• Nenhum resultado encontrado

Lição espiritual: Salvação/Graça

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lição espiritual: Salvação/Graça"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

História bíblica João 3:16

A lição de hoje é a mais importante de todas do Geração Futuro. Apresenta as crianças a mensagem do evangelho. Vamos explicar como podemos nos tornar amigos para sempre de Jesus, quando admitirmos os nossos pecados, cremos que Ele é o Filho de Deus, que morreu na cruz pelos nossos pecados e decidimos escolher seguir a Jesus. O termo “amigo para sempre” é usado para essa faixa etária, pois irá ajudar as crianças a identificar o relacionamento que criam com Jesus quando o aceitam como Senhor e Salvador. Este termo ajudará as crianças a entenderem que se admitir, crer, e decidir seguir a Jesus, Jesus será nosso Amigo para o resto de nossas vidas, aqui na terra e no céu. Durante o Grande Grupo as crianças terão a oportunidade de ouvir e responder à mensagem da Salvação. No Pequeno Grupo elas terão a chance de discutir o que aprenderam no Grande Grupo e responder perguntas sobre a decisão que elas fizeram de se tornar um amigo para sempre de Jesus. Versículo bíblico

“Pois Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

Objetivos

O QUÊ? (GG): As crianças ouvirão como podem se tornar “Amigo para sempre de Jesus”. E ENTÃO? (GG): As crianças ouvirão que Deus morreu pelos nossos pecados e nos quer para sempre com Ele.

E AGORA? (TG): As crianças praticarão dizer a mensagem de salvação usando o “Livro sem Palavras”, e vão responder que decisão tomaram sobre a mensagem da salvação. Lição espiritual: Salvação/Graça

(2)

Pessoal necessário: Comunicador 1 e Comunicador 2.

Material necessário

Peças do quebra cabeça da lição 8. ❍

Outras peças do quebra cabeça das lições anteriores. ❍

Bandeirinhas coloridas com as cores do “Livro sem Palavras”, instruções de como ❍

construir coisas que fazem parte da decoração da sala. Um “Livro sem Palavras” gigante.

Quadro branco. ❍

Apagador e pincel para quadro branco. ❍ Letreiro A, C, D ❍ Bíblia. ❍ Música de transição. ❍ Preparação Prévia

●Prepare a peça do quebra-cabeça da lição.

●Checar o roteiro (pág 59-62) para o comunicador 1 e comunicador 2. ●Ensaie o tempo de ensino.

●Prepare as bandeirinhas, letreiro, e outras decorações, com as cores do “Livro sem Palavras”(use as mesmas bandeirinhas e decoração da lição 5)

●Prepare um “Livro sem Palavras” grande (um bom tamanho seria aproximadamente de 50x100 cm) semelhante a versão pequena que as crianças receberam no pequeno grupo. As páginas poderão ser feitas de isopor colorido, papel cartão colorido ou papel color set. As páginas coloridas devem ser coladas de tal forma que fiquem igual a um livro, de uma cor numa página e de outra no verso desta página. As páginas deverão ser reunidas da seguinte forma:

PÁGINA 1: Capa (qualquer cor que você escolher), cole verso com verso com a primeira folha amarela.

PÁGINA 2: A segunda folha amarela colada verso com verso com a primeira folha preta.

PÁGINA 3: A segunda folha preta colada verso com verso com a primeira folha vermelha.

(3)

folha branca.

PÁGINA 5: A segunda folha branca colada verso com verso com a primeira folha verde.

PÁGINA 6: A segunda folha verde colada verso com verso com a contra capa do livro (a contra capa da mesma cor que você decidiu fazer a capa).

●Faça dois furos em cada página para que um cordão possa passar pelo furo para amarrar o livro. Não aperte tanto o cordão para que o livro possa ser facilmente aberto.

●Coloque o quadro branco no lugar, com o pincel, para te ajudar na hora da ilustração do perdão – nossos pecados foram todos lavados.

●Coloque o apagador e o pincel para o quadro branco.

●Prepare o letreiro A,C,D em três grandes folhas de papel cartão. Escreva em letras de forma grande. Pendure cada um destes cartazes em um lugar da sala.

●Determine quais músicas serão cantadas. ●Prepare a área de ensino.

Comunicador 1: Bem vindos ao Geração Futuro. Vocês estão olhando para estas bandeirinhas coloridas já por algumas semanas. Lembram-se o que cada cor representa? Vocês se lembram da história de “Zaqueu”? Que cor te lembra esta história? E a história da “Ovelha perdida”, que cor te lembra esta história? Vamos ver se vocês se lembram o que significa cada cor destas bandeirinhas. Vamos lá então, todos em pé e fazendo os gestos comigo.

A cor dourada lembra o céu. Céu é onde Jesus mora. Quando nos tornarmos amigos para sempre de Jesus poderemos morar um dia lá com Ele, lá no céu depois que

morrermos. O gesto para o céu será este (ponha ambas as mãos para o ar, acima da cabeça).

E a cor preta lembra o pecado. O pecado é tudo o que fazemos quando quebramos as regras do que Deus diz. O gesto para o pecado será este (levante uma palma da mão para cima e bata na outra palma para baixo). A cor vermelha é o amor. É um coração cheio de amor. O gesto para o amor será este (abra os braços como Jesus morrendo na cruz e dê um abraço em

(4)

você mesmo).

E a cor branca lembra o perdão. Perdão é quando todos só nossos pecados são lavados e toda a sujeira fica limpa. O gesto para o perdão será este (Faça movimentos de limpeza, circulares).

E o verde o que significa? Não é crescer por fora, é crescer por dentro aprendendo a obedecer as instruções de Jesus e vivendo uma vida melhor. O gesto para esta cor é este (agache no chão e comece a crescer levantando os braços).

(Faça todos os cinco gestos para revisar)

(Agora coloque a peça 8 do Quebra cabeça da lição). Hoje nós podemos contar a sua história usando estas cores ou a história de qualquer um que se torne amigo para sempre de Jesus. Já colocamos todas estas cores num livro que vocês receberão no Grupo de atividades, chamado de “O livro sem palavras”, você nem precisa saber ler para ler este livro, certo? Você só deve conhecer as cores e saber o que elas significam.

Eu tenho aqui, um grande livro sem palavras (pegue o grande “Livro sem palavras”). Este é igual ao que vocês vão ganhar, só que o seu não é tão grande assim. Este livro vai contar a história de como Deus te ama e quer se tornar seu Amigo para sempre. (O comunicador 2 irá compartilhar com vocês esta história).

Comunicador 2: Este livro ajudará a nos lembrar como Jesus nos ama muito e que será “nosso amigo eterno”. Este livro pode contar a sua história se você escolher isto. (O comunicador 1 segura o livro e vira a página).

A primeira página é dourada, lembra o céu. (Faça o gesto do céu que ensinaram no Pré-Ensino). O céu é o lugar onde Jesus vive. Quando nos tornarmos amigos para sempre de Jesus poderemos morar um dia lá com Ele, lá no céu quando morrermos. A Bíblia nos ensina que o céu é um lugar feliz, lá não tem doença, nem machucado e ninguém faz coisas ruins lá. Você lembra que Deus fez todas as coisas? Deus não somente fez a terra como fez o céu; os mares, os lagos, e rios; as plantas e as árvores; o sol, a lua, e as estrelas; os peixes e os pássaros, e os animais, tudo Ele fez só ordenando com suas palavras. Mas a criação favorita Dele, Ele fez com as próprias mãos. Foi você e eu. Ele quer que todos possam viver um dia no céu com Ele.

(5)

Mas tem um problema. Vamos falar nisto na próxima página (o comunicador 1 vira na página preta). Esta página preta lembra o pecado (Faça o gesto do pecado com as crianças). Pecado é tudo aquilo que fazemos de errado que quebra as regras do que Deus diz. Talvez você pegou algo escondido do seu irmão ou irmã, ou mentiu para a mamãe ou para o papai. Você pode se lembrar de alguma coisa que você tem feito que deixa Deus triste? Vou pedir para o Comunicador 1 escrever alguma das suas ideias aqui no quadro. (O comunicador 1 põe o livro ao lado no chão. Enquanto o comunicador 2 conversa com as crianças o comunicador 1 escreve o que elas disserem no quadro. Quando tiverem muitas ideias escritas, o comunicador 1 pega o livro novamente). Todas estas coisas são chamadas de pecado. Quantos de vocês já fizeram pelo menos uma coisa destas coisas que escrevemos, ou algo parecido? Muitas vezes fazemos coisas erradas que ninguém sabe. O ponto é que todos fazemos coisas erradas e quebramos as regras de Deus, desobedecendo. Este poderia ser um final muito feio e triste da nossa história, mas felizmente não é.

(O comunicador 1 vira a página vermelha).

A cor vermelha lembra o amor. Isto lembra o quanto Deus nos ama. Você já pensou que quando fazemos algo de errado não somos muito amados pelas pessoas? Mas Deus nunca age assim. Ele nos ama sempre, não importa o que façamos de errado. Vocês se lembram de Zaqueu? Ele fez coisas erradas, mas Deus foi ao seu encontro ser seu amigo.

Deus nos ama tanto que enviou seu único Filho, Jesus, aqui para o mundo. Jesus nunca fez nada errado. Ele é perfeito.

Mas para nos mostrar como Ele nos ama Ele morreu numa cruz levando sobre si todos os nossos pecados. Ele decidiu levar todo o peso do nosso pecado que já fizemos e que vamos fazer um dia. Jesus te ama independentemente das coisas feias que você já tenha feito. Isto mostra o quanto Ele nos ama. Diferente das outras pessoas, Jesus morreu mas Ele não ficou morto. Deus fez com que Ele tornasse a viver, trazendo-o de volta a vida, para continuar nos amando e agora Ele mora no céu.

(O comunicador vira a página branca). Esta página branca lembra o perdão (Faça o gesto do perdão junto com as crianças). Perdão é quando nossos pecados são lavados e toda a sujeira vai embora.

Tudo o que você tem a fazer é pedir perdão. Deixe-me te mostrar como isto acontece. Lembram-se de todas aquelas coisas feias que escrevemos no quadro? Que deixa Deus muito triste? Quando Jesus morreu na cruz, Ele perdoou todos os nossos pecados. Ele nos

(6)

limpou, nos lavou (use o apagador e apague todos os pecados escritos). Jesus nos convida a sermos Seu amigo para sempre. Isto significa que Ele quer ser nosso amigo sempre e para sempre. E Ele nos convida a morar com Ele um dia no céu depois que morrermos.

(O comunicador 1 vira a página verde). A página verde lembra crescimento (Faça os gestos para crescimento com as crianças) não só por fora mas principalmente por dentro. Crescer por dentro significa que vivemos as coisas que aprendemos diariamente.

Lembram-se de Zaqueu? Ele aprendeu a não roubar das pessoas, e ele realmente mudou, pois começou a dar metade do que tinha aos pobres e não roubou mais as pessoas. Nós crescemos quando aprendemos a fazer as coisas certas e mudamos quando decidimos obedecer as instruções de Jesus – fazendo aquilo que Ele nos manda. Pois é, este é o “Livro sem palavras”.

Comunicador 1: (Feche o livro e ponha-o ao lado) Quando nos tornamos um amigo eterno de Jesus, sua história também pode ser contada através do “Livro sem palavras”, é simples. (Dê uma pausa). Quais são as primeiras letras do alfabeto? (A B C D) Pois é, eu quero dizer pra vocês o que é ACD.

(Você pode colocar os cartazes ACD em várias partes da sala, onde as crianças mesmo sentadas possam se virar e ver o letreiro na sala enquanto ouvem a explicação.)

(Aponte para o letreiro A) – “A” significa a palavra ADMITIR. Admitir significa dizer a Jesus as coisas erradas que você tem feito e que admite que fez. Todos nós sabemos que temos feito coisas feias, como aquelas que escrevemos no quadro, encrencar com os outros, mentir, roubar, etc. A melhor coisa é saber que quando admitimos diante de Deus o que fizemos de errado nós seremos perdoados porque Deus gosta de quem se arrepende. (Aponte para o letreiro C) – A outra letra do alfabeto é “C”. Certo! “C” de “crer”, crer que Jesus é o Filho de Deus, que morreu numa cruz, levou sobre si os nossos pecados, nos perdoou, nos limpou, nos lavou. A letra “A” é para admitir – “C” é para crer que Jesus levou sobre si os nossos pecados morrendo na cruz.

(Aponte para o letreiro D) – A letra “D” do alfabeto lembra que devemos DECIDIR, escolher o perdão de Deus e DECIDIR ser seu amigo para sempre. Então devo ADMITIR que sou pecador, CRER que Jesus é o Filho de Deus que levou sobre si os nossos pecados, e DECIDIR escolher ser “amigo para sempre” de Jesus. É simples como um A,C,D.

(7)

-Admitir. Nós precisamos admitir o que? (nossos pecados). Certo. (Aponte para a cor escura), dizer para Deus que sentimos muito por termos errado. A letra “C” é CRER -certo! Crer que Jesus é o filho de Deus (Aponte para a cor vermelha) e que nos amou Tanto que morreu numa cruz por nós. “D” significa DECIDIR, escolha DECIDIR! Escolha decidir Aceitar Jesus (Aponte para a cor branca), Jesus nos perdoa e nos tornam os amigos para sempre Dele.

Depois de tudo isto. (Aponte para a cor verde), crescer não só por fora mas por dentro obedecendo o ensino das instruções de Jesus. Quando seguimos o A, C, D, nos tornamos amigos para sempre de Jesus! Vamos morar com Ele para sempre (Aponte para o dourado) nós céus algum dia!

Oração

Comunicador 2: Vamos fazer uma oração especial agora, diferente das outras vezes porque hoje vocês não vão precisar repetir. Você só vai dizer pra Deus que você ADMITE que fez algo de errado e que você CRER que Jesus é o filho de Deus que morreu na cruz pelos seus pecados e DECIDIU escolher aceitar o perdão de Deus e ser um amigo para sempre de Jesus.

Vamos todos fechar os nossos olhos e cruzar nossos dedos.

Você bem quietinho pode dizer isto para Jesus bem baixinho só para Ele ouvir. Orando

Jesus, obrigado por me criar e me amar.

Eu admito que tenho feito coisas feias e estou arrependido. Eu creio que você é o Filho de Deus que me ama.

E que morreu por mim levando todos os meus pecados. Eu quero ser seu “Amigo para Sempre”. Amém!

Comunicador 1: Daqui alguns minutos vocês irão para seus grupos. Se você não entendeu o que dissemos aqui, seu líder de Grupo pode tornar a te explicar.

(8)

amigos para sempre de Jesus. Então nós vamos celebrar também.

Referências

Documentos relacionados

das obras para ampliação da Biblioteca; b) Informou que foram adquiridos livros para incorporação ao 18. acervo, com atendimento de todas as áreas, conforme indicações dos

Do ponto de vista teórico-metodológico, o pensamento crítico que Strathern tenta imprimir em suas análises tem como um primeiro desafio fugir dessa “ortodoxia do

Um dos aspectos mais controvertidos em matéria de Imposto Sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos, conhecido pela sigla ITCMD é o que diz

Em nossa opinião, as demonstrações financeiras combinadas acima referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira

Como implicações práticas, o estudo contribui para o avanço da pesquisa na área de contabilidade e tributos que trata dos determinantes da Effective Tax Rate,

Se o produto for utilizado em combinação com outro produto, é possível que a informação contida nesta ficha de dados de segurança não se aplique. Sem instruções prévias

Relatar como Jesus inaugurou o Reino de Deus, morreu e ressuscitou pelos nossos pecados, comissionou seus discípulos para evangelizarem e prometeu que iria retornar em sua

No Salmo 85: 2, lemos: “Perdoastes a iniquidade do teu povo, cobristes todos os seus pecados.” Se cremos em Jesus, os nossos pecados são cobertos até mesmo da vista de