• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

           

Relatório Final de Estágio

Mestrado Integrado em Medicina  

 

Ano lectivo 2015/2016

 

Teresa Alves Botelho

nº 2010225

(2)

 

ÍNDICE

Página

I. INTRODUÇÃO 2

II. OBJECTIVOS 2

III. DESCRIÇÃO DAS ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS

A. CIRURGIA 3

B. MEDICINA 3

C. SAÚDE MENTAL 4

D. MEDICINA GERAL E FAMILIAR 5

E. PEDIATRIA 5

F. GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA 6

G. GASTROENTEROLOGIA – ESTÁGIO OPCIONAL 6

IV. REFLEXÃO CRÍTICA 7

V. ANEXOS 10

 

 

           

(3)

I.  INTRODUÇÃO  

O sexto ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (FCM-UNL) como ano profissionalizante, organiza-se sob a forma de vários estágios parcelares em diversas áreas clínicas, orientados em meio hospitalar e cuidados de saúde primários. Tem como objectivo, não só a aquisição de novos conhecimentos e a sua sedimentação, mas também aproximar o aluno da prática clínica e com isso proporcionar uma maior autonomia e segurança para o início do Internato Médico. Para além dos estágios parcelares, está prevista uma prova pública de discussão do relatório final. Assim, pretendo com este documento, apresentar de forma sucinta as actividades realizadas ao longo do sexto ano do MIM, e também um posicionamento crítico acerca das mesmas. A organização do relatório obedece à seguinte estrutura: Introdução, Objectivos Gerais, onde apresento as metas gerais a que me propus neste ultimo ano, Síntese das Actividades

Desenvolvidas, onde descrevo as actividades exercidas reflectindo sobre o cumprimento dos

objectivos para cada estágio e Reflexão Critica sobre o ano lectivo, nomeadamente em relação ao cumprimento dos objectivos a que me propus, aspectos positivos e aspectos menos conseguidos de cada estágio. Apresento ainda em anexo algumas actividades que realizei e que considero importantes para a minha formação

II.  OBJECTIVOS  

Sendo o 6º ano um ano com carácter profissionalizante, e tendo em conta a importância deste ano como preparatório para a prática clínica, delineei no início do ano alguns objectivos pessoais: 1) aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso na prática clínica; 2) obter aptidões clínicas para efectuar uma abordagem correcta do doente e dos problemas mais comuns, ganhando autonomia, segurança e responsabilidade necessárias para o exercício da profissão médica; 3) comunicar com os doentes e familiares, valorizando as suas preocupações e expectativas; 4) obter uma boa integração no trabalho em equipa com os profissionais de saúde de cada serviço, estabelecendo uma boa comunicação entre todos; 5) conciliar os estágios parcelares com o estudo para a Prova Nacional de Seriação.

(4)

III.  DESCRIÇÃO  DAS  ACTIVIDADES  DESENVOLVIDAS  

A. CIRURGIA

O estágio parcelar de Cirurgia, com a duração global de 8 semanas, foi realizado no

Hospital Beatriz Ângelo, sob a regência do Professor Doutor Rui Maio e sob a orientação

do Dr. João Sousa Ramos.

Tinha como objectivos no inicio do estágio: 1) efectuar a abordagem correcta das patologias cirúrgicas mais frequentes; 2) identificar as situações que requerem tratamento cirúrgico electivo, urgente, ou tratamento conservador; 3) adquirir competências no âmbito da pequena cirurgia e melhorar as técnicas aprendidas nos anos anteriores.

O estágio de Cirurgia está dividido em 4 partes: 1 semana de aulas teóricas, 1 semana de Serviço de Urgência, 2 semanas de Especialidade Opcional (Anestesiologia) e 4 semanas de Cirurgia Geral. Durante as duas semanas de Anestesiologia, acompanhei a Dra. Verónica Schuler no Bloco Operatório, consulta de Anestesia e Serviço de Urgência. Tive a oportunidade de assistir a vários procedimentos, tais como anestesia geral, anestesia loco regional e bloqueios periféricos eco-guiados. Durante as 4 semanas de Cirurgia Geral, acompanhei o Dr. João Sousa Ramos na Consulta Externa, Enfermaria e Bloco Operatório onde tive a oportunidade de aprofundar e adquirir novos conhecimentos em relação às patologias cirúrgicas mais frequentes e aperfeiçoar a melhor abordagem em relação às mesmas. No final do estágio apresentei, juntamente com duas colegas, o trabalho “Supor é bom, descobrir é melhor” acerca da marcha diagnóstica de um caso de abdómen agudo.

B. MEDICINA

O estágio parcelar de Medicina, com a duração global de 8 semanas e sob a regência do Prof. Doutor Fernando Nolasco, foi realizado no Hospital Egas Moniz sob orientação do

Dr. João Pereira no Serviço de Medicina 1A. Como objectivos gerais, delineei: 1) desenvolver

competências e aprofundar os conhecimentos já adquiridos para uma correcta avaliação das situações clínicas de plurimorbilidade (com atenção especial ao caso do doente idoso polimedicado); 2) definir prioridades relativamente à requisição de meios complementares de

(5)

diagnóstico; 3) elaborar propostas terapêuticas. Pessoalmente, tinha como objectivo o ganho de autonomia e segurança no exercício da prática clínica em meio hospitalar, compreendendo melhor o funcionamento do trabalho em equipa e nunca descurando a vertente humana da medicina.

A maior parte do estágio foi desenvolvido na Enfermaria onde pude praticar a recolha de uma história clínica detalhada, um exame físico completo, elaboração de diários clínicos, notas de entrada, notas de alta e notas de óbito. Durante as actividades da Enfermaria, tive ainda o privilégio de semanalmente apresentar e discutir alguns casos com o Director de Serviço, Dr. Alberto Mello e Silva. Frequentei também Serviço de Urgência do Hospital São Francisco Xavier onde aprofundei as técnicas de anamnese dirigida a queixas agudas e aprendi a definir as prioridades de actuação. Durante as 8 semanas assisti a várias sessões clínicas do hospital e ainda tive a oportunidade de apresentar um trabalho de revisão teórica – “ Doenças do Pericárdio”, juntamente com um colega.

C. SAÚDE MENTAL

O estágio parcelar de Saúde Mental, com a duração global de 4 semanas, foi realizado no Internamento de Psiquiatria do Hospital Egas Moniz, sob a regência do Professor Doutor

Miguel Xavier e sob a orientação do Professor Doutor Bernardo Barahona Corrêa.

No início do estágio, estabeleci como objectivos: 1) melhorar a realização da entrevista clínica no âmbito da saúde mental (visto que no 5º ano a UC de Psiquiatria foi sobretudo baseada em sessões teóricas); 2) saber identificar a patologia psiquiátrica através de uma entrevista clínica cuidada; 3) perceber as diferentes formas de apresentação dos quadros clínicos na saúde mental.

Nos dois primeiros dias tivemos duas sessões teóricas em que foram apresentados vários casos clínicos pelo regente da UC, Professor Doutor Miguel Xavier. O restante tempo de estágio foi dividido entre as actividades no Internamento do HEM e HSFX (Enfermaria, Serviço de Urgência) e um trabalho de investigação com o tema atribuído ao meu grupo de “Pathways to psychiatric emergency care”.

(6)

D. MEDICINA GERAL E FAMILIAR

O estágio parcelar de Medicina Geral e Familiar, com a duração de 4 semanas e sob a regência da Profª Doutora Isabel Santos, foi realizado na Unidade de Saúde Familiar (USF)

Arco Íris, sob a orientação do Dr. Pedro Dias.

Sendo a Medicina Geral e Familiar uma das áreas mais abrangentes da medicina, estabeleci como objectivos: 1) consolidar conhecimentos de fisiopatologia, e abordagem diagnostica e terapêutica da plurimorbilidade; 2) identificar os principais problemas que trazem o utente à consulta; 3) perceber o utente no contexto da família, trabalho e da comunidade em que se insere. Para isso, tinha como expectativas: 1) aperfeiçoar das técnicas de comunicação; 2) estabelecer uma relação de confiança e simultaneamente empática com o utente

Durante as 4 semanas de estágio, tive a oportunidade de assistir a diferentes tipos de abordagem: Consulta a grupos vulneráveis (saúde infantil, planeamento familiar, saúde materna, saúde do idoso) e a grupos de risco (diabetes e hipertensão), consulta de saúde do adulto e ainda consulta de situações agudas. Tive ainda a oportunidade de conduzir algumas consultas sempre com o apoio e orientação do meu tutor. Aproveitei também o tempo de estágio para acompanhar a equipa de enfermagem em diversos procedimentos.

