• Nenhum resultado encontrado

SOCIEDADE DE ARQUEOLOGIA BRASILEIRA REGIONAL NORTE. PRIMEIRA CIRCULAR IV Reunião da SAB Norte Manaus, AM 2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SOCIEDADE DE ARQUEOLOGIA BRASILEIRA REGIONAL NORTE. PRIMEIRA CIRCULAR IV Reunião da SAB Norte Manaus, AM 2018"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

SOCIEDADE DE ARQUEOLOGIA BRASILEIRA – REGIONAL NORTE

PRIMEIRA CIRCULAR IV Reunião da SAB Norte

Manaus, AM 2018

APROPRIAÇÕES DO PASSADO O futuro do passado na região Norte do Brasil

Com grande satisfação anunciamos a IV Reunião da Regional Norte da Sociedade de Arqueologia Brasileira, a ser realizada na cidade de Manaus, no período de 21 a 27 de outubro de 2018.

DO TEMA

Os arqueólogos, via de regra, são acostumados a se pensar como os legítimos guardiões e os mais conceituados intérpretes dos restos materiais das culturas passadas. No entanto, nas últimas décadas, suas prerrogativas sobre o chamado registro arqueológico estão gradualmente sendo postas em discussão por diferentes grupos de interesse, que reivindicam direitos iguais ou superiores sobre o seu acesso, seu uso, manejo, ou sobre sua compreensão.

Essas diferentes percepções correspondem a diversos modos de se apropriar do passado, que demandam um questionamento interno da arqueologia contemporânea, seja do ponto de vista teórico que prático.

Tal reflexão se torna ainda mais urgente no contexto da região Norte do Brasil, que, hoje em dia, está vivenciando um processo de urbanização sem precedentes e está sendo atingida por projetos de exploração de recursos naturais em grande escala que, via de regra, se caracterizam pelo enorme descompasso entre os investimentos voltados à geração de lucro e o retorno para as populações locais em termos de inclusão social e cidadania. De fato, tal processo, para além dos enormes impactos sobre o patrimônio arqueológico, acaba ameaçando os meios de subsistência e de reprodução cultural das numerosas comunidades tradicionais da

(2)

região. Entre elas, cerca de duzentos diferentes grupos indígenas, que pleiteiam o direito de interpretar a história de seus antepassados e de gerenciar de forma independente seu patrimônio cultural e seus territórios ancestrais.

Enquanto parte interessada entre outras no manejo do passado, os arqueólogos necessitam, portanto, ter consciência de que paisagens, sítios e vestígios arqueológicos são fenômenos do presente, entrelaçados com as histórias de vida e os interesses das pessoas atuais. Além do mais, os arqueólogos têm que considerar que o passado não é objetivo e neutral, mas constantemente manipulado na dialética entre dominação e resistência. Neste âmbito, a carência de políticas públicas voltadas à valorização das diferentes trajetórias locais, como também da profunda história regional, acaba ocultando o fundamental aporte cultural das populações tradicionais amazônicas; inibindo as potenciais contribuições que um panorama sociocultural tão variado e em constante transformação pode oferecer para a construção de um futuro alternativo para o passado regional.

De acordo com a proposta desta chapa intitulada “Arqueologia e Amazônias plurais”, a reunião foi pensada para discutir esse tema, procurando incluir representantes dos diferentes agentes sociais envolvidos nesse processo.

Portanto, o evento está aberto não somente a um público acadêmico e a povos e coletivos nativos, mas também à comunidade local e as Instituições públicas e privadas da região.

Qualquer dúvida, entre em contato com a Comissão Organizadora no e-mail: sabnortemanaus@gmail.com

Esperamos ver todos e todas em Manaus!

(3)

INSCRIÇÕES E SUBMISSÃO DE PROPOSTAS

Os requisitos para submissão de propostas são:

a) Ser sócio da Sociedade de Arqueologia Brasileira segundo as categorias estabelecidas pela Sociedade, com exceção de estrangeiros, conforme disposto na Assembléia geral da SAB de 2013 em Sergipe. Consultar item 3.;

b) Os sócios devem estar em dia com anuidades da Sociedade de Arqueologia Brasileira e os pagamentos devem ser feitos antecipadamente à inscrição;

c) Cada sócio poderá ser o primeiro proponente de apenas UMA proposta e primeiro autor de apenas UMA comunicação e poderá ser co-autor em outros trabalhos;

CRONOGRAMA DE INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Atividade Período

Lançamento do Site do Evento 30/Junho

Período das Inscrições Online para ouvintes e lançamento de livros

01/Julho a 01/Agosto

Envio de propostas para Simpósio Temático

01/Julho a 01/Agosto

Divulgação da lista de ST aprovados 05/Agosto Inscrições de apresentação em Simpósios

Temáticos, Comunicações Orais, Pôsteres e Comunicação Audiovisual

05/Agosto a 05/Setembro

Divulgação das apresentações aprovadas 30/Setembro

(4)

TAXA DE INSCRIÇÃO

Para consultar mais informações sobre critérios e valores de associação acessar o site http://www.sabnet.com.br/filiacao.

Sócix efetivx ou colaboradorx 70,00

Sócix estudante 30,00

Estudante não associadx (pós-graduação) 70,00

Estudante não associadx (graduação) 50,00

Estudante não associadx (ensino médio) ISENTO

Profissional não associadx 100,00

Profissional estrangeirx 100,00

Membro de comunidade tradicional ISENTO

PROGRAMAÇÃO PRÉVIA E MODALIDADES DE INSCRIÇÕES

Mesas-redondas

Espaços de discussão relacionados aos três eixos que o norteiam o evento (conhecimentos, territórios e materialidades), e compostas por convidados que atuem de maneira continuada e que tenham contribuições efetivas na arqueologia da região Norte e representantes de povos, coletivos, e comunidades tradicionais.

Mesas pré-aprovadas:

Mesa 1. Patrimônio para quem?

Mesa 2. Licenciamento e Profissionalização da Arqueologia Mesa 3. Ensino e Pesquisa

Mesa 4. Diálogos Inter e Multi-disciplinares com (e na) Arqueologia Amazônica

(5)

O evento contará ainda com apresentações de trabalhos nos formatos: a. Proposição de Simpósio Temático

b. Apresentação Oral em Simpósio Temático c. Apresentação Oral Avulsa

d. Apresentação de Pôster

e. Lançamento de Livro ou Obra Audiovisual

Proposição de Simpósio Temático

Os Simpósios Temáticos têm por objetivo ampliar a discussão e facilitar o diálogo entre especialistas. Não serão aceitas propostas que se caracterizem por discussões focadas em áreas restritas ou sítios, uma vez que o objetivo dos Simpósios é criar espaços de reflexão ampla sobre temas abrangentes e de troca entre pesquisadores com diferentes perspectivas e de diferentes localidades. Para a Proposição de Simpósios Temáticos, xs proponentes devem ser Associadxs Efetivxs ou Colaboradorxs. Cada Simpósio poderá ter até dois (2) Coordenadorxs, porém, somente umx deve inscrever a proposta indicando o nome completo e email do outrx coordenadorx no momento da submissão da proposta.

APÓS A APROVAÇÃO DO SIMPÓSIO, x coordenadxr indicado (quando houver) deverá acessar sua área de inscrito e marcar a opção de confirmação da coordenação partilhada no Simpósio para o qual foi indicado. Para isso, será necessário que o mesmo realize sua inscrição normalmente incluindo o pagamento. O sistema fará a integração automática das informações. No caso de propostas sem indicação de debatedor, caberá à Comissão Científica indicá-lo. As propostas de Simpósios Temáticos serão analisadas pela Comissão Científica da IV Reunião da Regional Norte da Sociedade de Arqueologia Brasileira, que poderá aprovar, negar ou sugerir a união de propostas similares. No caso de sugestão de união de propostas similares, caberá axs Coordenadorxs de propostas acatarem ou não a sugestão, ficando definido que, em caso negativo, a proposta será eliminada. Xs Coordenadorxs de propostas nesta situação serão consultadxs previamente à divulgação da lista definitiva de Simpósios Aprovados e terão um prazo de 48 horas para se pronunciar.

