• Nenhum resultado encontrado

Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI)"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Fibrose Pulmonar

Idiopática (FPI)

(2)

3 2

Introdução

Informação

Este material tem o patrocínio de: Caro doente, familiar ou cuidador,

O objetivo deste material é ajudá-lo a compreender melhor a sua doença. Iremos descrever o que acontece quando se tem fibrose pulmonar idiopática (FPI) e o que se sabe atualmente sobre esta doença.

Iremos explicar os exames médicos que poderá necessitar, e além disso, este material dar-lhe-á sugestões para o ajudar a manter-se o mais saudável possível.

No final do material existe um espaço para fazer anotações caso ache necessário. Reserve um tempo para esclarecer as suas preocupações com o seu médico.

O conteúdo e as afirmações expressas pelo autor são da sua inteira responsabilidade. A Boehringer Ingelheim apoia a publicação desta obra, mas não tem qualquer responsabilidade na seleção dos temas, conteúdos ou afirmações eventualmente proferidas.

(3)

???

1 O que significa FPI?

Definição de FPI

4

O que significa FPI?

Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI) usa três termos médicos para descrever uma doença:

«Fibrose»

Significa que houve o desenvolvimento de tecido de cicatrização. Iremos descrever as diferenças entre pulmões com fibrose e pulmões saudáveis.

«Pulmonar»

Termo médico utilizado para designar pulmões. Este material irá descrever onde se situam os pulmões e como funcionam.

"Idiopática"

Quando a causa de uma doença não é conhecida, esta designa-se por idiopática.

I = Idiopática

F = Fibrose

P = Pulmonar

(4)

2 A FPI é muito frequente?

Prevalência

6

A FPI é muito frequente?

A FPI é uma doença rara. Apenas cerca de 14 a 43 pessoas em cada 100.000 têm FPI.

Esta doença surge em todo o mundo e afeta pessoas de todas as raças.

A FPI é muito mais frequente em pessoas mais velhas, mas pode também afetar pessoas mais jovens.

Investigadores em todo o mundo estão a trabalhar no sentido de compreender melhor esta doença.

(5)

3 Localização dos pulmões

Localização

8

Onde ficam os pulmões?

Os pulmões são órgãos esponjosos cheios de ar localizados um de cada lado no peito. O coração fica entre os dois pulmões.

Quando inspiramos ar pelo nariz e pela boca, os nossos pulmões enchem-se como um balão. Os pulmões aumentam de tamanho à medida que o ar enche todas as cavidades pulmonares. Quando expiramos, os pulmões perdem volume, diminuindo de tamanho. O ar chega até aos pulmões através da traqueia e dos dois brônquios principais (esquerdo e direito).

Os brônquios principais dividem-se em brônquios menores, depois, em bronquíolos, que terminam em estruturas e em forma de sacos, denominados alvéolos.

Nariz Vias respiratórias (brônquios e bronquíolos) Língua Traqueia Boca Garganta Ar

(6)

CO2

O2

4 Funcionamento dos pulmões

Funcionamento

10

Como funcionam os pulmões?

Quando inspira, os seus pulmões enchem-se de ar. Desta forma, o oxigénio (O2) do ar consegue entrar no sangue via alvéolos. O sangue transporta o oxigénio pelo corpo, que precisa de oxigénio para funcionar. Os pulmões são responsáveis por eliminar o dióxido de carbono (CO2) do organismo. O CO2 sai dos vasos sanguíneos e entra nos alvéolos onde pode ser expirado. O excesso de dióxido de carbono no corpo não é saudável.

Por vezes, o ar que respiramos está poluído. Os nossos pulmões trabalham para nos manter saudáveis.

Bronquíolo Pequenos vasos sanguíneos (capilares) Alvéolos (estrutura em forma de sacos de ar)

(7)

CO2

CO2

O2

O2

5 O que acontece na FPI?

Doença

12

O que acontece na FPI?

A imagem em detalhe mostra como o oxigénio e o dióxido de carbono se movem entre os vasos sanguíneos e os alvéolos dos pulmões. Num pulmão normal esta é uma distância muito pequena a percorrer, sendo assim fácil para o oxigénio entrar no corpo e para o CO2 sair do corpo.

Um pulmão com FPI não expande tão bem como um pulmão saudável. O tecido fibrosado do pulmão não se move facilmente, fazendo com que o doente tenha dificuldade em respirar.

Além disso, o tecido fibrosado que existe entre os alvéolos e os vasos sanguíneos é mais espesso, tornando mais difícil a entrada de oxigénio no corpo e a saída de CO2 do corpo.

Pulmão com FPI Pulmão saudável Alvéolos fibrosados Alvéolos normais Sacos de ar Capilares sanguíneos

(8)

6 Sintomas da FPI

Sintomas

14

Quais são os sintomas da FPI?

No início, a FPI normalmente não causa sintomas ou causa apenas sintomas ligeiros. À medida que a condição agrava, pode sentir:

• Tosse seca

• Falta de ar e cansaço

• Constipações e infecções pulmonares mais frequentes

• Tom de pele azulado (a chamada cianose)

• Mudanças no formato das unhas (o chamado hipocratismo digital)

• Falta de apetite e perda de peso

Com o passar do tempo, pode também desenvolver hipertensão pulmonar, insuficiência cardíaca, e aumentar o risco de tromboembolismo pulmonar.

Tosse seca Falta de ar

Perda de peso involuntária

Hipocratismo digital Cianose

(9)

7 Como se diagnostica a FPI?

16

Diagnóstico

Como se diagnostica a FPI?

O seu médico irá examiná-lo e irá registrar seu histórico médico, fazendo perguntas sobre sua saúde e a saúde de seus familiares. Poderá também necessitar de alguns exames especiais.

A tomografia computadorizada (normalmente chamada de TC) consegue examinar os órgãos dentro do corpo. Uma TC utiliza raios X e um computador para criar uma imagem detalhada dos pulmões.

O tomógrafo é uma máquina grande que, mediante a emissão de raios X, regista e armazena as imagens que serão analisadas pelo médico. O exame é indolor e possui a duração de alguns minutos.

Há um tipo especial de TC denominado TC de alta resolução. Este é o exame que consegue detetar os resultados compatíveis com a FPI.

(10)

8 Biópsia pulmonar cirúrgica

18

Biópsia

O que é uma biópsia pulmonar?

A maior parte dos doentes com FPI pode ser diagnosticada com base na história médica, no exame físico e na TC de alta resolução.

No entanto, em alguns doentes não se consegue determinar o diagnóstico de FPI com a TC de alta resolução, e para estes poderá ser necessário uma biópsia pulmonar.

Um especialista irá observar a amostra de tecido pulmonar via microscópio para confirmar ou descartar a possibilidade de FPI. Stapler Câmara Pinça Monitor de vídeo

(11)

9 Teste para avaliação da função pulmonar

20

Teste pulmonar

Como se avalia o funcionamento dos pulmões?

Para se perceber como estão a funcionar os seus pulmões, o médico solicita um teste de função pulmonar com um aparelho chamado espirómetro. Durante o teste de função pulmonar, irá inspirar profundamente e depois expirar o mais forte e rapidamente possível através de um tubo. Este teste também mede o volume pulmonar (quanto ar existe nos pulmões ao inspirar profundamente). As pessoas com FPI têm mais dificuldade em encher os pulmões e, normalmente, têm volumes pulmonares mais baixos. A quantidade de oxigénio no sangue pode ser medida com um sensor de dedo. Se o seu nível de oxigénio estiver abaixo de 88%, pode necessitar de oxigénio suplementar. O oxigénio no sangue também pode ser medido com uma amostra de sangue, normalmente retirada de um vaso sanguíneo do pulso. Este exame designa-se gasometria arterial.

Gasometria arterial Monitor

Espirómetro Sensor de dedo

(12)

MEDICAMENTO

Cápsulas

10 Tratamento

Tratamento

22

Como se trata a FPI?

Uma vez que a cicatrização nos pulmões (fibrose) na FPI é permanente, a doença não tem cura. O seu médico pode recomendar-lhe um ou alguns dos seguintes tratamentos:

• Tratamento farmacológico

• Reabilitação pulmonar para ajudá-lo a gerir melhor os seus sintomas (pode incluir exercícios de treino, aconselhamento nutricional ou grupos de apoio) • Oxigénio suplementar para o ajudar a manter os níveis de oxigénio a um nível saudável

• Transplante de pulmão

Oxigénio suplementar Reabilitação pulmonar

(13)

CO2 CO2 O2 O2 11 Progressão da doença 24 Prognóstico

Os meus pulmões irão piorar?

Costumava-se pensar que todos os doentes com FPI pioravam muito rapidamente. No entanto, as investigações mais recentes mostram que em alguns doentes a doença avança lentamente.

Infelizmente, não temos como saber que doentes têm uma progressão rápida ou lenta. Esta é atualmente uma área de investigação importante.

Novos fármacos que estão atualmente a ser investigados podem ajudar a abrandar o desenvolvimento da doença e impedir que os sintomas piorem.

FPI avançada Início da FPI Movimento pulmonar gravemente reduzido Movimento pulmonar reduzido

(14)

Tome a

medicação como

foi prescrita

Qui Se Te Qua Se Sa Do

12 Sugestões para abrandar a evolução da FPI

26

Conselhos úteis

O que devo fazer para prevenir que a minha FPI piore? Normalmente, os sintomas agravam-se com o tempo e pioram em caso de infecção pulmonar. Se notar uma maior dificuldade em respirar, tome as seguintes medidas:

• Tome sempre a sua medicação como foi prescrita • Mantenha-se ativo

• Procure seguir as recomendações médicas sobre a vacina contra a gripe e a vacina anti pneumocócica, uma vez que as infecções pulmonares, normalmente, agravam a FPI

• Se ainda fumar, converse com o seu médico sobre alternativas para ajudá-lo a parar. Solicite que as pessoas à sua volta parem de fumar

Tome as vacinas Pare de fumar Mantenha-se ativo

(15)

13 Quando procurar ajuda

28

Sinais de alerta

Quando devo procurar ajuda médica?

Contacte o seu médico se notar alterações ou tiver preocupações que queira discutir. Além disso, procure imediatamente ajuda médica se tiver algum destes sinais de alerta:

• Dificuldade respiratória ou falta de ar anormal • Dor ou pressão no peito

• Tosse que não consegue controlar • Tosse com sangue

• Febre alta

• Diarreia, náuseas ou vómitos • Fraqueza anormal

Fraqueza agravada Vómitos/diarreia

Febre

Tosse incontrolável Tosse com sangue Dor ou pressão

no peito Falta de ar

(16)

Exoneração de responsabilidade

Para mais informações ou outros materiais disponíveis aceda www.pocketdoktor.com

ou envie um e-mail para post@pocketdoktor.com

Este material não fornece aconselhamento médico. O conteúdo deste material (textos, gráficos, informações e imagens) é meramente de carácter informativo e não dispensa o aconselhamento, diagnóstico e tratamento médico profissional. Procure sempre o aconselhamento com o seu médico ou profissional de saúde se tiver alguma questão. Nunca ignore o aconselhamento médico profissional ou adie a procura do mesmo devido a algo que leu neste livro. Se pensa que pode ter uma emergência médica, contate o seu médico imediatamente. A confiança em qualquer informação fornecida por este material PocketDoktor é unicamente da sua responsabilidade. A PocketDoktor não faz quaisquer declarações ou garantias quanto à exatidão, integridade, confiabilidade, atualidade ou oportunidade do conteúdo deste material. Em circunstância alguma deve a PocketDoktor ser responsabilizada, com toda a extensão permitida pelo ordenamento jurídico, por quaisquer danos (incluindo, sem limitação, danos incidentais e consequentes, danos pessoais/morte por negligência, perda de lucros ou outros danos) resultantes da utilização do material PocketDoktor ou do seu conteúdo. 1ª edição 2015

©2013 por PocketDoktor GmbH

Autores: Erica Herzog, M.D.; PhD.; Felix Knauf, M.D.; Philipp Kirchhoff, M.D. Design: Patrick Lane, Helmut Kraus

Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida ou transmitida em qualquer forma ou por quaisquer meios, eletrônicos ou mecânicos, incluindo fotocópia, gravação ou sistemas de armazenamento e recuperação de informações, sem a autorização escrita da PocketDoktor.

Questões

30

Mentions légales

31

Anotações gerais para serem discutidas com o médico:

(17)

Boehringer Ingelheim, Unipessoal, Lda. Av. de Pádua 11 - 1800-294 LISBOA Capital Social EUR 144.900,00 Conserv. Reg. Com. Lisboa – Matricula Nº 28628 Nº Cont. 500537410

Referências

Documentos relacionados

O presente trabalho tem como principal objetivo a aplica¸c˜ ao do m´ etodo multi- for¸cagem (MMF) para solu¸c˜ ao num´ erica tridimensional de problemas de intera¸c˜ ao

Actualmente, a ressecção cirúrgica é o tratamento de eleição para doentes com carcinomas da JEG ressecáveis, que não apresentem metástases à distância e que

diferenciais para os diversos públicos, bem como discussão das principais decisões e ações que podem garantir (ou evitar) o sucesso na nova instituição. Uma

Não apresenta qualquer resolução, nem manipulação de dados, nem escreve qualquer resposta.. (deverá ser atribuído o código 99 em todos

3.3.1 A Entrevista por competências será realizada no Núcleo de Atenção à Saúde, Avenida Vale do Sol, 4579, nas datas e horários informados no site da Santa Casa, um dia útil

Nas propriedades os animais foram ordenhados pelos produtores para as avaliações físicas, foram coletados leite de dois animais e imediatamente realizou-se

Na teoria da Biologia do Conhecer, desenvolvida por Maturana e Varela (2002), partimos da compreensão de que viver é conhecer e conhecer é viver. O viver, segundo os autores,

Para Viktor Emil Frankl (1905-1997), e para os outros prisioneiros dos campos de concentração, a ansiedade ou angústia existencial teve como