E. PEDIATRIA

O estágio parcelar de Pediatria, com a duração de 4 semanas e sob a regência do Prof.

Doutor Luís Varandas, foi realizado no serviço de Pediatria Médica 5.1 do Hospital Dona Estefânia, sob a orientação da Dra. Mafalda Paiva.

Por não ter assistido a uma grande diversidade de patologias durante o estágio de Pediatria no 5º ano, tinha como objectivo principal: 1) aprofundar e adquirir novos conhecimentos relativos às patologias principais da Pediatria; 2) alcançar autonomia na abordagem e avaliação do doente em idade pediátrica 3) saber reconhecer as situações de risco, a necessidade de referenciação e os sinais de alarme; 4) adquirir competências no âmbito da medicina preventiva e educação para a saúde.

(7)

Durante as 4 semanas de estágio, acompanhei a minha tutora nas várias valências da sua actividade – Consulta Externa de Pediatria Médica, Serviço de Urgência e Enfermaria, e ainda tive a oportunidade de assistir a consultas de Imunoalergologia, Reumatologia, e conhecer o serviço de Cardiologia Pediátrica do Hospital Santa Marta. No final das 4 semanas apresentei, juntamente com duas colegas, um trabalho intitulado de “Macrocefalia”

F. GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

O estágio parcelar de Ginecologia e Obstetrícia, com a duração de 4 semanas e sob a regência da Profª. Doutora Teresa Ventura, foi realizado no Hospital Beatriz Ângelo, sob a orientação do Dr. Gonçalo Dias.

Determinei como objectivos no início deste estágio: 1) aprofundar os conhecimentos adquiridos em anos anteriores relativos à saúde da mulher; 2) alcançar uma maior autonomia na realização de um exame objectivo ginecológico completo, dominando as várias técnicas. Sendo esta uma área pela qual tenho um grande interesse, tinha como objectivo perceber o funcionamento do serviço e conhecer as várias valências da especialidade.

O estágio dividiu-se em 2 semanas de Obstetrícia, onde assisti a consultas, ecografia obstétrica e diagnóstico pré natal; e 2 semanas de Ginecologia onde assisti a consulta de ginecologia e senologia, ecografia ginecológica, exames ginecológicos e bloco operatório, tendo assim contactado com diversos profissionais do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Beatriz Ângelo. Semanalmente, acompanhei o meu tutor em 12h de Serviço de Urgência, onde pude estar presente também no bloco de partos. No final do estágio realizei um trabalho sobre “Agressão Sexual” juntamente com dois colegas.

G. ESTÁGIO CLÍNICO OPCIONAL - GASTRENTEROLOGIA

A unidade curricular opcional, com a duração de 2 semanas e sob a regência do Prof.

Doutor José Delgado Alves, decorreu no serviço de Gastrenterologia do Hospital de Braga,

sob a orientação da Dra. Raquel Gonçalves, Directora de Serviço.

Determinei como objectivo no início do estágio: 1) aprofundar os conhecimentos teóricos que adquiri durante os últimos anos; 2) identificar as patologias mais frequentes e a melhor

(8)

abordagem para cada caso. Sendo a Gastrenterologia uma especialidade com uma grande variedade de técnicas de exames diagnósticos, tinha como objectivo conhecer e assistir ao maior número de procedimentos. Durante as duas semanas, tive a oportunidade de assistir a Consultas de Doença Inflamatória Intestinal, Hepatologia e Vigilância/Risco, e a observar várias técnicas de meios complementares de diagnóstico: Endoscopia Digestiva Alta/Baixa, colocação de PEG, Ecoendoscopia, Fibroscan.

IV.  REFLEXÃO  CRÍTICA  

Terminado este ano lectivo, considero ter cumprido os objectivos a que me propus em cada estágio, principalmente no que diz respeito à autonomia e segurança, que eram os meus principais propósitos.

Antes de começar o ano lectivo, passei o mês de Agosto e parte do mês de Setembro numa pequena cidade da China, Quingyuan, como voluntária numa ONG local. Quando cheguei, e por saberem que era estudante de medicina, pediram-me para realizar dois workshops, um sobre Suporte Básico de Vida e outro sobre VIH/SIDA. Destaco esta experiência como uma das mais positivas do meu percurso pessoal, pois pela primeira vez senti que o meu conhecimento podia ser realmente útil e que transmitindo aquilo que tenho aprendido, podia fazer alguma, ainda que pequena, diferença naquela população.

Começando pelo primeiro estágio, Cirurgia Geral, foi o único estágio em que o rácio tutor:aluno foi de 1:3, no entanto foi possível participar em algumas cirurgias, executar alguns procedimentos na pequena cirurgia, o que tornou o estágio bastante estimulante, e ainda acompanhei o meu tutor diariamente na visita aos doentes internados na Enfermaria. No final do estágio, com a apresentação de um caso clínico, possibilitou um trabalho de revisão teórica relativamente à marcha diagnóstica num cenário de abdómen agudo. Como ponto positivo tenho a referir a possibilidade de frequentar duas semanas de uma especialidade opcional, no meu caso de Anestesiologia, especialidade esta com qual a nunca tinha contactado e pela qual tinha um enorme interesse e curiosidade. Acompanhei assim a Dra. Verónica Schuler que esteve sempre muito disponível para me mostrar as diferentes vertentes da especialidade,

(9)

dando-me a conhecer as diversas técnicas e esclarecendo qualquer dúvida que lhe colocava. Relativamente ao estágio de Medicina Interna, era possivelmente o estágio que mais vontade tinha de realizar no inicio do ano. Por ser uma área muito abrangente e pela possibilidade de ganhar autonomia, tinha também alguns receios em não ter competências suficientes para acompanhar a evolução dos doentes de forma responsável. No entanto, fui sempre acompanhada pelo meu tutor e pela sua equipa, conseguindo assim, no meu ponto de vista, evoluir bastante em termos teóricos mas sobretudo na comunicação com profissionais de saúde, doentes e familiares e também na abordagem diagnóstica e terapêutica sentindo que no final os meus receios foram em grande medida ultrapassados. O estágio de Saúde Mental foi dos estágios que mais me surpreendeu durante este ano. Apesar de ter sido o meu segundo contacto com a Psiquiatria, a UC do 5º é muito centrada no conhecimento teórico, o que fez com que não tivesse uma ideia completamente formada em relação à especialidade. Durante as 4 semanas, acompanhando vários médicos no Internamento do HEM, fez com que tivesse uma ideia mais abrangente e realista em relação à Psiquiatria. Destaco como ponto negativo o facto de apenas estarmos três vezes por semana no hospital e também a impossibilidade de conhecer as outras valências da Psiquiatria no HEM tais como a Psiquiatria de ligação e Hospital de Dia. Nas 4 semanas de estágio de Medicina Geral e Familiar, tal como no estágio de Saúde Mental, apesar de não ser o primeiro contacto com a especialidade, sinto que no 5º ano a UC de MGF foi sobretudo baseada na teoria e com uma componente prática pouco significativa. Neste ano, a oportunidade de acompanhar um médico especialista com um rácio tutor:aluno de 1:1, permitiu-me conhecer a realidade da especialidade e ter uma noção aprofundada da abrangência da mesma. Uma das questões mais pertinentes e que tentei absorver ao máximo nestas 4 semanas foram a noção de medicina preventiva e também a importância da relação de confiança entre o utente e o Médico de Família. Em relação ao estágio de Pediatria, por não ter tido a melhor experiência no 5º ano, escolhi o serviço de Pediatria Médica para tentar ter a experiencia mais abrangente possível. No final das 4 semanas, senti que os meu receios em relação ao estágio foram ultrapassados e os meus

(10)

objectivos foram totalmente superados. Destaco como ponto positivo a disponibilidade da minha tutora para que frequentasse as consultas de outras áreas da pediatria pelas quais mostrei interesse, o que tornou o meu estágio ainda mais estimulante. O ultimo dos estágios parcelares deste ano lectivo foi o estágio de Ginecologia e Obstetrícia. Sendo esta uma área pela qual sempre tive interesse, e por de certa forma não ter tido a experiência que ambicionava ter no 4º ano, propus-me de forma voluntária a frequentar o Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia no Hospital da ULBRA (Universidade Luterana do Brasil) durante um período de mobilidade de 6 meses no Brasil durante o ano lectivo 2014/2015, tendo cumprido assim 60h. Durante esse estágio voluntário, tive a oportunidade de ter contacto com diversos procedimentos práticos, tendo realizado um parto vaginal sob orientação de uma Médica Especialista. No inicio do estágio, por ter as expectativas muito elevadas, não só pelo interesse na área mas também pela óptima experiencia que tinha vivido no ano anterior, tinha com objectivos desenvolver o máximo de competências práticas e assistir e participar nas diferentes valências da especialidade. No final do estágio sinto que cumpri os meus objectivos e superei todas as expectativas, tendo tido uma experiencia francamente positiva.

Para terminar, gostaria de dizer que o balanço deste ano foi bastante positivo, sobretudo pela atenção e disponibilidade para a partilha de conhecimento de todos os profissionais com quem privei. Até chegar ao 6º ano, senti que muitas vezes os médicos com quem contactei não tinham a total disponibilidade para serem tutores e acabava por não aproveitar ao máximo o tempo que passava no hospital. Este ano, pelo contrario, senti uma vontade muito grande em ensinar e uma grande confiança para me deixarem realizar diversos procedimentos técnicos, consultas e seguimento de doentes na enfermaria. Penso que essa autonomia é fundamental para o aluno que termina o curso e se está a tornar num jovem médico, ajudando a superar os receios e medos em encarar a prática clínica como profissão. Faço assim uma auto-avaliação bastante positiva do ano que passou.

Agradeço a todos os médicos, enfermeiros e auxiliares com quem contactei, e também à minha família e amigos por todo o apoio durante estes 6 anos.

(11)

V.  ANEXOS

Anexo A: Certificado de Voluntariado Internacional Anexo B: Estágios voluntários na ULBRA, Brasil

Anexo C: Certificado de participação iMed Conference 7.0

(12)
(13)

Durante um período de mobilidade no Brasil, no ano lectivo 2014/2015, fiz alguns estágios opcionais que não foram alvo de avaliação:

- Serviço de Urgência Ginecologia e Obstetrícia – 60h

(14)
(15)

Cardiologia 2016

!! ! ! !

!"#$%&%!'()*

* * * * * * * * * +,-./012.3*45*67*'82,-*67*49:5* * *

;1<0*=7>>7<?012>

* @27A,67<>7*60*!0<B27AA0*@02>1B1CA*67*!.26,0-0B,.*49:5*

Para os devidos efeitos se certifica que TERESA BOTELHO

participou no Congresso Português de Cardiologia 2016, que decorreu no Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura, de 23 a 26 de Abril de 2016.

Pela sua participação recebeu 9,0 créditos EBAC.

(16)

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Propomos, por conseguinte, debater, a partir de um caso concreto da região eborense, em que medida a própria história da arqueologia, enquanto disciplina uni- versitária, pode –

O presente estudo tem como objetivo contribuir para a formação do pesquisador em termos de conhecimento, compreensão, análise, avaliação e seleção de

Na formulação curricular, definida pelo MEC (Ministério de Educação e Cultura) e pelo CNE (Conselho Nacional de Educação), as propostas de currículos, a serem

The main objective of this research is to explore the existence of segments of wine consumers based on Product Involvement and which Motivations to interact with wine brands on

O facto de no decorrer da sua infância ter vivenciado problemas sociais e de saúde, conduziram a autora a tentar solucionar ou prevenir estas dificuldades (embora a

Da análise da Figura 4.6 pode-se inferir que o revestimento copolimérico atribui efeitos antagónicos aos substratos em estudo. Em condições a seco, verifica- se que

Note-se que esta classificação se refere especificamente à eficiência energética (consumos) e emissões de gases poluentes resultantes da interação entre o veículo e a