• Nenhum resultado encontrado

Ensino Médio. Professor: Márcio Disciplina: Química 3 Aluno(a): Nº Série: 3ª Turma: Data: / /2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ensino Médio. Professor: Márcio Disciplina: Química 3 Aluno(a): Nº Série: 3ª Turma: Data: / /2018"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Ensino Médio

Professor: Márcio

Disciplina: Química 3

Aluno(a): ________________________________________________________ Nº ______

Série: 3ª Turma: ______ Data: ____/____/2018

ATENÇÃO: Qualquer dificuldade na resolução da lista procure seu professor.

Lista de Exercícios – Desenvolvimento Sustentável e Química Verde

1. (ENEM/2013) Química Verde pode ser definida como a criação, o desenvolvimento e a aplicação de produtos e processos químicos para reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias nocivas à saúde humana e ao ambiente. Sabe-se que algumas fontes energéticas desenvolvidas pelo homem exercem, ou tem potencial para exercer, em algum nível, impactos ambientais negativos.

CORREA. A. G.; ZUIN, V. G. (Orgs.). Química Verde: fundamentos e aplicações. São Carlos. EduFSCar, 2009.

À luz da Química Verde, métodos devem ser desenvolvidos para eliminar ou reduzir a poluição do ar causada especialmente pelas

a) hidrelétricas.

b) termelétricas.

c) usinas geotérmicas.

d) fontes de energia solar.

e) fontes de energia eólica.

2. (PUC MG/2013) A Química Verde é uma estratégia que vem sendo desenvolvida, nas últimas décadas, por químicos em todo o mundo, aprimorando processos que sejam benéficos ao meio ambiente. Dentro dessa filosofia, são ações que poderiam ser classificadas como pertencentes à Química Verde, EXCETO:

a) Usar água em substituição ao metanol como solvente para uma reação.

b) Usar benzeno no lugar de glicose como material de partida para obtenção de um composto de interesse comercial.

c) Desenvolver catalisadores que tornem as reações mais rápidas.

d) Desenvolver processos em que sejam produzidas pequenas quantidades de resíduos.

3. (UCS RS/2011) O alimento, que pode ser de origem animal ou vegetal, é o combustível da vida. A escolha, a preparação e o consumo são influenciados por fatores biológicos e culturais. Associe o tipo de alimento, listado na Coluna A, às características que o identificam, elencadas na Coluna B.

COLUNA A

1. Alimento in Natura

2. Alimento Orgânico

3. Alimento Biodinâmico

COLUNA B

( ) Sem resíduos tóxicos, produzido em solo livre de pesticidas, fertilizantes químicos e sem a utilização de sementes transgênicas.

( ) De origem vegetal ou animal, não foi processado e pode ser consumido de imediato.

( ) Produzido em solo preparado, a utilização dos fertilizantes à base de esterco e plantas medicinais é feita em doses diluídas.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.

a) 3 – 1 – 2 b)2 – 3 – 1

c) 1 – 3 – 2 d)1 – 2 – 3

e) 2 – 1 – 3

4. (UFU MG/2011) A figura abaixo foi criada e utilizada pela Universidade Federal de Uberlândia, no primeiro semestre de 2011, como símbolo do processo seletivo do primeiro semestre daquele ano.

nota

Nota

(2)

Assinale a alternativa que expressa um sentido químico que pode ser atribuído a essa figura.

a) A figura representa a produção de substâncias naturais em um béquer – utensílio de vidro utilizado em laboratórios químicos – com o intuito de auxiliar na preservação da fauna e da flora.

b) Por meio da figura pode-se refletir sobre a importância de a química participar na proposição de ações que auxiliem na preservação ambiental, produzindo materiais mais facilmente biodegradáveis e colaborando para a manutenção da vida.

c) A figura mostra o quão importante é a química para a humanidade, sendo um conhecimento voltado apenas para o estudo dos materiais encontrados na natureza.

d) A figura revela que a química é um conhecimento restrito à preservação e à conservação dos ecossistemas brasileiros como, por exemplo, o cerrado e a floresta amazônica.

