contato@portaldatraducao.com.br.)

LIVROS E MATERIAL DE APOIO

A exigência de ter bons conhecimentos gerais força o tradutor a manter em seu domínio uma certa quantidade de livros ou outras fontes não impressas de conhecimento. Se você realmente se interessa por esta área, seria recomendável ter um ou dois livros de biologia geral, um livro de química geral, um de física geral, um glossário de termos científicos, um livro de matemática geral, um de eletrônica, um glossário de direito e termos associados, um dicionário de termos econômicos etc., além, é claro, de bons dicionários em inglês e em português. A lista pode tornar-se imensa.

Obviamente, o tradutor não terá conhecimentos aprofundados em todas as áreas, mas invariavelmente esse material de apoio (que pode estar, igualmente, em CD-ROM ou em homepages) servir-lhe-á como uma inestimável fonte segura de termos. Uma coisa, porém, deve ser vista de maneira crítica: a data de impressão do material. Evite livros anteriores a 1980, pois a terminologia empregada pode já ter saído de uso ou ter mesmo sido alterada (como é o caso, por exemplo, da substituição de “trompa de Eustáquio” por “tubo auditivo”; “sistema digestivo” por “sistema digestório”; “trompa de Falópio” por “tuba uterina”; “palmáceas” por “arecáceas”; a abreviação de litro, que antes era um “l” minúsculo, e que atualmente é “L” maiúsculo; o uso já condenado de “micra” como plural da unidade “micrômetro”). A biologia e a medicina são as campeãs na alteração de termos técnicos. Na dúvida, não hesite em recorrer aos seus contatos, que geralmente são uma fonte importante de conhecimentos.

EXERCÍCIOS PRÁTICOS COM TEXTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS

1. Compare as traduções dos textos abaixo. Escolha qual delas poderia ser usada.

TEXTO ORIGINAL

The racoon is an extremely agile mammal found throughout

North America down to Mexico; specialists claim that its kinfellows, found in South America nowadays, are the direct result of those ancient animals which are said to have crossed the Central America some hundred thousand years ago.

TRADUÇÃO 1

O guaxinim é um mamífero extremamente ágil, encontrado na América do Norte, até o México; os especialistas dizem que seus parentes, encontrados atualmente na América do Sul, são o resultado direto dos animais primitivos que parecem ter cruzado a América Central há cerca de 100 mil anos atrás.

TRADUÇÃO 2

(5)

2. Analise as traduções encontradas em várias versões da Bíblia, para o versículo 1 do capítulo 1 do Evangelho de João, escrito originalmente em grego antigo. As traduções foram transcritas de várias bíblias que circulam em vários meios religiosos.

 

[en árkhe en ho lógos, kai ho logos en prós ton theon, kai theon en ho logos]

1. No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

2. No começo era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus.

3. No princípio era a Palavra, e a Palavra era com um deus, e um deus era a Palavra. 4. No começo das coisas, era a Palavra, e a

Palavra era Deus, e Deus estava na Palavra.

3. Traduza o texto abaixo, procurando ser o mais fiel possível à idéia original:

Biology is the study of the living things. Its name comes from the Greek words  (biós, life) and  (lógos, study). So to say, biologists are concerned with the way life is and how creatures interact in the ecosystems.

As with other subjects of the human knowledge, Biology can be subdivided into several topics or thematic matters, each one with its own difficulties and specific terms: cytology (the study of the cells), histology (the study of the tissues), genetics (the study of the chromosomes, genes and the hereditary problems), zoology (the study of animals), botany (the study of plants), biotechnology (the study of genetic improvements), biochemistry (the study of the chemicals and their effect on the body structure), ecology (the study of the ecosystems and the ecological interactions), physiology (the study of the functioning of animals and plants), anatomy (the study of the bones and related matters), biostatistics (the study of mathematical formulae related to biological samples) and so on. New areas have been developed and biologists have to follow the recent trends. Updating is something essential to biologists all over lands.

Referências

Documentos relacionados

Quando mudei para o Brasil, uma das grandes diferenças que percebi é que a taxa equivalente ao overdraft, o cheque especial, era dez vezes mais no Brasil do que na

Janeiro para o Espírito Santo e depois para Santa Catarina, buscando novos negócios, foi outro fator de diferenciação entre Victorino e muitos dos outros

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

80 teve intermediação por parte do vereador Celso ou da assessora Caroline; que nunca conversou com eles sobre isso; que não lembra do problema de saúde do Abimael, lembra apenas

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi

Tendo em conta o horário de funcionamento das instalações do Complexo Desportivo de Alcabideche, durante o terceiro trimestre de 2020 (contabilizado de 15 a 30