• Nenhum resultado encontrado

Covidjámatou9vezes maisjovensem2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Covidjámatou9vezes maisjovensem2021"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

ANO XVI - Nº 4.164

MONTES CLAROS, SEXTA-FEIRA, 18 DE JUNHO DE 2021

Empresários comemoram iniciativa do Estado de “credenciar” empresas e idealizadores que cum-prirem as regras de segurança sanitária. Medida é considerada forma de manter atividade em funcio-namento e coibir festas clandestinas.PÁGINA 3

Selo anima setor

de eventos

Índicesdecoberturavacinalcontraagripeaumen-taram nos últimos dias no Norte de Minas. Imuniza-çãodecriançasdeaté6anoslideraoranking(72,8%), seguida de puérperas (71%) e gestantes (64,8%). Nova remessa chegou à região.PÁGINA 5

Busca maior

por proteção

Montes Claros registrou 52 vítimas do coronavírus de 30 a 39 anos desde 4 de janeiro. No passado inteiro foram cinco. Índice de crescimento é mais que o

do-bro do registrado no Estado, que saltou de 279 para 1.224mortes nessafaixaetária. Vacinação da popula-ção idosa, avanço da pandemia e novas cepas são os

principais motivos para a mudança no perfil dos doentes, agora frequentes também nos hospitais – e por mais tempo.PÁGINA 4

Covid já matou 9 vezes

mais jovens em 2021

PÁGINA 9

LUTO –Em Contagem, mil cruzes em frente a igreja simbolizam mortos pela doença; no Estado, óbitos passam de 43.814

CAMPANHA-Vacinação de crianças foi realizada na primeira fase em todo o país individuais pelo

Cruzeiro na Série B do Brasileiro

MAURICIO VIERIRA/JORNAL HOJE EM DIA

(2)

DOIS ANOS PERDIDOS

O cenário para a educação desde o ano passado é uma sucessão de erros que poderiam ser evita-dos se houvesse planejamento para aulas remo-tas diante de emergência como esta.

ELETROBRÁS 1

O senador Álvaro Dias (Pode-PR) fez questiona-mento correto, diante do silêncio de seus pares: um assunto importante como privatização do setor elétrico nacional não pode ser definido via Medida Provisória. Teria de ser debatido em Pro-jeto de Lei.

E AÍ, SÃO PEDRO?

Em vários países – como EUA e China – a geração de energia é questão de soberania nacional. Aqui, o presidente Bolsonaro bravejou, perguntando se deve vender a es-tatal: Se não privatizar, vai faltar energia. Falta combinar com o tempo.

‘DEBATA’ QUE...

Na segunda-feira, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara vai realizar audiência para discutir os projetos e propostas que o Brasil levará à Conferên-cia do Clima em Glasgow (COP26), em no-vembro. O deputado Camilo Capiberibe (PSB-AP) convidou seis integrantes de ON-Gs. Mas se “esqueceu” de chamar as autori-dades do Itamaraty e do Meio Ambiente da Esplanada.

...EU CONCORDO

Serão ouvidos representantes da Stocche Forbes/LACLIMA; do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Susten-tável; do Observatório do Clima; do Institu-to Talanoa; do Conselho Indígena de Rorai-ma; e da Fridays for Future Brasil. Nenhuma

dessas entidades tem conhecimento sobre as propostas e não participarão da COP26.

JÁ ERA

O deputado Bacelar (Pode-BA) pediu, mas o cole-ga Jorge Solla (PT-BA), relator da Proposta de Fiscalização e Controle 5/2015, indeferiu um pen-te-fino nos gastos da governo federal na gestão do PT com propaganda na mídia nacional.

RUMOS

O deputado estadual catarinense Kennedy Nu-nes ganhou na Justiça eleitoral o direito de se desfiliar do PSD. Entra no PTB. E segue a novela.

PM X POVO

Faltavam apenas quatro assinaturas na quarta-feira para o deputado estadual de Pernambuco Alberto Feitosa (PSC) pedir a criação de CPI na Assembleia Legislativa pa-ra descobrir de quem partiu ordem papa-ra a hostilidade dos Policiais Militares contra os manifestantes no Recife, que deixou deze-nas de feridos. Ele acusa PSOL, PT e PCdoB de silenciarem para blindar o governador Paulo Câmara (PSB) e o comando da PM.

OI E TCHAU

Vale ressaltar que até hoje os trabalhadores que estavam no local do confronto e não participa-vam de nenhuma manifestação não receberam nenhuma ajuda do Estado. As vítimas já recebe-ram as visitas do secretário de Justiça e de inte-grantes da Procuradoria-Geral do Estado, e só.

TÍTULO$

O mercado de Títulos de Capitalização registrou receita de R$ 7,6 bilhões entre Janeiro e Abril, avanço de 5,3% em comparação a igual período do ano passado. Os dados são da Federação Na-cional de Capitalização.

Omêsdejunhojáestánasegundaquinzenasemque se veja pelas ruas fogueiras, sem o som da sanfona to-cando aquele forró que faz todo mundo se mexer, sem a alegria das crianças com as chuvinhas e sem as delí-cias gastronômicas que marcam o mês junino.

Os clubes às escuras não festejam Santo Antônio, São João ou São Pedro e não se ouve o grito das quadri-lhas. As barraquinhas que esperam os fiéis ao fim das missas no mês de junho não apareceram ainda ou es-tão bem tímidas.

O vírus que vem calando vidas, tirando a alegria do abraçoedosorriso,tambémcalouostradicionaisfeste-jos do mês de junho. Um dos meses mais esperados do ano pela alegria que traz, se transformou, neste ano, em apenas mais um mês. Já é o segundo ano em que a festança,acomilançadomêsdejunhonãoacontecem, deixando a vida ainda

mais triste.

Alémdesseprejuízo emo-cional, a ausência dos feste-jos juninos causa também prejuízos financeiros, já que muitas cidades têm na tradição dos Arraiá, nas ba-talhas das quadrilhas, o seu ápice econômico, quando recebem turistas dos qua-tro cantos do mundo. Para estas cidades e para inúme-ros comerciantes que têm seus negócios atrelados às

festas juninas, os tempos têm sido de crise e de escassez. Junho sem junina, não se tem dúvidas, nunca pode ser considerado junho. As homenagens aos santos que vinham em forma de foguetes a ilumi-nar os céus, de muita música e calor humano fo-ram trocadas pelas preces silenciosas, em clamor por ajuda contra a Covid-19.

Sim, é o silêncio que, aliado do temor de que novas cepas do vírus tragam dias ainda mais sombrios, tem enchido os dias e as noites desse mês sempre tão festivo. É esperar então que Santo Antônio, São João, São Pe-dro e todos os Santos se apiedem de nós, trazendo de volta os dias de alegria, de sorriso estampado no rosto, de abraços...

Que em breve possamos voltar a celebrar a vida e nãochorarmortes,quepossamosterdevoltaasquadri-lhas, o choro de alegria da sanfona, o arrastar de pés das quadrilhas... Que os dias de medo fiquem enterra-dos no passado e o tempo seja de novo de festejos.

As homenagens

aos santos foram

trocadas pelas

preces

silenciosas, em

clamor por ajuda

contra a Covid-19

reportagem@colunaesplanada.com.br

Homeschooling

Com Walmor Parente e Equipe DF, SP e Nordeste

As dificuldades geradas na educação pública – em todos os níveis – pela pandemia da Covid-19 fizeram a Câmara dos Deputados dar celeridade ao projeto de lei, enviado pelo Poder Executivo, de implementação do Homeschooling (ensino domiciliar, feito por pais ou professores contratados). O requerimento 1.952/20 para urgência entrou na pauta da Casa na quarta-feira. Desde março de 2020, os alunos de escolas públicas estaduais, munici-pais, particulares e as universidades (principalmente as federais) sofrem com as consequências das restrições de circulação, ausência de mecanismos para aulas on-line, falta de estrutura residencial ou financeira, despreparo das instituições e do corpo docen-te que segue sem opções e sem apoio oficial, apesar do esforço para plano de aula.

Junho sem

junina

DE MINAS

O NORTE

EXPEDIENTE

O JORNAL QUE ESCREVE O QUE VOCÊ GOSTARIA DE DIZER

www.onorte.net Uma publicação da Indyugraf CNPJ 41.833.591/0001-65 Gerente Administrativa: Daniela Mello daniela.mello@funorte.edu.br Editora: Janaina Fonseca Coordenação de redação: Adriana Queiroz (38) 98428-9079 Departamento Comercial: Rodrigo Cheiricatti (31) 3236-8001 (31) 98884-6999 (38) 3221-7215 comercial@onorte.net Relacionamento com o assinante: (31) 3236-8033

As criações intelectuais publicadas neste exemplar não podem ser utilizadas, reproduzidas, estocadas em banco de dados ou processo similar em qualquer forma ou meio mecânico, eletrônico, microfilmagem, fotocópia, gravação etc, sem autorização escrita dos titulares dos direitos autorais. Os textos das colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Fale com a redação:

jornalismo@onorte.net

Telefone: (38) 3221-7215 Endereço:

Rua Justino Câmara, 03 - Centro Montes Claros/MG - f/jornalonorte

(3)

PRETO NO

BRANCO

Atividades culturais

em Minas podem ter

Selo Evento Seguro

SeriaimportantequeoCongressoNacionaleogo-verno federal definissem critérios para as emendas parlamentaresdestinadasaosetor desaúde,princi-palmente no caso dos hospitais. Os deputados são obrigados a repassarem 50% das emendas ao setor, mas infelizmente a maioria dos recursos aplicados não chega aos usuários do SUS. O que normalmente assistimoséoinvestimentoemestruturafísicaouem equipamentos para o atendimento geral, inclusive clientes particulares.

Crise hídrica

A novela da crise hídrica no país, que volta e meia tem colocado em pauta um apagão no sistema de distribuição de energia elétrica, é um atestado do quepresidentesquepassarampelopaíssimplesmen-te insistiram em transferir a responsabilidade para as usinas hidroelétricas, quando o mundo concen-trou nas energias renováveis. A este respeito, vale lembrarqueMinasGeraisabraçou,atravésdodepu-tado Gil Pereira (PSD), a bandeira principalmente da usina fotovoltaica, o que tem garantido ao Estado uma liderança sobre os demais. Aliás, o Norte de Mi-nas tem se sobressaído sobre as demais regiões, in-clusive no investimento em energia eólica.

Pandemia política

Acadadiameconvençomaisdequeoproblemado enfrentamento à Covid-19 no Brasil deixou de ser umaquestãodesaúdeparasetransformarempoliti-cagem.Estãousandoapandemiacomobandeirade campanha política, principalmente para quem está fora do poder ou se opõe ao governo federal. Nin-guémestápreocupadocomo paísou, defato,com a perda de vidas, mas sim com a perda de votos na eleição de 2022.