Uma vez divulgada a lista de Simpósios aceitos pela Comissão Científica, as inscrições para apresentações orais nestes simpósios serão abertas ao conjunto de participantes do Congresso. Será preciso um número mínimo de três (3) e no máximo de seis apresentações para que o Simpósio seja realizado. Se Coordenadorxs de Simpósios quiserem fazer apresentações nos seus próprios Simpósios, devem realizar a inscrição de Apresentação Oral

(6)

em Simpósio como xs demais participantes e suas participações contarão como qualquer outra apresentação.

A avaliação das propostas de Apresentação Oral em Simpósio será realizada pelxs Coordenadorxs de cada Simpósio. Xs Coordenadorxs poderão aceitar ou rejeitar as propostas. Quando rejeitada, a proposta será encaminhada à Comissão Científica, que avaliará a proposta e poderá aprová-la nas modalidades de Apresentação Oral Avulsa ou Apresentação de Pôster, ou ainda poderá reprovar a proposta.

No caso de alteração de modalidade, caberá ax proponente acatar ou não a sugestão da Comissão Científica, ficando definido que, no caso negativo, a proposta será eliminada.

A coordenação das atividades do Simpósio, durante o evento, estará sob a responsabilidade dxs Coordenadorxs de cada Simpósio. Uma (um) debatedorx deverá ser indicadx para cada Simpósio. A indicação deverá ser feita pelo Coordenador, no momento da inscrição. Será necessário ter em mãos nome completo e e-mail do indicado. Cabe ax coordenadorxs realizar o convite ax Debatedorx, porém somente aquelxs com as inscrições quitadas terão direito ao certificado de DEBATEDORX.

Apresentação Oral em Simpósio Temático

O espaço destina-se à apresentação de pesquisas concluídas ou em fase avançada de desenvolvimento, não sendo aceitas propostas de apresentação de projetos ou de pesquisas recém-iniciadas. No momento da submissão, x proponente deverá indicar um Simpósio Temático disponível dentre as opções oferecidas. As propostas devem seguir as discussões indicadas pelxs Coordenadorxs do Simpósio Temático escolhido, podendo ser rejeitadas por não se enquadrarem.Cada apresentação terá a duração de 15 minutos, ficando a critério dxs Coordenadorxs do Simpósio realizar discussões logo após a apresentação de cada trabalho ou ao final da sessão.

Os resumos de Apresentação Oral em Simpósio serão avaliados pelxs Coordenadorxs do Simpósio no qual a proposta foi inscrita. Xs Coordenadorxs poderão aceitar ou rejeitar as propostas. Quando rejeitada, a proposta será encaminhada à Comissão Científica, que avaliará a proposta e poderá aprová-la nas modalidades de Apresentação Oral Avulsa ou Apresentação de Pôster, ou poderá reprovar a proposta.

No caso de alteração de modalidade, caberá ax proponente acatar ou não a sugestão da Comissão Científica, ficando definido que no caso negativo a proposta será eliminada.

(7)

O espaço destina se à apresentação de pesquisas concluídas ou em fase avançada de desenvolvimento, não sendo aceitas propostas de apresentação de projetos ou de pesquisas recém-iniciadas.No momento da submissão, x proponente deverá indicar um Eixo Temático dentre as opções oferecidas (conhecimentos, territórios e materialidades). A escolha do Eixo Temático guiará a organização das sessões de Apresentações Orais Avulsas. A Comissão Científica tem autonomia para realizar alteração do Eixo Temático. Cada apresentação terá a duração de 15 minutos, ficando a critério da coordenação de cada sessão realizar as discussões logo após a apresentação de cada trabalho ou ao final da sessão.

Os resumos serão avaliados pela Comissão Científica, que poderá aprovar na modalidade de Apresentação Oral Avulsa, sugerir alteração para modalidade de Apresentação de Pôster, ou poderá reprovar a proposta. No caso de alteração de modalidade, caberá ax proponente acatar ou não a sugestão da Comissão Científica, ficando definido que no caso negativo a proposta será eliminada.

Apresentação de Pôster

Os resumos de Apresentação de Pôster serão avaliados pela Comissão Científica, que poderá aprovar ou reprovar a proposta. Após aprovação, xs proponentes serão informadxs sobre o dia para sua apresentação. No dia e horário marcado, a Organização do evento irá conferir a apresentação do pôster e a presença dxs proponentes, para garantir confirmação da participação e a posterior emissão do certificado. Proponentes que não estiverem presentes junto ao pôster neste momento, não terão direito a certificado. A Organização disponibilizará ganchos para pendurar os trabalhos no local de exposição. Qualquer outro material que se faça necessário para pendurar / prender o pôster, deve ser providenciado pelxs proponentes. A retirada do material no horário indicado pela organização é de responsabilidade dxs proponentes. A Organização não se responsabiliza pelos materiais não recolhidos no horário indicado.

Orientações para elaboração de pôster:

Os pôsteres devem ter tamanho máximo de 1,50m de altura e 0,70m de largura.

Em tempo oportuno, a Organização disponibilizará modelo de “FUNDO” de banner com logomarcas do congresso como forma de sugestão para impressão do pôster. Reforçamos que não se trata de obrigatoriedade, apenas uma opção de uso.

(8)

Espaço voltado à exibição de vídeos, filmes e documentários com temáticas ligadas à Arqueologia, com ano de produção entre 2016 e 2018. As Obras Audiovisuais inscritas devem apresentar título, sinopse, direção, ficha técnica e ano de produção. No caso dx proponente não ser x diretxr, será necessário que o mesmo faça parte da ficha técnica bem como anexe documento de anuência dx diretxr. Uma cópia do vídeo APROVADO deverá ser entregue em DVD para a coordenação do evento no momento do credenciamento, cópia esta que será doada para a biblioteca dos Institutos parceiros da Reunião.

As propostas serão avaliadas pela Comissão Científica do congresso, que poderá aceitar ou recusar a proposta.

Lançamento de Livros

Espaço destinado ao lançamento e venda de obras publicadas entre os anos de 2015 e 2018. A data de publicação do livro deve estar contida no resumo a ser submetido para apreciação.

(9)

Comissão Organizadora Bruno de Souza Barreto (MAE/USP)

Eduardo Kazuo Tamanaha (IDSM) Filippo Stampanoni Bassi (MUSA)

Guilherme Zdonek Mongeló (Arqueotrop, MAE/USP) Karen Lorena Freire Marinho (UEA)

Laura Pereira Furquim (Arqueotrop, MAE/USP) Luiza Caroline Vieira Gama (UEA)

Carlos Augusto da Silva (UFAM)

Márjorie do Nascimento Lima (Arqueotrop, MAE/USP) Marta Sara Cavallini (Arqueotrop , MAE/USP)

Mick Jone Nogueira de Almeida (autônomo) Raul Perigo Melo de Oliveira (MUSA) Valéria Cristina Ferreira e Silva (UNIR) Viviane Andrade Fernandes dos Santos Moura (UEA)

Comissão Científica

Arkley Marques Bandeira (UFMA) Diogo Costa (UFPA)

Erêndira Oliveira (Arqueotrop) Fernando Ozório de Almeida (UFS)

Lúcio Costa Leite (IEPA) Mariana Cabral (UFMG)

Silvana Zuse (UNIR)

Vinícius Eduardo Honorato de Oliveira (UFOPA)

Referências

Documentos relacionados

A) é verbo e funciona como termo regido em relação a “filhos”, por meio de transitividade direta, e, em relação a “postos”, por meio de transitividade indireta. B) é verbo

Torna-se então um dever da sociedade de propiciar a terceira idade espaços de educação, socialização, participação em atividades de lazer e culturais entre outros

Além disso, esse indicador pode ser desdobrado com a apuração dos custos comprometidos de cada empreendimento (CTE – FTE), tendo assim o gestor a informação de

As principais mudanças trazidas por essa lei são: referente ao período de estágio de convivência que não poderá ultrapassar 3 meses, antes não havia prazo era o juiz

elaborar, claramente, nossos próprios contextos e nossas próprias decisões e esperar que outros possam tentar se reinventar (termo de Freire) em suas próprias

Examine o esquema simplificado do AVG Anti-Virus Business Edition 2012 que mostra a conexão básica e a interação dos componentes da administração remota na configuração padrão e

Um exemplo prático do Balanced Scorecard encontra-se em Lima (1999), aplicado à indústria de comunicação em Santa Catarina, onde o autor aborda as quatro diferentes perspectivas

Os gerentes precisam decidir se atribuirão apenas os custos privados, ou se todos os custos sejam atribuídos (custo total). Depois, precisam decidir usar uma abordagem por função