• Nenhum resultado encontrado

Código do Meio Ambiente

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Código do Meio Ambiente"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Código do

Meio Ambiente

(2)

Mensagem do

Presidente

(3)

TRACTEBEL ENERGIA CÓDIGO DO MEIO AMBIENTE

3

Considerando que a natureza, o homem e a sociedade estão no centro das suas atividades, a Tractebel Energia procura incorporar o respeito ao meio ambiente entre seus valores comuns essenciais, com a finalidade de melhorar sustentavelmente a qualidade de vida. Para o corpo funcional da Tractebel Energia, não se trata somente de utilizar as técnicas mais eficientes e o melhor conhecimento à disposição de nossos clientes, mas também de ética, compromisso com o meio am-biente e com o desenvolvimento sustentável. O Código de Meio Ambiente expressa esta vontade: pedimos a todos e a cada um que tenham estes princípios sempre presentes em suas ações.”

Manoel Arlindo Zaroni Torres

(4)

6

Comprometimento

6

1.1 O respeito ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável

7

1.2 O respeito à legislação ambiental

9

1.3 A organização e as responsabilidades

9

1.4 O comprometimento de cada pessoa

10

Compreensão

10

2.1 Os estudos de impactos ambientais

11

2.2 A prevenção dos riscos

12

2.4 A identificação

12

2.3 O tratamento das situações de emergência

14

Capacitação Técnica

15

3.1 A pesquisa e o desenvolvimento

15

3.2 A melhoria da qualidade ambiental

15

3.3 A reciclagem e a ecoeficiência

16

Compartilhar

17

4.1 A comunicação

17

4.2 A cooperação

17

4.3 A conscientização, a educação e a informação

17

4.4 O patrocínio

(5)

A Tractebel Energia, como empresa de geração de energia elétrica, insumo básico para o desenvolvimento econômico e social, reconhece que as suas ativida-des e ações interagem com o meio ambiente, sendo, portanto, seu compromisso conduzi-las com base nos princípios do desenvolvimento sustentável, nas dimen-sões ecológica, econômica e social.

Em cada área de suas atividades, a Tractebel Energia aplica as normas fixadas pela legislação vigente. A Tractebel Energia realiza os estudos necessários para este fim, aplicando métodos e técnicas economica-mente aceitáveis para reduzir os danos causados ao meio ambiente, proteger melhor a natureza e promover o desenvolvimento sustentável.

O Meio Ambiente

e o Desenvolvimento

Sustentável

A Tractebel Energia

reconhece que as

suas atividades e

ações interagem com

o meio ambiente,

sendo, portanto,

seu compromisso

conduzi-las com

base nos princípios

do desenvolvimento

sustentável, nas

dimensões ecológica,

econômica e social

(6)

Para a Tractebel Energia o respeito ao meio ambiente e ao homem, ator e sujeito do mesmo, fundamenta sua identidade e seus valores.

Este respeito se manifesta mediante o profissionalis-mo e o compromisso cotidiano de cada pessoa da Tractebel Energia.

1.1 O respeito ao

meio ambiente e ao

desenvolvimento sustentável

Os princípios de respeito ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável estão incorporados em todos os níveis de decisão da Tractebel Energia: na política geral, nos projetos, nos investimentos, nas reali-zações e na gestão. A Tractebel Energia e as Unidades Organizacionais que a integram atuam para que as soluções aplicadas, a aquisição de matérias-primas e de produtos e os serviços prestados por seus fornece-dores e sócios cumpram as exigências ambientais em condições que propiciem sua aceitação sob os pontos de vista econômico, político e social. As Unidades Or-ganizacionais da Tractebel Energia administram os seus empreendimentos e suas ações, preocupando-se em reduzir ao mínimo o potencial impacto negativo sobre o meio ambiente a curto e longo prazo.

Comprometimento

(7)

7

TRACTEBEL ENERGIA Código do Meio AMbiente

1.2 O respeito à

legislação ambiental

Em todo o País, a Tractebel Energia atua cumprindo as obrigações legais e normativas e os compromissos assumidos em matéria de meio ambiente. Em função das possibilidades técnicas e econômicas, a Tractebel Energia procura adiantar-se a estas obrigações, para atender às expectativas de seus clientes, das autori-dades e da comunidade envolvida. Nos casos em que inexiste legislação específica, a Tractebel Energia adota ou propõe medidas que propiciam a proteção ambien-tal, tendo em vista as normas internacionais vigentes ou os resultados dos estudos de impacto ambiental. Nos projetos em que a Tractebel Energia administra insta-lações e plantas de outros proprietários (co-geração, multiutilities,...), esta toma todas as medidas em seu poder para instigá-los, quando a atuação deles é imprescindível, a implementar as ações indispensáveis para o cumprimento das disposições legais e normati-vas. Quando são elaborados planos de médio prazo e projetos futuros, a Tractebel Energia procura considerar as expectativas da comunidade.

A Tractebel adota ou

propõe medidas que

propiciam a proteção

ambiental, tendo

em vista as normas

internacionais vigentes

ou os resultados dos

estudos de impacto

ambiental

(8)

A ação pessoal de cada

um em favor da proteção

do meio ambiente em

sua atividade profissional

contribui para a realização

dos objetivos fixados

pelos programas de ações

na área ambiental

(9)

9

TRACTEBEL ENERGIA Código do Meio AMbiente

1.3 A organização e as

responsabilidades

A Tractebel Energia tem uma Unidade Organizacional de Meio Ambiente e estabelece, nos níveis adequados, uma organização e os meios necessários para garantir a correta gestão do meio ambiente. As Unidades Organizacionais elaboram programas de ação para a área ambiental coerentes com os objetivos comuns da Tractebel Energia e estabelecem procedimentos de operação e de controle, assim como objetivos específi-cos que incluem indicadores de resultados.

1.4 O comprometimento

de cada pessoa

Como marco de formação de cada pessoa da Tracte-bel Energia, são previstas conscientização e formação adequadas a cada função, nos locais onde as ativida-des podem vir a causar dano ao meio ambiente, assim como a aplicação dos melhores métodos próprios de cada atividade. Essas pessoas são informadas das conseqüências penais e civis das infrações relativas à área de meio ambiente. A ação pessoal de cada um em favor da proteção do meio ambiente em sua atividade profissional é um dos elementos utilizados para sua avaliação. Com sua ação pessoal, cada um contribui para a realização dos objetivos fixados pelos programas de ações na área ambiental, assim como a identificação e a prevenção de qualquer anomalia capaz de prejudicar o meio ambiente. São considera-das sempre as ações preventivas contra acidentes que possam colocar em perigo a integridade do homem e do seu entorno.

(10)

A Tractebel Energia estuda o meio ambiente para compreendê-lo melhor e poder assim conceber os processos de alto rendimento, econômicos e úteis para sua proteção e melhoria. Também avalia o impacto de suas atividades para melhorar o seu desenvolvimento e controlar os riscos, procurando preservar os recursos naturais e seus ecossistemas.

Compreensão

2.1 Os estudos de

impactos ambientais

As emissões e os impactos ambientais causados pelas atividades da Tractebel Energia são identificados e avaliados de acordo com as obrigações legais e nor-mativas, com o propósito de determinar e implementar as ações corretivas pertinentes e fixar objetivos que caracterizem melhoria contínua de desempenho. O desempenho ambiental das atividades e a adequação dos sistemas de controle são avaliados periodicamente.

(11)

11

TRACTEBEL ENERGIA Código do Meio AMbiente

A energia que nasce da

coexistência respeitosa

e equilibrada entre as

partes envolvidas é a

garantia de futuro para

todos, é a garantia de

vida, sustenta a vida

2.2 A prevenção dos riscos

A prevenção é o eixo principal das ações da Tractebel Energia em favor do meio ambiente. São executadas análises de riscos e realizados controles permanentes que permitem prevenir os riscos de acidentes ou incidentes potenciais ao meio ambiente associados às atividades da Tractebel Energia. Quando são identifi-cados riscos evidentes de danos ambientais, são ime-diatamente tomadas medidas adequadas, de acordo com os conhecimentos e os meios disponíveis, com a finalidade de limitar as suas conseqüências.

