• Nenhum resultado encontrado

Regulamento Feira de Iniciação Científica Ada 2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Regulamento Feira de Iniciação Científica Ada 2018"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

1

Regulamento Feira de Iniciação Científica Ada 2018

A Feira de Iniciação Científica Ada 2018 (FICA 2018) visa inserir a pesquisa na rotina do estudante incentivando, no aluno, a autonomia na busca de informações. A interdisciplinaridade e o uso de metodologias centradas na resolução de problemas contribuirão no processo de aprendizagem.

Estarão participando do projeto as disciplinas de Língua Estrangeira Moderna – Inglês, Educação Física, Ciências, Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Arte, Matemática, Biologia, Física e Química, nos turnos matutino, vespertino e noturno. O projeto será desenvolvido com as turmas dos 9º anos do ensino fundamental e 1º, 2º e 3º anos do ensino médio.

Cada turma será orientada por um professor/orientador, a distribuição do professor nas turmas será feita através de sorteio. É responsabilidade do professor/orientador a condução do trabalho na turma para o qual foi designado; a divisão dos grupos e a escolha do tema a ser estudado. Recomenda-se aos professores que quiserem participar de feiras externas a divisão de grupos com no máximo 3 alunos.

O projeto será divido em três etapas: Elaboração do Trabalho no 1º bimestre; Desenvolvimento do Trabalho no 2º bimestre e Apresentação do Trabalho no 3º bimestre.

Os melhores trabalhos da escola serão premiados.

1. CRONOGRAMAS

Cronograma Geral

Ficha de inscrição - incluindo Título, Área de

Conhecimento, Professor Orientador/Coorientador Dia 20 de Abril

Elaboração do Trabalho - incluindo o Introdução,

Objetivos, Materiais e Métodos (Metodologia). Até 20 de Abril Desenvolvimento – incluindo Introdução,

Objetivos. Materiais e Métodos (Metodologia), Análise e Discussão de resultados, e Considerações Finais.

Até 22 de Junho

Avaliação do relatório pela Banca Examinadora Até 07 de Julho Banner – incluindo todas as informações

importantes para a apresentação do trabalho (o modelo será padrão para todas as turmas)

Até 20 de Agosto

Apresentação- Exposição dos trabalhos e avaliação

externa/interna Dia 31 de Agosto e 1 de Setembro

(2)

2 Cronograma Situacional de Elaboração dos Textos Científicos

MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET INTRODUÇÃO, JUSTIFICATIVA, OBJETIVOS

E RESULTADOS ESPERADOS X X

REVISÃO DA LITERATURA E MATERIAIS E

MÉTODOS X X X X

ANALISE E DISCUSSÕES DE RESULTADOS X X X

REVISÃO DO TRABALHO AVALIADO PELA BANCA, RESUMO E CONSIDERAÇÕES FINAIS

X X X

ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO

BANNER X X X X

2. PAPÉIS ORGANIZACIONAIS

Para facilitar a organização da FICA 2018 torna-se necessário descrever os papéis de todos os atores na elaboração, desenvolvimento e sua conclusão. São descritos abaixo:

• Aluno-pesquisador: são todos os alunos dos nonos anos do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio que estarão habilitados a desenvolver os trabalhos de Iniciação Científica. Para isso é necessário que professor-orientador instigue os alunos ao desenvolvimento da pesquisa através de temas de interesse.

• Professor-orientador: O orientador é o facilitador da aprendizagem do estudante. Deve cultivar na mente dos estudantes hábitos científicos, desenvolver suas habilidades de trabalhar em trabalhos científicos e ensinar aos alunos como raciocinar em um ambiente científico.

o Responsabilidades:

▪ Estar disponível para atender às dúvidas e aos pedidos dos alunos;

▪ Verificar o andamento de cada etapa do trabalho e saber guiar os alunos caso estejam se afastando do que deveria ser feito;

▪ Lembrar os alunos da importância de cada etapa e o que é necessário fazer;

▪ Incentivar os alunos a pesquisarem, mas também dar sugestões e indicar oportunidades que o aluno desconheça;

▪ Realizar reuniões periódicas para acompanhar o andamento do trabalho, levantar possíveis dúvidas e discutir os próximos passos;

▪ Estabelecer um cronograma com as etapas do trabalho e prazos;

▪ Quando possível, o orientador deve acompanhar os alunos em ação para verificar erros que possam comprometer o trabalho e apontar sugestões enquanto realizam a pesquisa; ▪ Participar obrigatoriamente da avaliação dos relatórios do FICA 2018.

• Comissão Organizadora: Composta pela Coordenação Pedagógica, Direção e Professores, será responsável pelo suporte à idealização, realização e conclusão do Evento Científico.

3. PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO CIENTÍFICO

• O professor/orientador deverá conversar com a turma, escolher um tema para a sala e dividir os grupos e os temas de cada grupo. Além disso, incluir em seus planejamentos mensais, todas as etapas do

(3)

3 trabalho que ocorrem em sala de aula e também o método de avaliação proposto para o Evento Científico.

• Os alunos deverão confeccionar um diário de bordo, ou seja, um caderno de anotações diárias sobre o andamento da pesquisa. Esse caderno deverá ser avaliado constantemente pelo professor/orientador. • Os grupos devem apresentar ao professor/orientador os resultados à medida que forem sendo

desenvolvidos;

• O aluno que não comparecer a apresentação do trabalho deverá justificar sua ausência junto ao professor/orientador e a coordenação da escola. A ausência de algum membro do grupo não exime os demais alunos a apresentarem, portanto, todos os alunos devem estar envolvidos no desenvolvimento do trabalho.

• Não será permitida a confecção de camisetas que identifiquem a turma ou trabalho.

• É de responsabilidade do professor/orientador o agendamento de recursos midiáticos e da sala de tecnologia para o desenvolvimento do trabalho.

3.1 ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTÍFICO

• Será adotado o modelo criado por Souza (2013), com adaptações, que se encontra no Anexo 3. • O trabalho científico deverá ser acompanhado pelo professor/orientador afim de verificar o andamento

do trabalho, o cumprimento dos prazos, correções gramaticais e, principalmente, adequação das referências.

• Não serão aceitos trabalhos que contenham plágio.

• O trabalho deverá ser enviado à apreciação da Comissão Organizadora dentro dos prazos estabelecidos, por formulário, sendo compromisso do orientador o seu envio. Assim, esse organizará todos os trabalhos da sala e enviará em um único formulário que estará disponível no site da FICA.

3.2 DIÁRIO DE BORDO

• O professor irá acompanhar pelo Diário de Bordo o conhecimento do grupo e o desenvolvimento dos trabalhos e pesquisas;

• Os grupos devem apresentar aos professores os resultados, experimentos quando houver, à medida que forem sendo desenvolvidos, descritos no diário de bordo;

• Utilizar um caderno pequeno de 48 folhas ou 96 folhas, e seguir a seguinte ordem: o Capa;

o Folha de rosto;

o Após todas identificações inserir a descrição das orientações iniciais feitas pelos professores, a discussão de temas no grupo e a escolha do assunto;

o Descrever também as reuniões realizadas pelo grupo, as decisões tomadas e experimentos quando realizados;

o Inserir fotos, gráficos, imagens que comprovem com mais veracidade os estudos realizados pelo grupo e a seriedade dos trabalhos - se possível cada data numa página distinta.

3.4 FICHA DE INSCRIÇÃO

• Para controle da Comissão Organizadora, o orientador deve preencher uma Ficha de Inscrição online que solicitará as informações do Anexo 1, a fim de dar mais agilidade ao processo de avaliações dos trabalhos pela Banca Examinadora.

• A Comissão Organizadora construirá o modelo que deve conter: Título do trabalho

(4)

4 o Nomes dos alunos, completo, sem abreviações e em ordem alfabética

o Ano, turma e turno

o Nome do professor orientador e coorientador(es). o Área de abrangência da pesquisa (Anexo 2).

