• Nenhum resultado encontrado

COMPANHIA DOCAS DO RIO GRANDE DO NORTE CODERN CONCURSO PÚBLICO Nº

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMPANHIA DOCAS DO RIO GRANDE DO NORTE CODERN CONCURSO PÚBLICO Nº"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

CONCURSO PÚBLICO

Nº 001/2013

COMPANHIA DOCAS DO

RIO GRANDE DO NORTE – CODERN

TARDE

(2)

C

CAARRGGOO//EESSPPEECCIIAALLIIDDAADDEE::AASSSSIISSTTEENNTTEEDDEESSUUPPOORRTTEETTÉÉCCNNIICCOOAADDMMIINNIISSTTRRAATTIIVVOO––TTÉÉCCNNIICCOOAAMMBBIIEENNTTAALL

LÍNGUA PORTUGUESA Texto

O caboclo, o padre e o estudante

Um estudante e um padre viajavam pelo sertão, tendo como bagageiro um caboclo. Deram-lhe numa casa um pequeno queijo de cabra. Não sabendo dividi-lo, mesmo porque chegaria um pequenino pedaço para cada um, o padre resolveu que todos dormissem e o queijo seria daquele que tivesse, durante a noite, o sonho mais bonito, pensando engabelar todos com os seus recursos oratórios. Todos aceitaram e foram dormir. À noite, o caboclo acordou, foi ao queijo e comeu-o.

Pela manhã os três sentaram à mesa para tomar café e cada qual teve de contar o seu sonho. O padre disse ter sonhado com a escada de Jacob e descreveu-a brilhantemente. Por ela, ele subia triunfalmente para o céu. O estudante, então, narrou que sonhara já dentro do céu à espera do padre que subia. O caboclo sorriu e falou:

– Eu sonhei que via seu padre subindo a escada e seu doutor lá dentro do céu, rodeado de amigos. Eu ficava na terra e gritava:

– Seu doutor, seu padre, o queijo! Vosmincês esqueceram o queijo. Então, Vosmincês respondiam de longe, do céu:

– Come o queijo, caboclo! Come o queijo, caboclo! Nós estamos no céu, não queremos queijo.

O sonho foi tão forte que eu pensei que era verdade, levantei-me, enquanto vosmincês dormiam e comi o queijo...

(Luís da Câmara Cascudo. Contos tradicionais do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia, São Paulo.)

01

Esse texto é humorístico porque

A) valoriza mais a cultura formal do padre do que a dos outros dois personagens. B) confronta a cultura do padre e do estudante com a sabedoria popular do caboclo.

C) privilegia a astúcia do estudante tentando derrotar os argumentos do padre e do caboclo. D) retrata a supremacia de uma cultura formal em relação aos conhecimentos da experiência. E) ressalta a falta de cultura do caboclo em relação aos conhecimentos do padre e do estudante.

02

Em “... pensando engabelar todos com os seus recursos oratórios.” (1º§), a palavra que possui o sentido oposto de “engabelar” é

A) lograr. B) burlar. C) disfarçar. D) engarapar. E) esclarecer.

03

Indique a alternativa em que o sinal indicativo de crase é facultativo. A) O padre se referiu àquele fato.

B) Eles foram até à casa do caboclo.

C) O estudante foi à cidade comprar mantimentos. D) “... os três sentaram-se à mesa para tomar café...” E) “À noite, o caboclo acordou, foi ao queijo e comeu-o.”

04

Na frase “Por ela, ele subia triunfalmente para o céu.” (2º§), a palavra sublinhada se refere o(a)

A) Jacob. B) padre. C) amigo. D) caboclo. E) estudante.

05

“... levantei-me, enquanto vosmincês dormiam e comi o queijo.” A oração sublinhada no trecho anterior traz uma ideia de

A) causa. B) tempo. C) condição. D) comparação. E) consequência.

