• Nenhum resultado encontrado

Válvulas, controles + sistemas Válvula controladora Termostática Aquastrom T plus com Ajuste para Tubulações de Circulação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Válvulas, controles + sistemas Válvula controladora Termostática Aquastrom T plus com Ajuste para Tubulações de Circulação"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Válvulas, controles + sistemas

Válvula controladora Termostática

“Aquastrom T plus”

com Ajuste para Tubulações de Circulação

Informações Técnicas Descrição Resumida

Válvulas Controladoras Termostáticas Oventrop “Aquastrom T plus” com Ajuste para Tubulação de Circulação, de acordo com DVGW Desenhos W551 e W553.

Controle Térmico:

Faixa de Controle Recomendada: 55°C até 60°C

(Faixa de Controle Máxima: 40°C até 65°C, Precisão de Controle ±1°C) A válvula suporta automaticamente desinfeção térmica. O

volume do fluxo aumenta cerca de 6K acima da temperatura ajustada e é reduzido– não importa qual seja a temperatura ajustada– ao volume residual do fluxo, quando atingir aprox. 73°C. A válvula então garante um ótimo suporte de desinfecção térmica para o sistema de circulação

O máximo valor de fluxo pode ser ajustado e isolado, não importa qual seja a temperatura ajustada O conjunto é equipado com uma válvula dreno com conexão para mangueira, possibilitando drenar o sistema, quando em trabalhos de manutenção.

A Temperatura pode ser controlada com a ajuda de um termometro ou um elemento sensor. O Ajuste de Temperatura pode ser protegido contra mudanças por pessoas não autorizadas pelo uso de uma tampa protetora. Além disso, a Temperatura ajustada pode ser lida.

O sensor de temperatura não entra em contacto direto com o fluido; Todas as peças que entram em contato com o fluido são isentas de latão. Material: corpo em bronze; anéis toroidais em teflon Temperatura máxima de operação:90°C

Pressão Nominal:16 bar Ajustes efetuados em Fábrica: -Temperatura:57°C

-Volume do fluxo ajustado:DN 15: 2.0 DN 20: 3.0 DN 25: 4.0

Os Certificados DVGW são referentes às aprovações WRAS.

:

Vantagens:

– controle térmico automático da vazão – capacidade de desinfecção térmica

– volume de fluxo cresce cerca de 6K acima da temperatura ajustada, a temperatura de desinfecção é obtida rapidamente

– volume do fluxo é limitado acima de 73°C para garantir desinfecção térmica das secções sucessivas do sistema

– resisténcia à corrosão devido à utilização do bronze – A temperatura ajustada pode ser lida mesmo com a válvula tampada e travada.

– corpo com mangueira para vedação

– monitoramento da temperatura com a ajuda de um termometro ou um elemento sensor (acessórios) através de sistemas centralizados de controle de edifícios.

– ajuste da máxima vazão, qualquer que seja o valor de temperatura ajustado e isolação, quando em trabalho de manutenção.

– com válvula de dreno integrada para conexão com mangueira

Recomendação para a Montagem:

A Válvula deve ser instalada na direção do fluxo (observar a seta no corpo da válvula). Dimensões: Item num. DN L1 L2 H1 H2 H3 H4 D 420 65 04 15 110 188 83 96 100 142 34 420 65 06 20 123 188 83 96 100 142 1” 420 65 08 25 133 188 83 98 100 142 11 4” L1 L2 D H1 H2 H 3 H4 SW D H1 H2 H 3 H4 O Sistema de Gerenciamento de Qualidade

(2)

Ajuste da Temperatura Nominal: – Retire a Tampa de Cobertura.

Gire a Manivela da U n i d a d e d e C o n t r o l e d e T e m p e r a t u r a até que o valor de Temperatura desejada na escala estiver alinhado com a marcação existente no corpo da válvula.

Faixa de Temperatura desejada: 55°C até 60°C (DVGW W551) l

Ajustado em Fábrica para: 57°C –

– Recoloque a Tampa de Cobertura empurrando a fenda da chave até a marcação existente no corpo da válvula. Isto permite uma fácil leitura da temperatura ajustada mesmo com a tampa de cobertura montada

– A Temperatura ajustada pode ser protegida contra mudanças por pessoas não autorizadas. Para isto, deixar a tampa presa por fios para lacração, através dos furos da válvula.

Modificação para limitar o Ajuste para a Máxima Vazão

O ajuste é executado pela válvula estranguladora instalada atrás ca Unidade de Controle. A Válvula estranguladora pode também ser usada para isolação. Os valores necessários para ajustes podem ser obtidos do gráfico 3. Todos os valores intermediários podem ser infinitamente ajustados.

Ajustado em Fábrica: DN 15: 2.0 DN 20: 3.0 DN 25: 4.0

O valor de ajuste escolhido pode ser lido em duas escalas (ajuste bá-sico=escala longitudinal, ajuste fino = escala periférica, ver desenho). O encosto limitador é mantido mesmo que a válvula estranguladora seja fechada para trabalhos de manutenção.

.

Pré-seleção:

1. Ajustar o valor da pré-seleção na válvula estranguladora girando a manopla

a. O visor do ajuste básico é mostrado pela escala longitudinal juntamente com o indicador deslizante.

b. O visor do ajuste fino é mostrado pela escala periférica na manopla, juntamente com a marcação.

As subdivisões da escala periférica correspondem a 1/10 de uma meia-volta ,a manopla.

2. Limitação do valor ajustado de ajuste por girar o eixo de controle interno na direção dos ponteiros até que trave. Isto pode ser feito usando-se uma chave de fenda com uma ponta com largura de 3 a 4 mm.

3. O valor da seleção prévia pode ser travado com a ajuda de um pino de travamento (acessório).

Informações relativas à instalação de Acessórios:

A válvula de Controle “Aquastrom T plus” pode ser integrada em um Sistema existing centralisado de Controle de Edifícios com a ajuda doelemento sensor PT1000, o qual pode ser insrlaldo subsequentemente.. Para isto, o termometro removido é substituido pelo Elemento Sensor PT1000 (acessório).

Acessórios:

420 55 91 Termometro 20°C – 100°C como reposição 420 55 92 Elemento Sensor PT1000 para

Sistemas Centralizados de Controle de Edifícios 420 55 93 Válvula de Drenagem de Reposição

420 55 81 Concha Isolante para DN 15/DN 20 como reposição 420 55 83 Concha Isolante para DN 25 como reposição 106 17 92 Pino de travamento com fio para lacração para limitação da vazão

108 90 91 Conjunto de componentes para lacração.

Ajuste da Temoeratura Nominal

Ajuste de Vazão Manopla Indicador Deslizante Marcação Manopla Pino de Travamento Furo para fio de lacração Furo para fio de lacração Escala de Ajuste Fino (Escala Periférica)

Escala do Ajuste Básico (Escala longitudinal)

(3)

Descrição do Comportamento Térmico do Controlador:

O Comportamento Térmico do Controlador da Válvula de Circulação está descrito no Gráfico 1.

Com a temperatura da água subindo, durante uma fase de desinfecção térmica, cerca de 6K acima do Setpoint de temperatura, a válvula Oventrop “Aquastrom T plus” instalada em uma tubulação de circulação controla automaticamente uma vazão mínima a um valor maior. Alcançando uma temperatura de aprox. 73°C, a vazão aumentada será limitada ao valor mínimo novamente. Como resultado, uma pressão diferencial mais alta é obtida, correspondendo ao atendimento de usuários madrugadoresou uma desinfecção térmica. Estas tubulações então atingem a temperatura de desinfecção mais rápido que as tubulações que não são suportadas hidraulicamente durante a fase da desinfecção. Este suporte hidráulico ajuda a reduzir a fase de desinfecção em um sistema circulatório, e consequentemente, há economia de energia. Quando a desinfecção é completada e cai a temperatura da água, a válvula“Aquastrom T plus” retorna à operação normal e a temperatura é limitada pelo valor do Setpoint.

r Gráfico 1

During normal operation (temperature range up to 60°C), the circulation valve limits the volume of flow derived from the nominal temperature to a residual volume of flow.

Limitação da vazão:

A máxima vazão (a qual está situada na faixa de temperatura antes do valor nominal da temperatura ajustada) pode ser limitada com a ajuda da válvula de circulação “Aquastrom T plus”, possibilitando o equilíbrio hidráulico da tubulação de circulação, especialmente no caso de uma queda significante de temperatura, por ex. em caso de interrupção de caldeira ou no caso de um consumo de água muito elevado. A vazão é limitada dentro de uma faixa de vazão definida pelo controle de temperatura de acordo com as caracte-rísticas mostradas no Gráfico 2. Os valores de vazão e os valores ajustados correspondentes podem ser obtidos do Gráfico 3. . Temperatura da água [°C] Vazão [l/s ] Ajuste 6 Ajuste 5 Ajuste 4 Ajuste 3 Ajuste 2 Ajuste 1

Válvula limita o volume do

fluxo derivado da temperatura nominal a uma vazão residual

Faixa de Controle Ajustável 40 °C – 65 °C Faixa Recomendada de Controle 55 °C – 60 °C Faixa de Desinfecção > 70 °C Volume residual do fluxo, de acordo com VP 554 Vazão de Desinfecção

Válvula se abre a aprox. 6°C após haver alcançado a menor vazãi residual

Tendo alcançado aprox. 73°C, a válvulaa limita novamente para a vazão residual

Taxa de vazão[l/s

(4)

Também estão disponíveis, os seguintes modelos da Válvula “Aquastrom T plus” : Com capacidade de Isolação, mas sem Válvula para drenagem, para conexão com mangueira, sem termometro e sem isolação.

asbas conexões com rosca macho, anel plano, de acirdo com DIN ISO 228 Explicações:

O fornecimento imediato de água quente nos pontos desejados de uma rede de água potável é executado pela distribuição de água quente do aquecedor de água potável a um ou diversos pontos de demanda. Cada ponto de demanda fornece água quente através de uma tubulação de apoio que é ligada ao ponto principal e a água retorna aquecedor de água potável através de uma tubulação de retorno ao aquecedor de água potável.

O contratante é responsável pelo projeto da rede de água potável. Ele deve observar as condições hidráulicas nesta rede de tubulações de forma a se certificar que a temperatura suficiente é mantida em todos os pontos chave. As condições da rede devem garantir que seja evitada uma concentração nociva de agentes patogenicos (especialmente legionelas). Por um lado, as condições hidráulicas são determinadas pelas perdas de vazão nas pontos chave da tubulação de circulação e por outro lado as perdas de calor da água quente quando circulando através da tubulação de circulação. Estas perdas de calor dependem de diferentes parâmetros (comprimento da tubulação e dimensão, isolação, temperatura ambiente e temperatura da tubulação) e devem ser levados em c o n s i d e r a ç ã o i n d i v i d u a l m e n t e p a r a c a d a s i s t e m a , Ilustração de um Sistema: Tubulação de Circulação

Para compensar as perdas de calor e para conservar a temperatura alta o suficiente, uma certa vazão ou, estritamente falando, um certo fluxo de calor deve passar através da tubulação de circulação. Por esta razão, uma grande quantidade de água tem que circular entre os pontos suporte, os quais estão localizados distantes do aquecedor de água potável e mais próximos dos pontos de utilização. Isto é obtido pela limitação do volume do fluxo próximo às mangueiras da circulação, sendo estabelecida uma pressão diferencial correspondente com ajuda das válvulas controladoras.

Se levarmos em consideração os limites de dada temperatura, estas pressões diferenciais podem ser determinadas pelo empreiteiro com ajuda do procedimento de cálculo do Gráfico DVGW. W 553. O cãlculo de uma tubulação de circulação para uma instalação doméstica somente pode ser executado se fizermos aproximação para um modelo para operação estacionária (sem drenagem de água quente). Como as quantidades requeridas variam nos diferentes lugares (banheiro, cozinha, etc.) durante a operação normal,a quantidade de água necessária para manter a tubulação de circulação é também variável continuamente. Uma ótima adaptação para estas mudanças nas condições hidráulicas é garantida pela Válvula Automática de Controle Termostático “Aquastrom T plus”.

Sistema com ramificações em andares

Circulação Total sem ramais em andares DN 15 34” x 34 420 66 04 DN 20 1” x 1” 420 66 06 DN 25 114” x 114 420 66 08 DN 15 12” x 12 420 56 04 DN 20 34” x 34 420 56 06 DN 25 1” x 1” 420 56 08

Orifício para Drenagem 1/4” frente à unidade de controle térmica, fechada com um plug. Dimensões conforme itens num. 420 55/65 (página 1).

Ambas conexões com rosca fêmea, de acordo com EN 10226

Tubulação de circulação de água Potável

àgua Potável Água quente potável

(5)

Q

ueda de P

ressão

∆ p [mbar ] Perda de Pressão ∆ p [k P a] Taxa de Vazão [l/s] medida à Temperatura de 20 °C Perda de Pressão ∆p [mbar ] Perda de Pressão ∆p [kPa ] Taxa de Vazão [l/s] medida a um valor Pré-Ajustado 3.0

“Aquastrom T plus” DN 20 Gráfico 3: Perda de Pressão ∆p [mbar ] Perda de Pressão ∆p [kPa ] Taxa de Vazão [l/s] medida a um valor Pré-Ajustado 4.0

“Aquastrom T plus”DN 25 Perda de Pressão ∆ p [mbar ] Perda de Pressão ∆p [kPa ] Taxa de Vazão [l/s] medido na Válvula Pré-Seletora 2.0

“Aquastrom T plus” DN 15 Desinfecção Térmica Ajuste 2.0 feito em Fábrica @ 40°C Máx. Estrangulamento Desinfecção Térmica Ajustado em Fábrica 3.0 @ 40°C Máx. estrangulamento Desinfecção Térmica Ajustado em Fábrica 4.0 @ 40°C Máx. estrangulamento

(6)

OVENTROP UK LTD. Unit I – The Loddon Centre Wade Road Basingstoke, Hampshire RG24 8FL Telephone (01256) 330441 Telefax (Sales) (01256) 330525 Telefax (General) (01256) 470970 E-Mail sales@oventrop.co.uk

Subject to technical modification without notice. Product group 12

ti 130-1/10/MW Printed on paper free from

. g n i h c a e l b e n ir o l h c 5 0 0 2 n o it i d E

F. W. OVENTROP GmbH & Co. KG Paul-Oventrop-Straße 1 D-59939 Olsberg Telephone (02962) 82-0 Telefax (02962) 82-450 Internet www.oventrop.de E-Mail mail@oventrop.de Representante exclusivo para o Brasil:

VL Indústria Elétrica e de Automação Ltda. Rua Santa Gertrudes, 543 -Tatuapé - São Paulo - SP CEP: 03408-020 Fone 11-2832-4000

www.vlindustria.com.br comercial@vlindustria.com.br

Referências

Documentos relacionados

FIGURA 1: Valores médios da porcentagem de germinação de sementes de Hymenaea stigonocarpa submetidas a diferentes tratamentos pré-germinativos.. contrapartida, Souza et

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

• São representados mais rapidamente que uma cobertura; foram desenvolvidos para ArcView, mais orientado para display que para edição e análise • São mais fáceis de

Tendo como objetivo principal a identificação e quantificação de restrições e a definição de propostas de melhorias viáveis para a realização com sucesso do fluxo de materiais

6) Fusíveis máximos somente para relés de sobrecarga, coordenação tipo 2. Relés de sobrecarga coordenados com fusíveis e em combinação com contatores, consulte Dados

Também temos duas importantes análises sobre os processos de construção da memória das esquerdas armadas a partir do processo de redemocratização: Valesca de Souza Almeida (A

à qualidade da democracia anterior (cultura política); à autocrítica dos atores (políticos e intelectuais); o rompimento súbito ou prolongado com o regime autoritário; a

que todas as classes, igualmente impotentes e igualmente caladas, se inclinam perante a culatra" - diz Marx sobre a vitória do sobrinho de Napoleão. O apoio de