• Nenhum resultado encontrado

25ª. Assembleia Diocesana de Pastoral

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "25ª. Assembleia Diocesana de Pastoral"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO FINAL

25ª. Assembleia Diocesana de

Pastoral

08-10 de novembro de 2013

25ª. ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL

A Igreja em missão

Dias 08, 09 e 10 de novembro de 2013

(2)

No dia oito de novembro de dois mil e treze, às vinte e horas e dez minutos, no Centro Pastoral Monte Carmelo, teve início a vigésima quinta Assembleia Diocesana de Pastoral com a saudação de acolhida do Padre Antonio Moreno Pinto, coordenador diocesano, dando as boas-vindas a todos. Na sequência, momento de oração conduzido pelo Pe. Malan e pela Ir. Ana Célia, enfatizando o Espírito Santo e a missão que nos foi confiada, por meio de símbolos da nossa realidade missionária. Após a oração “A Igreja em missão”, que faz referência ao lema do encontro: Ide e fazei todos

meus discípulos, e a benção sacerdotal , houve apresentação dos participantes por

foranias (leste, oeste e central) e a palavra do nosso bispo diocesano Dom Manoel dos Reis de Farias que, ao ler o salmo 121 e partindo do Documento de Aparecida, nº 51, sobre o dinamismo da Igreja, destacou a importância desta Assembleia como expressão de comunhão das nossas paróquias, dos grupos, movimentos e pastorais, imbuídos da grande responsabilidade de levar adiante o que for refletido em nossos trabalhos, como verdadeiros administradores das coisas de Deus – o coração da Igreja no mundo, o mundo no coração da Igreja. O professor Samuel, componente da equipe de coordenação da Assembleia, apresentou a programação dos próximos dois dias de encontro, sendo complementado pelo padre Antonio, que enfatizou o êxito da Assembleia como uma consequência da adesão de todos, num sentimento de co-responsabilidade. A equipe de liturgia finalizou o primeiro dia com um momento mariano, consagrando a Nossa Senhora os trabalhos que serão desenvolvidos.

Segundo dia – Sábado, 09 de novembro de 2013

O segundo dia da Assembleia foi aberto com a oração da manhã coordenada pelo padre Givanildo e a equipe de liturgia entoando o mantra: O sol nasceu, é um novo

dia, bendito sejas Deus, quanta alegria! Logo após foi invocada a Santíssima Trindade

iniciando com a oração retirada do Ofício Divino das Comunidades, páginas 481 a 483, fazendo memória a Santíssima Virgem Maria. Foi lido também o trecho da Carta de São Paulo aos Gálatas, capítulo 4, versículos de quatro a sete. O Diácono Francisco Pinto fez memória da Assembleia do ano de 2012 onde apresentou as cinco urgências na ação evangelizadora da Igreja no Brasil: ser Igreja em estado

permanente de missão; ser Igreja, casa de iniciação à vida cristã; ser Igreja lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; ser Igreja, comunidade de comunidades; ser Igreja a serviço da vida plena para todos. Logo após a palavra do diácono, o padre

Antonio começou fez uma motivação inicial dos participantes, com os seguintes termos:

“A realização de nossa Assembleia diocesana de Evangelização e Pastoral parte da constatação daquilo que nos recorda a Palavra de Deus em São Paulo aos Romanos: Somos em Cristo um só Corpo e, todos membros uns dos outros . Portanto, não é suficiente que minha Paróquia, minha Pastoral, Movimento ou comunidade vá ou esteja bem! É necessário nos esforçarmos pelo crescimento harmonioso de todo o Corpo, de toda Igreja de Petrolina, da Diocese! Aqui cabe um reconhecimento e um pedido sincero e arrependido bem expressivo na canção dos imperfeitos do Padre Zezinho.

Somos e temos dons diferentes, de acordo com a graça dada a cada um de nós. Ninguém pode usar para si e muito menos orgulhar-se do dom, pois foi dado gratuitamente por Deus para ser usado com em beneficio de todo o Corpo que é a Igreja.

(3)

Se é a Profecia que se exerça em harmonia com a fé; se é o serviço da Caridade, pratiquemos o serviço; se é o dom de ensinar, consagremo-nos ao ensino; se é o dom de exortar, exortemos. Quem distribui donativos, faça-o com simplicidade; quem preside presida com solicitude; quem se dedica à obra de misericórdia, faça-o com alegria. Na Igreja, Corpo de Cristo que somos nós, cada um use seu dom sem orgulho ou complexo de inferioridade, consciente de que tudo deve ser feito para a edificação do mesmo Corpo que é a Igreja, cuja missão no mundo é EVANGELIZAR.

Que o amor entre nós seja sincero! Que esse Amor fraterno nos una uns aos outros com terna afeição, prevenindo-nos com atenções recíprocas. Sejamos zelosos e diligentes, aqui, em nossas paróquias e comunidades, fervorosos de espírito, servindo sempre ao Senhor, alegres por causa da Esperança, fortes nas tribulações, perseverantes na oração.

Persistamos na prática da Hospitalidade, da acolhida. Sejamos solidários uns com os outros, alegrando-nos com os que se alegram e chorando com os que choram. Busquemos um bom entendimento uns com os outros, pelo menos a respeito das coisas essenciais em nossa missão evangelizadora! E não nos deixemos levar pelo gosto de grandeza, mas acomodemo-nos às coisas humildes como convém ao Cristão.

Porque nenhum de nós vive ou trabalha na Igreja para si mesmo. Porque nada nos pertence nem mesmo as preocupações e tribulações! Tudo é de Deus, pois Ele tem o mundo em suas mãos! Porque, se vivemos, é para o Senhor que vivemos; se morremos, é para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, é a Cristo que pertencemos. Porque foi para isto que morreu Cristo e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor tanto dos mortos quanto vivos. Portanto, Ele é o Senhor de Nossa Igreja, de nossa Diocese, de nossa Assembleia e de nossas Pastorais. Tudo é dele e tende para ele. Façamos o que nos cabe com solicitude e deixemos que o Seu Espírito nos conduza e tudo chegará a bom termo. E quando tivermos feito tudo o que devíamos fazer, digamos: Somos servos inúteis, fizemos apenas o o que devíamos fazer. Amém”.

O coordenador continuou com uma exposição do esboço do Plano Diocesano de Pastoral, ressaltando que devemos caminhar juntos, não importa o lugar e a situação, como uma única família, unindo a profecia e a doutrina da fé, destacando que o padre deve estar imbuído do espírito de renovação juntamente com a comunidade. Tudo o que fizermos deve estar bem claro que o nosso objetivo é a evangelização. Foi concedido um espaço para que as lideranças presentes pudessem expressar o seu ponto de vista acerca da necessidade de uma renovação pastoral, pessoal e comunitária atenta aos reais desafios que são apresentados à Igreja, neste tempo de profundas transformações das instituições, do modo de ser e agir das pessoas.

Após o lanche, o padre Antonio expôs a operacionalização das diretrizes da Diocese para o seu novo Plano de Pastoral que será preparado em 2014, levando em conta as definições da Assembleia deste ano e as posteriores contribuições oriundas das paróquias.

Depois de uma vasta explicação do esboço do plano, foi apresentada para a plenária as Comissões que serão constituídas na Diocese de Petrolina. Neste espírito de reflexão, foi realizado o trabalho em grupo, com as suas devidas representações: 1.

Comissão Diocesana para as Pastorais Sociais; 2. Comissão Diocesana para a Vida e Família; 3. Comissão Diocesana para o Laicato; 4. Comissão Diocesana para a Liturgia; 5. Comissão Diocesana para as Vocações e Ministérios; 6. Comissão Diocesana para a Juventude; 7. Comissão Diocesana para a Comunicação; 8. Comissão Diocesana para a Educação e Cultura; 9. Comissão

(4)

Diocesana para a Missão e Evangelização; 10. Comissão Diocesana para a Animação Bíblico-Catequética.

Após a análise feita pelos grupos, as Comissões apresentaram os seguintes resultados:

1.

COMISSÃO DIOCESANA PARA AS PASTORAIS SOCIAIS

Pastoral do Menor

Pastoral da Criança

Pastoral da Pessoa Idosa

Pastoral Carcerária

Pastoral da Mulher

1)

Conhecendo a Realidade

a)

Violência e insegurança

b)

Corrupção Social política (em relação à seca)

c)

Descaso da saúde pública

d)

Transporte Público

e)

Drogas e suas causas e consequências

f)

A prostituição (tráfico de pessoas)

g)

Questão carcerária

h)

Pobreza e miséria (crianças e idosos)

A sociedade mudou e nesta nova sociedade novos problemas nos desafiam como Igreja. A 5ª urgência nos diz que a Igreja deve estar a serviço da vida plena para todos.

2)

Objetivos da Ação Evangelizadora da Diocese de Petrolina

a)

Promover a participação por uma sociedade justa e solidária (superar o assistencialismo)

b)

Opção preferencial pelos pobres e excluídos

3)

Objetivo Geral

Criar meios para promover vida digna para todos envolvendo as comunidades, grupos e pastorais da Diocese.

4)

Objetivos Específicos

a)

Formação e capacitação de líderes para um maior compromisso social na sociedade e na defesa da vida.

b)

Sensibilizar os grupos e comunidades da urgência do compromisso social.

c)

Organizar por foranias e paróquias os trabalhos sociais, de acordo com as

diferentes situações.

5)

Construindo os Projetos para 2014-2015

a)

Curso de formação sobre a urgência do compromisso social em duas etapas: uma em nível de Diocese e outra em nível de Forania.

b)

Organizar uma Semana Social por paróquia com o objetivo de sensibilizar a todos os grupos e pastorais (ligada a CF).

c)

Fazer uma Assembleia das Pastorais Sociais por Forania para estruturar as ditas pastorais tanto na Forania como nas paróquias.

(5)

Projeto nº 1: Curso de Formação Social

Objetivo: Curso de formação sobre a urgência do compromisso social em duas etapas: uma em nível de Diocese e outra em nível de Forania.

Atividades: Um encontro Diocesano e outro encontro por Forania.

Datas: 1º Semestre (maio) em nível de Diocese; 2º semestre (agosto/setembro) em nível de Forania.

Local: Monte Carmelo - 1º encontro (Diocese); o 2º Nas foranias (Forania).

Responsáveis: Os coordenadores das pastorais sociais da Diocese e das paróquias.

Coordenador Geral: o coordenador das pastorais sociais com a equipe de

coordenação diocesana.

Orçamento: Contribuição das paróquias.

Projeto nº 2: Semana Social

Objetivo: Sensibilizar os grupos e comunidades da urgência do compromisso social.

Atividades: Pré-semana, semana e pós-semana social.

Data: 2015

Local: Nas paróquias e comunidades.

Responsáveis: Conselhos paroquiais.

2.

COMISSÃO DIOCESANA PARA A VIDA E FAMÍLIA Conhecendo a Realidade:

1)

Desafios da Realidade:

Carência – uma pastoral mais qualificada para um trabalho de evangelização mais eficaz. Necessidade – conhecer o conteúdo dos documentos da Pastoral Familiar e da Igreja. Problema: Como melhor articular as forças vivas da Pastoral Familiar já presente nas paróquias e superar a ação pastoral dos eventos já fragmentados?

2)

Objetivo Geral:

Evangelizar a família criando os meios para uma autêntica vivência dos valores cristãos e familiares nas comunidades.

3)

Objetivos Específicos:

Articular a Pastoral Familiar

Estudos e formação a partir dos documentos para a capacitação da Pastoral Familiar nas dimensões específicas: pré-matrimonial, pós-matrimonial e casos especiais.

4)

Projetos para 2014-2015:

Eventos, encontros de formação e capacitação em nível diocesano.

(6)

Definição: Oferecer melhores condições de atuação na ação evangelizadora junto às famílias

Atividades: Estudos e palestras

Destinatários: Membros da Pastoral Familiar

Data: 20 de abril de 2014

Local: Petrolina

Responsável: Coordenação Diocesana da Pastoral Familiar

Coordenador Geral: Casal-coordenador da equipe diocesana

Orçamento: Taxa paga pelos casais

Projeto 2 – Semana Diocesana de Catequese na Família

Definição: Visitação às famílias com estudo no subsídio hora da família

Atividades: Estudos e palestras

Destinatários: Membros da Pastoral Familiar e da Catequese Familiar os demais movimentos

Data: 17 a 23 de agosto de 2014

Local: Diocese de Petrolina

Responsável: Coordenação Diocesana da Pastoral Familiar e Catequese Familiar

Coordenador Geral: Casal-coordenador da equipe diocesana

Orçamento: Taxa paga pelos casais

3.

COMISSÃO DIOCESANA PARA O LAICATO. Quem Somos?

Pastorais - Comunidade Shalom e Viva Chama, Vicentinos, Homens do Terço, Legião de Maria, Mãe e Rainha Peregrina, Apostolado da Oração e RCC.

Como foi proposto pela Comissão Diocesana para o Laicato, ficou definido que; 1) Desafio da Realidade de sua comissão ou pastoral: Carências, necessidades,

problemas. Elencar as principais carências, necessidades as quais deseja responder com um ou mais projetos.

a) Formação dos leigos -Aprofundamento da Fé b) Articulação das forças vivas (Movimentos Pastorais) c) Aprofundamento da espiritualidade de cada movimento

2) As Cinco Urgências:

1 - Igreja, em Estado Permanente de Missão, 2 – Igreja, Casa da Iniciação Cristã, 3- Igreja, Animação Bíblica da vida e da pastoral, 4- Igreja, comunidade de comunidades, 5-Igreja, A serviço da vida Plena para todos

3) Objetivo da ação evangelizadora da Diocese de Petrolina.

Evangelizar na Diocese de Petrolina, a partir de Jesus Cristo com a Força do Espírito Santos.

(7)

a) Conduzir os leigos a capacitarem-se na doutrina e na espiritualidade da Igreja.

5) Construindo os Objetivos específicos da Comissão.

a) Manter e Divulgar o Curso Teologia.

b) Fortalecer todas as estruturas formativas das Paróquias, Grupos e Movimentos. c) Comprometer-se com a oração individual e comunitária

6) Construindo os Projetos da Comissão para 2014 e 2015. Projeto 1 - Manter e Divulgar o Curso de Teologia no ITDP:

1.1 Insistir na divulgação nas paróquias, grupos e meios de comunicação. 1.2 Quem? Os Padres, Coordenadores, professores e ex-alunos.

1.2 Buscar parceria junto às Universidades ou Faculdades Católicas. 1.3 Quem? A diretoria do Curso.

1.4 Cobrar dos concluintes o engajamento pastoral formativo. Quem? Os Padres e Professores.

1.5 Convocar os ex-alunos do Curso de Teologia para reciclagem. Quem? A diretoria do Curso.

Projeto 2 - Fortalecer todas as estruturas formativas das Paróquias, Grupos e Movimentos:

2.1 – Estimular as escolas da Fé e formações dos Grupos Específicos da comunidade. Quem? Os Conselhos da Paróquia e dos Grupos.

2.2 – Cobrar dos Conselhos Paroquiais (Missionário, de Pastoral etc...) a execução dos trabalhos formativos nas comunidades. Quem? O Padre.

Projeto 3 - Comprometer-se com a oração individual e comunitária.

3.1 – Retiros Paroquiais e dos Grupos Específicos. Quem? Paróquias e Grupos 3.2 – Celebrações Penitenciais. Quem? Paróquias e Grupos

3.3 – Valorização dos Tempos Fortes da Igreja (Quaresma, Mês Mariano, Novena de Natal e Pentecostes). Quem? Paróquias e Grupos

3.4 – Devoções Eucarísticas(Hora Santa, Cerco de Jericó,etc...) Quem? Paróquias e Grupos

3.5 – Festa dos Padroeiros, Shows Religiosos, etc... Quem? Paróquias e Grupos

EXECUÇÃO DO PROJETO 1

Nome do Projeto: “ Atualização Teológica para os ex-alunos do Instituto de Teologia.” Definição: Realizar a atualizaçãoteológica em vista da missão.

Atividades:Palestras sobre a temática pertinente e uma atividade missionaria no Final

de Semana.

Destinatário:Ex-alunos. Data: 01 a 06 de Abril de 2014.

(8)

Responsáveis: Professores do Instituto de Teologia. Coordenador Geral: A direção do Instituto de Teologia Orçamento: A combinar.

4.

COMISSÃO

DIOCESANA

PARA

A

LITURGIA

Conhecendo a Realidade:

1)

Desafios da Realidade:

Reconhecer a centralidade da liturgia na Igreja. É o ápice da Igreja; Ser mais comprometidos;

A necessidade de música entrar e estar em sintonia com a liturgia Formação – preparar pessoas para o serviço;

Formação de música litúrgica;

Tendência atual para uma liturgia desencarnada.

2)

Diretrizes e Urgências da ação evangelizadora:

1.

Ser uma Igreja em estado permanente de missão;

2.

Casa da Iniciação à vida cristã;

3.

Lugar da animação bíblica da vida e da pastoral;

4.

Comunidade de comunidades;

5.

A serviço da vida plena para todos.

3)

Objetivos para ação evangelizadora:

Evangelizar a partir de Jesus Cristo, com a força do Espírito Santo e aplicar as urgências.

4)

Objetivo Geral:

Animar a vida litúrgica, levando em conta o contexto histórico, social, cultural e eclesial das comunidades, tendo em vista a participação ativa, consciente e plena de todos na celebração, para dela colherem os frutos espirituais.

5)

Objetivos Específicos:

Favorecer a unidade litúrgica a partir de um Diretório específico;

Formar agentes multiplicadores (curso de liturgia);

Comissão Diocesana de Centro Litúrgico;

Acompanhar os Ministros Extraordinários da Comunhão (MEC)

6)

Projetos para 2014-2015:

Encontro Diocesano de Liturgia (anual);

Encontro de formação de músicos e instrumentistas litúrgicos.

Projetos

*Encontro Diocesano de Liturgia Definição: Unidade

(9)

Atividades: Mobilização das paróquias, padres e diáconos

Destinatários: Padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, equipes de

liturgia, ministério de cantos

Data: 07 a 09 de fevereiro de 2014 – primeiro final de semana de fevereiro Local: Centro Pastoral Monte Carmelo

Responsável: Comissão de Liturgia – Padre Malan Coordenador Geral: Padre Malan

*Encontro de formação de músicos e instrumentistas litúrgicos.

Definição: Capacitação litúrgica e musical – CELMU – Curso Ecumênico de Liturgia e

Música

Atividades: Mobilizar os agentes da música para um encontro em nível de Diocese. Destinatários: Corais, salmistas, músicos, instrumentistas

Data: 22 de fevereiro de 2014 – 4º sábado de fevereiro, às 9h Local: Seminário São José

Responsável: Comissão de Liturgia – Padre Malan Coordenador Geral: Padre Malan

5.

COMISSÃO DIOCESANA PARA VOCAÇÕES E MINISTÉRIOS

Objetivos da Ação Evangelizadora da Diocese: Evangelizar, a partir de Jesus Cristo

e com a força do Espírito Santo, reconhecendo-nos em estado permanente de missão, empenhando-nos em fazer de nossas paróquias: casa de iniciação à vida cristã, lugar de animação bíblica da vida e da pastoral, comunidade de comunidades, a serviço da vida plena para todos.

Objetivo geral da Pastoral Vocacional/ Serviço de Animação Vocacional:

Favorecer a formação de animadores vocacionais para que atuem na Pastoral Vocacional / Serviço de Animação vocacional, expressando a ministerialidade eclesial e, ao mesmo tempo, animar e reestruturar as equipes vocacionais em todas as paróquias da Diocese.

Objetivo específico: Estruturar e oferecer formação nas EVP’s no ano de 2014

Assumir o compromisso junto com outros grupos e pastorais, em especial os movimentos juvenis, realizando o despertar vocacional nas etapas do processo de acompanhamento vocacional , que são: despertar, discernir, acompanhar e cultivar.

*Equipe Vocacional Paroquial:

Definição: Mobilizar a comunidade eclesial em torno da importância e necessidade da

criação e formação das EVPs

Atividades: Assembleia Diocesana Destinatários: Agentes da EVP Data: 2014

Local: Paróquias e Diocese Responsável: PV / SAV / EVP

Coordenador Geral: Ir. Ana Célia e Padre Maurílio Itinerário Vocacional

Definição: Despertar para a vocação humana, cristã e eclesial, discernindo os sinais

indicadores do chamado de Deus e acompanhar o processo de apoio vocacional, consciente e livre.

(10)

Atividades: 3 “Despertar” e Um retiro Destinatários: Jovens das paróquias

Data: Conforme a programação da paróquia Local: Paróquias e Comunidades

Responsável: Agentes da EVPs

Coordenador Geral: Ir. Ana Célia e Padre Maurílio

Liberação de seminaristas para o trabalho exclusivo da Pastoral Vocacional Definição:Integração ao PV/SAV

Atividades: Encontro de formação nas paróquias e foranias Destinatários: Jovens

Data: 2014 Local: Paróquias Responsável: PV/SAV

Coordenador Geral: Ir. Ana Célia e Padre Maurílio Orçamento: Paróquias

Calendário - Pastoral Vocacional 2014

08 e 09 de março – Assembleia Diocesana da Pastoral Vocacional 14 de setembro – Gincana Vocacional - Forania Central

21 de setembro – Gincana Vocacional - Forania Leste 28 de setembro – Gincana Vocacional - Forania Oeste

14 a 16 de novembro – Retiro Vocacional Diocesano (Centro Pastoral Monte Carmelo)

16 a 18 de maio – Simpósio Vocacional do Brasil

30 de novembro – Retiro das EVP’s (Centro Pastoral Monte Carmelo) 07 a 14 de abril – Retiro da CRB (Centro Pastoral Monte Carmelo)

Prioridades para 2014 - Que seja implantada a EVP onde ainda não existe ainda, com equipes que atuem.

Calendário da Pastoral Presbiteral 2014 Projeto 01: Formação permanente do clero

Definição: Continuidade dos elementos constitutivos a vocação sacerdotal e seus desafios

Atividades: Encontros trimestrais (Forania) Destinatários: Padres e diáconos

Data: 10 e 11 de março de 2014 Local: Centro Monte Carmelo Responsáveis: Pastoral Presbiteral Coordenador geral: Padre Antônio e equipe

Projeto 02: Acompanhar , planejar e avaliar a formação dos seminaristas junto com a equipe de formação( filósofos e teólogos)

(11)

Atividade: Encontro de formação pessoal e comunitário Destinatários: Seminaristas

Data: 04 de agosto de 2014

Local: Seminário Diocesano São José Responsáveis: Pastoral presbiteral

Coordenador geral: Padre Antônio e equipe

Projeto 03: Continuar a elaboração do plano de formação dos presbíteros

Definição: Atividades

Encontros entre a pastoral presbiteral e a equipe de formação dos presbíteros

Destinatários: Formandos e formadores Data: 25 de março de 2014

Local: Seminário Diocesano São José Responsáveis: Equipe de formação e formadores Coordenadores: Padre Antônio e padre Humberto

6.

COMISSÃO DIOCESANA PARA A JUVENTUDE

Pastorais/Movimentos: Pastoral da Juventude (PJ, PJMP, PJE, PJR, PU), Juventude

Legionária, Juventude Vicentina, Novas Comunidades, Ministério Jovem – RCC, Catequese Crismal.

Conhecendo a Realidade:

1)

Desafios da Realidade:

Distância entre as paróquias, unidade entre as pastorais e movimentos, revitalização das pastorais e movimentos.

2)

Diretrizes e Urgências da ação evangelizadora:

1.

Ser Igreja em estado permanente em missão;

2.

Casa de iniciação à vida cristã;

3.

Lugar da animação bíblica da vida e da pastoral;

4.

Comunidade de comunidades;

5.

A serviço da vida plena para todos.

3)

Objetivos para ação evangelizadora:

Evangelizar a partir de Jesus Cristo e com a força do Espírito Santo, reconhecendo-nos em estado permanente de missão, empenhando-reconhecendo-nos em fazer de reconhecendo-nossas paróquias: casa de iniciação à vida cristã, lugar de animação bíblica da vida e da pastoral, comunidade de comunidades, a serviço da vida plena para todos.

4)

Objetivo Geral: qualificar o Setor Juventude para ações evangelizadoras.

5)

Objetivos Específicos: mapear e articular os grupos de jovens da Diocese e

oferecer formação contínua.

6)

Projetos para 2014-2015:

a)

Mapeamento e reconhecimento dos grupos;

b)

Articulação e formação contínua.

(12)

Projetos

Projeto 1: Mapeamento e reconhecimento dos movimentos jovens Definição: Organizar e revitalizar as ações juvenis da diocese.

Atividades: Visitar as foranias (paróquias) da Diocese e realizar o preenchimento de formulário.

Destinatários: Todos os grupos de jovens da diocese

Data: 1º Trimestre de 2014 (Janeiro a março)

Local: Paróquias

Responsável: Coordenação diocesana da comissão de juventude

Coordenador Geral: Pe. Erivan e Diácono Francisco

Orçamento: Paróquias

Projeto 2: Formação de Lideranças

Definição: Capacitar os líderes dos grupos de jovens

Atividades: Encontros formativos

Data: 2º Trimestre de 2014

7.

COMISSÃO DIOCESANA PARA A MISSÃO E EVANGELIZAÇÃO Conhecendo a realidade desafios, carências e necessidades:

• Conversão para a missão no espírito de Aparecida

• Estudo sistemático do Documento de Aparecida (DA)

Recordar as Diretrizes e urgências da Ação Evangelizadora da Diocese: recordar

as “urgências” da ação evangelizadora propostas na Assembleia Diocesana de 2012.

Objetivos da Ação Evangelizadora da Diocese de Petrolina: retomar as propostas

aprovadas na Assembleia de 2012

Construir o objetivo geral: COMIDI – animar ação missionária na Diocese através

dos COMIPA’s

Construindo os objetivos específicos: - COMIPA’s –animar a constituição dos próprios COMIPA’s na paróquia.

1- Encontro de Formação do Clero Diocesano – 10 e 11 de março – Responsáveis: Pastoral Presbiteral e coordenação diocesana

2- Encontro Diocesano de Formação para os leigos com o tema: Evangelização

e Missão Integral – 16 de fevereiro de 2014 – proposta da coordenação e dos padres

3- Construindo os projetos para 2014-2015: visitas da coordenação do COMIDI a todas as paróquias, tendo em vista, com anuência do padre, constituir ou animar os COMIPA’s

4- Animar o mês missionário nas paróquias, inclusive na programação da coleta unificada.

(13)

5- Fazer missão nos setores

6- A Diocese assumir a animação missionária e evangelizadora através dos instrumentos (ferramentas) oficiais da CNBB: COMINA, COMIRE, COMIDI, COMIPA e COMISE.

7- Projetos: SINE, Santas Missões Populares, e outros

8- Observação: são “projetos”, que cabe a paróquia assumir ou não.

9- O COMIDI constituir um grupo para animar e ajudar a constituição dos COMIPAs nas paróquias.

10- Conforme proposta das Pontifícias Obras Missionárias, incentivar e/ou instituir, em cada paróquia , com aprovação do padre, a “Infância e Adolescência missionária” e a “Juventude Missionária”.

Missão com a Rainha dos Anjos Missionária:

O quê? Semanas missionárias com a Imagem da Rainha dos Anjos.

Por quê? Para envolver todas as Paróquias da Diocese na preparação da Festa

da Padroeira, tendo em vista criar-se uma “cultura de Diocese”, também na realização da Festa.

Quem? Animação da Coordenação do COMIDI e dos COMIPAs . Onde? Em todas as Paróquias do interior da Diocese.

Quando? Nos meses de maio e junho, antecipadamente à Novena ampliada que

começa em julho, na “área metropolitana” de Petrolina.

Por meio de quem? Dos Padres e COMIPAs de cada Paróquia como primeiros

animadores.

8.

COMISSÃO DIOCESANA BÍBLICO-CATEQUÉTICA Objetivo Geral:

Fortalecer e dinamizar a catequese diocesana, atividade essencial na Igreja, suscitando e alimentando a missão da Igreja, favorecendo a interação e o diálogo entre pais e filhos no seio da família, primeiro ambiente para uma autêntica catequese (FC 52), através do modelo já instalado em funcionamento. Catequese familiar de iniciação cristã respeitando as diversas realidades paroquiais/ pastorais para os devidos agentes.

Objetivos Específicos:

Elaborar um questionário - pesquisa como pré-requisito sobre o nível de engajamento dos pais na paróquia. Ex: 1. Resgatar, no coração das famílias, o encantamento e a paixão pessoal por Jesus Cristo, tornando-o conhecido, amado e seguido;

(14)

Auxiliar as paróquias na acolhida, interação efetiva e afetiva pela Catequese Familiar e na expansão do referido projeto;

Estabelecer e priorizar os eixos temáticos, teóricos e vivencial da doutrina católica, sequencial, sistemática e ações concretas;

Fortalecer o sentido de pertença eclesial e pastoral na co-responsabilidade sobre a missão evangelizadora da Igreja através do engajamento comunitário, suscitando discípulos missionários a partir do clamor da família para vida plena em Cristo;

Formar e capacitar todos os agentes envolvidos no processo, tendo em vista a urgência em resgatar a espiritualidade e as dimensões litúrgica e comunitária: definir o dia do catequista como dia oficial para investidura no ministério do catequista;

Projetos para 2014-2015:

Animação bíblico-catequética no seio da família;

Encontros semanais de formação com os catequizandos, pais e filhos, iniciando-se com a Santa Missa e Celebração da Palavra;

Oficina de formação nas foranias para fomentar o conhecimento da metodologia adotadas: livros e manuais unificados para atingir os objetivos propostos e assegurar a unidade da catequese.

Projetos

Projeto 1: Catequese para Pais e Padrinhos

Definição: Material de formação para os pais, padrinhos e catequistas específicos – no CAP – Diretório Sacramental Pastoral

Atividades: Encontro por foranias, programa de rádio na Emissora Rural – A Voz do São Francisco

Destinatários: Famílias cristãs inseridas no ambiente geográfico da paróquia.

Data: Primeiro, segundo, terceiro e quarto sábado – formação nas paróquias (opcional) – Batizados: Primeiro, segundo, terceiro e quarto domingo (opcional)

Local: Ambiente paroquial

Responsável: Agentes paroquiais, Comissão Diocesana Bíblico-Litúrgico-Catequético e os vigários nas paróquias.

Coordenação geral: Assessoria e equipe diocesana.

Projeto 2: Catequese Familiar e Iniciação Cristã

Definição: Material de formação para Eucaristia (Pais, filhos e catequista). Crisma: crismando, catequista e família.

Atividades: Encontro por foranias

Destinatários: Família cristã engajada na paróquia

Data: Encontro semanal (domingo, dia do Senhor, ou sábado – opcional)

Local: Ambiente geográfico da paróquia

Responsável: Agentes paroquiais

Coordenador Geral: Assessor diocesano

Reuniões – Coordenação Diocesana de Catequese: 01.02 / 09.03 / 05.04 / 03.05 /

(15)

Encontros nas foranias: Leste (22 e 23.02 / 12 e 13.07) / Oeste (22 e 23.03 / 26 e

27.07) / Central (12 e 13.04 / 02 e 03.08). Em 31.08 – Investidura do Ministério do Catequista – Catedral / 13.12 – Confraternização da Coordenação Diocesana

Após a apresentação das contribuições dos grupos, Dom Frei Paulo Cardoso, nosso bispo emérito, presidiu a Santa Missa. O segundo dia foi concluído com o jantar e um momento cultural sob a responsabilidade da Paróquia Santa Luzia.

9.

COMISSÃO DIOCESANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA Objetivo geral:

Estar presente na vida do jovem estudante no período de estudo apoiando com o cuidado espiritual.

Objetivos específicos:

• Estar presente na vida do jovem, evangelizando-o;

• Criar novos grupos católicos nas universidades;

• Trabalhar para a criação de uma casa de apoio aos estudantes;

• Estar presente nos momentos de formatura.

Construindo projetos – 2014-2015:

• Realização de dois retiros;

• Encontros a cada 15 dias;

• Articular apoio para construção de uma casa de apoio aos estudantes;

Terceiro dia – Domingo, 10 de novembro de 2013.

O terceiro dia da Assembleia foi iniciada com a Santa Missa presidida pelo bispo Diocesano Dom Manoel dos Reis Farias, com destaque aos 12 anos de sagração episcopal do nosso Pastor Diocesano. Após o café da manhã, o Padre Antonio Moreno, coordenador de pastoral, fez a motivação inicial para os participantes abordando a necessidade de estarmos em comunhão para que, de fato, o Plano Diocesano de Pastoral se torne uma realidade. Os grupos tiveram trinta minutos para fazer os últimos ajustes nas suas propostas de atividade para 2014-2015, com apresentações dos resultados na plenária. Após intensa análise dos participantes, com a mediação do coordenador de pastoral, foi aprovada a versão preliminar do Plano Diocesano de Pastoral. Logo em seguida, foram dados avisos importantes por padres e representantes de grupos, movimentos e pastorais, sendo concluída a Assembleia com as palavras de Dom Manoel, anunciando o Ano Santo e outras diversas celebrações jubilares, concedendo a benção final de envio para todos.

(16)

Equipe responsável: Frei Rutherlan, O. Carm, Gildo Monteiro Júnior, Lúcia Maria de

Referências

Documentos relacionados

Aproveite para conversar com todos, ver se a criança está tendo as oportunidades para se desenvolver bem e, se perceber que a família está com dificuldades, ofereça

A Pastoral da Criança está trabalhando para contribuir ainda mais com a disseminação de informações sobre alimentação saudável para toda a família, em especial para as

“Se você fi zer como o Papa fala e acolher no dia a dia, tornando a sua comunidade mais agradável, promovendo momentos de encontro e de relação entre as famílias, ocupar as

Segundo a Irmã Veroni Medeiros, Assessora Técnica na área de Desenvolvimento Infantil, na Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, além de explicar às crianças a

Estas urgências são: Igreja em estado permanente de missão; Igreja, casa da iniciação à vida cristã; Igreja, lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja, comunidade

(2006) mostraram que é possível obter formulações das funções de crescimento nas quais a idade não está explícita, utilizando uma metodologia semelhante à utilizada para

82 Após preenchimento do formulário da seleção simplificada, o(a) secretário(a) da seleção encaminhará o formulário de solicitação devidamente preenchido para

responsabilizam por todo e qualquer dano ou conseqüência causada pelo uso ou manuseio do produto que não esteja de acordo com as informações desta ficha e as instruções de