5. (UECE/2009) A química está presente em vários setores da vida cotidiana (alimentação, remédios, cosméticos, material de uso doméstico e outros produtos do dia a dia). No entanto, a fabricação de alguns materiais tem criado, também, produtos que geram poluição ao meio ambiente. Os pesquisadores da área química procuram evitar os efeitos nocivos sobre o meio ambiente e estabelecem a “Química Sustentável”. Assinale entre as opções, que se seguem, aquela que apresenta somente produtos que são menos nocivos ao meio ambiente.

a) Clorofila, biodiesel, gás nitrogênio.

b) Biodiesel, etanol, gasolina.

c) Etanol, monóxido de carbono, clorofila.

d) Gás butano, clorofila, diesel.

6. (MACK SP/2010) Seathl, chefe indígena americano, em seu famoso discurso, discorre a respeito dos sentimentos e dos cuidados que o homem branco deveria ter para com a Terra, à semelhança com os índios, ao se assenhorear das novas regiões. E ao final, diz: “Nunca esqueças como era a terra quando dela tomas-te posse. Conserva-a para os teus filhos e ama-a como Deus nos ama a todos. Uma coisa

sabemos: o nosso Deus é o mesmo Deus. Nem mesmo o homem branco pode evitar nosso destino comum”.

O discurso adaptado, publicado na revista Norsk Natur, Oslo em 1974, nunca esteve tão atual. O homem, procurando tornar sua vida mais “confortável”, vem destruindo e contaminando tudo ao seu redor, sem se preocupar com os efeitos desastrosos posteriores.Esses efeitos podem ser causados por

I. liberação desenfreada de gases estufa.

II. destruição da camada de ozônio.

III. uso descontrolado de agrotóxicos e inseticidas.

IV. desmatamento e queimadas.

É correto afirmar que contribuem para o agravamento dos problemas as causas citadas em

a) I, II e III, apenas.

b) II e III, apenas.

c) I e IV, apenas.

d) I, II, III e IV.

e) II e IV, apenas.

7. (UEL PR/2013) Um computador pessoal pode conter 700 substâncias químicas diferentes, e seu descarte indevido contribui para o acúmulo de metais pesados despejados no ambiente. As relações entre a quantidade de matéria-prima extraída do ambiente e o volume de resíduos sólidos produzidos podem ser identificadas nos diferentes métodos de tratamento de resíduos sólidos.

Com base nessas considerações e relativamente aos métodos de tratamento de resíduos sólidos, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) A reciclagem reduz a matéria-prima extraída do ambiente e diminui o volume dos resíduos sólidos produzidos.

( ) A reciclagem reduz o volume dos resíduos sólidos produzidos, sem diminuir a matéria-prima extraída do ambiente.

( ) A reciclagem e o reaproveitamento reduzem o volume de resíduos sólidos produzidos, mas aumentam a extração de matéria-prima do ambiente.

(3)

( ) O reaproveitamento reduz a matéria-prima extraída do ambiente, mas aumenta o volume dos resíduos sólidos produzidos.

( ) O reaproveitamento reduz o volume dos resíduos sólidos produzidos, sem diminuir a matéria-prima extraída do ambiente.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, F, F, V. b) V, F, F, F, V.

c) F, V, V, F, F. d) F, V, F, V, V.

e) F, F, V, V, F.

8. (UFU MG/2012)

Marcos Bernardes, 2011. Disponível em:

<www.marcosbernardes.com/news/?p=322.>. Acesso em: 5 jul. 2012. (adaptado)

O documentário "Lixo Extraordinário", baseado nos trabalhos do artista plástico Vik Muniz, relata a trajetória do lixo dispensado em um aterro, bem como a relação entre lixo e arte aproximando o universo intelectual à tão diferente realidade das pessoas que colhem o lixo.

Disponível em: <www.usinadocinema.com.br>. Acesso em: 5 julh. 2012.

O lixo, retratado pelo artista plástico Vik Muniz,

a) se enterrado e isolado da atmosfera por uma camada de terra nos aterros sanitários, ficará protegido da decomposição de micro-organismos.

b) é um dos males do consumismo humano, gerando, entre outros problemas, a contaminação do solo a partir do descarte incorreto de pilhas ou baterias.

c) tem quantidade aumentada por meio da reciclagem, uma vez que será devolvido para a natureza imediatamente.

d) recolhido pelas pessoas por catação, possui grandes quantidades de sacolas plásticas de fácil decomposição pelo meio natural.

9. (FCM MG/2012) Ser uma pessoa ecologicamente correta não é simples, não basta apenas usar sacola retornável no supermercado. Quem ainda não ouviu falar dos 3R, 4R ou dos 5R? Para que ocorra a reciclagem de materiais, eles devem estar agrupados de acordo com características semelhantes. Portanto, antes de reciclarem plásticos, metais, pilhas e resíduos domésticos, dentre outros, é necessário separá-los de acordo com suas propriedades.

Considerando o processo de reciclagem, assinale a alternativa INCORRETA:

a) além do sistema mecânico, a reciclagem pode ser química e energética.

b) por meio de uma análise comparativa da densidade do plástico com a densidade de outros materiais é possível separá-los.

c) um dos produtos oriundos da decomposição dos resíduos orgânicos é o gás metano, que pode ser empregado como combustível.

d) nas usinas de lixo, a identificação dos metais é feita por dissolução fracionada dos metais fundidos, em que o alumínio é separado do ferro.

10. (PUC RS/2011) Associe a Coluna A, que apresenta tipos de materiais e seu tempo de degradação no ambiente, com a Coluna B, que apresenta possíveis destinações do lixo, numerando os parênteses.

Coluna A

1. vidro – mais de 10000 anos

2. lata de alumínio – mais de 1000 anos 3. matéria orgânica doméstica – 2 a 12 meses 4. material orgânico em lixo hospitalar – 2 a 12 meses

Coluna B

( ) aterro sanitário

( ) incineração

(4)

( ) reutilização

Efetuando a correta associação entre os materiais e o melhor tratamento a ser dado a eles, obtém-se, de cima para baixo, a sequência

a) 1 – 2 – 3 – 4 b) 2 – 4 – 3 – 1 c) 3 – 4 – 2 – 1 d) 4 – 3 – 1 – 2 e) 4 – 2 – 3 – 1

11. (UFU MG/2013) O enxofre, contaminante presente na gasolina e no óleo combustível, pode afetar a qualidade do ar nos grandes centros urbanos.

A presença desse poluente em combustíveis

a) é responsável pela inversão térmica a baixas temperaturas.

b) destrói a camada de ozônio atmosférico, aumentando a incidência solar.

c) causa efeito estufa, gerando aquecimento na superfície terrestre.

d) provoca chuva ácida a partir da formação de óxidos na atmosfera.

12. (UFOP MG/2009) A figura abaixo representa uma situação típica de grandes cidades e centros industriais.

O principal problema ambiental causado pelas reações químicas no ar e nas nuvens envolvendo os gases representados é conhecido como:

a) efeito estufa.

b) chuva ácida.

c) buraco na camada de ozônio.

d) derretimento das calotas polares.

13. (ENEM/2006) Com base em projeções realizadas por especialistas, prevê-se, para o fim do século XXI, aumento de temperatura média, no planeta, entre 1,4 ºC e 5,8 ºC. Como conseqüência desse aquecimento, possivelmente o clima será mais quente e mais úmido bem como ocorrerão mais enchentes em algumas áreas e secas crônicas em outras. O aquecimento também provocará o desaparecimento de algumas geleiras, o que acarretara o aumento do nível dos oceanos e a inundação de certas áreas litorâneas.

As mudanças climáticas previstas para o fim do século XXI

a) provocarão a redução das taxas de evaporação e de condensação do ciclo da água.

b) poderão interferir nos processos do ciclo da água que envolvem mudanças de estado físico.

c) promoverão o aumento da disponibilidade de alimento das espécies marinhas.

d) induzirão o aumento dos mananciais, o que solucionará os problemas de falta de água no planeta.

e) causarão o aumento do volume de todos os cursos de água, o que minimizará os efeitos da poluição aquática.

14. (ENEM/2004) Por que o nível dos mares não sobe, mesmo recebendo continuamente as águas dos rios?

