• Nenhum resultado encontrado

projecto ELEARNING UL 09Fev10

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "projecto ELEARNING UL 09Fev10"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE LISBOA

Projecto E-learning na UL

Estruturação do Plano de Implementação Preparado por

João Filipe Matos, Neuza Pedro, Madalena Santos e Paula Abrantes Centro de Competências de Tecnologia e Inovação (C2TI)

Instituto de Educação da UL

O desenvolvimento da utilização das TIC na actividade docente no ensino superior deve visar um horizonte de actuação que não se limite à simples melhoria da eficácia do ensino tradicional ou à mera actualização tecnológica do ensino através dos meios informáticos. A investigação mostra que as TIC podem ter um papel mais profundo no ensino superior se forem perspectivadas como indutoras da renovação educativa, contemplando:

• novos objectivos para a educação a nível superior, nomeadamente aqueles que emergem de uma sociedade do conhecimento e da aprendizagem que exige uma educação crítica e a necessidade de exercer uma cidadania participativa e interveniente;

• novas concepções acerca da natureza dos saberes, da aprendizagem, da relação pedagógica e do papel dos docentes, valorizando uma perspectiva interdisciplinar e o trabalho colaborativo no quadro de actividades de projecto; • novas formas de organização dos espaços e dos tempos da docência, valorizando o papel de espaços complementares das aulas presenciais tais como centros de recursos educativos virtuais, repositórios partilhados de materiais de formação, possibilidades de trabalho independente on-line complementar ao trabalho presencial, frequência de cursos em regime de e-learning, etc;

• desenvolvimento de articulações mais fortes entre a investigação científica e as actividades de alunos de 1º, 2º e 3º ciclo de estudos superiores adquirindo vantagem do cruzamento de áreas de saber e da flexibilidade dos instrumentos tecnológicos disponíveis actualmente.

Objectivos

Este projecto assume como objectivos (i) o desenvolvimento de competências ao nível técnico e pedagógico na utilização das TIC na docência na UL – em particular na utilização de plataformas de aprendizagem (LMS), (ii) o estabelecimento de uma prática de utilização de plataformas de aprendizagem numa percentagem progressivamente crescente das unidades curriculares e leccionadas na UL, e (iii) o desenvolvimento de uma dimensão significativa de oferta de cursos em modalidade e-learning na UL.

Estratégias de desenvolvimento

Três princípios norteiam o desenvolvimento do Projecto:

a) o envolvimento sistemático das escolas da UL através de elementos pivot das suas unidades orgânicas e/ou dos seus departamentos numa rede de docentes em comunicação via plataformas de aprendizagem;

(2)

b) o estabelecimento, em todo o processo, de interfaces com a formação pós-graduada através de estudantes de doutoramento e mestrado para sustentação do apoio aos docentes;

c) o desenvolvimento do projecto como uma iniciativa da equipa reitoral da UL que o apresenta às diversas escolas e mantém uma forma sustentada de investimento de acordo com o feedback progressivamente obtido dos diversos intervenientes.

Equipas de trabalho

. Constituição de uma Comissão Científica

Propõe-se a constituição de uma Comissão Científica envolvendo elementos da equipa reitoral (Pro-Reitor Prof. Pedro Veiga), elementos responsáveis pela coordenação do projecto pelo Instituto de Educação, representantes de cada uma das 10 escolas da UL.

A esta Comissão caberia discutir ambições e propósitos gerais do projecto, visão prospectiva e plano estratégico de actuação; delinear programas anuais de trabalho, definir objectivos pedagógicos, científicos e organizacionais, propor e instituir mecanismos de regulação.

. Constituição de Consultive Team

Entende-se como vantajosa a constituição de uma equipa de Consultoria formada por 3 elementos-chave de organismos e/ou instituições do ensino superior (e.g. JISC, Open University UK, Macquarie E-learning Centre of Excellence) que se apresentam como casos de referência (i) no processo de integração das tecnologias nas actividades de ensino e investigação (ii) na concepção e oferta de formação a distância (e/b-learning).

O apoio consultivo e orientação iterativa no processo de implementação, bem como a monitorização externa do processo apresentam-se como funções associadas a essa equipa.

. Constituição de uma Workforce de suporte à implementação

O Instituto de Educação, através dos seus docentes e investigadores, auxiliados por bolseiros contratados para estas tarefas, assegura a constituição de uma Workforce de suporte à implementação das primeiras etapas e actividades propostas.

A integração progressiva de elementos de outras unidades orgânicas na UL será entendida como essencial e profícua.

A workforce necessita igualmente de integrar técnicos do Núcleo de Informática e Comunicação, bem como do Sector de Informática da UL. A responsabilidade desta equipa de trabalho será:

(i) a implementação de actividades e iniciativas definidas nos programas anuais de trabalho, o que envolveria a dinamização de actividades de divulgação, a concepção e organização de iniciativas de formação e serviços de apoio a docentes e investigadores;

(3)

(ii) a utilização dos mecanismos e métricas de regulação a instituir (de modo a instiutir uma política de quality assurance desde o início das actividades de e-learning no Projecto;

(iii) desenvolvimento de relatórios de implementação e pareceres orientadores de estratégias de actuação futuras.

. Constituição de um Centro de Apoio ao E-learning (CAE) na UL

O desenvolvimento das actividades seguidamente indicadas, implicam a constituição progressiva de um centro vocacionado para o serviço à UL, onde à dimensão de integração de tecnologias no suporte ao ensino e de e-learning na UL, se adiciona progressivamente preocupações com a qualificação docente, modernização do ensino e excelência na oferta educativa, elementos imprescindíveis para a implementação de uma visão de futuro, marcada pela renovação institucional e pelo sentido de ambição e competitividade que a actualidade exige.

Propostas de implementação

Neste quadro define-se um conjunto estrutural para o presente Projecto mas que constitui uma constelação que deve ser vista na sua globalidade e na sua dimensão temporal:

1. Actividades

A. Reuniões preparatórias

Considera-se necessário realizar num primeiro momento, uma reunião com o director/ coordenador de cada unidade orgânica da UL. Com esta acção, tentar-se-á perceber as suas necessidades e perspectivas para este tipo de formação, a fim de optimizar a customização do projecto de acordo com as diferentes realidades institucionais.

Enfatiza-se que estas reuniões deverão ser agendadas pela reitoria e a disponibilização do local para as mesmas deverão ser informadas por cada unidade orgânica.

Calendarização: Março de 2010 B. Sessões gerais de divulgação

Considera-se necessário realizar a partir da percepção da realidade institucional de cada unidade orgânica, sessões de divulgação e sensibilização abertas a professores e investigadores da UL onde se assume a preocupação de informar e sensibilizar para os sistemas LMS (Learning management

systems), as suas características gerais, as suas funcionalidades,

potencialidades pedagógicas quer no suporte ao trabalho docente e organização de grupos de investigação quer na autonomização do trabalho dos alunos.

(4)

. Duração: aproximadamente 2 horas (30 minutos de enquadramento e 90 minutos de exploração da plataforma com apresentação de case studies)

. Organização: propõe-se que sejam realizadas sessões para as onze (11) unidades orgânicas da UL.

Calendarização: Março/Abril de 2010

C. Apoio estratégico a unidades orgânicas C1. Workshops

C1a. Workshops de Formação “Utilização do Moodle no ensino e investigação” C1b. Workshops “Concepção e design do recurso educativo para e-learning” Com vista a promover conhecimento e competências na utilização de uma plataforma de aprendizagem entende-se que se deve concretizar com a plataforma actualmente existente na UL, o Moodle.