Homenagem a Zema

OvereadorporMontesClarosOdairFerreira(SD)apre-sentounaquelaCasaProjetodeResoluçãoconcedendo título de Cidadão Honorário ao governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). A proposta dará entradana reuniãoordinária deterça-feira (22).

Polícia Militar

Vários leitores buscando informação sobre o con-curso aberto para seleção na Polícia Militar do Esta-dodeMinas Gerais, principalmenteno que concerne ao Norte de Minas. A este respeito, a informação é a dequeserão60vagas,sendo54homenseseismulhe-res.Asprovasacontecerãonodia15deagosto,como resultadosendodivulgadoem13dedezembro.Acon- vocaçãoeoiníciodocursoaindanãotêmdatadefini-da, mas a previsão é a de que seja entre o mês de fevereiro e março do próximo ano.

Abriu campanha

Quando disputou o governo de Minas, Romeu Ze- maapenasapostounumsonho,semqualquerconhe-cimento dos meandros políticos. Hoje já familiariza- docomomundopolítico,ochefedoExecutivominei-rovemcomoutraroupagemejácolocouseutimeem campo em busca da reeleição. Já virou rotina as via-gens semanais pelo interior do Estado.

Dinheiro da saúde

Iniciativa foi comemorada pelo setor: forma de

distinguir quem cumpre as regras sanitárias

u

Da Redação*

Ainiciativado Estado de criar um selo que atesta a segurança dos eventos culturais vem sendo aplaudida de pé pelo setor. A medida es-tá sendo considerada como a redenção para aqueles que cumprem as regras sanitárias pa-ra a realização de fes-tas, casamentos, sho-ws, dentre outros.

O Selo Evento Seguro pode ser solicitado à Se-cretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) tanto por empresas quanto por realizado-res independentes de e v e n t o s . É p r e c i s o preencher o formulá-rio de solicitação, o Ter-mo de Responsabilida- deeseguiropassoapas-so descrito.

Eventos turísticos e corporativos, seminá-rios, museus, teatros, bibliotecas e

produto-ras podem solicitar ao go-verno de Minas o certifi-cado. Para quem está no ramo, essa é uma forma de diferenciar quem se-gue os cuidados sanitá-rios de quem descumpre determinações de decre-tos municipais e esta-duais, por exemplo.

Em Montes Claros, pou- cosdiasapósosetorserfle-xibilizado houve denún-cias de festas que foram realizadas fora dos pa- drõesestipuladospelapre-feitura. Uma semana de-pois o município aumen-tou as restrições.

“O selo foi pensado pa-ra dar segupa-rança não so-mente para os usuários, mas também para os cola-boradores que traba-lham em eventos, casas de shows, teatros, dentre outros. O objetivo é, tam-bém, preparar nossos equipamentos culturais para o retorno”, disse o se-cretário adjunto de Cultu-ra e Turismo, Bernardo Silviano Brandão.

RESPONSABILIDADE

Para o diretor da Associa- çãoMineiradeEventoseEn-tretenimento (Amee) no Norte de Minas, Luiz Fer-nando Nobre, o selo “é uma medida extremamente ne-cessária,corretaecoerente”. “O que a gente quer, o se- torqueéorganizado,profis-sional e responsável, é que tenha mesmo a retomada de forma segura. Não que-remos voltar a qualquer custo. Então, o Selo Seguro é a chancela do Estado ava-liando aquele setor, aquele evento específico, aquela empresa e trazendo mais segurança para quem tra-balha, para os convidados daquele evento e para saú- dedapopulaçãodeummo-do geral”, ressalta.

Luiz Fernando acredita quetudo o quefor feito pa-ra beneficiar o retorno se-guro é muito bem-vindo. “A gente vai aplaudir e va-mos todos aderir, e cobrar também que nossos asso-ciados façam adesão a es-se es-selo”, pontua.

USO

O selo pode ser utilizado pelos interessados duran-te o duran-tempo de vigência do Plano Minas Consciente ou dos demais protocolos estabelecidos pelo gover- nodeMinasparaoenfren- tamentoàCovid-19.Elepo-de ser estampado em in-gressos e exibido nos lo-cais de realização dos eventos.

A Secult vai analisar as solicitações dos interes-sados a partir das infor-mações enviadas no For-mulário de Solicitação e informará sobre a apro-v a ç ã o d a q u e l e s q u e preencherem os requisi-tos necessários.

Se o evento não preen- cherosrequisitosestipula-dos, a Secult também irá notificar sobre a reprova-ção. Nesse caso, os produ-tores terão a oportunida- dedeseadequaràsexigên-cias estabelecidas e enviar nova solicitação.

*Com Agência Minas e Leonardo Queiroz

PALCO VIRTUAL- Há mais de um ano os eventos culturais e festas sofrem pesadas restrições por causa da pandemia em todo o Estado: alguns ocorrem apenas de forma remota

Jornalista, articulista, analista político e empresarial

EUGÊNIO SÁVIO/AGÊNCIA MINAS

Aldeci Xavier aldecixavier@gmail.com

(4)

‘Alvos’ mais jovens

Mortes de mineiros de 30 a 39 anos passam de mil em menos de seis meses

u

LUTO –Em Contagem, que registrou 1.582 mortes por Covid, grupo colocou mil cruzes na porta de igreja para reforçar o momento delicado da pandemia Luiz Augusto Barros

@luizaugbarros

Mil duzentos e vin-te e quatro. Esse é o número de mineiros de 30 a 39 anos que morreram por comp l i c a ç õ e s d a C o -vid-19, de 1˚ de janei-ro até 15 de junho. Em 2020, o total de óbitos desta faixa etária foi de 279. A comparação m o s t r a u m c r e s c i -mento de 340% nas ocorrências, ou qua-tro vezes mais.

Além do aumento das tragédias familia-res, o perfil dos inter-nados nas terapias in-tensivas mudou, ten-do dentre a maioria dos casos graves justa-mente esse público jo-vem. Vacinação dos idosos, avanço da pan-demia e novas cepas são os principais mo-tivos para a mudança no perfil.

“Temos observado que a permanência nos leitos de UTI con-tinua alta porque os que estão adoecendo são mais jovens. Aque-las mais velhas já fo-ram vacinadas, a mé-dia de idade caiu”, afirmou o secretário de Saúde de Belo Hori-zonte, Jackson Ma-chado Pinto.

Segundo o chefe da pasta, essas pessoas tendem a ser mais sau-dáveis e têm a doença por mais tempo, pois a cepa em maior circu-lação na capital é a P1, de Manaus. “Isso faz com que fiquem mais tempo internadas”, completou.

Em BH, 73% das vagas em Unidades de Terapia Intensiva exclusivas es-tão em utilização. Con-forme o secretário, após o período de internação, muita gente ainda preci-sa de hospitalização, ne-cessitando de transfe-rência para as UTIs con-vencionais.

“Isso explica também a alta taxa de ocupação de UTI não-Covid. A pes-soa migra e isso ocupa um leito em uma por-centagem muito gran-de gran-de casos”.

MAIS LETAL

O levantamento da Se-cretaria de Estado de

Saúde (SES-MG) ainda mostra que a enfermida-de tem feito mais víti-mas sem doenças crôni-cas, reduzindo a propor-ção de mortes de pes-soas com comorbidades. Ano passado, 74% dos ca-sos que evoluíram para óbito eram de pacientes com outras doenças, co-mo diabetes.

Os dados da SES con-firmam que o atual mo-mento é de alerta máxi-mo, pois o coronavírus mata mais, independen-t e m e n independen-t e d a i d a d e o u condição de saúde. A le-talidade está em 2,6%, ante 2,2% no fim de de-zembro.

Nove vezes mais

vítimas de 30 a 39

MAURÍCIO VIEIRA/HOJE EM DIA

Em Montes Claros, o crescimento das mor-tes entre pessoas mais jovens também é uma realidade. Esse número saltou de 5, em 4 de ja-neiro, para 52 em 15 de junho, um aumento de mais de 900% entre as pessoas de 30 a 39 anos. Emrelaçãoaopercen-tual do total de óbitos, saltou de 2,37% para 6,1%. Enquanto isso, o grupo dos maiores de

60 anos vem registrando quedas: de 76,3% do total de mortes em janeiro para 67,8% em junho.

Os dados confirmam que, quase um ano e meio depois de decretada a pan-demia do coronavírus, o perfil dos atingidos pela doença mudou.

“O tempo de permanên-cia dos pacientes Covid mais estáveis, que não ne-cessitaram de cuidados in-tensivos, gira em torno de

15 a 20 dias. A faixa etária é em torno de 50 anos. Este temsidooperfildospacien-tes”, explica Samuel Lima, responsável pela regulação deleitosdoHospitaldasClí-nicas Dr. Mário Ribeiro.

Na Santa Casa de Mon-tes Claros, cerca de 55% dos pacientes internados estão abaixo dos 60 anos, número que vem crescen-do nos últimos meses, se-gundoaassessoria. (Colabo-rou Márcia Vieira)

(5)

Imunização acelerada

Norte aumenta vacinação contra gripe e recebe nova remessa de doses

u

EM DIA -Entre as gestantes, a cobertura vacinal chegou a 64,8%, mas proteção maior é entre crianças: 72,8% Da Redação

O Norte de Minas deuumsaltonavacina-ção contra a gripe nos últimos dias. Com uma cobertura vacinal mé-dia em torno de 30% há pouco mais de uma se-mana, a região avan-çou e já atinge mais de 70% de proteção entre as crianças e puérpe-ras, por exemplo.

Segundo dados da Superintendência Re-gional de Saúde de Montes Claros (SRS), os 54 municípios que compõem a área de atuação da SRS conta-bilizam72,8% de crian-ças com idade até 6 anos vacinadas – índi-ce que representa mais de 63,4 mil pessoas. As puérperas aparecem e m s e g u n d o l u g a r , com 71% de cobertura – o que equivale a 1.312 pessoas imunizadas. Nesta quinta-feira (17), uma nova remessa de vacinas contra a In-fluenza chegou à re-gião e as doses começa-ram a ser distribuídas. É o nono lote que chega ao Norte de Minas.

Por terem uma popu-lação maior, dez muni-cípios que integram a Superintendência Re-gional de Saúde de Montes Claros estão re-cebendo mais quanti-dade de imunizantes: Montes Claros (27.850 d o s e s ) ;J a n a ú b a ( 4 . 9 2 0 ) ;B o c a i u v a (3.290); Salinas (3.070); Porteirinha (2.650); Taiobeiras (2.390); Jaí-ba (2.330); Espinosa (2.240); Rio Pardo de Minas (1.860); Coração de Jesus (1.830). PREVENÇÃO Deacordocom acoorde-nadora de Vigilância em Saúde da SRS, Agna Soa-res Menezes, a vacinação dos grupos prioritários contra a gripe é de extre-ma importância, levando em conta que “a imuniza-ção previne o surgimento decomplicaçõesdecorren- tesdadoença,óbitos,inter-nações e a sobrecarga nos serviços de saúde. Além disso, a vacinação reduz os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19”.

