• Nenhum resultado encontrado

Desafia-te! 2ª feira, dia 21 de setembro de 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Desafia-te! 2ª feira, dia 21 de setembro de 2015"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

INTRODUÇÃO

Bom dia. Todos os anos, somos identificados por um novo lema. É um lema comum a todas as escolas salesianas, que permite caminharmos juntos no crescimento espiritual e cívico.

“Desafia-te. Amar ao infinito”. Para os mais novos ou para os recém-chegados, parece ser um lema singular. Contudo, os mais antigos, com certeza, recordam-se de outros lemas, como o “Dar vida ao sonho”, ou o “Ser felizes agora e na eternidade”, e o “Ser protagonistas”. Na verdade, há uma ligação entre todos eles, como um caminho que somos convidados a percorrer, com várias etapas a cumprir. Cabe-nos a nós dar-lhes sentido através da nossa forma de ser e agir.

TEXTO

Se cada amanhecer é uma dádiva e uma nova oportunidade que nos é dada para sermos melhores, muito mais o é cada início de ano. Por isso, seria um desperdício, neste período que agora começa, continuarmos a cair nos mesmos erros, a manter os mesmos maus hábitos, a lidar com as pessoas com a mesma falta de jeito de sempre. E é espetacular a ideia de que podemos realmente mudar de ano, ou seja, fazer do novo ano, um ano novo. Basta que me decida a trabalhar este e aquele aspeto: quando mudo os meus hábitos, a minha vida muda.

(in Ver para além do olhar)

COMENTÁRIO/REFLEXÃO

 Hoje somos convidados a responder interiormente: que erros ou maus hábitos ou relações devo mudar para melhor? Tenho consciência e sou humilde para reconhecer que isso é mau?

DESAFIA-TE A… mudar para melhor.

ORAÇÃO

- D. Bosco aconselhava os seus jovens a rezar de manhã cedo uma oração a Deus para que Deus os ajudasse nos seus trabalhos diários. Procuremos decorá-la e a torná-la uma oração recorrente.

 Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

Senhor, que a vossa graça inspire as nossas obras e as sustente até ao fim, para que toda a nossa atividade por Vós comece e em Vós acabe.

Por nosso Senhor. Ámen.

S. João Bosco. Rogai por nós.

 Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen. Bom dia a todos!

(2)

INTRODUÇÃO

Bom dia. Todas as manhãs iniciamos as nossas atividades letivas com um breve momento de reflexão e oração, a que chamamos ‘Bons Dias’. Trata-se de uma prática que surgiu das ‘Boas noites’ da Mãe Margarida (mãe de D. Bosco), quando ela dirigia algumas palavras de conforto aos ‘rapazes’ acolhidos pelo seu filho.

Ainda hoje damos continuidade a esse gesto tão importante, porque acreditamos que, de facto, estas palavras – através de um conto, de uma notícia, de um texto, poema – vão diretos aos nossos corações e transformam-nos em corações mais humanos e mais atentos às realidades à nossa volta.

TEXTO/REFLEXÃO

Há dias, alguns ex-colegas vossos, recentemente admitidos nas faculdades, visitavam-nos e diziam: “Que saudades temos da nossa escola!... até dos ‘Bons Dias’ que achávamos uma seca e parecia que não os escutávamos… agora, na faculdade, parece que falta qualquer coisa ao iniciar as aulas!”

Quando o professor ou um colega nosso lê o ‘Bom dia’, ele tem uma função muito importante, que é a de semear em nós princípios, valores, conceitos, para o nosso crescimento enquanto pessoas. É importante estarmos atentos, de ouvidos bem abertos, porque no meio de um texto, de uma reflexão, da proposta de silêncio,… pode surgir algo que nos chama a atenção e a ver a vida de forma diferente e até mesmo, a ter atitudes diferentes dia após dia.

DESAFIA-TE A… escutar os ‘Bons dias’ e a viver o que te é proposto diariamente.

ORAÇÃO

 Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

- Peçamos ao Espírito Santo o dom de nos abrir os ouvidos para escutar todos os dias o que Deus nos quer dizer.

