• Nenhum resultado encontrado

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO USO DAS FERRAMENTAS QUESTIONÁRIO E WIKI E O TRABALHO COM WEBQUESTS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO USO DAS FERRAMENTAS QUESTIONÁRIO E WIKI E O TRABALHO COM WEBQUESTS"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO USO DAS FERRAMENTAS QUESTIONÁRIO E WIKI E O TRABALHO COM WEBQUESTS

NAZARIO, Kenia - CODAP/SEaD/UFSCar

Resumo

Diante do avanço tecnológico, a sala de aula e o trabalho docente tem exigido uma nova postura dos envolvidos no processo de ensino aprendizagem. A formação de professores na EaD tem exigido essa mudança, especialmente, em relação a dois aspectos - uso das TICs e familiaridade com propostas de trabalho colaborativo no ambiente virtual. Conhecer os recursos tecnológicos e suas possibilidades pedagógicas são alguns dos caminhos que podem contribuir para que o professor esteja melhor preparado para atuar na educação a distancia. O presente relato de experiência descreve o curso de formação de professores e tutores com relação ao uso das ferramentas questionário e wiki do Moodle na perspectiva do trabalho colaborativo através de WebQuests. O curso, realizado no período de 6 semanas, resultou na aprendizagem de uso das ferramentas tanto na perspectiva do usuário, como do professor que planeja e configura a ferramenta para uso na disciplina que ministra. Pretende-se apresentar a metodologia utilizada e os resultados advindos, destacando um trabalho realmente interativo no ambiente virtual de aprendizagem. As atividades priorizaram o trabalho colaborativo, e a troca de experiências na elaboração de questionários e webquests foram vistas como ricas e desafiadoras pelos participantes do curso. As adequações necessárias foram feitas durante o curso e indicaram também mudanças necessárias para as próximas ofertas. A aprovação do curso pelos participantes evidenciou-se pelos resultados positivos relatados no questionário de avaliação final. Consideramos, portanto, que cursos dessa natureza deverão ser realizados para permitir que os participantes possam aprofundar seus conhecimentos sobre as ferramentas e as possibilidades pedagógicas de uso das mesmas podendo ser incorporadas como recursos didáticos em suas respectivas disciplinas.

Palavras-chave: ferramenta questionário, ferramenta wiki, Moodle, formação de professores

Introdução

Diante do avanço tecnológico, a sala de aula e o trabalho docente tem exigido uma nova postura dos envolvidos no processo de ensino aprendizagem, como afirma Nascimento:

“as novas tecnologias educacionais passam a exigir do profissional docente novas posturas frente ao conhecimento e ao processo cognitivo de aprendizagem de seus alunos...”

(2)

Segundo, Libâneo (2002, p.71) o professor pode aprimorar seu trabalho com o uso dos recursos tecnológicos, esses recursos também conhecidos como tecnologias da informação e comunicação TICs, e isso não se trata de voltar a tecnicismo, mas de associar de modo mais eficaz o modo de fazer o trabalho docente. Destaca-se que a eficácia do uso destas TICs vai depender, portanto, muito mais da concepção de cursos e estratégias do que das características e potencialidades técnicas destas ferramentas (BELLONI, 2009, p. 60).

Conhecendo e dominado o uso dos recursos tecnológicos os docentes podem usufruir melhor das tecnologias. Nesse sentido como afirma Belloni:

as NTICs oferecem possibilidades inéditas de interação mediatizada (professor/aluno; estudante/estudante) e de interatividade com materiais de boa qualidade e grande variedade. As técnicas de interação mediatizada criadas pelas redes telemáticas (e-mail, listas e grupos de discussão, webs, sites, etc.) apresentam grandes vantagens, pois permitem combinar a flexibilidade da

interação humana (com relação à fixidez dos programas informáticos, por mais

interativos que sejam) com a independência no tempo e no espaço, sem por isso perder velocidade (BELLONI, 2009, p. 59 – grifos da autora).

Ante a este cenário a Secretaria de educação a distancia (SEaD) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tem investido em cursos de capacitação para profissionais da EaD através do Programa de Aperfeiçoamento e Capacitação Continuada (PACC) , uma parceria entre Capes e IES. O PACC-UFSCar visa atender às necessidades formativas de profissionais da comunidade interna desta universidade e comunidade externa, oferecendo cursos de curta duração para formação continuada dos diferentes perfis profissionais: professores, tutores (virtuais e presenciais), coordenadores de polos, equipes de apoio multidisciplinar e demais envolvidos em EaD ou interessados no uso de recursos tecnológicos para a Educação.

