• Nenhum resultado encontrado

ACAMPAMENTO CENTENÁRIO DO ESCOTISMO POTIGUAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ACAMPAMENTO CENTENÁRIO DO ESCOTISMO POTIGUAR"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)
(2)

ACAMPAMENTO CENTENÁRIO DO ESCOTISMO POTIGUAR

Junho de 2017

Natal/RN – Brasil

1. A PROPOSTA EDUCATIVA

A proposta educativa do ACAMPAMENTO CENTENÁRIO está fundamentada nos conceitos básicos do Movimento Escoteiro, contribuindo na formação de pessoas comprometidas com a comunidade, que assumam responsabilidades na construção de um mundo melhor. Pretendemos que o ACAMPAMENTO, além de ser um ambiente de amizade e integração, seja um espaço para informar, conscientizar e comprometer os jovens em ações e projetos concretos que ajudem na construção do mundo que almejamos.

2. PROGRAMA

No programa Geral o destaque fica por conta das festas de abertura, do Fogo de Conselho Festivo, do Desfile Cívico do Centenário, do Jogo da Cidade e do módulo da Aldeia Global. Tudo isso com muita animação e no clima de fraternidade Escoteira.

Na Aldeia Global grandes temas de ciência, cultura e meio-ambiente estarão presentes para abrilhantar nosso acampamento.

2.1 Desfile Cívico dos Escoteiros

O Desfile Cívico que marca o Centenário de fundação do Escotismo no Rio Grande do Norte, será realizado na tarde do dia 01/07 (sábado) com concentração a partir das 14h na Ruja Açu, ao lado da Catedral Metropolitana de Natal. Será finalizado na Praça 7 de setembro, em frente ao Palácio da Cultura (Pinacoteca), Com a renovação da Promessa Escoteira.

2.2 Programa Ramo Lobinho (6,5 a 10 anos)

Para celebrar o centenário do escotismo potiguar utilizaremos, em alguns momentos, a temática do folclore brasileiro como ferramenta de aprendizagem homenageando desse modo o nosso folclorista Luís da Câmara Cascudo.

O Programa será desenvolvido em seis módulos de atividades com os seguintes objetivos: Módulo I – Construções e esculturas

Permitirá que as crianças conheçam um pouco da tradição popular através dos Contos Tradicionais retratados por Luís da Câmara Cascudo. Em seguida, para exercitar a habilidade manual e a criatividade através do imaginário, totens e cenários serão construídos como símbolos de identidade.

(3)

Módulo II – Jogos interativos

Atividades que irão resgatar antigas brincadeiras folclóricas passadas de geração a geração e demais jogos educativos tradicionais que proporcionará às crianças explorar as habilidades e técnicas escoteiras próprias para a sua faixa etária.

Módulo III – Trilha dos sentidos

A fim de ampliar a percepção dos sentidos as crianças terão a oportunidade de conhecer e tentar responder algumas adivinhações e em seguida irão percorrer uma trilha onde os sentidos da audição, tato e olfato serão explorados.

Módulo IV – Jogos aquáticos

As ‘pegadinhas’ da sabedoria popular iniciarão esse módulo, ou seja, são rápidas questões propostas para serem resolvidas, onde geralmente a lógica não está presente. Na sequência, com o mesmo espírito de equipe e empatia, as crianças participarão de jogos aquáticos. Em alguns momentos, as respostas da primeira parte poderão fazer parte dessa dinâmica atividade.

Módulo V – Caça ao tesouro

Tendo como base alguns ditos populares as crianças sairão em busca de um tesouro escondido percorrendo uma pista com obstáculos até chegar no destino final.

Módulo VI – Instrumentos de brincar

Irá despertar o gosto de brincar com as palavras e os sons exercitando o cérebro de forma criativa através do trava-línguas. Em seguida terão a oportunidade de vivenciar antigas brincadeiras.

Com essas atividades e outras que serão desenvolvidas paralelamente não temos dúvida de que será um marco importante para os próximos 100 anos de Escotismo em terras potiguares.

2.3 Programa Ramo Escoteiro (11 a 14 anos) e Ramo Sênior (15 a 17 anos)

No Programa do Ramo Escoteiro o destaque fica com os módulos de Terra e Água que terão o cenário num lindo cartão postal da cidade. O Encontro do rio Potengi com o mar. Corrida de orientação, pista de obstáculos, Arco e flecha, Técnicas de fogo e muita ralação agitarão a base terra.

Na água, competição de caiaques, equilíbrio, velocidade e segurança serão os temas que darão um banho de alegria para os ramos Escoteiro e Sênior.

No módulo jogos do centenário, com jogos campeões de audiência para relembrar os grandes jogos dos ELOs, ARREs e Aventuras Sênior.

Não podia ficar de fora o módulo de jogos noturnos, para dar aquela movimentada na noite de acampamento. E já que estamos falando de movimentação, alegria e festas vão ser estar presente sempre e especialmente nas festas de abertura por ramo e na festa das cidades.

(4)

2.4 Programa Ramo Pioneiro (18 a 21anos)

No ramo pioneiro teremos ênfase no servir, tratando os temas dos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS. Atividade comunitária, temas sociais, dança, jogos, festa temática, atividades dos jovens líderes, tudo isso num clima de muita alegria.

Nesse ano de 2017, apoiados pelo tema “Escotismo & Desenvolvimento Sustentável”, os Escoteiros do Brasil irão orientar todas as suas ações, atividades e eventos, para proporcionar aos seus membros juvenis e líderes adultos essas importantes experiências.

Trataremos muitos destes objetivos durante a atividade: Erradicação da Pobreza, Fome Zero, Boa saúde e bem estar, Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Água limpa e saneamento, Energia Acessível e Limpa, Emprego Digno e Crescimento Econômico, Indústria inovação e Infraestrutura, Redução das Desigualdades, Cidades e comunidades sustentáveis, Consumo e Produção sustentáveis, Combate as alterações Climáticas, Vida de baixo D’água, Vida sobre a Terra, Paz, Justiça e instituições fortes e Parceria em prol das metas.

3. VISITAÇÃO

O Campo estará aberto para visitação nos seguintes horários: Dia 30/06 (Sexta): Das 18h às 22h por ocasião da abertura. Dia 01/07 (Sábado): Das 17h às 22h.

Dia 02/07 (Domingo): Das 9h às 11h e Das 14h às 17h. Dia 03/07 (Segunda): Das 14h às 22h.

Dia 04 (Terça): Não haverá visitação.

4. INFRA-ESTRUTURA DISPONIBILIZADA

4.1 Abertura do Campo, Recepção e Fechamento do Campo: O campo estará aberto a partir das 08h do dia 30 de junho (sexta). O Campo deverá estar totalmente desocupado até às 17h da terça-feira dia 04 de julho. 4.2 Atendimento Médico: A organização do ACAMPAMENTO manterá equipe de primeiros socorros nos locais onde se faça necessário e um corpo médico próprio, na área de acampamento, para atendimentos de urgência. Casos que necessitem outro tipo de atendimento serão encaminhados à rede hospitalar. Os participantes filiados a planos de saúde ou com seguro-saúde devem levar suas credenciais.

4.3 Centro Comercial: No ACAMPAMENTO funcionará um centro comercial que disponibilizará serviços, tais como Loja Escoteira, mercado, lanchonete, sorveteria, etc.

5. ORIENTAÇÕES SOBRE A COZINHA POR GRUPO ESCOTEIRO

5.1 Informações Gerais: De acordo com o item 4 do Boletim Informativo 02, para cada conjunto de 30 (trinta) participantes dos Grupos Escoteiros é permitido trazer até 03 (três) pessoas na cozinha. A partir de 30 (trinta) participantes até 04 (quatro) pessoas na cozinha. Cada “cozinheiro” dos Grupos que trarão cozinha deverá pagar uma taxa de R$ 20,00 (vinte reais) para despesas de manutenção e administrativas do evento. Estas

(5)

pessoas serão identificadas com pulseiras especiais e poderão circular apenas nas áreas comuns, sem efetivamente participar de qualquer base.

5.2 Inscrições dos Cozinheiros: As inscrições dos cozinheiros serão feitas através do pagamento via depósito bancário, com envio do comprovante de depósito, junto com cópia do RG e o nome do Grupo(s) Escoteiro(s) para o e-mail: atendimento@escoteirosrn.org.br

5.3 Conta para depósito:

Banco: Caixa Econômica Federal Agência: 0759

Operação: 003 Conta: 2001-1

Em nome da UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

5.4 Prazo: As inscrições dos Cozinheiros estarão abertas até o dia 23/06/2017.

5.5 Alimentação Externa: Durante o Acampamento os Ramos Escoteiro, Sênior e Pioneiro participarão de módulos externo e terão pelo menos um dia em que estarão fora do Acampamento Base nos dois turnos, por isso farão suas refeições nos locais dos módulos. As cozinhas de cada Grupo Escoteiro terão que preparar a alimentação dos jovens que estarão fora até as 11:00h (dias 02 e 03/07) e deverão estar acondicionadas em recipientes adequados e serão levados para o local do módulo pela organização do evento.

6. PROCEDIMENTOS NÃO PREVISTOS

O Comitê Organizador do ACAMPAMENTO CENTENÁRIO decidirá quanto a procedimentos não previstos no presente documento ou qualquer excepcionalidade.

Natal, 12 de junho de 2017.

THIAGO SIMPLICIO RAIMUNDO DA SILVA

Diretor Administrativo Escoteiros do Brasil – Rio Grande do Norte COORDENADOR DO CENTENÁRIO DO ESCOTISMO NO RN

ANTÔNIO VARELA DA SILVA NETO

Diretor Presidente Escoteiros do Brasil – Rio Grande do Norte

Presidente do Comitê Organizador

Referências

Documentos relacionados

STATUS SANITÁRIO NO CEARÁ E RIO GRANDE DO NORTE Vibrioses IMNV WSSV NHP Martins (2015).. Fonte:

Luiz Guilherme Marinoni, Sérgio Cruz Arehart e Daniel Mitidiero (2015, p. 492), também entendem dessa maneira ao descrever que “toda vez que o legislador emprega termos

O Cráton do São Francisco é dividido em cinco segmentos crustais de origens e idades diferentes (Barbosa & Sabaté, 2002, 2004), dentre os quais: o Bloco Gavião, o Bloco

36 ANTONIO CARLOS PEREZ ANTUNES DA SILVA. 37 ANA PAOLA

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

O Projeto de Auto-Avaliação Institucional da FATEFIG foi elaborado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) em atendimento à Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004,

O Método Escoteiro é um conjunto de pontos que orientam sobre a forma como devem ser realizadas as atividades com os jovens?.