• Nenhum resultado encontrado

PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: UMA

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Lérida de Oliveira

1

e Haydée Torres de Oliveira

2

1

Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada - Universidade de São Paulo. Endereço: Rua Padre Duarte, n. 298, Araraquara, SP. E-mail: leridaoliveira@hotmail.com.

2

Universidade Federal de São Carlos. Endereço: Rodovia Washington Luiz, km. 235, São Carlos, SP. E-mail: haydee@ufscar.br.

RESUMO

A execução e a difusão de pesquisas em educação ambiental podem auxiliar a consolidá-la como ferramenta para a construção da cidadania planetária. Considerou-se relevante, assim, executar uma revisão bibliográfica voltada ao campo da educação ambiental, visando fornecer elementos iniciais para o delineamento de um panorama sobre algumas questões acerca do estado da arte no contexto nacional. O material bibliográfico foi coletado a partir de buscas eletrônicas via internet de artigos científicos indexados na versão brasileira da Scientific Electronic Library On-line (SciELO-Brasil). Os artigos localizados foram apreciados a partir de 3 dimensões de análise: 1) categoria de produção científica; 2) autoria e filiação institucional e 3) fonte de publicação. Os resultados obtidos foram discutidos em termos de suas implicações para a disseminação do conhecimento científico no futuro.

ABSTRACT

The execution and diffusion of researches in environmental education can consolidate it as a tool for planetary citizenship construction. Thus, was executed a bibliographical revision about environmental education, seeking to supply initial elements for the establishment of a general view on some issues concerning the state of the art in the national context. The bibliographical material was collected from electronic searches through internet of scientific papers indexed in Scientific Electronic Library On-line national version (SciELO-Brazil). The located papers were appreciated in 3 analysis dimensions: 1) category of scientific production; 2) authorship and institutional filiation and 3) publication source. The obtained results were discussed in terms of their implications for the spread of the scientific knowledge in the future.

(2)

INTRODUÇÃO

A Educação Ambiental, segundo Ramalho, “deve ser vista, atualmente, como uma questão impostergável para os educadores em geral. Não apenas para aqueles responsáveis pela educação sistemática, que se processa dentro de uma instituição especializada como a escola, mas, principalmente, para toda sociedade que, através de seus representantes, dá exemplos positivos e também negativos às crianças e aos jovens que neles se espelham no cotidiano” (2004, p.15). Justificam-se, portanto, a execução e a difusão de pesquisas dedicadas ao assunto, posto que a disseminação do conhecimento científico pode auxiliar a consolidar a educação ambiental como ferramenta para a construção da cidadania planetária.

Os estudos de revisão bibliográfica possuem um inegável valor prático por possibilitarem o delineamento de um panorama global da produção cientifica relativa a um determinado tema e, conseqüentemente, contribuírem para o desenvolvimento de novas pesquisas mediante a identificação tanto de lacunas cujo preenchimento se faz necessário quanto de repetições que devem ser evitadas (ALVEZ-MAZZOTTI e GEWANDSNADJER, 2000). Considerou-se relevante, assim, executar uma revisão bibliográfica voltada ao campo da educação ambiental, visando a fornecer elementos iniciais para o delineamento de um panorama sobre algumas questões acerca do estado da arte no contexto nacional.

Procedimento Metodológico

O material bibliográfico pertinente ao presente estudo foi coletado a partir de buscas eletrônicas via internet de artigos científicos indexados na versão nacional da Scientific

Electronic Library On-line (SciELO-Brasil). Optou-se por utilizar tal metodologia levando-se

em consideração que atualmente a divulgação científica on-line, mais ágil e menos onerosa, tem sido cada bastante valorizada. Ademais, os periódicos científicos disponíveis via

internet em bases de dados são previamente selecionados em função de rigorosos critérios

de admissão e permanência definidos de acordo com parâmetros internacionalmente aceitos.

Vale destacar que a SciELO-Brasil é uma base de dados de grande relevância, uma vez que viabiliza o acesso a artigos completos publicados em aproximadamente 200 revistas científicas do país. Trata-se, ainda, de uma base de dados multidisciplinar, o que é essencial para os fins do presente estudo pois, conforme destaca Oliveira (2005), a educação ambiental se situa num campo mais amplo do conhecimento humano por representar a busca de uma axiomática comum a diversas ciências.

Cumpre assinalar também que as buscas eletrônicas foram realizadas a partir da utilização do descritor “educação ambiental” e que os artigos localizados foram apreciados a partir da identificação de 3 dimensões de análise, a saber: 1) categoria de produção científica; 2) autoria e filiação institucional e 3) fonte de publicação.

RESULTADOS: APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO

As buscas eletrônicas possibilitaram a localização de 44 artigos. Esse número pode ser considerado um indicador do interesse crescente pela educação ambiental entre a

(3)

Oliveira (2006), há que se criar uma cultura de sistematização de dados de ações em educação ambiental no país. Tal processo pode ser considerado um pré-requisito para que o volume de artigos sobre questões teóricas ou práticas relacionadas ao assunto publicados em periódicos nacionais indexados possa ser ampliado de modo significativo no futuro.

O que mais chama a atenção a partir da avaliação da primeira dimensão de análise estabelecida para o presente estudo é o fato de 12 artigos apresentarem características que possibilitam classificá-los, em termos da categoria de produção científica, como relato de

intervenção. Afinal, consistiam da descrição de ações ou experiências pedagógicas.

Inicialmente, esse fato pode até parecer positivo, partindo-se do princípio de que revela uma subjacente preocupação com a transformação da sociedade mediante o empreendimento de práticas dotadas de relevância social. Essa preocupação, a propósito, é comum nas demais áreas da educação, de acordo com Lüdke e André (1986).

Contudo, parte dos artigos classificados como relato de intervenção prescinde de elementos constituintes do processo de validação de resultados, os quais, para Sauvé (2000), são essenciais para a atividade de pesquisa. Conseqüentemente, torna-se inviável determinar se esses artigos ultrapassam a idiossincrasia da situação ou do contexto em questão. Segundo Freitas e Oliveira (2006), o grande peso atribuído à relevância social em pesquisas em educação ambiental tem como efeito a diminuição da criticidade necessária à reflexão teórica. As autoras não pretendem, com essa afirmação, apoiar posições contrárias ao engajamento nas pesquisas em educação ambiental. Pelo contrário, reiteram o desafio colocado para as/os pesquisadoras/es da área em aliar o engajamento à valorização de elementos de rigor na produção do conhecimento.

Uma pesquisadora da Fundação Osvaldo Cruz (Centro de Pesquisas René Rachou) se destacou na avaliação da segunda dimensão de análise como a autora mais produtiva. Porém, é preciso esclarecer que tal autora assina somente 3 artigos. Esse dado sugere que nenhum pesquisador desponta como o responsável, quer seja como autor principal ou co-autor, pela publicação em periódicos nacionais indexados de um volume realmente expressivo de pesquisas em educação ambiental.

Tal cenário não reflete o crescimento da produção científica em educação ambiental no país, considerando que, até 2004, foram inventariadas no Brasil 450 dissertações ou teses – a maioria a partir de 1990 – dedicadas especificamente ao assunto (Fracalanza, 2004). Essa constatação nos leva a enfatizar a necessidade de priorizar a socialização, sobretudo por meio de periódicos disponíveis em bases de dados on line, do conhecimento produzido nos Programas de Pós-Graduação cujos docentes orientam teses e dissertações em educação ambiental.

A avaliação da terceira dimensão de análise aponta que os 44 artigos localizados se distribuíram em 24 periódicos. Dentre eles, se sobressaiu o periódico Educação em Revista, publicado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo veiculado sete artigos. Além disso, deve-se salientar que no periódico Ciência & Educação, publicado pela Faculdade de Ciências de Bauru, da Universidade Estadual Paulista, foram veiculados cinco artigos, o que revela que, no contexto nacional, o mesmo também tem sido bastante visado por pesquisadores em educação ambiental.