A Coordenadoria de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Profissional (CoDAP) é responsável pelo planejamento e execução dos cursos do PACC, dando suporte às ações em EaD realizadas pela Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD-UFSCar). Os cursos do PACC buscam fomentar e validar novas formas de ensinar e aprender no âmbito de uma educação de qualidade.

Entende-se também que a abertura desse espaço formativo contribuirá para a expansão e reconhecimento da EaD na sociedade atual.

(3)

Assim, o presente trabalho pretende apresentar a proposta de um dos cursos oferecidos pelo PACC, para os docentes dos cursos de graduação a distância da UAB/UFSCar, desenvolvido no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle; a metodologia utilizada e os resultados advindos. Por fim, a título de relato de experiência, será apresentado o processo de desenvolvimento do curso que tem, como um de seus objetivos conhecer as possibilidades de uso das ferramentas questionário e wiki do Moodle e conhecer a proposta de ensino-aprendizagem através de WebQuests.

Descrição

O curso Curso Explorando as Ferramentas do Moodle na Perspectiva do Trabalho Colaborativo – Módulo I, oferecido dentro do Programa PACC, da CODAP, vinculado à SEaD/UFSCar, é voltada para a formação continuada de professores e tutores que atuam nos cursos a distância do convênio UAB/UFSCar. No módulo I, AS FERRAMENTAS QUESTIONÁRIO E WIKI NO TRABALHO COM WEBQUESTS, leva em conta a necessidade levantada no curso de formação docente da SEaD em aprofundar a compreensão de uso e configuração das ferramentas questionário e wiki compreendendo suas potencialidades pedagógicas.

As estratégias adotadas no curso pretendem proporcionar a experiência de uso das ferramentas Questionário e Wiki, primeiramente na perspectiva de aluno e, em seguida, na perspectiva de professor visando a preparação de atividades que utilizem as mesmas. Para isso, as atividades do curso foram cuidadosamente planejadas para permitir o uso e familiarização

com cada ferramenta - questionário e wiki - voltadas para o trabalho colaborativo. O tempo previsto para as atividades, bem como o conteúdo planejado estão organizados no cronograma do curso apresentado no quadro 1.

Assim, os objetivos específicos propostos para o curso foram:

○ Conhecer a proposta de ensino-aprendizagem através de webquests; ○ Discutir aspectos de interação e trabalho colaborativo na EaD;

○ Conhecer as possibilidades de uso das ferramentas questionário e wiki do Moodle;

○ Conhecer a configuração das ferramentas questionário e wiki;

○ Analisar exemplos de WebQuests encontrados na internet, quanto a sua comunicabilidade e proposta educacional;

(4)

A metodologia adotada foi de realização de atividades colaborativas com o uso dessas ferramentas e também de ferramentas de interação como fóruns e o e-mail interno do ambiente virtual. O conteúdo, dividido em duas unidades, foi apresentado através da leitura de textos, vídeos e questionários, além da discussão da proposta pedagógica de WebQuests com o uso das ferramentas questionário e wiki do Moodle. As dúvidas dos alunos foram sanadas através de postagens nos fóruns de dúvidas das unidades, bem como por e-mail interno do Moodle. A interação ocorreu durante todas as atividades individuais e em grupo através do uso dos canais de comunicação disponibilizados no AVA.

As orientações e materiais para estudo, organizados nos Guias de cada unidade, foram disponibilizadas no ambiente virtual nas ferramentas livro e nas respectivas ferramentas de cada atividade. Os Guias da unidade 1 e unidade 2, além do texto inicial de apresentação de cada unidade são mostrados nas figuras 1 e 2, respectivamente.

O ambiente virtual foi preparado usando os recursos disponíveis no Moodle/SEaD/UFSCar e contou com uma sala do curso (ambiente principal) e uma sala de edição (ambiente em que os alunos têm poder de edição). O design dos ambientes seguiu o modelo usado em todos os cursos da SEaD, e pode ser visto na figura 3. O material foi preparado pela equipe polidocente (MILL, 2010, p. 34) composta por uma professora responsável pelo curso, pela equipe técnica do Moodle e pela designer instrucional, além de contar com o apoio da coordenação da CODAP e da supervisão de tutoria da SEaD. Com duração de cinco semanas, os participantes foram acompanhados por uma tutora virtual, que deu orientações e feedbacks na realização das atividades propostas. Os alunos tiveram o suporte tanto da professora, como da tutora virtual, além de apoio do suporte técnico (Helpdesk) tanto na realização das atividades como nas dificuldades com as questões técnicas de configuração das ferramentas.

O ambiente principal permitiu o acesso aos materiais e orientações e aos tutoriais das ferramentas principalmente. Foram construídos vários tutoriais para que os alunos pudessem usar as ferramentas adequadamente na elaboração das atividades. Alguns dos tutoriais usados, foram:

● Tutorial Interativo da Ferramenta Questionário (feito em páginas HTML) - sobre a configuração da ferramenta - versão professor;

(5)

● Tutorial Interativo da Ferramenta OU Wiki (feito em páginas HTML) - sobre a configuração da ferramenta - versão professor;

● Tutorial Animado da Edição na Ferramenta OU Wiki (feito em recurso audiovisual) - versão usuário.

Além dos tutoriais disponibilizados, foram selecionados alguns materiais da Web 2.0 como vídeos e slides online, textos online para leituras complementares e dois questionários online: QUESTIONÁRIO HONEY-ALONSO DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM e The VARK Questionnaire, (versão em Português), que os alunos puderam usar para verificação de seus estilos de aprendizagem.

A avaliação no curso foi feita em processo, levando em conta tanto o acompanhamento e aprendizagem individual dos alunos, como a participação na construção colaborativa do grupo e na produção do webquest. Foram, portanto, relevantes o desempenho individual e coletivo. As atividades valeram frequência e os critérios de avaliação foram cuidadosamente descritos nos enunciados das atividades.

Analise de Resultados

O relatório final apresentou os seguintes dados sobre a participação no curso: foram cadastrados 34 participantes, dos quais 6 nunca participaram e 9 comunicaram desistência; 5 não realizaram mais de 75% das atividadese, portanto, foram reprovados e o saldo foi de 14 aprovados.

O relatório do questionário de Autoavaliação e de Avaliação do Curso, realizado ao término do curso, apresentou os dados:

57% dos alunos não conheciam as ferramentas estudadas no curso e, mesmo aqueles que as conheciam (43%) consideraram bem interessante a proposta do curso no uso das ferramentas, e relataram que foi proveitoso o aprofundamento dado no curso no trabalho com as mesmas. Os alunos consideraram sua participação no curso como ótima (7%), boa (57%) e razoável (36%) justificando, na maioria das respostas, à falta de disponibilidade pessoal para a realização das atividades, e resumiram essa questão com frases como esta: “teria um desempenho melhor se tivesse maior disponibilidade.”

Em termos gerais, podemos sintetizar a opinião dos alunos quanto ao curso com o depoimento de alguns deles:

(1) “o curso foi além das minhas expectativas, não só em termos teóricos como em termos práticos. Achei super interessante o uso da wiki e da webquest, sem

(6)

falar no trabalho colaborativo que mudou minha maneira de ver a aprendizagem”.

(2) “Os assuntos abordados foram muito interessantes e gostei muito de "colocar a mão na massa" na construção de um questionário e uma webquest”.

(3) “Após o curso sinto-me mais informada e consequentemente mais segura para trabalhar com as ferramentas.”

Considerações Gerais

São várias as considerações que pudemos fazer ao término da oferta do curso, das quais apontamos algumas observações e sugestões. Devido a solicitação dos alunos, foi necessário estender o prazo em uma semana devido ao processo de elaboração da WebQuest na ferramenta OU Wiki, pois a atividade envolvia a criação da atividade e a compreensão sobre a configuração da ferramenta (ambos processos são mais complexos e demandam tempo). Assim, houve tempo hábil para a realização da atividade com sucesso.

Quanto às dificuldades, os alunos citaram que tiveram problema na localização de alguns links no ambiente (como o da sala de edição ou o sistema de abas para a divisão das unidades), por não estarem familiarizados com esses caminhos. Isso ocorreu porque propositalmente tínhamos disponibilizado alguns itens de modo a provocar intencionalmente uma certa dificuldade de localização para que os professores e tutores se conscientizassem sobre a importância dessa questão nos ambientes que eles forem criar, o que foi reconhecido pelos alunos como uma forma de “pensar melhor na dificuldade dos alunos EAD nas disciplinas”.

Os alunos comentaram sobre a grande quantidade de material para leitura e o curto tempo previsto para as atividades práticas. Muitos deles sugeriram que fosse replanejado o tempo para a leitura (ou a separação entre leitura essencial e leitura de apoio) e um maior tempo para a prática com as ferramentas (“mão na massa”). Isso será revisto para a próxima oferta do curso. Como já citamos, os alunos solicitaram e estendemos o prazo em uma semana, mas para que haja um aprofundamento das atividades, o ideal seria manter o prazo de 6 semanas para o curso.

O curso foi planejado para professores, mas a maioria dos participantes foi de tutores virtuais, devido a grande procura destes pelo curso. Embora todos tenham indicado um bom aproveitamento do curso com o enfoque apresentado, consideramos

(7)

que será importante na próxima oferta, no caso de o público ser predominantemente de tutores, também abordar questões de gerenciamento das ferramentas, além das questões envolvendo planejamento, construção, edição e configuração como foi nesta oferta. A segunda oferta do curso está sendo prevista para o próximo semestre, no qual levaremos em conta os resultados obtidos na presente.

Mill et al. (2010, p. 69) aponta que os docentes citam dificuldade com novas informações e ferramentas na EaD, geralmente por falta de experiência anterior com as ferramentas e com as possibilidades de uso do Moodle, pois essas questões exigem tempo e apoio para serem incorporadas como recursos didáticos pelos professores. Concordando com essa afirmação vimos, neste curso, que o docente-professor e o docente-tutor valorizam a utilização dessas ferramentas, mas ainda necessitam de um aprofundamento no conhecimento das mesmas, especialmente na perspectiva do trabalho colaborativo no AVA. Será importante, portanto, o oferecimento de mais cursos focados em ferramentas e propostas de atividades que possibilitem esse tipo de trabalho colaborativo e o envolvimento dos professores com os recursos oferecidos para que as disciplinas enfoquem a aprendizagem dos alunos no contexto da EaD.

Referências Bibliográficas

BELLONI, M. L. Educação a Distância. Coleção Educação Contemporânea. 5a. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

LIBÂNEO, J. C. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamneto pedagógico brasileiro? In: Selma Garrido Pimenta, Evandro Ghedin, (orgs.) Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

PIMENTA, S. G. e GHEDIN, E. (org.). Professor Reflexivo no Brasil - gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

NASCIMENTO, E. A. do. Novas Tecnologias Educacionais na Sala de Aula:

Implicações no Trabalho Docente, 2001. Disponível em:

www.anped.org.br/reunioes/24/p0913759993884.doc. Acesso em: 25/02/2012.

MILL, D. et. al. (org.) Polidocência na Educação a Distância - multiplos enfoques. São Carlos: EdufSCar, 2010.

(8)

Quadro 1 - Distribuição do conteúdo no cronograma do curso.

Conteúdos Atividades previstas Horas

previstas

Apresentação do Curso – Leitura do Guia Leitura 2h

UNIDADE 1 - Compreendendo o uso da ferramenta Questionário

Leitura do Guia

Leitura e vídeo 4h

Atividade 1 – Discussão em Fórum Discussão em grupo 4h

Atividade 2 - Elaboração das questões e configuração do questionário

OU Wiki em grupo, Questionário e Fórum de dúvidas

6h

UNIDADE 2 – Compreendendo o uso da ferramenta Wiki

Leitura do Guia

Leituras e vídeos 3h

Atividade 3 – Discutir a análise de exemplos de Webquests quanto a sua proposta educacional

Pesquisa na internet e Fórum

4h

Atividade 4 – Elaboração de uma

WebQuest usando a ferramenta OU Wiki.

OU Wiki individual e Fórum de dúvidas

6h

(9)

Figura 1 - Menu do Guia da unidade 1

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

anteriores (dos ultimos 5 anos, se diferente do atual empregador e se aplicável): Endereço: Cidade/Estado: CEP: Telefone: Cargo: Nome e sobrenome do

Anormalidades renais consistindo de redução do tamanho dos rins, azotemia progressiva (elevação dos níveis de compostos como a ureia e a creatinina no sangue) e falência renal

Darcy Ribeiro  Prédio 5  CEP 39401-089 Montes Claros/MG  Fone: (38)3229.8246e-mail: concurso.docente@unimontes.br.

Figure 4.8: Image on the left represents the case where a image is too big to be detected simply by scanning the detector on a single image size, which in this case the detector

Campos et al 2004, estudando resistência à antracnose em quatro cultivares de feijoeiro inoculadas com o fungo Colletotrichum lindemuthiamum observaram, após três dias, um

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator