• Nenhum resultado encontrado

Universidade Estadual de Maringá

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade Estadual de Maringá"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

EDITAL 05/2013-PGC

A professora Dra. Wânia Rezende Silva, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – Curso de Mestrado, da Universidade Estadual de Maringá, no uso de suas atribuições legais,

Considerando o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, aprovado na Resolução Nº. 096/2010-CI/CCH;

Considerando o Parecer do CTC – Conselho Técnico Científico da CAPES, de 1 de agosto de 2008, que aprovou a implantação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, curso de mestrado;

Considerando a Resolução Nº 393/2008-CAD, que aprova a cobrança de taxa de inscrição dos candidatos do processo de seleção do PGC;

Considerando a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Acadêmico do PGC de 2013.

TORNA PÚBLICO

Artigo 1º) A abertura de inscrições para a realização do Processo Seletivo, Turma 2014, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – Curso de Mestrado, do Departamento de Ciências Sociais, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, da Universidade Estadual de Maringá-PR.

Artigo 2º) O Processo Seletivo destina-se ao preenchimento de 15 vagas no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.

DAS INSCRIÇÕES

Artigo 3º) Ao inscrever-se o candidato deverá optar por uma das linhas de pesquisa do Programa, a saber :1) Dinâmicas Urbanas e Políticas Públicas, 2) Sociedade e Práticas Culturais e 3) Instituições e Processos Políticos

§ 1º: No ato da inscrição o candidato deverá indicar o(a) orientador(a); § 2º: O candidato poderá indicar um orientador de segunda opção.

Artigo 4º) As inscrições deverão ser feitas no campus da UEM (Av. Colombo – nº. 5790, Maringá-PR), junto à Secretaria do PGC, Bloco H-12 sala 01, no período de 02 a 13 de setembro de 2013, das 14h00 às 17h00, mediante a entrega da seguinte documentação:

I) formulário de inscrição devidamente preenchido, assinado, acompanhado de duas fotos 3x4 recentes; II) cópia do diploma de graduação ou documento equivalente que comprove estar o candidato em

condições de concluir a graduação antes de iniciar o de pós-graduação. Para este último caso, o candidato aprovado na seleção deverá apresentar o Diploma (ou documento oficial equivalente), constando "COLOU GRAU EM...", no dia da matrícula do Mestrado. Caso contrário, a matrícula não será efetivada;

III) cópia do histórico escolar de Curso de Graduação;

IV) Currículum Lattes (atividades dos últimos cinco anos) documentado;

V) cópia dos documentos pessoais: Cédula de Identidade, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento. VI) quatro cópias do pré-projeto de pesquisa, com a indicação da vinculação com a linha de pesquisa do

(2)

Universidade Estadual de Maringá

Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

2

§ 1 – Todos os documentos devem ser entregues em envelope lacrado e identificado com o nome do candidato. Não serão aceitos documentos após o ato da inscrição.

§ 2 - As inscrições via correio serão aceitas desde que postadas entre os dias 02 e 13/09/2013 via SEDEX, enviadas para o seguinte endereço:

Universidade Estadual de Maringá

Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – PGC Av. Colombo, nº. 5790 / Bloco H12 – Sala 001

CEP.: 87020-900 – Maringá-PR

Artigo 5º) Somente poderão submeter-se ao processo seletivo os candidatos que tiverem suas inscrições homologadas e publicadas em edital conforme cronograma constante do Anexo 01.

DA TAXA DE INSCRIÇÃO

Artigo 6º) A taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00 (cem reais), deverá ser paga através do boleto bancário, emitido pela internet. Para gerar o boleto bancário via internet, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.pgc.uem.br, menu “Processo Seletivo”/ “Alunos regulares”, ler as “instruções para realizar a inscrição“ clicar no link “gerar boleto”, em seguida, informar o seu nome e número do seu CPF. § 1º: O boleto bancário impresso poderá ser quitado em qualquer agência bancária até a data do vencimento; § 2º: Não serão aceitas outras formas de pagamento, tais como: depósito bancário, vale-postal,

cheque-correio, ordem de pagamento, transferências bancárias;

§ 3º: Os pagamentos efetuados após a data de encerramento das inscrições não serão aceitos;

§ 4º: Para as inscrições via SEDEX, o comprovante de pagamento deverá ser enviado juntamente com a ficha de inscrição preenchida e a documentação solicitada.

DO PROCESSO SELETIVO

Artigo 7º) O processo de seleção constará de quatro fases:

PRIMEIRA FASE

§ 1º: A primeira fase constará de prova escrita de caráter eliminatório e classificatório. A bibliografia sugerida para prova está no Anexo 06 ao final deste edital. Será classificado para a fase seguinte o candidato que obtiver nota igual ou superior a 6,0 (seis).

SEGUNDA FASE

§ 2º: A segunda fase constará de análise de pré-projeto de caráter eliminatório e classificatório. Será classificado para as fases seguintes o candidato que obtiver nota igual ou superior a 6,0 (seis).

TERCEIRA FASE

§ 3º: A terceira fase, de caráter classificatório, constará de Análise do Curriculum Lattes (CNPq) dos últimos 5 anos. A pontuação do Curriculum Lattes será realizada conforme tabela do anexo 04.

QUARTA FASE

§ 3º: A quarta fase constará de entrevista, de caráter classificatório, com a Comissão de Seleção que atribuirá pontuação de 0 a 10, conforme tabela do anexo 05. Os candidatos serão convocados para as entrevistas através de edital específico.

(3)

DO RESULTADO FINAL

Artigo 8º) A nota final (NF) do Processo de Seleção será obtida da média ponderada de todas notas conforme a expressão abaixo

10

2

3

4

Npp

Npe

Nen

Nac

NF

onde: Npp - nota do pré-projeto; Npe - nota da prova escrita; Nac - nota da analise curricular; Nen – nota da entrevista.

§ único – Serão aprovados os candidatos que alcançarem nota final (NF) igual ou superior a 6,0 (seis).

Artigo 9º) Os resultados serão divulgados pela Comissão de Seleção de acordo com cronograma constante do Anexo 01.

DOS RECURSOS

Artigo 10º) O prazo recursal é de um dia útil após a publicação dos resultados. Os recursos

§ 1º: O candidato interessado em interpor recurso deverá dirigir-se pessoalmente ao campus da UEM (Av. Colombo, nº 5790 – Maringá-PR), na Secretaria do PGC (Bloco H-12 sala 01), das 8h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00.

§ 2º: Não serão aceitos recursos interpostos por fax, e-mail, via postal ou outro meio que não seja o especificado no parágrafo anterior.

DA COMISSÃO DE SELEÇÃO

Artigo 11º) A Comissão de Seleção, composta por professores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, terá como atribuições:

a) homologar a lista dos candidatos às vagas oferecidas; b) realizar o processo de seleção em todas as suas etapas;

c) submeter ao Conselho Acadêmico do PGC, para homologação, a relação dos candidatos classificados. Artigo 12º) Encerrado o prazo de inscrições, a documentação será submetida à Comissão de Seleção para

homologação e publicação da relação dos candidatos às vagas.

DISPOSIÇÕES FINAIS

Artigo 13º) O Conselho Acadêmico do PGC divulgará a lista dos candidatos aprovados no processo de seleção em ordem decrescente de classificação.

§ 1º: Na lista referida no caput deste artigo deverá constar a classificação dos candidatos que se submeteram a todas as avaliações pré-estabelecidas, mesmo daqueles não selecionados dentro do limite de vagas proposto pelo Conselho Acadêmico do Programa e aprovado pelo Conselho Interdepartamental do CCH. § 2º: Os candidatos classificados alem do limite de vagas, passarão a compor o rol de suplentes.

§ 3º: No caso da não confirmação de matrícula de candidato aprovado, deverá ser convocado o candidato suplente, respeitando-se a ordem de classificação e disponibilidade de vagas.

(4)

Universidade Estadual de Maringá

Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

4

ANEXOS

Artigo 14º) - É parte integrante deste Edital: Anexo 01 – cronograma;

Anexo 02 – formulário de inscrição;

Anexo 03 – roteiro para elaboração do projeto; Anexo 04 – tabela de pontuação do curriculum lattes; Anexo 05 – ficha de avaliação da entrevista;

Anexo 06 – sugestão de bibliografia para prova escrita.

Dê-se ciência. Cumpra-se.

Maringá, 11 de julho de 2013

Profª. Drª. Wânia Rezende Silva Coordenadora do Programa

(5)

ANEXO 01

Cronograma do Processo Seletivo

Inscrições

02/09 a 13/09 de 2013

Horário: 14h00 às 17h00

Local: UEM – Secretaria do PGC, bloco H-12, sala 1

Edital de homologação das inscrições

18/09 de 2013

Local: quadro de avisos e site do PGC.

Prova escrita

30/09 de 2013

Horário: 14h00 as 18h00

Local: a ser definido

Edital com resultado da prova escrita

07/10 de 2013

Local: quadro de avisos e site do PGC.

Edital com resultado da análise do pré-projeto

16/10 de 2013

Local: quadro de avisos e site do PGC.

Edital com resultado da análise do currículo

21/10 de 2013

Local: quadro de avisos e site do PGC.

Edital de convocação para entrevista

Até 24/10 de 2013

Local: quadro de avisos e site do PGC.

Entrevistas

28 a 29/10 de 2013

Local e horário a serem definidos

Edital com resultado final

04/11 de 2013

(6)

Universidade Estadual de Maringá

Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

ANEXO 02

Formulário de inscrição – Curso de Mestrado

INSCRIÇÃO Nº _______________/2013-PGC

LINHAS DE PESQUISA:

Dinâmicas urbanas e políticas públicas

Sociedade e práticas culturais Instituições e processos políticos

1. IDENTIFICAÇÃO

Nome completo:

Estado Civil: Data de Nascimento Naturalidade: Nacionalidade:

R. G. nº: Órgão Exp.: UF: Data: C.P.F. nº: e-mail: 2. ORIENTADOR Orientador: (1ª opção) Orientador: (2ª opção)

3. ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA

Rua/Av.: Nº Comple.º Bairro: Telefone: Cel: Cidade: Estado: CEP:

4. FORMAÇÃO ACADÊMICA Curso de Graduação: Instituição: Período : Curso de Especialização: Instituição: Período : Curso de Mestrado: Instituição: Período : 5. DADOS PROFISSIONAIS

Trabalha Sim Não Local:

Cargo:

Data de admissão:

Afastamento para cursar o Mestrado em Ciências Sociais: sim não Tempo integral: sim não

6. PRETENDE CONCORRER A BOLSA? Sim Não

(7)

ANEXO 03

Roteiro para elaboração do Projeto

O projeto deverá estar digitado em fonte Times New Roman nº 12 em espaçamento 1½, A4, margens 2½. Entregar 4 (quatro) vias.

ATENÇÃO:

apenas uma das cópias deve conter na primeira página as informações

abaixo, as outras três devem vir apenas com o título do pré-projeto

Para uma cópia:

A primeira página deve apresentar

1. Título da pesquisa (deve estar em letras maiúsculas, em negrito e centralizado). 2. Nome do autor (dois espaços abaixo do título, atendo o alinhamento à direita). 3. Linha de Pesquisa

4. Nome do orientador 1ª e 2ª opções

Para três cópias:

A primeira página deve apresentar

1. Título da pesquisa (deve estar em letras maiúsculas, em negrito e centralizado).

Comum para todas as cópias:

PROJETO

1. sumário

2. resumo (10 linhas) 3. palavras-chave ( 4 ) 4. introdução

5. Apresentação do tema (problemas, justificativas e hipóteses de trabalho) 6. Objetivo (s)

7. metodologia (abordagem teórica, procedimentos, equipamentos e materiais a serem utilizados) 8. cronograma

(8)

Universidade Estadual de Maringá

Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

ANEXO 04

Curriculum Lattes e Tabela de Pontuação

TABELA DE PONTUAÇÃO DO CURRICULUM VITAE

(serão consideradas atividades realizadas nos últimos cinco anos e relativas à área de conhecimento)

ATIVIDADES PONTUAÇÃO

1. FORMAÇÃO ACADÊMICA Até 1,50

Segunda Graduação 0,25

Especialização 0,25

Mestrado 0,50

2. ATUAÇÃO PROFISSIONAL Até 2,50 Docência – nível fundamental e médio 0,40 – por ano Docência – nível superior 0,50 – por ano Outras atividades profissionais afins às Ciências Sociais 0,40 – por ano 3. FORMAÇÃO COMPLEMENTAR (estágios extracurriculares,

participação em projetos, aperfeiçoamento). Até 1,50 Estágio extracurricular 0,40 – por ano Participação em projetos 0,40 – por projeto Aperfeiçoamento 0,20 – por curso Monitoria 0,30 – por disciplina Iniciação Científica 0,60 – por projeto 4. PRODUÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E

ARTISTICA/CULTURAL Até 4,50 Livro (autoria) com corpo editorial 2,00 por livro Capítulos de livro publicado – com corpo editorial 0,80 por capitulo Livro (organização) com corpo editorial 0,80 por livro Trabalhos científicos publicados em revistas e periódicos

especializados/Qualis 1,00 por publicação Trabalhos completos publicados em eventos científicos nacionais 0,40 por trabalho Trabalhos completos publicados em eventos científicos internacionais 0,50 por artigo Resumos publicados em eventos científicos internacionais 0,40 por evento Resumos publicados em eventos científicos nacionais 0,30 por evento Artigos publicados em revistas/jornais não especializados 0,10 por artigo

(9)

ANEXO 05

Ficha de Avaliação da Entrevista

E N T R E V I S T A CANDIDATO: _________________________________________________________ EXAMINADORES: 1 ____________________________________________________________ 2 ____________________________________________________________ 3 ____________________________________________________________ LINHA DE PESQUISA : __________________________ DIA: __________________ HORARIO: ________________

CRITÉRIOS PONTUAÇÃO MÁXIMA PONTUAÇÃO OBTIDA

A – O PROJETO (apresentação oral) 5,00 (máximo)

O tema 1,00 (até)

O objeto 1,00 (até)

O objetivo 1,00 (até)

A metodologia 1,00 (até)

Justificativa e problemática 1,00 (até)

B – O CURRÍCULO 3,00 máximo)

Avaliação da sua formação acadêmica 1,00 (até)

Especialidade do candidato 1,00 (até)

Qual o objetivo em cursar o Mestrado? 1,00 (até)

C CONDIÇÕES PARA CURSAR O MESTRADO

2,00 (máximo)

Tempo disponível 1,00 (até)

Pergunta livre 1,00 (até)

(10)

Universidade Estadual de Maringá

Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

10

ANEXO 06

SUGESTÃO DE LEITURA PARA PROVA ESCRITA

APPADURAI, Arjun. Dimensões culturais da globalização. Lisboa: Ed. Teorema.

2004. (Introdução, capítulos de 1 a 3)

AVRITZER, Leonardo. 1999. Teoria democrática, esfera pública e participação local.

Revista Sociologias. Porto Alegre ano 1, no. 2.

CANCLINI, N. G. 2005. Consumidores e Cidadãos – CONFLITOS

MULTICULTURAIS DA GLOBALIZAÇÃO. Ufrj Editora.

CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. 2000. Cidade de muros. Crime, segregação e

cidadania em São Paulo. SP: Editora 34/Edusp. Capítulos 7 e 8.

CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. São Paulo: Paz e terra, 2000. Capitulo I -

Paraísos comunais: identidade e significado na sociedade em rede. pp. 21-84.

DAHL, Robert. 1998. Poliarquia – participação e oposição. São Paulo: EDUSP,

Capítulos I e II.

HOLANDA, Sérgio Buarque. 1992. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio.

MARSHALL, T. S. 1967. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar

Editores.

capítulo 3.

MARX, K. O 18 Brumário de Luís Bonaparte. In.: Marx - Os Pensadores. São Paulo:

Abril Cultural, 1978.

MAUSS, Marcel. 1974. Ensaio sobre a dádiva. In Sociologia e Antropologia . Ed.

Cosac & Naify

PATEMAN, Carole. 1982. Participação e Teoria Democrática. Rio de Janeiro, Pás e

Terra, capítulos I e II, p. 9-63.

RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São

Paulo,Companhia das Letras,1995

RIBEIRO, G. L. 2003. Cultura, Direitos Humanos e Poder. Mais além do Império e dos

humanos direitos. Por um universalismo heteroglóssico. Série Antropologia 340,

Brasília: UnB.

SAHLINS, Marshall. 1997. O “pessimismo sentimental” e a experiência etnográfica:

por que a cultura não é um “objeto” em via de extinção (parte I). Mana, vol. 3 no. 1, p.

41-73. (Parte II) Mana, vol. 3, no. 2, p. 103-150. ISSN 0104-93-13. (disponível em

Referências

Documentos relacionados

(B) ARCADISMO, propondo um retorno à ordem natural, como na literatura clássica, à medida que a natureza adquire um sentido de simplicidade, harmonia e verdade..

Prestação de serviço de revestimento cerâmico de parede incluindo o rejuntamento quando necessário nas instalações dos prédios pertencentes ao município. Contratante:

Ficam homologadas as classificações dos candidatos aprovados, conforme lista de classificação geral e lista de classificação de Pessoas com Deficiência, que

Art 11 Serão aprovados os 15 (quinze) primeiros candidatos com maior média final, conforme a lista de classificação em ordem decrescente, cuja divulgação será feita até o dia 23

Embalagem primaria acondicionada individualmente de acordo com as normas de embalagem que garanta a integridade do produto até o momento de sua utilização, permitindo abertura e

Colônias atípicas em ágar Baird-Parker obtidas de queijos maturados devem ser submetidas a testes para identificação, pois podem corresponder a cepas produtoras de

Mapeamento do Fluxo de Valor Montadora São Jorge Aços São Paulo CONTROLE DE PRODUCÃO Previsões de 90/60/30 dias Fax Semanal Previsão de 6 semanas Pedido Diário MRP Fluxo

Compreender como o se dá o funcionamento cognitivo da aprendizagem do aluno surdo é muito importante no processo de alfabetização, pois assim o professor