06

Nas seguintes frases transcritas do texto, as formas verbais estão flexionadas no mesmo tempo, EXCETO em: A) “... e comi o queijo...” D) “... os três sentaram-se à mesa...”

B) “… o caboclo acordou…” E) “Todos aceitaram e foram dormir.” C) “Nós estamos no céu...”

(3)

07

Em “... os três sentaram-se à mesa para tomar café e cada qual teve de contar o seu sonho.” (2º§), a palavra destacada foi acentuada pelo mesmo motivo que

A) já. B) céu. C) herói. D) vocês. E) saudável.

08

Esse texto pode ser considerado como

A) científico. B) narrativo. C) descritivo. D) publicitário. E) dissertativo.

09

Na frase “O caboclo sorriu e falou:...”, as palavras sublinhadas possuem, respectivamente, A) dígrafo e hiato. D) encontro consonantal e dígrafo. B) dígrafo e ditongo. E) encontro consonantal e ditongo. C) encontro consonantal e hiato.

10

A expressão “recursos oratórios” pode ser entendida como

A) talentos religiosos. D) talento para a escrita. B) riquezas materiais. E) capacidade de falar bem. C) capelas domésticas.

RACIOCÍNIO LÓGICO

11

No lançamento simultâneo de dois dados iguais, a probabilidade de que os números obtidos sejam diferentes e a razão entre o maior e o menor deles seja um número inteiro é

A) 2/3. B) 3/7. C) 5/7. D) 6/21. E) 8/21.

12

Na proporção apresentada, dois algarismos foram substituídos pelas letras X e Y. Y9

2X 7 4

= A soma desses dois algarismos é

A) 9. B) 10. C) 11. D) 12. E) 13.

13

O sólido a seguir é um prisma triangular. Sejam A, V e F as quantidades de arestas, vértices e faces desse sólido. A ordem crescente de seus valores é

A) V, A, F. B) F, V, A. C) A, F, V. D) V, F, A. E) F, A, V. NOÇÕES DE ÉTICA 14

Nos termos do Código de Ética Profissional (Decreto nº 1.171/1994), são deveres fundamentais do servidor público, EXCETO:

A) Ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética. B) Zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva.

C) Tratar cuidadosamente os usuários dos serviços, aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público. D) Manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinente ao órgão onde exerce suas

funções.

E) Ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum.

(4)

15

“Mathias é servidor público experiente, competente e admirado pelos colegas em relação ao trabalho desempenhado no serviço público. Ainda jovem, sem esposa e filhos, Mathias tem o costume de sair do trabalho para um famoso boteco da cidade e, habitualmente, é visto embriagado, muito embora nunca tenha se apresentado ao trabalho sob o efeito de substância alcoólica.” Analisando o caso, segundo as regras do Código de Ética Profissional do Serviço Público (Decreto nº 1.171/1994), assinale a alternativa correta.

A) O Código de Ética veda apenas o comparecimento ao serviço embriagado.

B) O Código de Ética dispõe ser vedado ao servidor público apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitual-mente.

C) Embora o álcool seja droga lícita, o Código de Ética considera antiético consumir bebida alcoólica dentro ou fora do serviço, de forma habitual ou esporádica.

D) O Código de Ética regula apenas as condutas praticadas no recinto em que se desenvolve o serviço público, não dispondo sobre a conduta dos servidores em outros locais.

E) O fato de estar habitualmente embriagado não constitui conduta antiética, mas poderia ensejar a perda do cargo ou função, caso Mathias estivesse em estágio probatório.

16

Segundo as regras deontológicas traçadas pelo Código de Ética Profissional do Servidor Público (Decreto nº 1.171/1994), assinale a alternativa INCORRETA.

A) O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento e, assim, evitando a conduta negligente.

