• Nenhum resultado encontrado

Lista de Exercícios de Recuperação Semestral Aluno (a): Turma: 3 o Ano. (Ensino Médio) Professor: Taynara Disciplina: Química 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lista de Exercícios de Recuperação Semestral Aluno (a): Turma: 3 o Ano. (Ensino Médio) Professor: Taynara Disciplina: Química 1"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

1

Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista.

Nas questões que exigem cálculos eles deverão ser apresentados na lista para que possam ser corrigidos.

Questões discursivas deverão ser respondidas na própria lista.

Não há necessidade de folhas em anexo, todas as respostas serão exclusivamente na lista.

O não atendimento a algum desses itens faculta ao professor o direito de desconsiderar a lista.

A lista deve ser feita a caneta, somente os cálculos podem ser a lápis.

_______________________________________________________________________________________ 1- Considerando as funções orgânicas circuladas e numeradas presentes nas moléculas abaixo:

Indique os nomes das funções circuladas de acordo com cada número.

_______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 2- Um dos motivos de preocupação e conflito nas famílias diz respeito aos distúrbios do sono em adolescentes. Na fase da puberdade, o organismo atrasa em até quatro horas a produção da melatonina, hormônio que regula a necessidade de dormir. Sobre a estrutura da melatonina, representada abaixo, é correto afirmar que:

a) apresenta um anel heterocíclico.

b) contém as funções éter e amina secundária. c) representa um composto opticamente ativo. d) apresenta dez carbonos com hibridização sp2 . e) contém quatro pares de elétrons não-ligantes.

3- O rótulo de um desodorante aerossol informa ao consumidor que o produto possui em sua composição os gases isobutano, butano e propano, dentre outras substâncias. Além dessa informação, o rótulo traz, ainda, a inscrição “Não contém CFC”. As reações a seguir, que ocorrem na estratosfera, justificam a não utilização de CFC (clorofluorcarbono ou Freon) nesse

desodorante:

Lista de Exercícios de Recuperação Semestral

Aluno (a): ________________________________ Turma: 3o Ano (Ensino Médio) Professor: Taynara Disciplina: Química 1

(2)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

2

I) CF2Cℓ2 + UV → CF2Cℓ• + Cℓ• II) Cℓ• + O3 → O2 + CℓO•

A preocupação com as possíveis ameaças à camada de ozônio (O3) baseia-se na sua principal função: proteger a matéria viva na Terra dos efeitos prejudiciais dos raios solares ultravioleta. A absorção da radiação ultravioleta pelo ozônio estratosférico é intensa o suficiente para eliminar boa parte da fração de ultravioleta que é prejudicial à vida. A finalidade da utilização dos gases isobutano, butano e propano neste aerossol é:

a) substituir o CFC, pois não reagem com o ozônio, servindo como gases propelentes em aerossóis.

b) servir como propelentes, pois, como são muito reativos, capturam o Freon existente livre na atmosfera, impedindo a destruição do ozônio.

c) reagir com o ar, pois se decompõem espontaneamente em dióxido de carbono (CO2) e água (H2O), que não atacam o ozônio.

d) impedir a destruição do ozônio pelo CFC, pois os hidrocarbonetos gasosos reagem com a

radiação UV, liberando hidrogênio (H2), que reage com o oxigênio do ar (O2), formando água (H2O). e) destruir o CFC, pois reagem com a radiação UV, liberando carbono (C), que reage com o

oxigênio do ar (O2), formando dióxido de carbono (CO2), que é inofensivo para a camada de ozônio.

4- A produção mundial de alimentos poderia se reduzir a 40% da atual sem a aplicação de controle sobre as pragas agrícolas. Por outro lado, o uso frequente dos agrotóxicos pode causar contaminação em solos, águas superficiais e subterrâneas, atmosfera e alimentos. Os biopesticidas, tais como a piretrina e a coronopilina, têm sido uma alternativa na diminuição dos prejuízos econômicos, sociais e ambientais gerados pelos agrotóxicos.

