• Nenhum resultado encontrado

Padrões de ocorrência e coexistência de mamíferos de médio e grande porte na Caatinga

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Padrões de ocorrência e coexistência de mamíferos de médio e grande porte na Caatinga"

Copied!
191
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO DIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE BIOCIÊNCIAS

DEPARTAMENTO DE ECOLOGIA

PROGAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA

PADRÕES DE OCORRÊNCIA E COEXISTÊNCIA DE

MAMÍFEROS DE MÉDIO E GRANDE PORTE NA CAATINGA

PAULO HENRIQUE DANTAS MARINHO

NATAL 2020

(2)

Paulo Henrique Dantas Marinho

PADRÕES DE OCORRÊNCIA E COEXISTÊNCIA DE MAMÍFEROS DE MÉDIO E GRANDE PORTE NA CAATINGA

Tese apresentada ao Programa de Pós-graduação em Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte como parte dos requisitos para a obtenção do título de Doutor em Ecologia.

Orientador: Eduardo Martins Venticinque

Co-orientador: Carlos Roberto Fonseca

NATAL 2020

(3)
(4)
(5)

À universdiade pública, que abre mentes e portas para o mundo e é capaz de transformar vidas como nenhuma outra instituição

(6)

“Quem não tiver debaixo dos pés da alma, a areia de sua terra, não resiste aos atritos da sua viagem na vida, acaba incolor, inodoro e insípido, parecido com todos.”

(7)

AGRADECIMENTOS

Foram quatro longos, e ao mesmo tempo rápidos, anos, durante os quais, apesar dos percalços e desafios, realizei muito mais do que planejei e desejei, e por isso aproveito esse espaço para agradecer a todos que de alguma forma contribuíram para eu conseguir encerrar esse ciclo da melhor forma possível, mesmo em meio à uma pandemia e à desvalorização da pesquisa por parte de quem mais deveria apoiá-la, o atual governo brasileiro.

Esta tese foi feita a várias mãos, umas mais privilegiadas e acostumadas a interagir com computadores e equipamentos tecnológicos, como as minhas, e outras, igualmente importantes, mas mais acostumadas a lidar com ferramentas de lida com a terra, muitas vezes injustiçadas e esquecidas por aqueles que deveriam valorizá-las. Por isso, eu começo meus agradecimentos pelos vários auxiliares de campo e amigos que encontrei pelos caminhos da Caatinga nordestina, e que me ensinaram grande parte do que acho que sei hoje sobre bicho, mato e gente do interior.

Entre eles está o que mais tempo passou comigo nos campos, ouvindo minhas piadas sem graça e lamentos, seu João da Boa Vista, de Lajes do Cabugi, ou João Bernardino de Lima, para os que não tiveram a sorte de conhecê-lo melhor. Comigo desde os primeiros campos do mestrado até o último do doutorado, seu João, um dia espero conseguir lhe transmitir um terço da sua importância no meu trabalho, e na pessoa que sou hoje, por isso sou profundamente grato por ter lhe conhecido e por sua essencial ajuda e amizade. E com seu João, veio um combo de gente querida que me ajudou em momentos cruciais. Obrigado Joana Darc (Darquinha) pela sua amizade, cuidado e refeições deliciosas e revigorantes. Bem como, obrigado Jussara, Pedrinho, Joseane, Gabriel, seu Lourival e dona Dasdores, sempre amáveis e generosos, como é o povo bom do interior.

Além de seu João, durante esses quatro anos, e antes deles, quando coletei parte dos dados apresentados aqui também no meu mestrado, contei com a importante ajuda de outros grandes

(8)

homens e mulheres, a quem serei eternamente grato. Entre ele estão seu Chico Preto e Aldenora de Serrinha dos Pintos, Geílson e Geison de Felipe Guerra, Galego do Rela de Luís Gomes, seu Cícero de Ponta do Mel, Bala, Veio e seu Severino e família de Cerro Corá, Titico, Gilvan e Liélio de Martins, Alex, Suiane, Marlus, Renato, Rielson e o grande Iatagan de Mossoró e Baraúna, Rogério Santos, Paulo e Leomar Martins (Babá) de Curaçá, Neto e família do Boqueirão da Onça, entre vários outros e outras que certamente cometerei a injustiça de não citá-los por esquecimento. A todos vocês, meu muito obrigado!

Agradeço à minha família, a base de tudo, de onde eu vim e quem me deu o suporte necessário para eu chegar até aqui. Sou grato à minha mãe e ao meu pai, Maria de Fátima Dantas e Francisco Marinho, que me proporcionaram algo que nunca tiveram durante sua juventude, quando estudar era um privilégio ainda maior do que é hoje. À minha mãe, sou mais grato ainda pela sua força e cuidado imensuráveis e por ser um exemplo de resiliência para seus filhos. À Izabel e ao Ricardo, meus irmãos, sou grato pelo companheirismo e aprendizado que me dão sendo quem são. Ao Ricardo, sou grato ainda por ter nos dado um motivo a mais para seguir e tentar melhorar esse mundo, Zé Arthur.

Nessa reta final, contei com o carinho e suporte de uma pessoa muito especial sem a qual não teria chegado até aqui, pelo menos não tão são e confiante como (acho que) cheguei. Obrigado Virgínia Paixão por me aguentar, incentivar e me ensinar a ser uma pessoa melhor a cada dia, você me inspira e me faz querer evoluir sempre, te quiero mucho!

Ao meu orientador, Dadão (vulgo Eduardo Venticinque), tenho que agradecer por tantos anos de parceria científica e ensinamentos de vida. Com seu jeitão leve e descontraído, mas super responsável e dedicado à mensagem que devemos passar nos trabalhos, e para além deles, você me ensinou muito. Sou grato pela oportunidade de ter sido seu orientando durante esse tempo, e por você ter acreditado em mim e no meu trabalho quando eu muitas vezes não acreditava mais...

(9)

Ao meu co-orientador, Carlos R. Fonseca, que foi meu primeiro orientador acadêmico, durante meu TCC da graduação, sou muito grato pela oportunidade que me deu e por ter sido minha primeira referência acadêmica, me acompanhando desde lá até aqui com seus comentários e revisões cirúrgicos, colocados de uma forma sempre respeitosa e construtiva, um grande mestre!

Aos dois, obrigado por me mostrar que existe vida, música e amizade na academia (e além dela) entre orientador e orientando!

Agradeço imensamente a disponibilidade e valiosa contribuição dos membros da banca, Mauro Pichorim, Claudia Campos, Rodrigo Massara, Fabiana Rocha e Guilherme Lima (suplente, mas titular na competência). Vocês são exemplo e inspiração para minha atuação profissional. Espero que façamos ainda muitas outras parcerias pela ciência e conservação da biodiversidade!

Aos meus amigos e parceiros da Biologia, da Ecologia, da Consultoria Ambiental, da Mastozoologia nordestina, do Programa Amigos da Onça, e da vida, sou grato pela amizade, companheirismo e aprendizado, sem os quais esses quatros anos teriam sido mais difíceis e menos divertidos: Felipe, Alan, Damião e Daniel, que além da amizade me ajudaram nos campos; João Paulo, Ivanice, Dellano, Érika, Sean e Laís, amigos mais malucos e melhores não há, seja de perto ou de longe, sempre lá; Renato, Annie e Paloma, amigos queridos desde a graduação, os quais cito para representar toda nossa turma Bio 2008.2 e tantos outros amigos que fiz durante a graduação; Paulo Fernandes, Talles, Adriana Almeida, Andressa Scabin, Nádia, Andressa Meirelles, Rafael Domingos, Maria Clara, Marina Antongiovanni, Janina Calado e Carolina Lisboa, amigos e colegas de profissão que a pós-graduação me deu e que levarei pra vida; Dyego, Raissa, Tony, Raul Sales e Bruno França, que me acompanharam nas consultorias nordeste a fora, afinal, não se vive só de bolsa; tantos amigos dos tempos de Traíras e do Colégio Equipe, que ficaram distantes mas continuam nos meus pensamentos; Thalita, a

(10)

quem agradeço pelo apoio em boa parte desse período; Liana Sena, Mayara Beltrão, Hugo Fernandes, Lucas Silva e Robério Filho, que em sintonia temos avançado no conhecimento sobre os mamíferos do nordeste; Claudia Martins, Claudia Campos (novamente), Carolina Esteves e Maísa Ziviane, obrigado pela oportunidade de conhecer e contribuir para a conservação do Boqueirão da Onça; Dulce, Taís, Gustavo, Abhishek, Luis, Lucas e Fany, amigos que fizeram minha estadia em Portugal bem mais “fixe”. A todos e todas, meu mais sincero obrigado!

Aqui agradeço aos meus colegas de “laboratório”, por dividirem trabalho, angústias e alegrias. Eugênia e Juan, serei eternamente grato pela contribuição que vocês deram e dão para a Caatinga e pelo exemplo e inspiração que representam, obrigado pela amizade e suporte de sempre. À Virgínia, agradeço aqui pelas ajudas em campo, pela leitura dos meus textos e pelos conselhos visando o melhor pra mim, você é a melhor “colega de lab” que eu poderia desejar. Fernanda, obrigado pela parceria e pelo bom humor de sempre, espero que continue trabalhando com a Caatinga, mas sei que será exitosa em qualquer linha que escolher seguir. Ellen, obrigado pela sua sensibilidade e por me permitir te ajudar e de alguma forma conhecer mais sobre a Amazônia e sua biodiversidade, torço muito pelo seu sucesso. Nessa linha, estendo meus agradecimentos ao Duka, quem primeiro me mostrou a bicharada dessa belezura de bioma. À Patrícia Ribeiro, agradeço pela amizade e parceria importante desde o mestrado até os dias de hoje.

À Maria Luiza Falcão e ao Raul Santos, alunos de iniciação científica e amigos, agradeço pela ajuda essencial que me deram e me dão, e pela paciência e confiança em continuar trabalhando com alguém tão ocupado e atrapalho quanto eu. Tenho orgulho dos profissionais que se tornaram e contem comigo para o que precisarem.

Nas pessoas das professoras Ivoneide Ferreira e Elineí Araújo agradeço a todos os professores e professoras que me incentivaram e ensinaram que a educação é o bem mais

(11)

precioso que podemos almejar e utilizar para transformar vidas. Ivoneide, ainda no CERU em Traíras, que é de onde eu venho, incentivou como ninguém o início da minha caminhada para chegar até aqui. Elineí, já na UFRN, me apoiou nos momentos de maior fragilidade, até mesmo financeiramente, para que eu não desistisse dessa caminhada.

Agradeço a todos que fazem o Programa de Pós-graduação em Ecologia e o Departamento de Ecologia da UFRN, entre professores e colegas discentes, por incentivarem o crescimento profissional da forma mais humana possível, algo cada vez mais raro na academia. Agradeço especialmente aos queridos e queridas dona Marlene, Víctor, Dimas e Kionara, sempre disponíveis e sorridentes ao ajudar.

Durante essa jornada, tive a oportunidade e felicidade de viver uma experiência na Universidade de Aveiro, em Portugal, a qual agradeço imensamente. Particularmente, agradeço ao meu supervisor durante o intercâmbio, Carlos Fonseca, pela oportunidade e receptividade, e a toda a equipe da Unidade de Vida Selvagem, onde aprendi muito e fiz bons amigos. Obrigado João Carvalho, Dário Hipólito, Rita Torres, Ana Figueiredo, Eduardo Ferreira, Joana Fernandes, Filipa Costa, Raquel Martins, Raquel Crespo e Victor Bandeira, pelas boas conversas durante o trabalho, os almoços e os finos, mas principalmente pelos campos e eventos que me permitiram conhecer a biodiversidade e as belas paisagens naturais de Portugal. Ao Pedro Sarmento, agradeço especialmente pelo suporte em um dos capítulos da tese e por me proporcionar uma das maiores experiências da minha vida, ver um lince ibérico em vida livre, e ainda com filhotes. Chorei nesse dia, e não era pra menos!

Sou grato à Camile Lugarini pela confiança e oportunidade de colaborar com o Projeto Ararinha na Natureza, desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE/ICMBio) e financiado pela Vale através do Funbio. Sou grato ainda pela amizade e ajuda de Cristine Prates, Sueli Damasceno, Damilys Oliveira, Mércia Milena e Tatiane Alves, com as quais aprendi muito durante minha passagem pelo projeto!

(12)

Agradeço à toda equipe do Parque Nacional da Furna Feia (ICMBio), nas pessoas do Leonardo, Lúcia, Suiane, Rielson e Iatagan (mais uma vez), pelo importante apoio e parceria durante o projeto que desenvolvi nesta importante unidade de conservação.

Agradeço ao Gabriel Penido pela parceria em um dos capítulos deste trabalho; à Barbara Zimbres e Tadeu de Oliveira pela ajuda em análises e identificação de registros de felinos, respectivamente; e ao Aírton Galvão (Tito) pela amizade e ajuda nos campos do mestrado que subsidiaram um dos capítulos apresentados aqui.

Para realizar esse trabalho, contei também com o suporte financeiro, gerencial e logístico de importantes parceiros, entre instituições e financiadores, a quem sou grato: The Mohamed bin Zayed Species Conservation Fund, Restaurante Camarões (através de Vitor Medeiros e família), Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Wildlife Conservation Society – WSC Brasil, Tropical Forest Conservation Act (TFCA) e Fundo Brasileiro para a Biodiversidade. Ao Santander Universidades agradeço pela bolsa-auxílio para fazer o intercâmbio. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 / This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001.

Sou grato a todos os moradores locais e proprietários de terras que me receberam e permitiram realizar esse trabalho nas suas propriedades e vizinhança.

À Caatinga e aos seus moradores (gente, planta e bicho), sou grato por me fazer valorizar minhas origens e por dar mais sentido a minha existência nesse planeta.

(13)

SUMÁRIO

RESUMO ... 11

ABSTRACT ... 13

INTRODUÇÃO GERAL ... 15

Referências ... 18

MAMÍFEROS DE MÉDIO E GRANDE PORTE DA CAATINGA DO RIO GRANDE DO NORTE, NORDESTE DO BRASIL ... 22

Resumo ... 23 Abstract ... 24 Introdução ... 25 Material e métodos... 27 Resultados ... 32 Discussão ... 39 Agradecimentos ... 49 Literatura citada ... 49

TEMPORAL NICHE OVERLAP AMONG MESOCARNIVORES IN A CAATINGA DRY FOREST ... 61 Abstract ... 63 Introduction ... 64 Methods ... 67 Results ... 72 Discussion ... 81 Acknowledgments ... 86 References ... 86 Supplementary Material ... 95

CO-OCCURRENCE PATTERNS BETWEEN OCELOT AND SYMPATRIC MESOCARNIVORES IN A BRAZILIAN DRY FOREST ... 102

Abstract ... 104

(14)

Material and methods ... 108 Results ... 114 Discussion ... 122 Acknowledgments ... 127 References ... 128 Supplementary Material ... 138

MULTI-SPECIES OCCUPANCY MODELLING REVEALS MAMMALS’ PREFERENCE FOR FORESTED HABITATS IN AN OVERGRAZED SEMIARID LANDSCAPE ... 141

Highlights ... 143 Abstract ... 143 Introduction ... 144 Methods ... 147 Results ... 154 Discussion ... 160 Acknowledgments ... 166 References ... 167 Supplementary Material ... 178 CONCLUSÕES GERAIS ... 185

(15)

RESUMO 1

As florestas tropicais secas são ecossistemas ameaçados e pouco conhecidos onde a associação 2

entre o clima semiárido e a geralmente elevada degradação ambiental impõe desafios para a 3

persistência da fauna silvestre. Neste contexto, mamíferos de médio e grande porte (MMGP) 4

são especialmente afetados pelas perturbações antropogênicas, entre os quais os carnívoros são 5

intensamente perseguidos, prejudicando seu papel na estruturação das comunidades biológicas 6

através da predação e da competição intraguilda. Nesta tese, nós investigamos os padrões de 7

ocorrência e coexistência de MMGP em diferentes paisagens da Caatinga, a floresta tropical 8

seca brasileira, utilizando dados obtidos com armadilhamento fotográfico. Especificamente 9

nós: 1) realizamos o primeiro levantamento sistemático de MMGP do estado do Rio Grande do 10

Norte (RN) amostrando 10 áreas prioritárias para a conservação; 2) descrevemos os padrões 11

diários e sazonais de atividade e investigamos a sobreposição temporal entre mesocarnívoros, 12

e deles com suas presas potenciais, utilizando estatística circular e análises não paramétricas de 13

sobreposição de atividade; 3) investigamos os padrões de co-ocorrência espacial entre um 14

mesopredador dominante (Leopardus pardalis) e mesocarnívoros simpátricos, considerando a 15

sazonalidade e utilizando modelos de co-ocorrência condicional; e, finalmente, 4) testamos os 16

efeitos relativos de preditores ambientais e antropogênicos na ocupação de MMGP em uma 17

paisagem perturbada pela elevada densidade de gado e durante um período de seca extrema, 18

utilizando modelos Bayesianos de ocupação em uma abordagem multi-espécies. Como 19

resultados principais, nós encontramos 1) uma riqueza de 14 espécies de MMGP na Caatinga 20

do RN, o que representa 50% das espécies deste grupo registradas ao norte do Rio São 21

Francisco, incluindo espécies ameaçadas de extinção como um predador de topo (Puma 22

concolor). 2) Os mesocarnívoros foram principalmente noturnos ao longo das estações seca e 23

chuvosa, sobrepondo grande parte da sua atividade diária, mas segregando os picos de maior 24

atividade, o que pode representar um mecanismo de coexistência. Enquanto isso, Herpailurus 25

(16)

yagouaroundi foi diurno, evitando o encontro com seus competidores e sincronizando sua 26

atividade com presas potenciais. 3) Espacialmente, os demais mesocarnívoros usaram o habitat 27

independentemente da presença de L. pardalis, com exceção de H. yagouaroundi, que parece 28

preferir os mesmos locais que esse mesopredador dominante, provavelmente por apresentarem 29

melhores condições e recursos, enquanto a segregação temporal diminui os riscos de encontros 30

agressivos. 4) MMGP ocorreram principalmente em manchas de vegetação florestal, as quais 31

representam um habitat chave para a persistência desse grupo em uma paisagem degradada e 32

sob estiagem prolongada, onde muitas espécies apresentaram abundância extremamente baixa. 33

Por isso, esses ambientes devem ser protegidos para garantir a persistência de MMGP na 34

Caatinga. Nossos resultados reforçam a relevância de áreas e habitats prioritários para a 35

conservação de mamíferos na floresta tropical seca brasileira, além de elucidar as estratégias de 36

coexistência intraguilda que mantém a diversidade de mesocarnívoros neste ambiente 37

semiárido. 38

Palavras-chave: Distribuição de espécies; Espécies ameaçadas; Floresta tropical seca; 39

Interação interespecífica; Modelos de ocupação; Padrão de atividade; Semiárido. 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

(17)

Occurrence and coexistence’s patterns of medium to large-sized mammals in Caatinga 51

52

ABSTRACT 53

Dry tropical forests are threatened and little-known ecosystems where the association between 54

the semiarid climate and the generally high environmental degradation imposes challenges for 55

the persistence of wild fauna. In this context, medium to large-sized mammals (MLSM) are 56

especially affected by anthropogenic disturbances, among which, carnivores are intensely 57

persecuted, impairing their role in structuring biological communities through predation and 58

intraguild competition. In this thesis, we investigated the occurrence and coexistence patterns 59

of MLSM in different landscapes of the Caatinga, the Brazilian dry tropical forest, using camera 60

trapping data. Specifically, we 1) carried out the first systematic survey of MLSM in the Rio 61

Grande do Norte state (RN), sampling 10 priority areas for conservation; 2) we described the 62

daily and seasonal activity patterns and estimated the temporal overlap among mesocarnivores 63

using circular statistics and non-parametric analyzes of activity overlap; 3) we investigated the 64

patterns of spatial co-occurrence between a dominant mesopredator (Leopardus pardalis) and 65

sympatric mesocarnivores, considering seasonality and using conditional co-occurrence 66

models; and finally, 4) we tested the relative effects of environmental and anthropogenic 67

predictors on MLSM’s occupancy in a landscape disturbed by high cattle density and during a 68

period of extreme drought, using Bayesian occupancy models in a multi-species approach. As 69

main results, we found 1) a wealth of 14 MLSM’s species in the Caatinga of RN, which 70

represents 50% of the MLSM registered at the north of the São Francisco River, including 71

threatened species as a top predator (Puma concolor). 2) Mesocarnivores were mainly nocturnal 72

throughout the dry and rainy seasons, overlapping most of their daily activity, but segregating 73

the peaks of greater activity, which may represent a coexistence mechanism. Meanwhile, 74

Herpailurus yagouaroundi was diurnal, avoiding encounters with competitors and 75

(18)

synchronizing its activity with potential prey. 3) Spatially, the other mesocarnivores used the 76

habitat regardless L. pardalis’ presence, with the exception again of H. yagouaroundi, which 77

seems to prefer the same locations as this dominant mesopredator, probably because they have 78

better conditions and resources, while temporal segregation decreases the risk of aggressive 79

encounters. 4) MLSM occurred mainly in patches of forest vegetation, which represent a key 80

habitat for the persistence of this group in a degraded landscape under prolonged drought, and 81

where many species showed an extremely low abundance. Therefore, these environments must 82

be protected to guarantee MLSM’s persistence in Caatinga. Our results reinforce the relevance 83

of priority areas and habitats for mammals’ conservation in the Brazilian dry tropical forest, in 84

addition to elucidating the intraguild coexistence strategies that maintain the mesocarnivores 85

diversity in this semiarid environment. 86

Keywords: Activity pattern; Dry tropical forest; Interspecific interactions; Occupancy 87

models; Semiarid; Species distribution; Threatened species. 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98

(19)

INTRODUÇÃO GERAL 99

Mamíferos terrestres de médio e grande porte (MMGP; e.g., > 1 kg, Chiarello et al., 2000) 100

desempenham importantes papeis ecológicos nas florestais tropicais (Bello et al., 2016), mas 101

estão entre os grupos mais afetados pelas pressões antropogênicas presentes nestes ambientes 102

(Benítez-Lopes et al., 2017). Do controle de herbívoros que estruturam a vegetação a dispersão 103

de sementes, a perda de espécies de MMGP pode afetar a estrutura e a capacidade de 104

regeneração dos ecossistemas (Bello et al., 2016; Ripple et al., 2014). Relativamente baixas 105

densidades e taxas reprodutivas tornam mais difícil para populações de espécies de MMGP se 106

recuperarem da caça intensa e da perda e degradação dos seus habitats (Chiarello et al., 2000; 107

Ripple et al., 2014), fazendo desse grupo um importante indicador de integridade biótica de um 108

ecossistema (Cheyne et al., 2016). 109

Entre os MMGP, os grandes carnívoros são especialmente ameaçados principalmente 110

pela perda de habitat, diminuição da disponibilidade de presas e perseguição humana decorrente 111

de conflitos pela predação de animais domésticos (Ripple et al., 2014). Por isso, as populações 112

de predadores de topo de cadeia têm declinado por todo o mundo, gerando, entre outros efeitos, 113

um aumento nas abundâncias de mesopredadores, uma vez que estes ficam liberados do 114

controle top-down (Ripple et al., 2014). Consequentemente, dentre outros efeitos, os 115

mesopredadores pressionam ainda mais suas presas e intensificam as interações intraguilda 116

(Croocks e Soulé, 1999; Jiménez et al., 2019), Neste contexto, espécies dominantes dessa guilda 117

(e.g., maiores) podem se tornar predadores de topo emergentes (Prugh et al., 2009). Desta 118

forma, é essencial investigar os padrões de ocorrência e coexistência de MMGP em 119

ecossistemas tropicais para entender melhor quais fatores determinam a diversidade de 120

mamíferos terrestres e garantem a persistência das comunidades desse grupo em paisagens onde 121

os impactos antropogênicos ameaçam significativamente a biodiversidade. 122

(20)

As florestas sazonalmente secas estão entre os ecossistemas tropicais menos conhecidos 123

e protegidos (Santos et al., 2011; Banda et al., 2016). A Caatinga brasileira consiste na maior 124

formação desse tipo de bioma na região Neotropical (Silva et al., 2017). Coberta por um 125

mosaico vegetacional que vai da formações mais arbustivas e abertas até florestas secas densas, 126

de acordo com o grau de aridez e degradação (Velloso et al., 2002; Silva e Souza, 2018), a 127

Caatinga é marcada por um clima semiárido, apresentando altas temperaturas, elevada 128

evapotranspiração e baixas precipitações concentradas em poucos meses do ano (Sampaio, 129

2010). Essa ecorregião já perdeu aproximadamente 50% da sua cobertura original 130

(Antongiovanni et al., 2018), e o restante se encontra sob elevados níveis de distúrbio 131

antropogênico crônico (Ribeiro et al., 2015). 132

Entre as maiores ameaças para a biodiversidade da Caatinga estão a conversão da 133

vegetação em culturas agrícolas de ciclo curto, a extração de madeira para usos doméstico, 134

industrial e produção de carvão vegetal, a caça intensa e amplamente difundida, e a criação 135

extensiva de gado bovino, ovino e caprino, que somam mais de 10 milhões de cabeças (Leal et 136

al., 2005; Silva et al., 2017). Essas atividades são desenvolvidas por uma população humana de 137

mais de 28 milhões de habitantes distribuídos ao longo dos 735.000 km² dessa região semiárida 138

(Leal et al. 2005; Silva et al., 2017). As mudanças climáticas representam uma ameaça 139

adicional, uma vez que devem intensificar a escassez de chuvas na região (Seddon et al., 2016). 140

Além disso, a baixa cobertura de áreas integralmente protegidas, que somam menos de 2 % da 141

área da Caatinga (Fonseca et al., 2017), e o ainda escasso, embora crescente, conhecimento 142

sobre as espécies da região, dificultam a elaboração e implementação de estratégias eficientes 143

de conservação e manejo, bem como o avanço no entendimento dos seus padrões ecológicos. 144

Os mamíferos se destacam entre os grupos biológicos menos conhecidos na Caatinga. 145

Reconhecida por muito tempo como pobre em espécies e endemismos desse grupo faunístico 146

(Mares et al., 1981), só nos últimos anos têm surgido esforços significativos de pesquisas sobre 147

(21)

a ecologia de mamíferos na região, revelandouma riqueza de pelo menos 183 espécies, sendo 148

45 delas de MMGP (incluindo primatas) e 11 endêmicas (Carmignotto e Astúa, 2017). Entre os 149

estados brasileiros, o Rio Grande do Norte sempre foi apontado como uma grande lacuna de 150

conhecimento sobre o grupo (Feijó e Langguth, 2013), o que só nos últimos anos tem sido 151

revertido (Marinho et al., 2018; Vargas-Mena et al., 2018). Um aspecto da ecologia de MMGP 152

que foi pouco investigado até aqui, é como mesocarnívoros coexistem em paisagens onde 153

predadores de topo como onças pardas (Puma concolor) e pintadas (Panthera onca) estão 154

extintos localmente ou funcionalmente, o que representa grande parte da floresta tropical seca 155

brasileira (Feijó e Langguth, 2013; Carmignotto e Astúa, 2017). Além disso, precisamos 156

entender melhor como MMGP lidam com a marcada sazonalidade de ambientes semiáridos 157

como a Caatinga (Stoner e Timm, 2011; Carmignotto e Astúa, 2017), e quais características da 158

paisagem beneficiam a persistência das espécies em um contexto de elevada degradação 159

antropogênica e estiagem prolongada, que tendem a se intensificar no futuro. 160

Para abordar estas temáticas, esta tese está dividida em quatro capítulos. No Capítulo 1 161

descrevemos a riqueza e composição de MMGP da Caatinga do Rio Grande do Norte, a partir 162

de um significativo esforço amostral que cobriu 10 áreas prioritárias para a conservação dessa 163

ecorregião no estado. A partir dos resultados do armadilhamento fotográfico, discutimos a 164

relevância das espécies registradas, as ausências preocupantes e a importância das áreas de 165

estudo para o conhecimento e conservação da biodiversidade local. Optamos por publicar esse 166

capítulo em português por entendemos que ele preenche uma lacuna sobre informações básicas 167

de ocorrência de mamíferos no estado, e que assim deve ser utilizado tanto para pequisa 168

cientídica quanto por técnicos de órgãos ambienatsi e tomadores de decisão. 169

Nos Capítulos 2 e 3 investigamos os mecanismos de coexistência de mesocarnívoros 170

através da análise de sobreposição dos eixos temporal e espacial do nicho das espécies, 171

respectivamente, em uma área prioritária para conservaçãoda Caatinga do Rio Grande do Norte 172

(22)

onde predadores de topo estão virtualmente ausentes, e onde a jaguatirica (Leopardus pardalis) 173

atua como mesocarnívoro dominante. Além disso, consideramos potenciais efeitos da 174

sazonalidade e de fatores como disponibilidade de presas e interferências antrópicas nesses 175

padrões espaço-temporais. 176

No Capítulo 4 testamos os efeitos relativos de preditores ambientais e antropogênicos na 177

ocupação de MMGP em uma paisagem da Caatinga de alta relevância para conservação, mas 178

que se encontra sob sobrepastejo no norte da Bahia. Neste trabalho tentamos identificar quais 179

mecanismos permitem a persistência das espécies em um ambiente perturbado durante um 180

período de seca extrema através de modelos Bayesianos de ocupação baseados em uma 181

abordagem multi-espécies. 182

Com os resultados desta tese, esperamos melhorar o entendimento sobre aspectos 183

ecológicos de MMGP em uma região semiárida sob forte interferência humana, de forma que 184

essas informações auxiliem na tomada de decisão e na elaboração e execução de estratégias de 185

conservação e manejo das espécies e paisagens da Caatinga. Além disso, esperamos que nossos 186

resultados estimulem o desenvolvimento de novas pesquisas que avancem nossa capacidade de 187

entendimento de como mamíferos lidam com ecossistemas semiáridos. 188

189

Referências 190

Antongiovanni M, Venticinque EM, Fonseca CR. 2018. Fragmentation patterns of the Caatinga 191

drylands. Landscape Ecology 33:1353-1367. 192

Banda RK, Delgado-Salinas A, Dexter KG et al. 2016. Plant diversity patterns in neotropical 193

dry forests and their conservation implications. Science 353:1383-1387. 194

Bello C, Galetti M, Pizo MA et al. 2015. Defaunation affects carbon storage in tropical forests. 195

Science Advances 1:e1501105. 196

(23)

Benítez-López A, Alkemade R, Schipper AM, Ingran DJ, Verweij PA, Eikeboom JAJ, 197

Huijbregts MAJ. 2017. The impact of hunting on tropical mammal and bird populations. 198

Science 356:180-183. 199

Carmignotto AP, Astúa D. 2017. Mammals of the Caatinga: diversity, ecology, biogeography, 200

and conservation. In: Silva MC, Leal IR, Tabarelli M (eds). Caatinga: The largest tropical 201

dry forest region in South America. Springer, Cham, pp. 211-254. 202

Cheyne SM, Sastramidjaja WJ, Muhalir, Rayadin Y, Macdonald DW. 2016. Mammalian 203

communities as indicators of disturbance across Indonesian Borneo. Global Ecology and 204

Conservation 7:157-173. 205

Chiarello AG. 2000. Density and population size of mammals in remnants of Brazilian Atlantic 206

Forest. Conservation Biology 14:1649-1657. 207

Fonseca CR, Antongiovanni M, Matsumoto M, Bernard E, Venticinque EM. 2017. 208

Conservation opportunities in the Caatinga. In: Silva MC, Leal IR, Tabarelli M (eds). 209

Caatinga: The largest tropical dry forest region in South America. Springer, Cham, pp. 429-210

443. 211

Jiménez J, Nuñez-Arjona JC, Mougeot F et al. 2019. Restoring apex predators can reduce 212

mesopredator abundances. Biological Conservation 238:108234. 213

Mares MA, Willig MR, Steilein KE, Lacher-Jr TE. 1981. The mammals of Northeastern Brazil: 214

a preliminary assessment. Annals of the Carnegie Museum 50:81-137. 215

Marinho PH, Bezerra D, Antongiovanni M, Fonseca CR, Venticinque EM. 2018. Mamíferos 216

de médio e grande porte da Caatinga do Rio Grande do Norte, nordeste do Brasil. 217

Mastozoología Neotropical 25:345-362. 218

Prugh LR, Stoner CJ, Epps CW, Bean WT, Ripple WJ, Laliberte AS, Bashares JS. 2009. The 219

rise of the mesopredator. Bioscience 59:779-791. 220

(24)

Ribeiro E, Arroyo-Rodríguez V, Santos BA, Tabarelli M, Leal IR. 2015. Chronic anthropogenic 221

disturbance drives the biological impoverishment of the Brazilian Caatinga vegetation. 222

Journal of Applied Ecology 52:611-620. 223

Ripple WJ, Estes JA, Beschta RL et al. 2014. Status and ecological effects of the world’s largest 224

carnivores status and ecological effects of the world’s largest carnivores. Science 225

343:1241484. 226

Sampaio EVSB. 2010. Características e potencialidades. In: Gariglio MA, Sampaio EVSB, 227

Cestaro LA, Kageyama PY (eds). Uso sustentável e conservação dos recursos florestais da 228

Caatinga. Serviço Florestal Brasileiro, Brasília, pp 29-48. 229

Santos JC, Leal IR, Almeida-Cortez JS, Fernandes GW, Tabarelli M. 2011. Caatinga: the 230

scientific negligence experienced by a dry tropical forest. Tropical Conservation Science 231

4:276-286. 232

Seddon AWR, Macias-Fauria M, Long PR, Benz D, Willis KJ. 2016. Sensitivity of global 233

terrestrial ecosystems to climate variability. Nature 531:229-232. 234

Silva AC, Souza AF. 2018. Aridity drives plant biogeographical sub regions in the Caatinga, 235

the largest tropical dry forest and woodland block in South America. Plos One 13:e0196130. 236

Silva JMC, Leal IR, Tabarelli M (eds). 2017. Caatinga: the largest tropical dry forest region in 237

South America. Springer, Cham. 238

Stoner K, Timm RM. 2011. Seasonally dry tropical forest mammals: Adaptations and seasonal 239

patterns. In: Dirzo R, Hillary S, Young S, Mooney HA, Ceballos G (eds). Seasonally dry 240

tropical forests: Ecology and conservation. Island Press, Washington. 241

Vargas-Mena JC, Alves-Pereira K, Barros MAS et al. 2018. Te bats of Rio Grande do Norte 242

state, northeastern Brazil. Biota Neotropica 18:e20170417. 243

(25)

Velloso AL, Sampaio E, Pareyn F (eds). 2002. Ecorregiões propostas para o bioma Caatinga. 244

Associação de Plantas do Nordeste/Instituto para Conservação Ambiental/The Nature 245

Conservancy do Brasil, Recife. 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269

(26)

Capítulo 1 270

271

MAMÍFEROS DE MÉDIO E GRANDE PORTE DA CAATINGA DO RIO GRANDE 272

DO NORTE, NORDESTE DO BRASIL 273

274

275 276 277

Capítulo publicado na revista Mastozoología Neotropical (https://www.sarem.org.ar/wp-278

content/uploads/2019/01/SAREM_MastNeotrop_25-2_08_Marinho.pdf). 279

(27)

Mamíferos de médio e grande porte da Caatinga do Rio Grande do Norte, 280

nordeste do Brasil 281

282

Paulo H. Marinho¹, Daniel Bezerra¹, Marina Antongiovanni¹, Carlos R. Fonseca¹ e 283

Eduardo M. Venticinque¹ 284

285

¹Programa de Pós-graduação em Ecologia, Departamento de Ecologia, Centro de Biociências, 286

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Lagoa Nova, Natal, RN, Brasil 287

288

Resumo. Mamíferos de médio e grande porte são especialmente afetados pela caça e perda de 289

habitat, ao mesmo tempo que desempenham importantes funções no ecossistema. O 290

conhecimento sobre esse grupo na Caatinga, a floresta tropical sazonalmente seca do nordeste 291

do Brasil, contudo, ainda é escasso. Neste trabalho realizamos o primeiro levantamento 292

sistemático de mamíferos de médio e grande porte no estado do Rio Grande do Norte, através 293

de armadilhamento fotográfico em 188 pontos distribuídos em 10 áreas prioritárias para a 294

conservação da biodiversidade da Caatinga. Com um esforço amostral de 7271 câmeras-dias, 295

obtivemos 1607 registros de 14 espécies nativas, distribuídas em seis ordens e 10 famílias: oito 296

espécies da ordem Carnivora, duas espécies da ordem Cingulata, e uma espécie para cada uma 297

das demais ordens (Artiodactyla, Didelphimorphia, Pilosa e Primates). A riqueza encontrada 298

representa 31% das 45 espécies de mamíferos de médio e grande porte que ocorrem na 299

Caatinga, e 50% das espécies deste grupo registradas no domínio da Caatinga ao norte do Rio 300

São Francisco, ampliando significativamente o conhecimento sobre o grupo na região. Entre as 301

espécies registradas estão três felinos ameaçados de extinção, incluindo um grande predador de 302

topo (Leopardus tigrinus, Herpailurus yagouaroundi e Puma concolor). O baixo número de 303

registros de algumas espécies e a ausência de outras indicam o estado crítico da mastofauna do 304

(28)

estado e sugerem a importância e urgência do estabelecimento de novas unidades de 305

conservação na Caatinga do Rio Grande do Norte. 306

Palavras chave: Armadilha fotográfica. Conservação da Biodiversidade. Espécies ameaçadas. 307

Floresta sazonalmente tropical seca. Riqueza de espécies. 308

309

Abstract. Medium to large-sized mammals are the most affected by habitat loss and hunting, 310

while at the same time playing important roles in the ecosystem. The knowledge about this 311

group in the Caatinga, the dry tropical forest of northeastern Brazil, however, is still scarce. In 312

this study, we carried out the first systematic survey of medium to large-sized mammals in the 313

Rio Grande do Norte state, with camera traps installed in 188 points distributed in 10 priority 314

areas for the conservation of the Caatinga biodiversity. With a sampling effort of 7271 camera-315

days, we obtained 1607 records of 14 native medium to large-sized mammals, distributed in six 316

orders and 10 families: eight species of the order Carnivora, two species of the order Cingulata, 317

and one species for each of the other orders (Artiodactyla, Didelphimorphia, Pilosa e Primates). 318

The richness recorded represents a third of the 45 large and medium-sized mammal species 319

found in the Caatinga, and half of the large and medium-sized mammal species recorded in 320

northern Caatinga dominium, significantly increasing the knowledge about the group in the 321

region. Among the recorded species are three threatened felids, including a large top predator 322

(Leopardus tigrinus, Herpailurus yagouaroundi, and Puma concolor). The low number of 323

records of some species and the absence of others indicate the critical status of the mammal 324

fauna in the state and highlight the importance and urgency of the creation of new protected 325

areas in the Caatinga of the Rio Grande do Norte. 326

Key words: Biodiversity conservation. Camera trap. Seasonally dry tropical forest. Species 327

richness. Threatened species. 328

(29)

Introdução 330

O conhecimento regional sobre a presença e distribuição das espécies é essencial para 331

planejar e avaliar estratégias de conservação da biodiversidade (Tobler et al. 2008). Esse tipo 332

de informação ajuda a definir a distribuição espacial das espécies, monitorar a diversidade ao 333

longo do espaço e do tempo e avaliar o impacto de atividades humanas sobre as espécies 334

vulneráveis (Tobler et al. 2008; Cheyne et al. 2016; Rosas-Ribeiro et al. 2017). Mamíferos de 335

médio e grande porte (> 1 kg; e.g. Chiarello 1999) são especialmente afetados por ameaças 336

como a caça e a perda e fragmentação dos seus habitats, uma vez que apresentam baixas 337

densidade e fecundidade, e geralmente elevados requerimentos tróficos e de área de vida 338

(Chiarello 1999; Cardillo et al. 2005; Peres 2001). Ao mesmo tempo, esses grandes vertebrados 339

são responsáveis por importantes funções e serviços ecossistêmicos, como o controle de 340

populações de herbívoros, a modulação do ciclo de nutrientes através do consumo da biomassa 341

vegetal e a dispersão de sementes grandes (Chiarello 1999; Terborgh et al. 2001; Cardillo et al. 342

2005; Galetti & Dirzo 2013; Sobral et al. 2017). Além disto, muitas vezes mamíferos de médio 343

e grande porte, devido a questões éticas, estéticas e culturais, são importantes espécies guarda-344

chuva ou bandeira em ações de conservação (Linnell et al. 2000). 345

As florestas tropicais secas abrigam uma relevante diversidade de mamíferos e estão entre 346

os ecossistemas tropicais mais ameaçados e pouco protegidos do mundo (Banda et al. 2016). A 347

Caatinga, localizada no nordeste do Brasil, é a maior floreta tropical seca das Américas (Banda 348

et al. 2016) e já foi considerada uma das 37 grandes regiões selvagens do planeta (Mittermeier 349

et al. 2002). Apesar do déficit histórico de estudos (Santos et al. 2011), uma revisão recente 350

evidencia que a Caatinga abriga uma elevada diversidade de animais e plantas (Silva et al. 351

2017a). Por outro lado, 45,5% da sua cobertura vegetal original já foi perdida (MMA 2016a) e 352

áreas integralmente protegidas cobrem menos de 2% do seu território (Fonseca et al. 2017). 353

Além disso, os fragmentos de Caatinga remanescentes, embora relativamente conectados 354

(30)

(Antongiovanni et al. 2018), encontram-se sob forte distúrbio antrópico crônico, resultado de 355

atividades como a criação extensiva de rebanhos, a retirada de madeira e a caça ilegal (Alves et 356

al. 2016; Marinho et al. 2016; Ribeiro et al. 2015), todas amplamente praticadas por uma 357

população humana de 28.6 milhões de habitantes (Silva et al. 2017b). E todas essas ameaças 358

devem ser agravadas pela intensificação na aridez da região resultante das mudanças climáticas 359

(Seddon et al. 2016). 360

A Caatinga abriga 183 espécies de mamíferos, sendo 11 delas endêmicas e 45 de médio e 361

grande porte (Carmignotto & Astúa 2017). Embora o número de inventários e investigações 362

ecológicas tenha crescido nos últimos anos, especialmente com a disseminação de técnicas 363

como o armadilhamento fotográfico (e.g. Dias & Bocchiglieri 2016; Delciellos 2016; Astete et 364

al. 2017), uma grande porção desse bioma brasileiro permanece desconhecida ou subamostrada 365

(Santos et al. 2011; Albuquerque et al. 2012). Ao comportamento elusivo, hábitos noturnos e 366

baixas densidades, que contribuem para o desconhecimento dos mamíferos na região, soma-se 367

o historicamente baixo investimento em pesquisa (Santos et a. 2011) e a visão inicial 368

equivocada de que a mastofauna da Caatinga seria depauperada (Mares et al. 1981). 369

No estado do Rio Grande do Norte, extremo nordeste do Brasil e limite da distribuição de 370

muitas espécies, a lacuna de conhecimento sobre mamíferos é ainda mais evidente (Brito et al. 371

2009; Feijó & Langguth 2013), indo de marsupiais (Melo & Sponchiado 2012) até médios e 372

grandes mamíferos (Feijó & Langguth 2013). A lacuna para quirópteros era igualmente grande 373

até levantamentos recentes (e.g. Vargas-Mena et al. 2018). Diferente dos estados vizinhos, o 374

Rio Grande do Norte não foi visitado por expedições históricas, que realizadas a partir do século 375

XVII impulsionaram o conhecimento sobre mamíferos no restante do nordeste do Brasil (Feijó 376

& Langguth 2013). Para mamíferos de médio e grande porte os trabalhos no estado são 377

relativamente recentes e representados basicamente por inventários paleontológicos (Araújo-378

Júnior & Porpino 2011), atualizações de distribuição e primeiros registros de ocorrência 379

(31)

(Ferreira et al. 2009; Dantas et al. 2016; Marinho et al. 2017; Rosas-Ribeiro et al. 2017). Ainda 380

mais escassos são os trabalhos sobre a ecologia de espécies, até o momento focados restritos a 381

Sapajus libidinosus (Ferreira et al. 2010; Emidio & Ferreira 2012) e Leopardus tigrinus 382

(Marinho et al. 2018a; b). 383

A melhoria do conhecimento biológico em áreas prioritárias para a conservação é uma ação 384

relevante para fortalecer a aptidão dessas áreas em conservar a biodiversidade (Silva et al. 385

2004), sobretudo em uma região com baixa cobertura de unidades de conservação como a 386

Caatinga. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi caracterizar a composição e riqueza de 387

mamíferos de médio e grande porte da Caatinga do estado do Rio Grande do Norte, Brasil, 388

através de armadilhamento fotográfico em 10 áreas prioritárias para a conservação da 389

biodiversidade do bioma. Com este trabalho esperamos (i) preencher a lacuna existente no 390

estado de registros de mamíferos de médio e grande porte, (ii) caracterizar a qualidade relativa 391

das 10 áreas prioritárias em termos de mamíferos de médio e grande porte e (iii) fornecer 392

subsídios para a criação de novas unidades de conservação no Rio Grande do Norte. 393 394 Material e métodos 395 Área de estudo 396

Nossa área de estudo compreende a Caatinga do estado do Rio Grande do Norte (Fig. 1, 397

Tabela 1), sendo que as amostragens foram realizadas em 10 paisagens disjuntas consideradas 398

áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade do bioma tanto em nível estadual 399

(https://brasil.wcs.org/pt-br/Lugares-naturais/Projeto-Caatinga.aspx) quanto em nível nacional 400

(MMA, 2016b; Tabela 1). Todas as áreas estudadas são formadas basicamente por 401

propriedades privadas e não possuem proteção legal, com exceção de Dunas Rosado, que 402

recentemente se tornou uma Área de Proteção Ambiental (APA) estadual (IDEMA 2018) 403

(Tabela 1). 404

(32)

405

406

Fig. 1. Localização das 10 áreas prioritárias para a conservação da Caatinga do Rio Grande do Norte, 407

nordeste do Brasil, onde foram realizados levantamentos de mamíferos de médio e grande porte (para 408

mais informações sobre as áreas acessar: https://brasil.wcs.org/pt-br/Lugares-naturais/Projeto-409

Caatinga.aspx). Embora Martins e Serrinha dos Pintos componham uma mesma área prioritária, estas 410

áreas foram amostradas de forma independente. 411

412

Mais de 90% do território do Rio Grande do Norte está inserido no domínio da Caatinga 413

(IDEMA 2014). O clima da região é quente e semiárido, com chuvas irregulares e concentradas 414

em poucos meses do ano (e.g. fevereiro a maio), com médias pluviométricas entre 400 e 800 415

mm (Ab’Sáber 1974; Velloso et al. 2002). A vegetação da Caatinga é um mosaico de formações 416

arbustivas, manchas arbóreas e florestas secas (Santos et al. 2011) que variam de acordo com o 417

relevo, solo, clima local e nível de antropização (Velloso et al. 2002). Entre as nossas áreas de 418

estudo, três (Felipe Guerra, Dunas do Rosado e Caiçara do Norte) se encontram em altitudes 419

baixas (média de 20 a 75 m acima do nível do mar) (Tabela 1), onde predomina uma vegetação 420

mais baixa e espaçada, embora existam manchas arbóreas em solos mais ricos e com menos 421

(33)

pressão antrópica. Já as demais áreas cobrem principalmente ambientes elevados e inclinados 422

(e.g. serras e encostas, respectivamente) (médias entre 250 e 480 metros de altitude) (Tabela 423

1), onde predominam as formações vegetais densas e arbóreas, mas também manchas arbustivas 424

nas áreas mais baixas e pressionadas. Semelhante ao que acontece com o restante do bioma, 425

45% da cobertura original da Caatinga no estado já foi modificada por atividades como 426

agricultura, pecuária e corte de lenha para uso doméstico e industrial (IDEMA 2014). 427

Fruticultura irrigada, exploração de calcário para produção de gesso e expansão de usinas 428

eólicas e solares são vetores adicionais de perda de cobertura vegetal na região (obs. pessoal). 429 430 431 432 433 434 435 436 437 438 439

(34)

Tabela 1. Esforço amostral empregado para levantar a composição e riqueza de mamíferos de médio e grande porte em 10 áreas prioritárias para a conservação da Caatinga do Rio Grande do Norte, nordeste do Brasil. A área amostral foi medida a partir do mínimo polígono convexo dos pontos amostrais em cada área e somados para todo o estudo. São apresentados os códigos dos polígonos prioritários que cobrem totalmente ou parcialmente as áreas de estudo, de acordo com lei federal (MMA 2016b). Unidade de conservação (UC). DP: desvio padrão.Para mais informações sobre as áreas acessar: https://brasil.wcs.org/pt-br/Lugares-naturais/Projeto-Caatinga.aspx (Projeto Caatinga Potiguar – Cartograma).

Localidade

Elevação média

(DP)

Período Nº pontos Esforço (câmeras-dias) Área (km²) Coordenadas principais Área prioritária/ UC Serra de Santana 401,89 (199,50) 05 Mai - 18 Jun 19 703 13452.0 6°10’ e 6°0’S; 36°50’ e 36°35’W CA045 / Não Lajes 355,9 (101,09) 26 Mai - 06 Jul 20 793 20184.5 5°57’ e 5°43’S, 36°5’ e 36°17’W CA078 / Não Cerro Corá 468,05 (83,25) 01 Jun - 08 Jul 19 654 7476.6 6°13’ e 6°2’S; 36°15’ e 36°22’W CA096 / Não Martins 303,2 (83,48) 22 Jun - 30 Jul 20 742 6074.1 6°0’ e 5°4’S; 37°50’ e 38°0’W CA045 / Não Serrinha dos Pintos 345,42 (68,25) 28 Jun - 05 Ago 20 740 4035.1 6°15’ e 6°5’S; 37°50’ e 38°00’W CA063 / Não Felipe Guerra 75,25 (18,57) 09 Jul - 16 Ago 20 736 30116.7 5°38’ e 5°23’S; 37°30’ e 37°43’W CA078 / Não Caiçara do Norte 20,13 (9,34) 19 Jul - 22 Set 15 845 7497.4 5°13’ e 5°5’S; 36°1’ e 36°10W CA102 / Não Luis Gomes 482,23 (95,69) 02 Ago - 23 Set 17 846 2976.5 6°25’ e 6°20’S; 38°19’ e 38°26’W CA088 / Não Dunas do Rosado 62,26 (33,81) 08 Ago - 04 Set 19 499 5979.0 5°1’ e 5°8’S; 36°48’ e 36°55’W CA087 / Sim Coronel Ezequiel 351,684 (67,25) 18 Ago - 25 Set 19 713 7439.5 6º28’ e 6°15’S; 36°5’ e 36°14’W CA088 / Não Amostragem total 05 Mai -

(35)

Levantamento de dados

De maio a setembro de 2014, na transição entre as estações chuvosa e seca, 20 armadilhas fotográficas (Bushnell® Trophy Cam ™) foram instaladas em cada uma das 10 áreas prioritárias, permanecendo ativas 24 h por dia durante um a dois meses (média de 38 dias) (Tabela 1). Essas câmeras acionadas por calor e movimento foram posicionadas a 30-40 cm do solo e programadas para registrar a data e hora de cada registro fotográfico, com intervalos mínimos de cinco minutos entre dois disparos consecutivos. Nós estabelecemos uma distância mínima de um km entre câmeras de forma a minimizar a dependência espacial entre os pontos amostrais, exceto em locais que as dificuldades de acesso não permitiram esta padronização. No geral, as câmeras foram posicionadas a uma distância média de 1,6 km (0,8 – 3 km) uma da outra, ao longo de trilhas feitas por pessoas ou de animais de criação, estradas abandonadas e leito de rios intermitentes. Nenhuma isca foi utilizada para atrair os animais.

O banco de imagens foi triado com auxílio do programa Camera Base v.1.6 (Tobler 2007). A nomenclatura e taxonomia das espécies seguiu Kitchener et al. (2017) para os felinos e Carmignotto e Astúa (2017) para as demais espécies. O estado de conservação global e nacional das espécies está de acordo com a IUCN (2017) e o MMA (2014), respectivamente.

Análise dos dados

A suficiência amostral foi investigada através de uma curva de acumulação de espécies (randomizada 1000 vezes) agrupando os dados de todas as áreas. A riqueza de espécies estimada para a Caatinga do Rio Grande do Norte foi obtida através do estimador Jackknife de primeira ordem, considerado ideal para dados de médios e grandes mamíferos a partir de armadilhas fotográficas (Tobler et al. 2008). Todas as análises foram realizadas usando o programa livre EstimateS 9.1.0 (Colwell 2013). Nas análises, para uma determinada espécie em um mesmo ponto, consideramos apenas registros consecutivos com intervalos maiores do que uma hora para minimizar problemas de dependência temporal. Apresentamos o índice de

(36)

abundância relativa (uma estimativa do sucesso de detecção) para cada espécie registrada, calculado como a razão entre o número de registros independentes (registros da mesma espécie no mesmo local com mais de uma hora) e o esforço amostral total (em câmeras-dias) multiplicado por 100 (Rovero et al. 2014). Embora esse índice deva ser interpretado com cautela por sofrer influência de fatores ambientais e espécie-específicos que dificultam generalizações (ver Sollman et al. 2013), ele pode servir como parâmetro populacional inicial para estudar espécies (Rovero et al. 2014) em um contexto de escassez de informação.

Resultados

Um total de 14 espécies de mamíferos silvestres de médio e grande porte foi registrado na Caatinga do estado do Rio Grande do Norte (Fig. 2, Tabela 2), sendo que o número médio de espécies por área foi 8,2 (DP = 1,23), variando de seis a 10 (Tabela 2). No total, 1607 registros independentes foram obtidos a partir de um esforço de 7.271 câmera-dias distribuído em 188 pontos amostrais (12 equipamentos apresentaram problemas ou foram roubados) que cobriram uma área total de 1052 km² (Tabela 1). As 14 espécies pertencem a seis ordens e 10 famílias, sendo a ordem Carnivora a mais representativa, com oito espécies (57% do total), seguida pela ordem Cingulata com duas espécies, e as demais ordens apresentaram uma espécie cada. Dentre as famílias, Felidae foi a que apresentou o maior número de espécies, com quatro ao todo (28% do total). Entre as espécies registradas, três (21%) estão sob algum nível de ameaça (nacional ou global), sendo todos felinos (Tabela 2).

(37)

Fig. 2. Mamíferos de médio e grande porte registrados através de armadilhamento frotográfico em 10 áreas prioritárias para a conservação da Caatinga do Rio Grande do Norte, extremo

(38)

nordeste do Brasil; (a) Cerdocyon thous, (b) Procyon cancrivorus, (c) Conepatus amazonicus, (d) Galictis cuja, (e) Leopardus tigrinus, (f) Leopardus pardalis, (g) Herpailurus yagouaroundi, (h) Puma concolor, (i) Mazama gouazoubira, (j) Tamandua tetradactyla, (k) Euphractus sexcinctus, (l) Dasypus novemcinctus, (m) Sapajus libidinosus e (n) Didelphis albiventris.

Além dos mamíferos silvestres, registramos sete espécies de mamíferos domésticos ou asselvajados (caso de algumas populações de Equus asinus) nas nossas áreas estudo: vaca (Bos taurus, 469 registros), cabra (Capra hircus, 440), burro (E. asinus, 74), ovelha (Ovis aries, 65), cavalo (Equus caballus, 25), cão (Canis lupus familiaris, 39) e gato-doméstico (Felis catus, 12). Esses registros (1124) representam 41% de todos os registros de médios e grandes mamíferos (considerando silvestres e domésticos). Obtivemos ainda 83 registros de pessoas, algumas acompanhadas por cães e com apetrechos utilizados em atividades de caça.

A curva de acumulação de espécies para o Rio Grande do Norte, ou seja, considerando todas as amostras conjuntamente, apresentou uma tendência à estabilização com pouco mais da metade das unidades amostrais (Fig. 3A). Contudo, o estimador de riqueza Jacknife de primeira ordem indicou que cerca de duas espécies ainda poderiam ser registradas com um maior esforço amostral (Fig. 3A). Isto é mais evidente para as áreas com maior riqueza como Lajes e Serrinha dos Pintos, com exceção de áreas como Martins, Caiçara do Norte e Dunas do Rosado, as curvas das demais áreas permanecem crescentes (Fig. 3B).

As espécies com o maior número de registros e consequentemente maiores índices de abundância relativa foram Cerdocyon thous, D. albiventris, Mazama gouazoubira e L. tigrinus (respectivamente, Fig. 4, Tabela 2). Por outro lado, Puma concolor e Galictis cuja foram registrados uma única vez cada, exibindo assim os menores índices de abundância relativas,

(39)

seguidos por Leopardus pardalis e H. yagouaroundi (Fig. 4, Tabela 2). C. thous, D. albiventris, L. tigrinus e Euphractus sexcinctus foram registrados em todas as 10 áreas (Tabela 2).

No presente trabalho não consideramos registros de Callithrix jacchus como mamífero de médio porte, enquanto que D. albiventris foi incluído neste grupo por seu maior tamanho (500-2700 g) e hábito escansorial (Paglia et al. 2012) que facilita sua detecção por armadilhamento fotográfico.

(40)

Tabela 2. Mamíferos de médio e grande porte registrados em 10 áreas prioritárias para a conservação da Caatinga do Rio Grande do Norte, nordeste do Brasil. N – número de registros. Dieta ou grupo funcional de acordo com Paglia et al., 2012: Ca – Carnívoro, Fr – Frugívoro, Hb – Herbívoro pastador, In – Insetívoro, Myr – Mirmecófago, On – Onívoro. Estado de conservação segundo a IUCN (2017) ou MMA (2014): LC (pouco preocupante), VU (vulnerável), EN (em perigo), NC (não consta na lista). Os símbolos para as áreas amostradas são: Serra de Santana (SS), Lajes (LA), Cerro Corá (CC), Martins (MA), Serrinha dos Pintos (SP), Felipe Guerra (FG), Caiçara do Norte (CN), Luís Gomes (LG), Dunas do Rosado (DR), Coronel Ezequiel (CE). Para mais informações sobre as áreas acessar: https://brasil.wcs.org/pt-br/Lugares-naturais/Projeto-Caatinga.aspx.

Táxon Nome comum Áreas prioritárias N Dieta IUCN/

MMA

SS LA CC MA SP FG CN LG DR CE

ORDEM CETARTIODACTYLA Família Cervidae

Mazama gouazoubira

(G, Fischer [von Waldheim], 1814) Veado-catingueiro X X X X X X X X 176 Fr/Hb LC/NC

ORDEM CARNIVORA Família Canidae

Cerdocyon thous

(Linnaeus, 1766) Cachorro-do-mato X X X X X X X X X X 693 In/On LC/NC

Família Felidae Leopardus tigrinus (Thomas, 1904) Gato-do-mato-pintado X X X X X X X X X X 157 Ca VU/EN Leopardus pardalis (Linnaeus, 1758) Jaguatirica X 4 Ca LC/NC Herpailurus yagouaroundi

(É, Geoffroy Saint-Hilare, 1803) Gato-mourisco X X X 7 Ca LC/VU

Puma concolor

(Linnaeus, 1771) Onça-parda X 1 Ca LC/VU

(41)

Procyon cancrivorus

(G,[Baron] Cuvier, 1798) Mão-pelada X X X X X X X X 29 Fr/On LC/NC

Família Mephitidae Conepatus amazonicus

(Lichtenstein, 1838) Jaritataca X X X X X X 20 In/On LC/NC

Família Mustelidae Galictis cuja (Molina, 1782) Furão X 1 Ca LC/NC ORDEM CINGULATA Família Dasypodidae Dasypus novemcinctus

Linnaeus, 1758 Tatu-galinha X X X X X 22 In/On LC/NC

Euphractus sexcinctus

(Linnaeus, 1758) Tatu-peba X X X X X X X X X X 90 In/On LC/NC

ORDEM PILOSA

Família Myrmecophagidae

Tamandua tetradactyla(Linnaeus,

1758) Tamanduá-mirim X X X X X 10 Myr LC/NC

ORDEM PRIMATES Família Cebidae

Sapajus libidinosus

(Spix, 1823) Macaco-prego X X X X 38 Fr/On LC/NC

ORDEM DIDELPHIMORPHIA Família Didelphidae Didelphis albiventris (Lund, 1840) Gambá-de-orelha-branca X X X X X X X X X X 359 Fr/On LC/NC

(42)

Fig. 3: Curva de acumulação de espécies observada (linha preta) com intervalo de confiança de 95% (linhas tracejadas cinzas) e curva de riqueza estimada por Jacknife 1 (círculos pretos) para a comunidade de mamíferos de médio e grande porte de 10 áreas prioritárias da Caatinga do Rio Grande do Norte, nordeste do Brasil (A); também são apresentadas individualmente as curvas aleatorizadas de acumulação de espécies para cada uma das 10 áreas prioritárias para a conservação estudadas (B).

(43)

Fig. 4: Índice de abundância relativa (ou sucesso de captura) das 14 espécies de mamíferos de médio e grande porte registrados em 10 áreas prioritárias para a conservação da Caatinga do Rio Grande do Norte, nordeste do Brasil. Fonte das ilustrações: De Angelo et al. 2008.

Discussão

As 14 espécies de mamíferos silvestres de médio e grande porte registradas neste trabalho compreendem cerca de um terço das 45 espécies que ocorrem em toda Caatinga (Carmignotto & Astúa 2017), e metade das 28 espécies registradas na Caatinga dos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Ceará (Feijó & Langguth 2013). É preciso ressaltar, contudo, que Carmignotto e Astúa (2017) incluem espécies com ocorrência atual bastante restrita no bioma como Panthera onca e Tapirus terrestris; enquanto Feijó e Langguth (2013) abrangem espécies restritas a brejos de altitude como Coendou baturitensis e Nasua nasua. Nossos resultados são fruto de um dos maiores investimentos em armadilhamento fotográfico já realizados até o

(44)

momento na Caatinga, tanto em termos de esforço quanto em abrangência espacial (Tabela 3). Além disto, este trabalho contribui para diminuir a lacuna de dados mastozoológicos existente no Rio Grande do Norte, evidenciada por Feijó e Langguth (2013). Inventários de mamíferos realizados em outros estados registraram de cinco a 25 espécies de médios e grandes mamíferos (ver Tabela 3), com as maiores riquezas geralmente registradas em ambientes mésicos como brejos de altitude e melhor protegidos como unidades de conservação (Tabela 3). Contudo, diferenças no esforço amostral, abrangência espacial e métodos de levantamento também devem ser considerados. Além disso, variações na riqueza e composição entre as áreas amostradas neste estudo devem ser consideradas.

(45)

Tabela 3. Riqueza de mamíferos de médio e grande porte registrados em levantamentos em áreas de Caatinga (clima semiárido), brejos de altitude (ambientes mésicos relacionados a florestas tropicais úmidas) e outras formações associadas dentro do domínio da Caatinga, com seus respectivos métodos empregados (armadilhamento fotográfico - af; armadilhas de queda ou captura viva - aq; busca ativa por espécimes e vestígios aleatória ou através de transectos - ba; entrevistas - en; espécimes de coleção ou museu - ec; parcelas de pegadas - pp; registros oportunistas – ro). Para o método armadilhamento fotográfico é apresentado (entre parênteses) o respectivo esforço amostral em câmeras-dias. Levantamentos realizados em Unidades de Conservação estão indicados na coluna (UC). Não consideramos registros de Callithrix jacchus, enquanto Didelphis albiventris foi avaliado como mamífero de médio e grande porte. Dias et al. (2014) é focado somente em carnívoros.

Estado Local, município (s) Ambiente UC Riqueza Métodos e esforço Referência

Ceará PARNA de Ubajara, Ubajara Brejo de altitude Sim 19 ba, en Guedes et al. (2000)

Ceará, Pernambuco e Paraíba

RPPN Serra das Almas (CE), RPPN Maurício Dantas (PE), Parque Estadual Pedra da

Boca (PB), vários municípios

Caatinga Sim 13 aq, en, op Cruz et al. (2005)

Bahia PARNA da Chapada Diamantina e arredores, vários municípios

Formações de Caatinga, Cerrado e Floresta Atlântica

Sim 25 aq, ec, en, op Pereira & Geise (2009) Sergipe Fazenda São Pedro, Porto da Folha Caatinga stricto

sensu Não 5 ba, ni Freitas et al. (2011)

Sergipe, Alagoas e Bahia

14 locais amostrais, vários municípios

Caatinga stricto

sensu Não 5 aq, bc, en Bezerra et al. (2014) Sergipe Serra dos Macacos, Tobias Barreto Caatinga stricto

sensu Não 7 ap, ba, en Dias et al. (2014)

Alagoas Serra do Mamão, Traipu Brejo de altitude Não 18 aq, ba Silva & Palmeira (2014) Ceará Maciço de Baturité, vários

municípios Brejo de altitude Não 18 ec, aq, ro, en

Fernandes-Ferreira et al. (2015)

(46)

Sergipe e Bahia

Serra da Guia, Poço

Redondo (SE) e Pedro Alexandre (BA)

Caatinga stricto

sensu Não 8 Ba Rocha et al. (2015)

Paraíba Serra de Santana, vários municípios Caatinga stricto

sensu Não 11 af (475), aq, ba Campos et al. (2016) Piauí e Pernambuco Ouricuri (CE) e São João do Piauí

(PI)

Caatinga stricto

sensu Não 13 af (721), aq, ba Delciellos (2016) Sergipe

MONA Grota do Angico, Poço Redondo e Canindé do São Francisco

Caatinga stricto

sensu Sim 12 af (2.912), pp

Dias & Bocchiglieri (2016) Ceará e Piauí RPPN Serra das Almas, Crateús

(CE) e Buriti dos Montes (PI)

Caatinga stricto

sensu Sim 17

af (3.600), aq, ba,

ro Dias et al. (2017) Bahia Serra de Santana, Senhor do Bonfim

e Jaguarari

Caatinga stricto

sensu Não 13 ba, en

Pereira & Peixoto (2017) Rio Grande do

Norte

10 áreas prioritárias, vários municípios

Caatinga stricto sensu

Sim (1 área),

Referências

Documentos relacionados

Após o estudo do comportamento de aterros sobre solos moles reforçados com colunas de brita com o uso de resultados de instrumentação geotécnica e ferramentas numéricas, tem-se que o

Como exemplo dessa condição de vitimização, revitimização e relação de uma violência com outras violências, estudos demonstram que a experiência de violência

192...46 Tabela 6: Identificação dos alquildibenzotiofenos referentes aos íons m/z 198, 212 e 226...46 Tabela 7: Razões da análise de óleos totais e das frações de

In this study, we present a dataset about occurrence of medium and large sized mammals in Cerrado, the largest neotropical savanna, to answer questions that can help us

Assim sendo, acredita-se que a PHC pode contribuir efetivamente nas questões ligadas ao ensino de Química não só na EJA, mas em qualquer modalidade de ensino, pois além de trabalhar

The richness of mammal species recorded through camera-traps in this study area underscores the importance of REDD+ projects in private areas for conservation, in view of

Connecting these three MPA together to create a network of MPA with the not yet officially declared, Al Bidiyah, could be done through biological corridors and

Nele, vamos encontrar exemplares imemoriais de jongos [...] corimbas [...] onde pinçamos vocábulos e expressões de origem banta [...] Responsáveis pela introdução,