• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CURSO DE NUTRIÇÃO QUESTÕES ELABORADAS PELA PROFª JANAÍNA SENNA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CURSO DE NUTRIÇÃO QUESTÕES ELABORADAS PELA PROFª JANAÍNA SENNA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CURSO DE NUTRIÇÃO

QUESTÕES ELABORADAS PELA PROFª JANAÍNA SENNA

INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL Não se vê mais inclusão digital somente

como acesso ao computador, isto vai muito além, atingindo os bancos eletrônicos, urnas de votação e principalmente o acesso à Internet. De acordo com o IBGE, dos 5.507 municípios brasileiros, em 2000, menos de 350 têm infra-estrutura de acesso local à Internet. Este deveria ser o primeiro passo, a ser dado, para que a inclusão digital começasse a ter cenário de crescimento no Brasil. O quadro abaixo representa o perfil dos brasileiros, excluídos e incluídos digitais, segundo a média de anos de estudo, a idade média e a renda média mensal.

Incluídos digitais 16.209.223 8,7 31,1 1677,15

Excluídos digitais 153.663.627 4,4 28,0 452,44

Total (Brasil) 169.872.850 4,8 28,3 569,30

Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2000.

Média de anos

de estudo Idade média

Renda média mensal (R$) População

Quadro resumo do mapa social da população brasileira Incluídos e excluídos

digitais

Você considera que o acesso a internet pode promover melhoria na vida social dos brasileiros? Os dados apresentados na Tabela acima corroboram com a sua visão?

Resposta

• Sim e muito. A utilização da internet ajuda a desburocratizar a vida, grande parte dos serviços do governo federal são oferecidos na rede mundial de computadores. O mais conhecido é o recebimento de declaração de Imposto de Renda. A internet é a maior biblioteca do mundo. Em poucos minutos, é possível reunir informações suficientes para a realização de um bom trabalho escolar e

(2)

dados importantes para a execução de tarefas profissionais. A comunicação por e-mail permite a transferência de uma quantidade enorme de conhecimento de um ponto a outro do planeta. Conversas pela rede mundial de computadores são mais baratas que por meio de telefone. As ferramentas contidas em um simples microcomputador permitem a organização da vida em diversos níveis. É possível elaborar desde um simples orçamento doméstico a um complexo demonstrativo financeiro de uma grande empresa.

A inclusão digital é vista também como um incentivo à alfabetização e como uma ferramenta na busca da cidadania. Ao perceber as possibilidades abertas pelo mundo digital, o analfabeto descobre a necessidade de aprender a ler e escrever, a comunidade carente percebe formas de lutar por melhores condições de vida, o desempregado cria novas fontes de renda.

O chamado ‘‘analfabetismo digital’’ é um obstáculo à melhoria das condições de vida da população mais pobre, que já sofre com falta de água, energia elétrica, esgoto e transporte. Sem conhecimentos de informática, os trabalhadores são descartados no momento em que disputam vagas com melhor remuneração no comércio, um setor que está cada vez mais informatizado. Se uma pessoa não sabe ligar um computador, ignora o que é um mouse e nunca entrou na Internet, as chances de uma boa colocação são pequenas.

Os dados apresentados na tabela acima confirmam a importância do uso de computadores na melhoria da vida social dos brasileiros. Uma vez que, analisando pela faixa de renda média mensal, pode-se notar que os incluídos digitais possuem uma renda média 4 vezes maior que os excluídos. Além disso, a favor dos incluídos digitais pesa o fato destes terem em média de 8,7 anos de estudos, valor bastante superior comparando-o com a dos excluídos (4,4 anos), representando quase o dobro. Estas informações nos levam a crer que a inclusão na era digital e, sobretudo o acesso a internet, proporciona uma melhoria na vida social e econômica das pessoas.

Através dos dados apresentados, podemos verificar que 9,54% da população brasileira, em 2000, era considerada como incluídos digitais, enquanto 90,46%

(3)

faziam parte dos excluídos. Na sua opinião, se todos os alunos do curso de nutrição estivessem dentro da categoria de incluídos digitais, haveria benefícios para o curso? Justifique sua resposta. Esta questão poderá ser adaptada a outro Curso da área da saúde.

Resposta

• Se todos os alunos do curso fizessem parte dos incluídos digitais, o curso seria bastante favorecido, uma vez que a internet e a informática são vias privilegiadas da comunicação mundial dos nossos dias. Assim, os estudantes poderiam estar atualizados com os artigos feitos por nutricionistas de diversos lugares do Brasil e do mundo, bem como participar de grupos de discussão que apresentam debates sobre o curso. Mas para isto, as escolas deveriam desde a entrada dos alunos no ensino fundamental ter uma disciplina destinada a informática. Estudos comprovam a maior facilidade de crianças no acesso à tecnologia que pessoas na fase adulta. Desta maneira deve haver um investimento direto nas escolas, de forma que as novas tecnologias sejam ferramentas de trabalho dos alunos, o mais cedo possível. A infra-estrutura do estabelecimento de ensino (acesso a biblioteca, laboratório de ciências, laboratório de informática, quadra de desporto, Internet) tem uma influência relevante sobre o aprendizado. Assim, o combate à exclusão digital poderá provocar melhorias consideráveis do desempenho escolar.

GLOBALIZAÇÃO "O furacão financeiro que veio da Ásia, passou pela Europa,

Estados Unidos e chegou ao Brasil, teve pelo menos uma vantagem didática. Ninguém mais pode alegar que nunca ouviu falar da globalização financeira. Até poucos anos, era provável que poucos soubessem onde ficava a Tailândia ou Hong Kong. Hoje muita gente sabe que um resfriado nesses lugares pode virar uma gripe aqui". A Globalização implica em uniformização de padrões econômicos e culturais em âmbito mundial. As informações percorrem rapidamente os lugares do mundo. Sob esta ótica, descreva os pontos positivos que a globalização traz para a Nutrição.

(4)

Resposta

• Acesso a bens e serviços não produzidos internamente. • Padrões de qualidade mais homogêneos.

• Do ponto de vista do acesso à informação, para pesquisadores, professores, alunos e usuários comuns se tem uma maior disseminação da informação em economias globalizadas.

• Há uma maior preocupação com o alimento consumido: exemplo o caso da Febre Aftosa ou o Mal da Vaca Louca. Países que importam gêneros alimentícios de outros países, no caso de uma vigilância sanitária não rigorosa, estão suscetíveis a riscos de saúde.

• Possibilitar o debate de alternativas viáveis para o combate à fome. Soluções que funcionaram em outros países podem ser discutidas e adaptadas para a grande diversidade de países que enfrentam esse problema. Iniciativas que já provaram não dar certo podem ser descartadas ou modificadas para funcionarem na prática. A globalização neste caso específico pode representar economia de tempo e investimento na melhoria de vida da população.

• Com relação a padrões alimentares são verificados pontos positivos e negativos: porque devido a maior influência de determinada cultura de um país se pode mudar os hábitos alimentares de uma região, tornando-se mais obesa, por exemplo, o que acarretaria custos sociais futuros quanto à assistência a saúde.

(5)

Abaixo encontra-se o percentual de estudantes de 18 a 24 anos do ensino superior. É possível verificar que este contingente da população é tido como uma classe privilegiada, uma vez que uma pequena parcela dos jovens tem acesso ao ensino superior. 1991 2000 São Paulo 7,0 10,9 Rio de Janeiro 7,6 10,6 Espírito Santo 3,5 7,5 Minas Gerais 3,8 6,7

Fonte: Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. Unidades da Federação

Percentual de pessoas de 18 a 24 com acesso ao curso superior - 1991 e 2000

Anos Censitários

➪ Discuta os dados apresentados pelo “Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil”, sobre o acesso ao curso superior – 1991 e 2000.

Resposta

Os indicadores de educação têm avançado no país, mas ainda revela um quadro desigual: no Brasil a maior parcela dos estudantes de 18 a 24 anos de idade que freqüentam o ensino superior pertencem ao estrato de renda mais favorecido da sociedade, com melhor condição socioeconômica e na maioria brancos. Contudo, a medida que se avança na escolaridade observam-se ganhos de rendimentos e uma maior inserção no mercado de trabalho. Pertencer a um grupo como este é pensar no desenvolvimento humano, social e econômico do país. Isto permite o país adquirir massa intelectual, bem como possuir um mercado de trabalho mais escolarizado, com maior rendimento e menos desigual.

➪ Sendo você uma parcela dos privilegiados que tem acesso ao curso universitário, descreva de forma sucinta a importância da conclusão do curso superior em sua vida.

Do ponto de vista pessoal: constitui meio de inserção no mercado de trabalho, melhores oportunidades de trabalho, acesso a postos de trabalho com maior

(6)

remuneração, realização pessoal (pode ser que pai e mãe não tenha tido essa oportunidade), etc.

BIODIVERSIDADE Estima-se que o Brasil tenha pelo menos 15% das espécies

que existem no planeta. Cerca de 200 mil espécies já são conhecidas, mas calcula-se que esse número pode ser 10 vezes maior, ou seja, 2 milhões de espécies no país. Delas poderão vir os novos medicamentos e os futuros alimentos. A conservação da biodiversidade assegura também a continuidade dos serviços prestados pela natureza a fertilidade do solo, os recursos hídricos, a retirada de carbono da atmosfera, a continuidade do clima, a cadeia da vida que nasce nos mangues, as espécies do mar. Mas a biodiversidade brasileira está ameaçada. Já perdemos quase 15% da Amazônia, mais de 90% da Mata Atlântica, pelo menos 80% dos Cerrados, grande parte da caatinga, e enfrentamos graves problemas na zona costeira.

De que forma você poderia relacionar a Biodiversidade com o curso de Nutrição? Esta questão poderá ser adaptada a outro Curso da área da saúde.

Resposta

A grande existência de variedade de espécies animais, vegetais e de microorganismos faz com que o estudo de novos alimentos passem a ser freqüentes, de modo a observarmos seus benefícios e nutrientes. Desta forma, através do Curso de Nutrição, poderemos avaliar as vantagens do uso de novas espécies em dietas que buscam a melhoria da saúde e bem-estar da população. Enquanto o mundo industrializado e as sociedades ricas voltam as costas para a biodiversidade, os países em desenvolvimento continuam dependendo dos recursos biológicos para sua alimentação e nutrição, principalmente no Brasil, onde existe uma flora e fauna bem diversificada.

(7)

ÉTICA E CIDADANIA. O dever do profissional da área médica para com o

paciente deve ser a sua principal preocupação. Responsabilidades contratuais e outras ficam em segundo plano. Uma decisão médica deve ser tomada com honestidade e consciência. O conceito de ética é proporcionar informações da melhor forma possível para que o indivíduo possa decidir e agir com autonomia. O maior respeito será sempre mantido pela vida e pelo bem-estar. Questões financeiras não devem nunca influenciar a condução das práticas e condutas na área médica.

a) Com este propósito, formule um tema de pesquisa a fim de avaliar a relação profissional/paciente e informe a melhor forma de coletar os dados (amostra ou população, justificando sua resposta.

Tema: Avaliação dos benefícios obtidos através da relação médico/paciente. Forma de coletar os dados: por amostra, ou seja, a pesquisa seria realizada com um subgrupo de todos os pacientes de uma clínica. Uma vez que haveria muito custo em pesquisar todos os doentes do lugar em questão.

b) Sugira 3 variáveis importantes para compor este estudo e classifique-as. Você, um futuro profissional da área da saúde, qual seria sua atitude mediante a um paciente que lhe informa que não há mais recursos para continuar o tratamento?

Variáveis:

• Você acha importante o médico perguntar sobre o seu histórico familiar? Possíveis respostas: sim, não e às vezes – Variável Qualitativa Nominal.

• Qual a sua atitude mediante a um médico que não consegue explicar as causas do seu “problema”? Possíveis respostas: procuraria outro profissional; tentaria mais uma vez. – Variável Qualitativa Nominal.

• Quantas vezes você já deixou de ir a um determinado médico por ele ter te tratado como se você não passasse de “mais um paciente”? – Variável Quantitativa Discreta

(8)

• Qual o seu grau de satisfação com o médico que está te atendendo no momento? Possíveis respostas: alto, médio e baixo – Variável Qualitativa Ordinal.

• No período de um ano já sentiu necessidade de trocar de médico? Possíveis respostas: sim e não – Variável Qualitativa Nominal.

Referências

Documentos relacionados

Por esta razão, objetivamos analisar a política de expansão da Igreja Católica na Bahia, na década de 1950, e sua correlação com a criação do Primeiro Bispado em Vitória

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA BIOQUÍMICA RELACIONADA À

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA BIOQUÍMICA RELACIONADA À

Para isso, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos: Elaborar um instrumento que afira o nível de acessibilidade disponível num dispositivo móvel,

Analisou-se o efeito dos parâmetros marcha lenta, excesso de rotação do motor para valores superiores a 2.000 rpm, pontos neutros e velocidades superiores a 80 km/h, com o objetivo

Figura A53 - Produção e consumo de resinas termoplásticas 2000 - 2009 Fonte: Perfil da Indústria de Transformação de Material Plástico - Edição de 2009.. A Figura A54 exibe

A cor “verde” reflecte a luz ultravioleta, porém como as minhocas castanhas são mais parecidas com as minhocas verdadeiras, não se confundem com a vegetação, sendo

Boaventura de Souza Santos (2010) propõe uma racionalidade mais ampla e cos- mopolita que a racionalidade moderna ocidental, uma racionalidade que descortine a