• Nenhum resultado encontrado

Linha Agrícola MS 006 DESINTEGRADOR N 3 FORRAGEIRA MANUAL DE INSTRUÇÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Linha Agrícola MS 006 DESINTEGRADOR N 3 FORRAGEIRA MANUAL DE INSTRUÇÕES"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Linha

Agrícola

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MS 006

DESINTEGRADOR N°3

FORRAGEIRA

MODELOS

MS 006 F – Desintegrador N°3 com Forrageira

MS 006 F – Desintegrador N°3 com Forrageira e Cavalete 4 pés MS 006 F – Desintegrador N°3 com Forrageira e Cavalete Esticador

(2)

APRESENTAÇÃO

ATENÇÃO: Leia este manual antes de utilizar o produto.

Este manual tem por finalidade auxiliá-lo nas operações que envolvem o nosso produto, sendo seu guia de informação, utilização, manutenção e segurança. É

obrigatório antes de qualquer manuseio com o equipamento, a leitura e entendimento deste manual por inteiro.

Aqui estão contidas instruções necessárias de montagem, segurança, funcionamento e manutenção, que devidamente observadas, darão a garantia de um bom rendimento e durabilidade do produto.

A MESEL esta sempre a disposição de seus clientes, através de seus endereços e contatos, e disponibiliza assistência técnica rápida e eficiente aos seus clientes durante toda a vida útil de seus produtos.

Os Desintegradores MESEL possuem alta resistência e durabilidade além de uma excelente capacidade produtiva. Proporcionam total aproveitamento do material processado e maior rendimento da produção, aumentando a lucratividade. Possuem rotor e carcaça de alta resistência, de simples manutenção e operação, seu alto desempenho resulta em uma alta produtividade com baixo consumo de potência.

Modernos e eficientes, os equipamentos da Linha de Desintegradores MESEL moem, picam e desintegram uma grande variedade de produtos, podem ser usados tanto para produtos secos como para produtos verdes.

Desintegram produtos secos como milho debulhado ou com palha e sabugo, palha de arroz, cereais, cascas e palhas de cereais e outros, produzindo fubá grosso, fubá fino, fubá super fino, quirera e rolão utilizados na preparação de rações e alimentos.

Picam produtos verdes como cana, capim, sorgo, ramas, raízes, tubérculos demais espécies de forrageiras e leguminosas, utilizados na alimentação diária dos animais.

PRINCIPAIS COMPONENTES E ACESSÓRIOS

1 – Canal de entrada de grãos;

2 – Regulador do canal de entrada de grãos; 3 – Canal de entrada de vegetais;

4 – Canal de saída; 5 – Proteção para polias;

(3)

Os Desintegradores MS-006 Mesel possuem quatro tipos de peneiras, sendo que de fábrica o equipamento sai com as quatro tipos de peneiras, sendo estas a cega, furação 3,0mm, 6,0mm e 10,0mm. Cada peneira tem uma finalidade diferente, sendo estas exemplificadas posteriormente neste manual.

IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO

Todos os equipamentos produzidos pela MESEL trazem uma etiqueta de identificação na qual conta o número de série, segue abaixo o modelo desta etiqueta, mas os dados encontrados na etiqueta estão transcritos abaixo..

Ao solicitar peças ou qualquer informação ao seu revendedor, mencione os dados a cima, a etiqueta encontra-se na lateral do equipamento.

Características Gerais

Motor a combustão necessário 3hp

Rotação do rotor 3500 rpm

Martelos fixos 16 peças

Peneiras Cega - 3,0 – 6,0 – 10,0mm

Navalhas 2 peças

Dimensões, pesos e instalação

MS 006 F MS 006 FCP MS 006 FCE Peso 30kg 44kg 60kg Largura 550mm 550mm 550mm Altura 580mm 900mm 1060mm Comprimento 460mm 620mm 1050mm Polia do rotor Ø90mm Ø90mm Ø90mm

Cavalete Não acompanha Sim, com canal de

(4)

Produção média (kg/h)

Peneiras Milho debulhado

em grãos

Milho com palha e

sabugo Produtos verdes

3,0mm 350 a 450 - -

6,0mm 500 a 800 250 a 350 -

10,0mm - 350 a 450 -

Cega (lisa) - - 250 a 1000

OBS.: As produções a cima, são valores de referência, obtidos em condições de

teste, podendo variar de acordo com o grau de umidade do produto, peso específico, qualidade do produto e condições de trabalho.

INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA

– Leia e entenda por inteiro este manual de instruções antes de ligar a máquina. Na dúvida, entre em contato com a MESEL ou assistência técnica autorizada MESEL;

– Durante a operação, mantenha-se atento! Lembre-se de que a preservação da saúde e da integridade física deve vir sempre em primeiro lugar;

– Não troque ou altere peças e componentes originais da máquina;

– Observe os arredores da máquina, antes de colocá-la em funcionamento. Mantenha animais e espectadores a uma distância segura. Tenha especial cuidado com crianças. É proibida a permanência de pessoas sobre a máquina;

– Nunca permita que pessoas despreparadas operem ou façam manutenção na máquina;

– Use equipamentos de proteção individual – EPI’s, ao operar a máquina. A exposição prolongada ao ruído pode causar dano ou perda da audição. Use protetores auriculares e óculos de segurança e luvas;

IMPORTANTE: para assegurar a sua saúde verifique se a máquina esta montada na

sua totalidade, com a presença de todas as proteções, e que estas estão devidamente fixadas.

INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS DE SEGURANÇA

– Nunca abra a máquina com ela ligada, em funcionamento ou com partes móveis girando por inércia. Antes de tocar em qualquer componente, desligue a fonte de acionamento, olhe e ouça se não há evidências de movimento;

– Não altere as características originais da máquina, burlando sistemas de segurança ou dispositivos de proteção;

– Nunca tente regular, lubrificar ou efetuar manutenção na máquina ligada; – Prenda cabelos longos e não use roupas largas, ou com partes que possam prender-se nos componentes móveis. Mantenha mãos e pés afastados das peças móveis.

- Não opere o equipamento sem que todas as proteções estejam devidamente posicionadas, e parafusadas;

- Certifique-se que nenhum objeto indesejado seja colocado no interior do equipamento.

(5)

- Quando a máquina for utilizada de forma estacionária, faça a fixação adequada, de forma que o equipamento se mantenha firme ao chão durante todo o processo.

Obrigatório à capacitação para operação segura de máquinas, a fim de

permitir habilitação adequada do operador para trabalho seguro. Solicite ao revendedor o treinamento.

Descrição e identificação dos riscos associados com a máquina e equipamento e as proteções específicas contra cada um deles;

a) funcionamento das proteções; como e por que devem ser usadas;

b) como e em que circunstâncias uma proteção pode ser removida, e somente o pessoal capacitado em inspeção ou manutenção pode realiza-lo;

c) os princípios de segurança na utilização da máquina ou equipamento; d) segurança para riscos mecânicos, elétricos e outros relevantes; f) método de trabalho seguro;

g) sistema de bloqueio de funcionamento da máquina e equipamento durante operações de inspeção, limpeza, lubrificação e manutenção.

ADESIVOS DE SEGURANÇA

Você encontrará no corpo do reservatório, os adesivos abaixo representados que devem ser observados e respeitados. Observe o que cada um significa:

MONTAGEM

CANAL DE ENTRADA DE VEGETAIS

Para a montagem do bocal de entrada do desintegrador MS-006, devem-se seguir os seguintes passos:

1 – Posicione o complemento (1), sobre o bocal de entrada;

2 – Coloque os quatro parafusos (2), para a fixação do completo do bocal de entrada, e aperte com auxilio de uma chave de boca 7/16”;

Perigo de corte de extremidades

CUIDADO – Mantenha mãos afastadas do movimento da máquina

AVISO – antes de usar este equipamento, leia o manual de

(6)

3 – Uma vez as etapas anteriores

cumpridas, posicione o fechamento do

complemento (3) do bocal de entrada;

4 – Com o fechamento do

complemento posicionado, fixe-o com os quatro parafusos (4), e com auxilio de uma chave de boca 7/16"

IMPORTANTE: a fixação do bocal de entrada no equipamento é essencial para a garantia da segurança do operador.

FUNCIONAMENTO Produtos Secos:

Em se tratando de grãos os mesmos deverão ser colocados no canal de entrada de grãos sendo encaminhados para dentro da máquina, onde são golpeados pelos martelos e então jogados contra a peneira.

No caso de vegetais secos como espigas de milho, os mesmos deverão ser colocados no canal de entrada de vegetais, onde serão encaminhados de encontro às navalhas que se encarregam de cortá-lo e jogá-lo para dentro da máquina, sendo golpeados pelos martelos e então jogados contra a peneira.

O produto resultante destes processos sairá pelo canal de saída do desintegrador. Quanto a escolha da peneira varia de acordo com o tamanho de grão que se objetiva conseguir.

Produtos Verdes:

O produto deverá ser colocado no canal de entrada de vegetais e conduzido de encontro às navalhas, as quais se encarregam de cortá-lo e jogá-lo para dentro da máquina de encontro aos martelos fixos, estes por sua vez jogam o produto para fora da máquina através do canal de saída de forragens, sendo necessário a utilização da peneira cega.

ACIONAMENTO

Os Desintegradores da MESEL podem ser acionador por motores a combustão. Os acessórios para este acionamentos são constituídos por motores, eixos, cavaletes, polias e carreias e são configurados na hora da compra a pedido do cliente.

Para motores a combustão a instalação se resume a fixação correta do motor no cavalete ou em uma base apropriada, alinhamento das polias e tensionamento das correias, além de cumprir o escrito na NR12:

(7)

necessários fornecidos pelos fabricantes ou, na falta destes, projeto elaborado por profissional legalmente habilitado, em especial a alimentação elétrica devera ser instalada seguindo obrigatoriamente a NR-12, Norma Regulamentadora itens 12.14 ao item 12.25, incluindo fundação, fixação, amortecimento, nivelamento, ventilação, aterramento, sistemas de refrigeração e alimentação pneumática e hidráulica.

INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO

Antes de colocar a máquina em funcionamento verificar:

– Se não há ferramentas ou objetos dentro dos canais de entrada; – Se não há pessoas em frente do canal de saída;

– Se o sentido da rotação está correto; – Se a máquina esta devidamente lubrificada;

– Se a distância entre a navalha e a contra-navalha está correta, em torno de 2 mm;

– Se a peneira é a adequada para o produto a ser processado;

Partida e Parada da máquina:

Acionar a máquina somente quando a mesma estiver vazia e após checados os itens a cima;

– Iniciar a alimentação apenas quando for atingida a rotação de trabalho; – Não parar a máquina quando esta estiver sendo alimentada, ou quando ainda possuir forragem em seu interior.

Alimentação:

– A alimentação do desintegrador deverá ser contínua e em quantidade suficiente para manter a máquina em trabalho constante, evitando sobrecarga ou falta de material, obtendo-se assim um melhor rendimento.

– Certifique-se que nenhum objeto estranho caia dentro dos canais de entrada durante a alimentação e operação e que nenhum objeto estranho esteja em meio ao produto a ser processado.

Troca de Peneiras:

1 – Desligue a máquina;

2 – Certifique-se que a mesma esteja completamente parada;

3 – Com auxílio de uma chave de boca ¾”, retire o parafuso para fazer a

abertura da caixa, indicado pela seta na Figura 1;

4 – Incline a presilha para trás, a fim de liberar o prisioneiro da caixa, como mostrado na seta da Figura 2;

5 – Suspenda a tampa da caixa;

6 – Retire a peneira, o desencaixe se dá através de um movimento giratório da peneira no sentido contrario ao que gira o rotor, Figura 3;

(8)

7 – Escolha a peneira mais adequada ao tipo de produto a ser processado, tenha por base a tabela de informações técnicas, se for utilizar a máquina como ensiladeira escolha a peneira cega (lisa).

8 – Encaixe o peneira desejada, o encaixe se dá através de um movimento giratório da peneira no mesmo sentido que gira o rotor, Figura 3;

9 – Feche a tampa da caixa;

10 – Erga o parafuso juntamente com a presilha para frente, a fim de prender o prisioneiro da caixa, devolvendo-o à posição original, Figura 1;

11 – Com auxílio da chave de boca de ¾” aperte-o firmemente;

Figura 1

Figura 2

Figura 3 LUBRIFICAÇÃO, MANUTENÇÃO

Lubrificação:

Os rolamentos dos mancais devem ser lubrificados semanalmente, com graxa apropriada. É importante observar sempre, mesmo que a máquina seja utilizada com pouca frequência, pois a falta de lubrificação diminui a vida útil dos rolamentos. Os pontos de lubrificação estão indicados na Figura 4. Para lubrificar basta girar o copo da engraxadeira, quando necessário reponha graxa no copo da mesma.

Figura 4

IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO

IMPORTANTE: Imagens sem proteções, nunca utilize o equipamento desta forma!

(9)

Contra-Navalha:

A contra-navalha pode ser utilizada em seus 4 lados, para isso é necessário vira-la quando necessário:

1 – Siga os itens 1, 2, 3, 4 e 5 das instruções de Trocas de Peneiras;

2 – Com o auxilio de uma chave de boca de 1/2", solte os 2 parafusos da

contra-navalha e vire-a de modo que outro fio fique para cima e aproximadamente 2 mm da navalha, veja Figura 5;

3 – Recoloque os parafusos, aperte-os bem;

4 – Para finalizar siga novamente os itens 9, 10 e 11 das instruções de

Trocas de Peneiras.

Figura 5 Navalhas:

As navalhas devem ser afiadas sempre que estiverem com o fio gasto (arredondado), seguindo as seguintes instruções:

1 – Siga os itens 1, 2, 3, 4 e 5 das instruções de Trocas de Peneiras;

2 – Com o auxilio de uma chave de boca de 1/2", solte os 3 parafusos da

navalha, indicados na Figura 6; 3 – Remova a navalha;

4 – Afie apenas o lado inclinado do corte, mantendo a mesma inclinação

anterior de 30º, e 50º tendo como referência a base reta da navalha, veja Figura 7;

5 – Recoloque a navalha e os parafusos, aperte-os bem; 6 – Repita os itens 2, 3, 4 e 5 para a outra navalha;

7 – Para finalizar siga novamente os itens 9, 10 e 11 das instruções de Trocas de Peneiras.

(10)

Martelo Moveis:

Os martelos moveis podem ser utilizados em seus 4 lados, para isso é necessário vira-los quando necessário:

1 – Siga os itens 1, 2, 3, 4 e 5 das instruções de Trocas de Peneiras;

2 – Com o auxilio de um alicate retire o contra-pino do pino que segura os

martelos, indicados na Figura 8, e vire-os de modo que outro fio fique voltado para direção de rotação do rotor;

3 – Recoloque os martelos intercalando com as buchas separadoras,

conforme figura 8;

4 – Repita os itens 2 e 3 para os demais pinos que seguram os martelos,

fazendo o inverso da sequência anterior, conforme a figura 9;

5 – Para finalizar siga novamente os itens 9, 10 e 11 das instruções de Trocas de Peneiras.

Figura 8 Figura 9

Observações:

1 – Quando não for mais possível a afiação e regulagem, as navalhas, contra-navalha e martelos moveis devem ser substituídos, removendo dos seus respectivos suportes, como descrito nos itens acima, colocando-se e regulando-se as novas.

2 – Após toda a troca ou regulagem de navalhas ou contra-navalha gire o

rotor manualmente para certificar-se que elas não se tocam e a distância entre elas está correta, cerca de 2mm.

3 – Caso possua mais de um jogo de navalhas e/ou martelos, nunca misture peças novas e usadas, pois isto irá desbalancear o rotor e provocará vibração na máquina.

(11)
(12)

TERMO DE GARANTIA

A MESEL garante a funcionalidade e o acabamento de suas máquinas e equipamentos por um prazo legal de 3 meses, mais 9 meses de garantia contratual, a contar da data de emissão da nota fiscal de compra, desde que os mesmos sejam utilizados de forma apropriada e de acordo com este Manual de Instruções. A garantia envolve defeitos de fabricação ou em matérias-primas, sujeitos a uma prévia análise por técnico da empresa ou um agente autorizado.

A garantia será anulada se o produto sofrer danos decorrentes de acidentes, uso indevido, descuidos, falta de manutenção e lubrificação, descumprimento das instruções contidas neste manual, se apresentar sinais de violação, ou constatado o conserto realizado por pessoas não autorizadas pela empresa. A garantia será anulada, também, se o produto ficar exposto a intempéries, ou outros fenômenos naturais. Não serão cobertos pela garantia as peças que apresentarem desgaste natural ao longo do uso.

O comprador será responsável pelas despesas de embalagem e transporte até o serviço autorizado MESEL, mais próximo. Esta garantia é intransferível e válida somente se cumpridas às cláusulas do presente Termo de Garantia, é obrigatória a

apresentação da cópia da Nota Fiscal de compra.

Este produto estará sujeito a modificações de especificações técnicas e design, sem prévio aviso do fabricante.

CONTROLE DE TREINAMENTO

(13)

Referências

Documentos relacionados

Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi verificar a prevalência de insatisfação com a imagem corporal e nível de atividade física das adolescentes do ensino médio de um

O presente estudo objetivou demarcar a idade de segregação, por meio da variação radial da massa espe- cífica básica, caracterizar o comportamento de propriedades físicas no

Foram desenvolvidas duas formulações, uma utilizando um adoçante natural (stévia) e outra utilizando um adoçante artificial (sucralose) e foram realizadas análises

PÁGINA 03 • Observações de Segurança • Especificações Técnicas • Características Técnicas PÁGINA 04 • Caixa Central • Roda Reguladora de Altura • Conjunto Deslizador

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

- desenvolver a pesquisa de acompanhamento das atividades de ensino desenvolvidas nos cursos na modalidade à distância; - participar de grupo de trabalho para o desenvolvimento

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

A pesquisa tem como objetivo geral compreender se o ajuste, pelos órgãos do governo federal, em especial a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e