EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 39/18 AMPLA CONCORRÊNCIA

22 

Loading....

Loading....

Loading....

Loading....

Loading....

Texto

(1)

Pregão 39/18

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO - SAAE

CNPJ: 21.260.443/0001-91 - Inscrição Estadual: isento

Rua Nonô Ventura, 394, CEP 35680-205, Bairro Lourdes - Itaúna/MG

EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 39/18

AMPLA CONCORRÊNCIA

Tipo de Licitação: MENOR PREÇO GLOBAL

Data de entrega e abertura dos envelopes: 21 de maio de 2018

Horário limite para credenciamento e entrega dos envelopes: Até a abertura da Sessão. Horário de início do Credenciamento: 09 h

Local: Rua Nonô Ventura, 394 – CEP 35680-205 – Bairro: Lourdes, Itaúna/MG – Sede do SAAE.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, através de sua Gerência de Compras, Licitações e Contratos, torna público aos interessados que promoverá o presente certame licitatório, na modalidade PREGÃO PRESENCIAL, para a aquisição de marmitex descartável conforme especificação do item 1- DO OBJETO, pelo MENOR PREÇO

GLOBAL.

O presente procedimento licitatório obedecerá integralmente o Decreto Municipal nº 5.981 de 25/04/14, a Lei 10.520 de 17/07/02, a Lei Complementar Municipal nº 47/08, Lei Complementar 123/06 alterada pela Lei Complementar 155/16, e subsidiariamente a Lei Federal n.º 8.666/93 e alterações posteriores e demais normas pertinentes.

1- DO OBJETO:

1.1- Constitui objeto da presente licitação a aquisição de marmitex descartável a ser

utilizado pelo refeitório desta Autarquia, conforme especificações constantes no Termo de Referência - Anexo V, que integra este Edital.

1.2- Os materiais ofertados devem atender às normas da ABNT (conforme a Lei Federal

nº 4.150 de 21 de novembro de 1962), caso seja pertinente, ainda que estas não estejam especificadas neste Edital.

1.3- A licitante vencedora é responsável pela garantia da qualidade do objeto fornecido,

ficando a seu encargo o controle e a fiscalização conforme as normas e exigências legais pertinentes ao objeto ainda que estas não estejam especificadas no edital.

2- DAS CONDIÇÕES PARTICIPAÇÃO

2.1- Poderão participar deste Pregão as empresas que atenderem a todas as exigências

constantes neste Edital e seus Anexos principalmente quanto à documentação.

2.1.1- As licitantes arcarão com todos os custos decorrentes da elaboração e

apresentação de suas propostas.

2.2- Não será admitida nesta licitação a participação de empresas: 2.2.1- Cujo objeto social não seja compatível com o objeto desta licitação.

2.2.2- Concordatárias ou em processo de Falência, sob concurso de credores, em

(2)

2.2.3- Impedidas ou suspensas perante órgãos ou entidades do Município de Itaúna/MG,

ou declaradas inidôneas para licitar ou contratar com a Administração Pública de qualquer órgão, entidade ou pessoa pública ou privada de qualquer ente da Federação, respondendo criminalmente quem omitir-se desta condição.

2.2.4- Que estejam reunidas em consórcio e que sejam controladoras, coligadas ou

subsidiárias entre si, ou ainda, qualquer que seja sua forma de constituição.

2.2.4.1- A vedação de empresas em consórcio se dá em razão do objeto do processo

licitatório não ser complexo, podendo ser executado de forma individual, sem prejuízo à sua competitividade.

2.2.5- Estrangeiras que não tenham unidades no País.

2.3- A observância das vedações supra é de inteira responsabilidade da licitante que, pelo

descumprimento, sujeitar-se-á às penalidades cabíveis.

3- DO PROCESSAMENTO E REGULAMENTO OPERACIONAL DO CERTAME:

3.1- A reunião para recebimento e abertura dos envelopes contendo a Proposta de Preços

com os documentos que a instruírem e a Habilitação será pública, dirigida pelo(a) Pregoeiro(a) Oficial de acordo com a Portaria de Nomeação nº 098 de 28 de novembro de 2017 do Diretor Geral do SAAE, com a legislação pertinente e em conformidade com este Edital e seus Anexos, no local e horários já determinados.

3.2- No local e horário marcados, antes do início da Sessão, os interessados deverão

comprovar, por meio de instrumento próprio, que detém poderes para formulação de ofertas e lances verbais e para a prática dos demais atos do certame.

3.2.1- A proponente deverá apresentar-se junto ao(à) Pregoeiro(a) Oficial por um

representante munido de documento que o credencie a participar deste procedimento licitatório, e venha a responder por sua representada, devendo, ainda, no ato de entrega dos envelopes, identificar-se exibindo documento de identidade oficial.

3.3- DOS DOCUMENTOS DE CREDENCIAMENTO:

3.3.1- O credenciamento será efetuado com a entrega da seguinte documentação:

 Estatuto ou Contrato Social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedade comercial, e, no caso de Sociedade por ações acompanhadas de documento de eleição de seus administradores;

 Inscrição do Ato Constitutivo, no caso de Sociedade Civil, acompanhado de prova de diretoria em exercício;

 Decreto de Autorização, em se tratando de empresa ou Sociedade estrangeira em funcionamento no País, no qual estejam expressos seus poderes para exercer direitos e assumir obrigações em decorrência de tal investidura e para a prática de todos os demais atos inerentes ao certame.

 Certificado de Microempreendedor, se empresa individual.

a) Se representante legal, além do Contrato Social ou equivalente, de acordo com o tipo de constituição da empresa, deverá apresentar:

 Procuração (pública ou particular) da licitante, com poderes para que o procurador possa manifestar-se em seu nome em qualquer fase deste Pregão, especialmente para assinar propostas, atas, formular ofertas, lances verbais, declarar a intenção de recorrer ou renunciar ao direito de interpor recursos, com firma reconhecida ou;

(3)

Pregão 39/18  Documento equivalente (termo de credenciamento – modelo/Anexo III) da

licitante, com poderes para que a pessoa credenciada possa manifestar-se em seu nome em qualquer fase deste Pregão, especialmente para formular a proposta, lances verbais, declarar a intenção de recorrer ou renunciar ao direito de interpor recursos, com firma reconhecida e acompanhado do Contrato Social.

3.3.2- O representante legal da licitante que não se credenciar perante o (a) Pregoeiro (a)

Oficial ficará impedido de participar da fase de lances verbais, da negociação de preços, de interpor recurso e de representar a licitante durante a reunião de abertura dos envelopes “Proposta de Preços” e “Documentos de Habilitação” relativa a este Pregão.

3.3.3- Ocorrendo a situação do item anterior ou ainda a ausência de representante na

Sessão, a licitante ficará excluída da etapa de lances verbais e mantido o seu preço apresentado na proposta escrita, para efeito de ordenação das propostas e apuração da maior oferta, para início da fase de lances.

3.3.4- Caso a empresa não se faça representar na Sessão de Pregão, a Declaração de

Cumprimento dos Requisitos de Habilitação e Declaração de Não Impedimento, modelos dos Anexos I e II respectivamente, deverão ser colocadas em envelope à parte.

3.3.5- No caso do subitem anterior, a licitante deverá comprovar que o signatário da

proposta tem poderes para tal, com a apresentação do Contrato social e a procuração (Se o signatário for representante), no envelope 01 – PROPOSTA DE PREÇOS.

3.4- A licitante enquadrada na condição de microempresa – ME ou empresa de pequeno porte – EPP ou microempreendedor individual - MEI que desejar obter os benefícios previstos na Lei Complementar nº 123/06, deverão comprovar no ato de CREDENCIAMENTO, sua condição de Microempresa (ME); Empresa de Pequeno Porte (EPP) ou Microempreendedor Individual (MEI), apresentando Certidão Simplificada expedida pela Junta Comercial de sua Sede, com data de expedição de

no máximo 90 (noventa) dias, sob pena de não aceitabilidade. 3.4.1- No caso de sociedade simples, deverá apresentar o contrato social em que

conste o enquadramento da empresa como ME ou EPP, na forma do art. 73, inciso IV da Lei Complementar 123/2006. 3.4.2 – Caso a empresa não se faça representar na sessão de pregão, a Certidão Simplificada ou documento equivalente deverá estar junto à Declaração de Cumprimento de Requisitos de Habilitação e Declaração de Não Impedimento em envelope à parte.

3.5- Após o Credenciamento, declarada a abertura da Sessão pelo (a) Pregoeiro (a)

Oficial, não mais serão admitidas novas proponentes, dando-se início ao recebimento dos envelopes contendo as propostas de preços e os documentos de habilitação, juntamente com a DECLARAÇÃO DE QUE CUMPREM OS REQUISITOS DE HABILITAÇÃO e DECLARAÇÃO DE NÃO IMPEDIMENTO, conforme modelos dos Anexos I e II, fora dos envelopes.

3.6- As licitantes poderão fazer uso do celular para consultas, mediante autorização, pelo prazo máximo de 5 (cinco) minutos.

3.7- Encerrada a etapa competitiva e ordenadas as ofertas, o(a) Pregoeiro(a) Oficial fará a

abertura do envelope contendo os documentos de habilitação da licitante que apresentar a melhor proposta, para verificação do atendimento das condições fixadas no Edital.

3.8- Verificado o atendimento das exigências habilitatórias fixadas no Edital a licitante será

(4)

3.9- Se a oferta não for aceitável ou a licitante desatender às exigências habilitatórias,

o(a) Pregoeiro(a) Oficial examinará as ofertas subsequentes e a qualificação das licitantes na ordem de classificação, e assim sucessivamente, até a apuração de uma que atenda ao Edital, sendo a respectiva licitante declarada vencedora.

3.10- Se a licitante vencedora, convocada dentro do prazo de validade da sua proposta,

não celebrar contrato ou retirar o instrumento equivalente, aplicar-se-á o disposto no item 3.9.

4- ENTREGA DOS ENVELOPES:

4.1- A Proposta de Preços e os documentos para Habilitação deverão ser apresentados

no local, dia e hora determinados, em 02 envelopes, devidamente fechados e rubricados no fecho, e atender aos seguintes requisitos:

Envelope 01: “Proposta de Preços”

Envelope 02: “Documentos de Habilitação”, compostos pelos Documentos de Habilitação exigidos no Item 07 deste Edital.

4.1.1 Os envelopes deverão ser preenchidos em sua parte externa frontal, da seguinte

forma:

Ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE

Pregão nº 39/18

Razão Social da Empresa Licitante--- CNPJ --- Inscrição Estadual --- Envelope nº 01 – Proposta de Preços

Ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE

Pregão nº 39/18

Razão Social da Empresa Licitante--- CNPJ --- Inscrição Estadual --- Envelope nº 02 – Documentos de Habilitação

5- DAS PROPOSTAS:

As propostas das licitantes deverão ser apresentadas de acordo com as condições a seguir:

5.1- No envelope destinado à Proposta de Preços deverá:

5.1.1- Constar 01 (uma) via, com identificação da licitante, nº do CNPJ, endereço, email,

telefone e assinatura do representante legal ou credenciado devidamente identificado e qualificado, sem emendas, borrões, rasuras, ressalvas, entrelinhas ou omissões, salvo se, inequivocamente, tais falhas não acarretarem lesões ao direito dos demais licitantes, prejuízo ao SAAE ou não impedirem a exata compreensão de seu conteúdo.

5.1.2- Ter validade não inferior a 90 (noventa) dias corridos, a contar da data de sua apresentação.

 Caso esse prazo não esteja expressamente indicado na Proposta Comercial,

o mesmo será considerado como aceito para efeito de julgamento.

5.1.3- Ser apresentada com cotação de preços definida no objeto deste Edital e seus

Anexos, em moeda corrente nacional (R$), expressos em algarismos e por extenso;

5.1.4- Constar preço unitário e total do item cotado e global da proposta;

5.1.5- Em caso de divergência entre os valores unitários e o global prevalecerão os

primeiros, e se houver divergência entre os valores por extenso e seus correspondentes em algarismos, prevalecerão os valores por extenso.

(5)

Pregão 39/18

5.1.6- Eventuais erros aritméticos poderão ser corrigidos de plano pelo(a) Pregoeiro(a)

Oficial, prevalecendo o valor unitário do item a refletir no total da proposta.

5.1.7- Ser declarada expressamente que os preços contidos na proposta incluem todos os

custos, despesas, frete, lucro e outros necessários ao cumprimento integral do objeto deste Edital e seus Anexos;

5.1.8- Constar oferta firme e precisa, sem alternativas de preços ou qualquer outra

condição que induza o julgamento a ter mais de um resultado;

5.1.9 - Constar marca dos materiais ofertados sob pena de desclassificação;

5.2- Quaisquer tributos, custos e despesas diretos ou indiretos omitidos da proposta ou

incorretamente cotados, serão considerados como inclusos nos preços, não sendo considerados pleitos de acréscimos a esse ou qualquer título.

5.3- Serão desclassificadas as propostas que:

5.3.1 - Não se refira à integralidade do objeto; não atenderem às exigências do presente

Edital e seus Anexos; que estejam incompletas ou não apresentarem as informações necessárias para verificação da conformidade do objeto ofertado com o licitado; que sejam omissas em especial a falta de indicação da marca cotada, quando cabível, ou apresentem irregularidades, ou defeitos que dificultem o julgamento.

5.3.2- Apresente preços simbólicos, irrisórios ou de valor zero, incompatíveis com os

preços de mercado acrescidos dos respectivos encargos, exceto quando se referirem a materiais e instalações de propriedade do licitante, para os quais ele renuncie à parcela ou à totalidade da remuneração; ou superestimados ou manifestamente inexequíveis, assim considerados nos termos do disposto no art. 44, § 3º da Lei Federal nº 8.666/93.

5.4- O (a) Pregoeiro (a) poderá solicitar a demonstração da exequibilidade dos preços

propostos após o término da fase competitiva e o proponente de menor preço global tem o dever de apresentar informações, até 02 (dois) dias após o encerramento da sessão, para efeito da comprovação/ indicação da exequibilidade dos preços propostos quando solicitado pelo pregoeiro, por meio das correspondentes composições e justificativas que comprovem que os preços dos insumos são coerentes com os de mercado e com objeto do pregão suficientes para justificar a proposta ou o lance verbal de menor preço.