B) O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

C) A moralidade da administração pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

D) A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, não se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia em sua vida privada não podem ser levados em consideração para acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

E) A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

17

Na ferramenta Microsoft Office Word 2003 (configuração padrão), os comandos para selecionar todo o texto de um documento e alterar as configurações da fonte do texto são, respectivamente, acionar o menu

A) Editar / Selecionar Tudo e acionar o menu Formatar / Fonte. B) Formatar / Selecionar Tudo e acionar o menu Editar / Parágrafo. C) Editar / Selecionar Tudo e acionar o menu Formatar / Parágrafo. D) Ferramentas / Selecionar Texto e acionar o menu Editar / Fonte. E) Formatar / Selecionar Texto e acionar o menu Ferramentas / Fonte.

18

Um usuário utiliza a ferramenta Microsoft Office Word 2003 (configuração padrão) para analisar currículos recebidos no departamento de RH da empresa. Considere que existam dois currículos abertos e o usuário necessita comparar as informações existentes nos arquivos. Para visualizar os dois arquivos lateralmente e facilitar o seu trabalho, o usuário deverá acionar o menu

A) Exibir / Visualizar Lado a Lado com. D) Formatar / Comparar Lado a Lado com. B) Editar / Visualizar Lado a Lado com. E) Ferramentas / Comparar Lado a Lado com. C) Janela / Comparar Lado a Lado com.

(5)

19

Considere a planilha produzida com a ferramenta Microsoft Office Excel 2003 (configuração padrão).

Analise as afirmativas.

I. Para calcular o total geral de veículos na célula D9 foi utilizada a função =SOMA(D1:D9).

II. Para calcular a média de veículos nas cidades do estado do RJ deve ser utilizada a função =MÉDIA(D2:D4). III. Para calcular o total de veículos nas cidades do estado do RJ e ES deve ser utilizada a função =SOMA(D6:D8). Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

A) I. B) III. C) I e II. D) I e III. E) II e III.

20

Sobre as teclas de atalho da ferramenta Internet Explorer 8 (configuração padrão – idioma Português Brasil), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Ao pressionar a tecla F11 é exibida a Ajuda do aplicativo.

( ) A tecla END é utilizada para mover-se para o fim de um documento.

( ) A tecla F5 é utilizada para alternar entre os modos de exibição tela inteira e normal da janela do navegador. ( ) Ao pressionar as teclas Ctrl + N, uma nova janela é aberta.

( ) Ao pressionar as teclas Ctrl + H, o histórico é aberto. A sequência está correta em

A) F, V, F, V, V. B) F, F, F, V, V. C) F, F, V, F, V. D) V, V, F, V, F. E) V, F, V, F, V. LEGISLAÇÃO BÁSICA

21

Nos termos da lei que regulamenta o Processo Administrativo Disciplinar (Lei nº 9.784/99), são direitos dos adminis-trados perante a Administração, EXCETO:

A) Prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos.

B) Fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.

C) Formular alegações e apresentar documentos antes da decisão, os quais serão objetos de consideração pelo órgão competente.

D) Ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que deverão facilitar o exercício de seus direitos e o cumpri-mento de suas obrigações.

E) Ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas.

22

A Lei nº 4.860/65 dispõe sobre os casos em que a Administração do Porto estabelecerá os horários de trabalho que melhor convierem à realização das atividades, escalando o pessoal para executá-las, em equipes ou não. Assim, os serviços extraordinários executados pelo pessoal serão remunerados com os seguintes acréscimos sobre o valor do salário-hora ordinário do período diurno:

I. 25% para as duas primeiras horas de prorrogação; II. 100% para as demais horas de prorrogação; III. 100% para as horas de refeição.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s)

(6)

23

Considerando as conceituações trazidas pela Lei nº 12.815/2013, relacione adequadamente as colunas. 1. Porto organizado.

2. Instalação portuária. 3. Terminal de uso privado.

4. Instalação portuária pública de pequeno porte.

( ) Instalação localizada dentro ou fora da área do porto organizado e utilizada em movimentação de passageiros, em movimentação ou armazenagem de mercadorias, destinadas ou provenientes de transporte aquaviário.

