• Nenhum resultado encontrado

Sistema de Informação de Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão. Formulário-Síntese da Proposta

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sistema de Informação de Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão. Formulário-Síntese da Proposta"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Formulário-Síntese da Proposta

Introdução

Identificação da Ação

Instituição: Universidade Federal do Pampa Plataforma: Extensão

Modalidade: Projeto

Título: AÇÕES DE COMUNICAÇÃO E EXTENSÃO RURAL NO MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL-RS Coordenador: Ana Júlia Teixeira Senna

Unidade de Origem: Campus São Gabriel Início Previsto: 02/05/2011

Término Previsto: 15/12/2011

Detalhes da Ação

Carga Horária Total da Ação: 132 Periodicidade: Anual

Abragência: Regional

Local de Realização: Unipampa e rádio São Gabriel Período de Realização: De maio a dezembro de 2011.

Meios de Divulgação: Imprensa, Outro

Público-alvo

População rural e urbana do município de São Gabriel e mais de quarenta municípios de alcance da rádio.

Docente Graduando Pós-graduação Técnico Outro Instituições Governamentais Federais 7 4 0 1 0 Instituições Governamentais Estaduais 0 0 0 0 1 Instituições Governamentais Municipais 0 0 0 0 0 Organizações de Iniciativida Privada 0 0 0 0 1

Movimentos Sociais 0 0 0 0 0

Organizações Não-Governamentais 0 0 0 0 0

Organizações Sindicais 0 0 0 0 0

Grupos Comunitários 0 0 0 0 0

(2)

Parcerias

Nome Sigla Tipo

Rádio São Gabriel RSG Externa

A rádio São Gabriel cedeu espaço para os membros do projeto debaterem as temáticas relacionadas a gestão ambiental e engenharia florestal com o objetivo de despertar a comunidade gabrielense, rural e urbana, para temas contemporâneos emergentes e aproximar a Unipampa da comunidade local e regional.

Instituto Riograndense do Arroz IRGA Externa Participar de um programa de rádio debatendo o tema da importancia dos gestores ambientais e engenheiros florestais para a comunidade gabrielense. Relatar a experiência dos alunos que estagiaram no IRGA na área de gestão ambiental da lavoura orizícola.

Caracterização da Ação

Modalidade: Presencial Área de Conhecimento: Ciências Agrárias

Área Temática: Comunicação Área de Temática Secundária: Meio Ambiente

Linha Temática: Questões Ambientais Caracterização Atividade: Seminário

Descrição da Ação

Resumo da Proposta

A UNIPAMPA no seu Projeto Institucional afirma seu compromisso com o território de inserção e com a promoção do desenvolvimento regional sustentável, por meio de atividades de ensino de graduação e de pós-graduação, de pesquisa científica e tecnológica, de extensão e assistência às comunidades e de gestão. Para que tais atividades tenham efetividade e relevância, a Universidade deverá defini-las a partir do conhecimento da realidade da região, em diálogo pleno com os atores que a constroem. Nesse sentido, buscando o cumprimento do acordado no Projeto Institucional, o presente projeto tem como objetivo realizar ações de comunicação e extensão no município de São Gabriel, buscando conhecer a realidade da região e interagir com a comunidade local. Para tanto, serão debatidas temáticas relacionadas à gestão ambiental e engenharia florestal nos meios de comunicação (rádio e jornal) com a finalidade de despertar a comunidade gabrielense, rural e urbana, para temas contemporâneos emergentes. Este projeto também propõe a realização de um seminário para interação e diálogo com a comunidade. A execução deste projeto possibilita a prática da comunicação e extensão, através dos métodos e técnicas de comunicação, que possibilitam “estender” as informações à comunidade gabrielense, aproximando a realidade da Universidade da população em geral

(3)

Palavras-chave

Comunicação; Extensão; Rádio; São Gabriel

Informações relevantes para avaliação da proposta

Vários métodos e técnicas de comunicação poderiam ser utilizados para estender a informação a comunidade local e regional, tais como: rádio, mídia impressa, internet, reuniões, seminários e dias de campo. Optou-se por rádio, jornais, folhetos e seminário, pois estes métodos são de fácil operacionalização e possibilitam a participação de vários técnicos administrativos, alunos e docentes, de áreas distintas, o que poderá demonstrar uma riqueza dos debates gerados.