5.4.1- A não apresentação dos elementos referidos no subitem anterior ou a apresentação

de elementos insuficientes para justificar a proposta de menor preço ou o lance verbal de menor preço acarretará a desclassificação do proponente.

5.5- O(a) Pregoeiro(a) poderá, no julgamento das propostas, desconsiderar evidentes falhas formais sanáveis e que não afetem o seu conteúdo.

5.6- A apresentação da proposta implicará na plena aceitação, por parte da licitante, das

condições estabelecidas neste Edital e seus Anexos, ainda que não o tenha expressado.

5.7 - DO PREÇO:

5.7.1- O preço ofertado deverá ser líquido e certo, unitário, total do item e global da

proposta, em reais, com duas casas decimais depois da vírgula.

5.7.2- O preço cotado deverá incluir todos os custos diretos e indiretos, inclusive

impostos, frete, seguro, lucro e taxas necessárias.

5.7.3 - Em regra, não haverá reajustamento nos valores da proposta, ou seja, os preços

estipulados serão fixos e irreajustáveis, exceto para restabelecer a relação que as partes pactuaram inicialmente entre os encargos da licitante vencedora e a retribuição da Administração para a justa remuneração da obra, serviço ou fornecimento, objetivando a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro inicial.

(6)

5.7.4- Ocorrendo o desequilíbrio da equação econômico/financeira, as partes deverão

apresentar requerimento devidamente instruído a fim de demonstrar a alegada situação.

5.7.5- O valor contratual somente poderá ser reajustado depois de decorridos 12 (doze)

meses, em caso de prorrogação contratual.

5.7.6- Para fins de reajuste será utilizado como base o índice IPCA (IBGE) acumulado no

período de 12 (doze) meses.

6- DA CLASSIFICAÇÃO E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS:

6.1- As propostas serão julgadas e adjudicadas considerando-se o MENOR PREÇO GLOBAL conforme definido neste Edital e seus Anexos.

6.2- Serão classificadas pelo(a) Pregoeiro(a) Oficial, as proponentes que apresentarem as

propostas de menor preço em ordem crescente até o limite de 10% (dez por cento) superiores à de menor preço.

6.3- Não havendo pelo menos 03 (três) propostas nas condições do item 6.2, o(a)

Pregoeiro(a) Oficial classificará as 03 (três) melhores propostas, quaisquer que sejam os preços ofertados.

6.4- Às proponentes classificadas será dada oportunidade para nova disputa, por meio de

lances verbais e sucessivos, de valores distintos e decrescentes.

6.5- Não poderá haver desistência dos lances ofertados, sujeitando-se o proponente

desistente às penalidades constantes nas Cláusulas 14 e 15 deste Edital.

6.6- Após este ato, será encerrada a etapa competitiva e ordenadas as ofertas,

exclusivamente pelo critério de menor preço.

6.7- O(a) Pregoeiro(a) Oficial examinará a aceitabilidade, quanto ao objeto e valor

apresentados pela primeira classificada, conforme definido neste Edital e seus Anexos, decidindo motivadamente a respeito.

6.8- Sendo aceitável a oferta, será verificado o atendimento das condições habilitatórias

da licitante que a tiver formulado, com base nos dados cadastrais, assegurado o direito de atualizar seus dados no Sistema de Certificado de Registro Cadastral (CRC) do SAAE no ato, ou, conforme documentação apresentada na própria Sessão quando for o caso.

6.9- Constatado o atendimento pleno às exigências deste edital, será declarada a

proponente vencedora, e não havendo interposição de recurso, o objeto deste Edital e seus Anexos, será adjudicado á proponente vencedora pelo (a) Pregoeiro (a) Oficial.

6.10- Se a oferta não for aceitável ou se a proponente não atender às exigências

editalícias, o (a) Pregoeiro (a) Oficial examinará as ofertas subsequentes, na ordem de classificação, até a apuração de uma proposta que atenda a todas as exigências, sendo a respectiva proponente declarada vencedora e a ela adjudicado o objeto definido neste Edital e seus Anexos.

6.10.1- A previsão do subitem acima somente se aplica às propostas classificadas para a

fase de lances na forma do subitem 6.2 deste Edital.

6.11- Da Sessão lavrar-se-á Ata circunstanciada, na qual serão registradas as ocorrências

relevantes e que, ao final, deverá obrigatoriamente ser assinada pelo (a) Pregoeiro (a) Oficial e licitantes presentes, ressaltando-se que poderá constar a assinatura da Equipe de Apoio, sendo-lhes facultado este direito.

6.12- Verificando-se, no curso da análise, o descumprimento de requisitos estabelecidos

neste Edital e seus Anexos, a proposta será desclassificada.

6.13- Não será considerada qualquer oferta de vantagem não prevista neste Edital e seus

(7)

Pregão 39/18

6.14- A empresa vencedora obrigar-se-á a fornecer, no prazo de 02 (dois) dias úteis após o encerramento da Sessão Pública de realização do Pregão, nova Planilha de

Preços, com os devidos preços unitários e totais no e-mail:

pregao@saaeitauna.com.br.

6.14.1- Os valores de descontos concedidos na fase de lances deverá incidir de maneira uniforme sobre os preços unitários dos itens que compõem o lote.

7- DA HABILITAÇÃO:

7.1- O envelope 02 “Documentos de Habilitação” deverá conter: 7.1.1- HABILITAÇÃO JURÍDICA:

 Ato Constitutivo, Estatuto ou Contrato Social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de Sociedades Comerciais, e, no caso de Sociedades por Ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores;

 Inscrição do Ato Constitutivo, no caso de Sociedades Civis, acompanhada de prova de diretores em exercício;

 Declaração de cumprimento ao disposto no artigo 7º, inciso XXXIII da Constituição da República, modelo ANEXO IV deste Edital.

7.1.2- REGULARIDADE FISCAL E TRABALHISTA:

 Prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);

 Prova de regularidade relativa ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);

 Prova de regularidade para com as Fazendas Municipal, Estadual da sede da licitante e Federal.

 Prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, mediante a apresentação de certidão negativa, nos termos do Título VII-A da Consolidação da Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 (Lei 12.440/2011 de 07/07/2011).

7.1.3- QUALIFICAÇÃO ECONÔMICA FINANCEIRA

Certidão Negativa Cível específica por ação de Falência ou Concordata expedida

pelo distribuidor da Comarca da Sede da pessoa jurídica participante do certame

contendo o CNPJ. Caso a certidão acima mencionada não seja específica deverá

esclarecer a sua abrangência sobre as ações de falência ou concordata.

Para atendimento do disposto neste subitem não será aceita a Certidão Negativa

Cível genérica, salvo se a certidão esclareça a sua abrangência sobre referidas ações falimentares e/ou de recuperação judicial da licitante.

7.2- Sob pena de inabilitação, todos os documentos apresentados para habilitação

deverão estar em nome da licitante e, preferencialmente, com número do CNPJ e com o respectivo endereço, observando-se que:

 Se a licitante for matriz, todos os documentos deverão estar em nome da matriz;  Se a licitante for filial, todos os documentos deverão estar em nome da filial;

 Se a licitante for matriz, e o executor do Contrato for filial, deverão ser apresentados tanto os documentos da matriz quanto os da filial;

 Serão dispensados da filial aqueles documentos que, pela própria natureza, comprovadamente, forem emitidos somente em nome da matriz.

7.3- Os documentos necessários à habilitação poderão ser apresentados em original, por

qualquer processo de cópia autenticada por meio de cartório competente, ou publicação em Órgão da Imprensa Oficial.

(8)

7.4- Poderão ser apresentadas cópias simples, desde que acompanhadas dos originais

para conferência pelo(a) Pregoeiro(a) Oficial.

7.4.1- Para fins de autenticação pelo(a) Pregoeiro(a) não serão considerados como

originais as cópias autenticadas por Cartório.

7.5- Os documentos exigidos para habilitação que tiverem sido apresentados no momento

do Credenciamento estão dispensados de apresentação no envelope de Documentação.

7.6- As empresas que apresentarem o Certificado de Registro Cadastral emitido pelo

Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE atualizado, serão dispensadas da apresentação dos documentos nele contidos, desde que estejam válidos na data da abertura do processo licitatório.

7.7- As empresas regularmente cadastradas e habilitadas parcialmente no Sistema de

Certificado de Registro Cadastral – CRC, instituído pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE/Itaúna/MG, será assegurado o direito de apresentar a documentação atualizada para a regularização na própria Sessão (caso esteja com algum documento vencido).

7.8- Disposições Gerais da Habilitação:

7.8.1- Não serão aceitos protocolos de entrega ou solicitação de documento em

substituição aos documentos requeridos no presente Edital e seus Anexos.

7.8.2- Se a documentação de habilitação não estiver completa e correta ou contrariar

qualquer dispositivo deste Edital e seus Anexos e, observado ainda o disposto nos itens 20.9 e 20.10 deste Edital, o(a) Pregoeiro(a) Oficial considerará a proponente inabilitada.

7.8.3- Os documentos apresentados com a validade expirada acarretarão a inabilitação do

proponente.

7.8.4- Os documentos que não possuírem prazo de validade expressa, somente serão aceitos com data de emissão não excedente a 90 (noventa) dias de antecedência da data prevista para apresentação das propostas, ressalvado o disposto no art. 30, §5º da Lei Federal nº 8.666/93.

7.8.5- Os documentos constantes do item 7.1.2, poderão ser consultados nos sites e

órgãos correspondentes.

7.8.6- O SAAE não se responsabilizará pela eventual indisponibilidade dos meios

eletrônicos, hipótese em que, em face do não saneamento das falhas constatadas, o licitante será inabilitado.

7.9- DAS CONDIÇÕES DE HABILITAÇÃO:

7.9.1- A microempresas - ME e a empresas de pequeno porte - EPP e/ou o

Microempreendedor Individual - MEI, deverão apresentar toda a documentação exigida para a habilitação, inclusive os documentos comprobatórios da regularidade fiscal e trabalhista, mesmo que estes apresentem alguma restrição, nos termos do art. 43 da Lei Complementar 123/06, alterada pela Lei Complementar 155/16.

7.9.2- Havendo restrição nos documentos comprobatórios da regularidade fiscal e

trabalhista, será assegurado o prazo de 05 (cinco) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que a ME, EPP ou MEI for declarada vencedora do certame, prorrogáveis por igual período, para regularização da documentação, pagamento ou parcelamento do débito, e emissão de eventuais certidões negativas ou positivas com efeito de negativa, conforme Lei complementar 123/06, alterada pela Lei Complementar 155/16.

7.9.3- A não regularização da documentação, no prazo previsto neste item, implicará

(9)

Pregão 39/18 Federal nº 8.666/93, sem prejuízo do disposto no item 14.4 deste Edital, sendo facultado

ao(à) Pregoeiro(a) convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, nos termos do item 6.10 deste Edital.

8- DA IMPUGNAÇÃO DO ATO CONVOCATÓRIO:

8.1- Até 02 (dois) dias úteis antes da data fixada para recebimento das propostas,

qualquer pessoa poderá solicitar esclarecimentos, providências ou impugnar o ato convocatório do Pregão.

8.2- Os pedidos de esclarecimentos referentes ao processo licitatório deverão ser

enviados ao (à) Pregoeiro(a) Oficial via e-mail para o endereço eletrônico pregao@saaeitauna.com.br ou entregues por escrito no Setor de Licitações do SAAE, nos dias úteis, no horário de 07 às 11 h e de 13 às 17 horas.

8.3- As razões de impugnação ao Edital deverão ser formalizadas por escrito e

protocoladas junto ao Setor de Protocolo do SAAE, nos dias úteis, no horário de 07 as 11 h e de 13 as 17 horas.

8.3.1- Caberá ao(à) Pregoeiro(a) Oficial decidir sobre a petição no prazo de 24 (vinte e

quatro) horas.

8.4- Acolhida a petição contra o ato convocatório, será designada nova data para a

realização do certame.

8.5- A entrega da proposta, sem que tenha sido tempestivamente impugnado o presente Edital, implicará na plena aceitação, por parte dos interessados, das condições nele estabelecidas.

9- DOS RECURSOS, ADJUDICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO:

9.1- Declarada(s) a(s) vencedora(s), qualquer licitante poderá manifestar imediata e

motivadamente a intenção de recorrer, quando lhe será concedido o prazo de 03 (três) dias para apresentar as razões de recurso, ficando as demais licitantes desde logo intimadas para apresentar as contrarrazões em igual número de dias, que começarão a correr do término do prazo do recorrente, sendo-lhe assegurada vista imediata dos autos.

9.2- A falta de manifestação imediata e motivada da licitante importará a decadência do

direito de recurso.

9.3- As razões de recurso, bem como as contrarrazões deverão ser formalizadas por

escrito e protocoladas junto ao Setor de Protocolo do SAAE, nos dias úteis, no horário de 07 às 11 h e de 13 às 17 horas.

9.4- Os recursos e impugnações contra a decisão do (a) Pregoeiro (a) oficial, somente

terão efeito suspensivo quanto à matéria suscitada.

9.5- O acolhimento do recurso importará a invalidação apenas dos atos insuscetíveis de

aproveitamento.

9.6- A petição poderá ser feita na própria Sessão de recebimento, e, se oral, será

reduzida a termo em Ata.

9.7- Os autos do processo permanecerão com vista franqueada aos interessados no

Setor de Licitações – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, nos dias úteis no horário de 07 as 11 h e de 13 as 17 horas. Não serão conhecidos os recursos interpostos, enviados por fax, bem como aqueles protocolados após o vencimento do respectivo prazo recursal.

9.8- A adjudicação do objeto do presente certame será viabilizada pelo(a) Pregoeiro(a) na

hipótese de inexistência de recursos. Após a adjudicação o processo será encaminhado, devidamente instruído, à autoridade competente, para homologação.

(10)

9.9- Quando houver recurso e o(a) Pregoeiro(a) mantiver sua decisão, o processo será

submetido à Autoridade competente para decidir acerca dos atos do(a) Pregoeiro(a).

9.10- Decididos os recursos e constatada a regularidade dos atos praticados, a autoridade

competente adjudicará o objeto e homologará o procedimento licitatório.

10- DAS CONDIÇÕES DE FORNECIMENTO DO OBJETO:

10.1- A entrega do objeto deste edital será única, efetuada no prazo de até 10 (dez) dias após a expedição da Ordem de Fornecimento pelo SAAE, acompanhado de documento fiscal.

10.1.1- A entrega do objeto deste edital deverá ser feita de segunda a sexta-feira, de

07:00 (sete) às 15:00 (quinze) horas, exceto nos feriados, sendo a carga e a descarga por conta exclusiva do fornecedor/entregador, na Sede Administrativa e Operacional do SAAE, situada à rua Nonô Ventura, 394, Bairro de Lourdes, Itaúna/MG devendo ser precedida de prévio contato junto ao Setor de Almoxarifado desta Autarquia para programação do recebimento.

10.2- O frete CIF, a carga e a descarga são de responsabilidade exclusiva da licitante

vencedora, devendo esta procedê-la utilizando-se dos mais elevados padrões de competência e integridade profissional e ética.

10.3- A licitante vencedora não poderá entregar materiais diversos do ofertado e/ou do

especificado neste Edital e seus Anexos, sujeitando-se a mesma às penalidades constantes nas Cláusulas 14 e 15 deste Edital.

10.4- Caso se verifique entrega em desconformidade com as exigências deste edital, os

materiais serão devolvidos, ficando nesta hipótese todos os custos de retirada por conta da licitante vencedora, sem prejuízo das sanções cabíveis. Os materiais que estiverem danificados, violados ou em estado estranho de conservação deverão ser substituídos em sua totalidade.

10.5- Ocorrendo a situação do subitem anterior a licitante vencedora terá o prazo máximo

de 05 (cinco) dias para retirada e/ou substituição dos materiais, sem prejuízo das sanções cabíveis.

10.6- Caso haja descumprimento do prazo estabelecido para troca ou adequação do

objeto entregue em desconformidade, a licitante vencedora será penalizada conforme Cláusulas 14 e 15 deste Edital.

10.7- Os materiais deverão ser de primeira qualidade, em atendimento ao especificado

neste edital e no Termo de Referência e estar dentro dos padrões de aceitabilidade. Comprovada a inferioridade, alteração ou inadequação dos materiais, responderá a licitante vencedora, nos termos das Cláusulas 14 e 15 deste edital, por danos causados oriundos da utilização dos mesmos.

10.8 - A licitante vencedora é responsável pela garantia da qualidade do objeto fornecido,

ficando a seu encargo o controle e a fiscalização conforme as normas e as exigências legais.

11- DA FISCALIZAÇÃO DO FORNECIMENTO:

11.1- Nos termos do artigo 67 da Lei n.º 8.666/93, a responsabilidade pela fiscalização

ficará a cargo do Setor de Almoxarifado do SAAE através do servidor designado.

11.2- A fiscalização é exercida no interesse da Administração, contudo não exclui nem

(11)

Pregão 39/18 irregularidade, e, na sua ocorrência, não implica corresponsabilidade desta Autarquia ou

de seus agentes e prepostos.

11.3- O SAAE se reserva o direito de rejeitar todo ou em parte o objeto, se em desacordo

com as especificações do Edital de Pregão Presencial nº 13/18 e do Termo de Referência.

11.4- Quaisquer exigências de Fiscalização, inerentes ao objeto, deverão ser prontamente

atendidas pela licitante vencedora sem ônus para o SAAE.

11.5- A omissão, total ou parcial, da fiscalização não eximirá o fornecedor da integral

responsabilidade pelos encargos ou serviços que são de sua competência.

11.6- Ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou inadimplência por parte da

contratada, os titulares da fiscalização deverão, de imediato, comunicar por escrito ao órgão de administração da contratante, que tomará as providências para que se apliquem as sanções previstas na lei, no Edital e no Termo de Referência, sob pena de responsabilidade solidária pelos danos causados por sua omissão.

12- DO PAGAMENTO:

12.1- O pagamento será realizado 30 (trinta) dias após a emissão da nota fiscal, devendo

a licitante vencedora apresentar a Nota Fiscal Eletrônica em conformidade com o comunicado da Superintendência de Arrecadação e Informações Fiscais (SAIF) nº 44/2011.

12.2- Em caso de irregularidade(s) na emissão do documento fiscal, o prazo de

pagamento, sem alteração de seu valor, será contado a partir de sua reapresentação, devidamente regularizada.

12.3- Sobre os pagamentos realizados após o prazo previsto, desde que o atraso não

tenha se dado por culpa da licitante vencedora, incidirão juros de mora de 0,5% (meio) por cento ao mês, “pro rata die”, conforme a fórmula:

DF= VF x [(1,005)n/30-1], onde: DF: Despesa Financeira VF: Valor da Fatura

n: número de dias corridos em atraso entre a data do vencimento da obrigação contratual e a data do efetivo pagamento.

13 – DAS OBRIGAÇÕES:

13.1- OBRIGAÇÕES DA LICITANTE VENCEDORA:

13.1.1- Além das obrigações resultantes da observância da lei 8.666/93, a licitante

vencedora obriga-se a atender às exigências deste Edital e de seus Anexos, bem como fornecer os materiais em conformidade com as normas legais, atendendo o prazo de execução, a quantidade e qualidade especificadas no objeto.

13.1.2- Fornecer, no prazo de 02 (dois) dias úteis após o encerramento da Sessão Pública de realização do Pregão, nova Planilha de Preços, com os devidos preços unitários e totais no e-mail pregao@saaeitauna.com.br.

13.1.2.1- Os valores de descontos concedidos na fase de lances deverá incidir de maneira uniforme sobre os preços unitários dos itens que compõem o lote.

13.1.3- Não transferir ou ceder direitos ou obrigações, salvo por autorização expressa do

SAAE.

13.1.4- Entregar os materiais em perfeita conformidade com as especificações do objeto

desta licitação e/ou proposta apresentada, sujeitando-se a proponente, caso contrário, às penalidades constantes nas Cláusulas 14 e 15 deste Edital.

(12)

13.1.5- Entregar os materiais utilizando-se dos mais elevados padrões de competência e

integridade profissional e ética.

13.1.6- Proceder à entrega no prazo estabelecido e de acordo com as condições

estabelecidas neste Edital, normas e regulamentos pertinentes ao objeto em questão ainda que estas não estejam especificadas neste edital;

13.1.7- Assegurar ao SAAE o direito de fiscalizar, sustar, mandar refazer qualquer

fornecimento que não esteja de acordo com as normas ou especificações técnicas, sem ônus para o SAAE, ficando certo que, em nenhuma hipótese, a falta de fiscalização eximirá a licitante vencedora de suas responsabilidades.

13.1.8- Reparar, corrigir, remover ou substituir, imediatamente, às suas expensas, no total

ou em parte, o objeto que se verificarem vícios, defeitos ou incorreções.

13.1.9- Arcar com as despesas de transporte, carga e descarga do objeto desse Edital e

ainda com tributos fiscais, trabalhistas e sociais, que incidam ou venha a incidir, diretamente e indiretamente sobre o objeto adjudicado.

13.1.10- Responsabilizar-se pela garantia da qualidade do objeto fornecido, ficando a seu

encargo o controle e a fiscalização conforme as normas e as exigências legais.

13.1.11- Relatar ao SAAE toda e qualquer irregularidade observada em virtude do

fornecimento e prestar prontamente todos os esclarecimentos que forem solicitados pelo SAAE, sanando de imediato as falhas apontadas acerca da qualidade dos materiais.

13.1.12- Responder por quaisquer danos ou prejuízos que venha, direta ou indiretamente,

por sua culpa ou dolo, causar ao SAAE ou a terceiros, durante a execução do objeto, inclusive por atos praticados por seus funcionários, não excluindo ou reduzindo essa responsabilidade a ausência de fiscalização ou de acompanhamento pelo órgão interessado, na forma do art. 70, da Lei nº 8.666/93, e do art. 37, §6º, da Constituição Federal.

13.2- OBRIGAÇÕES DO SAAE:

13.2.1- Fiscalizar a execução do Contrato ou instrumento equivalente decorrente desta

licitação e caso haja o descumprimento de quaisquer das condições nele estabelecidas,

aplicar penalidade à licitante vencedora, nos termos da Cláusula 14 e 15 deste Edital.

13.2.2- Pagar a licitante vencedora, mediante dotação orçamentária própria, os preços

estipulados na proposta vencedora, podendo o pagamento ser efetuado através de depósito na conta bancária que a licitante vencedora indicar ou através de boleto.

13.2.3- Prestar as informações e os esclarecimentos solicitados pela licitante vencedora

para o fiel cumprimento das obrigações da presente licitação;

13.2.4- Notificar à licitante vencedora, por escrito, a ocorrência de eventuais falhas ou

imperfeições na execução do objeto, fixando prazo para sua correção e/ou substituição;

13.2.5- Aplicar penalidade à licitante vencedora, nos termos das Cláusulas 14 e 15 deste

Edital, quando ocorrer o descumprimento de quaisquer das condições estabelecidas neste Edital e seus Anexos.

13.2.6- O SAAE se reserva no direito de não requisitar a quantidade de mercadoria

especificados no item 1 – OBJETO deste Edital e no Termo de Referência – Anexo V, fato que não ensejará à licitante vencedora direito a exigibilidade na compra dos bens, nos quantitativos ofertados.

(13)

Pregão 39/18

14.1- Garantida a prévia defesa, a licitante será sancionada com o impedimento de licitar

e contratar com a Administração Pública, pelo prazo de até 05 (cinco) anos, sem prejuízo de multa de até 10% (dez por cento) nos seguintes casos conforme previsto no artigo 14 do Decreto Municipal nº 5.981/14:

a) Apresentar documentação ou declaração falsa; b) Ensejar o retardamento da execução do objeto; c) Não mantiver a proposta;

d) Comportar-se de modo inidôneo ou cometer fraude fiscal;

14.1.1- Para os fins da alínea “b” reputar-se-ão como ensejadores do retardamento da

execução do objeto, qualquer ação ou omissão do licitante que prejudique o bom andamento da licitação, inclusive deixar de entregar a amostra no prazo assinalado no edital, se exigida, que evidencie tentativa de indução a erro no julgamento, ou que atrase a assinatura do contrato ou da ata de registro de preços;

14.1.2- Para os fins da alínea “c”, será tido como não manutenção da proposta, a recusa do envio de seu detalhamento, quando exigível, ou ainda o pedido, pelo licitante, da desclassificação de sua proposta, quando encerrada a etapa competitiva. Desde que não esteja fundamentada na demonstração de vício ou falha na sua elaboração, que evidencie a impossibilidade de seu cumprimento;

14.1.3- Restará configurado o comportamento de modo inidôneo, da alínea “d”, a prática

de atos direcionados a prejudicar o bom andamento do certame ou do contrato, tais como a fraude ou frustração do caráter competitivo do procedimento licitatório, ação em conluio ou em desconformidade com a lei, indução deliberada a erro no julgamento, prestação falsa de informações, apresentação de documentação com informações inverídicas, ou que contenha emenda ou rasura, destinados a prejudicar a veracidade de seu teor original.

14.2- Para as condutas descritas nas alíneas “a” a “d” desta Cláusula poderá incidir multa

de até 10% sobre o valor estimado para a contratação, dependendo da gravidade da infração cometida sem prejuízo das demais cominações legais.

14.3- Também incidirá em multa no valor de 10% sobre o valor da proposta a ME, EPP ou

MEI que, uma vez consultada, valer-se do tratamento privilegiado de que tratam os artigos 42 e 43 da Lei Complementar 123/06, alterada pela Lei Complementar 155/16, e que, sem justo motivo, deixar de apresentar a regularidade fiscal no prazo da referida Lei.

14.4- Serão sancionadas com Advertência as licitantes que cometerem infrações de

menor potencial, sem prejuízo das multas cabíveis.

15- DA PENALIDADE DE MULTA:

15.1 - A licitante ficará sujeita à advertência e multa nos seguintes casos, calculada da

seguinte forma:

a) Multa de até 10% (dez por cento) do valor da proposta, nos casos de fraude fiscal, apresentação de documento falso, emissão de declaração falsa e comportamento inidôneo;

b) Será de até 10% (dez por cento) do valor da nota de empenho, caso venha entregar quantidade diversa da solicitada pelo SAAE ou ainda materiais de marca diversa da ofertada na proposta;

c) Na hipótese da licitante vencedora não entregar o objeto solicitado no prazo estabelecido, caracterizar-se-á atraso, e será aplicada multa de 1% (um por cento) por dia, até o máximo de 10 % (dez por cento) sobre o valor da nota de empenho. O SAAE a

(14)

partir do 10º (décimo) dia de atraso poderá recusar o recebimento do objeto contratado sem prejuízo da multa diária por atraso.

d) Será de até 10% (dez por cento) do valor da nota de empenho, caso venha entregar equipamentos fora da especificação descrita neste Edital.

e) Será de até 10 % (dez por cento) sobre o valor total da nota de empenho, por descumprimento de qualquer das obrigações previstas neste Edital, aplicada em dobro na reincidência;

f) Será de até 10 % (dez por cento) sobre o valor remanescente do empenho no caso de inexecução parcial;

g) Será de até 10% (dez por cento), sobre o valor global do empenho em caso de inexecução total.

15.1.1- O valor das multas aplicadas, após regular processo administrativo, será

descontado do pagamento devido pelo SAAE à licitante vencedora. Se os valores não forem suficientes, a diferença deverá ser paga pela licitante vencedora no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis, a contar da aplicação da sanção, podendo a Administração cobrá-las judicialmente com os encargos correspondentes, caso necessário.

15.1.2 - No caso de não recolhimento dos valores das multas porventura aplicadas, dentro

de 5 (cinco) dias úteis a contar da data da intimação para o pagamento, a importância será descontada automaticamente ou ajuizada a dívida acrescida de juros moratórios de 0,5% ao mês.

15.1.3 - As multas conforme o item 15.1 serão aplicadas a cada infração cometida. 15.1.4- Serão considerados motivos de força maior para isenção de multa:

a) Greve generalizada dos empregados da licitante vencedora;

b) Acidente que implique em retardamento na execução dos serviços sem culpa por parte da licitante vencedora;

c) Calamidade pública.

15.2- MEDIDAS ACAUTELATÓRIAS

15.2.1- Ocorrendo inadimplemento contratual, a Administração poderá reter de forma

cautelar valor relativo a eventual multa a ser aplicada à licitante vencedora, com base no artigo 45 da Lei nº 9.784, de 1999.

16- DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA:

16.1- As despesas decorrentes desta licitação serão levadas a conta no orçamento do

exercício vigente na dotação orçamentária nº 041220041-2836/ 3390300000 (ficha 18).

17- DO CONTRATO

17.1- Nos termos do artigo 62 da Lei 8666/93, a Nota de Empenho gerada em decorrência

desta licitação substituirá o Contrato, ficando a licitante vencedora vinculada às condições deste Edital, da proposta vencedora e nota de empenho.

17.2- Para a confirmação do pedido será expedida e enviada à vencedora da licitação a

respectiva Ordem de Fornecimento.

18- DA GARANTIA DE EXECUÇÃO CONTRATUAL

18.1- Não será exigida a prestação de garantia para a contratação resultante desta

licitação.

(15)

Pregão 39/18

19.1- A critério do SAAE, este procedimento licitatório de pregão poderá:

a) ser anulado se houver ilegalidade, de ofício ou por provocação de terceiros, mediante justificativa escrita e devidamente fundamentada; ou

b) ser revogado se for considerado inoportuno ou inconveniente ao interesse público, decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta; ou

c) ter sua data de abertura dos envelopes documentação e proposta transferida, por conveniência exclusiva do SAAE.

19.2- Será observado, ainda, quanto ao procedimento deste pregão:

a) a anulação do procedimento licitatório por motivo de ilegalidade não gera obrigação de indenizar, ressalvado o disposto no parágrafo único do art. 59 da Lei Federal n° 8.666/93; b) no caso de desfazimento do processo licitatório, fica assegurado o contraditório e a ampla defesa.

20- DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:

20.1- É facultado ao (à) Pregoeiro (a) Oficial ou à Autoridade Superior, em qualquer fase

da licitação, a promoção de diligência destinada a esclarecer ou complementar a instrução do processo, vedada a inclusão posterior de documento ou informação que deveria constar no ato da Sessão Pública.

20.2- Fica assegurado ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE o direito de anular

ou revogar, a qualquer tempo, no todo ou em parte, a presente licitação, dando ciência aos participantes, na forma da legislação vigente.

20.3- O SAAE se reserva no direito de não requisitar a quantidade prevista no Termo de

Referência – Anexo V deste Edital.

20.4- As proponentes assumem todos os custos de preparação e apresentação de suas

propostas e o SAAE não será, em nenhum caso, responsável por esses custos, independentemente da condução ou do resultado do processo licitatório.

20.5- As proponentes são responsáveis pela fidelidade e legitimidade das informações e

dos documentos apresentados em qualquer fase da licitação.

20.6- Após apresentação da proposta, não caberá desistência, salvo por motivo justo

decorrente de fato superveniente e aceito pelo (a) Pregoeiro (a) Oficial.

20.7- Não havendo expediente ou ocorrendo qualquer fato superveniente que impeça a

realização do certame na data marcada, a Sessão será automaticamente transferida para o primeiro dia útil subsequente, no mesmo horário e local, anteriormente estabelecidos, desde que não haja comunicação do (a) Pregoeiro (a) Oficial em contrário.

20.8- Na contagem dos prazos estabelecidos neste Edital e seus Anexos, excluir-se-á o

dia do início e incluir-se-á o do vencimento. Só se iniciam e vencem os prazos em dias de expediente normal ao público na Prefeitura Municipal de Itaúna/MG.

20.9- O desatendimento de exigências formais não essenciais, não importará no

afastamento da licitante, desde que seja possível, a aferição da sua qualificação e a exata compreensão da sua proposta, durante a realização da Sessão Pública de Pregão.

20.10- As normas que disciplinam este Pregão serão sempre interpretadas em favor da

ampliação da disputa entre os interessados.

20.11- Em caso de contradição entre os anexos e as cláusulas previstas no Edital

prevalecem as condições previstas neste Edital.

20.12- Quaisquer pedidos de esclarecimento em relação a eventuais dúvidas na

(16)

(a) Pregoeiro (a) Oficial, na Sede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE á Rua Nonô Ventura, 394, CEP 35680-205, Bairro Lourdes - Itaúna - MG, para o endereço de email: pregao@saaeitauna.com.br, ou através do telefax: (37) 3249-5800 Ramal 37 3249-5848.

20.13- A homologação do resultado desta licitação não implicará em obrigação à

aquisição do objeto licitado.

20.14- As dúvidas a serem dirimidas por telefone serão somente aquelas de ordem

estritamente informal.

20.15- Aos casos omissos aplicar-se-ão as demais disposições constantes do Decreto

Municipal nº 5.981, publicado no Diário Oficial do Município de 15 de maio de 2014.

20.16- A prática de quaisquer atos visando fraudar ou frustrar, mediante ajuste, combinação ou qualquer outro expediente, o caráter competitivo deste processo licitatório, constitui crime, sujeitando-se o infrator às penalidades previstas no artigo 90 e seguintes Lei Federal 8.666/1993.

20.17- Fica eleito o foro da Comarca de Itaúna/MG para dirimir questões relativas ao

presente Edital, com exclusão de qualquer outro.

20.18- Integram este Edital os seguintes Anexos:

a) Anexo I - Declaração de Cumprimento dos Requisitos de Habilitação; b) Anexo II – Declaração de Não Impedimento;

c) Anexo III - Modelo de Termo de Credenciamento; d) Anexo IV – Declaração de Menor Empregado; e) Anexo V - Termo de Referência

Itaúna (MG), 02 de maio de 2018.

Marli Moreira Coutinho

(17)

Pregão 39/18

PREGÃO PRESENCIAL Nº 39/18 ANEXO I

DECLARAÇÃO DE CUMPRIMENTO DOS REQUISITOS DE HABILITAÇÃO

A empresa ______________________________________, CNPJ n.º ______________________________, declara, para fins de participação no procedimento licitatório sob a modalidade de PREGÃO n.° 39/18, cumprir plenamente todos os requisitos de habilitação, nos termos do artigo 4º, inciso VII da Lei n.º 10.520/2002, estando ciente da responsabilidade administrativa, civil e penal.

Declara ainda estar ciente da obrigatoriedade de informar fatos impeditivos para sua habilitação, no processo licitatório ou na vigência contratual.

Localidade, em ____ de _______________ de 2018.

_______________________________________________

Nome do Representante Legal da Empresa e n.º do seu documento de identidade

OBS: Esta declaração deverá ser entregue ao (à) Pregoeiro (a), após a abertura da Sessão, antes e separadamente dos envelopes (Proposta de Preço e Habilitação) exigidos nesta licitação.

(18)

PREGÃO PRESENCIAL N.º 39/18

ANEXO II

MODELO DE DECLARAÇÃO DE NÃO IMPEDIMENTO

A empresa ______________________________________, CNPJ n.º ______________________________, por seu representante legal, declara, para fins de participação no procedimento licitatório sob a modalidade de PREGÃO n.° 39/18, não incorre em qualquer dos seguintes impedimentos:

 Não está declarada inidônea para contratar com a Administração Pública;

 Não está impedida de licitar e contratar com a Administração Pública Municipal ou com qualquer das suas entidades de administração indireta.

Localidade, em ____ de _______________ de 2018.

_______________________________________________

Nome do Representante Legal da Empresa e n.º. do seu documento de identidade

OBS: Esta declaração deverá ser entregue ao (à) Pregoeiro (a), após a abertura da

Sessão, antes e separadamente dos envelopes (Proposta de Preço e Habilitação) exigidos nesta licitação.

(19)

Pregão 39/18

PREGÃO PRESENCIAL N.º 39/18 ANEXO III

MODELO DE TERMO DE CREDENCIAMENTO

Pelo presente instrumento, credenciamos o (a) Sr. (a) ____________________

_________________________________________________, portador (a) do Documento de Identidade n.º ____________________, inscrito no CPF sob o nº

_____________________, como representante da empresa

______________________________________________, inscrita no CNPJ sob o nº __________________, para participar da licitação acima referenciada, instaurada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE de Itaúna/MG, na qualidade de representante legal, outorgando-lhe plenos poderes para pronunciar-se em seu nome, bem como formular proposta de preço, ofertar lances verbais, assinar documentos, requerer vista de documentos e propostas, interpor recurso e praticar todos os atos inerentes ao certame, a que tudo daremos por firme e valioso.

Localidade, em ____ de _______________ de 2018.

_____________________________________

Identificação/Assinatura do representante legal da empresa

(Com firma reconhecida e acompanhado do Contrato Social)

(20)

PREGÃO PRESENCIAL Nº 39/18 ANEXO IV

DECLARAÇÃO DE MENOR EMPREGADO (Inciso XXXIII do Artigo 7º da Constituição Federal)

A empresa ______________________________________, CNPJ n.º ______________________________, por intermédio de seu representante legal Sr (a)__________________, portador da Carteira de Identidade nº _____________declara, para fins do disposto no inciso V do art. 27 da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, acrescido pela Lei nº 9.854, de 27 de outubro de 1999, que não emprega menor de dezoito anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e não emprega menor de dezesseis anos;

( ) Salvo na condição de aprendiz

Localidade, em ____ de _______________ de 2018.

_______________________________________________

(21)

Pregão 39/18

PREGÃO PRESENCIAL Nº 39/18 ANEXO V

TERMO DE REFERÊNCIA

1 – OBJETO

O presente processo licitatório visa à aquisição de marmitex descartável a ser utilizado pelo refeitório desta Autarquia, conforme especificações e quantidades constantes na tabela abaixo e neste Termo de Referência, que é parte integrante do Edital de Pregão Presencial nº 39/18, independentemente de transcrição.

1.1 – ESPECIFICAÇÕES

LOTE

item Discriminação do objeto Unid. Qtd. Modelo Marca/

Valor Unitá rio Valor Total 01

Marmitex descartável redondo nº 09, em alumínio, com fechamento à máquina - caixa com 100 unidades.

Caixa 330

02

Marmitex descartável redondo nº 05, em alumínio, com fechamento manual - caixa com 100 unidades.

Caixa 310

03

Marmitex descartável redondo nº 08, em alumínio, com fechamento à máquina - caixa com 100 unidades.

Caixa 69

VALOR TOTAL DO LOTE 2 – JUSTIFICATIVA

O pregão nº 39/18 tem por objetivo a escolha da proposta mais vantajosa para aquisição de marmitex descartável a ser utilizado pelo refeitório desta Autarquia. Este procedimento licitatório, objetiva, também, respeitada a isonomia entre os licitantes, garantir boa qualidade dos produtos e custos mais reduzidos, contribuindo para a diminuição dos gastos e a preservação do erário. Quanto à adoção do pregão, tem-se que é modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns, assim entendidos aqueles “cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos

(22)

no edital, por meio de especificações usuais do mercado”, conforme preceitua o artigo 1º, parágrafo único da Lei nº 10.520/2002.

3- DAS CONDIÇÕES DE FORNECIMENTO DO OBJETO:

3.1- A entrega do objeto deste edital será única, efetuada no prazo de até 10 (dez) dias após a expedição da Ordem de Fornecimento pelo SAAE, acompanhado de documento fiscal.

3.1.1- A entrega do objeto deste edital deverá ser feita de segunda a sexta-feira, de 07:00

(sete) às 15:00 (quinze) horas, exceto nos feriados, sendo a carga e a descarga por conta exclusiva do fornecedor/entregador, na Sede Administrativa e Operacional do SAAE, situada à rua Nonô Ventura, 394, Bairro de Lourdes, Itaúna/MG devendo ser precedida de prévio contato junto ao Setor de Almoxarifado desta Autarquia para programação do recebimento.

3.2- O frete CIF, a carga e a descarga são de responsabilidade exclusiva da licitante

vencedora, devendo esta procedê-la utilizando-se dos mais elevados padrões de competência e integridade profissional e ética.

3.3- A licitante vencedora não poderá entregar materiais diversos do ofertado e/ou do

especificado neste Edital e seus Anexos, sujeitando-se a mesma às penalidades constantes nas Cláusulas 14 e 15 deste Edital.

3.4- Caso se verifique entrega em desconformidade com as exigências deste edital, os

materiais serão devolvidos, ficando nesta hipótese todos os custos de retirada por conta da licitante vencedora, sem prejuízo das sanções cabíveis. Os materiais que estiverem danificados, violados ou em estado estranho de conservação deverão ser substituídos em sua totalidade.

3.5- Ocorrendo a situação do subitem anterior a licitante vencedora terá o prazo máximo

de 05 (cinco) dias para retirada e/ou substituição dos materiais, sem prejuízo das sanções cabíveis.

3.6- Caso haja descumprimento do prazo estabelecido para troca ou adequação do objeto

entregue em desconformidade, a licitante vencedora será penalizada conforme Cláusulas 14 e 15 deste Edital.

3.7- Os materiais deverão ser de primeira qualidade, em atendimento ao especificado

neste edital e no Termo de Referência e estar dentro dos padrões de aceitabilidade. Comprovada a inferioridade, alteração ou inadequação dos materiais, responderá a licitante vencedora, nos termos das Cláusulas 14 e 15 deste edital, por danos causados oriundos da utilização dos mesmos.

3.8 - A licitante vencedora é responsável pela garantia da qualidade do objeto fornecido,

ficando ao seu encargo o controle e a fiscalização conforme as normas e as exigências legais.

Wilson Antônio Diniz

Imagem

Referências

temas relacionados :