• Nenhum resultado encontrado

Atividades de Recuperação Paralela de Gramática/Texto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atividades de Recuperação Paralela de Gramática/Texto"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

Atividades de Recuperação Paralela de Gramática/Texto

1º ano Ensino Médio

.

1. As resoluções devem ser claras e organizadas. A falta de organização poderá acarretar a não correção e a anulação da resposta.

Atividades:

Leia o texto abaixo para responder às questões 01 e 03.

Essas meninas

Carlos Drummond de Andrade

As alegres meninas que passam na rua, com suas pastas escolares, às vezes com seus namorados. As alegres meninas que estão sempre rindo, comentando o besouro que entrou na classe e pousou no vestido da professora; essas meninas; essas coisas sem importância.

O uniforme as despersonaliza, mas o riso de cada uma as diferencia. Riem alto, riem musical, riem desafinado, riem sem motivo; riem.

Hoje de manhã estavam sérias, era como se nunca mais voltassem a rir e falar coisas sem importância. Faltava uma delas. O jornal dera notícia do crime. O corpo da menina encontrado naquelas condições, em lugar ermo. A selvageria de um tempo que não deixa mais rir.

As alegres meninas, agora sérias, tornaram-se adultas de uma hora para outra; essas mulheres.

Questão 01

O texto “Essas meninas” pode ser dividido em duas partes distintas e contrastantes. Indique essas partes e a ideia central de cada uma delas.

_____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ Questão 02

Sobre o texto “Essas meninas”, podemos afirmar que o autor utiliza as formas verbais: “passam”, “estão rindo”, “despersonaliza”, “diferencia” e “riem” como recurso linguístico, denotando uma declaração que:

a) repete um fato consumado.

Leia as orientações de estudos antes de responder às questões Conteúdos para estudos: aulas 13 a 24:

- contextualização: apreensão e compreensão de sentido; - intertextualidade, interdiscursividade e interdisciplinariedade; - semântica II;

- numeral e pronome;

- verbos na norma-padrão I e II.

_____________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

(2)

2

b) acontece habitualmente, em qualquer tempo.

c) representa uma verdade universal (o “presente eterno”). d) se verifica ou se prolonga até o momento em que se fala.

e) exprime incerteza ou ideia aproximada, simples possibilidade ou asseveração modesta.

Questão 03

Analise, no fim do primeiro parágrafo, o trecho “(...) essas meninas; essas coisas sem importância.”. Tendo em vista a norma-padrão da língua, os pronomes em destaque poderiam ser substituídos por “estas”? Justifique sua resposta. _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________

Questão 04

Muitas vezes, uma frase pode dar margem a duplo sentido devido a determinadas palavras que a constituem. Tendo em vista informação, analise a frase seguinte, extraída de uma questão proposta por um vestibular da Fuvest-SP.

“Vi uma fotografia sua no metrô.”

Explique, ao menos, dois sentidos que podem ser atribuídos à frase acima.

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________

Questão 05

(3)

3

O efeito humorístico da tirinha foi produzido: a) Pela resposta de Dirk a Hagar.

b) Pela pergunta que Hagar fez a Dirk.

c) Pelo efeito sonoro provocado pela onomatopeia “POW”.

d) pela displicência de Hagar ao fazer o questionamento ao amigo.

e) Pelo jogo de sentidos provocados pelo uso da palavra “sujo”, fazendo com que a palavra assumisse um efeito polissêmico.

Questão 06

Leia o texto que segue.

Relatório das Desigualdades Sociais revela racismo em números

A Universidade Federal do Rio de Janeiro divulgou o Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil 2009-2010.

Ele aponta a permanência e agravamento das desigualdades entre pretos ou pardos e brancos.

O estudo desenvolvido pelo Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais (Laeser) utilizou dados do Ministério da Saúde, da Pnad (Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios), levantamento inédito feito pelo Nepo (Núcleo de Estudos de População) da Unicamp, entre outros. Homícídios.

A probabilidade de um homem preto ou pardo morrer assassinado é mais do que o dobro se comparado a de um indivíduo que se declara branco, é o que revela o relatório.

Apesar de o número de homicídios no país permanecer estável nos últimos anos, o número de negros assassinados não para de subir, por outro lado, os homicídios entre homens brancos vêm caindo.

Entre as mulheres, a morte por homicídio entre as pretas e pardas é 41,3% maior à observada entre as mulheres brancas, segundo os dados de 2007. Expectativa de vida

A esperança de vida da população negra segue inferior à da população branca. Entre os homens pretos e pardos, o indicador não passou de 66,74 anos.

No contingente masculino da população branca, a expectativa alcançou 72,39 anos.

No estudo com as mulheres, a esperança de vida entre pretas e pardas foi de 70,94 anos, abaixo dos 74,57 anos estimados para a parcela feminina da população branca. Educação

A avaliação de jovens de 15 a 17 anos mostra que 8 em cada 10 estudantes pretos e pardos estavam cursando séries abaixo de sua idade, ou tinham abandonado o colégio. Entre os brancos, 66% dos estudantes estavam na mesma situação.

Na população de 11 a 14 anos, que segundo o estudo é a fase que jovens começam a abondonar a escola, 55,3% dos jovens brasileiros não estavam na série correta em 2008.

Entre os jovens pretos e pardos, essa proporção chega a 62,3%, bem acima dos estudantes brancos (45,7%).

O relatório evidencia que a população branca com idade superior a 15 anos tinha, em 2008, 1,5 ano de estudo a mais do que a negra.

"Não quer dizer que as coisas estejam às mil maravilhas para os brancos, mas os pretos e pardos são os mais atingidos", diz um dos coordenadores do estudo, o economista Marcelo Paixão. Saúde

Estabelecimentos do SUS atenderam mais pretos e pardos (66,9% da sua população atendida em 2008) do que brancos (47,7%), a taxa de não cobertura também é maior entre o grupo de pretos e pardos, 27% para afrodescendentes e para 14% dos brancos.

Em 2008 40,9% das mulheres pretas e pardas nunca haviam feito mamografia, contra 22,9% das brancas e 18,1% das mulheres pretas e pardas nunca haviam feito papanicolau (13,2% entre as brancas).

(4)

4

Fonte: Folha de São Paulo

(Disponível em https://www.amambainoticias.com.br/brasil/relatorio-das-desigualdades-sociais-revela-racismo-em-numeros Acesso de 25 ago. 2018)

Observa-se que a notícia apresentada contém muitos números em sua construção. Explique os efeitos de sentido e a força argumentativa que o uso dos numerais e demais expressões numéricas podem promover em um texto. _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ Questão 07

Analise os provérbios populares que seguem.

“Uma boa noite de sono combate os males”. “Quem espera sempre alcança”. “Faça o que eu digo, não faça o que eu faço".

“Pense, antes de agir”. “Devagar se vai longe”.

“Quem semeia vento colhe tempestade”. Agora leia a letra da música: “Bom Conselho” de Chico Buarque.

Ouça um bom conselho Que eu lhe dou de graça Inútil dormir que a dor não passa

Espere sentado Ou você se cansa

Está provado, quem espera nunca alcança Venha, meu amigo

Deixe esse regaço Brinque com meu fogo

Venha se queimar Faça como eu digo Faça como eu faço Aja duas vezes antes de pensar

Corro atrás do tempo Vim de não sei onde Devagar é que não se vai longe

(5)

5

Na minha cidade

Vou pra rua e bebo a tempestade

http://letras.mus.br/chico-buarque/85939/

Os provérbios apresentados e a letra da música de Chico mantêm entre si que tipo de relação (intertextual, interdiscursiva ou interdisciplinar)? Explique.

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ Questão 08

Qual alternativa completa corretamente as lacunas da frase abaixo.

Se ele _________, não ___________ de rogado, ___________ que não os receberei. a) vir – te faças – diz-lhe

b) vier – te faz – diz-lhe c) vir – te faça – dizer-lhe d) vier – te faças – dize-lhe e) vier – te faças – diga-lhe

Questão 09

(Fuvest – SP) Entre as mensagens abaixo, a única que está de acordo com a norma escrita culta é: a) Confira as receitas incríveis preparadas para você. Clica aqui!

b) Mostra que você tem bom coração. Contribua para a campanha do agasalho! c) Cura-te a ti mesmo e seja feliz!

d) Não subestime o consumidor. Venda produtos de boa procedência. e) Em caso de acidente, não siga viagem. Pede o apoio de um policial.

Questão 10

(Cefet-MG) Empregou-se o verbo no futuro do subjuntivo em: a) ... afrontava os perigos (...) para vir vê-la à cidade.

b) Se algum dia a civilização ganhar essa paragem longínqua... c) Continuaram ainda a dialogar com certo azedume.

d) Tinha-me esquecido de contar-lhe que eu fizera uma promessa... e) e encontrei o faroleiro ocupado em polir os metais da lanterna.

Referências

Documentos relacionados

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Através do diagnóstico ambiental realizado na granja em estudo, o principal impacto ambiental observado relacionado às atividades foi a geração de resíduos sólidos diversos, que

Os valores obtidos para as características estruturais, comprimento da folha (Comp_Flh), largura da folha (Larg_Flh), número de folhas (Nº_Flh), e altura da planta ( ALT) , além

No mundo atual, a Responsabilidade Social passou a integrar a estratégia das empresas, através da inclusão voluntária de vários fatores, entre eles – e o que nos

 Microscopia de campo escuro ou coloração pelo método Fontana-Tribondeau ; Diversidade da Parede Celular. Fontana-Tribondeau (impregnação

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Talabarte duplo em “Y” com anel de resgate, confeccionado em fita de poliéster tubular com absorvedor de energia interno, 1,8 m de comprimento, ganchos de aço

A maneira expositiva das manifestações patológicas evidencia a formação de fissuras devido a movimentação térmica das paredes, Figura 9, que não foram dimensionadas com