• Nenhum resultado encontrado

Tecnologias de Depressores de Ponto de Fluidez VISCOPLEX

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tecnologias de Depressores de Ponto de Fluidez VISCOPLEX"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Tecnologias de Depressores de

Ponto de Fluidez VISCOPLEX®

Soluções de alto desempenho para

desafios de temperatura baixa.

(2)

A Evonik Oil Additives é o líder mundial no desenvolvimento de aditivos de lubrificante de alto desempenho e fluidos de base sintética, comercializados com as marcas VISCOPLEX® e VISCOBASE® para uso em lubrificantes automotivos e industriais. Baseada no polialquil metacrilato (PAMA), nossa linha completa de Depressores de Ponto de Fluidez (PPD) tem desempenho robusto em temperatura baixa, adaptando-se a diversos óleos básicos, pacotes de desempenho e modificadores de viscosidade. Com mais de 70 anos de especialização em PPDs, a Evonik Oil Additives faz parcerias com formuladores, desenvolvendo soluções de PPD customizadas para os mais difíceis desafios de baixas temperaturas, ao mesmo tempo proporcionando suporte técnico dedicado.

As vantagens dos PPDs VISCOPLEX®:

• Soluções específicas para clientes, com PPDs customizados.

• Desempenho confiável e comprovado, acima dos padrões do setor

• Suporte técnico global e segurança de fornecimento

• Ajuda a obter desempenho otimizado para seu produto e aplicação

Resolvendo desafios de baixa temperatura há mais de 70 anos

É um fato conhecido que a maioria dos óleos contém pequenas quantidades de material parafínico. Menos conhecido é o know-how de selecionar a solução de PPD ideal para atingir o desempenho otimizado, atender as exigências de bombeamento e garantir a compatibilidade com outros componentes da formulação. A Evonik Oil Additives atingiu este nível de especialização com mais de 70 anos de pesquisa, desenvolvimento de produto, estreita colaboração com os principais formuladores do setor e teste de aplicação de arquiteturas inovadoras de polímeros.

Os PPDs da Evonik Oil Additives são baseados na versatilidade da química do polialquil metacrilato (PAMA), cuja estrutura geral é a seguinte:

A Evonik Oil Additives manipula cuidadosamente os grupos parafínicos alquilas na distribuição R e no comprimento da cadeia, combinando com as moléculas parafínicas no óleo, ajudando a atingir a melhor atividade do depressor de ponto de fluidez.

Inovação contínua

com PPD VISCOPLEX®

CH 3 CO2R - (-CH2 - C -)x

O Grupo R é uma mistura de grupos alquilas de C1 a C22.

Formação de cristal de parafina e relacionamento com fluxo frio

Temperatura Nucleação Crescimento de cristal Aglomeração/gelação

Sem PPD Com PPD VISCOPLEX® Flu xo me lhorado , no fr io Redução de t em pera tura signific at iv a Cristalização de moléculas de parafina abaixo da temperatura no ponto nuvem

Crescimento principalmente lateral

forma pontas ou placas A estrutura do cristal de parafina continua a crescer Formação de rede de cristal grande e estruturada, em 3D, dimensão do cristal > 100µm, óleo para de fluir

Com PPD VISCOPLEX®

Sem PPD VISCOPLEX®

(3)

Soluções PPD VISCOPLEX®

atendem as mais severas

exigências de temperatura baixa

Às vezes, um desafio significativo ao selecionar um PPD são as exigências conflitantes entre os diversos testes de temperatura baixa, que têm diferentes taxas de arrefecimento, taxas de cisalhamento, e tempos de condicionamento. O PPD ideal proporcionaria o nível apropriado de controle de parafina para atender todas especificações exigidas, como MRV TP-1 e SBT. Portanto, é crucial considerar cuidadosamente todas exigências de temperatura baixa de um lubrificante, pois a aprovação em um teste não garante sucesso em outros.

Mini-Viscosímetro Rotativo (MRV TP-1), Teste de Tensão de Cedência e Índice de Gelação com a Técnica de Varredura (SBT) Brookfield 5

Soluções PPD

VISCOPLEX® para

especificações de

lubrificantes modernos

Devido à oxidação, a reologia de baixa temperatura de óleos envelhecidos é uma especificação importante em ILSAC GF-5. O teste da bancada ASTM D7528 ROBO é uma alternativa eficaz para o teste de motor Sequência IIIGA, que é custoso. Desenvolvido pela Evonik Oil Additives, o teste ROBO proporciona uma significativa economia de custos e tempo. A Evonik Oil Additives oferece tecnologia ROBO para ajudar os clientes a fazer triagem de PPDs e desenvolver formulações que atendem as especificações do óleo usado GF-5 e futuras especificações do GF-6.

O óleo básico não determina, sozinho,

qual é o melhor PPD para o seu caso

Há muitos fatores que afetam a seleção do PPD correto para uma formulação. A Evonik Oil Additives pode ajudar a identificar os fatores-chave, avaliar opções e fazer um ajuste exato da sua opção de Depressor de Ponto de Fluidez para atender as necessidades dos seus formuladores. Fatores que afetam a seleção de PPD e taxa de tratamento:

• Óleo básico

• Outros componentes parafínicos

• Detergentes e modificadores de fricção

• Modificadores de viscosidade

• Métodos de testes exigidos por diferentes especificações

• Reversão de desempenho a temperatura baixa

• Exigências de bombeamento de óleo envelhecido

MR V TP -1 V isc osid ade , P PPD-1 PPD-2 PPD-3 800 700 600 500 400 300 200 100

Fresco óleo usado oxidado por ROBO

Diferente desempenho de PPD a temperatura baixa com óleo 5W novo (a -35°C) em relação a óleo envelhecido (a -30°C)

Nem todos PPDs que funcionam em óleos

novos funcionam em óleos envelhecidos

Desempenho do PPD VISCOPLEX® em óleo básico e óleo completamente formulado

A ST M D4684 , T ensão de C edência , P a PPD 1 a 0,1wt% PPD 2 a 0,1wt% <140 <105 <70 <35 Óleo 150N SAE 10W-40 Reprovado Aprovado Reprovado Aprovado

(4)

PPDs VISCOPLEX®

- uma parte vital de

qualquer formulação

Os regulamentos e padrões do setor estão evoluindo rapidamente. Em tal ambiente em constante mutação, o valor de um PPD advém da sua capacidade de não somente exceder estes padrões, mas também de ter um desempenho bom com quase qualquer aditivo, pacote DI, modificador VI ou óleo básico. Os formuladores obtêm maior flexibilidade para os produtos e tranquilidade de saber que, ao contrário de alguns componentes de lubrificantes, os PPDs VISCOPLEX® continuam a proporcionar excelente melhoria de desempenho a baixa temperatura, com confiabilidade.

A tecnologia PPD VISCOPLEX® acompanha o

ritmo dos óleos básicos Grupo III e Grupo III+

O grande número de tecnologias de refinação e suprimento global de óleos brutos resulta numa vasta gama de estruturas moleculares da parafina presente nos óleos. Além disso, os óleos básicos Grupo III e Grupo II+, que são muito diferentes dos óleos básicos tradicionais, são altamente saturados com hidrocarbonetos de cadeia longa, necessitando novas tecnologias de PPD, como aquelas incorporadas nos PPDs VISCOPLEX® .

Desempenho dos PPDs VISCOPLEX® com óleo básico Grupo III (4 cSt)

Pont o de fluide z, °C ( A ST M D97 ) @ 0.0wt.% @ 0.2wt.% @ 0.4wt.% @ 0.6wt.% -25 -30/-30/-30 -53/-52 /-57 -51/-56/-59 -53/-57/-60 -30 -35 -40 -45 -50 -55 -60

VISCOPLEX 1-254 VISCOPLEX 1-304 VISCOPLEX 1-180

Soluções PPD VISCOPLEX® para modificadores de viscosidade comerciais

Grau de viscosidade SAE SAE 5W-30, atende as exigências SAE J300 e ILSAC GF-5 em temperatura baixa Química VII HE-OCP,

50 SSI HE-OCP, 35 SSI LE-OCP, 50 SSI Estireno-Isopreno, 50 SSI PPD VISCOPLEX® A A B B Taxa de tratamento de PPD, % 0.5 0.3 0.3 0.3 MRV TP-1 @ -35°C, ASTM D4684 Viscosidade, cP 17,600 17,500 22,900 20,700 Tensão de Cedência, Pa <35 <35 <35 <35

(5)

PPD VISCOPLEX®

para lubrificantes

ecoconscientes

Nova tecnologia PPD

VISCOPLEX® para aplicações

na indústria alimentícia

VISCOPLEX® 1-135 foi especialmente concebido para uso com lubrificantes do Grupo III e baseados em óleos brancos, com contato incidental com alimentos. O VISCOPLEX® 1-135 , que conta com a aprovação NSF HX-1, em conjunto com óleos brancos, pode ser uma alternativa com baixo custo benefício para óleos com base sintética ao formular lubrificantes de grau alimentício usados a temperaturas muito baixas.

O PPD VISCOPLEX®

1-135, com grau

alimentício,

é kosher e tem

certificado halal.

A demanda de lubrificantes ecoconscientes está aumentando, e os PPDs da Evonik ajudam a solucionar os desafios exclusivos destes líquidos especiais a baixa temperatura.

Os PPDs da série 10 VISCOPLEX® são fabricados e entregues em óleos diluentes biodegradáveis e mantêm as características ambientais dos lubrificantes acabados. Os PPDs da série 10 VISCOPLEX® são concebidos para melhorar as propriedades de fluidez a frio de óleos vegetais, poliglicóis e esteres sintéticos, e estabilizar a fluidez do óleo durante o armazenamento prolongado.

Óleo branco comercial/KV40°C = 23cSt, PP = -12°C

Tem

pera

tura / °C

0.0 0.1 0.2 0.3 0.4 0.5 0.6 0.7 0.8 0.9

Taxa de tratamento / wt.% VISCOPLEX® 1-135

A té 33°C r edução do P ont o de F luide z 0 -5 -10 -15 -20 -25 -30 -35 -40 -45 -50

À medida que as tendências e especificações do setor mudam, os formuladores podem precisar modificar as formulações para continuar a proporcionar fluidos com tecnologia de ponta. Com sua ampla carteira de PPDs, a capacidade da Evonik Oil Additives de customizar um PPD para atender diversas formulações diferentes simplifica a logística para seus clientes. A Evonik Oil Additives está comprometida com suporte contínuo - não somente durante a seleção inicial do PPD, mas também durante a formulação, produção e futuro desenvolvimento do fluido.

Comprometida com

suporte contínuo

Versatilidade do VISCOPLEX® - um PPD para diversas fórmulas

Aplicações 5W-30 75W-140 ISO 46 THF(1) ATF(2)

Taxa de tratamento PPD, % 0.6 0.5 0.2 0.2 0.2 ASTM D97, Ponto de Fluidez, °C -36 -39 -42 -45 -45 ASTM D2983, Viscosidade Brookfield a -40°C, cP N/A 143,000(3) 42,000 12,800(1) 9,400(2) ASTM D4684, MRV TP-1 @ -35°C

Viscosidade, cP 17,300 N/A N/A N/A N/A Tensão de cedência, Pa <35

(1) Fluido hidráulico para trator: atende a especificação máxima de viscosidade para o John Deere J20D, 20.000 cP a -40°C (2) Fluido de transmissão automática: atende a especificação de

viscosidade máxima do DEXRON VI, 15.000 cP a -40°C (3) Atende a especificação para J306, 150.000 cP a -40°C

Guia para seleção da série PPD VISCOPLEX®

Série VISCOPLEX® Série 1-1 Série 1-2 Série 1-3 Série 1-4 Série 1-6 Série 1-7 Série 1-8 Série 10

PPDs robustos para formulações convencionais Poder de interação com parafina customizado, obtendo desempenho máximo em formulações de lubrificantes modernos Fins gerais, com elevação de VI Para lubrificantes biodegradáveis

(6)

Evonik Oil Additives:

• Desenvolveu a primeira formulação moderna de PPD baseada em básicos API Grupo II, quando o primeiro óleo API Grupo II foi lançado

• Criou o primeiro PPD a atender as exigências de testes após a introdução do método de teste MRV TP-1

A Evonik Oil Additives oferece aos seus parceiros mais de 70 anos de experiência no desenvolvimento de óleos básicos e tecnologias de aditivos que excedem as especificações do mercado e indústrias.

• Ajudou a resolver desafios de baixa temperatura quando OCP VM com alto teor de etileno foram lançados

• Inventou o inovador teste de bancada ROBO e reduziu o tempo e custo de identificação de soluções PPD para exigência de desempenho em temperaturas baixas para óleos envelhecidos

Evonik Oil Additives - um parceiro que

proporciona as mais modernas tecnologias de PPD

A Evonik Oil Additives, parte da Evonik Industries, líder global em especialidades químicas, conta com uma robusta e segura cadeia de suprimento. A escala global das operações da Evonik Oil Additives ajuda a garantir fornecimento ininterrupto, produção rápida e localizada e entrega eficiente.

Contate os especialistas da Evonik Oil Additives

hoje mesmo para obter orientação sobre

formulações para temperaturas baixas e testes.

Para solicitar uma cópia do tratado da Evonik Oil

Additives sobre PPD, escaneie o código QR ou

visite evonik.com/oil-additives.

Especialistas onde precisar deles

Um histórico de inovação em soluções PPD

Centros Tecnológicos Instalações Industriais Canadá Estados Unidos França Alemanha Cingapura China Japão

Preparada para o futuro, a Evonik Oil Additives

desenvolve ativamente novos PPD para óleos

(7)

Estas informações e todos os demais pareceres técnicos se baseiam em nossa experiência e conhecimentos atuais. No entanto, eles não implicam em nenhuma responsabilidade civil nem outro tipo de responsabilidade jurídica da nossa parte, inclusive referente aos direitos de propriedade intelectual existentes de terceiros, especialmente os direitos de patentes. Em particular, não se pretende dar nem sugerir nenhuma garantia, seja jurídica seja expressa, nem garantia de propriedades do produto no sentido jurídico. Reservamo-nos o direito de efetuar quaisquer alterações em função do progresso tecnológico ou de novos desenvolvimentos. Não exoneramos o cliente da obrigação de conduzir uma inspeção cuidadosa e de testar a mercadoria recebida. O desempenho do produto aqui descrito deve ser verificado mediante testes, que devem ser executados exclusivamente por especialistas qualificados sob a responsabilidade exclusiva do cliente. As referências aos nomes comerciais utilizados por outras empresas não são uma recomendação, não significa que não possam ser usados produtos similares.

VISCOPLEX® é uma marca registrada da Evonik Oil Additives GmbH.

©02/2014 Evonik Industries AG - v3b

oil-additives@evonik.com evonik.com/oil-additives Europa, África, Oriente Médio Evonik Industries AG Kirschenallee 64293 Darmstadt Alemanha telefone +49 6151 1809 fax +49 6151 18 4100 Américas

Evonik Oil Additives USA, Inc. 723 Electronic Drive Horsham, PA 19044-4050 EUA telefone +1 215 706 5800 fax +1 215 657 9241 toll-free +1 888 876 4629 Ásia Pacífico Evonik Oil Additives Asia Pacific Pte. Ltd. 3 International Business Park 07-18 Nordic European Centre Cingapura 609927

telefone +65 6809 6571 fax +65 6809 6707

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Este trabalho é resultado de uma pesquisa quantitativa sobre a audiência realizada em 1999 envolvendo professores e alunos do Núcleo de Pesquisa de Comunicação da Universidade

Mas, como patrocinador, ele também não deixa de ser só um torcedor, que tem de torcer para o time ir bem, mas que pode cobrar com um pouco mais de peso se o resultado não

Em média, a Vivo forneceu a melhor velocidade de download para os seus clientes em 2020... A Vivo progrediu em especial a partir de abril

13 Além dos monômeros resinosos e dos fotoiniciadores, as partículas de carga também são fundamentais às propriedades mecânicas dos cimentos resinosos, pois

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

Assim, o presente trabalho surgiu com o objetivo de analisar e refletir sobre como o uso de novas tecnologias, em especial o data show, no ensino de Geografia nos dias atuais