• Nenhum resultado encontrado

Prémio Access City Orientações para os candidatos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prémio Access City Orientações para os candidatos"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Prémio Access●City 2014

Orientações para os candidatos

Queira ler atentamente estas orientações antes de efetuar a sua inscrição. Encontrará aqui toda a informação necessária ao preenchimento correto das várias secções do formulário de candidatura e à descrição adequada das suas atividades.

INFORMAÇÃO BÁSICA

Idioma: preferencialmente o inglês, sendo contudo também aceites o francês e o alemão.

Modo de entrega das candidaturas: através do site

http://ec.europa.eu/justice/discrimination/disabilities/award/index_en.htm Prazo limite: 10 de setembro de 2013, à meia noite, hora de Bruxelas

Queira notar que todos os candidatos serão informados do andamento da candidatura que apresentaram. Contudo, dado o elevado número de candidaturas previsto, a notificação não incluirá uma resposta personalizada especificando os motivos da rejeição.

COMO PREENCHER O FORMULÁRIO DE CANDIDATURA

A sua candidatura deverá ser redigida com o máximo de clareza e objetividade, para que o júri nacional e europeu consigam avaliar o seus esforços em matéria de acessibilidade. Queira centrar-se em factos e números. Sempre que possível, dê exemplos, incluindo dados qualitativos e quantitativos. Certifique-se de que apresentou de forma clara a sua abordagem e estratégia em matéria de acessibilidade, e que realçou todas as atividades inovadoras e excecionais que originaram o seu êxito neste domínio. Indique o calendário das atividades: quando foram lançadas, quais serão os desenvolvimentos futuros.

O número máximo de carateres disponíveis indicado para cada resposta inclui espaços. A / IDENTIFICAÇÃO DA CIDADE

Breve descrição da cidade

Inclua aqui alguns dados básicos sobre a sua cidade, a morfologia e história da mesma na medida em que estes aspetos possam ter impacto na acessibilidade (por exemplo, se

(2)

é construída numa zona com declives, ou se tem um centro histórico medieval com ruas estreitas e obstáculos difíceis de contornar para pessoas em cadeiras de rodas ou deficientes visuais).

B/ ÂMBITO DAS INICIATIVAS

Relativamente a cada iniciativa / ação / programa, refira a finalidade dos mesmos, os seus objetivos, destinatários, data de início e data de término. Demonstre que existe uma abordagem global e uma visão ambiciosa para o futuro tendo em vista a resolução da questão da acessibilidade na sua cidade. Sempre que possível, quantifique o nível ou percentagem de acessibilidade nos pontos abaixo indicados. Por exemplo: percentagem de estações de metro acessíveis, número de veículos, sítios Web, edifícios, etc.

1/ Acessibilidade ao ambiente construído e espaços públicos

Queira descrever as medidas relativas ao desenho do centro da cidade, ruas e passeios, parques, praças, monumentos e espaços abertos, mercados, festivais e outros eventos ao ar livre.

2/ Acessibilidade a transportes e infraestruturas relacionadas

Queira descrever medidas relativas a parques de estacionamento, aeroportos, estações de caminho de ferro e rodoviárias, táxis, comboios, autocarros e carros elétricos, proximidade, interligação de transportes públicos e disponibilidade de informações sobre as viagens.

3/ Acessibilidade a informação e comunicação, incluindo tecnologias da informação e comunicação

Queira descrever medidas relativas ao acesso a informação oficial da autarquia como, por exemplo: acessibilidade de informação multimédia de promoção do município, aconselhamento e procedimentos para fornecimento de feedback por parte dos cidadãos relativamente à acessibilidade do sítio Web, disponibilização de informação em linha sobre arte, cultura, entretenimento, instalações desportivas, sinalética e orientações em espaços públicos, abertos ou fechados, informação a turistas/visitantes, acessibilidade dos guichés de informação ao público, disponibilização de tecnologia de apoio e recursos inclusivos de TIC para toda a comunidade em bibliotecas públicas e centros online.

4/ Acessibilidade a instalações e serviços públicos

Queira descrever os serviços públicos prestados pela sua cidade (serviços sociais, cuidados de saúde, juventude, educação, atividades e instalações de lazer e desportivas, cultura, serviços de emprego, formação, habitação, etc.) e indique até que ponto são acessíveis. Por favor exemplifique de que modo a acessibilidade é considerada e integrada nesses serviços. Para além dos serviços específicos para pessoas portadoras de deficiência, queira também fornecer informação sobre o modo como é facultado o acesso aos serviços em geral às pessoas com deficiência. Poderá dar exemplos de formatos alternativos de serviços de administração pública eletrónicos, bem como exemplos de serviços prestados de forma multimodal e por canais distintos.

(3)

1/ Descreva a sua abordagem geral relativamente à acessibilidade na sua cidade e de que modo essa política é implementada.

Por favor apresente a política global em matéria de acessibilidade praticada na sua cidade, referindo, por exemplo: inclusão da acessibilidade numa estratégia ou quadro de políticas coerentes; declarações e compromissos de alto nível em matéria de políticas de acessibilidade; integração da acessibilidade nas políticas da cidade e seus regulamentos; estruturas ou quadro para implementar/coordenar/monitorizar as ações de acessibilidade, departamento(s) responsável(eis), principais intervenientes, afetação de recursos e de pessoal; mecanismo de monitorização e avaliação, informação sobre se uma cidade efetuou uma análise de custo-benefício para a implementação da acessibilidade.

D/ IMPACTO

Queira incluir dados quantitativos e/ou qualitativos para sublinhar o impacto e a eficácia da sua iniciativa, bem como o parâmetro de referência. Poderá sempre incluir ligações, documentos ou materiais audiovisuais (filmes ou fotografias) que comprovem os resultados e alterações. A avaliação do impacto terá de reportar-se a iniciativas mencionadas na Secção «Âmbito das iniciativas».

1/ De que modo melhoraram as políticas da cidade a equidade do acesso e a qualidade de vida das pessoas com deficiência?

Queira apresentar exemplos, bem como dados qualitativos e quantitativos.

2/ Para além das pessoas com deficiência, de que modo beneficiam estas medidas também setores mais alargados da população?

Queira dar exemplos concretos.

E/ QUALIDADE E SUSTENTABILIDADE DOS RESULTADOS

1/ De que forma assegura a qualidade e a sustentabilidade das medidas de acessibilidade?

A qualidade dos resultados é definida em termos das melhorias verificadas ao nível da acessibilidade e da sua conformidade com as normas e a legislação. Poderá referir também se as suas iniciativas estão relacionadas com quaisquer ações locais, regionais, nacionais e europeias.

A apresentação de resultados sustentáveis com vista a assegurar a acessibilidade total exige esforços contínuos, a criação de uma estrutura e mecanismos de monitorização sólidos (verificações periódicas, notificação e resolução de problemas, formação em processamento de reclamações em matéria de acessibilidade para os funcionários da autarquia, etc.). Queira apresentar os mecanismos de avaliação e monitorização criados na sua cidade, bem como os recursos afetados.

(4)

2/ Quais sãos os seus planos e iniciativas para o prosseguimento destes esforços no futuro?

Queira descrever e indicar o calendário, se possível.

F/ PARTICIPAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E DE PARCEIROS RELEVANTES

1/ Queira descrever a participação de pessoas com deficiência, das organizações que as representam e dos peritos em acessibilidade, não só ao nível do planeamento, mas também da implementação e manutenção das políticas e iniciativas autárquicas que visam uma maior acessibilidade.

Descreva estas atividades dando exemplos. Sempre que possível, inclua as opiniões de pessoas com deficiência sobre a acessibilidade da cidade.

2/ Desenvolve atividades de sensibilização ou informação em matéria de acessibilidade? Faz o intercâmbio e partilha experiências e boas práticas com outras cidades ao nível local, regional, nacional e/ou europeu?

Por favor, exemplifique. Poderá referir igualmente se é membro de organizações de vários tipos relacionadas com acessibilidade, etc.

G/ POR QUE RAZÃO DEVERÁ O PRÉMIO SER ATRIBUÍDO À SUA CIDADE? Queira apresentar um resumo da sua política e ações em matéria de

acessibilidade na sua globalidade. Queira explicar por que razão considera extraordinários os seus resultados e a política de acessibilidade da sua cidade, e por que razão entende que a sua cidade merece este Prémio.

Defina aquilo de que a sua cidade se orgulha especialmente. Poderá referir o que distingue a sua política de acessibilidade e quais as medidas que merecem ser promovidas em especial enquanto bons exemplos para outras cidades.

H/ MATERIAL DE APOIO

Para além da informação prestada neste formulário, convidamo-lo a enviar - ou a indicar as ligações para - materiais de apoio relevantes (incluindo materiais audiovisuais). Poderá enviar até 25 ficheiros (o tamanho máximo de 1 ficheiro é de 10 MB) e até 25 ligações.

Os formatos aceites são os seguintes: doc, docx, rtf, pps, ppsx, ppt, pptx, xls, xlsx, pdf, zip, gif, jpeg, jpg, png.

Poderá enviar ficheiros no idioma do seu país.

Aconselhamo-lo a enviar uma apresentação de PowerPoint que destaque e ilustre (por ex., com fotografias) os pontos fortes da sua candidatura.

(5)

O nome do ficheiro deverá estar em inglês e indicar de forma clara o que o ficheiro representa ou contém.

Poderá querer fornecer outras informações resumidas sobre o conteúdo dos documentos de apoio no campo do formulário de candidatura desta secção.

I/ PESSOA DE CONTACTO, LIGAÇÕES WEB E ENDEREÇO POSTAL

Indique aqui todos dados de contacto necessários da pessoa da sua administração que é responsável por esta candidatura.

Queira incluir também ligações para o sítio Web da sua administração e, caso disponíveis, para páginas sobre deficiência e acessibilidade.

Indique o endereço postal para o qual a brochura do Prémio Access City, o DVD e a informação sobre as edições futuras do Prémio Access City deverão ser enviados.

PARA MAIS INFORMAÇÕES OU ESCLARECIMENTOS CONTACTE POR FAVOR O COORDENADOR

NACIONAL:

Rui Martins

Director de Comunicação, Dianova Portugal

Referências

Documentos relacionados

O SFTP, também conhecido como protocolo de transferência segura de arquivos, permite o acesso confiável e movimento de dados de um local para outro.. Ele inclui alguns recursos

Ao longo deste manual, detalhamos alguns dos sinais mais importantes que você deve procurar quando se depara com um paciente queimado, para que possa planejar o tratamento adequado

Pretendeu-se com este trabalho demonstrar a importância de uma estimulação precoce em crianças autistas na primeira infância, pois sabe-se que está contribui

Jayme Leão, 63 anos, nasceu em Recife, mudou-se para o Rio de Janeiro ainda criança e, passados vinte e cinco anos, chegou a São Paulo, onde permanece até hoje.. Não

Grande parte deste imigrantes provêm de países muçulmanos do Norte de África (Argélia, Tunísia, Marrocos, etc), e mais recentemente também da Turquia.. ¾ Grã-Bretanha: Em 2001,

Considerando que a acessibilidade é uma boa medida para avaliar o planejamento urbano das cidades, o objetivo desse trabalho é analisar o índice de acessibilidade global da cidade

Assumindo, ainda, a ordenação das partes da oração apresentada por Apolônio, não esclarece, como aquele havia feito, o nível no qual a ordenação se encontra (o

8º Ricardo Alvaro de Souza Paes 9º Waldemir dos Santos Marciano.. Para fazer jus ao prêmio, o consultor deverá ter ascendido à qualificação no Plano de Negócio ao final