( ) Instalação portuária explorada mediante autorização e localizada fora da área do porto organizado.

( ) Bem público construído e aparelhado para atender a necessidades de navegação, de movimentação de passageiros ou de movimentação e armazenagem de mercadorias, e cujo tráfego e operações portuárias estejam sob jurisdição de autoridade portuária.

( ) Instalação portuária explorada mediante autorização, localizada fora do porto organizado e utilizada em movimenta-ção de passageiros ou mercadorias em embarcações de navegamovimenta-ção interior.

A sequência está correta em

A) 1, 2, 3, 4. B) 4, 3, 2, 1. C) 2, 3, 1, 4. D) 4, 2, 1, 3. E) 3, 4, 1, 2.

24

A Lei nº 12.815/2013 dispõe, na seção relativa aos requisitos para a Instalação dos Portos e Instalações Portuárias, que a celebração do contrato de concessão ou arrendamento e a expedição de autorização serão precedidas de: I. consulta à autoridade aduaneira;

II. consulta à autoridade policial e judicial;

III. consulta ao respectivo poder público estadual;

IV. emissão, pelo órgão licenciador, do termo de referência para os estudos ambientais com vistas ao licenciamento. Estão corretas apenas as alternativas

A) I e II. B) I e III. C) I e IV. D) II e III. E) II e IV.

25

Sobre a disciplina tratada na Lei nº 8.429/1992 (improbidade administrativa), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) São puníveis os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos poderes dos entes federativos.

( ) Em relação aos atos de improbidade, reputa-se agente público todo aquele que exerce por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades públicas, excetuados os que os exercem de forma temporária ou sem remuneração.

( ) Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá à autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, sendo vedada, em qualquer hipótese, a indisponibilidade dos bens do indiciado.

( ) O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente estará sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.

A sequência está correta em

A) V, F, F, V. B) V, F, V, F. C) F, V, V, F. D) F, V, F, V. E) V, V, F, V. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

26

Ao realizar uma análise histórica do processo de desenvolvimento social e da problemática ambiental, analisando o desenrolar do processo de urbanização e industrialização, observa-se:

I. início da extinção das espécies e exaustão de recursos naturais; II. poluição urbana e transformação do ambiente;

III. explosão demográfica, a consolidação de um modelo comunista; IV. desenvolvimento tecnológico;

V. padrões de consumo das cidades – pressão sobre os ecossistemas. Estão corretas apenas as alternativas

(7)

27

A Conferência de Estocolmo é considerada um marco histórico internacional, decisivo no despontar de políticas de gerenciamento ambiental, chamando a atenção do mundo para os problemas ambientais. A partir disso, foi instituído o Dia Internacional do Meio Ambiente. Assinale-o.

A) 5 de junho. B) 8 de março. C) 31 de março. D) 23 de agosto. E) 22 de setembro.

28

Analise as afirmativas sobre poluição.

I. É a alteração das características do meio ambiente por quaisquer ações ou interferências provocadas pelo homem. II. Pode produzir impactos estéticos, fisiológicos ou ecológicos.

III. Acontece em escala global e escala local.

IV. Pode causar problemas de saúde, principalmente doenças respiratórias. V. Atinge os animais da mesma forma que atinge o homem.

VI. A absorção de poluentes pode resultar em desfolhamento e morte de plantas. VII. Pode causar problemas em edificações, monumentos culturais e automóveis. VIII. A poluição atmosférica pode causar diminuição da visibilidade.

Estão corretas apenas as alternativas

A) I, IV e VI. D) II, IV, V e VIII.

B) II, III e V. E) II, III, IV, V, VI, VII e VIII. C) I, II, III e IV.

29

Segundo a Resolução CONAMA nº 001/86, Impacto Ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia, resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam, EXCETO:

A) As matas.

B) As atividades sociais e econômicas. C) A qualidade dos recursos ambientais.

