• Nenhum resultado encontrado

REGIMENTO INTERNO DOS COLABORADORES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGIMENTO INTERNO DOS COLABORADORES"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

REGIMENTO INTERNO DOS COLABORADORES

1ºEdição em 27/12/2007 Ultima atualização em : 28/11/2014

1

REGIMENTO INTERNO DOS COLABORADORES

A Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Bom Despacho Ltda. – SICOOB CREDIBOM, situada à Avenida das Palmeiras, n.º 170, Centro, Bom Despacho/ MG, CEP: 35.600-000, cooperativa de primeiro grau, autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil sob o nº 847, CNPJ: 21.670.187/0001-00, integrante do Sistema Central CREDIMINAS, neste Regimento denominado simplesmente SICOOB CREDIBOM, rege-se pela Lei nº 4.595/64, Lei nº 5.764/71, com as alterações posteriores, pelos normativos do Conselho Monetário Nacional, baixados pelo Banco Central do Brasil, pelo seu Estatuto Social, por este Regimento Interno, além das normas emanadas do SICOOB CENTRAL CREDIMINAS.

Em razão do seu caráter de complementaridade, este Regimento deverá ser examinado em conjunto com os normativos aplicáveis e os normativos da Cooperativa Central de Crédito de Minas Gerais Ltda. – SICOOB CENTRAL CREDIMINAS, Cooperativa Central a qual o SICOOB CREDIBOM livremente se filiou.

Os itens deste Regimento Interno, que não sejam automaticamente aplicáveis, serão disciplinados através de Resoluções, Atos e/ou Instruções do Conselho de Administração ou da Diretoria-Executiva, conforme competências estatuariamente distribuídas.

A alteração deste Regimento Interno obedecerá ao processo nele previsto.

NOSSOS PRINCÍPIOS

Ação Democrática; Compromisso com o Desenvolvimento (Econômico Social e Humano); Conduta Ética; Cooperação e Parceria; Determinação; Honestidade e Transparência; Profissionalismo; Solidariedade; Valorização e Respeito às Pessoas.

NOSSA VISÃO

"Ser reconhecido como a melhor e mais segura solução financeira e de serviços para os associados e suas comunidades"

NOSSA MISSÃO

"Assegurar aos associados e às suas comunidades, através da cooperação, soluções financeiras e de serviços compromissadas com o seu desenvolvimento econômico e social”.

CAPÍTULO I

Art.1º – O presente Regimento faz parte integrante do contrato individual de trabalho e a Convenção Coletiva de Trabalho – Cooperativas de Credito. As normas e preceitos nele contidos aplicam-se a todos os empregados, complementando os princípios gerais de direitos e deveres contidos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

(2)

REGIMENTO INTERNO DOS COLABORADORES

1ºEdição em 27/12/2007 Ultima atualização em : 28/11/2014

2 Parágrafo único – sua obrigatoriedade perdura o tempo de duração do contrato de trabalho, sendo assim, o empregado que assinar o seu termo de ciência, não poderá alegar seu desconhecimento.

CAPÍTULO II

Dos Deveres, Obrigações e Responsabilidades do Empregado.

Art. 2º – Todo empregado deve:

a) Cumprir os compromissos expressamente assumidos no contrato individual de trabalho, com zelo, atenção e competência profissional;

b) Obedecer às ordens e instruções emanadas de seus superiores hierárquicos; c) Sugerir medidas para maior eficiência do serviço;

d) Observar a máxima disciplina no local de trabalho;

e) Zelar pela boa conservação das instalações, equipamentos e máquinas, comunicando as anormalidades notadas, conforme Termo de Ciência da Política de Ressarcimento de Danos Causados por Empregados.

f) Respeito e cordialidade na representação da empresa perante a sociedade; g) Usar os meios de identificação pessoal estabelecidos;

h) Informar a área ou responsável pelos recursos humanos sobre qualquer modificação em seus dados pessoais, tais como, estado civil, militar, aumento ou redução de pessoas na família, eventual mudança de residência, etc.;

i) Respeito aos superiores hierárquicos e aos colegas de trabalho;

j) Agir de forma ética no exercício de sua função, tanto dentro quanto fora da empresa, conforme item 3.2 do Código de Ética do Sicoob.

CAPÍTULO III

Contratação

Art. 3º - A contratação ficará a cargo da Empresa Século XXI Desenvolvimento Organizacional Ltda. pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ: 03.697.288/0001-93.

(3)

REGIMENTO INTERNO DOS COLABORADORES

1ºEdição em 27/12/2007 Ultima atualização em : 28/11/2014

3 Parágrafo Único – A Empresa realizará os serviços de recrutamento, seleção e treinamento introdutório de profissionais conforme solicitado pelo Sicoob Credibom através de avaliações curriculares, entrevistas e pesquisa de campo dos classificados.

CAPÍTULO IV

Das Licenças

Art. 4º – O Sicoob Credibom concede ao empregado licença/faltas abonadas, por motivo de: a) Casamento – 3 dias consecutivos de serviços;

b) Falecimento de conjugue, ascendente, descendente ou dependente declarado na CTPS – 2 dias consecutivos de serviços;

c) Licença paternidade – 5 dias consecutivos de serviços; d) Outros conforme art. 473 da CLT.

 § 1º- O empregado deverá comunicar, por escrito, à área ou responsável pelo RH (recursos humanos) do Sicoob Credibom, seu casamento, com antecedência mínima de 30 dias;

 § 2º- Em caso de morte e nascimento de filho, salvo absoluta impossibilidade, o empregado comunica o evento à área ou responsável pelo RH (recursos humanos) do Sicoob Credibom no respectivo dia;

CAPÍTULO V

Das Ausências, Saídas e Atrasos

Art.5º – O empregado que se atrasar ao serviço, sair antes do término da jornada ou faltar por qualquer motivo, deve justificar o fato ao superior imediato, verbalmente ou por escrito, quando solicitado.

 § 1°- Ao Sicoob Credibom cabe descontar os períodos relativos aos atrasos, saída mais cedo, sem prévia autorização, faltas ao serviço e o consequente repouso semanal, excetuada as faltas e ausências legais;

 § 2°- As faltas decorrentes de doença deverão ser abonadas através de atestado médico;  § 3°- As faltas, quando não abonadas, serão deduzidas do banco de horas do Colaborador,

conforme cláusula 27ª da Convenção Coletiva de Trabalho adotado pelo Sicoob Credibom e Termo de Ciência do Acordo de Compensação de Horas Extras.

(4)

REGIMENTO INTERNO DOS COLABORADORES 1ºEdição em 27/12/2007 Ultima atualização em : 28/11/2014 4

CAPÍTULO VI

Do pagamento

Art.6º – O Sicoob Credibom paga os salários no 2º (segundo) dia útil do mês subsequente. Art. 7º – O salário é creditado em conta corrente.

Art.8º – Eventuais erros ou diferenças deverão ser comunicados ao Departamento De Pessoal, após o correspondente pagamento.

CAPÍTULO VII

Dos Benefícios

Art. 9º – O Sicoob Credibom oferece os seguintes benefícios: a) Vale transporte (cláusula 12ª da Convenção Coletiva);

b) Ticket de alimentação (cláusula 11ª da Convenção Coletiva); c) Seguro de vida (cláusula 35ª da Convenção Coletiva);

d) Assistência médica hospitalar (cláusula 13ª da Convenção Coletiva); e) Auxilio babá/creche (cláusula 16ª da Convenção Coletiva);

f) Participação nos Resultados (cláusula 10ª da Convenção Coletiva de Trabalho e Acordo com o Sintracoop);

g) Benefícios concedidos pelo Conselho de Administração (Bolsa Escola, Sicoob Previdência); h) Outros, conforme Convenção Coletiva de Trabalho.

CAPÍTULO VIII

Das Proibições

(5)

REGIMENTO INTERNO DOS COLABORADORES

1ºEdição em 27/12/2007 Ultima atualização em : 28/11/2014

5 a) Promover algazarra, brincadeiras e discussões durante a jornada de trabalho;

b) Usar palavras ou gestos impróprios à moralidade e respeito, nas dependências do Sicoob Credibom;

c) Divulgar, por qualquer meio, assunto ou fato de natureza privada do Sicoob Credibom, conforme PSI – Política de Segurança da Informação.

d) Utilização dos recursos de comunicação como internet, e-mail e telefones para fins pessoais, ressaltando os sites de relacionamentos, paginas com conteúdo inadequado, softwares de comunicação instantânea (Whatsapp, facebook, etc.).

e) Proibições quanto ao ingresso em setores restritos – item seis do Procedimento da Tesouraria.

f) Demais disposto no Código de Ética do Sicoob.

CAPÍTULO IX

Das Relações Humanas

Art. 11º – Todos os empregados, sem distinção, devem colaborar, de forma eficaz à realização dos fins do Sicoob Credibom.

Art. 12º – O sentido de equipe deve predominar na execução de tarefas à realização dos objetivos da Empresa.

Art. 13º – Harmonia, cordialidade, respeito e espírito de compreensão devem predominar nos contatos estabelecidos independentemente de posição hierárquica.

CAPÍTULO X

Penalidades

Art. 14º – Aos colaboradores transgressores das normas deste Regimento e do Termo de Ciência da PSI – Política de Segurança da Informação, aplicam-se as penalidades seguintes:

- Advertência verbal; - Advertência escrita; -Demissão.

(6)

REGIMENTO INTERNO DOS COLABORADORES 1ºEdição em 27/12/2007 Ultima atualização em : 28/11/2014 6

CAPÍTULO XI

Uniformes

Art. 16º - Serão fornecidos os uniformes ao Colaborador, gratuitamente, o qual será de uso obrigatório.

Art. 17º - O uso do crachá é obrigatório e acompanha o uniforme.

CAPÍTULO XII

Organograma

(7)

REGIMENTO INTERNO DOS COLABORADORES

1ºEdição em 27/12/2007 Ultima atualização em : 28/11/2014

(8)

REGIMENTO INTERNO DOS COLABORADORES

1ºEdição em 27/12/2007 Ultima atualização em : 28/11/2014

8

CAPÍTULO XIII

Das disposições Gerais

Art. 18º – Os empregados devem observar o presente Regimento, circulares, ordem de serviço, avisos, comunicados e outras instruções expedidas pela direção do Sicoob Credibom.

Art. 19º – O presente Regimento está disponível na pasta eletrônica servidor/ temporário/ ciente de todos os funcionários e encaminhado via e-mail para todos os colaboradores, que declara, por escrito, tê-lo recebido, lido e estar de acordo com todos os preceitos e assina o termo de ciência.

Art. 20º – Os casos omissos ou não previstos são resolvidos pela Empresa, à luz da CLT e legislação complementar pertinente.

Art. 21º – O presente Regimento pode ser substituído por outro, sempre que o Sicoob Credibom julgar conveniente, em consequência de alteração na legislação social.

Regimento Interno do Sicoob Credibom aprovado em reunião do

Conselho de Administração no dia 28/11/2014.

_______________________ ___________________________ José Fúlvio Cardoso João Batista Araújo de Oliveira

Presidente Vice-Presidente

Conselheiros:

___________________ ______________________ _____________________ Antônio Tavares Gontijo Geraldo Raimundo Gontijo José Nunes Rodrigues

__________________ ___________________________ ____________________ Marcos José da Costa Maria Terezinha Cardoso Brandão Pedro Otacílio de Araújo

_________________________ Vicente de Paulo Lopes Cançado

Diretoria Executiva:

_____________________ ___________________________ Pedro Adalberto da Costa Vicente de Paulo Lopes Cançado Diretor Superintendente Diretor Administrativo

(9)

REGIMENTO INTERNO DOS COLABORADORES

1ºEdição em 27/12/2007 Ultima atualização em : 28/11/2014

9

TERMO DE CIÊNCIA E RESPONSABILIDADE

Nome: CPF:

Carteira de Identidade: Endereço:

Unidade Organizacional: Vínculo com a Cooperativa:

Pelo presente Termo de Ciência e Responsabilidade, declaro ter conhecimento do presente Regimento Interno, e que me foi entregue cópia da referida norma.

Diante disso, concordo que a ação democrática, o compromisso com o desenvolvimento econômico, social e humano, além da honestidade, transparência e demais princípios norteadores do Regimento Interno do SICOOB CREDIBOM orientarão o meu comportamento em todas as futuras iniciativas e decisões profissionais, comprometendo-me a realizar meu trabalho sempre de forma íntegra e zelosa.

Reconheço que, em razão da minha prestação de serviços, na qualidade de colaborador (empregado, estagiário ou prestador de serviços) tenho contato com informações sigilosas que não podem ser divulgadas a terceiros não autorizados, dentre eles os próprios colaboradores do SICOOB CREDIBOM e do SISTEMA CREDIMINAS.

Declaro ter conhecimento de que o SICOOB CREDIBOM é instituição financeira, portanto, sujeita às regras previstas na Lei Complementar 105/2001 – que dispõe sobre o sigilo das operações de instituições financeiras e dá outras providências. Comprometo-me, ao término do contrato de trabalho, entregar todo e qualquer material de propriedade do Sistema, como equipamentos portáteis, arquivos com informações da Central e/ou Cooperativas filiadas, bem como documentos e processos de qualquer natureza que tenham sido usados, criados ou estado sob meu controle, dentre outros.

Comprometo-me, ainda, a informar, imediatamente, ao Setor Competente ou ao meu superior hierárquico, qualquer violação de tais regras, mesmo que não intencional ou culposa, cometida por mim ou terceira pessoa, que possa trazer prejuízo de qualquer natureza ao SICOOB CREDIBOM.

Declaro estar ciente de que ao violar o Regimento Interno, e/ou demais regras de órgãos reguladores internos ou externos, bem como a legislação aplicável ao SICOOB CREDIBOM, estarei sujeito às possíveis penalidades previstas em lei e demais regulamentos, dentre eles, as sanções por ele aplicadas.

Bom Despacho,

_____________________________________________ Nome funcionário

Referências

Documentos relacionados

As fontes de pressão no trabalho que apresentaram correlações significativas com o nível de estresse foram: relacionamento com o usuário, organização do trabalho - competência da

A Cooperativa de Crédito do Centro do Estado de Rondônia - SICOOB CENTRO, é uma cooperativa de crédito singular, instituição financeira não bancária, fundada

  Usa o formato para armazenamento de arquivo do RCS   Pode ser usado tanto localmente como remotamente   Licença GPL..   Suporte ao rastreamento de mudanças

Algumas questões a serem consideradas nesta pesquisa seria enfatizar que a escola não apresenta apenas fatores de proteção, o qual é visto como um fator positivo para a

Como também já havia sido referido anteriormente, há ainda outras variáveis que não são de todo passíveis de medição, pelo menos aquando da atribuição do valor residual, como

Os alunos que alcançam esse fechamento têm a sua aprendizagem considerada satisfatória pelo SAE, que calcula o grau de disparo e o fornece como um índice que mensura, mediamente,

Um artigo publicado em 25 de agosto de 1888, intitulado “A escravidão de libertos”, afirmou que: “É assim que homens que possuíam escravos[...] querem ainda reter nas

(*) RESPOSTA MÚLTIPLA Observação: % do total de citações.. Não sabe opinar.. 45) Mercado de atuação do arquiteto e urbanista Outros Nichos – EM EXPANSÃO. OUTROS NICHOS