3.3 BANNER OU PÔSTER

• O Banner ou Pôster, a ser confeccionado, deverá seguir o modelo fornecido pela Comissão Organizadora do evento (Anexo 5). Os professores orientadores/coorientadores devem estar cientes do modelo e solicitar aos alunos as adequações necessárias para sua criação, tendo como base o Trabalho Científico.

• Use, sempre que julgar conveniente, gráficos, diagramas, imagens, fotos e legendas, pois estes, quando bem utilizados, podem ajudar a apresentar as ideias de forma mais sintética.

• Fotos contendo pessoas só poderão ser colocadas no pôster se nelas aparecerem apenas os alunos do trabalho (e seus familiares, desde que devidamente identificados). Não é permitida a exibição de imagens de outras pessoas.

• Na exposição de gráficos, diagramas, fotos ou qualquer imagem no estande que não tenham sido produzidos pelos finalistas, seja no pôster, ou outra ferramenta de apresentação utilizada, sempre deverá constar o respectivo autor ou a referência da qual esta foi obtida (revistas, jornais, etc.). O trabalho será desclassificado na falta destes dados.

• Se os itens citados acima (gráficos, diagramas, etc.) forem de autoria dos alunos, estes devem deixar explicitado que são autores do objeto gráfico.

• O pôster pode conter a identificação do local onde a pesquisa foi realizada ou também menção ou logos a patrocinadores que ajudaram na participação do trabalho.

4. AVALIAÇÃO

4.1 DO PROFESSOR ORIENTADOR

• O professor orientador deverá avaliar o trabalho científico de acordo com o desenvolvimento individual e o esforço do grupo em concluir seus objetivos, além da adequação do Diário de Bordo à pesquisa realizada. A avaliação deve constar também nos planejamentos mensais entregues à Coordenação Pedagógica. Dessa maneira, em cada bimestre serão avaliados o Trabalho Científico e o Diário de Bordo:

o 1º Bimestre: Elaboração do Relatório (INTRODUÇÃO, OBJETIVOS e MATERIAIS E MÉTODOS) e Diário de Bordo. Terá avaliação exclusiva do professor orientador. A nota deve ser de zero a dez e deverá constar como nota mensal.

Produção Individual + Produção do grupo + Diário de Bordo / 3 = Nota Final do Aluno

o 2º Bimestre: Desenvolvimento do relatório (INTRODUÇÃO, OBJETIVOS, MATERIAIS E MÉTODOS (METODOLOGIA), ANÁLISE E DISCUSSÃO DE RESULTADOS, CONSIDERAÇÕES FINAIS), prévia do Banner e Diário de Bordo.

(5)

5 ▪ 1º Avaliação do orientador que deverá pontuar (de zero a dez) o desenvolvimento das

atividades propostas.

Produção Individual + Produção do grupo + Avaliação do Banner + Diário de Bordo / 4 = nota do Orientador

▪ 2º Os alunos deverão entregar à Banca Examinadora o relatório, conforme modelo (Anexo 3), que será avaliado de quatro a dez, por uma comissão formada por dois professores da escola (Anexo 4). Nessa etapa, o relatório não poderá ser corrigido pelo professor-orientador.

Avaliador Externo 1 + Avaliador Externo 2 / 2 = Média da Avaliação da Banca Examinadora ▪ A nota final será a média das duas notas e servirá como nota mensal nas

disciplinas/professores participantes da Feira.

Avaliação do Orientador + Avaliação da Banca Examinadora / 2 = Nota Final do Aluno Observações:

a) Os alunos transferidos ou remanejados para a escola durante o 2º bimestre, deverão ser incluídos em um grupo do FICA da sua turma.

b) Os relatórios enviados fora do prazo estabelecido pela Comissão Organizadora, não serão avaliados pela banca examinadora. Sendo que o relatório só terá a nota do professor orientador.

c) Os grupos inseridos no item (b) serão desclassificados no 3º bimestre, consequentemente não terão o Banner para a apresentação.

o 3º Bimestre: Adequações e apresentação final. Os alunos deverão fazer as correções propostas pela Banca Examinadora no Relatório Final e no Banner.

A avaliação será em duas etapas:

▪ 1º: Avaliação do orientador que deverá pontuar (de zero a dez) o desenvolvimento das atividades propostas.

Produção Individual + Produção do grupo + Diário de Bordo / 3 = Nota do aluno ▪ 2º: Avaliação da apresentação dos Banners (Anexo 5) que será feita por professores

externos, convidados pela Comissão Organizadora. Os professores avaliadores seguirão um formulário (Anexo 6) e pontuarão os alunos de zero a dez. O diário de bordo e os Relatórios (Parcial e Final corrigido) deverão estar sobre a mesa, para observação e avaliação do avaliador externo.

Avaliador Externo 1 + Avaliador Externo 2 / 2 = Média da Avaliação Externa

▪ A nota final será a média das duas notas e servirá como nota mensal nas disciplinas/professores participantes da Feira.

Nota do aluno + média da avaliação externa/ 2 = Nota Final do Aluno

▪ A avaliação dos alunos transferidos ou remanejados para a escola durante o 3º bimestre, será em duas etapas:

(6)

6 • 1º Ao longo do 3º bimestre o aluno irá acompanhar um trabalho da sua turma,

no intuito de elaborar uma análise sobre o mesmo, seguindo os critérios estabelecidos pela comissão organizadora (Anexo 7).

• 2º No dia da apresentação final dos Banners terá a incumbência de elaborar uma análise sobre outro trabalho, exceto da sua turma. Seguindo os critérios estabelecidos pela comissão organizadora (Anexo 7).

• Ambos os relatórios serão avaliados de 0 a 10, pelo professor orientador de sua sala, e a média irá compor a nota mensal nas disciplinas/professores participantes da Feira.

Análise 1 + Análise 2 / 2 = Nota Final do Aluno Observação:

a) Os alunos desclassificados no 2º bimestre serão avaliados da mesma forma que os alunos transferidos/remanejados. Porém, a sua nota será de 0 a 6 pontos.

4.2 DA BANCA EXAMINADORA

• A Banca Examinadora tem como finalidade avaliar o Relatório Científico de acordo com critérios predeterminados pela Comissão Organizadora (Anexo 4).

• A banca será composta por 2 professores da escola;

• A Banca Examinadora receberá, via formulário, Relatórios Científicos enviado exclusivamente pelo orientador .

• A avaliação da Banca Examinadora não terá caráter classificatório, apenas indicará se o relatório está seguindo as normas técnicas e científicas.

• Haverá uma ficha para a banca preencher os quesitos mínimos que cada trabalho deverá conter e aquela se tornará a nota da banca: esta nota será válida para todos os alunos como obrigatória, pois todos deverão fazer suas pesquisas (Anexo 4).

• A avaliação da Banca Examinadora será de zero a 10 e irá compor, junto com avaliação do professor orientador/coorientador, a Nota Final para o aluno no 2º Bimestre.

4.3 DOS AVALIADORES EXTERNOS/INTERNOS DO BANNER OU PÔSTER

• No dia 31 de agosto e 1 de setembro, os alunos-pesquisadores irão expor seus trabalhos em forma de um Banner ou Pôster que será apreciado por avaliadores externos (professores convidados de outras instituições de ensino) e/ou internos (professores que atuam na presente instituição e que não tem vínculo com o respectivo turno).

• Esse julgamento seguirá normas e regras dispostas pela Comissão Organizadora em um formulário predeterminado (Anexo 6).

• Cada banner será apreciado por avaliadores em suas respectivas áreas, caracterizando uma maior confiabilidade no julgamento. Caso a impossibilidade de avaliadores na área do trabalho, será designado em áreas afins.

• Depois da avaliação do Banner, a Comissão Organizadora ranqueará os melhores trabalhos por turma e turno correspondente, premiando-os.

(7)

7 5. EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS FICA 2018

• Ocorrerá no dia 31/08 (noturno) e 01/09 (matutino/ vespertino). Para tanto deverá ser obedecido os horários de montagem e desmontagem.

▪ 18:30 às 19:20 – Montagem dos estandes ▪ 19:30 – Início do Evento

▪ 22:00 – Início da desmontagem

▪ 07:00 às 07:50 – Montagem dos estandes ▪ 08:00 – Início do Evento

▪ 10:50 – Início da desmontagem

• É de responsabilidade dos grupos de trabalho a perfeita organização do espaço destinado à apresentação do Banner ou Pôster, além de outros objetos/experimentos, principalmente quando da desmontagem do espaço. Será determinado pela Comissão Organizadora penalizações caso houver dano ao patrimônio.

• Haverá um controle de frequência dos alunos: Os professores do primeiro tempo deverão acompanhar o desenvolvimento da Feira com a lista de chamada fazendo a chamada na sala de aula, antes de montarem os estandes.

• Todos os trabalhos deverão permanecer no local destinado, pois serão avaliados no mesmo espaço, sendo observados nos estandes o experimento (quando houver) e o pôster apresentado no suporte devido. Os pôsteres deverão ser apresentados conforme estrutura proposta no modelo produzido pela Comissão Organizadora. Sobre a mesa deverá estar a pasta contendo o diário de bordo e o relatório final corrigido, para observação e avaliação obrigatória de cada avaliador externo/interno.

• Qualquer disposição ou dúvidas pertinentes devem ser encaminhadas à Comissão Organizadora para julgamento.

6. PREMIAÇÕES

• Os trabalhos serão divididos em categorias: Nonos anos; Primeiros Anos; Segundos Anos; Terceiros Anos e Geral.

• A nota a ser considerada será a média das avaliações dos 2 avaliadores do banner, somada a nota da Banca Examinadora dividida por 2. Em caso de empate, será utilizada a nota da avaliação do relatório entregue no segundo bimestre.

• Os alunos-pesquisadores premiados receberão certificado de menção honrosa. • Receberão medalhas de honra ao mérito, os primeiros classificados de cada categoria

(8)

8 7. DISTRIBUIÇÃO DAS TURMAS DA FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ADA 2018

ANO/TURMA ORIENTADOR M AT UT INO 9A MARIA LENICE 1A JOSÉ GABRIEL 1B VALDECY 1C MÁRCIA 1D KEILA 1E GRAZIELE 2A PATRICK 2B CLAUDOMIRO 2C MARLY 3A JOSY 3B MARCOS VE S P E RT INO 9B ALESSANDRA 9C ALEX NOT UR NO 1F LAÍS 1G ANA CATARINA 2D NAYHARA 2E DOUGLAS 2F GECIANI 3C ROZIMEIRE/MARIA DO CARMO 3D GRAZIELE

(9)

9 ANEXO 1

FICHA DE INSCRIÇÃO (VIA FORMULÁRIO)

Ano/Turma:_________________________________Turno:________________________ Professor orientador:_______________________________________________________ Área (Anexo 2) :__________________________________________________________ Título:__________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ Componentes do Grupo: _____________________________________nº_________ _____________________________________nº_________ _____________________________________nº_________ _____________________________________nº_________ _____________________________________nº_________ _____________________________________nº_________ _____________________________________nº_________

(10)

10 ANEXO 2

ÁREAS DO CONHECIMENTO

1. Ciências Exatas e da Terra (CET): matemática, probabilidade e estatística, astronomia, física, química e geociências;

2. Ciências Biológicas (BIO): oceanografia, biologia geral, genética, botânica, zoologia, morfologia, fisiologia, bioquímica, biofísica, farmacologia, imunologia, microbiologia, parasitologia e ecologia;

3. Engenharias (ENG): engenharia civil, engenharia sanitária, engenharia de transportes, engenharia de minas, engenharia de materiais e metalúrgica, engenharia química, engenharia nuclear, engenharia mecânica, engenharia de produção, engenharia naval e oceânica, engenharia aeroespacial, engenharia elétrica e engenharia biomédica;

4. Ciências da Saúde (SAU): medicina, nutrição, odontologia, farmácia, enfermagem, saúde coletiva, educação física, fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional;

5. Ciências Agrárias (AGR): agronomia, recursos florestais e engenharia florestal, engenharia agrícola, zootecnia, recursos pesqueiros e engenharia de pesca, medicina veterinária e ciência e tecnologia de alimentos;

6. Ciências Sociais e Aplicadas (CSA): direito, administração, turismo, economia, arquitetura e urbanismo, desenho industrial, planejamento urbano e regional, demografia, ciência da informação, museologia, comunicação, serviço social, filosofia, teologia, sociologia, antropologia, arqueologia, história, geografia, psicologia, e ciência política;

7. Educação (EDU).

(11)

11 ANEXO 3

MODELO RELATÓRIO CIENTÍFICO

TÍTULO DO TRABALHO

IDENTIFICAÇÃO

Nome dos alunos por extenso e por ordem alfabética

ÁREA DO CONHECIMENTO:

CÓDIGO DO TRABALHO:

INTRODUÇÃO

Apresentação do tema e do problema a serem estudados, de forma clara e objetiva, contextualizando-os no tempo e no espaço. (Quando e onde o estudo será feito). Registrar a questão de pesquisa. (Lembre-se que deve ter o formato de uma pergunta).

OBJETIVOS

Registrar o objetivo geral. (É derivado da questão de pesquisa e deve ser elaborado sempre começando por verbo no infinitivo: Analisar, Identificar, Descrever, Comparar, ...). Objetivos específicos são os desdobramentos do objetivo geral. Utilize, no máximo três objetivos. (Lembre-se que eles são compostos pelas palavras-chave do Objetivo Geral).

(12)

12 MATERIAIS E MÉTODOS

Estabelecer e justificar os caminhos metodológicos que serão utilizados na realização da pesquisa. Sugere-se a caracterização utilizada por Vergara (2005):

- Quanto aos fins: exploratória, descritiva, explicativa, metodológica, aplicada e

intervencionista. (Lembre-se que uma pesquisa não precisa ter todas estas modalidades, as mais usadas são: aplicada, exploratória e descritiva)

- Quanto aos meios de investigação: pesquisa de campo, de laboratório, documental, bibliográfica, experimental, ex post facto, participante, pesquisa-ação, estudo de caso. (Mesmo lembrete que o anterior)

Os instrumentos de coleta de dados a serem utilizados poderão ser: observação simples e direta, aplicação de questionário, entrevista, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental.

ANÁLISE E DISCUSSÃO DE RESULTADOS

A análise e a interpretação de dados deverão trazer as técnicas usadas para o tratamento dos dados coletados e que poderão ser análise estatística, análise de conteúdo, análise de discurso. Lembre-se que neste tópico deverá ser feito o confronto dos dados coletados com a teoria de base. Se o estudo for bibliográfico, deverá haver uma discussão entre o entendimento de cada autor utilizado na pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Listar as obras que serão consultadas e que fundamentarão a pesquisa, de acordo com a NBR 6023.

(13)

13 ANEXO 4

FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO RELATÓRIO CIENTÍFICO

N° de identificação do trabalho: _______________________________ Corretor: _____________________________ Nota final: ___________________

Quesitos avaliados Sim Parcialmente Não Total

R e la r io C ie n fi c o

O relatório científico foi enviado com os requisitos mínimos (introdução, objetivos, metodologia, resultados,

referências) 4,0 0 In tr o d u ç ã o

Os conceitos apresentados têm relevância para a compreensão do trabalho? 0,25 0,15 0 As ideias elencadas no texto estão devidamente referenciadas e possuem relevância para compreensão geral o

tema proposto? 0,25 0,15 0

O texto está formatado e possui coesão entre os parágrafos? 0,25 0,15 0

O texto tem coerência com o tema proposto? 0,25 0,15 0

O b je ti v o

s O objetivo geral retrata a ideia central do trabalho? 0,20 0,10 0

O objetivo geral estabelece relação com a metodologia e os resultados apresentados? 0,20 0,10 0 Os objetivos específicos estabelecem relação com a metodologia e os resultados apresentados? 0,20 0,10 0 O texto está formatado e apresenta coesão e coerência com o tema proposto? 0,20 0,10 0

M e to d o lo g

ia Há clareza na descrição dos procedimentos adotados para a realização da pesquisa? 0,35 0,13 0 Os materiais utilizados são descritos de forma clara no texto? 0,35 0,13 0 O texto está formatado e apresenta coesão e coerência com o tema proposto? 0,35 0,13 0

R e su lta d o

s Os resultados estão corretamente analisados e tabulados? 0,70 0,30 0

Os resultados apresentados respondem ao objetivo geral da pesquisa? 0,70 0,30 0 Os dados apresentados respondem a todos os objetivos específicos elencados? 0,70 0,30 0 O texto está formatado e apresenta coesão e coerência com o tema proposto? 0,70 0,30 0

R e fe r ê n c ia s

Os textos utilizados estão devidamente referenciados? 0,15 0,06 0

O texto está formatado? 0,20 0,10 0

Total:

(14)

14 PARECER DO AVALIADOR PARA OS AUTORES:

(15)

15 ANEXO 5

MODELO DO BANNER

(16)

16 ANEXO 6

FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO BANNER

MOSTRA DE TRABALHOS

N° de identificação do trabalho: ________ Corretor: ___________________ Nota final: _____

Quesitos avaliados Sim Parcialmente Não Total

Diário O Diário de Bordo e o relatório final corrigido

acompanha a apresentação do trabalho? 2,0 1,0 0

Banner

O texto está devidamente referenciado e possui

relevância para compreensão geral do tema proposto? 0,5 0,25 0 O objetivo geral retrata a ideia central do trabalho? 0,5 0,25 0 Há clareza na descrição dos procedimentos e materiais

adotados para a realização da pesquisa? 0,5 0,25 0 Os resultados estão corretamente analisados e

tabulados? 0,5 0,25 0 Os resultados apresentados respondem ao objetivo

geral da pesquisa? 0,5 0,25 0 A conclusão reflete as ideias do trabalho? 0,5 0,25 0 Os textos utilizados estão devidamente referenciados? 0,25 0,15 0 O texto está formatado e apresenta coesão e coerência

com o tema proposto? 0,25 0,15 0 O aspecto visual é atrativo? 0,5 0,25 0

Apresentação Oral

Houve desenvoltura e coesão entre os participantes da

apresentação? 1,0 0,5 0 A organização de ideias exibidas foi satisfatória? 1,0 0,5 0 O grupo demonstrou domínio do assunto explorado? 1,0 0,5 0 Utilizou linguagem corporal e verbal adequada? 1,0 0,5 0

Total:

Observações:___________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

(17)

17 ANEXO 7

ANEXO DA ANÁLISE DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS PELOS ALUNOS REMANEJADOS/TRANSFERIDOS/DESCLASSIFICADOS

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ADA TEIXEIRA DOS SANTOS PEREIRA

Ensino Médio

Aluno(a): ____________________________________ Nº.:_______ Ano ____ Professor (a):

NOTA:

ANÁLISE DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS • Qual(is) a(s) justificativa(s) que o grupo obteve para construir o trabalho?

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ • Qual(is) a(s) metodologia(s) utilizada(s) no trabalho?

o Metodologia de coleta

o Metodologia de análise dos dados

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ • Qual(is) a(s) principal(is) conclusões do trabalho?

(18)

18 ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ • O trabalho analisado teve ou terá impacto na comunidade?

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ • Qual(is) o(s) ponto(s) positivo(s) e negativo(s) do trabalho?

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Para tal, foram testadas as seguintes hipóteses; i- em locais mais íngremes ocorre maior substituição de espécies de macrófitas, visto que essas áreas são mais instáveis devido a

Deve-se acessar no CAPG, Coordenadorias > Processo de Inscrição > “Selecionar Área/Linha para Inscrição” e indicar as áreas de concentração e linhas de pesquisa nas

O desenvolvimento das interações entre os próprios alunos e entre estes e as professoras, juntamente com o reconhecimento da singularidade dos conhecimentos

SENSOR DE

Com o intuito de registrar tais alterações, anúncios de revistas premiados pelo 20º Anuário do Clube de Criação de São Paulo são apresentados de forma categórica como

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

E ele funciona como um elo entre o time e os torcedores, com calçada da fama, uma série de brincadeiras para crianças e até área para pegar autógrafos dos jogadores.. O local