• Nenhum resultado encontrado

EDITAL PPGEpi Nº 01/2018 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO. (Ingresso em 2018)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL PPGEpi Nº 01/2018 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO. (Ingresso em 2018)"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Ramiro Barcelos, 2400 2º andar | CEP 90035-003 | Porto Alegre-RS Tel.+55 (51) 3308.5620 | Fax +55 (51) 3308.5621 | E-mail ppgepid@ufrgs.br

EDITAL PPGEpi Nº 01/2018

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO

(Ingresso em 2018)

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EPIDEMIOLOGIA (PPGEpi) receberá no período de 1º/10/2017 até 27/10/2017 a documentação dos candidatos ao

PROCESSO DE SELEÇÃO para o curso de DOUTORADO para ingresso em 2018.

Vagas

As vagas previstas para o Curso de Doutorado para o ano de 2018 serão:

a) 9 vagas

As condições para o preenchimento integral das vagas estão descritas no item “classificação” do presente edital.

Processo Seletivo

O processo seletivo consistirá das seguintes etapas:

1) Inscrição

Para a realização da inscrição os candidatos deverão acessar o link:

https://www1.ufrgs.br/posgraduacao/processoseletivo/index.php/inscricao/login, até a data fixada no cronograma deste edital e anexar a seguinte documentação:

a) Formulário de inscrição preenchido, disponível na página do Programa - http://www.ufrgs.br/ppgepi/selecao/ficha_insc.doc;

b) Cópia do diploma de graduação;

c) Currículo Lattes no modelo Lattes CNPq atualizado;

d) Cópia da Carteira de identidade e CPF (para estrangeiro, o passaporte);

(2)

f) Cópia do histórico escolar da graduação e cópia do histórico escolar do mestrado;

g) Os candidatos deverão apresentar projeto de pesquisa conforme modelo disponível na página do Programa http://www.ufrgs.br/ppgepi/selecao/proj_pesq.doc;

h) Duas cartas de recomendação preenchidas no sistema de inscrição (através do endereço https://www1.ufrgs.br/posgraduacao/processoseletivo/index.php/inscricao/login) pelos professores ou pesquisadores indicados pelo(a) candidato(a); e,

i) Cópia do Diploma e da Dissertação de Mestrado com eventuais artigos relacionados. Os candidatos ao doutorado em fase de conclusão do mestrado poderão encaminhar documento assinado pelo orientador onde conste o estágio do trabalho e previsão de conclusão do mestrado. Os candidatos selecionados para o doutorado que no período de seleção ainda não houverem concluído o mestrado deverão, obrigatoriamente, apresentar, no dia da matrícula, documento comprobatório da conclusão do mestrado (diploma, documento de homologação ou ata de defesa pública). Os candidatos que não comprovarem a conclusão do mestrado até a data da matrícula estarão automaticamente desclassificados da seleção.

j) Os candidatos deverão indicar no formulário de inscrição, obrigatoriamente, pelo menos uma linha de pesquisa de interesse e um ou mais orientadores potenciais exclusivamente do corpo docente do Programa. A não observância desta orientação implicará em perda de parte do grau atribuído no item de seleção relacionado à disponibilidade de orientador.

1.1 Taxa de Inscrição

O pagamento da taxa de inscrição para seleção no valor de R$ 170,00 (cento e setenta reais) deverá ser feito através de Guia de Recolhimento da União (GRU) a ser pago no Banco do Brasil. A GRU será gerada pelo sistema de inscrição online, e os dados que devem constar no boleto são: Nome do Candidato, CPF, Valor do documento (R$ 170,00), Descrição do recolhimento: Taxa de inscrição de Concurso e Processos Seletivos, Unidade Gestora: Faculdade de Medicina, Órgão de Arrecadação: Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia e em Observações Gerais: Inscrição Seleção PPG Epidemiologia (ingresso2018).

1.1.1 Isenção Taxa de Inscrição

Estarão isentos do pagamento da taxa de inscrição para concorrer ao edital de seleção os candidatos que solicitarem a isenção do pagamento e que se enquadrarem nas seguintes

(3)

categorias: a) servidores ativos da UFRGS (comprovação: Cópia do Cartão da UFRGS); b) residentes no exterior (Comprovação: Cópia de correspondência endereçada a sua residência no exterior); c) inscritos no cadastro único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal que trata o Decreto n. 6.135 de 26 de junho de 2007 (Comprovação: Número da Identificação Social – NIS - atribuído no CadÚnico); d) candidatos com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo (Comprovação: Cópia do(s) comprovante(s) de vencimento ou renda pessoal ou familiar dos pais ou do cônjuge); e) candidatos com renda familiar mensal de até três salários mínimos (Comprovação: Cópia da declaração isenta de Imposto de Renda do candidato, dos pais ou do cônjuge). Os itens c), d) e e) podem também ser comprovados mediante declaração escrita e assinada pelo próprio interessado, conforme previsto na Lei 7.115/83. Os pedidos de isenção da taxa de inscrição devem ser efetuados no sistema online de inscrição até 20 de outubro de 2017. Para fazer a solicitação de isenção da taxa de inscrição, o candidato deverá acessar o sistema online de inscrição, escolher a opção “Solicitar a Isenção” e, ao abrir o menu, deverá anexar a documentação comprobatória. Esta documentação será analisada pela Comissão de Pós-Graduação. O resultado da solicitação estará disponível no sistema de inscrição no dia 21 de outubro.

2) Prova de conhecimento

Esta etapa será de natureza eliminatória consistindo de prova de conhecimento nas áreas de epidemiologia e bioestatística, podendo requerer respostas objetivas ou discursivas. A nota máxima da prova de conhecimentos é 5, correspondendo a metade da nota geral (NG). A bibliografia que orientará a elaboração da prova de conhecimento pode ser consultada na página do Programa

http://www.ufrgs.br/ppgepi/selecao/bibliografia.doc .

Serão considerados habilitados para a segunda etapa do processo de seleção até três vezes o número de candidatos que correspondem as vagas previstas neste edital, considerando os candidatos que obtiverem as maiores notas na prova de conhecimentos.

Havendo candidatos empatados no final da lista de classificados nesta primeira etapa, estes também serão considerados aptos a participar da segunda etapa.

O local da prova de conhecimentos será divulgado no site do PPG Epidemiologia (http://www.ufrgs.br/ppgepi) até uma semana antes da data prevista para a realização da mesma.

(4)

3) Entrevista

A relação dos candidatos classificados, bem como a data e local da entrevista serão divulgados no site do PPG Epidemiologia (http://www.ufrgs.br/ppgepi), como descrito no Cronograma da Seleção.

A nota máxima da entrevista será 5, correspondendo a metade da nota geral (NG). Na entrevista, serão avaliados: disponibilidade de orientador, histórico escolar de graduação, histórico escolar de mestrado, conhecimento de língua inglesa (leitura e compreensão), produção científica, projeto de pesquisa, cartas de recomendação, disponibilidade de tempo para dedicar-se às atividades de pós-graduação, experiência em pesquisa, desenvoltura, clareza e objetividade nas respostas durante a entrevista.

Classificação e Habilitação

A nota geral (NG) será calculada mediante a soma da nota da prova de conhecimentos e da nota da entrevista.

Os professores possuem limite máximo de oito orientandos entre todos os Programas em que atuem. A disponibilidade de orientador é elemento decisivo para fins de ingresso no Doutorado, respeitado o critério de, no mínimo, 80% das vagas totais oferecidas serem destinadas aos docentes permanentes do Programa.

Serão considerados habilitados os candidatos com nota geral igual ou superior a 6,0 (seis), classificados por ordem decrescente da nota geral de acordo com o preenchimento das vagas disponíveis. Ocorrendo empate, dar-se-á preferência, para fins de classificação, ao candidato que tiver obtido a nota final mais alta na prova de conhecimento.

Persistindo o empate, dar-se-á preferência, para fins de classificação, ao candidato que tiver obtido a nota final mais alta na prova de epidemiologia e, para subsequentes desempates, será avaliada a nota da prova de bioestatística.

Serão desclassificados os candidatos que indicarem orientadores que não fazem parte do corpo docente do PPGEpi.

É critério para o ingresso no Programa, após a fase de habilitação, a existência de orientador disponível (número de orientandos) para a orientação na área/projeto de interesse do candidato, respeitada a ordem de classificação.

(5)

Cronograma da Seleção

Etapa Período

Inscrições para o processo de Seleção 2018 de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia

01/10 a 27/10

Período para solicitação de isenção de taxa de inscrição no processo seletivo do PPGEpi

01/10 a 20/10

Divulgação do resultado dos pedidos de isenção de taxa de inscrição no processo seletivo do PPGEpi

21/10

Divulgação das inscrições homologadas 30/10

Período para recurso de inscrição não homologada 01/11 a 03/11

Divulgação do local de realização da prova de conhecimento – site do PPG: http://www.ufrgs.br/ppgepi

03/11

Divulgação do resultado da análise do recurso sobre a homologação da inscrição

06/11

Prova de conhecimento 11/11

Divulgação do resultado preliminar da prova de conhecimento no site do PPG Epidemiologia (http://www.ufrgs.br/ppgepi)

20/11

Período para recursos da prova de conhecimento 21/11 e 22/11

Divulgação do resultado final da prova de conhecimento e do local e das datas para a entrevista, no site do PPG Epidemiologia (http://www.ufrgs.br/ppgepi).

24/11

Período de entrevistas 05/12 a 07/12

Divulgação do resultado preliminar da entrevista 11/12

Período para recursos da entrevista 12/12 e 13/12

Resultado final do processo seletivo 15/12

Período de confirmação de aceite da vaga 04/01 a 08/01/18

Vigência do edital 22/04/2018

Recursos

Nos períodos descritos no cronograma deste edital serão aceitos pedidos de recurso referentes a cada uma das etapas (inscrição não homologada, prova de conhecimentos e

(6)

entrevista) ao processo seletivo do PPG Epidemiologia. A solicitação de recurso deverá ser protocolada obrigatoriamente junto ao Protocolo Geral da UFRGS, localizado na Av. Paulo Gama, 110, Anexo 1 da Reitoria, telefone: (51) 3308-3088. Os recursos serão julgados pela Comissão de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFRGS

Resultados

Os resultados das classificações preliminares estarão disponíveis no site do PPG Epidemiologia e a classificação final dos candidatos será afixada no saguão da Faculdade de Medicina – Rua Ramiro Barcelos nº 2400-2º andar, bem como na página do Programa conforme o cronograma.

Esclarecimentos adicionais podem ser obtidos enviando mensagem eletrônica para o endereço ppgepid@ufrgs.br.

Casos Omissos

As situações não contempladas neste Edital serão resolvidas pela Comissão de Pós- Graduação do PPG Epidemiologia desta Universidade.

Porto Alegre, 27 de julho de 2017.

Profa. Dra. Bárbara Niegia Garcia de Goulart Coordenadora do PPG Epidemiologia

(7)

PROVA DE CONHECIMENTO

CONTEÚDO E BIBLIOGRAFIA

EPIDEMIOLOGIA

 Conceitos básicos de epidemiologia, medidas de frequência, indicadores de saúde. Transição demográfica e epidemiológica.

 Delineamentos de pesquisa: identificação da população, do fator em estudo, desfecho clínico, caracterização dos delineamentos clássicos de pesquisa.

 Identificação, caracterização e avaliação de vieses em estudos epidemiológicos.  Medidas de associação: cálculo, utilização e interpretação:

 Medidas de força de associação: risco relativo, redução de risco relativo, odds ratio (razão dos produtos cruzados), razão de prevalência

 Medidas de impacto e de benefício – cálculo e interpretação:, redução absoluta de risco, número necessário a tratar para prevenir um evento.

 Diagnóstico: propriedades e aplicações das medidas de um teste diagnóstico. BIOESTATÍSTICA

 Conceitos básicos:

 escalas de medida, variáveis e dados  população

 amostra

 parâmetros e estimativas

 Organização de dados qualitativos e quantitativos:

 tabelas de frequência; frequência absoluta, relativa e acumulada  representação gráfica: diagrama de barras, histograma e ogiva  Medidas descritivas

 medidas de tendência central e de dispersão  Amostra aleatória simples

 definição

 distribuição da média e da proporção amostral  Probabilidade

 espaço amostral e eventos  definições e propriedades

 probabilidade condicional e independência

 distribuições de probabilidades Normal e Binomial  distribuição normal padrão: áreas sob a curva

 teorema central do limite e aproximação da binomial pela normal  distribuição qui-quadrado

 distribuição de Fisher

 Teste de hipóteses: hipóteses estatísticas, erros de decisão, significância estatística, poder do teste e nível descritivo amostral (valor-p)

 testes para uma média e proporção populacional  testes para diferenças de médias e de proporções

(8)

 Estimação por ponto e por intervalo

 estimador pontual: definição e propriedades

 intervalo de confiança para média e para proporção

 intervalo de confiança para diferença de médias e de proporções

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

Bonita R., Beaglehole R., Kjellstrom T. Epidemiologia Básica. 2.ed. WHO: São Paulo,

2010. Disponível em URL

<http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/43541/5/9788572888394_por.pdf>. Acessado em [ago 2017].

CALLEGARI-JACQUES, S.M. Bioestatística. Princípios e aplicações. Porto Alegre: ArtMed, 2003.

FLETCHER RH, FLETCHER SW, FLETCHER G. Epidemiologia Clínica: Elementos

Essenciais, 5a ed., Porto Alegre: Artes Médias, 2014.

Hulley SB et al. Delineando a pesquisa clínica. Uma abordagem epidemiológica. Porto Alegre: Artes Médicas, 2015.

Kleinbaum DG. ActivEpi web. Disponível em URL < http://www.activepi.com/> [acessado em 19 de agosto de 2016].

Medronho RA. Epidemiologia. São Paulo: Atheneu, 2002.

Pereira MG. Epidemiologia: Teoria e prática. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

Rothman K, Greenland S, Lash T. Epidemiologia Moderna. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

Rouquaryol MZ, Almeida Filho N. Epidemiologia e Saúde. 6 ed. Rio de Janeiro: MEDSI, 2003.

Soares JF, Siqueira, AL. Introdução à Estatística Médica. 2.ed. Belo Horizonte: CoopMED, 2002.

(9)
(10)

Projeto de Pesquisa (Modelo)

Apresentar um projeto de pesquisa (no máximo 10 páginas) que inclua os seguintes itens: 1. Justificativa 2. Objetivos 3. Métodos 4. Cronograma 5. Questões éticas 6. Orçamento 7. Referências bibliográficas

(11)

Referências

Documentos relacionados

Dessa forma, esse processo de compreensão do potencial da biblioteca pode ser iniciado a partir da vivência dos estudantes enquanto usuários das bibliotecas escolares e,

For additional support to design options the structural analysis of the Vila Fria bridge was carried out using a 3D structural numerical model using the finite element method by

Não tentarei sintetizar a interpretação de Armindo de Sousa sobre o parlamento medieval, dado que as suas propostas mais fraturantes foram já evidenciadas, de forma incisiva, por

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha

Prefeitura Municipal, no site oficial e nas redes sociais oficiais, no prazo de um dia, edital contendo a relação nominal dos candidatos que tiveram suas

a) O polícia disse um palavrão, após ter saído da casa de Adrian. Corrige as falsas.. A mãe também está com gripe. “Quase que não consegui ficar calado quando vi que não

A noite de Maio com as suas sombras e os seus brilhos, os seus perfumes, as suas flores e os seus murmúrios parecia uma história fantástica.. As folhas no ar mexiam-se levemente