Essa questão já foi formulada por sábios da Grécia antiga. Hoje responderíamos que

a) a evaporação da água dos oceanos e o deslocamento do vapor e das nuvens compensam as águas dos rios que deságuam no mar.

b) a formação de geleiras com água dos oceanos, nos pólos, contrabalança as águas dos rios que deságuam no mar.

c) as águas dos rios provocam as marés, que as transferem para outras regiões mais rasas, durante a vazante.

d) o volume de água dos rios é insignificante para os oceanos e a água doce diminui de volume ao receber sal marinho.

e) as águas dos rios afundam no mar devido a sua maior densidade, onde são comprimidas pela enorme pressão resultante da coluna de água.

15. (ENEM/2004) A necessidade de água tem tornado cada vez mais importante a reutilização planejada desse recurso. Entretanto, os processos de tratamento

(5)

de águas para seu reaproveitamento nem sempre as tornam potáveis, o que leva a restrições em sua utilização. Assim, dentre os possíveis empregos para a denominada “água de reuso”, recomenda-se

a) o uso doméstico, para preparo de alimentos.

b) o uso em laboratórios, para a produção de fármacos.

c) o abastecimento de reservatórios e mananciais.

d) o uso individual, para banho e higiene pessoal.

e) o uso urbano, para lavagem de ruas e áreas públicas.

16. (ENEM/2002) Nas discussões sobre a existência de vida fora da Terra, Marte tem sido um forte candidato a hospedar vida. No entanto, há ainda uma enorme variação de critérios e considerações sobre a habitabilidade de Marte, especialmente no que diz respeito à existência ou não de água líquida. Alguns dados comparativos entre a Terra e Marte estão apresentados na tabela. C) (-55º K 218 ) Carbono(CO de Dióxido : te predominan Gás 3,7 0,18 milhoões 228 MART E C) 15º ( K 288 ) Oxigênio(O e (N) Nitrogênio : tes predominan Gases 9,8 1,00 milhões 149 T ERRA Média a T emperatur atmosfera da Composição ) m/s gravidade( da Acerelação terrestre) à relação (em Massa (km) Sol ao Distância PLANET A 2 2 2 

Com base nesses dados, é possível afirmar que, dentre os fatores abaixo, aquele mais adverso à existência de água líquida em Marte é sua

a) grande distância ao Sol.

b) massa pequena.

c) aceleração da gravidade pequena.

d) atmosfera rica em CO2.

e) temperatura média muito baixa.

17. (PUC Camp SP/2010)

Baixe filmes, salve o planeta

Existem muitas maneiras de diminuir o impacto humano ao planeta. Reciclar o lixo, plantar muda de espécies ameaçadas, ir ao trabalho de bicicleta, assistir a filmes em streaming em vez de ir ao cinema... Como? Isso mesmo. Usar computador e internet para fazer compras, alugar filmes e ler livros em vez de se deslocar para realizar essas atividades reduz a emissão de carbono.

Veja o esquema a seguir:

(Revista Galileu, outubro 2009, p.17)

O texto faz algumas sugestões para diminuir o impacto humano ao planeta:

I. Plantar mudas de espécies ameaçadas.

II. Ir ao trabalho de bicicleta.

III. Assistir a filmes na Internet.

Reduz a liberação de carbono presentes nos combustíveis fósseis o que se afirma SOMENTE em

a) I. b) I e II. c) I e III.

d) II. e) II e III.

18. (UNIFOR CE/2016)

“Foram justamente os que dizem que transgênicos não oferecem risco algum para a saúde que trabalharam para retirar dos rótulos a informação. Não é contraditório?” Revista Galileu, abril de 2015.

Podemos afirmar que a retirada da identificação visual dos produtos que contêm alimentos transgênicos tem gerado muita polêmica porque

a) são comprovadamente alimentos que trazem riscos à saúde do consumidor.

b) é antiético obrigar aos produtores informar o conteúdo transgênico.

c) é indiferente para os consumidores a informação sobre transgênicos nos alimentos.

d) muitos dos consumidores nem mesmo conhecem o significado do símbolo.

(6)

e) afeta tanto consumidores como todos os seres vivos e as futuras gerações.

