• Nenhum resultado encontrado

Psicoterapia Ericksoniana

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Psicoterapia Ericksoniana"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Departamento de Psicologia Clínica – PCL

Psicoterapia Ericksoniana – 1/2020 – Código: PCL 0007 Responsável: Prof. Maurício S. Neubern

Horário: 2M12 4M12

Psicoterapia Ericksoniana

Ementa: Problemas históricos e epistemológicos da psicoterapia ericksoniana. A retomada da hipnose e sua proposta de terapia breve. O sujeito singular e a terapia voltada para a solução. Abordagem de utilização. Noção de inconsciente, corpo e transe. Aplicações clínicas em diferentes contextos. Influência no nascimento de outras abordagens de psicoterapia.

Programa Objetivos

Geral – Compreensão geral da obra de Milton Erickson sob a ótica de estudos contemporâneos. Específicos:

 Compreensão da pertinência da proposta de hipnose e clínica de Milton Erickson;  Estudo e reflexão sobre a hipnose a partir da semiótica e da complexidade;  Concepção da clínica hipnótica enquanto processo de pesquisa;

 Compreensão dos princípios naturalistas de aceitação, drama (comunicação indireta), pragmática (utilização) e potencialidade.

Conteúdo Programático

Unidade I – A Inovação de Milton Erickson

Retomada e inovação da hipnose de Milton Erickson. Crítica ao paradigma moderno em psicoterapia. Singularidade, complexidade e naturalismo. Utilização e pragmática. Humanismo e modos de comunicação não prescritivos. Pragmatismo, fenomenologia e semiótica de Charles Peirce.

(2)

Unidade II – Atitude Primeira em Hipnoterapia

Primeiridade e atitude clínica. O campo do sentir. A comunicação, primeiridade e o subliminar. O presente e o potencial criativo para a mudança. Estar com o outro e aceitação – a formação de um “nós”. O contrato terapêutico. O inconsciente é um mostrar.

Unidade III – Atitude Segunda em Hipnoterapia

Atitude segunda na hipnoterapia. O campo da reação. A coreografia da interação hipnótica (rapport). A construção técnica e a influência. A intencionalidade do terapeuta. Dando vida às técnicas. O uso da linguagem e o drama.

Unidade IV – Atitude Terceira em Hipnoterapia

Atitude terceira em hipnoterapia. O campo do pensar. O papel do simbólico no transe e na relação terapêutica. A reflexividade e a conexão consigo (ethos). Entregar-se aos ideais maiores e o inconsciente. O futuro e o sentido da vida.

Atividades

1.1) Tipos de Atividades – serão realizadas atividades síncronas (no horário previsto das aulas) e assíncronas (em horários distintos, de acordo com a conveniência dos estudantes). As atividades síncronas ocorrerão às quartas-feiras (8 às 9:50 horas), por meio de aulas e discussões entre o professor e a turma. As atividades assíncronas serão: vídeos aulas, filmes ou vídeos disponíveis na internet e leituras. Todas serão previamente determinadas na plataforma moodle.

1.2) Acesso – as atividades síncronas e assíncronas terão por base a plataforma institucional moodle. Por meio dela serão indicados os links das atividades (google meet, zoom, youtube e outros). As atividades síncronas ficarão gravadas para os alunos que não puderem acompanha-las durante a execução. Por meio do moodle ou do e-mail do professor (mauricio.neubern@gmail.com), os alunos poderão enviar dúvidas, comentários e sugestões referentes à disciplina.

1.3) Frequência – a frequência dos alunos será acompanhada por: presença nas atividades síncronas e/ou realização das atividades propostas.

Avaliação

(3)

O caso clínico será escolhido pelo aluno, a partir do material passado pelo professor (Erickson & Rossi, 1979; 1980). Trata-se de uma análise de duas páginas, digitadas espaço 1.5, sobre as mudanças apresentadas.

Na data marcada, a prova de conhecimento será desenvolvida em caráter progressivo, isto é, ela será feita uma primeira vez pelo aluno, corrigida pelo professor, que lhe conferirá uma nota e a devolverá para o aluno, com as devidas orientações. Este deverá refazer a prova e a enviar novamente ao professor, no prazo de uma semana.

O sistema de classificação de notas aqui adotado é o da Universidade de Brasília, SS, MS, MM, MI, II, SR (www.unb.br).

Referências (todas em pdf): Básicas

Erickson, M. & Rossi, E. (1979). Hypnotherapy: an exploratory casebook. New York: Irvington. Erickson, M. & Rossi, E. (1980). The collected papers of Milton Erickson, MD (4 vols). New

York: Irvington.

Santaella, L. (2011). O que é semiótica? São Paulo: Brasiliense. Complementares (*)

Morin, E. (1996). A noção de sujeito. In D. Fried-Schnitman (org). Novos paradigmas, cultura e subjetividade. (J. Rodrigues, Trad). (pp. 45 – 58). Porto Alegre: Artmed.

Neubern, M. (2000). As emoções como caminho para uma epistemologia complexa da psicologia. Psicologia, Teoria & Pesquisa, 16 (2), 153 – 164.

Neubern, M. (2006). Hipnose e psicologia clínica: retomando a história não contada. Psicologia: Reflexão e Crítica, 19 (3), 346 – 354.

Neubern, M. (2007). Sobre a condenação do magnetismo animal: revisitando a história da psicologia. Psicologia: Teoria & Pesquisa, 23 (3), 347 – 356.

Neubern, M. (2010). Psicoterapia, dor e complexidade. Construindo o contexto terapêutico. Psicologia, Teoria e Pesquisa, 26 (3), 99 – 107.

Neubern, M. (2012). Drama como proposta de compreensão da clínica de Milton Erickson. Interação em Psicologia, 16 (2), 307 – 315.

(4)

Neubern, M. (2014). Subjetividade e complexidade na clínica psicológica: superando dicotomias. Fractal Revista de Psicologia, 26 (3), 835 – 852.

Neubern, M. (2014). Hipnose como proposta psicoterápica para pessoas com dores crônicas. Psicologia Argumento, 32 (77), 159 – 169.

Neubern, M. (2016). Iconicidade e complexidade na comunicação hipnótica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 32 (esp), 1 – 9.

Neubern, M. (2017). Iconicidade como proposta de pesquisa qualitativa em hipnose. Psicologia em Estudo, 22 (4), 505 – 515.

Neubern, M. (2020). Interpretação, semiótica e pesquisa qualitativa em hipnose. Phenomenology, Humanities and Science, 1 (1), 83 – 94.

Neubern, M. & Nogueira, H. (2019). Iconicidade como alternativa de explicação da hipnose de Milton Erickson. Phenomenological Studies, 25 (1), 62 – 72.

Neubern, M. & Nogueira, H. (2019). Complex hypnosis contributions to clinical psychology. In C. Antloga; K. Brasil; S. Lordello; M. Neubern; B. Queiroz (org). Psicologia Clínica e Cultura 4. (pp. 71 – 90). Brasília: Technopolitik.

Peirce, C. (1989). Writings of Charles Peirce: A chronological edition (8 volumes). Indianapolis: Indiana University Press.

(*) outras referências poderão ser introduzidas durante o curso segundo as necessidades da turma. Cronograma de Atividades

19/08 – Boas vindas; discussão sobre a proposta do curso 26/08 – Ambientação com as ferramentas virtuais e bibliografia 02/09 – Unidade I – o que é Terapia Ericksoniana

 Vídeo (youtube: Milton Erickson: induction hypnotique avec reverse set) 09/09 – Princípios de Terapia Ericksoniana (Erickson & Rossi, 1979)

 Assíncrona: vídeo-youtube (Terapia Ericksoniana I) 16/09 – Ressurgimento da hipnose. inovação de Erickson

 Assíncrona (Neubern, 2000; 2006)

23/09 – Conceitos básicos de Semiótica e opções de estudo de caso a ser analisado;  Assíncrona (Santaella, 2011);

30/09 – Unidade II – atitude primeira em hipnoterapia  Assíncrona (Erickson & Rossi, 1980)

07/10 – Ser presente e o mostrar (Neubern, 2016);  Assíncrona Terapia Ericksoniana II (youtube)

14/10 – Inconsciente: de Erickson às teorias contemporâneas  Assíncrona (Bargh & Morsella, 2008)

(5)

28/10 – Terapia como dança e coreografia  Assíncrona (Terapia Ericksoniana III);

04/11 – As técnicas em Erickson (entrega do Estudo de Caso)

 Assíncrona (vídeo youtube “E agora vocês queriam um transe agora?”) 11/11 – Primeira prova – entrega pelo professor

 Assíncrona (Neubern, 2017; 2020)

18/11 – Entrega da primeira versão da prova ao professor e estudo sobre a noção de drama  Assíncrona (Neubern, 2012);

25/11 – Unidade IV – A atitude terceira em hipnoterapia  Assíncrona (Erickson & Rossi, 1979)

02/12 – Entrega da prova pelo professor para a reconstrução pelos alunos; 02/12 – Ethos, futuro e sentido

 Assíncrona (youtube: Terapia Ericksoniana IV) 09/12 – entrega da versão final da prova

 Assíncrona (Neubern & Nogueira, 2019) 16/12 – Encerramento

Referências

Documentos relacionados

2.3 Estágio supervisionado nos marcos regulatórios da formação profissional: Política Nacional de Estágio (ABEPSS) e a Política do Estágio Supervisionado do Curso de

Diga qual é a finalidade do método update () e apresente um caso em que não deveria implementá-lo num seu programa.. De todas as primitivas do Java (funções intrínsecas ou

Os antecedentes da campanha eleitoral, sob a ditadura do poder judiciário, representando interesses estrangeiros no Brasil, não prenunciam o debate sobre o

Morada: Travessa do Lavadouro, 1 3800-209 Aveiro Telefone: +351 234 371 777 Fax: +351 234 912 751 E-mail: adamastor@amlobo.pt Horários e Reservas: Reserva::

Species of Ganoderma Karsten in a subtropical area (Santa Catarina State, Southern Brazil).. Clarice Loguercio-Leite, Claudia Groposo & Maria

 Ambiente interno: Elementos de dentro da organização, que estão sob controle do administrador, como os recursos, a produção, as pessoas, etc.  Ambiente externo:

a) carga-horária de atividades síncronas: 30h. Estas aulas ocorrerão através da plataforma Microsoft Teams. b) carga-horária de atividades assíncronas: 6h. Estas aulas

Na perspectiva de captar a abrangência da formação docente no Brasil, se construirá na pesquisa a contextualização de acontecimentos históricos, políticos e sociais