• Nenhum resultado encontrado

Saúde Coletiva ISSN: Editorial Bolina Brasil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Saúde Coletiva ISSN: Editorial Bolina Brasil"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Gomes Alencar, Neiva; Gomes, Luís Carlos

Avaliação da assistência pré-natal na percepção de gestantes atendidas em uma Unidade com Programa de Saúde da Família

Saúde Coletiva, vol. 4, núm. 19, 2008, pp. 13-17 Editorial Bolina

São Paulo, Brasil

Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=84201904

Como citar este artigo Número completo Mais artigos

Home da revista no Redalyc

Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto

(2)

Avaliação da assistência pré-natal na

percepção de gestantes atendidas em

uma Unidade com Programa de Saúde

da Família

Neiva Gomes Alencar

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Obstétrica. Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Docente do Centro Universitário Nove de Julho, da Faculdade de Enfermagem Hospital Israelita Albert Einstein e do Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica da Universidade Bandeirantes.

neiva@uninove.br

Luís Carlos Gomes

Enfermeiro. Especialista em Enfermagem Obstétrica. Enfermeiro da Unidade de Saúde do Jardim Souza/SP.

Recebido: 26/09/2006 Aprovado: 20/08/2007

O objetivo deste estudo foi analisar a qualidade da assistência pré-natal em Unidade de Saúde da Família, bem como conhecer o perfil epidemiológico das gestantes e suas dificuldades de acesso aos serviços. Trata-se de um estudo quantitativo e descritivo com 152 gestantes, realizado por meio de um questionário semi-estruturado. Os resultados apontam para uma população predominantemente jovem e de baixa escolaridade. Constatou-se a adequação da assis-tência prestada. Dentre as dificuldades levantadas, destacam-se as condições sócio-econômicas. Conclui-se que a assistência pré-natal através do PSF, obteve boa cobertura, com atenção pré-natal, segundo os critérios estabelecidos pelo Programa Nacional de Humanização do Pré-Natal.

Descritores: Avaliação, Pré-natal, Programa de Saúde da Família.

The aim of the study was to analyze the quality of the prenatal care in Family Health Unit, as well as to know the preg-nant profile epidemiologist and its difficulties of access to the health services. It is a descriptive quantitative research accomplished with 152 pregnant women through a semi-structuralized questionnaire. The results point to a population predominantly young presenting low degree education. Amongst the raised difficulties it is distinguished, the partner-economic conditions. It is concluded that the prenatal care through the FHP, got good covering, with prenatal attention according to criteria established by the Human National Program of the Prenatal.

Descriptors: Evaluation, Prenatal, Family Health Program.

El estudio tiene como objetivos conocer la calidad de la asistencia prenatal en unidad de Salud Familiar, así como rastrear el perfil de las embarazadas y sus dificultades de acceso a los servicios de salud. Es un estudio quantitativo y descriptivo con 152 mujeres embarazadas a través de un cuestionario. Los resultados demostraron que la población es predominantemente joven, de baja escolaridad y lo evidenciaron la suficiencia de la asistencia dada. Entre las dificultades levantadas es distinguido las condiciones económicas. Se concluye que la asistencia prenatal a través del PSF, es accesible, con la atención prenatal según criterio establecido para el Programa Nacional Humanización del Prenatal.

(3)

INTRODUÇÃO

A

redução das taxas de morbi-dade e mortalimorbi-dade materna e perinatal dependem signifi ca-tivamente da avaliação da assis-tência pré-natal, uma vez que a qualidade dessa assistência tem relação estreita com os níveis de saúde de mães e conceptos.

Tem sido constatado que, em nações desenvolvidas, as perdas perinatais estão relacionadas principalmente a doenças de difícil prevenção, entre estas: as malformações congênitas, o descolamento prematuro de pla-centa e os acidentes de cordão. Nos países em desenvolvimen-to, predominam os óbitos peri-natais por afecções passíveis de prevenção ou controle por meio de adequada assistência pré-natal, tais como: as síndromes hipertensivas, a sífi lis congênita e as infecções urinárias compli-cadas1.

Dentre os indicadores de qualidade da assistência pré-natal, o Ministério da Saúde2

inclui a taxa de cobertura do programa, realização de seis ou mais consultas de pré-natal, início no primeiro trimestre de gestação e realização de exa-mes laboratoriais.

Esta assistência tem mereci-do destaque crescente, e espe-cial atenção, devido a persis-tência de índices preocupantes de indicadores de saúde, tais como os coeficientes de morta-lidades materna e perinatal, e tem motivado o surgimento de um leque de políticas públicas que focalizam o ciclo gravídi-co-puerperal3. Neste sentido,

o Programa de Saúde da Famí-lia (PSF), representa um forte mecanismo de organização de acesso (porta de entrada) a serviços simples e complexos (referência), e que atualiza os conceitos tradicionais de distri-to sanitário e a própria noção de hierarquização da atenção à saúde observada no texto cons-titucional de 1988.

O PSF representa uma estra-tégia inovadora no cenário dos

“A REDUÇÃO DAS TAXAS DE MORBIDADE E MORTALIDADE MATERNA E

PERINATAL DEPENDEM SIGNIFICATIVAMENTE DA AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA

PRÉ-NATAL, UMA VEZ QUE, A QUALIDADE DESSA ASSISTÊNCIA TEM RELAÇÃO

ESTREITA COM OS NÍVEIS DE SAÚDE DE MÃES E CONCEPTOS”

(4)

serviços de saúde, e prioriza as ações de promoção, de pro-teção e de recuperação da saúde das pessoas e das famílias de forma integral, contínua e pró-ativa, tendo como meta a assistência básica humanizada e participativa, centrada na família em conformidade com os princípios do SUS, favore-cendo a compreensão ampliada do processo saúde/doença, no contexto de um território definido geográfica e adminis-trativamente4.

Na Unidade de Saúde da Família (USF), o principal obje-tivo da assistência pré-natal é o acolhimento de todas as ne-cessidades da mulher, desde o momento em que ela procura os serviços.

Desta forma, torna-se importante conhecer as atividades oferecidas pelo PSF no atendimento às gestantes e o seu per-fi l, para que se possa implementar uma assistência diferencia-da e adequadiferencia-da a determinadiferencia-das populações.

OBJETIVOS

Analisar a qualidade do atendimento prestado na assistência pré-natal em USF sob o ponto de vista das gestantes; e tra-çar o perfil epidemiológico das gestantes atendidas no PSF, identificando as dificuldades encontradas pelas mulheres durante às consultas.

METODOLOGIA

O estudo realizado foi do tipo descritivo com análise quan-titativa, com 152 gestantes cadastradas em uma USF do Município de São Paulo (SP). Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário com questões semi-estruturadas. Foi encaminhada uma carta de solicitação de permissão para o estudo, e os dados foram coletados após a assinatura do termo de consentimento livre esclarecido. A análise de dados foi feita mediante procedimentos esta-tísticos e tabulação dos resultados, sendo apresentado em números absolutos e percentuais em tabelas e gráficos.

RESULTADOS

Perfi l das gestantes atendidas

No que se refere ao perfi l epidemiológico das gestantes atendidas, foram analisados dados referentes à idade, escolaridade, estado civil e tipo de atividade que exercem entre outros. No quesito ida-de, observa-se que a grande maioria se enquadra na faixa etária de 21 a 25 anos (34%), seguida pelas adolescentes (27%). A faixa etária de 36 a 40 anos foi a menos destacada (7%). A pesquisa revela ainda que, a grande maioria das gestantes entrevistadas possuía apenas o ensino fundamental completo (45%), seguido de outra parcela que concluiu o ensino médio (32%).

No que diz respeito ao estado civil, os resultados são des-critos conforme a quadro 1.

A renda familiar é destacada no gráfi co 1.

As características sócio-demográficas da população es-tudada constataram predomínio de pacientes jovens e de baixa escolaridade, em sua maioria paulista, nascida na região em que vivem. De modo preocupante, verificou-se percentual importante de grávidas adolescentes. Segundo a literatura, a baixa escolaridade, bem como o alto índice de gravidez na adolescência, contribui com a baixa utilização da assistência pré-natal, contribuindo para o aumento da morbimortalidade materno-fetal5.

No que se refere ao estado civil, a maioria é casada. Elas têm baixas rendas familiares, representadas por um a dois salários mínimos, não auxiliam na renda, visto que a grande maioria (64%) não se encontravam no mercado de trabalho durante a gravidez. Dados da literatura que pesquisaram a relação da renda familiar com o resultado perinatal iden-tificaram maiores taxas de mortalidade entre famílias cuja renda per capita era inferior a um salário mínimo1. Todavia,

no presente estudo não se evidenciou correlação estatística entre a renda familiar e a adequação da atenção pré-natal. Observamos que, 51% das gestantes exercem suas ativida-des como do lar.

Outro fator importante da amostra estudada revelou por-centagens signifi cativas de adolescentes (27%), de solteiras sem união estável (31%) e de pacientes com ensino

funda-“MEDIR A SATISFAÇÃO DO CLIENTE RELACIONA-SE À

COMPREENSÃO DAS EXPERIÊNCIAS DELE NO CUIDADO

À SAÚDE, PROMOÇÃO DA COOPERAÇÃO COM O SEU

TRATAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS NO

CUIDADO À SAÚDE, BEM COMO SUA AVALIAÇÃO”

Quadro 1. Gestantes quanto ao estado civil/união. São Paulo, 2004.

Estado civil/união nº de gestantes %

Casada Solteira (sem união estável) Solteira (com união estável) Não especificou Total 72 47 30 3 152 47 31 20 2 100

Gráfi co 1. Distribuição das gestantes quanto a renda familiar. São Paulo, 2004.

28%

68% 3%1%

(5)

mental incompleto (45%). Segundo a literatura, todas essas condições se relacionam, no seu conjunto ou isoladamente, com baixa utilização da assistência pré-natal, contribuindo para o aumento da morbimortalidade materno-fetal5.

Acredita-se que, no quadro social desfavorável a maioria das gestantes interfere na alta incidência de gestações não planejadas. No entanto, vários são os motivos que levam as mulheres a engravidarem mesmo em situações adver-sas, entre eles dastacam-se: provar a fertilidade, solidificar o relacionamento com o parceiro, ter alguém para amar e cuidar6.

As gestantes e a sua relação com o serviço de pré-natal

Estudos epidemiológicos têm demonstrado que mulheres que fazem pré-natal têm taxa de mortalidade materna e pe-rinatal menores, além do fato que tal modalidade de assis-tência possibilita identificar fatores de risco, para posterior

controle ao longo de toda gestação, e a identificação preco-ce de complicações da gravidez7.

A qualidade da assistência nos serviços de saúde pode ser definida como a satisfação das necessidades dos clien-tes8. Assim, as estratégias na busca da qualidade devem ser

dirigidas para esta população. Os clientes devem ser ouvi-dos acerca da avaliação sistemática das atitudes ouvi-dos profis-sionais de saúde, como também a respeito do impacto os processos de tratamento sobre a saúde.

Desta forma, conhecer as dificuldades e as impossibilida-des da população no acesso as consultas de pré-natal é im-portante para adequar e estudar novos caminhos. O estudo, no entanto, não teve a abrangência para analisar qualitativa-mente os motivos que dificultam a realização do pré-natal, devendo ser está temática objeto de outros estudos. Mas, as dificuldades encontradas ao realizar o pré-natal foram elen-cadas como: problemas de ordem pessoal, dificuldade de acesso de locomoção e as condições sócio-econômicas.

No que diz respeito à dificuldade ao acesso de locomo-ção, é importante ressaltar que devido ao fato do atendi-mento nas Unidades Básicas de Saúde serem regionalizados, e o PSF amplia isto no contexto de um território definido geográfica e administrativamente, os usuários residem nas proximidades de tal serviço.

Observa-se que a maioria das gestantes (83%) não utiliza meios de transportes, apenas uma pequena parcela da po-pulação estudada (17%) necessita de transporte até a USF. Constatou-se também que, a maioria das gestantes utiliza até 30 minutos no trajeto domicílio-Unidade Básica de Saú-de (89%).

A satisfação do cliente é uma maneira de se avaliar a qualidade do serviço e do atendimento, cujas informações

podem servir para analisar a estrutura, o processo ou o re-sultado. Além disso, satisfazer o cliente deixa implícita a possibilidade de seu retorno ao serviço quando necessitar de atendimento médico, garantindo uma demanda crescen-te.

Assim, as gestantes foram interrogadas quanto a satisfa-ção em relasatisfa-ção ao atendimento prestado pela equipes do Programa de Saúde da Família. Observou-se que, 99% das usuárias demonstraram satisfação com o serviço oferecido.

Medir a satisfação do cliente relaciona-se à compreen-são das experiências dele no cuidado à saúde, promoção da cooperação com o seu tratamento e identificação de pro-blemas no cuidado à saúde, bem como sua avaliação. Sabe-se que a satisfação com o cuidado tem grande importância para determinar se o indivíduo procura orientação médica, adere ao tratamento e mantém contato constante com o pro-vedor de cuidado. Portanto, a satisfação do cliente pode ser

usada para predizer se ele seguirá as recomendações dadas, se retornará para dar continuidade ao tratamento e se muda-rá de serviço de saúde9.

As equipes de PSF, por sua vez, direcionam suas ações a partir das informações geradas pelos ACS, analisadas e discu-tidas com os fornecedores destes dados, visando uma prática

“84% DAS GESTANTES CONHECEM O PROGRAMA;

99% CONSIDERAM O ATENDIMENTO PRESTADO

COMO ADEQUADO; 97% CONHECEM A EQUIPE QUE

PRESTA ATENDIMENTO; 54% CONHECEM O HOSPITAL

QUE SERÁ REFERÊNCIA PARA O SEU PARTO; E 93%

RECEBEM VISITAS MENSAIS DOS ACS

S

Quadro 2. Gestantes com relação à dificuldade em se realizar o pré-natal. São Paulo, 2004.

Difi culdade nº de gestantes %

Sim Não Total 20 132 152 13 87 100

Gráfi co 3. Gestantes quanto a participação nas atividades da Unidade de Saúde onde realizam o pré-natal.

São Paulo, 2004.

43%

57%

(6)

social construtiva e catalisadora de novas vivências. As visitas são descritas no quadro 3.

No presente estudo, verificaram-se aspectos positivos com relação à assistência pré-natal com ênfase no PSF, visto que 84% das gestantes conhecem o programa; 99% consi-deram o atendimento prestado como adequado; 97% co-nhecem a equipe que presta atendimento; 54% coco-nhecem o hospital que será referência para o seu parto; e 93% rece-bem visitas mensais dos ACSs.

CONCLUSÃO

O PSF valoriza o trabalho em equipe com enfoque multidis-ciplinar, requerendo uma prática pautada nos princípios de promoção da saúde, o que favorece uma visão e uma ação ampliada, com a incorporação de múltiplos saberes10.

Considera-se que, em razão da complexidade e da di-versidade de demandas, na prática, os múltiplos enfoques concedidos pelas abordagens das várias ciências são funda-mentais à garantia da assistência de qualidade, consolidada no exercício da multidisciplinaridade e da interdisciplinari-dade11. Por conseguinte, a atenção no PSF fortalece, dentro

do contexto social da gestante, o vínculo estabelecido entre sua família e a equipe de saúde. Dessa maneira, a huma-nização da assistência pressupõe uma relação de respeito entre os profissionais de saúde e as gestantes.

Portanto, de acordo com este estudo, verificou-se que a população pertencente a área de abrangência da Unidade de Saúde da Família do Jardim Souza está praticamente co-berta pelo PSF, o que tem contribuído para a melhoria do acesso das gestantes ao atendimento pré-natal, gerando boa cobertura de acompanhamento por ACS, consultas médicas e de enfermagem, bem como excelente cobertura das ativi-dades preventivas.

Contudo, ainda são evidenciados obstáculos importantes a uma boa qualidade do pré-natal, como: um percentual

sig-nificativo de gravidez na adolescência, que deve ser traba-lhado com a garantia de serviços de planejamento familiar já existente na Unidade.

A assistência pré-natal adequada é um dos indicadores de saúde dos municípios, e constitui uma ferramenta funda-mental na redução da morbimortalidade perinatal. A qua-lidade do pré-natal está vinculada a fatores diversos, tais como: número de consultas, exames solicitados, ações edu-cativas e principalmente a capacitação dos profissionais que assistem as gestantes. Neste contexto, o Programa de Saúde da Família se apresenta como uma alternativa viável e pro-missora no campo do atendimento humanizado.

1. Tanaka AC. Mortalidade materna.

In_____ Rede Nacional Feminista de Saúde e Diretos reprodutivos. Saú-de da mulher e direitos reproduti-vos: dossiês. São Paulo:Rede Saúde; 2001.

2. Brasil. Ministério da Saúde.

Assis-tência pré-natal: manual técnico. 3 ed. Brasília: Secretaria de Políticas de Saúde – SPS/ Ministério da Saú-de; 2000.

3. Silveira DS, Santos IS, Costa JSD.

Atenção pré-natal básica: uma

ava-liação da estrutura e do processo. Cad Saúde Pública 2001; 17:131-9.

4. Brasil. Ministério da Saúde.

Secre-taria de Assistência à Saúde – Coor-denação de Saúde da Comunidade. Saúde da família: uma estratégia para a reorientação do modelo assis-tencial. Brasília; 1997.

5. Federação Brasileira das

Socie-dades de Ginecologia e Obstetrícia. Assistência pré-natal: manual de orientação. Rio de Janeiro; 2000. 6. Amazarray MR, et al. A

experiên-cia de assumir a gestação na adoles-cência: um estudo fenomenológico. In_____ Psicologia: Reflexão e Críti-ca 1998; 3 : 431-440.

7. Santos IS. et al. Critérios de escolha

de postos de saúde para acompanha-mento pré-natal em Pelotas, RS. Revis-ta de Saúde Pública 2000; 34:603-9.

8. Berwick DM. Melhorando a

quali-dade dos serviços médicos, hospita-lares e da saúde. São Paulo: Makron Books; 1994.

9. Santos SR, Lacerda MCN. Fatores

de satisfação e insatisfação entre os pacientes assistidos pelo SUS. R. Bras Enferm. 1999;52(1): 43-53.

10. Souza HM. Programa Saúde da

Família. Revista Brasileira de Enfer-magem 2000; 53:7-16.

11. Severino AJ. O conhecimento

pedagógico e a interdisciplinarida-de: o saber como intencionalização da prática. In_____ Didática e Inter-disciplinaridade. São Paulo: Papirus; 1998: 31-44.

Referências

“A ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL ADEQUADA É UM

DOS INDICADORES DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS, E

CONSTITUI UMA FERRAMENTA FUNDAMENTAL NA

REDUÇÃO DA MORBIMORTALIDADE PERINATAL”

Quadro 3. Gestantes quanto às visitas mensais do ACS. São Paulo, 2004. nº de gestantes % Sim Não Total 141 11 152 93 7 100

Referências

Documentos relacionados

Analisando de forma geral percebi quanto é valoroso trabalhar com jogos para o Ensino de Matemática, em especial na disciplina de Geometria, pois trabalha muito

O preço de uso de Linha Dedicada e a Taxa de Instalação de cada Linha Dedicada, bem como os preços dos demais serviços previstos neste Contrato serão regidos

Toxicidade sistêmica para órgãos-alvo específicos - exposição única Dados não disponíveis. Toxicidade sistêmica para órgãos-alvo específicos - exposição repetida Dados

Será usado o modelo CIR (Cox, Ingersoll e Ross [1985]) para modelar a taxa de juros de curto prazo. Assim, conseguiríamos uma fórmula fechada para o preço da opção, sem permitir

O número de créditos projetados para o exercício de 2012, tem por base o número de créditos praticados em 2011B, ajustado conforme proposta da direção dos Campi.. Destaca-se que

Ao analisar o sucedido numa escola dos EUA, em que uma menina negra é recebida, por ordem judicial vinda da Suprema Corte Federal, numa escola para brancos,

Referente ao terceiro momento, este foi planejado na intenção de que os alunos pudessem ter uma aprendizagem significativa por meio de uma brincadeira, uma atividade mais lúdica,

O Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, mostrou-se satisfeito com a vinda do torneio para o seu concelho referindo que pretende "que esta iniciativa sirva