(3)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

3

a) Éter e éster b) Cetona e éster c) Álcool e cetona d) Aldeído e cetona e) Éter e ácido carboxílico

05- (UERJ) Um dos episódios da final da Copa da França de 1998 mais noticiados no Brasil e no mundo foi "o caso Ronaldinho". Especialistas apontaram: estresse, depressão, ansiedade e pânico podem ter provocado a má atuação do jogador brasileiro. Na confirmação da hipótese de estresse, teriam sido alteradas as quantidades de três substâncias químicas excitatórias do cérebro - a noradrenalina, a serotonina e a dopamina - cujas estruturas estão abaixo representadas:

Essas substâncias têm em comum as quais funções químicas?

06- O gengibre traz muitos benefícios para a saúde de quem o consome. Ele é antibactericida, desintoxicante, afrodisíaco e ainda melhora o desempenho do sistema digestório, respiratório e circulatório. Tantas propriedades terapêuticas se devem à ação conjunta de várias substâncias, principalmente a do óleo essencial, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona. Essa última substância citada é um composto de função mista, conforme se pode ver na sua estrutura abaixo:

A respeito da molécula da zingerona, pode-se dizer que ela é formada pelos seguintes grupos funcionais:

a) Éter, álcool e cetona

b) Éter, álcool e ácido carboxílico c) Éter, fenol e cetona

(4)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

4

07-(Cesgranrio-RJ) No início de 1993, os jornais noticiaram que quando uma pessoa se apaixona, o organismo sintetiza uma substância – etilfenilamina, responsável pela excitação característica daquele estado. A classificação e o caráter químico desta amina são, respectivamente:

a) amina primária – ácido. b) amina primária – básico. c) amina secundária – neutro. d) amina secundária – ácido. e) amina secundária – básico

08-A fenilamina e a dietilamina, mostradas abaixo, são aminas, respectivamente:

a. Primária e primária b. Secundária e secundária c. Primária e secundária d. Secundária e primária e. Primária e terciária

09-(Mackenzie-SP) A adrenalina tem fórmula estrutural dada abaixo:

Neste composto podemos identificar os seguintes grupos funcionais: a. Fenol, álcool, amina

b. Álcool, nitrocomposto e aldeído c. Álcool, aldeído e fenol

(5)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

5

10-Os xampus, muito utilizados para limpar e embelezar os cabelos, de modo geral, contêm em sua constituição, no mínimo, as seguintes substâncias: detergente, corante, bactericida, essência e ácido cítrico (regula o pH).

As funções orgânicas, presentes na fórmula estrutural do ácido mencionado, são: A) cetona e álcool

B) álcool e aldeído C) ácido carboxílico e álcool D) ácido carboxílico e aldeído E) Hidrocarboneto e éster

11- (UFU-MG) O nome correto do composto abaixo, de acordo com a IUPAC, é:

a) 3-fenil-5-isopropil-6-metil-octanal b) 3-fenil-5-sec-butil-6-metil-heptanal c) 3-fenil-5-isopropil-6-metil-octanol d) 2-fenil-4-isopropil-5-metil-octanal e) 4-isopropil-2-fenil-5-metil-heptanal

(6)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

6

13- (UFJF-MG) O ácido tartárico, um constituinte das uvas, possui a estrutura abaixo:

Substituindo em sua molécula cada um dos grupos carboxila (COOH) por um grupo metil, obtém-se: a) diol b) tetrol c) diácido d) aldeído e) cetona

14- Complete as duas reações de esterificação a seguir e indique a alternativa que apresenta os nomes corretos de A e B, respectivamente:

O //

1 - H3C ─ C + HO ─ CH3 → A + H2O \

OH

Ácido acético metanol éster Água O

//

2 - H3C ─ CH2 ─ C + HO ─ CH2 ─ CH3 → B + H2O \

OH

Ácido propanoico etanol éster água a) metanoato de etila e etanoato de propila.

b) etanoato de metila e propanoato de etila. c) metanoato de metila e propanoato de etila. d) metanoato de etila e propanoato de etila. e) etanoato de metila e etanoato de propila.

15- (MACK-SP) Sobre o etanol, cuja fórmula estrutural é H3C ─ CH2 ─ OH, identifique a alternativa incorreta:

a) Apresenta cadeia carbônica saturada. b) É uma base inorgânica.

(7)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

7

d) É um monoálcool.

e) Apresenta cadeia carbônica homogênea.

16- Dos compostos representados abaixo, qual pertence somente ao grupo dos álcoois?

17. (Fatec-SP) “Trem descarrila, derrama produtos químicos e deixa cidade sem água.”

Thiago Guimarães da Agência Folha, em Belo Horizonte. Acidente envolvendo trem da Ferrovia Centro-Atlântica que transportava produtos químicos de Camaçari (BA) a Paulínia (SP) causou, na madrugada desta terça-feira, em Uberaba (472 km de Belo Horizonte), explosão, incêndio e derramamento de substâncias tóxicas no córrego Congonhas, afluente do único rio que abastece a cidade mineira.O fornecimento de água foi cortado por tempo indeterminado na cidade, de 260 mil habitantes. A composição tinha três locomotivas e 33 vagões. Dos 18 vagões que tombaram, oito transportavam 381 toneladas de metanol; cinco, 245 toneladas de octanol; dois, 94 toneladas de isobutanol, e três, 147 toneladas de cloreto de potássio.

(“Folha Online”, 10/6/2003 – 22h22)

Com relação às substâncias mencionadas no texto acima, são feitas as seguintes afirmações: I. Todas são substâncias pouco solúveis em água.

(8)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

8

IV. Dentre os álcoois, o que apresenta menor ponto de ebulição é o octanol. V. Isobutanol é um álcool secundário presente em todas as bebidas alcoólicas. Dessas afirmações, apenas:

a) I e II são corretas. b) II e III são corretas. c) III e IV são corretas. d) III, IV e V são corretas. e) I, III e V são corretas.

18- (PUCCamp-SP) " O nome oficial da glicerina, representada na figura a seguir, é ....X....,

tratando-se de um ....Y”.

Completa-se corretamente a afirmação acima quando X e Y são substituídos, respectivamente, por:

a) 1, 2, 3- propanotriol e triálcool. b) álcool propílico e triálcool. c) propanotrial e trialdeído. d) éter propílico e poliéter.

e) 1, 2, 3- tripropanol e trialdeído.

19--Faça nomenclatura das amidas a seguir:

20- O acetoaminofen é uma substância que tem propriedades analgésicas e antipiréticas. Ela é comercializada com o nome de Tylenol e sua fórmula encontra-se esquematizada abaixo:

(9)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

9

0. Pertence à classe dos fenóis; 1. Contém também a função amida; 2. Tem fórmula C8H9NO2;

Referências

Documentos relacionados

CLÁUSULA VIGÉSIMA QUARTA - CADASTRO, CENSO OPERÁRIO E AGÊNCIA DE EMPREGOS A convenente patronal e suas empresas representadas poderão manter um cadastro com informações

Seja você mesmo (mas não seja sempre o mesmo). As escolhas linguísticas feitas pelo autor conferem ao texto a) caráter atual, pelo uso de linguagem própria da internet. b)

Rasuras podem invalidar a lista.  Nas questões que exigem cálculos eles deverão ser apresentados na lista para que possam ser corrigidos.  Questões discursivas deverão

Ajuste densidade fundo (Consulte o Guia de Operação em Inglês.) Pular página em branco (Consulte o Guia de Operação em Inglês.) Resolução do FAX TX (Consulte o Guia de Operação

A formação inicial dos futuros professores de Matemática para atuar na Educação Básica precisa levar em consideração a necessidade de uma formação estatística que os habilite

Rasuras podem invalidar a lista.  Questões discursivas deverão ser respondidas na própria lista.  Não há necessidade de folhas em anexo, todas as respostas serão

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações. Rasuras podem invalidar a lista. - Nas questões que exigem cálculos eles deverão ser apresentados na lista

[r]