A opção dos autores por tais periódicos pode ser considerada oportuna tendo-se em vista que ambos são voltados à divulgação de pesquisas em educação. Entretanto, seria desejável uma maior penetração de pesquisas em educação ambiental em periódicos de outras áreas, levando-se em consideração que o diálogo interdisciplinar é potencialmente proveitoso à compreensão do entrecruzamento de fatores sociais, éticos, políticos, econômicos e ecológicos envolvidos na relação homem-natureza, a qual demanda a

(4)

superação dos problemas ambientais (LOGAREZZI, FREITAS, OLIVEIRA e CINQUETTI, 2006).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os resultados obtidos no presente estudo referendam que, como já mencionado por Tozoni-Reis (2005), deve-se conferir à pesquisa em educação ambiental a qualidade metodológica necessária para que os conhecimentos dela oriundos tenham relevância científica e, assim, a efetividade de ações ou experiências pedagógicas possa ser avaliada mais criteriosamente. Além disso, apontam a necessidade de potencializar a divulgação de inúmeros trabalhos nacionais desenvolvidos, como dissertações ou teses sobre o assunto, que permanecem não-publicados. Iniciativas dessa natureza inclusive podem fomentar a emergência de centros de referência de pesquisa em educação ambiental no futuro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALVES-MAZZOTI, A.J. e GEWANDSNADJER, F. O método nas ciências naturais e

sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 2000.

FRACALANZA, H. As pesquisas sobre educação ambiental no Brasil e as escolas: alguns comentários preliminares. In: TAGLIEBER, JE e GUERRA, F S. Pesquisa em

educação ambiental: pensamentos e reflexões. Pelotas: Universitária/UFPel, 2004. p.

55-77.

FREITAS, D.; OLIVEIRA, H.T. Pesquisa em educação ambiental: um panorama de suas tendências metodológicas. Pesquisa em educação ambiental, 2006, vol. 1, no.1, p. 175-191.

LOGAREZZI, A., FREITAS, D., OLIVEIRA, H.T. e CINQUETTI, H.C.S. Pesquisa em

educação ambiental, 2006, vol. 1, no. 1, p. 5-7. Editorial.

LÜDKE, M. e ANDRÉ, MEDA. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

OLIVEIRA, H.T. Transdisciplinaridade. In: FERRARO JÚNIOR, LA. Encontros e caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005. p. 333-343.

RAMALHO, M.U. A educação ambiental e o desenvolvimento da cidadania no ensino

fundamental. Araraquara: Legis Summa, 2004.

SAUVÉ, L. Para construir um patrimonio de investigación en educación ambiental. Tópicos

(5)

ambiental. In: FERRARO JÚNIOR, LA. Encontros e caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005. p. 269-276.

Referências

Documentos relacionados

s Sobre o cuidar o profissional de saúde pode mudar a opinião de familiares a puérpera tem que aprender a cuidar do RN sozinha os cuidados devem ser acompanhados por alguém

Figure III. 37: Water vapor-liquid interfacial tension.. 38: Ethanol vapor-liquid interfacial tension. Interfacial tension was calculated using these coefficients in

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No

Este texto é uma reflexão em torno da necropolítica, a partir de Achille Mbembe, e das esculturas de Niemeyer, de como estas obras artísticas representam a enunciação e

Disto pode-se observar que a autogestão se fragiliza ainda mais na dimensão do departamento e da oferta das atividades fins da universidade, uma vez que estas encontram-se

Código Descrição Atributo Saldo Anterior D/C Débito Crédito Saldo Final D/C. Este demonstrativo apresenta os dados consolidados da(s)

O estudo tem como objetivos: Investigar o risco para uso e abuso de álcool em idosos da comunidade; Identificar os fatores associados ao uso e abuso de álcool em idosos;

fotossintética do Marandu ter se apresentado superior em todo o período de crescimento, a produtividade primária não foi maior que a do Piatã, o que sugere a baixa eficiência