Pai nosso…

S. João Bosco. Rogai por nós.

 Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen. Bom dia a todos!

(3)

INTRODUÇÃO

Bom dia. Há dias o Papa Francisco deu uma entrevista exclusiva a uma repórter portuguesa da Rádio Renascença. Perante a situação agitada da atual sociedade, o Papa deu como exemplo o importante trabalho de D. Bosco e dos salesianos juntos dos mais necessitados. Escutemos o que nos disse.

TEXTO

«Felicito-vos e agradeço-vos pelo que estão a fazer e dou-vos um conselho: no dia do Juízo Final, já sabemos sobre o que vamos ser julgados, está escrito no capítulo 25 de São Mateus. Quando Jesus vos disser “Estive com fome, deste-me de comer?”, vocês vão dizer “Sim. “E quando estive sem refúgio, como refugiado, ajudaste-me?”, “Sim”. Pois, felicito-vos: vão passar no exame!

E também queria dizer uma coisa sobre o trabalho com jovens desocupados. Creio que aqui é urgente, sobretudo para as congregações religiosas que têm como carisma a educação, mas também os leigos, os educadores leigos, que inventem cursos, pequenas escolas de emergência. Então, para um jovem que está desocupado, se estudar, durante seis meses, para ser cozinheiro ou canalizador, para fazer pequenas reparações – há sempre um teto para arranjar - ou para pintor, com esse ofício, terá mais possibilidade de encontrar um trabalho, ainda que parcial ou temporário.

Mas hoje é o tempo da educação de emergência. Foi o que fez Dom Bosco. Dom Bosco, quando viu a quantidade de crianças que havia na rua, disse “tem de haver educação”, mas não mandou as crianças para a escola média ou secundária, mandou sim aprender ofícios. Então, preparou carpinteiros, canalizadores, que os ensinavam a trabalhar e, assim, já tinham com que ganhar o pão.

E agora gostava de contar um episódio sobre Dom Bosco. Aqui em Roma, numa zona muito pobre, Dom Bosco passou por ali de carro e atiraram-lhe uma pedrada que partiu o vidro. Ele mandou parar e disse: “Este é o lugar que onde vamos ficar!”. Ou seja, perante uma agressão, não a viveu como agressão, viveu-a como um desafio para ajudar aquela gente, as crianças, os jovens que só sabiam agredir. E hoje, existe ali uma paróquia salesiana que forma jovens e crianças, com as suas escolas e as suas coisas. Assim, volto ao tema dos jovens: o importante é que hoje se dê, aos jovens que não têm trabalho, uma educação de emergência sobre algum ofício que lhes permita ganhar a vida.»

COMENTÁRIO/REFLEXÃO

 Perante toda a realidade que vivemos hoje, o Papa apela a que estejamos atentos aos que mais necessitam de ajuda.

 Não basta acolher; é preciso formá-los para que tenham capacidade de conduzir a sua própria vida.

DESAFIA-TE A… estar mais atento a quem precisa da tua ajuda. ORAÇÃO

 Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

Avé Maria…

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen. Nossa Senhora Auxiliadora. Rogai por nós.

 Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen. Bom dia a todos!

(4)

INTRODUÇÃO

Bom dia. Hoje é Dia de Nossa Senhora Auxiliadora.

D. Bosco pediu aos seus colaboradores que lembrassem a Mãe do céu ao dia 24 de cada mês. Foi um gesto de agradecimento por todas as graças e milagres que Nossa Senhora foi concedendo à medida que a obra salesiana crescia.

Já se tornou hábito receber uma oferta que marque este dia de forma diferente, mas mais do que qualquer coisa que possamos receber, queremos dar-vos algo para a vida. Escutemos.

TEXTO

Dizia D. Bosco que, quando precisarmos de obter alguma graça espiritual, para recorrermos a Nossa Senhora, e fazendo-lhe o pedido, rezando, dizendo no final: “Maria, Auxílio dos Cristãos, rogai por nós!”

E, advertia D. Bosco que, se não obtivermos essa graça é porque pedimos mal ou porque não era o melhor para nós.

COMENTÁRIO/REFLEXÃO

 Nunca nos esquecemos deste conselho!

 Passemos pela capela – um minutos, dois, cinco minutos – para rezar um pouco. Pensemos nalguma situação ou pessoa que queiramos entregar a Nossa Senhora. Ela, como mãe, nos acompanhará, ajudará e confortará.

 Hoje, às 10h10, reunimo-nos na capela para rezar.

DESAFIA-TE A… vir hoje à capela rezar!

ORAÇÃO

 Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

À vossa proteção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos de todos os perigos.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen. Maria, Auxílio dos cristãos. Rogai por nós.

 Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen. Bom dia a todos!

(5)

INTRODUÇÃO

Bom dia! À medida que vivemos tomamos consciência de que precisamos de atitudes e valores que possam dar sentido ao que iremos viver ao longo da vida. Hoje falamos do valor do empenho.

TEXTO

O bloco de pedra

No centro da praça de uma vila existia um imenso bloco de pedra. As pessoas já se tinham habituado a ele. Havia quem achasse que devia ser retirado dali mas ninguém se atreveu a isso, não só por ser pesado mas também porque era belo na sua imponência.

Um dia, passou por ali um escultor estrangeiro e pediu às autoridades locais que lhe deixassem trabalhar o bloco durante algumas semanas.

As autoridades concordaram. Então ele cercou o bloco de pedra com uma barreira e durante meses, ouviu-se na praça o picar na pedra. As pessoas passavam e perguntavam umas às outras:

- Que estará ele a fazer?

Terminado o trabalho, toda a gente da vila foi convidada para a inauguração. As autoridades retiraram do bloco um grande pano que o cobria e apareceu a escultura de um majestoso cavalo. Uma criança aproximou-se do escultor e perguntou-lhe:

- Como é que o senhor sabia que estava lá dentro um cavalo? O escultor explicou:

- O cavalo estava na minha imaginação. E eu, com o meu trabalho, consegui fazer dele uma realidade.

COMENTÁRIO/REFLEXÃO

 Dentro de cada um de nós existe já o sonho dos homens e mulheres que queremos ser no amanhã. Porém, para o conseguirmos é imprescindível colocar mãos à obra e empenharmo-nos seriamente no trabalho que nos é confiado.

DESAFIA-TE A…empenhar-te.

ORAÇÃO

 Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

- Peçamos a Deus que nos ajude a traçar e a concretizar os nossos objetivos.

Pai nosso…

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen. S. João Bosco. Rogai por nós.

 Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen. Bom dia a todos!

Referências

Documentos relacionados

É perceptível, desta forma, o constante aumento do aprofundamento dos personagens: os “príncipes” têm agora não só nome e falas, mas personalidades bem desenvolvidas,

A nutrição enteral (NE), segundo o Ministério da Saúde do Brasil, designa todo e qualquer “alimento para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes, na forma isolada

a) Seleciona um par de cromossomos genitores dentro da população atual, com a probabilidade de seleção sendo diretamente proporcional à sua adaptação. O mesmo

Mesmo nas variadas provas da vida podemos nos alegrar efusivamente, porque Deus é quem está no controle da nossa vida e ele trabalha em todas as circunstâncias

A partir dessa constatação, o presente trabalho tem por objetivo realizar um inventário das palavras que se realizam com vogais nasais em ambientes não nasais que

Nhìn về xu hướng phát triển thì thuyết “Tích lũy tư bản” có xu hướng ngày càng giảm hiệu lực; thuyết “Kỹ trị” ngày càng có ảnh hưởng; thuyết “Tư bản nhân lực” dần

Almanya'da olduğu gibi, burada da bu terimin hiçbir ayrım gütmeden, modern eğilimleri simgeleyen tüm sanatçılar için geçerli olduğu anlaşılıyor.. SSCB'de ilk halk

Na apresentação dos dados estatísticos, ficou demonstrada à todos os participantes a dimensão da pesquisa, abrangendo o setor produtivo como um todo, enfocando a produção