19. (ENEM/2015) A química verde permite o desenvolvimento tecnológico com danos reduzidos ao meio ambiente, e encontrar rotas limpas tem sido um grande desafio. Considere duas rotas diferentes utilizadas para a obtenção de ácido adípico, um insumo muito importante para a indústria têxtil e de plastificantes. OOH Co 180 ºC Cr(III) lavagem caústica

Rota tradicional (marrom)

Cr(III) lavagem caústica OH O + 120 ºC HNO3 60% V5+, Cu O OH O OH + CO2 + N2O Na2WO4, 4 H2O2 75-90 ºC O OH O OH + 4 H2O Rota verde

LENARDÃO, E. J. et al. Green chemistry – os 12 princípios da química verde e sua inserção nas atividades de ensino e pesquisa. Química Nova, n. 1, 2003

(adaptado).

Que fator contribui positivamente para que a segunda rota de síntese seja verde em comparação à primeira?

a) Etapa única na síntese. b) Obtenção do produto puro. c) Ausência de reagentes oxidantes.

d) Ausência de elementos metálicos no

processo.

e) Gasto de energia nulo na separação do produto.

20. (ENEM/2012) Um estudo modificou geneticamente a Escherichia coli, visando permitir que essa bactéria seja capaz de produzir etanol pela metabolização do alginato, açúcar presente em grande quantidade nas algas marrons. A experiência mostrou que a bactéria transgênica tem capacidade de obter um rendimento elevado na produção de etanol, o que pode ser aplicado em escala industrial.

Combustível de algas. Revista Pesquisa Fapesp, ed.192, fev. 2012 (adaptado).

O benefício dessa nova tecnologia, em comparação às fontes atuais de produção de etanol, baseia-se no fato de que esse modelo experimental

a) aumentará a extensão de área continental cultivada.

b) aumentará a captação de CO2 atmosférico.

c) facilitará o transporte do etanol no final da etapa produtiva.

d) reduzirá o consumo de água doce durante a produção de matéria-prima.

e) reduzirá a contaminação dos mares por metais pesados.

21. (UFRN/2011) A “Química Verde” , isto é, a química das transformações que ocorrem com o mínimo de impacto ambiental, está baseada em doze princípios. Dois desses princípios dizem respeito:

Princípio 1 - À economia atômica, ou seja, processos realizados com a maior porcentagem de átomos de reagentes incorporados ao produto desejado e

Princípio 2 - À síntese de produtos menos perigosos à saúde humana e ao ambiente.

Um processo reportado na literatura científica, como exemplo de Química Verde, é a síntese do ácido adípico, substância muito utilizada na fabricação de nylon. No quadro abaixo, estão representados os processos de síntese tradicional do ácido adípico e uma síntese verde dessa substância.

Síntese Tradicional do ácido adípico (Síntese Marrom):

(7)

"Co" 180 ºC OOH com NaOH Cr (III) OH O + 120 ºC HNO3 60% V+5, Cu metálico N2O + CO2 + HO O OH O ácido adípico Síntese Verde: Na2WO4, 4H2O2 [CH3(n-C8H17)3N]HSO4 75-90 ºC, 8h HO OH O O + 4H2O ácido adípico

Química Nova.”Green Chemistry”. Os 12 Princípios da Química Verde e sua inserção nas atividades de Ensino e de Pesquisa. Disponível

em: <www.scielo.br/scielo.php>. Acesso em: 11 ago. 2010.

Por que se pode afirmar que a síntese verde do ácido adípico, se comparada com a síntese tradicional, cumpre cada um dos dois princípios citados no texto?

TEXTO: Comum às questões: 22 e 23.

Há cerca de uma década, iniciou, no Brasil, a produção do plástico verde, apontado como um avanço na luta pela redução das emissões de CO2 na atmosfera. O plástico verde é produzido a partir do

etanol da cana-de-açúcar de acordo com as seguintes etapas: 1) na lavoura, a cana-de-açúcar metaboliza o CO2 para produzir sacarose; 2) na usina, a sacarose é fermentada para produzir etanol; 3) na indústria, o etanol sofre uma reação de desidratação para formar o eteno verde; 4) o eteno verde é, então, polimerizado para formar o polietileno verde; 5) o polietileno verde é processado e transformado em produtos e em utensílios; 6) finalmente, após sua utilização, o polietileno pode ser 100% reciclado ou incinerado, gerando CO2 que será reabsorvido no início do ciclo.

22. (UFGD MS/2015) Marque a alternativa que contém o esquema que melhor representa as etapas de produção do plástico verde:

a) Cana-de-açúcar o metabolism erais min O H , CO2 2       Sacarose      fermentação CH3CH2OHpolimerização CH2 CH2 n b) Cana-de-açúcar o metabolism erais min O H , CO2 2       Sacarose      fermentação CH 3CH2OHdesidratação anidro OH CH CH3 2 polimerização CH2 CH2 n c) Cana-de-açúcar o metabolism erais min O H , CO2 2       Sacarose      fermentação CH 3CH2OHdesidratação H2C=CH2polimerização CH CH n d) Cana-de-açúcar o metabolism O H CH CH32  Sacarose      fermentação CH 3CH2OHdesidratação H2C=CH2polimerização CH2 CH2 n e) Cana-de-açúcar o metabolism erais min O H , CO2 2       Sacarose      fermentação CH 3CH2OHdesidratação H2C=CH2polimerização CH2 CH2 n

(8)

23. (UFGD MS/2015) Com relação às vantagens ambientais do plástico verde, são feitas as seguintes afirmações:

I. Quando o etanol de cana-de-açúcar é usado na produção do polietileno, o carbono absorvido na forma de CO2 durante o cultivo da cana é mantido fixo por todo o tempo de vida do plástico e não volta para a atmosfera.

II. A cana-de-açúcar é uma matéria prima renovável.

III. O processo é ambientalmente vantajoso pois, para que ocorra a polimerização do eteno (etapa 4), não é necessária a utilização de nenhum tipo de iniciador da reação.

IV. O polietileno verde tem estrutura molecular diferente do polietileno produzido a partir do petróleo o que o torna biodegradável.

Está correto apenas o que se afirma em.

a) I e II. b) I e III

c) III e IV. d) I, II e IV.

e) II, III e IV.

GABARITO:

1) Gab: B 2) Gab: B 3) Gab: E 4) Gab: B 5) Gab: A 6) Gab: D 7) Gab: B 8) Gab: B 9) Gab: D 10) Gab: C 11) Gab: D 12) Gab: B 13) Gab: B 14) Gab: E 15) Gab: E 16) Gab: E 17) Gab: E 18) Gab: D

19) Gab: A 20) Gab: D

21) Gab:

Princípio 1: Na Síntese Verde, existe maior economia atômica, pois um maior número de átomos dos reagentes se incorpora ao produto final.

Princípio 2: A Síntese Verde é um processo que oferece menos danos ao meio ambiente, pois não produz substâncias nocivas, tais como o dióxido de Carbono e o composto de Nitrogênio, poluentes do ambiente.

Referências

Documentos relacionados

A dissertação é fruto de uma pesquisa realizada na Escola Estadual Mário Duílio Evaristo Henry, localizada no Assentamento Sadia/Vale Verde, zona rural do município

[r]

Rasuras podem invalidar a lista.  Nas questões que exigem cálculos eles deverão ser apresentados na lista para que possam ser corrigidos.  Questões discursivas deverão

- Regina, moradora e administradora do grupo “Mais Segurança Já para Alphaville”, informou que o grupo teve uma reunião com o presidente da Câmera de Barueri, o qual ficou de

E aplicada a uma turma de 18 alunos da 3ª série do ensino médio de uma escola pública de Pernam- buco, durante 11 aulas de Química para abordar os conteúdos: (pH), acidez e basicidade

No convívio com outros professores licenciados em Química, já como professor da disciplina química na rede pública estadual de ensino médio; no contato com a teoria cognitiva

Da mesma forma, permanece devida a comissão estipulada ao leiloeiro na hipótese de qualquer acordo e/ou remição que acarrete a suspensão dos leilões agendados

Texto: Jorge Louraço Figueira Direção: Isabel Craveiro Assistência de Direção: João Santos (projeto pedagógico d’O Teatrão) Desenho de Luz: Jonathan Azevedo Cenografia