• Nenhum resultado encontrado

Regulamento do Estágio Curricular

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Regulamento do Estágio Curricular"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Regulamento do Estágio Curricular

Revisado e Aprovado no CONASU em 23/07/2015

(2)

Sumário

CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS DO ESTÁGIO CURRICULAR 03 CAPÍTULO II - DAS CONDIÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DO

ESTÁGIO CURRICULAR

A) DOS PRÉ- REQUISITOS PARA REAIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR

03

03

B) DOS PROCEDIMENTOS PARA MATRICULA CURRICULAR 04 CAPÍTULO III - DO ANDAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR

A) DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

04 04

B) DA COODENAÇÃO DE CURSO 04

C) DO ESTAGIÁRIO 04

CAPÍTULO IV - DO ACOMPANHAMENTO DO ESTÁGIO 05

APÊNDICE

APÊNDICE A - MODELO DE CARTA DE APRESENTAÇÃO 07

APÊNDICE B – PLANO DE ESTÁGIO 08

APÊNDICE C - FOLHA DE FREQUÊNCIA DE ESTÁGIO 10 APÊNDICE D – ESTRUTURA DO RELATORIO DE ESTÁGIO 11 APÊNDICE E – RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO 12

APÊNDICE F – AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO 14

APÊNDICE G – ESTRUTURA DO RELATORIO DE ESTÁGIO II (específico para o curso de Administração)

(3)

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR

O presente regulamento tem como finalidade incentivar os alunos ao desenvolvimento de atividades práticas no campo de conhecimento específico e aplicação dos conhecimentos adquiridos na atividade acadêmica através das aulas ministradas. CAPÍTULO I

DOS OBJETIVOS DO ESTÁGIO CURRICULAR

Art. 1º - O ESTÁGIO CURRICULAR visa colocar o estudante em contato com o ambiente real de trabalho, através da prática de atividades técnicas, pré-profissionais, obedecendo as normas especificas, em uma organização, para este fim denominada concedente, sendo a sua realização condição obrigatória para a integralização do curso.

Art. 2º - A caracterização e a definição do estágio dependem do instrumento jurídico (acordo de cooperação e/ou convênio), celebrado entre as FACIIP, mantidas pela UNIBAHIA, e a parte concedente, no qual devem ser acordadas as condições de realização do estágio.

Art. 3º - O estágio curricular deve proporcionar a complementação do ensino e da aprendizagem, devendo ser planejado, executado, acompanhado e avaliado em conformidade com os currículos, programas e calendários escolares, a fim de se constituir em instrumento de integração, em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico-cultural, cientifico e de relacionamento humano

Art. 4º - O estágio curricular, independentemente do aspecto profissionalizante direto e específico, poderá assumir a forma de atividade de extensão, mediante a participação do estudante em empreendimento ou projetos de interesse social CAPÍTULO II

DAS CONDIÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR A) DOS PRÉ- REQUISITOS PARA REAIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR Art. 5º - Terá validade, para efeito de avaliação, o estágio que seja realizado durante o curso em que o aluno esteja regularmente matriculado de acordo com as diretrizes evidenciadas no Projeto Pedagógico de cada curso.

Art. 6º - Para a realização do estágio curricular do estudante deverá observar os seguintes aspectos:

§1º - A jornada de atividades do estágio curricular pode ser cumprida em horário fixo ou variável durante a semana. Em qualquer hipótese, no entanto não poderá conflitar com o horário escolar do estudante.

§2º - O estudante quando empregado, poderá realizar o estágio curricular nas dependências da própria empresa, desde que em áreas profissionais correspondentes à acadêmica do seu curso. Neste caso, ocorrerá normalmente a sua supervisão e o

(4)

mesmo deverá elaborar o seu plano de estágio, assim como apresentar o relatório final.

§3º - O estudante, quando empregador, proprietário ou sócio de empresa deverá apresentar cópia autenticada do contrato ou estatuto social e estará sujeito às normas vigentes no parágrafo anterior.

B) DOS PROCEDIMENTOS PARA MATRICULA CURRICULAR

Art. 7º - Todos os estudantes da Instituição deverão fazer o estágio curricular, mesmo quando já se encontram exercendo atividade profissional na área.

§1º- Os estudantes que tiverem experiência profissional na área do curso, obterão um aproveitamento de parte desta prática. A porcentagem deste aproveitamento será determinada pelo Coordenador do Curso, que deverá analisar cada caso individualmente.

§2º - Após reunião de estágio com o Coordenador do Curso, os estudantes deverão dar entrada na secretaria da instituição da documentação exigida.

