• Nenhum resultado encontrado

Conhecimentos Gerais, Conhecimentos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conhecimentos Gerais, Conhecimentos"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E ENSINO PROFISSIONALIZANTE

Processo Seletivo 2015

Edital N° 23/2014 – NC – Prova: 07/12/2014

401 – Licenciatura em Libras – Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Co

n

hec

iment

os

Ge

ra

is, Co

nhe

cimen

to

s

Espe

cífico

s, P

or

tugu

ês

e

Re

d

ã

o

INSTRUÇÕES GERAIS

 Confira, abaixo, o seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado.

 Aguarde autorização para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar a resolução das questões, confira a numeração de todas as páginas.

 A resposta da questão discursiva deve ser transcrita NA ÍNTEGRA para a folha de versão definitiva, com caneta preta.

Será considerada para correção apenas a resposta que conste na folha de versão definitiva.

INSTRUÇÕES EM LIBRAS

1. Haverá, para cada candidato, um caderno de provas para resposta às 20 (vinte) questões objetivas de múltipla escolha com os enunciados disponibilizados apenas em Libras, sobre Conhecimentos Gerais e Específicos e 9 (nove) questões objetivas de português como segunda língua.

2. As questões objetivas são de múltipla escolha, com 4 (quatro) alternativas de resposta, sempre na sequência a, b, c, d, das quais apenas 1 (uma) alternativa será correta.

3. As questões objetivas de Conhecimentos Específicos serão disponibilizadas exclusivamente em Libras, por meio da apresentação de um vídeo, transmitido em duas etapas:

a) Primeira etapa - cada questão (enunciado e alternativas) será apresentada duas vezes, com intervalo de 5 (cinco) segundos entre a primeira apresentação e a repetição. Após a apresentação de cada questão, o candidato terá 15 (quinze) segundos para marcar a sua resposta no caderno de questões.

b) Segunda etapa - cada questão (enunciado e alternativas) será apresentada uma vez, com intervalo de 5 (cinco) segundos entre as questões.

4. O tempo de cada questão apresentada no vídeo será o mesmo para todos os candidatos. 5. As respostas às questões objetivas deverão ser transcritas no cartão-resposta com caneta

esferográfica TRANSPARENTE de tinta preta, devendo o candidato assinalar uma única resposta para cada questão.

6. A questão discursiva (redação) deve ser respondida pelo candidato de forma manuscrita com CANETA ESFEROGRÁFICA TRANSPARENTE DE TINTA PRETA, valendo-se apenas do espaço reservado à questão no caderno de prova.

7. Em todas as provas, o candidato somente poderá retirar-se da sala depois de decorrida uma hora e meia do início da prova, devendo entregar aos aplicadores de prova o caderno de prova e o cartão-resposta e a folha da questão discursiva.

8. Os 03 (três) últimos candidatos de cada turma somente poderão retirar-se simultaneamente, para garantir a lisura na aplicação da prova.

Surdos

DURAÇÃO DESTA PROVA: 5 horas

NÚMERO DE INSCRIÇÃO TURMA NOME DO CANDIDATO

ASSINATURA DO CANDIDATO  ... RESPOSTAS 01 - 06 - 11 - 16 - 21 26 02 - 07 - 12 - 17 - 22 27 03 - 08 - 13 - 18 - 23 28 04 - 09 - 14 - 19 - 24 29 05 - 10 - 15 - 20 - 25

(2)
(3)

BIOLOGIA

01 - a) b) c) ►d) 02 - ►a) b) c) d)

FÍSICA/QUÍMICA

03 - a) ►b) c) d) 04 -

H

2

SO

4

O

O

O

OH

OH

O

composto A

a) ►b) c) d)

OH

OH

O

O

O

OH

O

O

OH

OH

O

O

OH

O

O

O

GEOGRAFIA

05 - a) ►b) c) d)

(4)

06 - a) ►b) c) d)

HISTÓRIA

07 - ►a) b) c) d) 08 - a) b) c) ►d)

MATEMÁTICA

09 - Consumo de água: Consumo de energia: Material de limpeza: Total a) ►b) c) d) 10 - a) b)

Fonte: IBGE Diretoria de Pesquisas, Coordenação de População e indicadores Sociais. Projeção da População por Sexo e Idade para o Brasil. Grandes Regiões e Unidades da Federação, 2013.

(5)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

11 - a) b) ►c) d) 12 - a) b) ►c) d) 13 - a) b) ►c) d) 14 - a) b) c) ►d) 15 - ►a) b) c) d) 16 - a) b) ►c) d) 17 - ►a) b) c) d) 18 - a) ►b) c) d) 19 - ►a) b) c) d) 20 - a) b) ►c) d)

(6)

PORTUGUÊS

21 - Observe a imagem abaixo:

Fonte: <http://lucianevalenca.wordpress.com/2010/07/04/danny-santos-e-suas-fotos-de-final-de-semana/>. Acesso em 29 nov. 2014.

Assinale a alternativa que descreve corretamente a cena mostrada.

a) A cena mostra uma mulher andando na chuva com guarda-chuva. Ela está sorrindo. Ao lado dela caminha um homem também com um guarda-chuva. Ao fundo, há pessoas correndo para se abrigar.

b) A cena mostra uma mulher andando na chuva com um manto sobre a cabeça. Ela está irritada. Em sentido contrário ao dela, um homem corre para se abrigar. Ao fundo, há pessoas também correndo para se abrigar.

c) A cena mostra uma mulher correndo na chuva com um manto sobre a cabeça. Ela está sorrindo. Ao lado dela caminha um homem sem preocupação com a chuva. Ao fundo, há pessoas com guarda-chuvas.

►d) A cena mostra uma mulher andando na chuva com um manto sobre a cabeça. Ela está sorrindo. Em sentido contrário ao dela, um homem corre para se abrigar. Ao fundo, há pessoas com guarda-chuvas.

22 - Leia a notícia abaixo:

Os ladrões invadiram uma loja no centro da cidade e, com ameaça de revólveres, mandaram o atendente entregar todo o dinheiro. Com a chegada da polícia, houve tumulto e os três conseguiram fugir em um carro, sem levar nada.

De acordo com o relato, assinale a alternativa correta.

►a) Três assaltantes invadiram uma loja no centro da cidade. b) Após a chegada da polícia, os assaltantes fugiram a pé. c) Mesmo desarmados, os ladrões enfrentaram a polícia. d) A polícia não impediu os ladrões de levarem o dinheiro da loja.

23 - Leia o texto abaixo:

As cócegas são rápidas respostas a situações de perigo que o homem adquiriu para se defender, ou seja, são reações de pânico. Quando algum inseto tentava escalar as pernas do homem de antigamente, eram as cócegas que o faziam perceber e expulsar o bicho. Não é possível fazer cócegas em si mesmo (propositalmente) porque o cérebro prevê os movimentos antes mesmo que aconteçam, não provocando a sensação de perigo e pânico que incita as cócegas.

(Fonte: <http://www.brasilescola.com/curiosidades/cocegas.htm>. Acesso em 30 nov. 2014. Adaptado.)

Com base no texto, é correto afirmar que as cócegas são:

a) um mecanismo do cérebro para fazer o corpo relaxar. b) uma forma de provocar riso nos seres humanos. ►c) um mecanismo de defesa contra eventuais perigos. d) o modo como o cérebro identifica situações já conhecidas.

24 - Leia a notícia abaixo:

Diante de sua torcida, a equipe do Porto teve de jogar todo o segundo tempo com dois atletas a menos e não conseguiu segurar os atacantes do Torino. Com os três gols sofridos, a equipe foi eliminada da competição.

De acordo com a notícia, é correto afirmar:

a) O time do Porto foi o vencedor do jogo.

(7)

25 - Observe ao lado caricatura do ex-presidente Lula.

Assinale a alternativa que apresenta a expressão que corresponde ao sentido dessa caricatura.

►a) Falar pelos cotovelos. b) Lavar as mãos.

c) Estar com dor de cotovelo. d) Arregaçar as mangas.

26 - Leia o texto abaixo:

Na sua edição de outubro, a TESTE SAÚDE, publicação da DECO dedicada a temas de saúde, revela que 53% das crianças que participaram do estudo transportavam mochilas com uma carga acima do recomendável, isto é, superior a 10% do seu próprio peso. As crianças mais novas são as mais afetadas: 61% dos estudantes com 10 anos transportavam cargas excessivas, o mesmo acontecendo a 44% daqueles com 12 anos.

Com base no texto, assinale a alternativa correta.

a) O limite de peso para uma criança transportar na mochila não deve ser superior a 61% do seu peso corporal. b) O limite de peso para uma criança transportar na mochila não deve ser superior a 53% do seu peso corporal. c) O limite de peso para uma criança transportar na mochila não deve ser superior a 44% do seu peso corporal. ►d) O limite de peso para uma criança transportar na mochila não deve ser superior a 10% do seu peso corporal.

27 - Considere a charge ao lado. A intenção do autor é fazer:

a) uma crítica à competitividade entre as pessoas.

b) um elogio à capacidade artística de algumas pessoas. c) uma homenagem às

brincadeiras infantis.

►d) uma denúncia da quantidade de lixo acumulado na praia.

28 - Leia o texto abaixo:

RESUMO: O presente trabalho – recorte de pesquisa sobre a forma como os surdos vêm construindo a Literatura Surda – tem

como objetivo analisar produções de histórias feitas por surdos, identificando recursos de construção e verificando como contribuem para a expressão da cultura surda, assim como analisar entrevistas com os produtores das histórias. A base teórica foi buscada nos Estudos Surdos, em autores como Karnopp (2010), Quadros e Sutton-Spence (2006), Silveira (2006), Strobel (2008), Wilcox (2005). O material empírico veio de atividades desenvolvidas por alunos de Licenciatura em Letras-Libras, EAD, da UFSC, no polo da UFSM, realizadas na disciplina Literatura Surda. As produções aqui analisadas foram adaptações de histórias, que incluíram personagens surdos e situações novas, assim como uma tradução. As entrevistas mostram um esforço de produção e estratégias variadas, junto com interesse na cultura surda e na educação dos surdos. Conclui-se que, naquele espaço e tempo, ocorreram momentos importantes de aprendizagem e experiência de formas discursivas literárias, em que os surdos puderam expressar seus discursos e seus valores, enriquecendo a Literatura Surda.

Palavras-chave: Cultura Surda; Língua de Sinais; Literatura Surda. Esse texto é um exemplo de:

a) matéria jornalística. b) obra de ficção. ►c) artigo científico. d) texto informativo.

Fonte: <https://chargesbenett.files.wordpress.com/2014/04/06032014-charge-benett.jpg>.

(8)

RA

SC

UN

HO

29 - Assinale a alternativa que apresenta uma crítica favorável ao filme.

a) A proposta de Made In China é ser uma comédia que foge dos padrões atuais e vai mais a fundo em um assunto delicado. A ideia é boa, mas o longa falha na execução e não foge da mesmice das comédias nacionais.

►b) Se você está procurando algo inteligente e bem feito, A Montanha Matterhorn é definitivamente isso. Um filme que vale cruzar a cidade e enfrentar um congestionamento pra ver.

c) Ao final de Os Penetras, fica uma sensação totalmente contraditória: aquele estado enlevado de quem terminou de ver uma comédia não existe. Bate, na verdade, uma tristeza. Desânimo de ver tanto potencial humano e financeiro desperdiçado.

d) Antes do Inverno pretendia falar da angústia existencial burguesa e da crise da meia-idade, mas no fim das contas não

consegue explorar nenhum dos temas a contento. Termina frustrando por nunca de fato decolar. E o final, que podia ser a redenção, termina sendo conclusão débil.

A imagem a seguir retrata uma situação a que estão sujeitos os surdos por falta de sensibilidade das pessoas ouvintes.

Fonte: <http://3.bp.blogspot.com/_mBiwhdpSPSc/S_RHSNxQOrI/AAAAAAAAAnM/73c7Q1Hq-0U/s400/Surdo.jpg>.

Relate um caso em que você ou algum conhecido seu tenha passado por uma situação de exclusão. Seu texto deve ter no mínimo 8 e no máximo 12 linhas.

QUESTÃO DISCURSIVA 01

Referências

Documentos relacionados

A ideia da pesquisa, de início, era montar um site para a 54ª região da Raça Rubro Negra (Paraíba), mas em conversa com o professor de Projeto de Pesquisa,

O estágio profissionalizante encontrou-se organizado em sete estágios parcelares: Medicina Geral e Familiar, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, com quatro semanas

However, we found two questionnaires that seemed interesting from the point of view of gathering information about students' perspective on the use of

Este estágio de 8 semanas foi dividido numa primeira semana de aulas teóricas e teórico-práticas sobre temas cirúrgicos relevantes, do qual fez parte o curso

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

As rimas, aliterações e assonâncias associadas ao discurso indirecto livre, às frases curtas e simples, ao diálogo engastado na narração, às interjeições, às

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

O imposto pago no exterior pode ser compensado na Declaração de Ajuste Anual até o valor correspondente à diferença entre o imposto calculado