• Nenhum resultado encontrado

CONSULADO-GERAL DO BRASIL EM HAMAMATSU ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE CIDADÃOS 24/06/2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONSULADO-GERAL DO BRASIL EM HAMAMATSU ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE CIDADÃOS 24/06/2011"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CONSULADO-GERAL DO BRASIL EM HAMAMATSU ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE CIDADÃOS – 24/06/2011

Em 24 de junho de 2011, realizou-se, na sede do Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu, reunião do Conselho de Cidadãos do Consulado-Geral, da qual participaram também os Conselheiros do Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior residentes no Japão e alguns convidados. A reunião foi presidida pelo Cônsul-Geral do Brasil em Hamamatsu, Ministro José Antonio Gomes Piras.

Estiveram presentes:

Cônsul-Geral, Ministro José Antonio Gomes Piras Vice-Cônsul Eduardo Roedel Fernandez Silva Vice-Cônsul Roberto Vivian Mascareñas Carlos Shinoda, Presidente do CRBE Angelo Ishi, Conselheiro do CRBE

Sandra Mieko Kudeken, Conselheira Suplente do CRBE Wilson Hayashida, Conselheiro Suplente do CRBE

Claudinei Martins, Gerente do Banco do Brasil em Hamamatsu João Matsuko, Proprietário da SERVITU

Sandra Nagami, Diretora da Escola Alegria de Saber

Tetsuyoshi Kodama, Vice-Presidente da Aliança de Intercâmbio Brasil-Japão Padre Evaristo Higa, Igreja Católica de Hamamatsu

Oswaldo Murakami, Igreja Católica de Hamamatsu

Lissa Kikuyama, coordenadora do Centro Multicultural de Hamamatsu (HICE) Hebert Gomide, Gerente da Caixa Econômica Federal em Tóquio

Marcelo Yoshimura, Representante da Caixa Econômica Federal em Hamamatsu

Após cumprimentar os participantes da reunião e agradecer pela presença de todos, o Cônsul-Geral propôs a agenda da reunião, aprovada pelos presentes, na qual constavam os seguintes itens:

(2)

- Apresentação das iniciativas do Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu nas áreas educacional, trabalhista, cultural, empresarial, de divulgação e de relacionamento com a comunidade;

- Participação dos membros do Conselho de Cidadãos na implementação das medidas indicadas no Plano de Ação;

- Apresentação de propostas a serem levadas à IV Conferência Brasileiros no Mundo; - Outros assuntos, Considerações finais.

O Cônsul-Geral, antes de passar a palavra ao Presidente do CRBE, Carlos Shinoda, destacou algumas das iniciativas que o Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu vem realizando em benefício da comunidade desde que assumiu a chefia do posto, em fevereiro de 2011.

Em relação aos serviços consulares, o Cônsul-Geral destacou o aperfeiçoamento e o treinamento dos funcionários, com rodízio entre os setores, visando agilizar o atendimento ao público, o que se mostrou extremamente importante nas semanas que se seguiram ao terremoto de 11 de março. A eficiência na concessão de passaportes e demais documentos mostrou-se à altura da demanda excepcional naquele momento.

Na área de educação, tema prioritário para o Consulado-Geral e para a comunidade, o Cônsul-Geral deu conhecimento aos presentes das diversas iniciativas em que tem atuado, como na realização de visitas às escolas brasileiras (no mês de junho, foram nove escolas), durante as quais foram entregues kits de livros didáticos, aproximando o Consulado-Geral dos diretores, professores, pais e alunos, e também no recebimento periódico de grupos de estudantes no Consulado-Geral, onde conhecem as instalações da repartição consular e recebem aula sobre diplomacia e a atuação do Itamaraty, e têm acesso a mapas, livros e vídeos sobre o Brasil. Destacou também a criação da Biblioteca do Consulado, de livre acesso a todos os cidadãos que já tenham feito a Carteira de Matrícula Consular. O Cônsul-Geral ressaltou, ademais, a participação do Consulado-Cônsul-Geral no projeto “Evasão Escolar Zero”, em parceria com a prefeitura local, programa que tem beneficiado crianças brasileiras que estavam fora da escola em Hamamatsu.

No que diz respeito ao relacionamento econômico-comercial, o Cônsul-Geral registrou a prioridade no maior entrosamento com empresários da região, inclusive no apoio a envio de missòes e na realização de seminários. O II Seminário Econômico sobre o Brasil, promovido pelo Iwata Shinkin Bank com especial apoio do Consulado-Geral, reuniu quase trezentos empresários interessados em investir no Brasil. A atuação junto às empresas da região tem-se fortalecido, inclusive em encontros dos diplomatas do posto com presidentes e diretores das principais indústrias da região. Entende o Consulado que o maior relacionamento com as empresas, além de divulgar a imagem do país, facilita o entendimento com as entidades que muitas vezes empregam os brasileiros.

(3)

O Cônsul-Geral apresentou aos presentes o “3º Informativo Mensal do Consulado-Geral”, iniciativa que visa levar informações à comunidade de forma mais rápida e eficiente, destacando temas de interesse ou serviços do Consulado. O senhor Claudinei Martins aproveitou para destacar a utilidade do boletim informativo, relatando experiência positiva em que foi beneficiado com o recebimento das informações por correio eletrônico.

No campo da Assistência Consular, apresentou-se aos presentes informações sobre as visitas regulares aos brasileiros detidos. Em 2010, foram entrevistados trezentos e vinte e cinco brasileiros nos presídios e casas de detenção na Província de Shizuoka. Foi destacada também a realização do exame ENCCEJA em estabelecimentos prisionais, iniciativa bastante elogiada pelos próprios diretores dos presídios onde o exame foi realizado em 2011.

