• Nenhum resultado encontrado

( ) As cavalhadas e procissão do fogaréu são as representações culturais mais populares.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "( ) As cavalhadas e procissão do fogaréu são as representações culturais mais populares."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 5°ano 5°ano A e B

Semana de 2 a 6 de junho de 2014. quarta-feira Texto para as lições de Português

.

A diversidade cultural no Brasil

O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, possui uma vasta diversidade cultural. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil. Aspectos como a culinária, danças, religião, são elementos que integram a cultura de um povo. As regiões brasileiras apresentam diferentes peculiaridades culturais.

No NORDESTE, a cultura é representada através de danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. A culinária típica é representada pelo sarapatel, buchada de bode, peixes e frutos do mar, arroz-doce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros. A cultura nordestina também está presente no artesanato de rendas.

O CENTRO-OESTE brasileiro tem sua cultura representada pelas cavalhadas e procissão do fogaréu, no estado de Goiás; e o cururu em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinária é de origem indígena e recebe forte influência da culinária mineira e paulista. Os pratos principais são: galinhada com pequi e guariroba, pamonha, angu, cultural, os peixes do Pantanal – como o pintado, pacu e dourado.

Cavalhadas em Pirenópolis (GO)

As representações culturais no NORTE do Brasil estão nas festas populares como o círio de Nazaré e festival de Parintins, a maior festa do boi-bumbá do país.

A culinária apresenta uma grande herança indígena, baseada na mandioca e em peixes. Pratos como o tacacá, pirarucu de casaca, pato no tucupi, picadinho de jacaré e muçarela de búfala são muito populares. As frutas típicas são: cupuaçu, bacuri, açaí, taperebá, graviola, buriti.

No SUDESTE, várias festas populares de cunho religioso são celebradas no interior da região. Festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, com destaque para a peregrinação a Aparecida (SP), congada, cavalhadas em Minas Gerais, bumba meu boi, carnaval e peão de boiadeiro. A culinária é muito diversificada, os principais pratos são: queijo minas, pão de queijo, feijão tropeiro, tutu de feijão, moqueca capixaba, feijoada, farofa, pirão, etc.

O SUL apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. Algumas cidades ainda celebram as tradições dos antepassados em festas típicas, como a festa da uva (cultura italiana) e a oktoberfest (cultura alemã), festa da cerejeira, festa do Divino, coroação de Nossa Senhora, festa de São Benedito, danças como o fandango de influência portuguesa e espanhola, pau de fita e congada. Na culinária estão presentes: churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe, marreco assado, barreado (cozido de carne em uma panela de barro) e vinho.

Segunda-feira

(2)

Copie e responda:

1) De acordo com o texto, por que o Brasil tem uma grande diversidade cultural? 2) Quem foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil? Terça-feira

Curitiba, 3 de junho de 2014.

Copie e responda:

Releia o texto A diversidade cultural no Brasil.

1) Quais imigrantes contribuíram para a diversidade cultural do Brasil? Liste-os. 2) De acordo com o texto, quais elementos integram a cultura de um povo? Quarta-feira

Curitiba, 4 de junho de 2014.

Copie e responda:

De acordo com as informações sobre a região Sul apresentadas no texto, responda:

a) Algumas cidades realizam festas típicas, para celebrar as tradições de seus antepassados. Você conhece alguma das festas citadas no texto? Quais?

b) Em sua opinião, qual aspecto cultural (culinária, dança, religião, etc.) você acha mais importante na região em que vivemos? Justifique.

Quinta-feira

Curitiba, 5 de junho de 2014.

Enumere de acordo com o texto A diversidade cultural no Brasil:

(1) Cultura do Nordeste (2) Cultura do Sul (3) Cultura do Sudeste (4) Cultura do Centro-Oeste (5) Cultura do Norte

( ) A cultura culinária tem influência africana: buchada de bode, bolo de fubá cozido, cocada, tapioca, pé de moleque. ( ) As cavalhadas e procissão do fogaréu são as representações culturais mais populares. ( ) As festas mais populares são círio de Nazaré e festival de Parintins.

( ) Festas religiosas e peregrinação a Aparecida (SP) são típicas dessa região.

( ) O churrasco e o chimarrão são marcas registradas dessa região.

( ) Tacacá, picadinho de jacaré e muçarela de búfala são pratos típicos. ( ) O fandango, pau de fita e congada são danças típicas dessa região.

( ) O queijo, o pão de queijo, o tutu de feijão e a feijoada, são típicos dessa região.

anexo

______________________________________________________________________________________ Sexta-feira (História/Geografia)

Curitiba, 6 de junho de 2014. Fazer no caderno de desenho.

Complete o mapa abaixo com os estados da região Sul, e responda:

anexo

Enumere de acordo com o texto A diversidade cultural no Brasil:

a) A capital é Curitiba, o estado: _____________________________________ b) A capital é Florianópolis, o estado: _____________________________________ c) A capital é Porto Alegre, o estado é: _____________________________________

(3)

(1) Cultura do Nordeste (2) Cultura do Sul (3) Cultura do Sudeste (4) Cultura do Centro-Oeste (5) Cultura do Norte

( ) A cultura culinária tem influência africana: buchada de bode, bolo de fubá cozido, cocada, tapioca, pé de moleque. ( ) As cavalhadas e procissão do fogaréu são as representações culturais mais populares. ( ) As festas mais populares são círio de Nazaré e festival de Parintins.

( ) Festas religiosas e peregrinação a Aparecida (SP) são típicas dessa região.

( ) O churrasco e o chimarrão são marcas registradas dessa região.

( ) Tacacá, picadinho de jacaré e muçarela de búfala são pratos típicos. ( ) O fandango, pau de fita e congada são danças típicas dessa região.

( ) O queijo, o pão de queijo, o tutu de feijão e a feijoada, são típicos dessa região.

a) A capital é Curitiba, o estado:

_____________________________________

b) A capital é Florianópolis, o estado:

_____________________________________

c) A capital é Porto Alegre, o estado é: _____________________________________

(4)

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Matemática e de Ciências – 5º ano

Semana de 02 a 06 de junho Segunda-feira

Curitiba, 02 de junho de 2014.

Observe o desenho e a representação fracionária; em seguida, faça a representação decimal correspondente.

anexo ______________________________________________________________________________________ Terça-feira

Curitiba, 03 de junho de 2014.

Represente por meio de desenho cada fração abaixo:

a) 9 b) 2 5 c) 6 2 d) 7 20 6 4 15

______________________________________________________________________________________ Quarta-feira

Curitiba, 04 de junho de 2014. Resolva a expressão numérica: { 53 x [ 12 + ( 35 x 3 ) : 9 ] – 491 } =

______________________________________________________________________________________ Quinta-feira

Curitiba, 05 de junho de 2014.

Realize as operações de acordo com as informações abaixo:

a) As parcelas são: cinco inteiros e dois décimos; doze inteiros; um inteiro e dezenove centésimos e quinhentos e trinta e nove milésimos. Qual a soma?

b) Qual o produto entre 6,78 e 5?

______________________________________________________________________________________ Sexta-feira – (Ciências)

Curitiba, 06 de junho de 2014. Audição

Analise o desenho que ilustra o texto “Audição” no seu caderno de estudos, e pinte o quebra-cabeça conforme a legenda abaixo. Em seguida monte-o e cole-o em seu caderno de desenho.

• a aurícula de rosa; • o tímpano de bege;

• o martelo, a bigorna e o estribo de amarelo; • o nervo auditivo de vermelho.

Se não possuir as cores acima, utilize outras cores e depois faça uma legenda.

anexo

(5)

Referências

Documentos relacionados

Que razões levam os gestores das Universidades Corporativas a optarem pela utilização da educação a distância por meio de cursos on-line na modalidade auto estudo?.

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

A partir da junção da proposta teórica de Frank Esser (ESSER apud ZIPSER, 2002) e Christiane Nord (1991), passamos, então, a considerar o texto jornalístico como

Aos alunos das turmas de Recursos Hídricos em Geografia (20111) e Análise Ambiental II (20112) pela oportunidade de aprendizado com os estágios de docência. Ao Geógrafo e

1- Designar Comissão composta pelos Professores ANGELO MARIO DO PRADO PESSANHA, matrícula SIAPE 311702; CESAR FREDERICO DOS SANTOS VON DOLLINGER, matrícula SIAPE 2321560; FRANCISCO

Seu vampiro é um adolescente que frequenta salas de aulas, adora velocidade, não dorme em caixões, anda de dia, e, principalmente, irá amadurecer (mesmo tendo

Ou seja, o reforço de suas convicções pessoais durante a atuação parlamentar leva Rui Barbosa a perceber a reordenação jurídica do Estado brasileiro como necessidade

Este trabalho se refere ao instituto processual conhecido como fundamentação das decisões judiciais, que em razão da divergência doutrinária quanto a nomenclatura