• Nenhum resultado encontrado

Em Resumo : Hoje as empresas que ainda não se adequaram a NR 12 estão sujeitas a multas e até mesmo a paralisação de máquinas e equipamentos.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Em Resumo : Hoje as empresas que ainda não se adequaram a NR 12 estão sujeitas a multas e até mesmo a paralisação de máquinas e equipamentos."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

SEDE : Rua das Acácias , 510 - Vila Rica - Extrema – Minas Gerais

SITE: WWW.CLUBEDERH.COM.BR E-MAIL CONTATO@CLUBEDERH.COM.BR PABX : (35) 3435-2258

ASSUNTO : CONSÓRCIO PARA REDUÇÃO DE CUSTOS NA ADEQUAÇÃO DA NR 12 A/C : DIRETORIA / DEPARAMENTO DE RH / SEGURANÇA DO TRABAHO

DATA : Extrema, 11 de Dezembro de 2014.

Prezado Senhores,

Estamos encaminhando os detalhes do PLANO DE AÇÃO PARA REDUÇÃO DE CUSTOS PARA ADEQUAÇÃO A NR 12, que foi idealizado a partir das reuniões mensais das empresas associadas ao CLUBE DE RH.

Hoje somos mais de 100 empresas associadas e parabenizamos por este sucesso o Profissional de RH da sua empresa, pois é graças a ele que estamos hoje levando essas importantes soluções que irão aumentar a rentabilidade da sua organização.

Em Resumo : Hoje as empresas que ainda não se adequaram a NR 12 estão sujeitas a multas e até mesmo a paralisação de máquinas e equipamentos.

O prazo para adequação já se expirou e os custos de adequação são elevados.

Com a presença do SINMEC, SESI e SENAI realizamos uma Mesa Redonda que definiu um Plano de Ação para adequação a NR 12 com Redução de Custos, conforme anexo.

diferenciados.

Para participar deste Plano de Ação a empresa interessada não precisa ser associada do Clube de RH e a participação é gratuita.

Reiteramos a importância de que a sua empresa se posicione efetivamente para se adequar as exigências da NR 12 pois é fato que já estão ocorrendo visitas de fiscais gerando multas e até mesmo o fechamento de empresas a exemplo das ocorrências no município de Itajubá/MG.

Atenciosamente,

Maurício Tornero

(2)

SEDE : Rua das Acácias , 510 - Vila Rica - Extrema – Minas Gerais

SITE: WWW.CLUBEDERH.COM.BR E-MAIL CONTATO@CLUBEDERH.COM.BR PABX : (35) 3435-2258

PLANO DE AÇÃO PARA ADEQUAÇÃO A NR 12- SEGURANÇA NO

TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

1) CENÁRIO ATUAL:

A NR 12 é aplicável em todas as atividades econômicas e prevê requisitos mínimos de segurança em máquinas e equipamentos para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

Trata-se de uma Norma Regulamentadora complexa e de grande impacto nas empresas, com potencial de gerar grandes investimentos para a sua adequação.

O seu prazo de implantação já se encontra expirado, portanto as empresas que ainda não fizeram as adequações estão sujeitas a multas e até mesmo a paralisação de máquinas e equipamentos. Outro agravante é que na eventual ocorrência de acidentes de trabalho envolvendo máquinas e equipamentos, a empresa poderá ser alvo de ações judiciais em função da não adequação das normas gerando maiores passivos trabalhistas.

As principais dificuldades encontradas pelas empresas para se adequarem a NR 12 são a necessidade de estudos e projetos especializados para se dimensionar as adequações necessárias e os elevados investimentos financeiros para a implantação.

Consta na NR 12 a obrigatoriedade por parte do comprador de realizar os treinamentos adequados aos seus funcionários na operação das máquinas e equipamentos além de ter a disposição os respectivos manuais. Este item também apresenta dificuldades no seu cumprimento em função de que diversos fabricantes não fornecem o manual nem o material adequado para o treinamento dos trabalhadores.

Em função destas dificuldades muitas empresas não realizam um planejamento para o cumprimento da NR 12 e estão de fato sujeitas a multas, paralisações de equipamentos e passivos trabalhistas.

