• Nenhum resultado encontrado

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 1ª PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA E FILOSOFIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 1ª PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA E FILOSOFIA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1ª PP de História e Filosofia / 2º ano / Élida / Pág. 1

2016

1ª PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA E FILOSOFIA

Aluno(a): Nº

Ano: 1º Turma: Data: 02/04/2016 Nota:

Professor(a): Élida Valor da Prova: 40 Pontos

Orientações gerais: 1) Número de questões desta prova: 15

2) Valor das questões: Abertas ( 5) 4,0 pontos cada. Fechadas (10): 2,0 pontos cada. 3) Provas feitas a lápis ou com uso de corretivo não têm direito à revisão.

4) Aluno que usar de meio ilícito na realização desta prova terá nota zerada e conceituação comprometida.

5) Tópicos desta prova: - Egito.

- Fenícia e Israel. - Pérsia.

- Grécia.

- Arte na mesopotâmia e Egito. - O nascimento da Filosofia. - A busca da Verdade.

1ª Questão:Terra dos faraós, das pirâmides, do papiro, das múmias e da esfinge, O Egito antigo deixou imensa herança cultural.

Sobre essa civilização, responda:

a) Qual foi à influência da natureza e do trabalho humano na construção da sociedade?

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) A religião foi muito importante para a manutenção da ordem existente e, portanto, do domínio dos camponeses pelo Estado, chefiado por um “deus”, o Faraó.

(Vicentino, Claudio. História para o Ensino Médio: história geral e do Brasil: volume único. São Paulo: Scipione, 2001.p, 44).

O texto acima discutiu o papel da religião no controle dos camponeses no Egito Antigo. Assim sendo, discorra sobre três características importantes da religião na sociedade egípcia.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

COLÉGIO XIX DE MARÇO

(2)

1ª PP de História e Filosofia / 2º ano / Élida / Pág. 2 ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ c) Como se deu o processo de centralização política do Egito?

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ d) Quais são os três grandes legados deixados pela civilização egípcia para a humanidade?

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

2ª Questão: Em 3200 a.C., Menés ficou conhecido por ser o primeiro Faraó do Egito Antigo. Durante

os seus reinados, os faraós possuíam bastante poder político e econômico. Diante disso, marque a alternativa correta sobre o que foi a Teocracia na civilização egípcia.

a) Os Faraós tinham autonomia política e econômica na civilização egípcia, mas, em relação à religião, eles não demonstravam tanta autoridade, pois os deuses eram considerados os mais poderosos pelos indivíduos egípcios.

b) Teocracia foi uma forma de governo no Egito Antigo em que os Faraós promoveram uma aliança entre religião e política, uma vez que eles eram adorados como deuses e respeitados como rei. c) Um governo teocrático era simplesmente aquele em que os indivíduos eram governados por um Faraó que, apesar do grande poder político e econômico, não era visto como um deus.

d) Somente o Faraó Mentuhotep II, durante o Médio Império, conseguiu promover uma monarquia teocrática em que ele era visto como um deus perante os indivíduos egípcios.

e) Os egípcios não acreditavam na vida após a morte, mumificavam os cadáveres dos faraós colocando-os em pirâmides, com o objetivo de preservar o corpo.

3ª Questão: Entre os povos que se destacaram na Antiguidade Oriental, os hebreus são considerados

os únicos que sobreviveram ao desmoronamento de milenares impérios da história da humanidade. Sobre a sociedade hebraica na época antiga, responda:

a) No que se refere à organização política, é possível identificar três períodos na história do povo hebreu. Quais são esses períodos?

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(3)

1ª PP de História e Filosofia / 2º ano / Élida / Pág. 3 b) Qual o significado de Cisma, Êxodo e Diáspora para esses povos?

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ c) Os hebreus não desenvolveram um império, mas deixaram uma importante herança. Qual foi seu maior legado? ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

4ª Questão: Sobre a arte egípcia e mesopotâmica, é incorreto afirmar:

a) As grandes manifestações da arquitetura egípcia eram as pirâmides, construções de caráter monumental e religioso, destinadas a servir de túmulo para os faraós, refletindo a grande preocupação com a vida após a morte.

b) Na pintura, as figuras eram representadas com os olhos e os ombros em perfil, embora com restante do corpo de frente.

c) A escultura egípcia obedecia a uma orientação predominantemente religiosa. Eram numerosas as estátuas esculpidas com a finalidade de ficar dentro de túmulos. A escultura egípcia atingiu seu desenvolvimento máximo com os sarcófagos, esculpidos em pedra ou madeira.

d) A cultura egípcia foi profundamente marcada pela religião e pela supremacia política do faraó. Esses dois elementos exerceram grande influência nas artes (arquitetura, escultura, pintura, literatura) e na atividade científica.

e) A gradação, a mistura de tonalidades, o claro-escuro não eram utilizados.

5ª Questão: Os fenícios, que desenvolveram sua civilização na região onde hoje se encontra o Estado

do Líbano, destacaram em diversos aspectos.

a) Relacione a posição geográfica com a atividade econômica desses povos.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(4)

1ª PP de História e Filosofia / 2º ano / Élida / Pág. 4 b) Comente a frase, apresentando argumentos que possam comprovar a informação abaixo.

“Os fenícios não tiveram apenas importância econômica, mas também cultural”.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

6ª Questão: No Novo Império Egípcio (1580 - 525 a. C.), a revolução promovida por Amenófis IV

(também chamado Akhnaton) teve grande significado porque consistiu na:

a) expulsão dos hicsos, povo semita que dominava o Egito desde o Antigo Império;

b) unificação das diferentes províncias - nomos - evitando assim a fragmentação do Estado; c) realização de modificações na estrutura social do Egito, para eliminar as oligarquias agrárias; d) promoção de ampla reforma agrária, de modo a atenuar a miséria dos camponeses;

e) introdução de uma religião monoteísta, a fim de limitar a influência política dos sacerdotes.

7ª Questão: O homem tem necessidade de conhecer e de explorar o meio em que vive. O senso

comum, o bom senso, a arte, a religião, a filosofia e a ciência são formas de saber que auxiliam o homem a entender o mundo e a orientar suas ações.

a) Leia com atenção!

“A verdadeira Filosofia consiste em reaprender a ver o mundo”.

(Merleau-Ponty, filósofo francês).

Explique por que a Filosofia é diferente das outras ciências.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b)“No século V a.C. surgiu em Atenas um grupo de pensadores conhecidos pelo nome de sofistas, os quais dominavam e ensinavam as artes da oratória e da retórica. Originários de diferentes regiões de Grécia, eles estudavam as obras filosóficas de seus antecessores, para, depois, viajarem pelas cidades governadas por regimes democráticos, como Atenas, onde, após discursarem em público, ensinavam sua ‘sabedoria’ em troca de pagamento”.

(Fonte: Curso especial de Filosofia – Apostila de Filosofia do Terceiro Ano, Vol. 01, 2011, p. 12).

Diferencie o pensamento de Protágoras, o mais famoso dos sábios conhecidos como sofistas, e as ideias de Sócrates.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(5)

1ª PP de História e Filosofia / 2º ano / Élida / Pág. 5 ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ c) Apesar de Sócrates não ter deixado suas ideias registradas por escrito, algumas frases filosóficas muito importantes foram atribuídas a ele. Uma dessas frases é “Conhece-te a ti mesmo”. A partir de seus conhecimentos, explique em que consistia o método socrático de aquisição da verdade:

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ d) Explique o senso comum e qual é a sua limitação.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

8ª Questão: Com relação aos regimes sociais e políticos da Grécia Antiga, é CORRETO afirmar que:

a) os gregos protagonizaram a experiência democrática mais plena da história, uma vez que a democracia se estendia para o âmbito econômico, social e religioso.

b) a democracia grega possibilitava às mulheres o direito ao voto, ao exercício de cargos políticos do executivo e a participação efetiva nas assembleias legislativas.

c) na sociedade ateniense, apenas os cidadãos tinham direitos políticos, e somente era considerado cidadão o indivíduo do sexo masculino, maior de idade, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. d) a filosofia grega, sobretudo a de Aristóteles, defendia a plena igualdade entre todos os indivíduos, independentemente de classe social, gênero ou etnia.

e) embora somente Atenas tenha desenvolvido em sua plenitude os ideais democráticos, todas as demais cidades gregas adotaram instituições e princípios básicos idênticos aos dos atenienses.

(6)

1ª PP de História e Filosofia / 2º ano / Élida / Pág. 6

9ª Questão: Leia com atenção!

A Arte é necessária

(...) De tudo o que observamos, pensamos e refletimos a respeito da história da humanidade, podemos concluir que a arte tem várias funções na sociedade e na cultura: interpretar o mundo; provocar emoção e reflexão; expressar o pensamento e a visão de mundo do artista; explicar e refletir a história humana; questionar a realidade; representar crenças e homenagear deuses, ideias, pessoas, entre muitas outras. E nós, como apreciadores ativos, como espectadores atuantes, quando procuramos viver uma experiência estética, podemos ter vários objetivos. Uns objetivos predominam sobre outros, mas podem surgir juntos, todos ao mesmo tempo. Estão em torno das seguintes ações intelectuais e emocionais:

• Refletir, pensar, questionar: Como nunca pensei nisso? Como as coisas podem ser vistas assim? O que isso representa? O que me diz?

• Distrair: Que agradável observar uma obra tão bem feita!

• Usufruir do prazer estético: Como o artista soube usar tão bem o material! Que efeito interessante! Que ideia bem realizada!

• Fugir da realidade: E se as coisas fossem assim?

• Diminuir a solidão: Ele sente a mesma sensação que eu!

• Entender o ser humano: Como esse artista via o mundo de maneira diferente!

• Conhecer o mundo: Quer dizer que essa forma de comunicação representa uma época? Um período estético?

• Organizar e compreender os próprios sentimentos e emoções: Que emoção estranha que eu sinto quando observo esse quadro! Será que estou gostando? Será que estou assustado com a imaginação do artista? Por que esse tema incomoda?

• Vivenciar outras realidades: Esse quadro parece que saiu de um pesadelo! Como o autor imaginou isso?

• Conhecer outra forma de ver o mundo: E eu que nunca tinha pensado assim!

A experiência estética que a arte proporciona é uma forma de felicidade muito especial porque é transformadora. Ela nos modifica pela emoção que proporciona. Para interagir a apreciar a arte, usamos: experiências anteriores; percepção; habilidades comunicativas, visuais e espaciais; informações; sensibilidade: imaginação. Assim, quanto mais desenvolvermos essas capacidades, competências e habilidades mais nos aproximarão do mundo da arte. (...)

(O Globo, Jornal, 2002)

Identifique a principal manifestação da arte dos seguintes povos.  Hebreus. ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ Persas. ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ Fenícios. ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ Mesopotâmicos. ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(7)

1ª PP de História e Filosofia / 2º ano / Élida / Pág. 7 Egípcios.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

10ª Questão: Os gregos antigos contavam com uma mitologia ampla e rica para explicar o universo

e a realidade. Mas é na Grécia Antiga, mais especificamente nas suas colônias (Jônica e Magna Grécia), no século VI a.C., que nasce a reflexão filosófica. Isso não decretou a morte do pensamento mítico, mas muitos filósofos rejeitavam os mitos e procuravam dessacralizar a natureza, buscando entender como lógicos os processos naturais. “Os mitos se baseavam em certezas”.

No texto, o termo “dessacralizar” está relacionado:

a) ao fato de a cultura grega nunca ter sofrido qualquer influência de outras culturas, como a oriental ou cristã.

b) ao fato de o politeísmo (muitos deuses) ser considerado um pecado, pois só o monoteísmo (um só Deus) constitui a racionalidade e a verdade das religiões.

c) à necessidade dos antigos gregos de interpretar o mundo, de acordo com o advento do pensamento científico e rigoroso.

d) à vontade intelectual dos gregos de entender a natureza de forma mais reflexiva, pois os mitos se baseavam em certezas dogmáticas e não resultavam de processos reflexivos.

e) às exigências do Estado grego de subordinar a religião ao poder político, o que resultou na formação de um Estado laico.

11ª Questão: Sobre a origem e as características da Filosofia, marque a alternativa INCORRETA:

a) A Filosofia é um conhecimento que tem como base o pensamento baseado em conceitos e pré-juízos, buscando fundamentar-se em ideias imprecisas e vagas sobre as coisas, o homem e o mundo. b) Desde o momento que o homem tomou consciência de si e do mundo no qual vivia, ele procurou respostas para a origem do mundo, do universo, da vida e de si mesmo. Mas, por conta da falta de conhecimento real sobre as coisas, ele criou o que chamamos de mito, que podemos entender como uma narrativa com a qual se busca explicar os acontecimentos, muitas vezes com base em explicações irreais, sobrenaturais e fantasiosas.

c) Dizemos que a Filosofia surgiu no momento em que os seres humanos não conseguiam mais perceber as justificativas mitológicas como verdade, pois eles queriam não apenas aceitar os mitos que lhes eram contados, mas sim compreendê-los racionalmente.

d) A Filosofia é entendida como aspiração ao conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana, da origem e causas do mundo e de suas transformações, da origem e causas das ações humanas e do próprio pensamento.

e) O sentido da palavra filosofia é amor ao conhecimento, do grego “Filo” (amor) e “Sofia” ( saber).

(8)

1ª PP de História e Filosofia / 2º ano / Élida / Pág. 8 No território da Antiga Grécia, existiam dezenas de cidades-estados, destacando-se Atenas, Tebas, Mégara, Esparta, Corinto, Mileto e Argos.

Acerca das cidades-estados, é correto afirmar que:

a) compunham um mosaico de experiências e eram politicamente autônomas. b) possuíam uma organização econômica solidária.

c) mantinham política e administração comuns. d) possuíam princípios religiosos antagônicos.

e) estavam unidas na política de organização do Mediterrâneo.

13ª Questão: Com relação ao Império Persa, é INCORRETO afirmar:

a) Os persas desenvolveram uma administração relativamente descentralizada, com base nas satrapias.

b) As estradas e os correios foram bastante aperfeiçoados durante esse Império.

c) A religião persa era o zoroastrismo, que pregava a existência de uma luta entre o mal e o bem, na qual o bem só seria vencedor no dia do juízo final.

d) Os persas perseguiram ferozmente as religiões de outros povos, matando sacerdotes e destruindo templos, como foi o caso do templo de Salomão em Jerusalém.

e) Os povos dominados pelos persas eram obrigados a pagar tributos e fornecer homens para os exércitos do Grande Rei.

14ª Questão: O homem, diferentemente de outras espécies, não se contenta em viver no mundo

satisfazendo simplesmente suas necessidades primárias. O homem, portanto, sente a necessidade de:

a) interpretar o mundo e de se adaptar a ele, criando a cultura. b) acumular capital, sendo naturalmente ambicioso.

c) reproduzir-se sexualmente, dando continuidade a espécie. d) viver em sociedade, coisa observável apenas nessa espécie.

e) dominar as outras espécies, garantindo, assim, a sua sobrevivência.

15ª Questão: Sócrates foi um dos mais importantes filósofos da antiguidade. Para ele, a filosofia não

era um simples conjunto de teorias, mas uma maneira de viver. Sobre o pensamento e a vida de Sócrates, assinale o que for incorreto:

a) Sócrates acreditava que deveria passar a vida filosofando, isto é, examinar a si mesmo e a conduta moral das pessoas.

b) Nas conversações que mantinha nos lugares públicos da Atenas do século V a.C., Sócrates repetia nada saber para, assim, não responder às questões que formulava e motivar seus interlocutores a darem conta de suas opiniões.

c) Em polêmica com Aristóteles, para quem a cidade nasce de um acordo ou de um contrato social, Sócrates escreveu a República.

d) O exercício da filosofia, para Sócrates, consistia em questionar e em investigar a natureza dos princípios e dos valores que devem governar a vida. Assim se comportando, Sócrates contraiu inimizades de poderosos que o executaram sob a acusação de impiedade e de corromper a juventude. e) A maiêutica socrática é a arte de trazer à luz, por meio de perguntas e de respostas, a verdade ou os conhecimentos mais importantes à vida que cada pessoa retém em sua alma.

Referências

Documentos relacionados

Serviço de Nomes e encaminhamento de RPCs Máquina A cliente Máquina B servidor rpcbind Cliente stub stub call ( binding handle n° interface , n° função , parâmetros )

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a composição e estrutura de comunidade vegetal de quatro fitofisionomias no Pantanal de Poconé, estado de Mato Grosso, partindo do

Entidade Sede Social Actividade Principal Detentores de Capital % do Capital Detido em 2014 Obs. Explora os dois aterros sanitários para onde são encaminhados os

“A superação e não a ruptura se dá na medida em que a curiosidade ingênua, sem deixar de ser curiosidade, pelo contrário, continuando a ser curiosidade, se criticiza.”

A tabela abaixo apresenta as temperaturas de ebulição (TE), para três líquidos à pressão atmosférica. b) as interações intermoleculares presentes no etanol são mais

Ao usar a notação de parentesco, tendo como referência as demais atividades, as alunas e alunos passaram a indagar as noções de família e as relações de gênero

( ) Gostaria de ser respeitada se pedir uma cesariana após conhecer a dor do parto, ainda que esteja tudo bem comigo e com o bebê - e mesmo sabendo dos riscos atribuídos à

Uma grande vantagem em receber dividendos e fazer com que esse valor possa ser um fator multiplicador de renda, onde com esse retorno o investidor possa comprar mais ações