• Nenhum resultado encontrado

CADERNO DE QUESTÕES. MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE 01 a 10 LEIA COM ATENÇÃO.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CADERNO DE QUESTÕES. MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE 01 a 10 LEIA COM ATENÇÃO."

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA

COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSOS - COPEC

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA RESIDÊNCIA MÉDICA – GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

INSTRUÇÕES

1 Este Caderno de Questões compreende a Prova Residência Médica em Cirurgia Geral. As questões de 01 – 50 (Conteúdos referentes a: Medicina de Família e Comunidade; Clínica Médica; Cirurgia Geral; Obstetrícia e Ginecologia; e Pediatria ). 2 Cada questão objetiva apresenta quatro opções de resposta, das quais apenas uma é correta.

3 Interpretar as questões faz parte da avaliação; portanto, não adianta pedir esclarecimentos aos Fiscais.

4 Utilize qualquer espaço em branco deste Caderno para rascunhos e não destaque nenhuma folha.

5 Os rascunhos e as marcações feitas neste caderno não serão considerados para efeito de avaliação.

6 Você dispõe de, no máximo, quatro horas para responder as questões e preencher o cartão de respostas.

7 Antes de se retirar definitivamente da sala, devolva ao fiscal o cartão de respostas e este caderno. É terminantemente proibido sair com este caderno de questões até que se conclua o horário das provas. LEIA COM ATENÇÃO.

______________________________________________________________________________________________________________

MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

01 a 10 ______________________________________________________________________________________________________________

Questão 01

A Lei Federal nº 8080/90 regulamenta o SUS que é um sistema de saúde público e universal criado a partir da Constituição Federal Brasileira de 1988. Sobre a Lei nº 8080/90, é correto afirmar que:

a) Estabelece sobre os valores mínimos a serem aplicados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde.

b) Dispõe sobre a reorientação do modelo de atenção à saúde no País, por meio do apoio à Atenção Básica.

c) Regula as ações e serviços de saúde executados em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito público ou privado.

d) Dispõe sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde, e dá outras providências.

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 02

A nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), Portaria Nº 2.436, aprovada em 21 de setembro de 2017, estabelece a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica no âmbito do Sistema Único de Saúde. Acerca dos princípios e diretrizes do SUS e das RAS a serem operacionalizados pela Atenção Básica, assinale a afirmativa que contenha apenas diretrizes da Atenção Básica: a) População Adscrita, Coordenar o cuidado, Ordenar a Rede.

b) Universalidade, Equidade e Integralidade.

c) Equidade, Integralidade e Resolutividade.

d) Regionalização e Hierarquização, Integralidade e Equidade.

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 03

Patrícia, 27 anos, comparece a consulta em Unidade de Saúde da Família se queixando de dispareunia e secreção vaginal espessa e amarelada. G3P2A1, tendo as filhas 7 e 3 anos. Após o nascimento da filha mais nova se separou e desde então não tem parceria sexual fixa. Ao exame ginecológico é possível observar secreção mucopurulenta pelo orifício do colo. Com base no quadro apresentado por Patrícia, é possível afirmar que:

a) Os agentes etiológicos mais prováveis são Clamidia Trachomatis e Haemophilus ducreyi. b) A ausência de dor à mobilização do colo uterino não descarta Doença Inflamatória Pélvica. c) Deve ser ofertado diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis assintomáticas. d) O tratamento sindrômico deve ser realizado com azitromicina, ceftraxiona e aciclovir.

CADERNO DE

QUESTÕES

(2)

2020

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 04

Viviane, 25 anos, está há dois dias com disúria, polaciúria e urgência miccional. Não apresenta outras queixas associadas ou problemas de saúde prévios, negando sintomas vaginais. Não está grávida. Ao exame, a punho-percussão lombar é negativa. Ao atendê-la na Unidade de Saúde da Família, deve-se:

a) Solicitar a urocultura considerando que o exame é fundamental para definir o diagnóstico e tratamento. b) Diagnosticar clinicamente cistite tendo como uma boa escolha o tratamento com nitrofurantoína.

c) Iniciar empiricamente o tratamento com uma fluorquinolona considerando que é a medicação mais resolutiva. d) Indicar o rastreamento anual de bacteriúria assintomática através do exame qualitativo da urina.

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 05

Sílvia, 37 anos, refere no acolhimento da Unidade de Saúde da Família que tem episódios frequentes de cefaleia. Após esperar um pouco pela consulta, em uma anamnese mais detalhada é possível perceber que é vítima de agressão física e psicológica pelo marido há mais de 10 anos. Moram com eles três filhos de Sílvia de outro relacionamento. Deve-se considerar na abordagem dessa situação que: a) A notificação epidemiológica de violência contra a mulher somente deve ser feita com o consentimento dela.

b) É necessário pesquisar a faixa de renda do casal, já que a violência doméstica é exclusiva de populações pobres. c) A postura de nunca duvidar ou desmerecer as queixas apresentadas é importante para o cuidado com Sílvia. d) A repetição das ações abusivas pelo marido indica que o serviço de saúde tem pouco o que fazer nesta situação.

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 06

É a sétima vez que Francisco, 67 anos, procura um serviço de saúde nesse mês. Apesar de preferir a UPA “pois aplica injeção” no seu último atendimento foi orientado a procurar a equipe de saúde da família, que está o acolhendo na manhã de hoje devido a queixa de dores generalizadas. Decide-se pela realização do método clínico centrado na pessoa, sendo necessário para tanto:

a) Propor um projeto terapêutico com metas definidas pela equipe para que ele deixe de procurar excessivamente os serviços de saúde.

b) Explorar a experiência da pessoa com o problema de saúde, abordando seus sentimentos, ideias, funções e expectativas quanto ao atendimento.

c) Incorporar a prevenção e a promoção da saúde na prática diária, realizando toque retal e solicitando PSA para evitar o câncer de próstata.

d) Intensificar a relação entre o médico e a pessoa, entendendo que poliqueixosos deve ter uma rede de contenção pelas equipes de saúde.

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 07

O Sistema Único de Saúde (SUS) é reconhecido internacionalmente como um dos sistemas públicos de saúde mais relevantes. As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o SUS devem obedecer princípios dispostos em lei. Assinale a alternativa que apresenta corretamente um princípio do SUS:

a) Organização de atendimento público específico e especializado para mulheres e vítimas de violência doméstica. b) Descentralização politico-administrativa, com direção do Ministério da Saúde nas diferentes esferas de governo. c) Utilização das evidências científicas clínicas na priorização da alocação de recursos e orientação programática.

d) Seleção de trabalhadores para o sistema baseada na meritocracia com mecanismos de pagamento por desempenho nos serviços. ______________________________________________________________________________________________________________

Questão 08

Após muita insistência da família e aproveitando o período de férias, Cíntia de 22 anos procurou a Unidade de Saúde da Família para uma consulta de check up. Na consulta ficou evidenciado que ela não apresenta queixas e começou a atividade sexual com 16 anos. Não lembra de história familiar de problemas de saúde. Está em uso de anticoncepcional oral. Entre as opções abaixo, qual é a ação de rastreamento recomendada para ela?

a) Identificação de dislipidemia. b) Citopatológico de colo uterino. c) Ultrassom de mama.

d) Aferição de pressão arterial.

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 09

Alcindo, 47 anos, procura a Unidade de Saúde da Família para renovar a receita de enalapril, do qual faz uso de dose diária de 10 mg devido a hipertensão arterial primária. Nega outras queixas, mas refere uso de cigarro há 30 anos. Faz uso do primeiro cigarro diário em cerca de vinte minutos após acordar, sendo esse o momento do dia que traz mais satisfação. Consome pelo menos 20 cigarros por dia, principalmente pela manhã, e tem evitado lugares em que é proibido fumar. Sabe dos malefícios do cigarro, mas teve um tio tabagista que faleceu com 110 anos de causas naturais então não vê maiores problemas em fumar. Sobre a abordagem na consulta, é necessário:

(3)

2020

a) Evitar na primeira consulta qualquer abordagem sobre cessação do tabagismo, considerando que isso poderá aumentar a resistência de Alcindo.

b) Instituir tratamento farmacológico para o tabagismo somente em caso de falha documentada da terapia cognitivo comportamental. c) Iniciar o tratamento farmacológico combinado com dois fármacos considerando que Alcindo tem dependência moderada no teste de

Fagerström.

d) Motivar Alcindo a parar de fumar, considerando a possibilidade de terapia cognitivo comportamental e tratamento farmacológico. ______________________________________________________________________________________________________________

Questão 10

César, de 50 anos, procura uma consulta na Unidade de Saúde da Família devido a tontura que iniciou há três dias. O sintoma acontece principalmente quando muda de posição e tem característica rotatória. Nega hipertensão arterial ou outros problemas de saúde prévios. Com base nesses sintomas, qual é o próximo passo no cuidado com César:

a) Avaliar se a vertigem dura menos que 15 segundos e se é desencadeada pela mudança de decúbito lateral na cama. Caso apresente os dois sintomas, confirmar o diagnóstico de vertigem paroxística posicional benigna.

b) Abordar de forma sindrômica a possibilidade de labirintite, que é o diagnóstico mais comum em pessoas com tontura. Confirmando essa hipótese, prescrever qualquer antivertiginoso já que esses medicamentos apresentam poucos efeitos colaterais.

c) Realizar o teste de Dix-Hallpike e caso não apresente nistagmo horizontal descartar vertigem paroxística posicional benigna. Após isso, solicitar tomografia computadorizada de crânio para avaliar lesões centrais em sistema nervoso.

d) Iniciar o tratamento empírico com flunarizina e recomendar que use em todas as situações que sinta tontura. Desse modo, ele deve andar com o medicamento no bolso da camisa e utilizar até três vezes por dia em caso de sintomas.

______________________________________________________________________________________________________________

CLÍNICA MÉDICA

11 a 20 ______________________________________________________________________________________________________________

Questão 11

Ascite, que corresponde ao acúmulo de líquido na cavidade peritoneal, é um sinal clínico relativamente frequente na prática clínica, e pode ser desenvolver através de diferentes mecanismos fisiopatológicos.

Na enfermaria de clínica médica de um hospital, durante a visita médica, o Sr Rubens, 67 anos, etilista de longa data, informou aumento do volume abdominal nas últimas semanas. Há dois dias, Rubens passou a apresentar dor abdominal, náuseas e episódios de desorientação temporal.

Sobre o quadro acima, assinale a alternativa correta:

a) Uma vez confirmada a presença de ascite através de ultrassonografia ou outro método de imagem, torna-se desnecessária a determinação de sua etiologia por meio de paracentese.

b) O gradiente de albumina soro-ascite (GASA) é útil para distinguir a ascite causada por hipertensão portal daquela sem hipertensão portal. O GASA  1,1g/dL indica que a ascite não está relacionada com hipertensão portal, como ocorre na peritonite tuberculosa, carcinomatose peritoneal ou ascite pancreática.

c) O tratamento inicial da ascite causada por cirrose é feito com restrição da ingestão de sódio para 2 g/dia. Quando a restrição de sódio é insuficiente para controlar a ascite, utilizam-se diuréticos por via oral, normalmente a combinação de espironolactona e furosemida.

d) Define-se que há peritonite bacteriana espontânea (PBE) quando a contagem de linfócitos no líquido ascítico é > 250/mm3. ______________________________________________________________________________________________________________

Questão 12

Sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) assinale a alternativa correta:

a) O HIV é transmitido principalmente por relações sexuais, pelo sangue e hemocomponentes, e pelas mães infectadas aos seus filhos nos períodos intraparto e perinatal, porém não há registros de transmissão durante o aleitamento materno.

b) As exposições que colocam os profissionais de saúde sob risco potencial de infecção pelo HIV são as lesões percutâneas ou o contato das mucosas ou da pele lesada ao sangue de paciente infectado, não sendo possível a transmissão através de outros líquidos corporais potencialmente infectantes.

c) Por tratar-se de infecção crônica, os indivíduos infectados pelo HIV não apresentam sintomas de uma síndrome clínica aguda após a infecção primária.

d) Nos pacientes não tratados ou nos quais o tratamento não conseguiu controlar adequadamente a replicação viral, a contagem de células T CD4+ diminui depois de um período variável abaixo de um limiar crítico e o paciente torna-se altamente suscetível às doenças oportunistas.

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 13

As injúrias renais agudas podem ter diversas etiologias, que incluem causas metabólicas, tóxicas, desidratação, medicamentos, doenças autoimunes, entre outras. Uma jovem de 27 anos chega à UPA ofegante, com relato de diminuição do volume urinário, prostração e adinamia. Ao exame clínico, apresentava-se hipocorada (++/4+), taquipneica, desidratada, febril (TA = 38,8oC). Exames laboratoriais revelaram: Hb: 8,9g/dL, creatinina sérica: 2,9mg/dL, ureia: 147mg/dL, pH sérico: 7,23, HCO3-: 13,2, pCO2: 25. Diante deste quadro, assinale a alternativa mais correta:

a) Analisando-se os exames laboratoriais, é possível que se trate de uma insuficiência renal aguda pré-renal, pois a paciente encontra-se desidratada, e a relação ureia/creatinina é  40:1.

(4)

2020

b) Pode tratar-se de nefrite lúpica, pois a paciente tem critérios diagnósticos para lúpus eritematoso sistêmico. Deve-se fazer ivermectina e iniciar pulsoterapia endovenosa com metilprednisolona.

c) A paciente apresenta acidose respiratória associada a insuficiência renal aguda, e deve ser considerada hemodiálise precoce, caso não exiba melhora clínica e laboratorial com medidas conservadoras.

d) A paciente apresenta insuficiência renal crônica, demonstrada pela anemia crônica. Deve-se iniciar reposição de bicarbonato de sódio endovenoso, até a normalização do pH sérico.

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 14

As avaliações dos distúrbios ácido-básicos devem incluir um cálculo simples do hiato aniônico (ânion gap), que representa os ânions não medidos no plasma (normalmente de 10 a 12 mmol/L) e é calculado da seguinte maneira:

Hiato Aniônico = Na+ - (Cl- + HCO3-)

Os ânions não medidos incluem as proteínas aniônicas (p. ex., albumina), o fosfato, o sulfato e os ânions orgânicos. Sobre este tema, leia as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:

a) Exemplos clássicos de acidose metabólica com ânion gap aumentado incluem acidose lática, cetoacidose diabética e acidose com perda gastrointestinal de bicarbonato, como nas diarreias profusas.

b) Nos pacientes com cetoacidose diabética, a reposição de bicarbonato está indicada para os pacientes com pH menor do que 7,25, visando redução da mortalidade.

c) Os alcoolistas crônicos podem apresentar cetoacidose quando o consumo de álcool é bruscamente interrompido e a nutrição deixa a desejar, deflagrando uma cetoacidose alcoólica.

d) No manejo da cetoacidose diabética, a hipofosfatemia é um achado comum. Por essa razão, devemos incluir a reposição desse íon na rotina do tratamento inicial.

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 15

Um paciente de 75 anos apresenta-se na emergência, trazido pelos filhos, duas horas após notarem que o mesmo acordou pela manhã apresentando quadro de dificuldade na fala, discreta sonolência, e aparente redução da força muscular no hemicorpo esquerdo, tendo sido visto sem essas alterações na noite anterior. O paciente é hipertenso e diabético, em uso de losartana, hidroclorotiazida e insulina NPH. Ao exame neurológico, você percebe que há redução de força no dimídio esquerdo, desvio de rima labial e fala desconexa. PA:

190 x 110mmHg, HGT: 287mg/dl e SO2: 93% em ar ambiente. Foi submetido a tomografia computadorizada de crânio, sem evidências

de lesões hemorrágicas.

Sobre esse caso clínico, assinale a alternativa CORRETA.

a) A principal hipótese diagnóstica é Acidente Vascular Encefálico (AVE) isquêmico, e a conduta inicial deve ser uso de trombolítico endovenoso, após correção da hiperglicemia com insulina e redução dos níveis pressóricos para abaixo de 185 x 110mmHg. b) Caso exista contraindicação ao tratamento trombolítico, deve-se reduzir os níveis pressóricos arteriais para 185 x 110mmHg e

manter os níveis glicêmicos entre 200 e 250mg/dL.

c) A principal hipótese diagnóstica é encefalopatia hipertensiva, e a conduta inicial deve ser nitroglicerina endovenosa, a fim de reduzir os níveis pressóricos em 25% do valor inicial.

d) A principal hipótese diagnóstica é Acidente Vascular Encefálico (AVE) isquêmico, e a conduta inicial deve incluir a realização de exames laboratoriais, controle glicêmico, uso de O2 para manter níveis de SO2  95% e uso de heparina não fracionada.

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 16

Uma paciente de 22 anos, procurou atendimento médico, relatando olhos amarelos há uma semana. Notou ainda urina de coloração escura, além de desânimo e falta de apetite. Ao exame físico, encontrava-se em regular estado geral, lúcida e orientada no tempo e espaço, hipocorada (+++/4+) e ictérica (++/4+). Relatava fluxo menstrual aumentado, e uso frequente de AINEs devido a quadros frequentes de enxaqueca. Exames laboratorias revelaram: Hb: 5,2g/dL, VCM: 87ftL, ureia: 47mg/dL, creatinina: 0,9mg/dL, BT: 8,8mg/dL, BD: 2,2mg/dL.

Diante do quadro acima, assinale a alternativa correta:

a) A paciente apresenta anemia crônica ferropriva, associada a hepatite medicamentosa aguda, secundária ao uso frequente de AINEs. Após suspensão da medicação, deve-se encaminhar a paciente para tratamento ginecológico da hipermenorreia.

b) A história clínica e os exames laboratoriais sugerem tratar-se de anemia hemolítica aguda. Níveis séricos elevados de reticulócitos e DHL reforçam esta suspeita. Se Coombs direto positivo, confirma-se o diagnóstico de hemólise induzida pelo uso de fármacos. c) Devido à anemia sintomática, a medida terapêutica inicial deve ser a transfusão de concentrado de hemácias e prednisona 1mg/kg,

com boa resposta em 50% dos casos, porém com chances de recidiva.

d) Caso seja confirmada anemia hemolítica autoimune, a esplenectomia, apesar de não curar a doença, pode proporcionar um benefício significativo ao remover um importante local de hemólise, sendo considerado o tratamento de primeira linha.

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 17

Marieta, 32 anos, procura o serviço de urgência referindo palpitação iniciada há aproximadamente 40 minutos, associada a tontura e boca seca. Já havia apresentado episódios semelhantes no passado, que duravam apenas poucos minutos. Relata problemas no relacionamento, estando muito estressada e ansiosa nos últimos dias. Ao exame, encontra-se lúcida e orientada, com pressão arterial de

(5)

2020

120x80mmHg, frequência respiratória de 20ipm, e SO2 de 99% em ar ambiente. Você coloca a paciente no monitor cardíaco e obtém o

traçado a seguir.

Sobre o caso descrito, assinale a alternativa correta:

a) Trata-se de taquicardia sinusal, compatível com o momento de estresse descrito pela paciente. Recomenda-se o uso de ansiolíticos, como benzodiazepínicos.

b) Trata-se de taquicardia supraventricular por reentrada nodal. Para sua reversão, podem ser tentadas manobras de Valsalva ou uso de adenosina EV.

c) Trata-se de ataque de pânico. Deve-se tranquilizar a paciente sobre a natureza dos seus sintomas, enfatizando o caráter benigno e transitório do quadro apresentado.

d) Trata-se de fibrilação atrial de alta resposta ventricular. Deve-se fazer controle de frequência cardíaca, e solicitar ecocardiograma transesofágico para nortear cardioversão.

_____________________________________________________________________________________________________________

Questão 18

Idoso, 72 anos, com quadro de febre, tosse produtiva com escarro amarelo há 05 dias. Ao exame: EGR, consciente, orientado, FR:

34irpm, SpO2 93%, FC: 97bpm, PA: 100x70mmHg, Creatinina 1,4mg/dL, Ureia: 55mg/dL, Potássio 5,0mEq/L. TC de tórax: Pneumonia

em Lobo Superior Direito.

De acordo com o quadro acima, assinale a alternativa mais correta:

a) Os fatores de risco mais associados à pneumonia pneumocócica são idade avançada (>60 anos), tabagismo, demência, desnutrição, presença de doenças crônicas, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), insuficiência cardíaca congestiva, insuficiência renal crônica, insuficiência hepática e infecção por vírus da imunodeficiência humana (HIV).

b) Os sinais de alarme para a gravidade do quadro incluem: Confusão mental, taquipneia: FR > 30ipm, PA sistólica < 90 mmHg ou diastólica < 60 mmHg, temperatura axilar > 38,5oC, e a presença de qualquer um deles indica internação em unidade de terapia intensiva.

c) Devido à melhor acurácia e maior disponibilidade do método, a TC de tórax vem substituindo a radiografia de tórax na avaliação inicial do paciente, estando indicada como primeiro método diagnóstico de imagem.

d) A seleção inicial do antibiótico deve ser sempre baseada em cultura, com cobertura para os principais agentes típicos ou atípicos, e com início do tratamento nas primeiras 4-8 horas da internação, reduzindo assim a mortalidade em 20-30%.

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 19

Mulher de 49 anos, com quadro de mialgia, febre e dor retrorbitária há 4 dias. Segundo sua acompanhante, vários casos de dengue foram registrados na vizinhança. Nega contato com áreas de alagamentos. A respeito do caso marque a opção mais correta:

a) Espera-se que os exames laboratoriais mostrem leucocitose absoluta e plaquetopenia com aumento de transaminases. O diagnóstico laboratorial etiológico poderá feito pela detecção do vírus da dengue e por testes imunológicos.

b) Caso evolua com dengue hemorrágica, medidas de suporte, preferencialmente em unidade de terapia intensiva, devem fazer parte do tratamento e o corticoide é a droga de escolha para o tratamento específico, alterando a evolução do quadro.

c) Pode tratar-se de arbovirose, sendo importante uma boa anamnese para fazer distinção entre os diagnósticos.

d) A dengue hemorrágica ocorre em mais de 20% dos casos de dengue, consistindo em febre, fenômenos hemorrágicos, instabilidade hemodinâmica e hepatomegalia.

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 20

Agenor é um morador de rua de 57 anos, tabagista e etilista de longa data, que foi levado a uma UPA por moradores do bairro, após perceberem o que descreveram como uma convulsão. Uma vizinha relatou que Agenor teve abalos musculares acompanhados de perda

(6)

2020

de urina na roupa. Fora visto ingerindo bebida alcoólica aproximadamente 14 horas antes. que o mesmo estava apresentando episódios de tosse e prostração. Nos últimos meses, Agenor perdeu muito peso. No exame físico, apresentava estado geral comprometido, desorientado, sonolento, emagrecido, hipocorado (++/4+), taquidispneico, afebril ao toque, com odor de vômito e urina nas roupas. PA:

140 x 90mmHg, SO2: 89% em ar ambiente, FR: 28ipm, FC: 119bpm. Foi encaminhado à sala vermelha.

Radiografia do tórax teve a seguinte imagem:

Diante deste quadro, assinale a resposta mais correta:

a) Devido ao tabagismo, Agenor é portador de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), exibindo achados radiológicos sugestivos desta doença. Deve ser prescrita antibioticoterapia EV para episódio de exacerbação do DPOC, com oferta parcimoniosa de oxigênio suplementar.

b) Após estabilização clínica em sala vermelha, com suporte ventilatório e realização de exames laboratoriais, deve ser realizado teste rápido molecular para tuberculose em amostra de escarro.

c) O emagrecimento, a anemia e os achados radiográficos sugerem, fortemente, o diagnóstico de carcinoma broncogênico. Após recuperação de estado pós-ictal, deve ser submetido a biópsia pleural para confirmação histopatológica.

d) Diante dos achados radiográficos, a primeira hipótese diagnóstica é de pneumonia broncoaspirativa, devendo ser iniciada antibioticoterapia de amplo espectro.

_____________________________________________________________________________________________________________

CIRURGIA GERAL

21 a 30 ______________________________________________________________________________________________________________

Questão 21

Paciente com 40 anos de idade, sexo masculino em consulta médica relata queixas de dificuldades para engolir alimentos, com alguns episódios de regurgitação de alimentos, queimação retroesternal, sintomas iniciados há cerca de dois meses. Relata perda de peso importante neste período. Após realizar exame físico e exames complementares, a principal hipótese diagnóstica foi de neoplasia maligna do esôfago. Assinale a alternativa correta com relação à neoplasia maligna do esôfago.

I. Tabagismo, etilismo, dieta ocidental, maior incidência da doença do refluxo gastro esofágico, maior uso de medicamentos de

supressão acida são fatores relacionados com a neoplasia maligna do esôfago.

II. Histologicamente o adenocarcinoma esofágico pode surgir de glândulas submucosas do esôfago ou de ilhas heterotópicas do

epitélio colunar ou de degeneração maligna do epitélio colunar metaplástico,

III. Os principais exames para diagnóstico são: o raio x de tórax, a endoscopia digestiva alta e a ressonância magnética do tórax, devendo ser realizados de rotina em todos os casos suspeitos de neoplasia maligna do esôfago.

a) Apenas I está correta. b) Apenas II está correta. c) Apenas I e II estão corretas. d) Apenas I e III estão corretas.

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 22

Um médico em seu consultório, atende um paciente com 35 anos de idade com queixa de tumoração na região inguinal direita, que aparece quando realiza esforços físicos, referindo dor e desconforto na região inguinal. Refere que os sintomas iniciaram há cerca de

(7)

2020

nove meses e tem piorado nos últimos 30 dias. Ao exame físico a região inguinal direita apresenta abaulamento que aparece após realizar manobra de valsalva. Assinale a alternativa correta em relação ao caso.

a) A principal hipótese diagnóstica é de hérnia inguinal direita e deve ser encaminhado para cirurgia. b) A principal hipótese diagnóstica é de hidrocele direita e deve ser encaminhado para cirurgia.

c) A principal hipótese diagnóstica é de hérnia inguinal direita e deve ser indicado tratamento conservador. d) A principal hipótese diagnóstica é de hidrocele direita e deve ser indicado tratamento conservador.

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 23

Paciente do sexo feminino, 60 anos de idade, chega ao hospital com quadro de dor abdominal localizada em epigástrio e/ou periumbilical, que irradia para as costas, acompanhada de vômitos. Nega febre, não urinou nas últimas 12 horas e refere evacuação normal. Ao exame físico a paciente apresenta mucosas secas, turgor de pele reduzido, frequência cardíaca de 90bpm e PA 90 x 50 mmhg, abdômen distendido doloroso a palpação difusamente com presença de equimoses nos flancos e periumbilical. Assinale a alternativa correta em relação ao caso em questão.

a) A principal hipótese diagnóstica é de pancreatite crônica e a paciente deve ser encaminhada para realizar exames de ressonância magnética e ultrasom endoscópico.

b) A principal hipótese diagnóstica é de pancreatite aguda e a paciente deve ser encaminhada para tratamento cirúrgico imediato. c) A principal hipótese diagnóstica é de pancreatite crônica e a paciente deve ser encaminhada para tratamento cirúrgico imediato. d) A principal hipótese diagnóstica é de pancreatite aguda e a paciente deve ser encaminhada imediatamente para unidade de terapia

intensiva.

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 24

Paciente do sexo masculino, 45 anos de idade, chega em consultório médico com queixa de queimação localizada em epigástrio que alivia com a alimentação. Relata dor abdominal de forma eventual, localizada no epigástrio. A paciente é submetida a endoscopia digestiva alta evidenciou lesão ulcerada em duodeno, com teste de helicobacter pilori positivo. Com relação ao tratamento da ulcera duodenal, assinale a alternativa incorreta.

a) O principal objetivo do tratamento é a redução do ácido no estômago diminuindo a neutralização da secreção. b) O foco do tratamento é a erradicação da infecção pelo o helicobacter pilori.

c) Alterações do estilo de vida, como parar de fumar, interromper aspirina e AINE, evitar café e álcool ajudam a promover a cicatrização da ulcera.

d) O tratamento cirúrgico está indicado nas complicações da ulcera duodenal como perfuração e obstrução.

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 25

Paciente do sexo feminino, 32 anos de idade da entrada no centro cirúrgico para realizar videocirurgia laparoscópica de colecistectomia, devido ao diagnóstico de litíase biliar. A vídeo cirurgia laparoscópica foi um importante método que propicia tratamento cirúrgico com pequenas incisões, menos dor e menor tempo de hospitalização, de forma segura e efetiva. Com relação a colecistectomia videolaparoscopica, assinale a alternativa correta.

a) O acesso à cavidade abdominal deve ser realizado sempre pela técnica fechada, devido ao risco menor de perfuração intestinal. b) O gás utilizado para a produção do pneumoperitonio deve ser o dióxido de carbono CO2, porque é inerte, incolor e não explosivo

frente à coagulação elétrica ou a laser.

c) Normalmente a videocirurgia laparoscópica de colecistectomia pode ser realizada com apenas um portal ou trocarte.

d) Uma colangiografia perioperatoria durante a videolaparoscopia para colecistectomia não pode ser realizada devido ao risco de peritonite por extravasamento da bile.

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 26

Paciente do sexo feminino, 19 anos de idade, chega ao pronto atendimento com quadro de dor abdominal, informando que a dor iniciou na região periumbilical há cerca de dois dias e que no momento a dor está localizada na fossa ilíaca direita. Refere náuseas e vômitos. Nega alterações no habito intestinal e nega queixas urinarias. Relata ciclo menstrual irregular e que não menstrua há cerca de três meses. Ao exame físico a paciente apresenta leve desidratação, corada eupneica, temperatura de 37,9 Celsius, frequência cardíaca de 60 bpm e PA 120 x 90 mmhg, abdômen pouco distendido doloroso a palpação em fossa ilíaca direita, com blumberg positivo em fossa ilíaca direita e sinais de irritação peritoneal. Assinale a alternativa correta em relação ao caso em questão.

a) A principal hipótese diagnóstica é de apendicite aguda, o principal diagnóstico diferencial é infecção do trato urinário e o principal exame a ser realizado é a ultrasonografia de abdômen total.

b) A principal hipótese diagnóstica é de gravidez ectópica rota, o principal diagnóstico diferencial é apendicite aguda e o principal exame a ser realizado é o raio x simples de abdômen.

c) A principal hipótese diagnóstica é de gravidez ectópica rota, o principal diagnóstico diferencial é a infecção do trato urinário e o principal exame a ser realizado é o exame sumario de urina.

d) A principal hipótese diagnóstica é de apendicite aguda, o principal diagnóstico diferencial é a gravidez ectópica rota e o principal exame a ser realizado é a dosagem do BHCG.

(8)

2020

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 27

Paciente da entrada na unidade de terapia intensiva com quadro de choque hipovolêmico, devido a hemorragia digestiva alta, decorrente a sangramento de varizes esofagogástricas secundárias a hipertensão portal – cirrose hepática. Atualmente, ainda não existe tratamento eficaz para os cirróticos, como resultado, o tratamento tem sido focado no controle da hipertensão portal e suas complicações. Com relação a hipertensão portal e varizes esofagogástricas assinale a correta.

I. A hipertensão portal é definida por uma pressão portal maior do que 5 mmHG, entretanto, pressões mais elevadas são necessárias para estimular o desenvolvimento da circulação colateral portossistêmica.

II. A hipertensão portal geralmente ocorre devido a maior resistência no afluxo venoso portal de localização pré-hepática, intra ou pós hepática.

III. O sangramento das varizes esofagogástricas é a única complicação da hipertensão portal mais ameaçadora a vida, responsável por 1/3 dos óbitos em pacientes com cirrose.

IV. Após um sangramento de varizes esofagogástricas, a probabilidade de um episódio subsequente ultrapassa os 70%, sendo

que o desafio a longo prazo é a prevenção de hemorragia e manutenção de função hepática satisfatória. a) Todas estão corretas.

b) Apenas I e II estão corretas. c) Apenas III e IV estão corretas. d) Apenas II e IV estão corretas.

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 28

A obesidade é um dos grandes desafios da medicina no momento atual. O tratamento cirúrgico da obesidade mórbida/grave é denominado cirurgia bariátrica e tem sua origem em 1950, mas as primeiras operações foram abandonadas e posteriormente desenvolvidas outras operações mais eficazes e com baixa morbidade. Com relação aos procedimentos cirúrgicos para obesidade mórbida/grave, assinale a alternativa correta.

a) O procedimento de banda gástrica ajustável trabalha no princípio da redução do volume útil do estômago, reduzindo a saciedade precoce e o apetite.

b) Bolsa gástrica proximal pequena, bolsa gástrica separada do estomago distal e Y de roux com pelo menos 75 cm de comprimento são alguns princípios essenciais do procedimento de bypass gástrico em Y de roux.

c) Atualmente a derivação biliopancreática é um dos únicos procedimentos de cirurgia bariátrica que somente podem ser realizados através de uma abordagem aberta.

d) Na exclusão duodenal ou duodenal switch realiza-se uma gastrectomia horizontal da grande curvatura do estomago e pode ser realizada em duas etapas para pacientes com IMC extremamente baixo.

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 29

Pacientes cirúrgicos são submetidos à várias técnicas cirúrgicas e muitos dispositivos cirúrgicos são fundamentais para o resultado final do procedimento. Alguns destes dispositivos facilitam na hemostasia, outros na anastomose com mínima invasão e outros auxiliam a controlar a temperatura durante o ato operatório e assim ocorre com outros dispositivos. Com relação aos dispositivos cirúrgicos assinale a alternativa correta.

a) Os grampeadores de anastomose gastrointestinal para uso laparoscópico tem uma utilidade ampla, entretanto ele não permite a ligadura e secção de grandes pedículos vasculares na laparoscopia.

b) Adesivos cirúrgicos podem ser utilizados para fechamento da pele e para prevenir deiscências da ferida operatória, não sendo indicado para fechar fistulas ou para prevenir vazamentos linfáticos.

c) Os aparelhos de eletrocauterização e eletrocirurgia utilizados durante um procedimento cirúrgico podem ser unipolar ou bipolar. d) A utilização dos lasers na área cirúrgica foram abandonadas nos últimos anos, devido ao elevado número de complicações e

intercorrências decorrentes do uso dos mesmos.

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 30

Paciente sexo feminino, 22 anos de idade retorna ao consultório do cirurgião após 60 dias de procedimento cirúrgico abdominal. A mesma apresenta uma cicatrização hipertrófica da ferida operatória. Assinale a alternativa correta com relação a cicatrização de feridas.

I. A cicatrização de feridas apresenta cinco fases – hemostasia, inflamação, migração epitelial, maturação e cicatriz. II. Hipóxia, infecção, desnutrição, diabetes e radiação ionizante são causas de alteração na cicatrização das feridas.

III. O uso de curativos biológicos, bem como arcabouços, terapia de células tronco e terapia genética são alguns exemplos de

engenharia de tecidos. a) Apenas I está correta. b) Apenas II está correta. c) Apenas III está correta. d) Apenas II e III estão corretas.

(9)

2020

______________________________________________________________________________________________________________

OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA

31 a 40 ______________________________________________________________________________________________________________

Questão 31

A assistência pré-natal tem como objetivo manter a integridade das condições de saúde materna e fetal. Para isso, é necessário que o início do mesmo seja o mais precoce possível, no sentido de realizar a profilaxia, o diagnóstico e o tratamento das doenças inerentes à gravidez ou dela decorrentes.

Em relação à assistência pré-natal, leia as assertivas e marque a resposta correta:

I. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número adequado de consultas pré-natais seria igual ou superior a 6

(seis). As consultas deverão ser mensais até a 28ª semana, quinzenais entre 28 e 36 semanas e semanais no termo (na 40ª. semana), momento em que ocorre a alta do pré-natal.

II. A redução do risco de defeitos do tubo neural na vigência do uso de ácido fólico está comprovada. Para tal, a paciente deverá fazer o uso de 400µg/dia assim que tiver o diagnóstico de gestação, mantendo seu uso durante toda a gravidez.

III. A ultrassonografia de primeiro trimestre entre 13 e 15 semanas, utilizando-se o comprimento cabeça–nádega é importante

para melhor determinar a idade gestacional, auxiliar na detecção precoce de gestações múltiplas (inclusive, evidencia o tipo de placentação nestes casos) e de malformações fetais clinicamente não suspeitas.

IV. Os exames complementares fundamentais na assistência pré-natal e recomendados pelo Ministério da Saúde são: urina,

hemograma, glicemia de jejum, colesterol total, triglicerídeos, grupo sanguíneo e fator Rh, VDLR, sorologia para toxoplasmose, HBsAg, citologia cervicovaginal e ultrassonografia.

V. A ultrassonografia obstétrica é exame fundamental no acompanhamento das gestações de risco habitual e de alto risco, pois

existem evidências científicas de que o seu emprego universal na gravidez reduz a mortalidade neonatal. a) Todas as alternativas estão corretas.

b) As alternativas II, III e V estão corretas. c) As alternativas III e IV estão corretas. d) Todas as alternativas estão erradas.

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 32

O período pós-parto, ou puerpério, inicia-se após o nascimento, com a saída da placenta. O puerpério estende-se por seis a oito semanas após o parto, período em que o corpo retorna às condições anatômicas e fisiológicas anteriores à gestação, ao mesmo tempo que recupera do esforço da gravidez e do trabalho de parto. O período do puerpério divide-se em três etapas: puerpério imediato, puerpério tardio, puerpério remoto.

Com base nessa informação, assinale a alternativa que representa o período tardio a) Do 10º ao 45º dia. b) Após o 45º dia. c) Do 45º dia ao 60º dia. d) Após 60 dias. ______________________________________________________________________________________________________________ Questão 33

Gestante com última menstruação há oito semanas, procura a maternidade com queixa de cólicas hipogástricas e relato de sangramento vaginal moderado há dois dias. Ao exame, o obstetra detecta um útero de consistência amolecida, com volume aumentado, compatível com a amenorreia referida, colo uterino apresenta-se fechado. Baseado no exposto acima:

Assinale a alternativa CORRETA que contém o diagnóstico clínico mais provável e o método propedêutico mais adequado para o esclarecimento do caso:

a) Ameaça de aborto - Ultrassom pélvico transvaginal. b) Aborto em evolução - Dosagem sanguínea de beta-hCG. c) Aborto incompleto - Ultrassom pélvico transvaginal. d) Aborto inevitável - Ultrassom pélvico transabdominal

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 34

Paciente G3P1A1, 37 semanas de gestação, chega à emergência com quadro de epigastralgia, cefaleia, diplopia, náuseas e vômitos. Ao exame: PA 170 x 120 mm Hg, EAS com proteinúria (++/+4), AST 170UI/L e plaquetas de 98.000/mm3). Toque vaginal revela colo dilatado- 2cm, feto em situação longitudinal, cefálico, 136 bpm e ausência de contrações ao exame.

Qual é o diagnóstico e a conduta adequada a ser realizada?

a) Pré-eclâmpsia Leve, e a conduta: Controle da PA com alfametildopa e indução do parto com ocitocina. b) Pré-eclâmpsia Leve, e a conduta: Iniciar sulfato de magnésio EV e repetir os exames em 48h.

c) Pré-eclâmpsia Grave (HELLP Síndrome) e a conduta: Iniciar hidralazina e sulfato de magnésio (ambos EV) e indicar a cesariana após estabilização do quadro.

(10)

2020

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 35

O aparecimento de infecção do trato urinário (ITU), configura uma das mais comuns complicações médicas da gravidez. A bacteriúria assintomática ocorre em 2 a 7% das gestações e, seu rastreamento e tratamento é muito importante para reduzir a progressão às consequências mais severas. Em relação à terapêutica das ITU, tem-se que:

a) O uso da Nitrofurantoina está contraindicado a partir da 36a semana de gestação, em função da possibilidade de desenvolvimento da hipertensão materna.

b) O uso da Nitrofurantoina está contraindicado durante a lactação, em função do risco de o recém-nato desenvolver anemia hemolítica, caso tenha deficiência de glicose-6-fosfato.

c) A E. coli mostra-se resistente a Ampicilina em cerca de 80% dos casos de ITU em gestantes. d) As Tetraciclinas e Quinolonas mostram-se tóxicas para as gestantes.

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 36

Paciente com 51 anos, chega a unidade básica de saúde queixando-se de ondas de calor (fogachos), sudorese, calafrios, palpitações, irregularidade menstrual (espaniomenorréia/amenorreia curta), tonturas, insônia e fadiga, que se intensificaram há mais ou menos 6 meses. Considerando o que é necessário com essa exposição para o diagnóstico de climatério nesta paciente, assinale a alternativa correta:

a) Dados clínicos e dosagem de FSH. b) Dados clínicos e dosagem de LH. c) Dados clínicos e dosagem de estrogênios. d) Dados clínicos relatados pela paciente.

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 37

Menina com 11 anos é trazida à emergência por sua mãe, por causa de sangramento vaginal abundante. O exame ginecológico não evidenciou lesões genitais, apenas o sangramento ativo; palidez cutânea, PA 90 X 40 mmHg, FC: 100bpm, hemoglobina abaixo de 12g/dl; USG pélvica e coagulograma normais. Mediante o quadro clínico apresentado e resultado dos exames, qual a conduta mais adequada?

a) Internação e reposição de volume. b) Internação e curetagem uterina.

c) Internação, suporte básico de vida, prescrição de estrogênios orais em dose mais elevadas, e, vigilância constante da redução do sangramento vaginal.

d) Tratamento ambulatorial com prescrição de anticoncepcional oral.

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 38

Paciente com 19 anos, há 5 meses de pós-parto vaginal sem intercorrências, sem uso de método de anticoncepção e referindo relação sexual recente. Está em aleitamento materno com desmame (relata mamadas intermitentes, passando até 3 dias sem amamentar). Menstruou há 1 mês. Diante deste caso clínico, qual a orientação adequada para esta paciente?

a) Realizar teste de gravidez e se negativo, iniciar método anticoncepcional hormonal combinado.

b) Mantê-la com pílula de progestogênio porque ela ainda amamenta e não podemos introduzir o estrogênio.

c) Método anticoncepcional porque há possibilidade de ovulação e gestação, aguardando a próxima menstruação o para início do ACO combinado e usar condon até então.

d) Fazer pílula de levonogestrel 150mg, dose única.

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 39

Mulher de 32 anos, assintomática, apresenta ultrassonografia transvaginal demonstrando imagem anecóica, de paredes lisas, contorno regular, de 4,0cm de diâmetro e sem neovascularização ao estudo do Doppler. O diagnóstico provável e conduta proposta são:

a) Tumor maligno do ovário e dosagem de marcador tumoral. b) Cisto folicular ovariano e conduta expectante.

c) Abscesso tubovariano e antibioticoterapia. d) Cisto hemorrágico e Aines.

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 40

Consideramos a semiologia como a base do atendimento ginecológico em virtude de que, a anamnese e um exame físico bem acurado, norteiam para as hipóteses diagnósticas, exames e condutas a serem tomadas. Baseado no proposto, analise as alternativas e assinale a correta:

I. A presença de cistos de Naboth, indica processo de reepidermização em andamento.

II. A mácula rubra está associada ao uso de anticoncepcional hormonal.

(11)

2020

de glicogênio intracelular.

IV. O colo uterino tem a característica de se manter anatomicamente e funcionalmente invariável, durante os períodos da vida da

mulher.

V. A Junção escamo colunar corresponde exatamente ao ponto de encontro entre os epitélios e situa-se invariavelmente ao nível

do orifício cervical externo. Está correto o que se afirma em: a) I, II, III, IV e V. b) I, III e IV. c) I, II e III. d) IV e V. ______________________________________________________________________________________________________________

PEDIATRIA

41 a 50 ______________________________________________________________________________________________________________ Questão 41

A mãe traz seu filho de 2 meses com quadro de irritabilidade e choro fácil. Relata não ter feito pré-natal e a criança nasceu com 35 semanas de parto normal com 2000 g e perímetro cefálico = 34,5 cm; comprimento = 46 cm. Ao exame físico percebe-se dor à mobilização de braço esquerdo com choro intenso, coriza mucossanguinolenta bilateral; presença de fissuras radiadas perioral, além de palidez cutâneo-mucosa e hepatoesplenomegalia com baço palpável a 3 cm do rebordo costal esquerdo. A radiografia de ossos longos evidenciou lesões osteolíticas em epífise e espessamento periosteal. Considerando os achados clínicos e radiológicos, qual a principal hipótese diagnóstica a) Sífilis congênita. b) Toxoplasmose congênita. c) Citomegalovirose congênita. d) Rubéola congênita. ______________________________________________________________________________________________________________ Questão 42

Uma jovem de 18 anos de idade, queixou-se de febre e dores e inchaço nos joelhos e que migraram para os tornozelos há 5 dias. Relata que aos 10 anos de idade teve um quadro semelhante a esse e melhorou espontaneamente e nunca tinha sido diagnosticada com febre reumática e nem tampouco fazia profilaxia com penicilina. Em ambas as situações relata que apresentou quadro de amigdalite duas a três semanas antes do quadro febril e articular iniciarem. Procurou a UPA pela artralgia e a febre, e ao exame físico apresenta estado geral regular, febril com temperatura axilar de 38,9 ºC); aparelho cardiovascular com FC de 131 bpm, persistente e ainda sopro de regurgitação mitral intenso. O ECG apresentou alterações de segmento ST-T, baixa voltagem e prolongamento dos intervalos PR e QTc. Membroso inferiores com edema e dor a mobilização das articulações dos joelhos e tornozelos e ausência de eritema nodoso e de nódulos subcutâneos. Levando-se em consideração os critérios de de Jones modificados e o quadro clínico, a paciente é classificada como:

a) Não preenche os critérios de Jones pela ausência de eritema marginado e de nódulos subcutâneos.

b) Não apresenta critérios de Jones para diagnóstico de febre reumática, pela ausência da Coreia de Sydenham, que é um critério maior.

c) Apresenta novo episódio de febre reumática, pois estão presentes os seguintes critérios maiores: artralgia, febre e intervalo PR

prolongado no ECG.

d) Apresenta recorrência de febre reumática, com doença cardíaca reumática estabelecida e mais dois critérios menores, além da evidência de infecção estreptocócica prévia.

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 43

Um lactente de 2 anos e 4 meses de idade é levado a urgência pela mãe por apresentar febre e recusa alimentar há 2 dias. No momento do atendimento, a criança apresenta-se com bom estado geral e sem vômitos e ingerindo o líquido oferecido sem dificuldades. O sumário de urina evidenciou urina turva com odor fétido, presença de nitritos e na sedmentoscopia mostrou 30 piócitos por campo. Foi encaminhada urina também para urocultura. Considerando o cenário apresentado, qual a conduta apropriada nesse caso?

a) Internar a criança, introduzir antibiótico endovenoso e solicitar ultrassonografia de rins e vias urinárias imediatamente.

b) Prescrever antibiótico por via oral, a ser administrado em casa, e solicitar uretrocistografia miccional após 48 horas do início do tratamento.

c) Prescrever antibiótico por via oral, a ser administrado em casa, e solicitar ultrassonografia de rins e vias urinárias após resultado da urocultura e término do tratamento.

d) Internar a criança, introduzir antibiótico endovenoso e solicitar ultrassonografia de rins e vias urinárias após resultado da urocultura e término do tratamento.

(12)

2020

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 44

Um recém-nascido masculino, com 7 dias de vida recebe em casa a visita da equipe de saúde da família por terem identificado que o mesmo coabita com a avó materna, que recebeu diagnóstico confirmatório de tuberculose pulmonar, porém prescrito o tratamento há apenas 3 dias. O RN mostra-se em bom estado geral, ativo, corado, hidratado, e o restante do exame físico é normal. Nessa situação, qual das condutas seguintes é a mais adequada?

a) Não vacinar o RN com a BCG, e iniciar esquema quádruplo, e mantê-los por 3 meses. Após esse período, realizar PPD. Se o resultado for maior que 5 mm, manter as medicações por mais 3 meses. Se for menor que 5 mm, suspendê-las e vacinar com BCG.

b) Aplicar a vacina BCG no RN, bem como iniciar esquema quádruplo incluindo etambutol, e mantê-los por 3 meses. Após este período, realizar PPD. Se o resultado for maior que 5 mm, manter as medicações por mais 3 meses. Se for menor que 5 mm, suspendê-las e vacinar com BCG.

c) Vacinar o RN com a BCG, iniciar isoniazida e mantêla por 3 meses. Após esse período, realizar PPD e radiografia de tórax. Se o resultado for maior que 5 mm e a radiografia suspeita, manter a medicação por mais 3 meses. Se for menor que 5 mm, suspender a medicação e vacinar com BCG.

d) Não vacinar o RN com a BCG, iniciar isoniazida e mantê-la por 3 meses. Após esse período, o recém-nascido deverá realizar PPD. Se o resultado for maior que 5 mm, manter a medicação por mais 3 meses. Se for menor que 5 mm, suspender a medicação e vacinar com BCG.

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 45

Uma criança de anos 7 anos de idade, feminino, é levada pela sua mãe ao pronto atendimento infantil com vários episódios de vômitos e dor abdominal nas últimas 3 horas. A mãe relata que a criança no último mês e está urinando excessivamente e comendo muito mais do que o habitual, porém com aspecto de mais magro. Ao exame físico apresenta-se com estado geral comprometido, letárgica, olhos encovados, ao sinal da prega voltando muito lentamento ao estado inicial, frequência respiratória = 72 irpm. Aparelho respiratório com ausculta do murmúrio vesicular bem distribuído, sem ruídos adventícios. Os exames laboratoriais mostraram os seguintes achados: gasometria arterial com pH = 7,2; HCO3 = 12 mEq/L; PCO2 = 26 mmHg; PO2 = 90 mmHg; glicemia = 390 mg/dL; K = 3,8 mEq/L; Na = 140 mEq/L; ureia = 35 mg/dL; creatinina = 1 mg/ dL. Hemograma: Hb = 12,3 g/dL; Ht = 35%; leucócitos = 9.800 /mm³. Qual deveria ser a conduta imediata para esse caso?

a) Iniciar insulina subcutânea após controle da desidratação, com expansão volumétrica com soro fisiológico. b) Iniciar insulina endovenosa contínua em bomba de infusão em Y e a expansão volumétrica com soro fisiológico.

c) Iniciar solução de manutenção com potássio após controle da desidratação, com expansão volumétrica com soro fisiológico a 0,9%.

d) Iniciar reposição em Y de bicarbonato endovenoso e a expansão volumétrica com soro fisiológico a 0,9% para controle da desidratação.

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 46

Uma adolescente de 13 anos de idade procura o ambulatório de pediatria por apresentar dificuldade para prática de atividades físicas na escola. Já apresenta um diagnóstico de asma desde os 4 anos de idade e ultimamente não tem comparecido ao pediatra. Relata ainda que tem tido necessidade de uso de medicação mais de três vezes por semana, e tosse persistente com despertares noturnos. Ao exame físico, apresenta sibilos inspiratórios ao esforço. A classificação clínica nesse caso é de:

a) Asma moderada.

b) Asma parcialmente controlada.

c) Asma induzida por exercício.

d) Asma não controlada.

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 47

Um lactente com 11 meses de idade apresenta há três dias quadro de febre, coriza hialina e tosse, inicialmente seca, que evoluiu para tosse produtiva. A mãe levou ao pronto atendimento por apresentar piora do quadro. Ao exame físico, a criança encontra-se febril com temperatura axilar de 38,4 °C, gemente, taquipneica com FR = 58 irpm, presença de tiragem subcostal, ausculta pulmonar com roncos difusos. À otoscopia observa-se hiperemia de membrana timpânica bilateral e orofaringe com hiperemia de pilares amigdalianos, sem placas purulentas. Com base no quadro clínico e exame físico, o diagnóstico e a conduta imediata são, respectivamente:

a) Bronquiolite; indicar oxigenoterapia. b) Pneumonia; encaminhar para internação. c) Amigdalite viral; prescrever sintomáticos. d) Otite média aguda; prescrever antibiótico.

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 48

A mãe leva seu filho de 4 anos ao serviço de saúde com palidez e manchas vermelhas na pele há mais ou menos 21 dias, nos últimos dias a palidez piorou acentuadamente. Ao exame físico: estado geral comprometido, hipoativo, hipocorado 3+/4+, anictérico e acianótico. Presença de linfoadenomegalia cervical e inguinal. As auscultas respiratória e cardíaca estavam normais. O abdome estava globoso,

(13)

2020

flácido, com fígado palpável a 4 cm do rebordo costal direito e o baço palpável a 4 cm do rebordo costal esquerdo. Presença de petéquias e equimoses disseminadas na pele e em mucosa oral e palato. O hemograma, hemoglobina de 5,7 g/dL volume corpuscular médio de 88 fL, leucometria de 112.000 leucócitos/mm3 com predomínio de linfócitos e 35% apresentando alta relação núcleo citoplasmática e cromatina nuclear frouxa; plaquetometria de 11.000 plaquetas/mm3. Considerando a principal hipótese, qual dos fatores descritos neste caso está associado a um bom prognóstico para este paciente?

a) Leucometria > 50 000 leucócitos/mm. b) Evolução de doença < 6 meses.

c) linfoblastos de > 30% no sangue periférico. d) Idade do paciente > 1 ano.

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 49

Lactente masculino, com 4 meses de idade, é levado ao pronto socorro com em leve distensão abdominal, principalmente em quadrante superior direito, e vômitos de conteúdo alimentar há cerca de 24 h. A mãe relata que há alguns dias antes dessa piora, começou a apresentar crises de choro injustificado intercaladas com períodos de acalmia. A mãe notou fezes contendo substância gelatinosa e de cor róseo-avermelhada, o que a motivou a procurar serviço de Pronto Atendimento. Ao exame, com estado geral comprometido, irritado, chorando muito, hidratado, afebril e acianótico. Ruídos abdominais presentes, levemente aumentados e com timbre metálico e a ultrassonografia de abdome mostrou imagens em "alvo" e "pseudo rim" no quadrante superior direito.

Com base nessas informações, pode-se afirmar que, o diagnóstico mais provável para essa criança é: a) Apendicite aguda.

b) Estenose hipertrófica do piloro. c) Doença do refluxo gastro esofágico. d) Intussuscepção intestinal.

______________________________________________________________________________________________________________

Questão 50

A mãe retorna a puericultura a tarde, com sua lactente de 2 meses de idade após a vacina penta, que fora administrada na manhã do mesmo dia. Ao exame físico, a criança está hipotônica, hiporresponsiva, e hiporreflexiva, além de palidez e cianose de extremidades. Considerando a suspeita de evento adverso pós vacinação, as manifestações clínicas desta lactente sugerem evento relacionado a qual dos componentes vacinais.

a) Toxóide purificado de tétano. b) Toxóide purificado de difteria. c) Suspensão de Bordetella pertussis. d) Oligossacarídeos de H. influenzae tipo b.

Referências

Documentos relacionados

Assim, o presente trabalho surgiu com o objetivo de analisar e refletir sobre como o uso de novas tecnologias, em especial o data show, no ensino de Geografia nos dias atuais

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

Assim, este estudo buscou identificar a adesão terapêutica medicamentosa em pacientes hipertensos na Unidade Básica de Saúde, bem como os fatores diretamente relacionados

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção