RELATÓRIO DE ATIVIDADES PAG

Share "RELATÓRIO DE ATIVIDADES PAG"

ACOMPANHAMENTO DISCENTE DOS CURSOS DE DESIGN VISUAL – DESIGN DE PRODUTO – ARQUITETURA E

URBANISMO

AÇÃO DE MONITORIA DE COMGRAD NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE APOIO À GRADUAÇÃO (PAG) – 2017 PARA PROVIMENTO DE VAGA DE

MONITORIA ACADÊMICA ESPECIAL PRESENCIAL (EDITAL PROGRAD Nº 002/2017)

RELATÓRIO DE ATIVIDADES PAG

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

a. Orientadora: Letícia Corrêa Bitencourt Bianchi (Técnica em Assuntos Educacionais/Núcleo Acadêmico)

b. Monitor: Felipe Soares Fagundes Paula (conceito A)

2 PROJETO

a. Título: Acompanhamento Discente dos Cursos de Design Visual – Design de Produto – Arquitetura e Urbanismo

b. Local de execução: Núcleo Acadêmico da Faculdade de Arquitetura c. Período de execução: 27/09/2017 a 27/01/2018

d. Número de discentes/público impactado: 1166 alunos

2.1 Introdução

A Ação de Monitoria de COMGRAD, que teve como base o Edital PROGRAD nº 002/2017, levou em consideração: a reestruturação e a institucionalização do Programa de Apoio à Graduação (PAG) nos três cursos atendidos pelo Núcleo Acadêmico da Faculdade de Arquitetura; a necessidade de promover ações de ensino voltadas à graduação, pautadas pelas demandas discentes, especialmente nas disciplinas com altos índices de reprovação e evasão; a necessidade de diminuir a retenção e o abandono estudantil, colaborando para a elevação do índice de sucesso acadêmico e apoiando a permanência discente na Universidade; e o papel institucional das Comissões de Graduação dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Produto e Design Visual na busca da excelência do ensino de graduação.

2.2 Objetivos

O objetivo do acompanhamento discente foi acompanhar e orientar os alunos dos cursos de Design Visual, Design de Produto e Arquitetura e Urbanismo, dando ênfase aos alunos com Matrícula sob Controle e em Regime de Observação de Desempenho, cumprindo com o acompanhamento discente previsto na Resolução CEPE nº 19/2011.

2.3 Metodologia

O projeto teve como metodologia:

 Reuniões com os alunos em Regime de Observação de Desempenho para um melhor diagnóstico dos problemas encontrados no decorrer do semestre;

 Aconselhamento para matrícula consciente;

 Coleta inicial e final de dados para verificação pontual das dificuldades encontradas pelos alunos;

 Elaboração de apresentações sobre Orientação de Matrícula;  Resolução de dúvidas que surgiram;

 Coleta e cruzamento de dados obtidos no portal do Servidor da UFRGS. 2.4 Descrição das atividades desenvolvidas

As atividades desenvolvidas com o auxílio do monitor Comgrad foram as de análise da realidade dos cursos da Faculdade de Arquitetura. Abaixo, os objetivos do projeto de maneira detalhada juntamente com os resultados correspondentes:

1. Análise das demandas discentes de ressignificação das aprendizagens, com atenção às disciplinas de graduação com altos índices de desperdício;

Para cumprir este objetivo, fez-se uma análise das disciplinas que mais reprovam nos cursos da Faculdade de Arquitetura, para que numa etapa posterior haja um levantamento detalhado das demandas dos alunos.

O total de evasão é definido pelo número de alunos reprovados (conceito D ou FF) e cancelados, dividido pelo total de alunos matriculados menos os que pediram afastamento. Pode-se ver, nas tabelas abaixo, que as disciplinas que necessitam de competências matemáticas são as que possuem menor aprovação. As dez disciplinas que mais reprovam para cada curso estão listadas nas tabelas abaixo. Na terceira coluna temos a taxa de reprovação média e a variação (desvio padrão) entre parênteses.

Para os cursos de Arquitetura e Design de Produto, 60% das disciplinas que mais reprovam estão no primeiro ano e, para o curso de Design Visual, 80%. Isso mostra que o início dos cursos, são os que mais reprovam os alunos.

Com uma análise dos números absolutos de reprovações por semestre, elencamos as disciplinas que mais reprovam alunos. Em primeiro lugar temos a disciplina de Cálculo e Geometria Analítica para Arquitetos com uma média de 22 reprovados por semestre, depois Vetores e Geometria Analítica com uma média de 18.4 reprovados por semestre e, em terceiro lugar, Desenho Geométrico para Designers com média de 14.3 reprovados por semestre. Vale ressaltar que as três disciplinas são da primeira etapa do curso.

Arquitetura

(período 2014/1 a 2017/1)

Cálculo e Geometria Analítica para Arquitetos 1 33% (10%) 22

Mecânica para Arquitetos 2 19% (9%) 10.8

Projeto Arquitetônico V 6 16% (6%) 7.4

Projeto Arquitetônico IV 7 15% (5%) 6.5

Instalações Hidráulicas Prediais B 4 14% (7%) 5.5

Resistência dos Materiais para Arquitetos 4 14% (3%) 6.2

Introdução ao Projeto Arquitetônico I 1 13% (4%) 4.2

Linguagens Gráficas I 1 12% (6%) 3.7

Geometria Descritiva Aplicada à Arquitetura 1 10% (6%) 4

Design de Produto

(período 2014/1 a 2017/1)

Vetores e Geometria Analítica 1 56% (13%) 10.2

Cálculo diferencial e integral I 2 56% (12%) 4.82

Mecânica 4 52% (9%) 10.5

Trabalho de conclusão de curso em design de produto II

10 51% (44%) 0.6

Física design 3 38% (27%) 4.85

Desenho Geométrico para Designers 1 38% (12%) 8.57

Trabalho de conclusão de curso em design de produto I

9 33% (45%) 0.6

Análise e representação da forma II 2 33% (11%) 3.2

Geometria descritiva para designers 2 26% (13%) 4

Design Visual

(período 2015/1 a 2017/1)

Vetores e Geometria Analítica 1 48% (10%) 8.2

Física design 3 34% (16%) 3.8

Desenho Geométrico para Designers 1 29% (10%) 5.8

Geometria Descritiva para Designers 2 28% (9%) 3.6

Análise e representação da forma II 2 27% (4%) 3.2

Desenho Técnico Aplicado ao Design I 1 26% (15%) 4.6

Processo de Produção Gráfica 2 19% (11%) 3.2

Oficina de Modelos e Protótipos 1 18% (7%) 2.8

Projeto Visual I 4 17% (11%) 2.2

Teoria e História do Design I 2 17% (11%) 3

O alto índice de reprovações e cancelamentos das disciplinas tem causado a superlotação de alunos nas turmas do semestre seguinte, sobrecarregando não só as salas como espaço físico, como também o professor ao ter que avaliar e auxiliar uma quantidade cada vez maior de alunos, algumas vezes sozinho.

Cabe salientar que, de acordo com a Resolução 11/2013, art. 18, V, parágrafo 2º, os alunos que reprovaram têm direito à vaga novamente no próximo semestre, já que se encontram na etapa aconselhada, o que ocasiona a superlotação.

2. Análise da retenção e do abandono estudantil e desenvolvimento de possibilidades para a elevação do índice de sucesso acadêmico e a permanência discente na Universidade;

Neste objetivo, realizamos um detalhamento da evasão e como ela ocorre. Com esse conhecimento, podemos estudar meios para diminuir a evasão discente.

Para entender a evasão nos cursos da Faculdade de Arquitetura, coletamos dados no sistema de Gerenciamento de Comgrad. Neste conjunto de dados, temos acesso ao nome do aluno, data de ingresso, data da evasão e motivo da evasão. Para esses dados, verificamos o número de alunos que evadiram e os motivos.

Na Figura 1, para cada curso, vemos o total de alunos que deixaram o curso entre 2011/2 e 2017/1. A cada semestre, em média, 16.5 alunos deixam o curso de Arquitetura e Urbanismo, 6.81 alunos deixam o curso de Design Visual e 8.08 alunos deixam o curso de Design de Produto. Em relação ao número total de vagas de cada curso, no qual temos 110 vagas no curso de Arquitetura e Urbanismo, 40 vagas curso de Design Visual e 40 vagas no curso de Design de Produto, isso corresponde a 15%, 17% e 20%, respectivamente.

Figura 1: Total de alunos evadidos para os cursos da Faculdade de Arquitetura da UFRGS.

Também analisamos dados correspondentes ao motivo da evasão de cada curso. Na Figura 2, podemos ver a proporção dos motivos da evasão. A desistência de vaga é caracterizada quando o aluno formaliza a sua saída da universidade (na maioria dos casos porque passou em processo seletivo em outra instituição pública), a transferência se caracteriza pela troca de curso e o abandono é quando o aluno deixa de se matricular no curso e acaba perdendo o vínculo. Podemos ver na Figura 2, que a desistência de vagas é bastante acentuada no curso de Design Visual, correspondendo a mais de 60% dos motivos de evasão.

Figura 2: Proporção dos tipos de evasão por curso. Cada barra apresenta a porcentagem do tipo de evasão para o curso correspondente. Por exemplo, no curso de arquitetura, 15% dos alunos desistiram da vaga.

Esses dados colocam algumas questões. Por que os alunos desistem tanto do curso e como podemos fazer para aumentar a permanência e sucesso destes alunos? Também devemos nos questionar os motivos pelos quais os alunos abandonam o curso.

3. Reuniões individuais com os alunos em Regime de Observação de Desempenho e em Controle de Matrícula para acompanhamento, aconselhamento e verificação da evolução do aluno;

Para este objetivo, foram feitas reuniões de acompanhamento com os alunos e também levantamos o quanto o número de alunos em Regime de Observação e em Controle de Matrícula é representativo em comparação ao total de alunos.

2014/1 2014/2 2015/1 2015/2 2016/1 2016/2 2017/1 Alunos Ativos 634 676 713 614 633 665 666 Percentual em CM 5.6% 6.5% 4.7% 6.8% 4.1% 3.7% 6.9% Percentual em ROD 2.3% 2% 2.2% 2.7% 2.5% 2.1% 2.4%

Tabela 1: Controle de Matrícula e Regime de Observação de Desempenho para os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo.

2014/1 2014/2 2015/1 2015/2 2016/1 2016/2 2017/1 Alunos Ativos 305 352 401 406 458 509 490 Percentual em CM 13.7% 13% 9.7% 10.3% 10% 12.5% 12.8% Percentual em ROD 5.5% 5.1% 6.7% 7.3% 6.3% 5.6% 6.5%

Tabela 2: Controle de Matrícula e Regime de Observação para os cursos de Design de Produto e Design Visual

4. Acompanhamento dos alunos UFRGS em mobilidade acadêmica, através de e-mails e preenchimento de formulários, e de alunos estrangeiros em intercâmbio na UFRGS através de professores tutores;

Com relação a este objetivo, fornecemos um panorama geral dos alunos envolvidos em atividades de mobilidade.

Nos semestres 2016/2 a 2017/2, um total de 31 alunos saíram do curso de Arquitetura e Urbanismo para estudar no exterior e 1 aluno para outra instituição federal dentro do Brasil. Os convênios utilizados pelos alunos UFRGS foram ESCALA (seis estudantes), SMART (dois estudantes), Campus Internacional (três estudantes), MARCA (nove estudantes) e Andifes (1 aluno). Também foram onze estudantes de forma independente. Todos esses alunos são acompanhados via e-mail pela Técnica em Assuntos Educacionais no que tange à manutenção do vínculo, autorizações para permanecer afastados por mais um semestre e análise de equivalência das disciplinas cursadas.

O curso de Arquitetura e Urbanismo recebeu 21 alunos no mesmo período. Os convênios utilizados para os alunos intercambistas foram MARCA, ESCALA, Bilateral, Erasmus, Andifes e alguns vieram de forma independente. Todos esses alunos são acompanhados por um professor tutor.

Alunos Arquitetura e Urbanismo

Nos semestres 2016/2 a 2017/2, 6 alunos do curso de Design de Produto realizaram mobilidade acadêmica. Enquanto no curso de Design Visual tivemos somente 2 alunos. 0 1 2 3 4 5 6

Colômbia Uruguai Argentina Bolívia França México Espanha Brasil

Alunos Arquitetura e Urbanismo Mobilidade na UFRGS 2016/2 a 2017/2 0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5

Brasil Portugal Alemanha

Alunos Design de Produto

5. Palestra aos calouros, referente à organização da vida acadêmica e à importância do planejamento no decorrer do curso;

Para melhor instrumentalizar os alunos no seu primeiro semestre, as COMGRADs, Direção, Núcleo Acadêmico, DAFA e os veteranos elaboram uma reunião de acolhimento, explicando o papel da Comissão de Graduação e como este setor, e os outros envolvidos podem auxiliar os discentes. Também é realizada uma palestra em que os Coordenadores de cada curso expõem como se organizam os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Visual e Design de Produto.

0 0,2 0,4 0,6 0,8 1 1,2 Brasil Argentina

Alunos Design Visual

6. Palestra aos alunos para esclarecimentos referentes à matrícula;

Para cumprir com este objetivo, é feita uma palestra no período de matrícula para a orientação dos alunos em relação à matrícula consciente e como o sistema de matrícula funciona. Esta ação é destinada principalmente aos alunos das primeiras etapas dos cursos.

7. Recepção aos prováveis formandos do curso de Arquitetura e Urbanismo;

Este item não fazia parte do projeto, mas vem sendo feito desde 2016/2. É uma recepção de acolhimento aos formandos, com explicação sobre o TCC pela comissão organizadora, formada por 3 professores, e coquetel organizado pelos alunos e Núcleo Acadêmico.

2.5 Resultados obtidos

Muitos dados foram coletados para análise, como os de alunos que tiveram um desempenho insatisfatório no decorrer do curso, os discentes que fizeram a mobilidade acadêmica, o índice de ordenamento e TIM dos estudantes do curso de Arquitetura, bem como os créditos cursados e reprovados por tais alunos. Tais dados foram computados em planilhas e são referentes até o período 2017/1, e com eles foi possível observar a dinâmica dos alunos dentro do curso, os padrões de aprovação e reprovação para cada etapa, assim como foram mapeadas as maiores dificuldades enfrentadas pelos discentes.

Entre as informações reunidas a partir do Gerenciamento de Comgrads estão os dados relativos às aprovações, reprovações, cancelamentos, afastamentos e desligamentos para cada etapa dos cursos da Faculdade de Arquitetura. Com essas informações foi possível verificar que as maiores dificuldades e índices de reprovação em disciplinas se concentram, principalmente, nas primeiras etapas dos cursos, e tendem a diminuir conforme os alunos avançam para as outras etapas. Percebeu-se também a grande dificuldade que os alunos recém-ingressantes possuem em se adequar ao ritmo e as demandas dos cursos.

2.6 Conclusões e perspectivas

Alguns dos objetivos não foram alcançados, embora medidas para sua efetivação já estejam em andamento. Nestes três meses de projeto, foram realizadas 20h semanais por parte do monitor, bem como a participação da Técnica em Assuntos Educacionais nas atividades propostas pelas COMGRADs. Por meio das atividades desenvolvidas pela Monitoria Comgrad, acreditamos ter contribuído de forma significativa para o mapeamento da realidades dos três cursos envolvidos.

2.7 Impacto dos resultados no ensino de graduação

O impacto mais significativo foi o levantamento de novas informações e, consequentemente, uma visão mais clara dos problemas enfrentados nos cursos da Faculdade de Arquitetura. Espera-se, a partir deste projeto, que com os resultados das análises os gestores possam tomar decisões mais embasadas e propor novas ações para ajudar no desempenho escolar da comunidade acadêmica que não está conseguindo se enquadrar à realidade de estudos e dedicação intensa que a universidade exige.

REFERÊNCIAS

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2006.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 20. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

POLÍTICAS E GESTÃO DE PROCESSOS EDUCACIONAIS EDUCAÇÃO & REALIDADE. Educação & Realidade, v. 36, n. 2, p. 337-543, maio/ago. 2011. Sessão temática Pesquisar em Educação. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/issue/archive.

SANTOS, Jocélio Teles dos. O impacto das cotas nas universidades brasileiras

(2004-2012). Salvador: CEAO, 2013.

http://www.redeacaoafirmativa.ceao.ufba.br/uploads/ceao_livro_2013_JTSantos.pdf. SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 34 jan./abr. 2007. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf.

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Therefore, the time required for desorption (~ 120 min or more) was always one order of magnitude higher than the time required for complete sorption (~ 30 min). In the

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo