• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA ESCOLA DE SAÚDE E MEDICINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM GERONTOLOGIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA ESCOLA DE SAÚDE E MEDICINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM GERONTOLOGIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1 PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDO

Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

em nível de Mestrado. EDITAL Nº 05/2016

A COMISSÃO DE GERENCIAMENTO DE BOLSAS DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO, do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Gerontologia, da Universidade Católica de Brasília UCB, faz saber aos interessados que se encontram abertas as inscrições para o Processo Seletivo para Concessão de 02 (duas) Bolsas de Estudo, sendo (1) uma na modalidade “Bolsa” (custeio de taxas escolares e pagamento) e 01 (uma) na modalidade “Taxa” (custeio de taxas escolares), financiadas pelo Programa de Suporte à Pós-graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que serão destinadas aos alunos aprovados nos Processos de Seleção do curso de Mestrado em Gerontologia.

1 – REQUISITOS

Poderão inscrever-se no Processo Seletivo para Concessão de Bolsa de Estudo os 10 (dez) primeiros alunos aprovados no Processo Seletivo Regular (excluído o de vagas remanescentes) para o 1º Semestre de 2016 para o Mestrado em Gerontologia, que atendam os seguintes requisitos para concessão e/ou manutenção de bolsa, estabelecidos pela CAPES (Portaria CAPES nº. 129, de 13/12/2006) e pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Gerontologia da UCB:

I – Não possuir qualquer relação de trabalho com a Universidade Católica de Brasília (UCB), nem com a União Brasiliense de Educação e Cultura UBEC, que são as instituições promotoras do Programa;

II – Não acumular o benefício de bolsa com qualquer modalidade de auxílio ou bolsa de outro programa da CAPES, ou de outra agência de fomento pública nacional;

III – Não ser aluno em programa de residência médica;

IV – Não se encontrar aposentado ou em situação equiparada;

V – Carecer, quando da concessão da bolsa, do exercício laboral por tempo não inferior a dez anos para obter aposentadoria compulsória;

VI – Comprovar desempenho satisfatório, consoante às normas definidas pelo Programa; VII – Realizar estágio de docência na UCB, excetuando os alunos que já estiverem exercendo a atividade de docência na graduação compatível com as áreas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia;

VIII – Não ter usufruído de bolsa de estudo, pesquisa ou outros auxílios, de mesmo nível, de outros Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da UCB;

IX – Não ter realizado trancamento de matrícula, assim como, não ter requerido afastamento temporário ou cancelamento de disciplina;

(2)

2 2 – INSCRIÇÕES, CRONOGRAMA E DOCUMENTAÇÃO.

INSCRIÇÃO:12 a 15 de fevereiro de 2016.

Local: As inscrições devem ser feitas pessoalmente na secretaria da Gerontologia (10 andar, sala A 138, Campus Avançado da Asa Norte), mediante entrega de toda documentação abaixo relacionada em forma de anexo.

Somente aluno regular poderá se inscrever no Processo Seletivo de Bolsa de Estudos.

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

Inscrição: 12 a 15 de fevereiro de 2016, de 8:30h às 11:30h e de 14:00h as 17h. Avaliação Interna: 16 de fevereiro de 2016.

Entrevista: 16 de fevereiro de 2016, de 08:00h às 08:30h. Resultado final: 16 de fevereiro de 2016 a partir das 10 h.

DOCUMENTAÇÃO DO CANDIDATO A SER APRESENTADA NO ATO DE INSCRIÇÃO E PARA CONCESSÃO:

 Formulário de Cadastro da CAPES (VERDE)  Formulário de Cadastramento de Bolsista  Termo de Compromisso PROSUP

 Requerimento de Benefício  Termo de Concessão de Benefício  Termo de Estagio de Docência  Plano de Trabalho

 Declaração de Próprio Punho (vinculo empregatício)  Copia do RG

 Cópia do CPF

 Cópia da Conta Bancaria no Banco do Brasil.

 Copia do Edital de Seleção ou Copia da Ata da Comissão de Bolsas  CV Lattes

 Comprovante de matrícula no 1º semestre letivo de 2016. 3 – PROCESSO SELETIVO E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS

A Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia, responsável pelo Processo Seletivo para Concessão de Bolsa de Estudo, terá como pontuação para a classificação final: (Anexo I- deve ser preenchido pelo próprio candidato).

a) Participação em programas de Iniciação cientifica;

b) Produção acadêmica: define-se como produção acadêmica no campo da Gerontologia:

I) Artigos ou capítulos publicados na área de gerontologia; II) Trabalhos acadêmicos realizados na área de gerontologia; III) Comparecimento a eventos da área de gerontologia;

IV) Estar inscrito ou ter cursado com aprovação disciplinas em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu. Estes itens poderão ser comprovados mediante apresentação de cópia do trabalho original, certificado ou declaração de sua realização, bem com do histórico escolar.

(3)

3 I) O exercício da profissão, na condição de profissional formado, com foco no idoso ou no processo de envelhecimento;

II) Atuação em projeto ou atividade da área de Gerontologia. Estes itens poderão ser comprovados mediante declaração prestada pela entidade empregadora/ realizadora/ coordenadora da atividade.

d) Desempenho acadêmico;

Todos os itens de pontuação devem ter comprovantes.

A não pontuação em alguns dos itens não desclassifica o(a) candidato(a).

Em caso de empate, serão considerados os seguintes critérios para desempate, priorizando o candidato que atender aos seguintes quesitos:

1) Menor rendimento financeiro;

2) Melhor nota geral no Processo de Seleção do Mestrado em Gerontologia em que obteve aprovação.

4 - REVOGAÇÃO DA CONCESSÃO DE BOLSA

Conforme o Artigo 14 da Portaria CAPES nº. 129/2006, será revogada a concessão da bolsa CAPES, com a consequente restituição de todos os valores de mensalidades e demais benefícios, nos seguintes casos:

1) se apurada omissão de percepção de remuneração, quando exigida;

2) se apresentada declaração falsa da inexistência de apoio de qualquer natureza, por outra Agência;

3) se praticada qualquer fraude pelo bolsista, sem a qual a concessão não teria ocorrido. Ressaltamos que a bolsa poderá ser revogada a qualquer tempo por infringência à disposição da Portaria CAPES n.º 129 de 13/12/2006, ficando o bolsista obrigado a ressarcir o investimento feito indevidamente em seu favor e impossibilitado de receber benefícios da CAPES pelo período de 5 (cinco) anos, contados a partir do conhecimento do fato.

5 - DISPOSIÇÕES GERAIS:

a) Este Edital aplica-se exclusivamente à cota de 01 (uma) bolsa de estudo, sendo 1 (uma) na modalidade “Bolsa” (custeio de taxas escolares e pagamento) e 1 (uma) na modalidade “Taxa” (custeio de taxas escolares), provenientes do PROSUP/CAPES, destinadas ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia da UCB.

b) A classificação no Processo Seletivo para Concessão de Bolsas de Estudo de que trata este Edital gera, para o candidato, apenas a expectativa de obtenção de uma bolsa, a ser efetivada mediante a disponibilização de recursos financeiros por parte da entidade financiadora, não implicando, portanto, compromisso por parte da UCB ou de sua mantenedora.

c) O valor da bolsa de estudo obedecerá integralmente à tabela da entidade financiadora. d) A concessão de bolsa não garante ao candidato o pagamento integral do curso, visto que, a forma de pagamento da UCB é por sistema de mensalidades, sendo assim, o candidato terá os benefícios da bolsa enquanto durar a vigência da mesma (mínimo 12 meses). e) Ao bolsista que for concedido o prazo máximo de bolsa, será permitido cursar somente a quantidade de créditos exigido pelo Programa; caso o bolsista faça mais créditos que o estabelecido pelo Programa, ele deverá arcar com o pagamento da diferença.

(4)

4 f) Considerar-se-á como desempenho acadêmico minimamente suficiente, a conclusão com aprovação de todos os créditos referentes às disciplinas cursadas durante o período de vigência da bolsa. Ademais, recomenda-se fortemente a submissão de ao menos 01 (um) artigo científico em revista qualificada como Qualis B2 ou superior, por semestre.

g) Por ocasião do prazo final de 12 meses, o bolsista, para renovação da bolsa, deverá reapresentar comprovantes de todos seus rendimentos e declarações de próprio punho sobre possuir vínculo empregatício e concorrer a novo processo.

h) O cancelamento da bolsa poderá ocorrer a qualquer instante por insuficiência de desempenho acadêmico; conclusão, interrupção ou desistência do curso; solicitação de trancamento de matrícula, afastamento temporário ou cancelamento de disciplina; alcance do limite de duração da bolsa; perda das condições essenciais à concessão; e se houver mudança nas condições de concessão do benefício pela entidade financiadora.

i) A concessão da bolsa de estudo implicará a necessidade de o estudante apresentar, à secretaria do Programa, no final do primeiro mês de bolsa, um Plano de Trabalho elaborado em conjunto com seu orientador, contemplando a produção acadêmico-científica a ser obtida durante o prazo vigente da bolsa. Deverão ser entregues, também, relatórios de atividades sobre essa produção ao final de cada semestre letivo e um relatório de conclusão de bolsa.

j) O bolsista terá o prazo máximo de 24 (vinte e quatro) meses para a defesa de sua dissertação no mestrado, mesmo não tendo recebido bolsa durante todo período do curso. k) O bolsista realizará o estágio de docência na UCB, excetuando os alunos que já estiverem exercendo a atividade de docência na graduação compatível com as áreas de pesquisa do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Gerontologia;

l) Os casos omissos neste Edital serão decididos pela Comissão de Bolsas/CAPES do Programa.

m) A vigência do resultado deste Edital para fins de indicação de novos bolsistas será até 20 de fevereiro de 2016.

O resultado do Processo Seletivo para Concessão de Bolsa de Estudo será afixado no mural da Direção do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia, no Campus Avançado da Asa Norte, no dia 16 de fevereiro, a partir das 10 horas. O candidato aprovado deverá comparecer à Coordenação do Programa ainda no mesmo dia 16 de fevereiro de 2016, com toda a documentação acima enumerada para poder receber a concessão. Caso não tenha os referidos documentos, será chamado o próximo da lista de classificação até efetivar a concessão da bolsa.

Brasília – DF, 12 de fevereiro de 2016. Prof. Dr. Vicente Paulo Alves

Presidente da COMISSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia

(5)

5 ANEXO I

CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO

Critérios 6 pontos 2 pontos 1 ponto 0,5 ponto 0 ponto Total Participou de programas de Iniciação científica (mínimo 6 meses) Sim - - - Não Tem especialização (360hs) - Sim, na área de gerontologia . Sim, em outras áreas. Não Tem aperfeiçoamento (≥40hs) - - Sim, na área de gerontologia. Sim, em outras áreas. Não Possui resumos em anais de eventos? (Por resumo) - - Sim, na área de gerontologia. Sim, em outras áreas. Não Possui artigo científico ou capitulo de livro publicado? (Por artigo/capitulo) - - Sim, na área de gerontologia. Sim, em outras áreas. Não Participa ou participou de projeto de pesquisa? (Por projeto) - - Sim, na área de gerontologia. Sim, em outras áreas. Não Créditos concluídos no mestrado - - 19 a 24 10 a 18 0 a 9 Rendimento Acadêmico (média de todas as notas do mestrado) - 9,3 a 10,0 9,29 a 8,80 8,79 a 7,80 <7,79 Numero de faltas (total das disciplinas cursadas no mestrado) - - 0 1 a 2 ≥3 Já passou pela qualificação do projeto? - Sim - - Não Pontuação Final - - - - -

Referências

Documentos relacionados

Para Oliveira (2013), a experiência das universidades a partir da criação do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras – PAIUB e mais

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

Todavia, nos substratos de ambos os solos sem adição de matéria orgânica (Figura 4 A e 5 A), constatou-se a presença do herbicida na maior profundidade da coluna

Na primeira, pesquisa teórica, apresentamos de modo sistematizado a teoria e normas sobre os meios não adversarias de solução de conflitos enfocados pela pesquisa, as características

Dois termos têm sido utilizados para descrever a vegetação arbórea de áreas urbanas, arborização urbana e florestas urbanas, o primeiro, segundo MILANO (1992), é o

Outro ponto importante referente à inserção dos jovens no mercado de trabalho é a possibilidade de conciliar estudo e trabalho. Os dados demonstram as

Here, we aim to understand how expression of RA degradation enzymes (Cyp26) can be correlated with RA distribution and functions during amphioxus (B. lanceolatum)

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do