D) A saúde, a segurança e o bem-estar da população. E) As condições estéticas e sanitárias do meio ambiente.

30

De acordo com a Resolução CONAMA nº 001/86, os estudos de Impacto Ambiental devem efetuar a análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas, através de identificação, previsão da magnitude e interpretação da importância dos prováveis impactos relevantes, discriminando:

I. os impactos positivos e negativos (benéficos e adversos), diretos e indiretos, imediatos e a médio e longo prazos, temporários e permanentes;

II. seu grau de irreversibilidade;

III. suas propriedades cumulativas e sinérgicas; IV. a distribuição dos ônus e benefícios sociais; V. o causador do impacto.

Estão corretas apenas as alternativas

A) I e II. B) I, II e IV. C) I, III e IV. D) II, III e IV. E) I, II, III e V.

31

A Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6.938/81) tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana, atendidos, dentre outros, os seguintes princípios, EXCETO:

A) Recuperação de áreas degradadas.

B) Racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar. C) Planejamento e fiscalização do uso dos recursos ambientais.

D) Proteção dos ecossistemas, com a preservação de áreas representativas.

E) Ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como um patrimônio público a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso individual pelos cidadãos.

(8)

32

Assinale a afirmativa INCORRETA sobre a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795), aprovada pelo Congresso Nacional em 1999.

A) A inclusão da educação ambiental como componente da educação nacional garante um espaço de ação na educação formal e não formal.

B) A Lei destaca o papel das empresas públicas e privadas na busca de alternativas tecnológicas, com as universidades e outros setores da sociedade.

C) De acordo com essa Lei, o homem não é visto como um agente transformador, responsável pela qualidade e sustentabilidade da vida no planeta, além de ser mero espectador.

D) A Lei define também a participação dos meios de comunicação tendente a difundir valores e divulgar temas ambientais para a sensibilização da comunidade, levando informações sobre os problemas ambientais e divulgando possíveis soluções.

E) A Educação Ambiental é um processo em que se busca despertar a preocupação individual e coletiva, garantindo o acesso à informação, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica, estimulando as questões ambientais e sociais, assumindo uma ação transformadora como questão ética e política.

33

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Apesar de a maior parte da superfície do nosso planeta ser formada por água, 97% desse recurso encontram-se nos mares e oceanos.

( ) O movimento realizado pela água entre os continentes, os oceanos e a atmosfera denomina-se ciclo hidrológico. ( ) O ciclo hidrológico é um fenômeno global de circulação aberta da água que é impulsionada fundamentalmente

pela energia solar associada à gravidade e à rotação do planeta.

( ) A ciência que se ocupa do estudo do ciclo hidrológico é a astronomia.

( ) Em hidrologia, considera-se como precipitação toda a água proveniente da atmosfera e que atinge a superfície terrestre.

A sequência está correta em

A) V, F, F, F, V. B) V, V, F, F, V. C) V, F, V, V, F. D) V, V, V, F, F. E) V, V, V, V, V.

34

Acerca da bacia hidrográfica, analise as afirmativas.

I. A variabilidade temporal e espacial da precipitação influenciam a disponibilidade hídrica de uma bacia hidrográfica. II. É uma área de captação natural da água da precipitação, que faz convergir os escoamentos para um único ponto de

saída.

III. É uma área geográfica natural delimitada pelos pontos mais baixos do seu relevo.

IV. Possui um sistema hídrico no qual a água escoa dos pontos mais altos para os mais baixos. Esse fenômeno é denominado lixiviação.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

A) I. B) I e II. C) I e III. D) II e IV. E) III e IV.

35

“Região fitogeográfica do Brasil que desenvolve-se na região litorânea onde os rios desembocam no mar, desde o Amapá até Santa Catarina. São ecossistemas extremamente importantes utilizados para reprodução por grande número de animais marinhos. Fundamental na produtividade das regiões costeiras.” A afirmativa anterior refere-se a A) Caatinga. D) Campos Cerrados.

B) Manguezais. E) Campos Rupestres. C) Mata Atlântica.

36

“Ecossistema da Região Nordeste do Brasil, com chuvas irregulares, secas prolongadas e temperaturas elevadas. Também conhecido como ‘mata branca’, nome sugerido devido ao aspecto esbranquiçado dos galhos das árvores que perdem as folhas no período da seca para evitar perda de água.” A descrição anterior refere-se a

A) Caatinga. D) Campos Sulinos. B) Manguezais. E) Campos Cerrados. C) Mata Atlântica.

(9)

37

Os biomas aquáticos que são representados pelos oceanos e rios denominam-se

A) láticos. B) lóticos. C) lênticos. D) lêuticos. E) lacustres.

38

Segundo Sánchez (2008), o processo de AIA tem como principais atividades iniciais, dentre outras, a “Apresentação da

proposta”, que consiste na localização do projeto ou sua abrangência, e a “Triagem”, que consiste em selecionar projetos com potencial para causar impacto ambiental, resultando no enquadramento em uma das três categorias: são necessários estudos aprofundados; não são necessários estudos aprofundados; e, há dúvidas sobre o potencial de causar impacto significativo ou sobre as medidas de controle. Os critérios utilizados para triagem são:

I. Listas positivas: é opcional a apresentação de EIA (Ex.: CONAMA 001, Art. 2º); II. Listas negativas: listas de exclusão;

III. Critérios de corte: geralmente baseados no porte do empreendimento;

IV. Localização: em áreas sensíveis pode-se exigir EIA, independentemente do porte ou do tipo do empreendimento; V. Recursos ambientais potencialmente afetados: empreendimentos que afetam determinados ambientes que se

queira proteger (cavernas, áreas úmidas de interesse internacional etc.). Estão corretas apenas as alternativas

A) II, III e V. B) II, III e IV. C) I, II, IV e V. D) I, III, IV e V. E) II, III, IV e V.

39

Em processo de AIA, antes do início do EIA, deve-se estabelecer o escopo, ou seja, a abrangência e a profundidade dos estudos a serem feitos, os quais são definidos em função dos impactos do empreendimento. A etapa de determinação de abrangência é, usualmente, concluída com a preparação de um documento que estabelece as diretrizes dos estudos. Que documento é esse?

A) RIMA. D) Plano de Trabalho.

B) Projeto. E) Termo de Referência ou Instruções Técnicas. C) Proposta.

40

“Etapa central do processo de AIA. Consome mais tempo e recursos. Estabelece as bases para a análise da viabilidade ambiental do empreendimento. Deve ser preparada por uma equipe multidisciplinar, visando determinar a extensão e intensidade dos impactos que poderá causar e, se necessário, propor modificações no projeto, de forma a reduzir ou, se possível, eliminar os impactos negativos.” A afirmativa anterior apresenta características da

A) triagem. D) análise técnica do EIA/RIMA. B) elaboração do EIA/RIMA. E) determinação do escopo do EIA. C) apresentação da proposta.

(10)

1. Material a ser utilizado: caneta esferográfica de tinta azul ou preta. Os objetos restantes devem ser colocados em local indicado pelo fiscal da sala, inclusive aparelho celular desligado e devidamente identificado.

2. Não é permitida, durante a realização das provas, a utilização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta, inclusive códigos e/ou legislações. 3. Será eliminado do concurso o candidato que, durante a realização das provas, for surpreendido portando aparelhos

eletrônicos, tais como bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, pen drive, receptor, gravador, calculadora, câmera fotográfica, controle de alarme de carro etc., bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros, protetor auricular ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc. e, ainda, lápis, lapiseira/grafite e/ou borracha.