Considera-se assim relevante, na sequência das sessões de divulgação e sensibilização, desenvolver um conjunto de workshops de formação na área da construção, administração e dinamização de disciplina a sustentar na plataforma, dirigidas de forma especificamente concebida para professores e investigadores da UL

Duração: 3h + 3h +3h

Calendarização: a iniciar em Maio de 2010 C2. Reuniões

Considera-se igualmente relevante delinear respostas que atendam a necessidades específicas de Departamentos, Centros de Investigação, Projectos de I&D ou outras unidades específicas das unidades orgânicas da UL. Desta forma entende-se como necessário desenvolver reuniões de apoio ao delineamento de estratégias específicas para integração do Moodle nas práticas docentes às unidades orgânicas que o solicitarem.

Esta dimensão do projecto visa também estimular grupos de docentes das unidades orgânicas da UL a elaborar, desenvolver e avaliar projectos de elaboração de conteúdos nas suas disciplinas com acompanhamento do IE. Duração e periodicidade: variáveis

Calendarização: a iniciar em Maio de 2010. D. Serviço de suporte individualizado

Procurando responder às necessidades individuais de professores e investigadores da UL, e valorizando os efeitos que a literatura sublinha do desenvolvimento de mecanismos de apoio one-to-one, entende-se vantajoso instituir concomitantemente um serviço de atendimento a professores e investigadores, onde as necessidades ligadas à utilização de plataformas, de âmbito não técnico, pudessem encontrar resposta.

Em simultâneo é essencial criar mecanismos de apoio a distância aos docentes da UL para que também de forma autónoma possam desenvolver a sua competência neste domínio;

(5)

D1. Calendarização de apoio presencial: Num horário semanal pré-definido a partir de Março de 2010

D2. Calendarização do apoio a distância: a iniciar em Maio de 2010 E. Estudo de levantamento de necessidades da UL

Para perspectivar o desenvolvimento de uma dimensão tecnológica relevante nos próximos 5 anos na UL, considera-se absolutamente necessário realizar um levantamento junto da população docente das actuais 11 escolas da UL, acerca das práticas de utilização das TIC na docência quer em regime presencial quer em modalidades a distância ou em formas mistas; este levantamento visa identificar:

. necessidades básicas de formação e apoio,

. oferta formativa em regime de e/b-learning já em desenvolvimento e docentes responsáveis pelas mesmas

. infra-estruturas, sistemas e recursos (técnicos e materiais) existentes . iniciativas relacionadas tanto em desenvolvimento ou já desenvolvidas; Estratégia a seguir: inquérito por questionário

Calendarização: Serão entregues nesta primeira fase dois relatórios no âmbito deste estudo:

E1. A ser entregue em Abril de 2010; E2. A ser entregue em Junho de 2010.

F. Plano articulado de desenvolvimento do e-learning na UL

O desenvolvimento do e-learning na UL implica o conhecimento do tecido docente da universidade, das infra-estruturas existentes, dos seus sistemas, recursos técnicos e pedagógicos e da natureza da oferta formativa perspectivada pelas diversas unidades orgânicas. Implica igualmente um conhecimento mais pormenorizado das potenciais audiências da formação a distância – quer em língua Portuguesa quer em língua Inglesa –, da identificação das áreas de intervenção mais prioritárias e mais promissoras em termos de adesão daquelas audiências e obriga necessariamente a estabelecer um cenário de desenvolvimento a curto, médio e longo prazo, bem como dos recursos necessários e custos associados.

É por estas razões muito importante que seja estabelecido um plano de acção específico para o desenvolvimento do e-learning na UL com o apoio de parceiros nacionais e estrangeiros com experiência no domínio específico da implementação de e-learning no ensino superior, no qual se definam objectivos e metas específicas a atingir em cada ano lectivo, não apenas para a UL nas igualmente para cada uma das suas Faculdades e Institutos, considerando neste:

. Aspirações, Objectivos e Metas (comuns e específicos de cada unidade) . Necessidades, Recursos e Capacidade de Desenvolvimento

. Actividades e Serviços a implementar . Estratégia de Gestão e Financiamento

. Sistemas (integrado) de Avaliação e Quality Assurance Calendarização: Setembro de 2010

(6)

2. Equipa de implementação necessária

A. Centro de Tecnologia, excelência no ensino e e-learning A ser disponibilizada pelo C2TI:

Função Profissional

Coordenadores João Filipe MatosNeuza Pedro Professoras com experiência em

Tecnologias Educativas Madalena SantosPaula Abrantes

Investigadora Luana Wünsch

Assistente de Investigação Ana Pedro

Estagiária Ana Pacheco

B. Apoio académico

A ser disponibilizada pelo Instituto de Educação:

Função Profissional

Docente Fernando Costa Albuquerque

Docente Idalia Jorge

Docente Guilhermina Miranda

Docente Isabel Chagas

C. Comunicação e Informática A ser disponibilizada pela Reitoria:

Núcleo Descrição

Núcleo de Informação e Comunicação

Profissional responsável pela organização das actividades de divulgação e organização de iniciativas gerais do projecto.

Núcleo de Informática Profissional responsável pelo apoiotécnico.

D. Equipa a constituir

Função Perfil

Bolseiro 1 Assistente de investigação

Bolseiro 2 Assistente de investigação

(7)
(8)

3. Recursos Gerais

A. Equipamentos e sistemas

Para tal torna-se necessário a disponibilização de: Plataforma moodle – moodle.ul.pt

Conta de poderes de administrador Gravadores de som – 3 (três)

B. Instalações

Actividade Responsabilidade

Reuniões preparatórias Unidade orgânica Sessões gerais de divulgação Unidade orgânica Apoio estratégico a unidades orgânicas Unidade orgânica Serviço de suporte individualizado C2TI

(9)

4. Custos

A. Recursos Humanos

Recursos Humanos Individual Total

Coordenadores

Professoras com experiência em Tecnologias Educativas

Investigadora

Assistente de Investigação Estagiária

Profissional - Informação e Comunicação (Reitoria) Profissional Informática (Reitoria)

Bolseiro 1 Bolseiro 2 Bolseiro 3 Secretária Investimento Total B. Equipamentos e sistemas Recurso Investimento

Plataforma Moodle – moodle.ul.pt Conta de poderes de administrador Gravadores de som – 3 (três)

(10)

5. Calendarização do Plano de Implementação

ANO 2010

Actividade s

Março Abril Maio Junho Julho Agost

o Setembro A B C1a C1b C2 D1 D2 E1 E2 F

* O mês de Agosto será destinado para análises das actividades até então realizadas e para revisão do Plano articulado de desenvolvimento do e-learning na UL a ser entregue.

Referências

Documentos relacionados

Com base na investigação prévia do TC em homens com sobrepeso na meia- idade (LIBARDI et al., 2011) e outras que utilizaram o treinamento aeróbio ou de força de moderada

elas expressam por excelência o espaço do sujeito na sua relação com alteridade, lutando para interpretar, entender e construir o mundo (JOVCHELOVITCH, 2002, p.82). Nesse processo

Los alumnos a los que convencionalmente se dirige la educación especial son los niños y jóvenes con retraso mental, dificultades de aprendizaje, trastornos emocionales y

As ramificações foram mais freqüentes na região apical (17%), menos freqüente no corpo da raiz (8,8%) e ainda menor na base radicular (1,6%). Canais laterais foram encontrados

Neste capítulo, procuraremos propor uma maneira correta da utilização do cinema em sala de aula de forma que não apenas as aulas sejam enriquecidas, mas que também os alunos tenham

Sendo assim, este estudo irá propor uma solução para a seguinte problemática: é possível validar um modelo de tomada de decisão empregando a técnica Fuzzy-TOPSIS, com os critérios

a a imagem tem um importante papel na influência sobre o modo como o público responde à marca, ao produto e às organizações; b uma organização, marca ou produto não têm somente

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente