• Nenhum resultado encontrado

CONTRATO N.º /2013. Contrato celebrado entre a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul e a. (Processo n.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONTRATO N.º /2013. Contrato celebrado entre a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul e a. (Processo n."

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SUPERINTENDÊNCIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA

DIVISÃO DE CONTRATOS

1

CONTRATO N.º ________/2013

Contrato celebrado entre a

Assembleia Legislativa do Estado do

Rio Grande do Sul e a

___________________________. (Processo n.º 3257-0100/13-3)

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, neste instrumento designada CONTRATANTE, com sede na Praça Marechal Deodoro número 101, Centro, na cidade de Porto Alegre – RS, inscrita no CNPJ sob o número 88.243.688/0001-81, representada por seu Superintendente Administrativo e Financeiro, Antônio Carlos Ferreira Kehrwald, e a ____________, doravante designada CONTRATADA, com sede na _______________________________________________, inscrita no CNPJ sob n.º ________________, neste ato representada por ______________________________, ajustaram o presente Contrato, na forma de execução indireta, em regime de empreitada por preço unitário, nos termos da Lei Federal n.º 8.666/93, da Lei Estadual n.º 13.191/09, do Edital de ________ n.º ___/2013 da Comissão Permanente de Licitações e da proposta vencedora a que se vincula, mediante as cláusulas seguintes:

DO OBJETO

CLÁUSULA PRIMEIRA − Este Contrato tem por objeto a

contratação de empresa especializada para a aquisição e fornecimento de arranjos, buquês e coroas de flores, e as respectivas montagens, compostos por flores nobres de qualidade, para uso único da Presidência e Cerimonial da CONTRATANTE, esmiuçados no Anexo I e nas quantidades especificados no Anexo II.

(2)

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SUPERINTENDÊNCIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA

DIVISÃO DE CONTRATOS

2

Parágrafo único – As quantidades de que trata o objeto podem ser alteradas pela CONTRATANTE, para mais ou para menos, até o limite de 25% (vinte e cinco por cento) do valor deste Contrato, de consonância com §§ 1.º e 2.º do art. 65 da Lei Federal n.º 8.666/93.

DO GESTOR

CLÁUSULA SEGUNDA − O gestor deste Contrato é a

Coordenação do Cerimonial da CONTRATANTE, nomeado GESTOR.

DA SOLICITAÇÃO

CLÁUSULA TERCEIRA – A solicitação da aquisição das

flores aqui especificadas será efetuada por intermédio de requisição firmada pelo GESTOR, com as definições, especificações e quantidades.

Parágrafo primeiro – A solicitação formal dos produtos deve ser feita através de ofício, que poderá ser remetido por correio eletrônico ou fac-símile, e na hipótese de urgência, em eventos fúnebres, se admitirá contato por telefone, a ser formalizado no primeiro dia útil seguinte.

Parágrafo segundo – A definição do modelo e quantidade de flores será feita na requisição, condicionada aos diversos eventos, como Sessões Solenes e ocasiões especiais.

Parágrafo terceiro – A CONTRATADA deve atender e entregar os produtos no horário do expediente da CONTRATANTE, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18h30min, exceto na hipótese de fornecimento de coroas de flores, quando deve atender e entregar durante 24 (vinte e quatro) horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

CLÁUSULA QUARTA – A CONTRATADA obriga-se a:

a) atender a CONTRATANTE com brevidade, dentro do prazo solicitado, e na hipótese de fornecimento de coroas de flores, durante 24 (vinte e quatro) horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados;

b) entregar os produtos especificados nos locais constantes do Anexo I ou, por deliberação do GESTOR, em outros locais, inclusive cidades que não Porto Alegre e até outros Estados da Federação;

(3)

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SUPERINTENDÊNCIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA

DIVISÃO DE CONTRATOS

3

c) entregar e colocar os produtos dentro do seguinte prazo: - quanto à colocação dos arranjos de mesa e tribuna: devem ser entregues no dia marcado, com 2 (duas) horas de antecedência do início do evento;

- quanto à colocação da coroa: deve ser entregue no espaço do evento fúnebre no prazo máximo de 3 (três) horas após o pedido, incluindo a colocação da mesma e a retirada do cavalete com identificação, se de propriedade da Floricultura;

Parágrafo primeiro – A CONTRATADA pode subcontratar o fornecimento de coroa de flores em eventos fúnebres fora de Porto Alegre.

Parágrafo segundo – A CONTRATANTE não se responsabiliza por qualquer obrigação assumida pela CONTRATADA com terceiros, não obstante vinculados à execução do presente Contrato.

Parágrafo terceiro – Quando informada pela

CONTRATANTE do cancelamento do evento e respectivo pedido dos materiais solicitados com antecedência de 48 (quarenta e oito) horas da agendada, não haverá cobrança de qualquer valor.

CLÁUSULA QUINTA – Além das obrigações já

estabelecidas na cláusula quarta, a CONTRATADA obriga-se, ainda, a: a) executar fielmente o Contrato, conforme as suas cláusulas; b) manter, durante toda a execução do Contrato, todas as condições de habilitação e qualificação técnicas exigidas na contratação;

c) reparar, corrigir, remover, reconstruir ou substituir, às suas expensas, no todo ou em parte, o objeto deste Contrato, em que se verificarem vícios, defeitos ou incorreções resultantes da sua execução;

d) responsabilizar-se pelos danos causados diretamente à CONTRATANTE ou a terceiros, decorrentes de sua culpa ou dolo na execução do Contrato, não excluindo ou reduzindo essa responsabilidade a fiscalização ou o acompanhamento do pedido pela CONTRATANTE;

e) apresentar, durante a execução do Contrato, se solicitados, documentos que comprovem estar cumprindo a legislação em vigor quanto às obrigações assumidas na licitação, em especial, encargos sociais, trabalhistas, previdenciários, tributários, fiscais e comerciais;

(4)

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SUPERINTENDÊNCIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA

DIVISÃO DE CONTRATOS

4

f) informar à fiscalização da CONTRATANTE, por escrito, quaisquer condições inadequadas à entrega dos produtos ou a iminência de fatos que possam prejudicar a perfeita execução do presente Contrato; g) prestar todos os esclarecimentos que forem solicitados pela CONTRATANTE, cujas solicitações se sujeita a atender prontamente;

h) não negociar em operação com empresa de fomento mercantil títulos ou créditos que acaso tenha com a CONTRATANTE;

i) não usar o Contrato para prestar caução ou fazer quaisquer operações financeiras, sem expressa aquiescência da CONTRATANTE.

DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE

CLÁUSULA SEXTA – A CONTRATANTE obriga-se a:

a) solicitar o fornecimento das flores, por requisição assinada pelo GESTOR, definindo o tipo, ocasião, hora da entrega e quantidades;

b) encaminhar à CONTRATADA, por escrito, as requisições de confecção de arranjos e buquês de flores com antecedência de 48 (quarenta e oito) horas e coroas de flores no prazo de até 3 (três) horas;

c) fornecer à CONTRATADA todos os esclarecimentos e informações necessários ao integral cumprimento do presente Contrato;

d) proceder ao pagamento, na forma e no prazo contratados; e) ratificar, por escrito, as solicitações efetuadas por telefone; f) informar `a CONTRATADA do cancelamento do pedido dos materiais solicitados com antecedência de 48 (quarenta e oito) horas da data agendada, no caso de não realização do evento, sem acarretar qualquer ônus a CONTRATANTE.

DO PREÇO

CLÁUSULA SÉTIMA – O preço a ser pago pela confecção

e fornecimento do material objeto deste Contrato deve observar a planilha de quantidades e preços do Anexo II deste instrumento, entendido como preço justo e hábil para execução do presente Contrato.

Parágrafo único – O preço a ser pago deve englobar todas as despesas relativas e os respectivos custos diretos e indiretos, tributos, encargos sociais, seguros, remunerações de mão de obra, despesas fiscais e financeiras, e quaisquer outras necessárias ao cumprimento do objeto.

(5)

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SUPERINTENDÊNCIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA

DIVISÃO DE CONTRATOS

5

CLÁUSULA OITAVA – O pagamento será efetuado

mensalmente, em até 15 (quinze) dias, contados a partir da apresentação da DANFE – Documento Auxiliar na Nota Fiscal Eletrônica relativa aos fornecimentos realizados no período.

Parágrafo primeiro – O GESTOR do presente Contrato instruirá o processo de pagamento mediante a impressão dos seguintes documentos da CONTRATADA, nos correlativos sítios da internet:

a) prova de regularidade para com a Seguridade Social (Certidão Negativa de Débito/Certidão Positiva de

Débito com Efeitos de Negativa – INSS –

http://www010.dataprev.gov.br/cws/contexto/cnd/cnd.html); b) prova de regularidade para com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (Certificado de Regularidade do FGTS – https://webp.caixa.gov.br/cidadao/Crf/FgeCfSCriteriosPesquisa.asp); e

c) prova de regularidade para com a Justiça do Trabalho (Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas – CNDT – http://www.tst.jus.br/certidao).

Parágrafo segundo – A impossibilidade de emissão dos documentos mencionados no parágrafo primeiro, quando de responsabilidade da CONTRATADA, implicará suspensão do prazo para pagamento até regularização dos problemas que a tenham causado.

Parágrafo terceiro – As notas fiscais devem ser emitidas, obrigatoriamente, com o CNPJ constante neste Contrato, apresentado por ocasião da fase de habilitação no processo licitatório, sendo proibida a sua substituição por outro, mesmo que de filial da CONTRATADA. Parágrafo quarto – Será efetuada a retenção na fonte dos tributos e contribuições elencados nas disposições dos órgãos fiscais e fazendários, consoante as normas vigentes, sejam federais ou municipais.

Parágrafo quinto – A CONTRATANTE deve aferir a documentação recebida e, na hipótese de verificar erro ou omissão, ou outra situação que desaconselhe o pagamento, deve devolvê-la, em 5 (cinco) dias úteis, instruída com os dados sobre o que motivou a sua rejeição, para que a CONTRATADA providencie, no mesmo prazo, as correções, reabrindo-se prazo para pagamento com a nova apresentação.

(6)

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SUPERINTENDÊNCIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA

DIVISÃO DE CONTRATOS

6

Parágrafo sexto – A CONTRATADA não pode protocolizar a nota fiscal antes do recebimento dos produtos pela CONTRATANTE.

Parágrafo sétimo – A CONTRATANTE tem o direito de suspender o pagamento se o material fornecido estiver em desacordo com o Contrato, sem prejuízo de outras sanções que a legislação definir.

DA MORA

CLÁUSULA NONA – Na hipótese de a CONTRATANTE

não realizar o pagamento dentro do prazo definido, o valor da cobrança será acrescido de multa de mora, no percentual de 0,5% (meio por cento) ao mês, calculado “pro rata die”, limitado ao valor integral do pagamento.

DA VIGÊNCIA

CLÁUSULA DÉCIMA – O prazo de vigência do presente

Contrato é por 12 (doze) meses, a contar do dia 5 de janeiro de 2014, condicionado à publicação da súmula no Diário Oficial da Assembleia.

DA RESCISÃO

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA-O Contrato será rescindido:

a) por ato unilateral da CONTRATANTE, nas hipóteses citadas nos incisos I a XII e XVII, do art. 78, da Lei Federal nº 8.666/93;

b) por acordo entre as partes, reduzido a termo no processo administrativo, e desde que haja conveniência para a Administração; ou

c) judicialmente, em consonância com a legislação pertinente. Parágrafo primeiro – A rescisão deste Contrato implicará a retenção de créditos decorrentes, até o limite dos prejuízos ocasionados.

Parágrafo segundo – A CONTRATADA desde já reconhece todos os direitos da CONTRATANTE nas hipóteses de rescisão contratual estabelecidas nos artigos 77 a 80 da Lei Federal n.º 8.666/93.

DAS PENALIDADES E SUA APLICAÇÃO

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA – Ressalvados os casos

fortuitos ou de força maior, devidamente comprovados e reconhecidos como tais pela CONTRATANTE, a inexecução parcial ou total das condições pactuadas neste Contrato, garantida a prévia defesa e o contraditório em regular processo administrativo, sem prejuízo da

(7)

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SUPERINTENDÊNCIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA

DIVISÃO DE CONTRATOS

7

responsabilidade civil e criminal que os atos porventura ensejarem, submeterá a CONTRATADA à aplicação das seguintes penalidades:

a) advertência, por escrito, sempre que ocorrerem faltas consideradas pela CONTRATANTE como sendo de pequena monta;

b) multa, nos termos do disposto na cláusula décima terceira; c) suspensão do direito de licitar e de contratar com a Administração Pública do Estado do Rio Grande do Sul, pelo período de até 5 (cinco) anos; e

d) declaração de inidoneidade para licitar ou para contratar com a Administração Pública, enquanto perdurarem os motivos determinantes dessa punição ou até que lhe seja concedida a reabilitação pela CONTRATANTE, desde que ressarcidos os prejuízos resultantes de seu procedimento e depois de transcorridos 2 (dois) anos da punição.

Parágrafo primeiro – A pena de multa poderá ser aplicada cumulativamente às demais sanções, e sua cobrança não isentará a CONTRATADA do dever de indenizar danos eventualmente causados.

Parágrafo segundo – Quando, no entender da

CONTRATANTE, a falta perpetrada justificar a rescisão do presente Contrato por justa causa, será aplicada à CONTRATADA a penalidade de multa de 10% (dez por cento) do valor total estimado deste Contrato.

Parágrafo terceiro– O desatendimento pela CONTRATADA às obrigações ajustadas configura falta no cumprimento deste Contrato.

Parágrafo quarto– Além de ensejarem a rescisão do Contrato, configuram justa causa para a aplicação da penalidade de suspensão do direito de licitar e de contratar com a Administração Pública do Estado do Rio Grande do Sul, de acordo com a gravidade da falta perpetrada: a) o cometimento reiterado de faltas na execução de entregas; b) o desatendimento às determinações do GESTOR deste Contrato para a solução das faltas constatadas na execução das entregas;

c) a paralisação injustificada dos serviços objeto do Contrato; d) a prática de qualquer ato que vise a fraudar ou burlar o cumprimento das obrigações fiscais, sociais ou trabalhistas decorrentes;

e) a utilização de mão de obra de pessoa menor de 18 (dezoito) anos, em infração ao art. 7.º, XXXIII, da Constituição Federal.

Parágrafo quinto – A penalidade de declaração de inidoneidade para licitar ou para contratar com a Administração Pública

(8)

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SUPERINTENDÊNCIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA

DIVISÃO DE CONTRATOS

8

será aplicada à CONTRATADA se descumprir ou cumprir parcialmente o Contrato, e desde que deste fato resulte prejuízo à CONTRATANTE.

Parágrafo sexto – As penalidades de suspensão do direito de licitar e contratar com a Administração Pública do Estado do Rio Grande do Sul, e declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública podem ser aplicadas, ainda, à CONTRATADA, no caso de sofrer condenação definitiva por prática de fraude fiscal ou deixar de cumprir suas obrigações fiscais ou parafiscais.

Parágrafo sétimo – Exceto na hipótese de fraude na execução do Contrato, as penalidades de suspensão do direito de licitar e de contratar com a Administração Pública do Estado do Rio Grande do Sul e de declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública não serão aplicadas enquanto a CONTRATADA não houver sido punida anteriormente com penalidade menos severa.

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA – Pela natureza do

objeto, o fornecimento em atraso ou desconformidade as especificações da requisição encaminhada pelo GESTOR configura o descumprimento integral da obrigação, acarretando a pena de multa como abaixo descrito:

a) o atraso na entrega de arranjos, buquês e coroas de flores, implica em multa no valor total da pedido encaminhado pelo GESTOR;

b) a entrega do pedido desconforme especificações técnicas, implica em multa no valor total da pedido encaminhado pelo GESTOR;

c) a ocorrência de reincidência nas hipóteses supracitadas implica em justa causa para a rescisão contratual, consonante o disposto no parágrafo segundo, da cláusula décima segunda deste Contrato.

CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA – Caracterizada a

hipótese ensejadora de aplicação de penalidade, a CONTRATANTE notificará a CONTRATADA, abrindo-lhe o prazo de 5 (cinco) dias úteis para apresentar a sua defesa a respeito dos fatos descritos na notificação.

Parágrafo primeiro – Findo o prazo para defesa previsto no “caput”, os autos do processo administrativo seguirão para o Superintendente Administrativo e Financeiro da CONTRATANTE, que decidirá sobre a aplicação da penalidade, no prazo de 5 (cinco) dias úteis.

(9)

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SUPERINTENDÊNCIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA

DIVISÃO DE CONTRATOS

9

Parágrafo segundo – A decisão deverá ser comunicada, por escrito, pela CONTRATANTE à CONTRATADA, com o lançamento no registro de ocorrências relacionadas com a execução deste Contrato.

Parágrafo terceiro – O valor da multa aplicada será deduzido do pagamento a que a CONTRATADA fizer jus, após a punição, ou pago em cheque, no prazo de 10 (dez) dias úteis da notificação correlata.

DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA − A despesa decorrente

do presente Contrato corre por conta da Função 01 – LEGISLATIVA, Subfunção 0031 – AÇÃO LEGISLATIVA, Atividade 6351 – APOIO

ADMINISTRATIVO E QUALIFICAÇÃO DA

INFRA-ESTRUTURA – AL, Subtítulo 003 – MANUTENÇÃO DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS GERAIS, Elemento 3.3.90.39 – OUTROS SERVIÇOS DE TERCEIROS – PESSOA JURÍDICA.

DO FORO

CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA − Fica eleito o foro da

Comarca de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul, para dirimir questões decorrentes da interpretação do presente Contrato.

E, em virtude de estarem de acordo, as partes assinam este instrumento, em 4 (quatro) vias, todas com o mesmo conteúdo e forma.

Porto Alegre, _____ de ______________ de 2013.

_______________________________________, Antônio Carlos Ferreira Kehrwald,

Superintendente Administrativo e Financeiro da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

_______________________________________, Representante legal da CONTRATADA.

(10)

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SUPERINTENDÊNCIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA

DIVISÃO DE CONTRATOS

10

ANEXO I

I – ARRANJO DE MESA

Flores: arranjo composto por flores nobres, especialmente nas cores vermelha,

branca e amarela; predominantemente rosas colombianas, lírios e alstromélias; e opcionalmente antúrios, tangos, bocas-de-leão, gérberas e ásteres brancos.

Verdes: camélias, ruscus, aspargos vassoura, eucaliptos e verdes especiais. Dimensões: 80 cm de comprimento, 20 cm de altura e 25 cm de caimento. Colocação: os arranjos laterais de mesa devem ser entregues no dia da Sessão,

colocados na mesa com 2 (duas) horas de antecedência ao início do evento.

(11)

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SUPERINTENDÊNCIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA

DIVISÃO DE CONTRATOS

11

II – ARRANJO DE TRIBUNA

Flores: arranjo composto por flores nobres, especialmente nas cores vermelha,

branca e amarela; predominantemente composto por rosas colombianas, lírios, alstromélias, gérberas e antúrios; podendo acrescentar strelitzia para acabamento.

Poucos verdes: camélia, ruscus, aspargo vassoura, eucalipto e verdes especiais. Dimensões: 70 cm de largura, 1 m de altura, com base de sustentação no local. Colocação: os arranjos de tribuna devem ser entregues no dia da Sessão,

colocados na base da tribuna, com 2 horas de antecedência ao início do evento.

(12)

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SUPERINTENDÊNCIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA

DIVISÃO DE CONTRATOS

12

III – BUQUÊ

Buquê 1: doze rosas vermelhas colombianas e alstromélias em tons de vermelho. Buquê 2: doze rosas lilases colombianas e alstromélias em tons de rosa ou lilás. Verdes complementares: exclusivamente ruscus e aspargos vassoura. Acompanhamento: composto por base de papel policristal (celofane

transparente) e por buriti no tom das flores do buquê para o laço final.

Modelo ilustrativo IV – COROA Flores: coroa composta por flores nobres,

composta predominantemente por rosas colombianas, gérberas, antúrios, tangos, bocas-de-leão, lisiantos e gipsofilas.

(13)

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SUPERINTENDÊNCIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA

DIVISÃO DE CONTRATOS

13

Verdes: camélias, eucaliptos, palmeiras, samambaias, murtas e verdes especiais. Dimensões: aproximadamente 1m20m de diâmetro, 1m30m de altura. Ornamento: faixa na cor branca de 8cm de largura, com escrita em letras

douradas “HOMENAGEM DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RS”

Colocação: as coroas devem ser entregues no Espaço do evento fúnebre a ser

comunicado, por ocasião do pedido, incluindo o transporte, a colocação da mesma, assim como a retirada do cavalete com identificação, se de propriedade da Floricultura.

(14)

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SUPERINTENDÊNCIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA

DIVISÃO DE CONTRATOS

14

ANEXO II

PLANILHA DE QUANTIDADES E PREÇOS

ITEM DESCRIÇÃO QUANT. R$ UNITÁRIO

I Arranjo de mesa 20

II Arranjo de tribuna 10

III Buquê de flores 20

IV Coroa de flores 10

R$ R$ R$ R$

Referências

Documentos relacionados

Desta forma, é de grande importância a realização de testes verificando a segurança de extratos vegetais de plantas como Manjerona (Origanum majorana) e Romã

Tendo em consideração que os valores de temperatura mensal média têm vindo a diminuir entre o ano 2005 e o ano 2016 (conforme visível no gráfico anterior), será razoável e

Os sete docentes do cur- so de fonoaudiologia pertencentes à FMRP publica- ram mais artigos em periódicos não indexados no ISI, ou seja, em artigos regionais e locais, tais como:

Para além deste componente mais prático, a formação académica do 6º ano do MIM incluiu ainda disciplinas de cariz teórico, nomeadamente, a Unidade Curricular de

Quanto às suas desvantagens, com este modelo, não é possível o aluno rever perguntas ou imagens sendo o tempo de visualização e de resposta fixo e limitado;

Os instrutores tiveram oportunidade de interagir com os vídeos, e a apreciação que recolhemos foi sobretudo sobre a percepção da utilidade que estes atribuem aos vídeos, bem como

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no