4. Durante a prova, o candidato não deve levantar-se, comunicar-se com outros candidatos e nem fumar.

5. A duração da prova é de 4 horas (para os cargos de Nível Superior) e 3 horas (para os cargos de Nível Médio e Nível Fundamental), já incluindo o tempo destinado à entrega do Caderno de Provas e à identificação – que será feita no decorrer da prova – e ao preenchimento da Folha de Respostas (Gabarito) e Folha de Texto Definitivo (somente para os cargos de Nível Superior).

6. Somente em caso de urgência pedir ao fiscal para ir ao sanitário, devendo no percurso permanecer absolutamente calado, podendo antes e depois da entrada sofrer revista através de detector de metais. Ao sair da sala no término da prova, o candidato não poderá utilizar o sanitário. Caso ocorra uma emergência, o fiscal deverá ser comunicado. 7. O Caderno de Provas consta de 40 (quarenta) questões de múltipla escolha. Leia-o atentamente.

8. Será aplicada Prova Escrita Discursiva de conhecimento específico para os cargos de Nível Superior, constituída de uma redação.

9. As questões das provas objetivas são do tipo múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas (A a E) e uma única resposta correta.

10. Ao receber o material de realização das provas, o candidato deverá conferir atentamente se o Caderno de Provas corresponde ao cargo/especialidade a que está concorrendo, bem como se os dados constantes na Folha de Respostas (Gabarito) e Folha de Texto Definitivo que lhe foram fornecidos estão corretos. Caso os dados estejam incorretos, ou o material esteja incompleto, ou tenha qualquer imperfeição, o candidato deverá informar tal ocorrência ao fiscal.

11. Os fiscais não estão autorizados a emitir opinião e prestar esclarecimentos sobre o conteúdo das provas. Cabe única e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir.

12. O candidato poderá retirar-se do local de provas somente a partir de 2 horas após o início de sua realização, contudo não poderá levar consigo o Caderno de Provas, sendo permitida essa conduta apenas no decurso dos últimos 60 (sessenta) minutos anteriores ao horário previsto para o seu término.

13. Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala somente poderão sair juntos. Caso o candidato insista em sair do local de aplicação das provas, deverá assinar um termo desistindo do Concurso Público e, caso se negue, deverá ser lavrado Termo de Ocorrência, testemunhado pelos 2 (dois) outros candidatos, pelo fiscal de aplicação e pelo coordenador da unidade.

RESULTADOS E RECURSOS

- As provas aplicadas, assim como os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico http://www.consulplan.net, a partir das 16h00min do dia subsequente ao da sua realização. - O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas disporá de 02 (dois) dias úteis, a partir do dia subsequente à divulgação, ou seja, de 0h00min do dia 4 de fevereiro de 2014 até as 23h59min do dia 5 de fevereiro de 2014, ininterruptamente, observado o horário oficial do Rio Grande do Norte. - A interposição de recursos poderá ser feita somente via Internet, através do Sistema Eletrônico de Interposição de Recursos, com acesso pelo candidato ao fornecer dados referentes à sua inscrição apenas no prazo recursal, a CONSULPLAN, conforme disposições contidas no endereço eletrônico http://www.consulplan.net, no link correspondente ao Concurso Público.

Referências

Documentos relacionados

Este estudo teve como proposta avaliar o grau de co- nhecimento sobre saúde bucal dos professores da Cre- che Sorena, localizada no bairro da Cremação, no muni- cípio de Belém do Pará

VII - Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou

– dirimir dúvidas de interpretação sobre as normas do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. – coordenar, avaliar e supervisionar

I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou

Nos termos do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, o conceito de servidor público, para fins de apuração do

 Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal - Decreto n.º 1.171/94. Este Código de Ética aplica-se APENAS ao servidor do PODER

No que se refere à ética no serviço público, julgue os itens seguintes, à luz do Disposto nº 1.171/1994 (Código de Ética Profissional do Serviço Público). Uma das

COMPANHIA DOCAS DO RIO GRANDE DO NORTE - CODERN EDITAL Nº... Inscrição Nome Eletricista de Manutenção