Justificativa

O presente projeto justifica-se pela necessidade de interação entre a Unipampa e a comunidade local e regional, já sinalizada no projeto institucional da Unipampa, através da prática da comunicação e extensão com a participação dos alunos, professores e técnicos, ligados aos cursos de engenharia florestal e gestão ambiental, em ações extensionistas.

Fundamentação Teórica

O município de São Gabriel localiza-se na região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, possuindo uma área territorial de 5.024 Km², com uma população de 60.508 habitantes. É uma cidade cuja economia é, tradicionalmente, baseada na agropecuária, com destaque para a pecuária extensiva e grandes plantações de arroz, soja entre outras culturas (IBGE, 2010).

Recentemente, em virtude da disponilidade de terras e condições de solo e clima favoráveis, instalaram-se na região investimentos de empresas ligadas ao setor florestal (BRANDÃO et al., 2009). Estes investimentos trouxeram à região a possibilidade de crescimento econômico e social, a partir da maior geração de empregos e renda. Além disso, o município passou também a diversificar a sua produção que até então era dependente, exclusivamente, das atividades primárias (RODRIGUES e BEZZI, 2005). Sendo assim, pode-se afirmar que a região encontra-se, atualmente, em fase de potencial desenvolvimento, tendo em vista a possibilidade de expansão dos investimentos já existentes e a inserção de novas empresas relacionadas a essas cadeias produtivas.

A região apresenta vários fatores que indicam potencialidades para diversificação de sua base econômica, entre os quais ganham relevância: a posição privilegiada em relação ao MERCOSUL; a abundância de solo de boa qualidade; os exemplos de excelência na produção agropecuária; as reservas minerais, entre outros.

Porém, por outro lado, há necessidade de qualificar a mão de obra para trabalhar nas novas cadeias produtivas emergentes. A comunidade da região reivindicava o ensino público gratuito. Assim, dentro do programa de expansão das Universidades Federais foi implantada a Unipampa.

(4)

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) foi criada em 11 de janeiro de 2008, através da Lei 11.640. Esta lei registra que a Unipampa tem por objetivos ministrar ensino superior, desenvolver pesquisas nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária, caracterizando a sua inserção regional, mediante atuação multicampi na mesorregião Metade Sul do Rio Grande do Sul. A Unipampa se instalou em dez municípios: Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana. Em cada município foram avaliadas as potencialidades e aptidões para se determinar os cursos que seriam implantados. No municipio de São Gabriel, foram criados, inicialmente, os cursos de Gestão Ambiental, Engenharia Florestal e Ciências Biológicas.

Conforme o Projeto Institucional da Unipampa, as ações tidas como extensionistas, devem garantir o acesso da sociedade ao conhecimento, o saber produzido na Universidade, visando à sua transformação e à promoção da imagem institucional da UNIPAMPA em suas comunidades. Outro objetivo proposto no projeto institucional é executar ações de comunicação a fim de inserir a Universidade na realidade comunicacional global, através de diferentes mídias e suportes.

Em função da histórica presença apenas de Universidades privadas na região, parte da população ainda desconhece as caracteristicas distintivas da Unipampa. Além disso, percebe-se também a falta de informação da população em relação aos cursos de graduação e as áreas de atuação desses profissionais.

Visando aproximar a Universidade da realidade local, tal como preconizada no projeto institucional, este projeto se propõe a executar as ações de comunicação e extensão, buscando debater temas referentes aos cursos de gestão ambiental e engenharia florestal nos meios de comunicação. Essa prática poderá possibilitar um conhecimento entre todos e, com isso, um crescimento conjunto dos atores envolvidos na Universidade e na comunidade.

Objetivos

Objetivo Geral: Realizar ações de comunicação e extensão no município de São Gabriel.

Objetivos Específicos:

Debater temáticas relacionadas à gestão ambiental e engenharia florestal nos meios de comunicação (rádio e jornal);

Despertar a comunidade gabrielense, rural e urbana, para temas contemporâneos emergentes;

(5)

Divulgar os cursos, de gestão ambiental e engenharia florestal, e algumas áreas de atuação destes profissionais, para a comunidade gabrielense.

Materiais e Métodos

1a Etapa: Escolha dos temas prioritários que serão abordados nos programas de rádio, folhetos, jornal e seminários.

2a Etapa: Levantamento bibliográfico, buscando artigos científicos, livros, pesquisa na internet, etc.. Esta etapa servirá para embasar a construção do roteiro escrito para o programa de rádio e, também, para os materiais de divulgação impressa, como jornal e folhetos.

3a Etapa: Preparação dos programas de rádio. Após o levantamento de dados e informações sobre os temas, os componentes do projeto irão elaborar um roteiro escrito sobre o tema escolhido, que poderá ser na forma de perguntas e respostas, que servirá como guia no momento da participação no programa de rádio.

4a Etapa: Na seqüência, todos os roteiros dos programas serão ensaiados e cronometrados, a fim de corrigir eventuais erros e possibilitar uma maior fluência dos programas.

5a Etapa: Participação na rádio dos membros do projeto. Após o ensaio, os grupos farão à participação, ao vivo, do programa de rádio nas instalações da Rádio São Gabriel. Os docentes, técnicos e discentes participarão de um programa de rádio, falando sobre um tema de sua área e sobre a pertinência deste tema para a comunidade gabrielense. Alguns temas já foram definidos pelos docentes, tais como: plantas medicinais; manejo florestal; gestão ambiental em agronegócios; características dos solos do município de São Gabriel e região; degradação e conservação do solo, dentre outros a serem definidos.

6a Etapa: Elaboração de matérias a serem divulgadas nos jornais, utilizando o espaço destinado às notícias da Unipampa. Periodicamente os jornais locais divulgam notícias da Unipampa e este seria o espaço alocado para os artigos escritos pelos membros do projeto. O mesmo roteiro escrito, utilizado para o programa de rádio, poderá ser utilizado ou aprimorado para divulgação na mídia impressa local.

7a Etapa: Realização de um seminário voltado para a comunidade tratando dos temas já veiculados na rádio e na mídia impressa. Neste momento, serão distribuídos folhetos informativos sobre os temas a serem definidos.

(6)

Os processos de ensino, pesquisa e extensão devem ser integrados e precisam estar alinhados com o Projeto Pedagógico Institucional (PPI). A coordenadora do projeto de extensão proposto, intitulado “Ações de Comunicação e Extensão Rural no Município de São Gabriel-RS”, ministra a disciplina de comunicação e extensão rural, para o sexto semestre do curso de Engenharia Florestal da Unipampa, Campus São Gabriel. Tem projetos de extensão, desde o ano de 2008, na Unipampa, sendo que, anualmente, tem cadastrado e concluído um novo projeto de extensão. No ano de 2010, publicou artigos em dois eventos de extensão denominados II SNEER (II Seminário Nacional de Ensino em Extensão Rural) e SEURS.

O projeto proposto prevê em suas ações adotar métodos e técnicas de comunicação, trabalhadas no ensino, para estender a informação até a comunidade gabrielense, e da região, em ações de extensão. A pesquisa está presente, e articulada no processo, pois haverá necessidade de levantamento de dados secundários e referencial teórico para a construção do roteiro escrito a ser seguido nos programas de rádio e na elaboração de folhetos. A realização de um seminário também permitirá aproximar os técnicos, docentes e discentes da comunidade local. Em suma, os métodos e técnicas trabalhados na disciplina de comunicação e extensão rural (dimensão ensino) servem para viabilizar e articular o conteúdo científico (pesquisa) para a comunidade local, através da extensão.

Avaliação

Pelo Público

As atividades realizadas serão avaliadas quanto à participação, contribuição e o envolvimento dos docentes, discentes e técnicos nas ações executadas no projeto. Serão avaliados a postura extensionista; articulação e comprometimento com as atividades acordadas no projeto e a habilidade para a comunicação. Os programas de rádio serão avaliados quanto: a riqueza e o detalhamento das informações sistematizadas no roteiro e transmitidas nos programas de rádio. Além disso, espera-se um feedback dos funcionários da rádio bem como da comunidade quanto a qualidade das informações e dos programas elaborados a partir da execução deste projeto.

Pela Equipe

Resultados Esperados

Em relação ao programa de rádio, espera-se após a execução, que os temas abordados esclareçam a comunidade com informações técnicas e científicas que auxiliem no cotidiano da população. Os membros do projeto deverão ser criativos na escolha dos temas e hábeis na prática da comunicação rural. Após o feedback da rádio São Gabriel e de seus ouvintes (comunidade), será possível detectar os temas que se destacaram nos programas e as dúvidas e curiosidades que poderão ser sanadas nas próximas etapas do projeto.

Os temas abordados na rádio serão sumarizados em folhetos, podendo ser na forma de perguntas e respostas para esclarecer e complementar as informações. Espera-se que os folhetos aumentem a amplitude do público com acesso

(7)

à informação.

Os temas também serão tratados em artigos nos jornais locais, possibilitando ao leitor uma fixação do tema, e um maior alcance da informação, uma vez que a informação escrita permite a fixação do conteúdo, releitura e, também, que várias pessoas possam ter acesso.

Os seminários poderão servir para dialogar com a comunidade, de forma participativa, problematizadora, possibilitando a contextualização dos temas e a troca de conhecimentos e experiências com relação ao assunto tratado.

Referências Bibliográficas

BRANDÃO, J.B; FROEHLICH, J.M; BREITENBACH, R.Florestas de eucalipto como estratégia de desenvolvimento na Fronteira Oeste: promessas e realidade. Anais do47o Congresso da SOBER - Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Porto Alegre, 26 a 30 de julho de 2009.

IBGE- INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFICA E ESTATÍSTICA. Dados do município de Rosário do Sul. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1. Acesso em: 14 de setembro de 2010.

PROJETO INSTITUCIONAL DA UNIPAMPA. 2009. Disponível em: http://moodle.unipampa.edu.br/mod/resource/view.php?id=837. Acesso em: 31.03.2011.

RODRIGUES, A.L; BEZZI, M. L. O processo de reorganização do espaço agrário em Rosário do Sul - RS/ 1940 – 2000. Revista sociedade & natureza, Vol. 17, N. 32, jun. 2005 Disponivel em: www.sociedadenatureza.ig.ufu.br. Acesso em: 15 de setembro de 2010.

Produtos Acadêmicos

Comunicação, Jornal, Produto Audiovisual-CDROM, Programa de Rádio

Equipe de Execução

Membros

Coordenador

Instituição: UNIPAMPA Tipo Institucional: Docente

(8)

Nome: Ana Júlia Teixeira Senna CPF: 937.597.200-30

Docente

Instituição Função Nome CPF

UNIPAMPA Colaborador Chariston Dal Belo 17761945861 UNIPAMPA Colaborador Cibele Rosa Gracioli 906909310-34

Técnico-administrativo

Não há técnico-administrativo no projeto

Discente

Instituição Função Nome Matrícula

UNIPAMPA Bolsista Magdalen Julie Marques Machado Caetano 2813445 UNIPAMPA Colaborador Raulin Pereira Inácio 2623371 UNIPAMPA Colaborador Rafael Kretschsmer 2801117 UNIPAMPA Bolsista Andressa Rocha Lhamby 2814851

Membro Externo ou não cadastrado no SIPPEE

Instituição Função Nome CPF

UNIPAMPA Colaborador Nara Rejane Zamberlan dos Santos 303 59414087 UNIPAMPA Colaborador Mirla Andrade Weber 0025388094 IRGA Colaborador Lisiane Forsin 978041260-34 UNIPAMPA Colaborador Cirla Suchy Chaves 82178879004 UNIPAMPA Colaborador Ronaldo Erichsen 594778810-15 UNIPAMPA Colaborador Nirlene Cechin 56862636049

Membro a selecionar

Não há membros a selecionar no projeto

Cronograma de Atividades

Atividade 1

(9)

Realizar ações de comunicação e extensão rural no município de São Gabriel. Coordenar e participar de programa de rádio, jornal e realização de seminários.

Atividade 2

Início: 02/05 Duração: 223 dias Responsável: Chariston Dal Belo

Participação no programa de rádio e/ou jornal e/ou realização de seminários

Atividade 3

Início: 02/05 Duração: 223 dias Responsável: Cibele Rosa Gracioli

Participação no programa de rádio e/ou jornal e/ou realização de seminários.

Atividade 4

Início: 02/05 Duração: 223 dias Responsável: Mirla Andrade Weber

Participação no programa de rádio e/ou jornal e/ou realização de seminários.

Atividade 5

Início: 02/05 Duração: 223 dias Responsável: Nara Rejane Zamberlan dos Santos

Participação no programa de rádio e/ou jornal e/ou realização de seminários

Atividade 6

Início: 02/05 Duração: 223 dias Responsável: Nirlene Cechin

Participação no programa de rádio e/ou jornal e/ou realização de seminários

Atividade 7

(10)

Participação no programa de rádio e/ou jornal e/ou realização de seminários.

Atividade 8

Início: 02/05 Duração: 223 dias Responsável: Andressa Rocha Lhamby

Andressa Rocha Lhamby

Atividade 9

Início: 02/05 Duração: 223 dias Responsável: Magdalen Julie Marques Machado Caetano

Participação no programa de rádio e/ou jornal e/ou realização de seminários.

Atividade 10

Início: 02/05 Duração: 223 dias Responsável: Rafael Kretschsmer

Participação no programa de rádio e/ou jornal e/ou realização de seminários.

Atividade 11

Início: 02/05 Duração: 223 dias Responsável: Raulin Pereira Inácio

Participação no programa de rádio e/ou jornal e/ou realização de seminários.

Atividade 12

Início: 02/05 Duração: 223 dias Responsável: Lisiane Forsin

Participação no programa de rádio e/ou jornal e/ou realização de seminários.

Atividade 13

Início: 02/05 Duração: 223 dias Responsável: Cirla Suchy Chaves

(11)

Receita

Arrecadação

Não há arrecadação no projeto

Recursos de Terceiros

Não há recursos de terceiros no projeto

____________________________________,01/04/2011 __________________________________________

Local Ana Júlia Teixeira Senna

Referências

Documentos relacionados

Nesse sentido, em que pese as inúmeras vantagens que as criptomoedas oferecem, como os baixos custos para a realização de transações, ou a sua utilização

Por fim, o trabalho apresenta a prática pedagógica interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Física e Filosofia, desenvolvidas com os estudantes de uma turma do

O homem moderno não se comunica mais com o louco: de uma parte há o homem da razão, que delega a loucura ao médico e que autoriza apenas a relação com

A fim de saber se os usuários consideravam a iluminação do ambiente adequada às tarefas que estes têm que desenvolver, a resposta foi a seguinte: para 50% dos externos e também 50%

dos profissionais da saúde. Prescrição e dispensação de medicamentos psicoativos nos instrumentos normativos da regulação sanitária brasileira: implicações para o

É nessa perspectiva que segue a proposta desse trabalho com o objetivo de contribuir para o protagonismo dos familiares no desenvolvimento de estratégias de inclusão social de

Neste contexto, ao analisar os processos de Educação Continuada em Saúde, importa observar que o serviço, o trabalho, a assistência, a educação e a qualidade (como reflexo do

Destaca-se este objetivo, pois, os profissionais de enfermagem atuam sempre se adaptando as situações novas que seu ambiente de trabalho demanda e esse cotidiano pode levar