A coordenadora lembra ainda que a campanha contra a gripe está coinci-dindo com a vacinação contraaCovid-19. Porisso,

considerando a ausência de estudos sobre a co-ad-ministração das vacinas, o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas doses simulta-neamente.

“Nestemomento,aorien-tação repassada às secreta-rias municipais de saúde é a de que as pessoas que fa-zem parte dos grupos prio-ritários para a vacinação contra gripe e que ainda não foram vacinadas con- traaCovid-19deverãoprio-rizar a dose contra o novo coronavírus. Na oportuni-dade, as pessoas deverão agendar a vacinação con-tra a gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias”, frisa Agna Menezes.

OUTROS GRUPOS

Entre as gestantes, a co-bertura vacinal chegou a 64,8%, correspondendo a 7.287 doses aplicadas. Por outro lado, apenas 55,9% dos profissionais de saúde (16.386 pessoas) recebe-ram a vacina contra a gri-pe na primeira fase da campanha.

O grupo dos professo-res, o percentual também está na faixa de 50%, com 7.802 profissionais imuni-zados. Já entre os idosos, que sempre lideram o ranking da vacinação, o percentual de cobertura vacinal está em 48,1% – eles integram a segunda fase da campanha, que co-meçou em 11 de maio.

27

da vacina contra a gripe seriam repassadas para Montes Claros ainda

nesta quinta-feira

ASCOM/SES-MG

(6)

O lindo Pedro

recebe batismo

Sábado, 5 de junho, foi realizado o batis-mo do fofíssibatis-mo Pe-dro, o primogênito do casal Manuela Athay-de Oliveira e Pedro Paulo Santos Canela. O sacramento foi rea-lizado pelo padre Mi-chel, na Capela do Se-minário. Após a cele-bração na Igreja, a fa-mília seguiu para o sí-tio dos avós Luciana Athayde e Joaquim Manoel, para um al-moço reservado exclu-sivamente aos tios e avós. Apesar de inti-mista, o requinte e bom gosto reinaram em todos os detalhes.

Desde a suntuosa de-coração executada pe-la Soberano Decora-ções, a mesa do bolo com doces finos da Ja-bbur Sweet, by San-dra Jabbur e Érika Ca-valcante, ao sofistica-do cardápio assinasofistica-do pelo buffet Maria Sa-bor. Dia festivo para a família que é sempre unida e fez questão de prestigiar esse im-portante momento. Parabéns aos papais por conduzir o peque-no Pedro peque-nos cami-nhos do Senhor! Confi-ram lindas fotos regis-tradas por Eudes Lú-cio Photography.

Detalhes da decoração que revela sofisticação e muito bom gosto

Durante o sacramentona pia batismal, Pedro com padre Michel e a madrinha LuísaAthayde Oliveira Pitanguy

Pedro com os avós maternos Joaquim Manuel Oliveira e Luciana Athayde Oliveira

Com os avós paternos João Caetano Canela e Cristina Santos Canela, e os pais Manuela e Pedro Paulo

Com os pais, os avós Luciana e Joaquim Manoel, a madrinha Luísa e os padrinhos de consagração Isabel Athayde e Bernardo Pitanguy

Pedro recebendo o carinho e amor da linda família

Pedro com os pais Manuela Athayde Oliveira e Pedro Paulo Santos Canela

A vovó Luciana, as titias Isabel e Luísa, e a mamãe Manuela

(7)

RosângelaRossiocupaacadeira19daAcademiaJuiz Forana de Letras, cujo patrono é Pedro Nava, um dos grandesmemorialistasdaliteraturabrasileira.Poresse motivo,aRosângelaolê,estudaeescrevecomrespon-sabilidade, intensidadee profundorespeito.

Sua obra e sua vida fascinam e inquietam muitos. Suamorteinstigamúltiplasreflexõeserejeições.Sua inteligência brilhante e transgressora abriu cami-nhosnamodernidadeedeixousuamarcaregistrada na literatura brasileira.

Algumas questões perpassam a todas de forma inquietante e me instigou a desenvolver a Apolo-gia a Pedro Nava nessa Academia, escreve Rosângela Rossi.

-Porqueumhomemtãobrilhante,inteligente,mé-dicoamoroso,escritortalentoso,nosseus80anos,dá fim à sua vida de forma trágica a chocar a maioria?

Por ser ele memorialista decidi apresentá-lo, por elemesmo, fazendo uma entrevista. Fiz as perguntas e ele me respondeu, através de sua obra. Esta ideia veio de um sonho que tive ao elaborar esta aula, em queelemeorientoucomooapresentaria.Essesonho muito me emocionou.

RosângelaentrevistouoPedroNavaeasrespostas dele aqui apresentadas são literais, tiradas de seus livros:BaúdosOssos,BalãoCativo,ChãodeFerro,Bei-ra-Mar, Galo das Trevas, Círio Perfeito e Cera das Al-mas, que transformei nesta crônica.

“Pedro Nava se diz ser um pobre homem do Cami-nhoNovodasMinasdosMatosGerais.NasceunaRua Direita da cidade de Juiz de Fora; no número 179, em

frenteàMecânica,ondereinavaminhaavómaterna.Seu nascimento se deu em 5 de junho de 1903.

Em1972elepublicouoBaúdosOssos–Memóriasediz queomemorialistaéumaformaanfíbiadehistoriadore ficcionistaeoratemquepalmilharassecurasdesérticas da verdade, ora nadar nas possibilidades oceânicas de suainterpretação (Chãode Ferro, 1976,p.166). Memoria-lista conta o que quer, o historiador deve contar o que sabe. (Beira Mar, 1978, p. 378). Fazer memórias segundo Nava,éumatoextremamentesofrido.Nãoéumdeleite. É torturante a evocação de duendes, coisas passadas. Não é agradável remexer no Baú dos Ossos (Entrevista JornaldaBahia,4/08/1970).Elesedizrecriadordopassa-do não podenJornaldaBahia,4/08/1970).Elesedizrecriadordopassa-do descrever o passaJornaldaBahia,4/08/1970).Elesedizrecriadordopassa-do sem o que apren-deu do presente. (Status de São Paulo, jan.1977).

Donodeumaculturaintensaemváriasáreas,transita-vapela literatura e artes plásticas em pleno movimento deArteModerna,quenoBrasiltomaforçaem1922,parti-cipando ativamente desse Movimento.

ConviveucomogrupodeRevistaBrasileiraedarecém-criada Academia Brasileira de Letras. Foi (nestas salas) queoseutioAntônioSallestravouamizadecomMacha-do de Assis, Joaquim Nabuco, Lúcio de MenqueoseutioAntônioSallestravouamizadecomMacha-donça e ou-tros em que traçou o perfil dos primeiros acadêmicos (BC,p.307).AAcademiadeLetras,nosseusprimeirostem-pos, sofreu críticas e ataques descabidos de nossa im- prensa,agalhofadasruas,achacotadoscafés.Umarti- godeAntônioSallesfoi,historicamente,suaprimeirade- fesa,suajustificativaedemonstraçãodovalorexponen- cial,culturalouliteráriodegrandepartedeseuscompo-nentes (BC, p.307).”

Que nossas Academias de Letras sejam respeitadas, acolhidas,honradas,dignascomoinstituiçõesmodela-dorasdecaráter,defensorasdasletraseportadorasda verdade. Uma Academia de Letras se faz pelos que a compõem,mas também por aqueles, que a apoiam; e é uma instituição de tal valia que, em cada rincão, por mais afastado que se encontre, uma instituição desse gênero deveria existir.

Parabenizopois,àRosângelaportãooportunapesqui-sa, fazendo-nos conhecer entre outros aspectos os pio-neirosdaimplantaçãodeAcademias deLetras.Parabe-nizo à presidente da Academia Juiz Forana de Letras, a CecyBarbosaCamposesuasentenciosaequipeporesse brilhante evento cultural, o Curso de Literatura!

Que Pedro Nava esteja em cada um de nós no cultivo daliteraturaparafugirmosdascondiçõesterrenasean-corarmos nas regiões do espírito através das letras.

Pedro Nava, um literato misterioso

(8)

E3 meia-boca

Edição virtual traz poucas novidades e quase nenhum lançamento próximo

u

CLÁSSICO - Com85 milhõesde unidades doSwitch vendidas,Nintendo anuncianovo “Zelda” para darsequênciaao aclamado “Breath of theWild”, mas só estreiaem 2022

Marcelo Jabulas

@mjabulas

A E3 2021 passou fazen-do o que sempre fez de melhor: apresentar ví-deos fantásticos sobre produções que chegarão no futuro incerto e re-quentar expectativas so-bre lançamentos próxi-mos. Claro que temos que considerar três fatores que fizeram a feira (em formato virtual) não ser algo bombástico.

O primeiro é a pande-mia. Com o coronavírus ainda avançando mun-do afora, inclusive em países com percentual elevado de vacinação, não há como esperar uma aceleração nos pro-jetos em andamento,

as-sim como uma profusão de novos anúncios.

O segundo fator é que produções da nova gera-ção demandam investi-mentos expressivos e ar-rastados. São games que precisam explorar as no-vas capacidades dos con-soles, assim como das no-vas gerações de placas gráficas (GPUs). Tudo is-so exige tempo, recuris-sos e mão de obra.

O terceiro fator é a base instalada da nova gera-ção. Desde seu lançamen-to em novembro, o PS5 vendeu cerca de 8 mi-lhões de unidades. Um número considerável pa-ra os primeiros sete me-ses. Quando o PS4 che-gou, no final de 2013, fo-ram 18 milhões de

unida-des no ano de estreia. A previsão dos analistas dos setor de tecnologia é de que o PS5 chegue em novembro com 17 mi-lhões de aparelhos distri-buídos. Já a previsão do Xbox Series é de 12 mi-lhões de unidades.

Isso significa que ne-nhum estúdio colocará no mercado uma super-produção até que se tenha uma base instalada forte. Muita gente esperava um anúnciode“GTAVI”.Osu-posto novo game da Ro-ckstar pipocava nos trend topics do Twitter.

Mas fato é que quando a TakeTwo, proprietária da Rockstar, lançou o “GTA V” (2012), Xbox 360 e PS3 já tinham vendido deze-nas de milhões de

unida-des. Assim, ela tinha capi-laridadepara faturar,ape-nas no primeiro dia, US$ 800 milhões e chegar ao terceiro dia de vendas com US$ 1 bilhão em co-mercializações.

ZELDA

Quem se destacou na E3 foi a Nintendo. A Big N apresentounove projetos, entre eles “The Legend of Zelda Breath of the Wild 2”, que tem imensa expec-tativa. Para quem não se lembra, o primeiro “Bo- tW”vendeumaisde22mi-lhões de cópias.

O número elevado de anúncios da Nintendo se dá justamente pelo fato deoSwitch,que jáacumu- laquase85milhõesdeuni-dades vendidas, estar

bombando. Ou seja, há aparelhospararodarosjo-gos. Mas a estreia só deve ocorrer em 2022.

A N i n t e n d o a i n d a anunciou um novo episó-dio para franquia “Me-troid”, assim como o no-vo “Mario Party”.

AVATAR

Outro anúncio que mo-vimentou a E3 foi “Avatar: FrontiersofPandora”.Tra-ta-se do segundo game da franquia. Em 2009, a Ubi-soft publicou “James Ca-meron’s Avatar: The Ga-me”, que era uma espécie de “GTA” com os mamu-lengos azuis.

Agora, a nova produção coloca mais uma vez os Na’vi contra os coloniza-doreshumanos e suas

má-quinas ferozes. A promes-sa é que o game estreie em 2002 para PS5, Xbox Se-ries, Google Stadia e Ama-zon Luna.

FORZA HORIZON 5

A Microsoft aproveitou sua apresentação para anunciar “Forza Horizon 5”. Com lançamento para novembro, o game terá edições para Xbox One e Xbox Series.

O título seguirá o mes-mo mes-modelo de jogabilida-de dos jogabilida-demais games da série “Horizon”. Ele terá mapa ambientado no Mé-xico, que promete ser o maior já criado para a franquia. Além disso, con-tará com uma gigantesca garagem e um pacote far-to de provas e desafios.

(9)

‘Novo’ maestro

Meia Marcinho inicia bem a busca por metas individuais na Série B do Brasileiro

u

DECISIVO – Nas duas partidas em que defendeu o Cruzeiro nesta Série B, Marcinho colaborou com um gol contra o Goiás e uma assistência diante da Ponte Preta

Thiago Prata

@ThiagoPrata7

No dia 18 de maio, Marcinho revelou a meta individual traça-da para esta Série B do Campeonato Brasilei-ro: atingir números su-periores aos de sua participação na edi-ção 2020, quando de-f e n d i a o S a m p a i o Corrêa e, pelo clube maranhense, marcou oito gols e deu cinco assistências naquele t o r n e i o . E x a t o u m mês dessa afirmação, o a r m a d o r c e l e b r a seu início positivo na c o m p e t i ç ã o , a p ó s uma reviravolta nos bastidores.

A ausência do joga-dor na lista de relacio-nados para a estreia da equipe na Segundo-na contra o Confian-ça, no Batistão, em 29 de maio, era forte indí-cio de que ele não esta-ria mais nos planos do então técnico celeste Felipe Conceição. Al-go que viria a se confir-mar pouco tempo de-pois, com o atleta “fa-zendo as malas” para se transferir ao CSA.

Só que Conceição acabou demitido após a eliminação para a Juazeirense, pela ter-ceira fase da Copa do Brasil, e o meia voltou aos planos da Raposa. Isso se deve também à chegada do diretor de futebol Rodrigo Pasta-na e do novo treiPasta-na- treina-dor Mozart.

E apostar novamen-te em Marcinho vem dando resultado

den-tro de campo. Depois de duas derrotas, para Con-fiança (3 a 1) e CRB (4 a 3), a equipe estrelada obte-ve um empate com o Goiás, em 1 a 1, no Minei-rão, e sua primeira vitó-ria na Série B, sobre a Ponte Preta, por 1 a 0, no Moisés Lucarelli. Nessas duas últimas partidas, sob o comando de Mo-zart, brilhou a estrela do armador.

Foi dele o gol da igual-dade diante do Esmeral-dino e a assistência para o tento anotado pelo ata-cante Bruno José peran-te a Macaca.

Um bom início de parti-cipação na Segundona a quem tem metas indivi-duais audaciosas, mas perfeitamente possíveis de se alcançar.

“Nosso objetivo é o de conseguir vitórias fora e dentro de casa e pon-tuar. Aqui é Cruzeiro, te-mos que impor nosso jo-go e nosso ritmo”, desta-cou o atleta.

NÚMEROS

Até agora, Marcinho disputou 14 jogos e mar-cou dois gols em sua tra-jetória no Cruzeiro. Se-gundo o SofaScore, nes-ta Série B, o meia tem em média 54 minutos jo-gados por duelo e 2,5 finalizações por con-fronto.

PRÓXIMO DESAFIO

O Cruzeiro, de Marci-nho, se prepara para o jogo contra o Operário-P R , n e s t e s á b a d o , à s 19h, no estádio Germa-no Krüger, pela quinta rodada da Série B do Brasileiro.

2

14

GUSTAVO ALEIXO/CRUZEIRO

anotou o armador defendendo o time na temporada disputou o meia Marcinho

com a camisa do Cruzeiro

gols

jogos

(10)

Finalmente, a Caloi anuncia o lançamento da Caloi full Carbon, depois de muitas especulações e testes com pequenas alterações durante esses quase um ano de experimentos. O modelo já está integrado na equipe Caloi Henrique Avancini cross country.AfullcarbonoFStemquadrodecarbonofullsuspensionsuperleveerígido, feitonageometria“HorstLink”, tipode amortecimentoquefornecemaiscontrolee firmezanopedaleproporcionamaior sensibilidadeeestabilidade paraociclista.A bicicleta tem Stack e Reach mais curtos para atender às necessidades de quem pedala em terrenos offroad. Os chainstays são mais curtos, tornando a bike mais agressiva e rígida. Em termos de geometria, a Caloi Elite Carbon FS é com certeza umadasbicicletasmaisagressivasjáconcebidaspelamarca.Alémdosdetalhesdas ligasde carbono eda geometriapara aconstrução doquadro, a construçãotraba-lhou em cada detalhe para criar uma bicicleta rápida, estável e segura para que o ciclistaseaventureemqualquerquesejaoterrenodatrilhaescolhida,explicaMar-cos Ribeiro, gerente de produtos da Caloi. Os componentes dessa novidade envol-vemgrupoShimanoSLXde12velocidades,cockpitFSA,canoteretrátilFSAFlowtron, suspensão RockShox Reba 100mm e pneus Schwalbe Racing Ray e Racing Ralph. O

modelo já está disponível nas lojas representantes Caloi e custa R$ 23.299,99.

Foto gera dúvidas entre ciclistas

Uma foto gerou susto e dúvidas nos

grupos de WhatsApp e serviu para fi-carmos atentos às propagações fal-sas em redes sociais. Fake news sem-pre existirá se todos não verificar a procedência da informação antes da veiculação. É sempre importante se

atentarpara as notícias que recebem, principalmente de redes sociais. Mas de fato é que a imagem onde há uma possível onça no PELG é na verdade uma “onça empalhada” utilizada pa-ra eventos da Polícia Militar registpa-ra- registra-da há algum tempo. Fiquem atentos!

ThiagoBroulan-ça mais um Desa-fioVirtual,edessa vez com 750km de pedaladas. Com datas marcadas entre os dias 1º de julhoe10deagos-to, totalizando 40 diasdireto,oatle-ta precisa regis-trar 750 km de pe- daladas,indepen-dentemente de qualforamodalidade:asfalto,nater-ra, no rockgarden, ou rolo de treino, todos serão aceitáveis. A novidade deste evento é que o desafio utilizará a plataforma gamificada BROU.COM. VC para apresentar os resultados e ir

teestimulandocompremiaçõesede-safios dentro dos 40 dias. As inscri-ções começarão em 20 de junho e se- guematé10dejulho(ouacabaradis-ponibilidade). São mil vagas para Kit Premium e 500 vagas para Kit Básico. Mais informações no site: brouaven-turas.com.br

A Associação Zeladoria do Planeta divulgou a lista dos 16 projetos que irãoreceberoPrêmioGestãoAmbien-tal2021. Osvencedores desteano são o livro “Anuências de Mata Atlântica em Minas Gerais”, iniciativa do Sin-diextra e do Ibama; Gilson Essenfel-der, pelo trabalho no sítio Pindora-ma, em Governador Valadares; Cen-tro de Monitoramento Integrado, ini- ciativadaSamarco,emMariana;Pro-grama de Educação Ambiental no Parque Estadual Mata do Limoeiro, realizado pelo distritode Ipoema, em Itabira; Sistema de Alerta Climático, iniciativadaDefesaCivildeMinasGe-rais; Rede de Vizinhos Protegidos da Serra da Calçada e Parque Serra do Rola Moça, iniciativa da PMMG de Meio Ambiente de Minas Gerais; Pro-grama “Diálogos com o Sistema”, ini-ciativa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente; Projeto de diagnósti-cos ambientais, realizado pelo Insti-tuto Prístino, no Vale do Rio do Peixe, no município de Rio Pardo; Eco agrí-cola, iniciativa de cultivo de cafés es-peciais da Serra do Cabral; Samam-baia Granitos, pela produção de blo-cosparaconstrução civilaproveitan-do rejeitos sólicivilaproveitan-dos; Evandro Mesqui-ta (músico e ator), pelo apoio a

cam-panhas ambientais; Saulo Laranjeira (músico, ator e apresentador), pelo apoio a campanhas ambientais; Car-bon Zero (Carlos Alberto Tavares Fer-reira), por neutralização de emissão de carbono; Programa de Fiscaliza-ção Preventiva nas Indústrias (Fapi), da Fiemg; e Projeto Biblioteca Agroecológica da Ecoagri, e o nosso grande colega Manoel Freitas, jorna-lista, extremamente dedicado a foto-grafias da natureza do Norte de Mi-nas. Parabéns a todos!

Desafio virtual de 720 km

Prêmio Gestão Ambiental

A nova Caloi Elite Carbon FS

a melhor notícia está no ar

sintonize 104.9

música, informação e entrevistas

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

A cor “verde” reflecte a luz ultravioleta, porém como as minhocas castanhas são mais parecidas com as minhocas verdadeiras, não se confundem com a vegetação, sendo

A Tabela 3 apresenta os resultados de resistência ao impacto Izod e as caracterizações térmicas apresentadas em função dos ensaios de HDT, temperatura Vicat e a taxa de queima do

Deste modo, o adequado zoneamento e sua observância são fundamentais para a conciliação da preservação ou conservação de espécies, hábitats e paisagens dentre outras e

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

- os próprios fenômenos putrefativos ocorridos no cadáver; - difícil coleta das rugosidades, por conta da rigidez cadavérica;.. Quando a identificação por meio da Datiloscopia

Evidentemente, a língua portuguesa representa o Brasil. A valorização da mesma significa, por transferência de significado, uma valorização da nação brasileira. A comparação do

Entre os bairros avaliados o Santa Rita apresentou as condições mais precárias de saneamento básico no ano de 2007 em função da ausência de fornecimento de