(12)

2.3 O tratamento das

situações de emergência

As Unidades Organizacionais da Tractebel Energia avaliam as emergências potencialmente prejudiciais às suas atividades e elaboram os planos de ação para si-tuações críticas correspondentes, o que permite limitar o impacto dos acidentes sobre o processo operativo, a qualidade no fornecimento de energia elétrica e nos serviços, e sobre o meio ambiente. Os planos de ação para o tratamento das situações de emergência são atualizados periodicamente e testados mediante treina-mentos e à medida que são aplicados.

2.4 A identificação

As Unidades Organizacionais da Tractebel Energia identificam as expectativas de seus clientes, do corpo funcional e da comunidade em matéria relacionada ao meio ambiente. Estabelecem um diálogo construtivo com agentes da sociedade civil organizada, tais como: órgãos licenciadores ambientais; comunidade científica e organizações não-governamentais.

Os planos de ação

para o tratamento

das situações

de emergência

são atualizados

periodicamente e

testados mediante

treinamentos e

à medida que

são aplicados

(13)

13

(14)

A Tractebel Energia oferece soluções específicas para cada situação, no âmbito da proteção do meio am-biente e do desenvolvimento sustentável. As Unidades Organizacionais desenvolvem programas de pesquisa e promovem a inovação, buscando a melhoria contínua e a criação de processos que cumpram as exigências de seus clientes ou da sociedade e sigam a evolução da legislação ambiental. A Tractebel Energia utiliza todos os conhecimentos necessários para alcançar os objetivos de qualidade, segurança, valorização e reci-clagem dos materiais, economia de recursos naturais e redução de impactos ambientais.

Seu compromisso com os recursos naturais resultou na inclusão e permanência da Tractebel no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da Bovespa, uma carteira de ações que reúne empresas que apresentam os melhores desempenhos sob o aspecto da sustenta-bilidade corporativa, baseada na eficiência econômica, no equilíbrio ambiental, na justiça social e na governan-ça corporativa.

Capacitação

Técnica

A Tractebel Energia utiliza

todos os conhecimentos

necessários para alcançar

os objetivos de qualidade,

segurança, valorização e

reciclagem dos materiais,

economia de recursos

naturais e redução de

impactos ambientais

(15)

15

TRACTEBEL ENERGIA Código do Meio AMbiente

3.1 A pesquisa e o

desenvolvimento

As Unidades Organizacionais da Tractebel Energia executam programas de pesquisa que permitem inovar e desenvolver técnicas e processos projetados para compreender melhor o efeito dos aspectos ambientais, reduzir os riscos e os impactos sobre o meio ambiente, preservando, desta forma, o meio natural e as áreas ocupadas pelo homem.

3.2 A melhoria da

qualidade ambiental

A Tractebel Energia:

Esforça-se em limitar os impactos que suas ativida-des podem ocasionar ao meio ambiente;

Procura melhorar a qualidade ambiental de forma di-nâmica e permanente em benefício de seus clientes e seu corpo funcional, assim como da comunidade en-volvida, levando em conta a necessidade do equilíbrio entre as exigências ecológicas, econômicas e sociais; Assegura a boa integração e a manutenção dos

centros operativos no seu entorno.

3.3 A reciclagem e

a ecoeficiência

A Tractebel Energia:

Desenvolve, propõe e aplica métodos para propiciar a reciclagem e a valorização dos resíduos de suas próprias atividades ou de seus clientes, em conso-nância com a viabilidade técnica e econômica deste tipo de operação;

Estuda, projeta, desenvolve e aplica técnicas e pro-cessos de alto rendimento ambiental e faz com que seus associados e fornecedores sigam os mesmos procedimentos;

Favorece a produção e o uso de energia renovável como marco de sua oferta ao mercado de energia elétrica;

Otimiza permanentemente seu próprio consumo de energia, água e matérias-primas no conjunto de suas atividades.

(16)

Para a Tractebel Energia é importante dar publicidade aos seus objetivos e aos resultados dos avanços em matéria ambiental a seus colaboradores, clientes, acionistas, associados, órgãos de meio ambiente e à comunidade em geral. A Tractebel Energia mantém um diálogo aberto com a opinião pública, desenvolvendo ações de assessoramento e publicação, atividades de formação e conscientização.

Compartilhar

(17)

17

TRACTEBEL ENERGIA Código do Meio AMbiente

4.1 A comunicação

Uma política ativa de comunicação, tanto interna como externa à Tractebel Energia, expõe com clareza a política ambiental, as avaliações, as realizações e os resultados em termos de melhoria contínua e de inovação. São apresentados ao corpo funcional os planos de ação ambiental para que possam contribuir individualmente com o cumprimento dos objetivos fixados em nível empresarial. Para cada atividade, são divulgados perio-dicamente e na escala geográfica adequada informes sobre a gestão ambiental, que apresentam os avanços realizados em matéria de meio ambiente e expõem os objetivos de melhoria programados.

4.3 A conscientização, a

educação e a informação

A Tractebel Energia promove com seus clientes e a comunidade o uso racional da energia, da água e das matérias-primas. Participa de programas de conscienti-zação e educação ambiental em associações com as entidades responsáveis, com a finalidade de que as práticas cotidianas se incluam nos princípios do desen-volvimento sustentável.

4.4 O patrocínio

A Tractebel Energia tem uma política de patrocínio em favor do meio ambiente e das populações no entorno de suas atividades.

4.2 A cooperação

A Tractebel Energia procura desenvolver com seus as-sociados um espírito de cooperação e respeito mútuo. O diálogo se impõe como um elemento imprescindível para evitar potenciais conflitos. A Tractebel Energia colabora com terceiros na realização de estudos e ações relacionadas a soluções que propõem o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, assim como de estudos sobre os níveis de exigências ambientais desejáveis.

(18)
(19)

19

TRACTEBEL ENERGIA Código do Meio AMbiente

Toda a documentação sobre meio ambiente e confor-midade da Empresa está disponível na homepage da Tractebel Energia na Internet e no Portal da Empresa. O meio ambiente é um campo em desenvolvimento e os documentos relativos a prática estão sujeitas a revisão e atualização constante visando incorporar as melhores práticas em um espírito de melhoria contínua. Para obter informações e orientações ou realizar de-núncias de violações dos princípios éticos e de confor-midade disponibilizamos os seguintes canais:

Telefones dos integrantes do Comitê de Meio ambiente

Diretor Administrativo (Coordenador) (48) 3221.7060

Gerente da Unidade Organizacional Recursos Humanos (48) 3221.7029

Gerente da Unidade Organizacional Assuntos Jurídicos (48) 3221.7042

Gerente da Unidade Organizacional Auditoria Interna (48) 3221.7314

E-mail corporativo

comitedeetica@tractebelenergia.com.br

Site da Empresa na Internet

www.tractebelenergia.com.br

Acesso dos colaboradores via Portal (Intranet)

http://portal.tractebelenergia.com.br

Endereço para contato com a Diretoria de Meio Ambiente & Conformidade do Grupo GDF SUEZ

Ethics and Compliance Division T1 Tower - 24 th Floor

1, Place Samuel de Champlain - Faubourg de l’Arche 92 930 Paris La Défense

Tel : +33 (0) 1 44 22 44 21 http://ethics.gdfsuez.com E-mail: ethics@gdfsuez.com

(20)

Escritório Comercial

Alameda Santos, 905 - 4° andar Bairro Cerqueira César - São Paulo - SP CEP 01419-001

Fone: +55 11 3201-8700 Fax: +55 11 3201-8777

Referências

Documentos relacionados

ado a necessidade de modificar o pré- se manter o dorso do frango à 95C por 30 minutos, este procedimento desnaturava o colágeno, formando um gel scrito

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

Mesmo com a maioria dos centenários apresentando elevado percepção qualidade de vida, viu-se que o nível de atividade física e a média de número passo/dia, foram inferiores

Este trabalho se refere ao instituto processual conhecido como fundamentação das decisões judiciais, que em razão da divergência doutrinária quanto a nomenclatura

Através dos sistemas de informações geográficas (SIG) estas imagens podem ser correlacionadas com informações locais e, como resultado, podem ser geradas hipóteses sobre

Esse vetor exógeno percorre o texto poético, engendrando estruturas e sua própria desarticulação em prol de uma labilidade ampla: tece e destece a trama do poema na medida em que

Just like the B&B in chapter 6 , a binary heap was used to keep a organized list of visited nodes, and the position 0, corresponds to the branching node. The algorithm will

Constitui violência obstétrica praticada por médicos e/ou profissionais da saúde contra mulheres em trabalho de parto ou logo após: I - negar atendimento à mulher ou impor