O Presidente do CRBE, Carlos Shinoda, foi convidado a apresentar o Plano de Ação MRE/CRBE 2011/2012 aos presentes. O senhor Shinoda teceu breve relato da elaboração do documento, surgido a partir da Ata Consolidada das demandas dos brasileiros no exterior, discutidas durante as três Conferências Brasileiros no Mundo. Destacou que há muitos pontos em que o trabalho conjunto da comunidade faz-se necessário para colocar-se em prática o Plano de Ação, embora nem todos os temas ali abordados tenham relação com a realidade da comunidade brasileira no Japão.

Foram, a seguir, examinados os diferentes temas abordados pelo Plano de Ação. Na área trabalhista, a professora Sandra Nagami chamou atenção para a necessidade de se reconhecerem no Brasil certificados de qualificação profissional obtidos em cursos técnicos ou em empregos nas indústrias no Japão. A medida beneficiaria grande número de brasileiros que retornassem ao Brasil, uma vez que poderiam comprovar a experiência profissional e a qualificação técnica adquirida no arquipélago. O senhor Carlos Shinoda sugeriu que o SENAI divulgue informações sobre a certificação profissional para brasileiros no exterior, e propôs a criação de exames de qualificação para brasileiros no Japão. Sugeriu que cursos como os oferecidos pela Toyota Motors sejam adequados em termos de carga horária, de modo que possam ser homologados no Brasil.

O representante da CEF Marcelo Yoshimura recordou que o Estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco, contratou soldadores brasileiros recrutados no Japão, como forma de suprir a carência de mão-de-obra especializada verificada em diversos setores industriais no Brasil. Os Conselheiros sugeriram contato do senhor Cônsul-Geral com o Ministério do Trabalho e Emprego no sentido de que agilizasse o procedimento para validação e homologação de certificados de conclusão de cursos técnicos profissionalizantes realizados no Japão. O Gerente do BB, Claudinei Martins, comentou o interesse de empresários japoneses em abrir filiais de suas empresas no Brasil e que, para tanto, necessitarão de mão

(4)

de obra brasileira, preferencialmente qualificada no Japão, ou com experiência no sistema de trabalho japonês, o que se traduziria em oportunidades para os imigrantes brasileiros que desejarem retornar ao seu país.

O representante da CEF Hebert Gomide apresentou histórico e informações detalhadas sobre o convênio firmado entre o Itamaraty e a Caixa Econômica Federal, em vigor há um ano, que possibilitou aos brasileiros no Japão sacarem recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Seviço (FGTS). O senhor Gomide mostrou dados com números obtidos até o mês de maio de 2011, indicando o número de cidadãos beneficiados e o total dos recursos já disponibilizados. Esclareceu que a CEF e o MRE estão se esforçando para ampliar o número de postos no exterior capacitados a processarem os documentos. Mencionou o fato de ter partido do Consulado-Geral em Hamamatsu a proposta de processar todos os documentos sem custos para o solicitante.

Questionados sobre os locais onde o Consulado-Geral em Hamamatsu deveria realizar consulados itinerantes, os membros presentes concordaram que as cidades de Fuji e Yaizu poderiam ser as escolhidas, pela presença de grande número de brasileiros naqueles municípios e nas cidades vizinhas.

O senhor Tetsuyoshi Kodama sugeriu que o Programa de Visitas Escolares fosse estendido às crianças japoneas, para melhor compreensão da realidade brasileira e criação de imagem positiva sobre o Brasil, contribuindo para aproximá-las das crianças brasileiras.

O tema violência doméstica foi discutido entre os presentes, que se comprometeram a estudar as melhores formas de atuar em tais casos. O tema será analisado de forma pormenorizada nas próximas reuniões do Conselho de Cidadãos.

A pedido do Cônsul-Geral, todos os presentes comprometeram-se a estudar o Plano de Ação, examinar os itens que dizem respeito à comunidade brasileira no Japão e propôr iniciativas, no próximo encontro, previsto para agosto próximo, que ajudem o Ministério das Relações Exteriores, por meio do Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu, a continuar os projetos que já vem realizando em benefício da comunidade brasileira no Japão.

Os membros do Conselho de Cidadãos apoiaram as iniciativas do Consulado-Geral de organizar encontros e seminários sobre diferentes temas de interesse da comunidade. Estão previstas, proximamente, a realização de seminários na HICE e na própria sede do Consulado-Geral, inclusive encontro com diretores de escolas brasileiras, seminário sobre atividades consulares, sobre divulgação de informações para atuação em caso de desastres naturais, entre outros.

(5)

Na área cultural foi antecipada a realização do Consurso de Oratória, com apoio do Consulado-Geral, do Banco do Brasil e da HICE, destinado aos japonesas envolvidos com o idioma português. Da mesma forma, foi divulgada a realização do II Festival de Cinema Brasileiro em Hamamatsu, previsto para novembro, a ser lançado no Consulado-Geral.

Com o apoio do Conselho de Cidadãos, o Consulado-Geral, os membros do CRBE e a HICE acordaram realizar encontro com a comunidade brasileira, no próximo dia 31 de julho, com vistas a explicar a atuação do CRBE e trocar ideias sobre as atividades previstas no Plano de Ação.

Referências

Documentos relacionados

Segundo Kalva (2014), com a expansão da língua inglesa ocorre também o avanço tecnológico, que fez com que o inglês rapidamente se espalhasse, tornando-se conhecido por diversas

É dada atenção especial à redução de peso, tamanho e ao reforço da robustez, usando um corpo de alumínio, bem como alumínio e aço inoxidável para muitas peças internas.

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

São oferecidas 20 (vinte) vagas, no presente Edital, assim distribuídas: quinze para ampla concorrência, 01 (uma) para candidatos com deficiência (PNE) e 04 (quatro)