2) CENÁRIO PROPOSTO :

Como resultado na Mesa Redonda que foi realizada em 05/11/2014 no Cine Teatro da Prefeitura Municipal de Extrema, com a presença de representantes do SINMEC – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Mecânicas e de Materiais Elétricos de Cambuí, Camanducaia, Extrema e Itapeva, SESI, SENAI empresas e fornecedores associados do CLUBE DE RH foi definido um Plano de Ação para que as empresas interessadas possam se organizar em grupo visando obter um cronograma de adequação às normas com custos diferenciados.

(3)

SEDE : Rua das Acácias , 510 - Vila Rica - Extrema – Minas Gerais

SITE: WWW.CLUBEDERH.COM.BR E-MAIL CONTATO@CLUBEDERH.COM.BR PABX : (35) 3435-2258

O Plano de Ação prevê para as empresas interessadas a elaboração de um Planejamento de adequação a NR 12 , que irá posteriormente gerar um Cronograma Individual de cada empresa conforme as suas necessidades específicas de adequação e ao seu planejamento financeiro de investimentos.

Este Planejamento e Cronograma serão realizados em condições especiais pelo SENAI e SESI, que poderão também se compor com empresas de consultoria especializadas para atender as empresas interessadas com custos diferenciados.

Uma vez que um grupo de empresas tenham manifestado o seu interesse em participar deste Plano de Ação , será protocolado junto a Regional de Pouso Alegre do Ministério do Trabalho o Plano de Ação sendo que o objetivo é que desta forma a empresa minimize os riscos de receber multas e outras penalidades em função de estar seguindo um planejamento para se adequar a NR 12.

Cabe ao CLUBE DE RH divulgar o presente Plano de Ação entre as empresas associadas e do seu relacionamento e encaminhar para o SINMEC que independente de serem empresas filiadas ou de seu ramo de atuação , irá envolver formalmente o SENAI e o SESI para o preparo do Planejamento. O CLUBE DE RH também estará entrando em contato com os fabricantes de máquinas e equipamentos utilizados pelas empresas, visando obter os Manuais atualizados e verificar o interesse destas empresas em confeccionar um Treinamento em EAD – Ensino a Distância para que o trabalhador possa ser capacitado na operação das máquinas e equipamentos dos respectivos fabricantes.

3) PRÓXIMO PASSOS :

 As empresas interessadas deverão enviar para o Clube de Rh um e-mail informado o seu interesse em participar do Plano de Ação contendo os seus dados cadastrais básicos

 Deverão enviar também uma Planilha Excel contendo o seu Inventário de Máquinas e Equipamentos constando Nome da Máquina/Equipamento, Modelo e Ano , Nome do Fabricante e

contato ( Telefone , site, ou e-mail ou endereço ) e informar se possui o Manual de Operação.

4) TERMO DE ADESÃO :

 Para participar deste Plano de Ação a empresa interessada não precisa ser associada do Clube de RH e a participação é gratuita.

 Os estudos e projetos que estão previstos neste Plano de Ação serão negociados diretamente com o SENAI, SESI e empresas especializadas.

(4)

SEDE : Rua das Acácias , 510 - Vila Rica - Extrema – Minas Gerais

(5)

SEDE : Rua das Acácias , 510 - Vila Rica - Extrema – Minas Gerais

(6)

SEDE : Rua das Acácias , 510 - Vila Rica - Extrema – Minas Gerais

(7)

SEDE : Rua das Acácias , 510 - Vila Rica - Extrema – Minas Gerais

SITE: WWW.CLUBEDERH.COM.BR E-MAIL CONTATO@CLUBEDERH.COM.BR PABX : (35) 3435-2258

RELAÇÃO DE EMPRESAS ASSOCIADAS

Data : 14/10/2014

ABBOTT LABORATÓRIOS GB CUSTOMIZAÇÃO NQAC NESTLÉ BRASIL LTDA

ACUMENT BRASIL SISTEMAS DE FIXAÇÃO GLASSEC VIRACON OSG SULAMERICANA

AFFINIA AUTOMOTIVA GOODRICH MONROE PANASONIC

ALTHAIA S.A. INDÚSTRIA FARMACÊUTICA GRAN SAPORE BR BRASIL S.A PANDURATA ALIMENTOS - BAUDUCCO

AMVIAN INDUSTRIA E COMERCIO DE PECAS AUTOMOTIVAS

GRUNENTHAL DO BRASIL FARMACEUTICA

LTDA PETRONASLUBRIFICANTES BRASIL S.A

ASTELLAS FARMA INDUSTRIA FARMACEUTICA GRUPO CRM - KOMPENHAGEM PREFEITURA MUNICIPAL DE ATIBAIA

ATIBAIA RESIDENCE HOTEL - LAZER, EVENTOS

E CONVENÇÕES GRUPO ITASUL PREFEITURA MUNICIPAL DE EXTREMA

AUBICON GRUPO SANTA CRUZ TRANSPORTES PREFEITURA MUNICIPAL DE POUSO ALEGRE

BIOGEN IDEC BRASIL PRODUTOS.

FARMACÊUTICOS LTDA HELIBRÁS - HELICÓPTEROS DO BRASIL S/A

PROMEDON DO BRASIL PRODS MED HOSPIT LTDA

BOSCH HMSL - HOSPITAL MATERNIDADE SÃO LUCAS REXROTH AUTOMAÇÃO LTDA

BRAZILIAN BUSINESS PARK HMTR - HOSPITAL MARIA THEREZA RENNÓ SAMSUNG ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA LTDA

BRUKER DO BRASIL COMERCIO E

REPRESENTACAO DE PRODUTOS CIENTIFICOS

LTDA HOTEL VILLAGE ELDORADO ATIBAIA SHIRE FARMACEUTICA BRASIL LTDA

CACAU SHOW HUMANITARIAN CALÇADOS

SMART MODULAR TECHNOLOGIES IND DE COMPONENTES

CALOI

HUMANITARIAN - SNICKER COMÉRCIO DE

CALÇADOS LTDA SMP

CANNÃ LAVANDERIA INTERCOS - S.P.A SOFT FILM

CASAPPA DO BRASIL LTDA INVICTA SPLACK EMBALAGENS

CENTAURO - SBF COMÉRCIO DE PRODUTOS

ESPORTIVOS LTDA KESTRA CONSUMÍVEIS DE SOLDAGEM STARMINAS

CLEAN BOX HIGIENIZAÇÃO CAIXAS LTDA

KOAMBRA - C.Y.L. COMERCIO, IMPORTACAO E

EXPORTACAO DE ELETRONICOS LTDA TÉGULA - SOLUÇÕES PARA TELHADOS

CNS KRW METALÚRGICA TEVA FARMACÊUTICA LTDA

CONSTANTA INDUSTRIAL LTDA LABORATORIOS FERRING LTDA TOCANTINS

COOPER STANDARD AUTOMOTIVE BRASIL

SEALING LTDA LEGGET E PLATT TRANSPLAST EMBALAGENS PLÁSTICAS

DALKA - AQUALIMP LITENS AUTOMOTIVE DO BRASIL TRUE COLOR PIGMENTOS E CORANTES LTDA

DELLO LSI LOGISTICA TWB DO BRASIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA

DHL LOGISTÍCA MAPRI REPRESENTAÇÕES LTDA UNICOBA

DONALDSON DO BRASIL EQUIPAMENTOS

INDUSTRIAIS LTDA MAX GEAR VERZINO INDUSTRIAL LTDA

DORR-OLIVER EIMCO VENEZUELA S.R.L MET PRÓ METALURGICA S/A VISKASE BRASIL EMBALAGENS LTDA

FAGOR EDERLAN BRASILEIRA AUTO PEÇAS

MULTILASER TECNOLOGIA E

TRANSFORMAÇÃO WIENER LAB GROUP

FESTCOLOR

MUNDIPHARMA BRASIL PRODUTOS MÉDICOS E FARMACEUTICOS LTDA

WINCOR NIXDORFSOLUÇÕES EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

GAROPABA - MINEORO INDÚSTRIA

ELETRÔNICA LTDA NORMA GROUP BRASIL XCMG BRASIL - MÁQUINAS

Referências

Documentos relacionados

E, quando se trata de saúde, a falta de informação, a informação incompleta e, em especial, a informação falsa (fake news) pode gerar danos irreparáveis. A informação é

De modo a criar os parâmetros de simulação mais próximos das condições de serviço, foram impostas várias fixações, esquematizadas na Figura 12, para melhor

Colhi e elaborei autonomamente a história clínica de uma das doentes internadas no serviço, o que constituiu uma atividade de importância ímpar na minha formação, uma vez

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator