• Nenhum resultado encontrado

Diretoria de Ensino da Região de Catanduva

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Diretoria de Ensino da Região de Catanduva"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Diretoria de Ensino da Região de Catanduva

Orientação Técnica: “III Formação Continuada do Professor Coordenador – A

metodologia do Ciclo PDCA e a sua aplicabilidade a favor da utilização da

Plataforma Foco Aprendizagem como apoio à prática docente”.

A Diretoria de Ensino – Região de Catanduva ofereceu no dia 26 de outubro uma orientação técnica para os Professores Coordenadores das unidades escolares.

A formação teve como objetivo promover a integração e a formação continuada dos Professores Coordenadores, no sentido de fortalecer o seu papel como formador dos docentes em ATPC (Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo) de forma a garantir, otimizar e privilegiar o processo de ensino e aprendizagem na escola.

Na oportunidade, os Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico orientados pela Supervisora de Ensino: Janir Aparecida Machado de Souza apresentaram:

 O consolidado da Avaliação da 2ª OT “Pauta Formativa e Observação em sala de aula como apoio a prática docente” visando a reflexão sobre a importância deste instrumento de avaliação;

 O entendimento sobre a metodologia do Ciclo PDCA e incentivar esta prática na rotina escolar;

 A (re)leitura do mapa de habilidades constante da Plataforma Foco Aprendizagem e o entrelaçamento das mesmas favorecendo a verificação e o estudo sobre a maior incidência de erros nas avaliações externas: Saresp/AAP, tendo em vista a competência leitora e escritora e o raciocínio lógico-matemático presentes no Currículo do Estado de São Paulo;

 A articulação da teoria do PDCA com os resultados das avaliações externas através de jogos interativos. Após a construção do PDCA pelos grupos de coordenadores houve a socialização.

(2)

Todo o trabalho pedagógico desenvolvido pelo grupo DE, foi para facilitar e encaminhar o trabalho dos Coordenadores para o ano 2017. Parabenizamos a todos os presentes pelo envolvimento e comprometimento nos trabalhos desenvolvidos.

(3)

Alunos de Catanduva são premiados pela OBMEP

Alunos de Catanduva serão premiados pela Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP. Os estudantes medalhistas de ouro nível 2 (alunos de 8º e 9º ano) são Lucas Santana Martos, da EE Paulo de Lima Correa e Renato Jorge Araujo, da EE Antonio Maximiano Rodrigues.

A Cerimônia Nacional de Premiação da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP será realizada na próxima segunda-feira (7), no Rio de Janeiro. No evento estarão reunidos os alunos premiados com medalhas de ouro da OBMEP, entre eles os catanduvenses, que embarcarão para o Rio neste domingo (6).

“Ficamos felizes pelo resultado e mais uma vez a Diretoria de Ensino tem seus alunos premiados, através da Olimpíada Brasileira de Matemática, o que confirma o excelente nível de ensino oferecido nas escolas públicas jurisdicionadas à mesma. Nossos

medalhistas de ouro são motivos de orgulho, para gestores, professores, pais e alunos”, disse a Dirigente Regional de Ensino, Maria Aparecida Cheruti.

O objetivo da Olimpíada é estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas, identificar jovens talentos, incentivar o ingresso nas áreas científicas, tecnológicas e contribuir para integração das escolas públicas com as universidades públicas.

As provas da OBMEP se dividem em duas fases diferenciadas e também por níveis: Nível I são alunos que estão cursando o 6º e 7º anos, Nível II – alunos de 8º e 9º anos e Nível III – alunos da 1º, 2º e 3º séries do Ensino Médio.

A OBMEP premia alunos, professores, escolas e Secretarias Municipais de Educação, baseando-se exclusivamente no resultado das provas da Segunda Fase.

(4)

Aluno da EE. Giuseppe Formigoni é selecionado para o Parlamento Jovem Paulista

O aluno Paulo Henrique Gonçalves Junior, de Santa Adélia, foi selecionado para a 18ª edição do Parlamento Jovem Paulista. O estudante defenderá o seu projeto voltado para a área de saúde na sessão plenária nos dias 17 e 18 deste mês.

Paulo Henrique, de 17 anos, estudante da Escola Estadual Giuseppe Formigoni, estará no evento com mais 46 jovens selecionados. O aluno detalha o projeto que será apresentado.

“Esse projeto dispõe sobre a implantação de aparelhos de identificação, através de biometria dactiloscópica. Conforme o jovem os aparelhos de identificação deverão ser conectados a um sistema central que possa disponibilizar e cruzar os dados, instantaneamente em quaisquer localidades do estado. Esse sistema vai conter todas as informações sobre o paciente a ser atendido, garantindo o melhor atendimento ao mesmo e maior segurança à equipe médica”, explica.

O estudante afirma que sempre teve interesse em fazer parte dos selecionados do programa.

“Eu sempre tive interesse no parlamento jovem, e neste ano tive a oportunidade de participar. Fiz o

meu projeto pensando na melhoria do atendimento de milhares de pessoas que passam todos os dias, nas unidades de saúde do nosso estado”, disse. A Dirigente Regional de Ensino, Maria Aparecida Cheruti, parabenizou o aluno Paulo Henrique pela seleção no programa.

“Esta Diretoria de Ensino se sente feliz, pois realiza um trabalho ensino-aprendizagem que leva seus alunos a participarem de eventos dessa magnitude. O jovem estudante é comprometido no que faz, e afirma que tem interesse em seguir a carreira política”, disse Maria Aparecida Cheruti.

De acordo com a assessoria do evento, a escolha se pautou na análise de projetos de lei apresentados pelos candidatos, e considerou a adequação formal, correção gramatical, concisão, clareza, pertinência, originalidade e condições de aplicação efetiva. O programa Parlamento Jovem Paulista é realizado, anualmente e, tem por objetivo possibilitar aos alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático na Assembleia Legislativa.

(5)

Projeto 2º à Filosofia – EE. Profª. Dinorah Silveira Borges

No 3º bimestre, O Professor Rafael Aparecido Flávio de Filosofia trabalhou nas 2ªs séries do Ensino Médio os temas: Gênero, Envelhecimento, Educação e Racismo.

A partir dos temas abordados em sala de aula e para aprofundar os conhecimentos, os alunos realizaram intervenções em sua comunidade escolar. Cada sala ficou responsável por um tema, sorteado, e teve uma semana para desenvolver as atividades de forma livre.

Durante quatro semanas consecutivas, os alunos desenvolveram: atividades de teatro, exposição de cartazes, interferências nos intervalos com bilhetes sobre cada tema, paródias, poesias, textos, visitas externas, entre outras atividades que envolviam cada tema.

A elaboração das intervenções e das atividades no decorrer de cada semana foi realizada extraclasse, juntamente com as professoras Andrea Justino Silva da Sala de Leitura e Davina Maria dos Santos, professora mediadora escolar.

Gênero

Envelhecimento

(6)

Racismo

Alunos do Centro de Estudos de Línguas promovem festa de “Halloween”

No último sábado, dia 29/10, os alunos do CEL – Centro de Estudos de Línguas junto a EE Barão do Rio Branco – dos cursos de inglês, francês e espanhol realizaram a II Festa do Halloween. O projeto cultural proporcionou momentos de lazer, socialização e envolveu todos os alunos matriculados, com o objetivo de trabalhar a questão cultural da data também conhecida como "Dia das Bruxas", unir práticas e conhecimentos adquiridos nos cursos de idiomas e para interação dos alunos contribuindo com o repertório cultural de cada participante.

A festa de Halloween é conhecida mundialmente pela tradição dos países anglófonos, mas no Centro de Estudos de Línguas não ficou restrita somente as salas de aula de língua inglesa, uma vez que a “Tousaint” é celebrada fortemente na França e em outros países francófonos. O “Día de los muertos”, festividade mexicana que marca a data, leva ao mundo suas famosas caveiras decoradas e atinge os países da cultura hispanófona.

A decoração caracterizada foi proposta e realizada pelos professores e alunos que ambientaram três salas temáticas com jogos e brincadeiras nas línguas estrangeiras, a sala do terror e também organizaram um concurso de fantasias de arrepiar. Segundo a Coordenadora Pedagógica do CEL Profa.Ma.Regiceli Bento de Almeida “O aprendizado de línguas estrangeiras deve abordar a cultura e a identidade da língua alvo e a sala de aula é, por excelência, espaço que propicia o desenvolvimento e inserção do aluno no contexto sócio histórico e cultural daquela língua”.

O Centro de Estudos de Línguas comunica que as matrículas estão abertas para o ano letivo de 2017 e os alunos, a partir do 7º ano, da rede estadual podem optar por cursos de idiomas inteiramente gratuitos, interessados nos cursos tem até o final do mês de dezembro para realizarem a inscrição e garantirem uma vaga.

(7)

Alunos da EE Joaquim Alves Figueiredo estão no clima da festa de “Halloween”

Dia 04 de Novembro, aconteceu na Escola Estadual Joaquim Alves Figueiredo, na cidade de

Catanduva, a 1ª Festa de Halloween da Unidade Escolar. A festa foi organizada pela Equipe

Gestora em uma bela parceria com o Grêmio Estudantil. Nesse dia, aconteceu apresentação de

dança com a música Thriller de Michael Jacson, com a participação dos alunos de todas as séries.

Tivemos, também, o concurso de fantasias, apresentação de uma banda de rock, formada por

alunos da escola, sala do terror e finalizamos com lanches, sucos, doces, pipocas e um ponche de

refrigerantes e frutas, servido a todos os participantes. A festa foi linda e houve uma grande

participação dos alunos, professores e funcionários.

Finalistas do Concurso de Fantasia Visitação a Sala do Terror

Entrada da escola Banda formada pelos alunos Mesa de Doces

(8)

Referências

Documentos relacionados

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No

Nesse sentido, a última parte deste trabalho objetiva estudar o efeito da adição de partículas cristalinas (quartzo, alumina e zirconita) sobre

Em vista disso, essa pesquisa tem por objetivo traçar o contexto histórico do soerguimento do grafite e da pichação ao redor do mundo e do Brasil, traçar as