• Nenhum resultado encontrado

A importância do treinamento voltado à segurança do trabalho para as organizações e colaboradores / The importance of occupational safety training for organizations and employees

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "A importância do treinamento voltado à segurança do trabalho para as organizações e colaboradores / The importance of occupational safety training for organizations and employees"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 9, p. 15653-15667 sep. 2019 ISSN 2525-8761

A importância do treinamento voltado à segurança do trabalho para as

organizações e colaboradores

The importance of occupational safety training for organizations and

employees

DOI:10.34117/bjdv5n9-140

Recebimento dos originais: 10/08/2019 Aceitação para publicação: 19/09/2019

Guilherme Gabriel Lopes

Etec Professora Ilza Nascimento Pintus

Endereço: Avenida Salmão, 570, Jardim Aquarius - 12246-260 -São José dos Campos-SP, Brasil

Marcela Alves de Morais

Etec Professora Ilza Nascimento Pintus

Endereço: Avenida Salmão, 570, Jardim Aquarius - 12246-260 -São José dos Campos-SP, Brasil

Tamires Kelly Luz

Etec Professora Ilza Nascimento Pintus

Endereço: Avenida Salmão, 570, Jardim Aquarius - 12246-260 -São José dos Campos-SP, Brasil

Yasmin Cristina Peretta de Siqueira

Etec Professora Ilza Nascimento Pintus

Endereço: Avenida Salmão, 570, Jardim Aquarius - 12246-260 -São José dos Campos-SP, Brasil

Fernanda de Oliveira Silva

UFABC- Universidade Federal do ABC

Endereço: Alameda da Universidade, s/nº, Anchieta - 09606-045 – São Bernardo do Campo - SP, Brasil

Maximilian Espuny

Universidade Estadual Paulista /Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá

Endereço: Avenida Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333, Bairro - 12244-000 – Guaratinguetá-SP, Brasil

(2)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 9, p. 15653-15667 sep. 2019 ISSN 2525-8761

RESUMO

O treinamento cumpre um papel fundamental nas organizações, por meio dele, os colaboradores se tornam muito mais ativos, ágeis, empreendedores e capazes de assumir riscos. Os laboratórios são locais onde são realizadas, atividades de aprendizado prático, que vai além das salas de aula comum, que são a conversação, a escrita e a leitura. As atividades geralmente previstas para um laboratório, em geral envolvem a manipulação de materiais, objetos, equipamentos e ferramentas da área, observação de fenômenos, o controle de variáveis, interpretação de resultados e anomalias. Os laboratórios auxiliam na interdisciplinaridade e na transdisciplinaridade, permite desenvolver diversas áreas, examinar e comprovar várias concepções, beneficiando a capacidade de abstração do estudante. Além do mais, ajuda na resolução de situações-problema do dia-a-dia, permite a construção de conhecimentos e a reflexão em relação a vários aspectos, induzindo-o a fazer inter-relações. De acordo com a análise, 81,08% dos que responderam ao questionário conhecem as normas necessárias. Ao mesmo tempo em que boa parte desconhece os EPI’s necessários para realizar atividades laborais. Dos estudantes, 12,61% do curso relataram que já sofreram algum acidente no laboratório. Deste modo entrevistados, torna-se necessário elaborar placas com avisos de segurança para a utilização dos laboratórios.

Palavras-chave: Gestão de Pessoas; Treinamento; Laboratório.

ABSTRACT

Training plays a key role in organizations through which employees become much more active, agile, enterprising and risk-taking. Labs are places where practical learning activities are carried out, which goes beyond ordinary classrooms, which are conversation, writing and reading. Activities usually planned for a laboratory usually involve the handling of materials, objects, equipment and tools in the area, observation of phenomena, control of variables, interpretation of results and anomalies. The laboratories help in interdisciplinary and trans-disciplinarity, allow developing several areas, examine and prove various conceptions, and benefit the student’s capacity for abstraction. It helps in solving everyday problem situations, allows the construction of knowledge and reflection on various aspects, and induces him to make interrelationships. According to the analysis, 81.08% of respondents know the standards. Most of them are unaware of the PPE required to perform work activities. Of the students, 12.61% of the course reported having had an accident in the lab. Thus, it is necessary to draw up safety warning signs for the use of laboratories.

Keywords: People management; Training; Laboratory.

1 INTRODUÇÃO

O treinamento cumpre um papel fundamental nas organizações, por intermédio dele, os colaboradores se tornam muito mais ativos, ágeis, empreendedores e capazes de assumir riscos. Além de que um funcionário bem treinado tem um entendimento mais amplo sobre conceitos abstratos e uma facilidade maior para assimilar informações e desenvolver habilidades.

(3)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 9, p. 15653-15667 sep. 2019 ISSN 2525-8761 O treinamento voltado para a segurança no trabalho se faz necessário para todos os tipos de organização, em especial, para aquelas que desenvolvem trabalhos insalubres. É uma maneira eficaz de aumentar a produtividade e diminuir acidentes, perdas, e deve ser reconhecida pelas organizações e os seus respectivos colaboradores. Todavia, será que as empresas enxergam o treinamento como um bem e os colaboradores o identificam como uma oportunidade de agregar em sua vida pessoal e profissional?

Nas escolas públicas não existe verbas para que sejam feitas manutenções e instalações nos seus laboratórios. Nas empresas se preza pelas manutenções das máquinas e equipamentos e se esquece dos colaboradores, deixando de lado os treinamentos que deveriam ser adquiridos. A partir disso, pode se causar acidentes graves, colocando em risco a vida dos alunos e colaboradores.

O presente trabalho tem por objetivos demonstrar a importância do treinamento voltado à segurança do trabalho nas organizações, providenciar placas com avisos de segurança para o uso dos laboratórios de Automação Industrial da Etec Professora Ilza Nascimento Pintus, analisar modos de treinamentos para diferentes organizações voltado para a segurança no trabalho e identificar o grau de interesse dos colaboradores para com os treinamentos e posicionamento dos gestores com eles.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Neste capítulo serão abordados os principais conceitos que compõem esse trabalho: Gestão de Pessoas, Treinamento e Laboratório, a fim de introduzir e estruturar o trabalho para que seja possível direcionar uma solução eficaz para o problema encontrado nas organizações com relação ao treinamento voltado para a segurança no trabalho, em especial para a instituição de ensino Etec Professora Ilza Nascimento Pintus.

2.1 GESTÃO DE PESSOAS

A Gestão de Pessoas cuida da alocação de talentos, avaliação de desempenho, capacitação corporativa, remuneração, benefícios, treinamento, desenvolvimento de pessoal, entre outras atividades que estão ligadas ao pessoal. Ainda, contribui para o preenchimento de lacunas de competência que podem ocorrer nas empresas, assim, fazendo com que seja possível desenvolver planos táticos e a orientação de suas políticas. (SILVA, 2010).

As pessoas criam e sustentam as empresas. Assim como as organizações, as pessoas também possuem seus objetivos próprios. Portanto, ambos devem estar em sintonia, para que

(4)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 9, p. 15653-15667 sep. 2019 ISSN 2525-8761 possam gerar resultados e crescimento para os dois. É necessário que a Gestão de Pessoas conheça a empresa, o que ela acredita, sua estrutura, missão, valores, visão e sua cultura, para que seja possível o gerenciamento de habilidades e desenvolvimento de relações “ganha-ganha” entre a organização e seus colaboradores. (KANAPIK, 2008).

Seis processos caracterizam a Gestão de Pessoas. São eles: agregar pessoas, utilizado para introdução de pessoas na organização; aplicar pessoas, utilizado para designar a função de cada um dentro da empresa, acompanhando sua execução; recompensar pessoas, usado como estímulo para realização de necessidades particulares das pessoas, compreendendo remuneração, benefícios, serviços sociais e recompensas. (CREPALDI; STUANI; RODRIGUES, 2013).

Os outros três processos são: desenvolver pessoas, para o desenvolvimento individual e profissional dos indivíduos; manter pessoas, fornecendo condições mentais e ambientais para a realização das atividades; monitorar pessoas, analisando os resultados, a partir do acompanhamento e controle das tarefas. Os processos são harmônicos e interligados entre si. (CREPALDI; STUANI; RODRIGUES, 2013).

A Gestão de Pessoas preza por uma série de fatores como a rapidez no atendimento e a eficácia dos testes aplicados, mas alguns desses fatores dificultam a execução dela dentro da empresa, como os treinamentos e o nível de experiência de um funcionário. (ÁVILA, 2015).

É preciso dar suporte aos processos futuros e aos que já estão em andamento. Mas com a ausência de instrumentos e um sistema que possibilita a integração dos recursos humanos, há falhas na tentativa de estabelecê-la. Um aspecto que deve ser considerado crítico é o processo de desregulamentação do setor, trazendo possíveis consequências e ansiedade aos colaboradores, mesmo que sintam necessidade de mudanças. (DUTRA; HIPÓLITO; SILVA, 2000).

Na Gestão de Pessoas, fatores que ajudam na orientação dos colaboradores, possibilitam o desenvolvimento da organização e permitem uma gestão de pessoal mais eficiente. Estabelecem critérios para alinhamento dos níveis de remuneração e um sistema que possibilita uma integração das práticas dos recursos humanos da forma que tudo aponte a mesma direção e seja flexível para acompanhar mudanças repentinas organizacionais e ambientais. (DUTRA; HIPÓLITO; SILVA, 2000).

O departamento de pessoal integra uma estrutura organizacional e é responsável pelo cumprimento da legislação trabalhista e previdenciária da organização, é essencial para o bom funcionamento da empresa e dentro do departamento está à admissão e a demissão de

(5)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 9, p. 15653-15667 sep. 2019 ISSN 2525-8761 funcionários, o controle de presença, os cálculos de folha de pagamento, 13º salário, férias e outras coisas. Há a exigência de alta capacidade profissional com o relacionamento interpessoal e amplo conhecimento em leis trabalhistas. (ARAUJO, 2012).

O treinamento nas empresas geralmente está ligado às operações esquematizadas com o principal objetivo de melhorar o desempenho atual e futuro, buscando atender a instabilidade que encontramos no mercado de trabalho. Ele visa preparar o funcionário para futuras situações profissionais que possam ser inesperadas. (SILVA; CLEMENTINO; BITTENCOURT, 2012). A moderna Gestão de Pessoas busca o desenvolvimento contínuo e integrado dos funcionários e da organização. O que determina o futuro das empresas é a aptidão que elas possuem para desenvolver as pessoas. (SILVA; CLEMENTINO; BITTENCOURT, 2012).

2.2 TREINAMENTO: APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

O treinamento cumpre um papel fundamental nas organizações, por meio dele, os colaboradores se tornam muito mais ativos, ágeis, empreendedores e capazes de assumir riscos. Ademais, um funcionário bem treinado tem um entendimento mais amplo sobre conceitos abstratos e uma facilidade maior para assimilar informações e desenvolver habilidades. (VOLPE, 2009).

Funcionários treinados compõem uma verdadeira fonte de vantagem competitiva, pois são os responsáveis, em última análise, pela introdução estratégica do serviço ou produto da empresa no mercado. Se uma organização tem como meta ampliar sua produtividade, terá de se garantir de que os funcionários têm as habilidades particulares necessárias para o trabalho, visando esse objetivo. (SILVA, 2006).

A partir do treinamento, as organizações conseguem mudar a cultura e o modo como trabalham, porque o processo de treinar deve estar de acordo com a missão, visão e valores da empresa, tendo em vista que o treinamento não se restringe apenas ao desenvolvimento de habilidades técnicas e conhecimentos, mas também à postura e à conduta desejada no ambiente organizacional. (MORAES, 2014).

Tem por objetivo dar uma formação profissional, para alcançar um grau de capacidade laboral; há especialização, para um campo maior de conhecimento ou de prática própria dentro de uma área especifica; e uma reciclagem, para renovar e atualizar práticas de trabalho; com isso se consegue um aumento direto na produção e na qualidade, ajudando também na motivação. E uma otimização pessoal e organizacional, ajudando num atendimento de exigência de mudanças, já que o mercado sempre pede por inovação. (MARRAS, 2009).

(6)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 9, p. 15653-15667 sep. 2019 ISSN 2525-8761 Diversos benefícios são adquiridos com treinamento, benefícios para o colaborador e para a organização, mas nem todos eles podem ser expressos em dinheiro. Alguns benefícios podem ser intangíveis, indefiníveis ou podem ocorrer após o processo de avaliação. Dentre os definíveis destacam-se a eficácia organizacional, trazendo mais produtividade aos funcionários, melhorando seu rendimento e enriquecendo sua carreira profissional. (MANSILHA, 2009).

2.3 LABORATÓRIO: ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA

Laboratório é o local onde são realizadas atividades de aprendizado prático, que vai além das salas de aula comum, que são a conversação, a escrita e a leitura. As atividades que geralmente são previstas para um laboratório, em geral, envolvem a manipulação de materiais, objetos, equipamentos e ferramentas da área, observação de fenômenos, o controle de variáveis, interpretação de resultados e anomalias. (BORBA; CARVALHO, 2011).

O laboratório auxilia na interdisciplinaridade e na transdisciplinaridade, permite desenvolver diversas áreas, examinar e comprovar várias concepções, beneficiando a capacidade de abstração do estudante. Além do mais, ajuda na resolução de situações-problema do dia a dia, permite a construção de conhecimentos e a reflexão em relação a vários aspectos, induzindo-o a fazer inter-relações. (CRUZ, 2009).

Dentro das instituições geridas pelo Centro Paula Souza existe um plano de curso que tem por objetivo trazer todos os requisitos que são necessários para poder ingressar, se manter e se formar no curso, seja ele, automação industrial, administração ou informática. Dentro do plano de curso de automação industrial mostra-se as capacitações que os alunos terão após concluir o curso e áreas de conhecimento que poderão atuar quando forem entrar no mercado de trabalho. (CENTRO PAULA SOUZA, 2011).

O plano utilizado pelos professores auxilia nos conteúdos que devem ser passados e, também, traz informações sobre a carga horária em relação a aulas, estágio e TCC. É possível ver informações sobre as aulas que são dadas em laboratórios da instituição e em como as aulas são definidas de acordo com o módulo ou ano que se está cursando. (CENTRO PAULA SOUZA, 2011).

3 MÉTODO

Foram realizadas pesquisas de cunho qualitativo, que tem como objetivo aprimorar o entendimento de uma empresa, grupo social, entre outros. E pesquisas exploratórias, que

(7)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 9, p. 15653-15667 sep. 2019 ISSN 2525-8761 promovem maior intimidade com o problema, visando deixá-los mais evidentes. (GERHARDT; SILVEIRA, 2009).

Realizou-se um questionário com 120 alunos do Etim de Automação Industrial da Etec Professora Ilza Nascimento Pintus, situada na cidade de São José dos Campos, a fim de analisar as falhas na segurança dos laboratórios utilizados por eles. E verificar como são instruídos na realização das atividades.

Entrevistas semiestruturadas na qual foram realizadas perguntas aos professores e coordenadores do curso de Automação Industrial, com intuito de analisar o conhecimento e preparo dos professores sobre a segurança dos laboratórios.

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Neste capítulo iremos abordar os resultados obtidos através de questionário realizado com alunos e entrevistas realizadas com os professores de Etim e Modular da Instituição. Por intermédio do questionário realizado foram formulados gráficos para melhor compreender os resultados obtidos.

4.1 RESULTADO DO QUESTIONÁRIO DOS ALUNOS

Figura 1 - Frequência do uso dos equipamentos de laboratórios de automação por semana

Fonte: Próprios autores, 2018.

É possível observar na Figura 1, que os alunos utilizam os equipamentos do laboratório de automação com uma frequência razoável. Levando em consideração que os eles têm aproximadamente 6 aulas que implicam a utilização de laboratório, cerca de 33,3% dessas aulas são realmente ministradas neste ambiente.

83,78% 10,82% 0,9% 4,5% 1 a 2 vezes 3 a 4 vezes 6 ou mais vezes nenhum

(8)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 9, p. 15653-15667 sep. 2019 ISSN 2525-8761

Figura 2 - Orientação inicial sobre o uso do laboratório

Fonte: Próprios autores, 2018.

A maioria dos alunos relata que obteve orientação no início do curso sobre o uso dos laboratórios. É possível observar que menos da metade dos estudantes não receberam ou não se lembram das orientações, mais precisamente, 18,02% dos que responderam ao questionário (FIGURA 2).

Figura 3 - Exigências quanto ao uso dos laboratórios de automação

Fonte: Próprios autores, 2018.

Boa parte dos alunos conhece as exigências necessárias para a utilização dos laboratórios, como: óculos de segurança, cabelo preso, sapato fechado, EPI’s em geral, correspondendo a um percentual de 75,68%. Enquanto, 24,32% dos estudantes dizem não conhecer essas exigências (FIGURA 3).

81,98% 11,71%

6,31%

sim não não lembro

75,68% 24,32%

(9)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 9, p. 15653-15667 sep. 2019 ISSN 2525-8761

Figura 4 - Conhecimento sobre as normas de utilização do laboratório de automação

Fonte: Próprios autores, 2018.

Observa-se na Figura 4 que a maior parte dos alunos têm conhecimento sobre as normas de utilização do laboratório. De acordo com a análise, 81,08% dos que responderam ao questionário conhecem as normas necessárias, enquanto 18,92% corresponde à parcela de estudantes que não conhece essas normas.

Figura 5 - Índice de acidentes (graves ou não) dentro do laboratório de automação

Fonte: Próprios autores, 2018.

A maioria dos alunos relata que nunca sofreu acidente dentro do laboratório, mais precisamente, 87,39% deles, mas uma minoria de 12,61% diz já ter sofrido algum tipo de acidente no ambiente escolar (FIGURA 5).

81,08% 18,92% Sim Não 12,61% 87,39% Sim Não

(10)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 9, p. 15653-15667 sep. 2019 ISSN 2525-8761

Figura 6 - Conhecimento dos alunos para com as medidas de segurança a serem tomadas em caso de acidentes

Fonte: Próprios autores, 2018.

Conforme a Figura 6, 54,05% dos alunos têm conhecimento sobre as medidas de segurança a serem tomadas em caso de acidentes, baseado em seus próprios conhecimentos. 27,03% alegam não saber sobre essas medidas e apenas 18,92% dos alunos dizem receber orientações de seus professores ou da instituição.

4.2 RESULTADO DAS ENTREVISTAS COM OS PROFESSORES

Foram realizadas entrevistas com os professores do Etim e Modular da instituição técnica Professora Ilza Nascimento Pintus para melhor entendimento das normas e dos treinamentos que são aplicados

54,05% 18,92%

27,03%

Sim, de acordo com os meus conhecientos

Sim, de acordo com as orientações que o professor ou a escola já deram Não

(11)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 9, p. 15653-15667 sep. 2019 ISSN 2525-8761

Fonte: Próprios autores, 2018.

A partir do Quadro 1, pode-se auferir que apenas dois dos oito entrevistados apresentaram algum treinamento para auxiliar os alunos no manuseio de máquinas. Ao passo que apenas dois alegaram não receber treinamento específico para manuseio dessas.

5 DISCUSSÃO

Pode-se verificar que os alunos usam o laboratório com uma frequência razoável. Observa-se que a maioria frequenta o ambiente de uma a duas vezes na semana, levando em conta que eles têm aproximadamente 6 aulas que implicam o uso do laboratório, cerca de 33,3% dessas aulas são realmente ministradas no local.

(12)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 9, p. 15653-15667 sep. 2019 ISSN 2525-8761 A maioria dos alunos diz que obteve instruções no início do curso sobre o uso adequado dos laboratórios de automação. Menos da metade dos estudantes relata não se lembrar ou não ter recebido as orientações necessárias para o uso dos laboratórios.

Com base na observação da Figura 3, é possível concluir que 75,68% dos alunos conhecem as exigências quanto ao uso dos laboratórios de automação (EPI’s), mas 24,32% deles respondem o contrário disso. Esse percentual, embora inferior ao que diz respeito às respostas positivas, indica que vários estudantes desconhecem a importância dos equipamentos e vestimentas que contribuem para sua segurança ao executar atividades laborais.

Analisando a Figura 5, observa-se que 12,61% dos alunos relatam que já sofreram algum tipo de acidente ao executar atividades em laboratório. Esse percentual, mesmo não correspondendo a nem metade dos estudantes, é preocupante, tendo em vista que o ideal é que acidentes sejam evitados ao máximo, principalmente se tratando do ambiente escolar.

A análise da Figura 6, acusa que a maior parte dos conhecimentos sobre as medidas de segurança a serem tomadas em caso de acidente foram adquiridas pelos alunos fora do ambiente escolar, ou seja, falta instrução quanto a isso. Observa-se também que 27,03% dos alunos dizem não ter conhecimento sobre nenhuma medida de segurança em caso de acidente, esse número pode ter relação com os dados que mostram a ocorrência de acidentes nos laboratórios, já que a falta de conhecimento sobre as medidas de segurança podem acarretar a ocorrência de acidentes que poderiam ser evitados ou acabar piorando uma situação, trazendo consequências negativas.

Com base nas entrevistas feitas com os professores do curso de Automação Industrial da Etec de São José dos Campos, observa-se que eles não recebem um treinamento específico para auxiliar os alunos no uso das máquinas utilizadas em laboratório, alguns ressaltam que a capacitação é por conta da formação acadêmica do próprio professor.

Os professores relatam que há treinamento oferecido pelo Centro Paula Souza para conhecimento sobre o manuseio das máquinas, mas que a realização desse curso depende da iniciativa do professor, ou seja, não é obrigatório. Ressaltam ainda que a maioria dos professores não recebem esse treinamento por falta de tempo.

Todos os professorem entrevistados concordam com a importância do treinamento voltado para a segurança. Cinco dos oito profissionais que responderam à entrevista disseram que há segurança, na medida do possível, nos laboratórios da escola, mas a maioria fez ressalvas quanto a ergonomia e instalações elétricas inadequadas.

(13)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 9, p. 15653-15667 sep. 2019 ISSN 2525-8761 A partir das entrevistas também foi possível observar que todos prezam pelo uso de EPI’s. Cinco dos oito entrevistados relataram que já presenciaram acidentes em ambiente organizacional. Na escola os acidentes não foram graves, apenas cortes pequenos e curto circuitos, mas fora da instituição já presenciaram situações de alto risco, como um aluno que ficou preso em uma máquina e um dos professores relatou que presenciou duas mortes por conta de acidente no trabalho.

Com base na entrevista realizada com o presidente da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da mesma escola, conclui-se que o papel desta comissão é conscientizar os colaboradores sobre as regras de segurança, procurar áreas ou situações de risco, determinar soluções para eles e auxiliar as pessoas, visando a máxima segurança.

Segundo o presidente da CIPA, os professores se mostram interessados pelos treinamentos oferecidos com relação à segurança e ao manuseio adequado das máquinas, mas falta tempo para que possam colocar o curso em prática.

5 CONCLUSÃO

A partir das pesquisas, entrevistas e questionários foi possível evidenciar a importância do treinamento voltado à segurança do trabalho.

A má execução de trabalhos com níveis de periculosidade pode causar sérios acidentes, por isso o treinamento se faz necessário em qualquer organização, a fim de prevenir erros que podem colocar em risco a segurança dos colaboradores, e também para que quando for preciso tomar decisões tempestivas por causa de falhas que podem indicar perigo.

Por meio dos questionários aplicados aos alunos foi possível observar que muitos deles não receberam orientação para uso seguro do laboratório de Automação Industrial, a boa parte desconhece os EPI’s necessários para realizar atividades laborais. O desejado é que o índice de acidentes ocorridos fosse o mais próximo de 0, mas 12,61% dos estudantes do curso relataram que já sofreram algum acidente no laboratório, o que não deixa de ser um dado preocupante. Observa-se ainda, que a maioria dos alunos só sabe como agir em caso de acidentes baseando-se em baseando-seus conhecimentos próprios, o que indica que não são bem preparados para situações de emergência.

Analisando a situação dos estudantes do curso de Automação Industrial da Etec Profª Ilza Nascimento Pintus, torna-se necessário elaborar placas com avisos de segurança para a utilização dos laboratórios, de forma que todos os que utilizarem possam estar cientes das

(14)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 9, p. 15653-15667 sep. 2019 ISSN 2525-8761 preocupações e medidas de segurança que garantem a boa utilização do ambiente, sem riscos para sua saúde física.

O uso de placas e avisos chamativos é mais dinâmico e permite uma melhor compreensão da necessidade de se prevenir contra os acidentes, assim as atividades poderão ser executadas de maneira adequada e com 100% de aproveitamento.

REFERÊNCIAS

ARAUJO, N. A importância do Departamento De Pessoal. Disponível em:

<http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/a-importancia-do-departamento-pessoal/67329>. Acesso em: 28 de ago. de 2018.

ÁVILA, L. Gestão de pessoas. Disponível em: < http://estudio01.ufsm.br>. Acesso em: 19 de abr. de 2018.

DUTRA, S. J; HIPÓLITO, M. A. J; SILVA, M. C. Gestão de pessoas por competências: o

caso de uma empresa do setor de telecomunicações. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-65552000000100009&script=sci_arttext>. Acesso em: 15 de ago. de 2018.

GERHARDT, E.T; SILVEIRA, T, D. Métodos de pesquisa. UFRGS, 1ª Ed, 2009.

KANAPIK, J. Gestão de pessoas. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=1sYmrgQEQXEC&printsec=frontcover&dq=recruta

mento+e+sele%C3%A7%C3%A3o&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjZnZiLlobdAhVCxpAKHW_DCtMQ6AEIKDAA#v=onepage& q=recrutamento%20e%20sele%C3%A7%C3%A3o&f=false>. Acesso em: 10 de ago. de 2018.

MANSILHA, S. Desenvolvimento e treinamento empresarial. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=Gj5KBQAAQBAJ&pg=PA144&dq=benef%C3%ADci

os+do+treinamento&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwizoo_7hrvdAhULj5AKHYGRCGwQ6AEIOTAD#v=onepage&q=b enef%C3%ADcios%20do%20treinamento&f=false>. Acesso em: 14 de set. de 2018.

(15)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 9, p. 15653-15667 sep. 2019 ISSN 2525-8761 MARRAS, P. J. Administração de Recursos Humanos- Do operacional ao estratégico. Saraiva, 13ª Ed. 2009.

MORAES, A. Treinamento e desenvolvimento. Governo do Estado de São Paulo.

Disponível em:

<https://sisacad.educacao.pe.gov.br/bibliotecavirtual/bibliotecavirtual/texto/CadernodeRHTre inamentoeDesenvolvimento1RDDI.pdf>. Acesso em: 15 de set. de 2018

Normas Gerais de conduta escolar. Disponível em:

<http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/Educacao/Doutrina/Normas%20Gerais%20de%2 0Conduta%20Escolar%20%20Secretaria%20Estadual%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o .pdf>. Acesso em: 23 de mai. de 2018.

RODRIGUES, R. P. A Importância da Gestão de Contabilidade de Rh nas Organizações. Disponível em: <https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol__1373923274.pdf>. Acesso em: 27 de ago. de 2018.

SILVA, H. F. D; CLEMENTINO, J. C; BITTENCOURT, P. O. S. Aprendizagem

Treinamento e Desenvolvimento nas Organizações. Disponível em:

<https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/40088684/A_Aprendizagem_Treiname nto_e_Desenvolvimento_nas_Organizacoes.pdf?>. Acesso em: 29 de ago. de 2018.

SILVA, S. R. Gestão de Pessoas: Capital Humano e Modelos de Gestão //http://pgsskroton.com.br/seer/index.php/renc/article/viewFile/2525/2415// Acessado em: 13 de ago. de 2018

VOLPE, A. R. A importância do treinamento para o desenvolvimento do trabalho.

Engenharia de produção. Disponível em:

Imagem

Figura 1 - Frequência do uso dos equipamentos de laboratórios de automação por semana
Figura 3 - Exigências quanto ao uso dos laboratórios de automação
Figura 5 - Índice de acidentes (graves ou não) dentro do laboratório de automação
Figura 6 - Conhecimento dos alunos para com as medidas de segurança a serem tomadas em caso de acidentes

Referências

Documentos relacionados

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e

The chemical composition of elephant grass and dehydrated cashew bagasse used in silage are shown in Table 1.. The regression equations, determination coefficients, and

Quais s ˜ao suas atitudes quanto a reduc¸ ˜ao dos impactos ambientais causados pela utilizac¸ ˜ao de seu computador. Pol´ıticas de reduc¸ ˜ao impactos ambientais devem ser

informações advindas da tecnologia que vem tomando novos moldes e assumindo um papel importante para o desempenho das organizações e seu olhar sobre suas equipes. Por

De acordo com os dados e informações coletadas para execução deste trabalho, foi possível observar que o modelo de RH estratégico vem se tornando cada dia mais essencial nos

A vida, para estas autoras, tornou-se mais “individual” numa época que o Martin Albrow (1997. In: The global age. Stadford: Standford Univ. Press apud CALHEIROS e PAIVA, 2001)

Essa área do direito é de suma importância no que diz respeito à proteção do empregado e dos autônomos, pois, após tanto tempo de trabalho, é por meio da providência social que

Sua meta é preservar a segurança dos trabalhadores a partir de programas de prevenção, como a CIPA – sigla para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que visa a