CAPÍTULO III

DO ANDAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR A) DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Art.8º A Instituição poderá recorrer aos convênios dos serviços de integração públicos e privados do sistema de ensino e os setores de produção, serviços, comunidade e governo, para facilitar o estágio dos seus alunos.

B) DA COODENAÇÃO DE CURSO

Art.10º - A coordenação do curso será responsável pela validação do estágio, mediante o cumprimento do estabelecido neste regulamento.

C) DO ESTAGIÁRIO

Art. 11º - A efetivação do estudante no estágio curricular, estará vinculado à aprovação do PLANO DE ESTÁGIO

§1º - O documento denominado PLANO DE ESTÁGIO, consistirá de uma proposta de atividades a serem desenvolvidas pelo estudante.

§2º - O plano de estágio deverá ser aprovado pelo Coordenador do Curso.

§3º - O plano de estágio proposto pelo estudante, deverá contemplar, obrigatoriamente, aspectos interdisciplinares.

§4º - Durante o estágio curricular o estudante deverá vivenciar dentro do possível na empresa, seja ela pública ou privada, as atividades relacionadas ao seu curso, o que será refletido no seu relatório de estágio.

(5)

§5º - Como objetivo principal, o estágio curricular tem que proporcionar ao estudante a aplicação prática de seu conhecimento teórico.

§6º - Toda documentação deverá ser entregue na Núcleo de Atendimento ao Estudante – NAE, de acordo com os prazos estabelecidos no calendário acadêmico. §7º - O estágio curricular será considerado integralizado quando o estudante tiver completado a carga horária para a disciplina estágio, apresentado o relatório final, de acordo com o projeto pedagógico de cada curso aprovado pelo MEC.

CAPÍTULO IV

DO ACOMPANHAMENTO DO ESTÁGIO Art. 12º - São atribuições do Coordenador:

§1º - Receber a documentação exigida através da secretaria do curso e validar. Art. 13º DA AVALIAÇÃO FINAL

A avaliação final do estagiário será como base nos seguintes aspectos:

- Avaliação da empresa, ou auto-avaliação no caso de proprietário/empresário. - Relatório final das atividades desenvolvidas pelo estagiário.

- O resultado final será a média aritmética das avaliações.

Art.15º - Os casos omissos neste regulamento de estágio serão resolvidos pela Coordenação do Curso.

(6)
(7)

APÊNDICE A - MODELO DE CARTA DE APRESENTAÇÃO

(Nome da Instituição)

(Diretor/Gerente/Coordenador) Ilmo (a). Sr (a).

Prezado (a) Senhor (a),

Apresentamos ______________________________________________ , aluno (a) do ______ semestre do Curso de ... das Faculdades Integradas Ipitanga (FACIIP), mantidas pela Unibahia, que deverá se apresentar com documento de identificação para realização de estágio curricular obrigatório.

Lembramos que esta atividade é regulamentada e não há caracterização de vínculo empregatício do aluno com a Instituição durante o período de duração do estágio curricular.

Informamos que o acompanhamento do estágio pela organização cedente se dará através de instrumentos disponibilizados ao aluno que evidenciam a prática do estágio, devendo ser validados pelo Supervisor.

Contamos com seu apoio e colaboração no processo de aprendizagem dos nossos alunos e agradecemos antecipadamente, colocando-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,

_______________________________________

(8)

APÊNDICE B – PLANO DE ESTÁGIO

1 IDENTIFICAÇÃO

Nome __________________________________________________________________ Matrícula n.º _________________ Semestre de ingresso:_____________________ Endereço ______________________________________________n.º _____ Apt.º_____ Complemento _________________________ Bairro _____________________________ Telefones: ___________________________ E-mail: _____________________________ Carteira do Trabalho: _____________________ RG: _____________________________ CPF: ____________________

Assinatura do aluno ____________________________ Data: ____ / _____/_____

2. LOCAL DO ESTÁGIO

Instituição: ________________________________________________________________ CNPJ ___________________________ ( ) Público ( ) Privado ( ) Outros

Endereço:__________________________n.º______Bairro:__________Cidade:________ Telefones: ________________________ E-mail: __________________________

Relação Trabalhista do Estudante:

( ) Estágio ( ) Empregado ( ) Proprietário ( ) Prestação de Serviço

Data de ingresso _____/_____/_____ Cargo ____________________________________ Horário do estágio: ________________Áreas de atuação: __________________________ Responsável da empresa pela informação_______________________________________ Telefone: _________________________________

Assinatura do responsável __________________________ Data: ____ / _____/________

(9)

4. PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO Instituição:

Setor de Estágio:

Linha de atuação do estágio:

Supervisor de Estágio na instituição:

Estagiário: Semestre/Ano: Carga Horária semanal Previsão de Conclusão do Curso: Início do Estágio: Término do Estágio:

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS OBSERVAÇÃO

Supervisor de Estágio na Instituição Data: Assinatura Orientador de Estágio Data: Assinatura Estagiário Data: Assinatura (carimbo da instituição)

(10)

APÊNDICE C - FOLHA DE FREQUÊNCIA DE ESTÁGIO

Estagiário: Instituição cedente:

Supervisor de Estágio na Instituição: Total de Horas:

Data Atividades Hora de entrada Hora de saída Assinatura do Assinatura do Estagiário Supervisor (carimbo da instituição)

(11)

APÊNDICE D – ESTRUTURA DO RELATORIO DE ESTÁGIO

A estrutura física do trabalho deve obedecer as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Capa Folha de rosto 1 IDENTIFICAÇÃO Nome: Semestre: Ano: Instituição (Estágio): Segmento: Porte:

Área de Estágio:(apresentar a justificativa sobre a área de opção do estágio e linha

de atuação)

2 DESCRIÇÃO DA INSTITUIÇÃO (nome, endereço, história da organização, missão, visão, valores, faturamento, média diária de transações comerciais, número de clientes ou estudantes, principais clientes, quantidade de instalações, abrangência da atuação, principais produtos/serviços, departamentos da instituição, número de funcionários, organograma da empresa, fotografia das instalações e demais informações relevantes para apresentação da Institição)

3 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES: (Consiste numa exposição das atividades

realizadas no estágio, com a utilização de aportes teóricos, correlacionando teoria e prática).

4 DIAGNÓSTICO SITUACIONAL: (Caracterização do contexto e identificação de um problema a ser solucionado com os conhecimentos obtidos durante a graduação) 6 AÇÕES PROPOSTAS PARA INTERVENÇÃO

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS (Parte final do texto, na qual se faz uma síntese interpretativa e crítica dos resultados obtidos com o estágio ou atividade profissional. Nesta parte, pode-se inserir sugestões e propor reflexões).

(12)

APÊNDICE E – RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO (pelo Supervisor do estágio na instituição)

Estagiário: Instituição cedente:

Supervisor de Estágio na Instituição: Carga Horária:

Período

Prezado (a) Supervisor (a),

Solicitamos que avalie o desempenho do (a) estagiário (a), conforme os aspectos abaixo relacionados

1.ASPECTOS INTERPESSOAIS Não

atende

Atende parcialmente

Atende Atende plenamente Relacionamento Interpessoal – Habilidade em lidar

e conviver com as pessoas.

Sociabilidade e desembaraço. Facilidade e

espontaneidade com que age frente as pessoas, fatos e situações.

Cooperação. Colaboração espontânea junto a outras pessoas no sentido de contribuir para o alcance de um objetivo comum. Influência positiva no grupo.

2.ASPECTOS PESSOAIS Não

atende

Atende parcialmente

Atende Atende plenamente Assiduidade. Assiduidade e pontualidade.

Disciplina. Facilidade em aceitar e seguir instruções de superiores e acatar regulamentos e normas. Comunicação. Capacidade de comunicar-se com clareza e objetividade. Sabe escutar e apresentar argumentos com equilíbrio e racionalidade.

Merecimento de confiança. Discrição demonstrada quanto ao sigilo das atividades a ele confiadas. Interesse. Mostrar interesse pelo andamento do trabalho. Disponibilidade para realizar tarefas voluntárias.

(13)

3ASPECTOS TÉCNICOS -PROFISSIONAIS

Não atende Atende parcialmente Atende Atende plenamente Capacidade Analítica. Facilidade na compreensão.

Rapidez e facilidade de entender, interpretar e por em prática instruções e informações verbais e escritas. Conhecimentos teóricos. Conhecimento

demonstrado no cumprimento do programa de estágio, tendo em vista sua escolaridade. Responsabilidade. Capacidade de cuidar e

responder pelas atribuições materiais, equipamentos e bens da empresa, que lhe são confiados no estágio. Organização e método no trabalho. Uso de meios racionais visando melhorar a forma de executar o trabalho.

Criatividade. Capacidade de sugerir, projetar ou exercer modificações ou inovações na empresa. Capacidade de adaptar conteúdo teórico à prática.

Comentários gerais sobre a postura e desempenho do estagiário (a):

______________________________________________ Assinatura Supervisor de Estágio na Instituição.

(14)

APÊNDICE F – AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO Curso Semestre Estagiário(a) Orientador(a) LEGENDA DA NOTA

Não atende – nota inferior a 5 / Atende parcialmente – nota entre 5 e 6,9 / Atende – nota entre 7,0 e 8,9 / Atende plenamente – nota entre 9,0 e 10,0

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Não atende Atende parcialmen te Atende Atende plenamen te Apresentação dos registros obrigatórios

Avaliação Qualitativa no desenvolvimento do Estágio

Relatório de Estágio Supervisionado

Fundamentação teórica

Adequação as normas da ABNT

Conceito Final

OBSERVAÇÕES

Data

(15)

APÊNDICE G – ESTRUTURA DO RELATORIO DE ESTÁGIO II (específico para o curso de Administração)

A estrutura física do trabalho deve obedecer as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 Capa: é a cobertura externa do trabalho - Emblema e nome da instituição / Nome do curso de Graduação/Natureza acadêmica do Trabalho/Nome completo do (s) autor (es)/Título principal do trabalho/ Local (cidade) e ano.

 Folha de rosto: deve conter os elementos identificadores do trabalho.

 Lista de ilustrações (elemento opcional): estruturada em conformidade com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado pelo respectivo número da página. Recomenda-se uma lista para cada tipo de ilustração: desenhos, figuras, gráficos, quadros, mapas, fluxogramas e outros.

 Lista de abreviaturas e siglas (elemento opcional): relaciona as abreviaturas e siglas que foram apontadas no texto

 Sumário: consiste na enumeração das principais partes do trabalho, na mesma ordem e na mesma forma gráfica em que aparecem no texto, seguida das páginas de localização.  Introdução: é a parte inicial do texto. Faz-se a contextualização do trabalho de maneira

sucinta, que contemple: contexto do objeto de pesquisa, problema, pressupostos, objetivos gerais e específicos, metodologia, justificativa e divisão dos capítulos.

 Fundamentação Teórica - deve contemplar todo o contexto, utilizando o diagnóstico

situacional (apresentado no relatório de Estágio I) e demonstrar que o estagiário realizou buscas significativas sobre o tema em obras de autores clássicos e contemporâneos.

 Caracterização da Empresa: nome, endereço, história da organização, missão, visão, valores, faturamento, média diária de transações comerciais, número de clientes, principais clientes, quantidade de instalações, localizações no brasil e no mundo, principais produtos, departamentos da empresa, número de funcionários, organograma da empresa, fotografia das instalações

 Estudo de caso: análise de um problema diagnosticado (apresentando a realidade

verificada e os prejuízos para a empresa) e as oportunidades de melhorias verificadas (apresentando ações implementadas ou propostas e possíveis retornos para empresa).

 Considerações finais: análise crítica do desenvolvimento do Estágio com destaque para as melhorias verificadas e a importância para crescimento profissional do aluno.

 Referências: bibliográficas ou eletrônicas, devendo estar separadas e em ordem alfabética.

 Apêndice (s): Consiste em um texto ou documento elaborado pelo próprio autor (aluno), que complementam e comprovam o texto do trabalho.

 Anexo (s): Todos os materiais, não elaborados pelo autor, que complementam e comprovam o texto do trabalho.

Referências

Documentos relacionados

Art. Cabe ao Professor Responsável pela Atividade de Estágio coordenar possíveis alterações e cancelamentos na programação do Estágio Curricular Supervisionado para o Curso

5° - Segundo a Resolução do CFN 399/2007 artigo 1º não é obrigatório que o local de estágio tenha um nutricionista para atuar como supervisor, desde que garantida

§ 1º – O Núcleo de Estágio é o órgão responsável pela coordenação e supervisão das atividades do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Enfermagem, respeitando

O aluno que realiza atividades profissionais, em áreas correlatas ao seu curso, em Empresas Juniores e Núcleos de Extensão do CENTRO UNIVERSITÁRIO IBMR, sob orientação

1° Este Regulamento rege as atividades de Estágio e do Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Graduação em Direito, em especial o Estágio Curricular Supervisionado da Faculdade de

Este trabalho tem por objetivo descrever o local de estágio, atividades desenvolvidas e acompanhadas durante o período de estágio curricular obrigatório em Medicina

Dentro deste contexto, atualmente, segundo Jeremy Kilpatrick (1992), a Educação Matemática se apresenta como um forte campo profissional e acadêmico. Nas últimas

Durante o estágio realizado na Vieira Nunes e Ovçar Ltda, acompanhou-se a rotina de um Médico Veterinário da empresa. O Médico Veterinário acompanhado realizava visitas agendadas