• Nenhum resultado encontrado

MUNDO PUCRS, ano 2, n.20, de 1º a 15 de abril de 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MUNDO PUCRS, ano 2, n.20, de 1º a 15 de abril de 2015"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Edição Nº 20 • Ano II 1º a 15 de abril de 2015

mundo

PÁGINA 3

GERAÇÃO APRENDIZ

PÁGINA 5

PÁGINA 4

74 JOVENS REALIZAM FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

NA PUCRS, COMO DELON URBANO, 15 ANOS,

NO MUSEU DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

ALEXANDER

SAPIRO, UM

TECNOPUC SEDIA

OPERAÇÃO DA

GLOBO.COM

MÉDICO COM VEIA

DE ARTISTA

FO TO : BRUNO T ODE SCHINI

(2)

Em 2 de janeiro de 2017, serão celebrados dois séculos desde que Marcelino Champagnat deu início ao sonho de transformar a sociedade por meio da educação evangelizadora. Uma das ações para comemorar a data será o concurso cultural para escolha da música-tema do bicentenário. O vencedor ganhará uma viagem para conhecer os principais lugares da História do Instituto Marista, com uma peregrinação a l’Hermitage, na França. Informações: http://bit.ly/19Zp18h.

ATÉ 2 DE MAIO – INSCRIÇÕES PARA CONCURSO DA ESCOLHA DA MÚSICA-TEMA DO BICENTENÁRIO MARISTA

O 1º ano da Mundo PUCRS foi destaque no Facebook da revista, com centenas de cur-tidas. Também foram sucesso na web o pe-dido de doações para a Páscoa das crianças internadas no Hospital São Lucas, o Stand Ca-louros e as atividades de recepção aos novos alunos da Faculdade de Matemática.

Saguão do prédio 9, das 12h30min às 13h. Início da temporada de 2015. Serão executadas obras de Bach, Mo-zart, Bellini, Berlioz, Hugo Wolf, Ben-jamin Britten e do brasileiro Dimitri Cervo. Regência do maestro Márcio Buzatto e participação da soprano Sue -len Matter, acompanhada de piano. En-trada franca. Promoção: Instituto de Cultura.

8 DE ABRIL – SOBREMESA MUSICAL

FO TO : B RUN O T O D ES CH IN I

pauta

na

Fone: 3353-4446 ou r amal 4446 Site:www.pucrs.br/mu ndopucrs E-mail: mundopucrs@pucrs.b r Fan page: www.facebook.com/ mu ndopucrs

Fale com a gente

Auditório do prédio 11, às 19h30min. Com a as-sessora técnica do Conselho Federal de Farmácia, Josélia Frade, e mediação da diretora da Faculdade de Farmácia, Ana Lígia Bender. Temas: intervenções farmacoterapêuticas, novas ferramentas de trabalho, qualidade dos serviços e inserção dos profissionais nos serviços de saúde. Inscrições pelo www.crfrs.org. br, no link Acesso Restrito. Entrada mediante doação de 1 kg de alimento não perecível. Promoção: Facul-dade e Conselho Regional de Farmácia.

1º DE ABRIL – PALESTRA FARMACÊUTICO BRASILEIRO EM 2020

Teatro do prédio 40, às 20h. Com a participação do violonista gaúcho Paulo Inda. Nas peças com orquestra de câmara, a regência é de Márcio Buzatto. Entrada franca. Promoção: Instituto de Cultura.

8 DE ABRIL – CONCERTOS PUCRS – MÚSICA DE CÂMARA

Serão selecionados projetos de software para serem desenvol-vidos e executados ao longo de quatro meses na Aceleradora Ágil, incubadora de métodos ágeis. Os interessados devem ter um mentor com disponibilidade de 8 horas semanais e enviar uma breve explicação da proposta para o e-mail ci@pucrs.br. Informações: 3320-3672. Promoção: Centro de Inovação Micro-soft-PUCRS com a ThoughtWorks.

ATÉ 12 DE ABRIL – INSCRIÇÃO DE PROJETOS DE SOFTWARE

Teatro do prédio 40, às 18h30min. As professoras da Faculdade Carolina Lisboa e Vanessa Maurente e a psicóloga Sílvia Hallberg falam sobre o tema

Pen-sando a Psicologia no mundo virtual: aproximações, desafios e oportunidades. Entrada franca. Evento

restrito a alunos da PUCRS.

Auditório do prédio 11, às 14h30min. O médico pediatra Carlos Henrique Casartelli trata do tema A

formação dos profissionais da saúde para atender às demandas de saúde atuais. Entrada franca. 6 DE ABRIL – AULA INAUGURAL DA PSICOLOGIA

7 DE ABRIL – AULA INAUGURAL DA FAENFI

Auditório do prédio 5, às 19h30min. A professora Celi Sca-lon (UFRJ) aborda o tema: De que igualdade falamos? Um conceito em múltiplas dimensões. Entrada franca.

7 DE ABRIL – AULA INAUGURAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Auditório do prédio 5, às 17h30min. Dentro do evento Sob fogo cruzado: o Oriente Médio em debate, a palestra será realizada por Bruno Biazetto, doutorando da Georgetown University. Entrada franca. Inscrições no local. Promoção: cursos de graduação e pós em História.

7 DE ABRIL – PALESTRA O VOO DA ÁGUIA:

POLÍTICA EXTERNA DOS EUA PARA O ORIENTE MÉDIO

Auditório 202 do prédio 40, às 14h40min. Exibição do filme Pulando a vassoura, seguida de debate. O evento é para pes-soas acima de 55 anos. Entrada franca. Promoção: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social.

6 DE ABRIL – CINE COMENTADO

Feriado escolar2 A 4 DE ABRIL – SEMANA SANTA FOTO: SONY PICTURES

SUCESSO NA WEB

FO TO : V ANE SS A MELL O

(3)

FOTO: ARQUIVO P

ESSOAL A globo.com, responsável pela distribuição do conteúdo do Grupo Globo no cenário digital, terá uma unidade no Tecnopuc. A nova filial será composta por uma equipe de tecnologia, com foco no desenvolvimento das plataformas de publicação, vídeos e dados. Para o gerente de tecno-logia, Marcelo Soares, a expectativa é que essa operação possibilite o aumento da oferta de soluções de internet para o Grupo Globo, combinando os talentos locais e a cultura da empresa. O diretor do Tecnopuc, Rafael Priklad-nicki, acredita que a parceria traz inúmeras oportunidades de cooperação no desenvolvimento tecnológico e no envolvimento dos profissionais com as demandas trazidas pela empresa. A globo.com, que completa 15 anos, está entre os maiores portais do País, atraindo 42 milhões de visitantes únicos/mês (comScore fev/15, home+work).

Em 2013, o Brasil registrou 56 mil crimes violentos que tiraram a vida, em geral, de homens negros, pobres e liga-dos ao mercado da droga. A taxa de homicídios é próxima de 30 por 100 mil habitantes. No ano passado, os números devem ter aumentado, com aproximadamente 60 mil víti-mas. O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUCRS, Rodrigo de Azevedo, é um dos 15 especialistas convidados pelo governo federal a con-tribuir na elaboração do Pacto Nacional pela Redução de Homicídios. Vinculados ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os pesquisadores fizeram propostas que estão sendo finalizadas em reunião neste mês no Ministério da Justiça. A ideia é enfatizar políticas de prevenção, melhorar as investigações criminais e aumentar o controle sobre as ações da Polícia, além de buscar maior articulação entre a União, os governos estaduais, o Congresso Nacional e o Judiciário nessa área.

Tecnopuc recebe globo.com

Pacto Nacional

contra Homicídios

Com a presença de oito palestrantes da Euro-pa, o Instituto de Geriatria e Gerontologia está com as inscrições abertas para o 16º Simpósio Internacional de Geriatria e Gerontologia e 7º Simpósio de Psiquiatria Geriátrica, que serão realizados em setembro, no teatro do prédio 40. As inscrições podem ser realizadas no Centro de Educação Continuada (http://bit.ly/1914qPJ). No dia 19 de setembro, haverá o sorteio de uma passagem para Portugal e Itália aos presentes.

por

O Brasil é um dos três países do mundo que mais prende. A solução usada até agora não está dando certo. Reduzir

a maioridade penal, por exemplo, é aumentar esse contingente e reforçar as facções criminais. Propusemos ações de prevenção e investimento na juventude e na qualificação das polícias.

Rodrigo de Azevedo

programe-se

Todos os anos, a Universidade de Tübingen traz alemães para uma excursão ao Brasil. O Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza – Pró-Mata, da PUCRS, sempre está no roteiro. Este ano, o local receberá um visitante diferente. Faz parte do curso o alemão Wilhelm Herzog von Württemberg (de verde na foto), 20 anos, antepassado do príncipe Alexander Philipp Maximilian zu Wied-Neuwied, naturalista que fez uma viagem pioneira ao Sul do Brasil de 1815 a 1817. Espécimes da flora e da fauna coletados estão ainda guardados no Lindenmuseum, em Stuttgart. O duque começará a estudar em Tübingen neste ano. Se a Alemanha fosse uma monarquia, o seu avô seria o rei do Estado de Württemberg. Durante 25 anos, ele foi diretor da associação dos amigos da Universidade de Tübingen, hoje lugar ocupado pelo pai de Wilhelm. Os alemães estarão no Pró-Mata de 31 de março a 7 de abril. O local recebe anualmente 1,5 mil visitantes, de 30 instituições brasileiras e estrangeiras.

Duque no Pró-Mata

(4)

Médico com

veia de artista

Vindo de uma Europa pós-guerra, acompanhando a família em busca de melhores condições de vida, Alexander Sapiro deixou Bucarest, na Romênia, aos seis anos de idade, em 1952. No Brasil, construiu sua vida pessoal e profissional. Trabalha na PUCRS desde 1977, especialista em Pediatria e Neonatologia, é professor da Faculdade de Medicina. Adora música e se aventura em diversos instrumentos. Uma vez por semana faz aulas de violino, sua grande paixão. Toca ainda pandeiro, violão, escaleta, percussão e contrabaixo. Integra

a orquestra Vivace e, com os agentes do Centro de Pastoral e Solidariedade, toca anualmente no Piquete da Pastoral. Gosta de ler e de escrever e é fã de Woody Allen, Luiz Fernando Verissimo, Umberto Eco e Isabel Allende. Com vários livros editados em parceria com outros autores, já foi editor-chefe de uma edição do Histórias e Estórias Médicas, lançado pela Unimed. Guarda, entre as lembranças mais marcantes, o reencontro de seu pai com o irmão Grisha, que residia na Rússia, após 30 anos distantes um do outro.

A PUCRS recebeu,

em 26 de março, o Prêmio Top of Mind, da Revista Amanhã, nas categorias Universidade Privada e Museu

. A distinção evidencia as marcas mais lembradas pelos

gaúchos. Foi a quarta edição do PoA é Top. Representaram a Un

iversida-de no evento o Reitor Joaquim Clotet, o Pró-Reitor de Ex

tensão e Assuntos Comunitários,

Sérgio Gusmão, e a diretora do Mu-seu de Ciências e Tecnologia, Melissa Simões Pir

es.

Eu sou:trabalhador e persistente nos

meus projetos de vida

Acredito em:trabalho, honestidade e família

Eu admiro:Mozart, Martin Luther King

Melhor lembrança: nascimento dos

meus filhos e netos

Um lugar: Bucarest, Romênia

Durante a minha vida aprendi: a ser

trabalhador, pontual, respeitador e cumpridor dos meus compromissos

Experiência marcante: reencontro de

meu pai com seu irmão após 30 anos, que julgava ter morrido durante a 2ª Guerra Mundial

Já visitei: quase todos países da Amé-rica do Sul, Central, Estados Unidos, Canadá e maioria dos países da Europa

MUNDO PUCRS • PÁGINA 4

Alexander Sapiro

Autorretrato

Você Sabia?

Não gosto de: comidas exóticas tipo scargot e outras comuns na Ásia

Meu esporte é:tênis e futebol

Pessoas que me influenciaram: meu

pai e alguns professores da Faculdade de Medicina

Tenho saudades de: meus pais, amigos

e parentes que se foram ou residem longe

Se eu fosse um personagem: Albert

Sabin

Recomendo: leitura e cinema

Se eu fosse um filme eu seria: qual-quer filme de Woody Allen

A trilha musical da minha vida teria:

rapsódia em blue de George Gershwin

Coisas simples que me fazem feliz: en-contro com meus filhos e netos

As melhores coisas da vida são:

acom-panhar o crescimento dos filhos, ver a melhora dos meus pacientes, viajar para lugares ainda não conhecidos

Quando não estou trabalhando gosto de: ler, estudar, escutar música ou tocar instrumentos musicais

Momento mais marcante na trajetória

PUCRS:ser homenageado com a

Me-dalha Ir. Afonso

Se eu não trabalhasse na Faculdade de

Medicina eu seria:médico na clínica,

músico e escritor

Meu talento é: escrever e tocar alguns instrumentos

Planos futuros: ter mais tempo para

estudar violino, ler mais, escrever e de-dicar mais tempo à família

(5)

Poupança para o futuro

O programa

Ao todo, 74 jovens aprendizes atuam na Uni

-versidade por quatro horas diárias (manhã ou tarde). Além do Cesmar, alguns são vinculados ao CIEE. A primeira turma começou em julh

o de 2013. O objetivo do programa é oportunizar ao jovem o desenvolvimento de competências, por meio de atividades teórico-práticas, p

ro-porcionadas pela PUCRS e entidade formador

a, para o desempenho de funções

administrati-vas.

Geração

VIDA NO

AprendiZ

Em março, 26 meninas e 28 meninos, estudantes de escolas públicas e do Colégio Marista Ir. Jaime Biazus, começaram a atuar na PUCRS pelo Programa Geração AprendiZ. Eles residem nos bairros Mario Quintana, Rubem Berta ou em loteamentos próximos ao Centro Social Marista (Cesmar). O programa é desenvolvido em conjunto pelo Cesmar, responsável pela formação teórica dos jovens, e pela Universidade, que realiza a capacitação prática. Cabe ao centro estimular as famílias a participarem da evolução dos filhos, e à PUCRS, sensibilizar os gestores e o corpo funcional quanto à inserção dos jovens no ambiente de trabalho. Sete deles são portadores de deficiência intelectual e também iniciaram neste semestre a prática na Universidade, após formação no Cesmar.

Jaddy Thays da Silva, 16 anos, é aprendiz na Faculdade de Psicologia. Não por acaso. A orientadora do Cesmar sabia que ela sonha em fazer o curso. No 3º ano do Ensi-no Médio do Colégio Marista Ir. Jaime Biazus, estreou Ensi-no mundo do trabalho na PUCRS, onde pretende estudar. Com a bolsa, fará uma poupança para o futuro (quando tentará o ProUni) e aliviará o pai das suas despesas. Em poucos dias, já atende ao telefone, recebe alunos e professores no guichê e atualiza arquivos da Faculdade. A madrinha, a coordenadora administrativa Claudete Buck, já soma quatro afilhados e está satisfeita com o desempenho de Jaddy. “Ela é comunicativa, madura e pró-ativa”, comenta.

Oportunidade

Aprendiz no Museu de Ciências e Tecnologia, Delon Urbano, 15 anos, quer ter um bom progresso, conhecer pessoas e, no futuro, voltar como funcionário. Outra meta é fazer Engenharia Mecânica. Aluno do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Maris-ta Ir. Jaime Biazus, está no primeiro emprego. Faz recepção aos visitantes e auxilia na secretaria. O padrinho, Rodrigo Ribeiro, diz que atuar no Museu é uma oportunidade de conhecer várias áreas.

campus

Gerência de Recursos Humanos

FONTE:

Padrinhos e madrinhas

Para promover espaços de aprendizagem e inserção no am-biente de trabalho, o programa conta com padrinhos e madri-nhas. Eles orientam os aprendizes na realização das atividades e servem como modelos profissionais.

FO TOS : BRUNO T ODE SCHINI

(6)

A aluna Daiana Renck, do Programa de Pós-Graduação em Biolo-gia Celular e Molecular, conquistou o Prêmio Capes-Interfarma de Inovação e Pesquisa 2014. A distinção é entregue às melhores teses de doutorado relacionadas à inovação e pesquisa na área de saúde e ética/bioética no Brasil. A investigação de Daiana, A enzima uridi-na fosforilase 1 humauridi-na: alvo molecular para o desenvolvimento de novos inibidores para a quimioterapia do câncer, foi orientada pelo professor Luiz Augusto Basso.

O professor da Faculdade de Medicina José Miguel

Chatkin é o representante

brasileiro na European Respiratory Society (ERS). Participa de uma comissão para estudar o tabagismo como

problema comum a Portugal, Espanha e América Latina (Brasil, México, Argentina e Chile). São qua-tro pneumologistas, sob a coordenação da ERS, que terão um semestre para apresentar uma pro-posta de trabalho aos países envolvidos. A ideia é elaborar uma abordagem ibero-latino-americana, já que o tabagismo continua um grave problema de saúde pública.

Tabagismo:

inimigo comum

Frei Luiz Carlos Susin e padre Érico Hammes,

professores da Faculdade de Teologia, participa-ram, de 24 a 28 de março, do Fórum Mundial de Teologia e Libertação (FMTL), realizado de forma paralela ao Fórum Social Mundial, em Túnis, na Tunísia. O evento teve como temas as mudanças efetivas no Norte da África e no Oriente Médio (com a Primavera Árabe ou a Revolução da Dig-nidade), os processos de paz, as migrações e o trabalho escravo, as formas de viver pós-regimes totalitários, as lutas feministas e os fundamentos para os direitos humanos. Susin é secretário-ge-ral do Conselho do FMTL, e Hammes representa a PUCRS no órgão.

Teologia e Libertação

Prêmio Capes-Interfarma

O Instituto de Bioética da PUCRS participou do 10th World Conference on Bioethics, Medical

Ethics and Health Law, em Jerusalém (Israel), representado pelo professor Gabriel Gauer. No evento, promovido pela Unesco Chair in Bioethics, foi apresentado o trabalho realizado na Universi-dade The bioethics of compulsory treatment de-termined by a court order, de autoria dos docentes

Anamaria Feijó, Gabriel Gauer, Lívia Pithan e

Paulo Sporleder de Souza.

Bioética

Embaixador de Israel

A PUCRS foi a única universidade incluída na visita oficial ao Rio Grande do Sul realizada no final de março pelo embaixador de Israel, Reda Mansour. Recebido pelo Reitor Joaquim Clotet e assessores, o di-plomata e sua comitiva conheceram o Tecnopuc e o InsCer.

Medalha Porto Alegre

O professor Abdon Barretto Filho, da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, recebeu a Medalha de Porto Alegre. A honraria, entregue pelo prefeito José Fortunati no dia do aniversá-rio da Capital, 26 de março, homenageia pessoas e entidades que deram relevante contribuição à vida cultural, social, esportiva e econômica da cidade. Barreto é economista, diretor da Rede Plaza de Hotéis e presidente da ABIHRS.

Gente

&

Cia

FOTO: ARQ UIV O P UCRS FOTO : CAM ILA CUNH A FO TO : AR QUIV O PE SSO AL

Em cerimônia na Catedral Diocesana de Caxias do Sul, o professor da Faculdade de Teologia Leomar

Antônio Brustolin teve oficializado seu bispado e

passa a ser chamado de Dom Leomar, bispo-au-xiliar de Porto Alegre. Brustolin foi nomeado em janeiro pelo Papa Francisco para a nova função na Arquidiocese de Porto Alegre. Ele tem 47 anos,

Dom Leomar, novo bispo

é de Caxias do Sul, formado em Teologia pela PUCRS, mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia e doutor em Teologia pela Pontificia Università San Tommaso de Roma (Itália). A Univer-sidade participou da celebração com o Reitor Joaquim Clotet e comitiva.

FO TO : DIVUL GA ÇÃ O

(7)

Não é mais fácil relacionar-se pela internet, apenas diferente. Nem es-sas interações precisam ser fales-sas, superficiais ou violentas. A opinião é da professora Carolina Lisboa, co-ordenadora do Grupo de Pesquisa Relações Interpessoais e Violência: Contextos Clínicos, Sociais, Edu-cativos e Virtuais, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Saiba mais sobre o tema e as orientações da especialista para que pais e pro-fessores também se conectem e te-nham conhecimento das tecnologias e suas influências.

Cabe aos pais e professores aproximarem-se das tecnologias o máximo que puderem para que vejam os benefícios e enten-dam seus processos. A comunicação é essencial e, se houver uma lacuna de experiências, essa linguagem comum ou inte-ração não acontecerá. Pais e professores podem orientar os jovens em como lidar com especificidades do mundo virtual e desafios, mas para tal necessitam ter conhecimento dessas tecnologias e suas influências. É possível manter contato pró-ximo sem invadir, garantindo diálogo aberto e não punitivo. Os adultos devem ser próximos e evitar julgamentos inadequados. Os filhos e alunos se abrirão e buscarão orientações. Cabem alertas sobre o limite da exposição pessoal nas redes sociais e outras formas de interação e também acerca de conteúdos de sites e blogs de que os jovens possam ter curiosidade.

Não é difícil discernir entre o saudável e o excessivo principal-mente para pais e professores que estão atentos e sensíveis aos comportamentos e sentimentos dos jovens. Mas uma dica pode ser atentar ao tempo despendido on-line ou usando tecnologias por parte dos jovens, assim como os focos de in-teresse. Ou seja, é saudável para o ser humano manter vários focos de atividades e, se os filhos/alunos não se interessam por esportes, lazer, leituras, ou outras interações e apenas querem estar em contato com tecnologias, demonstrando inclusive um certo grau de dependência, os pais devem intervir com firmeza e em alguns casos inclusive procurar ajuda especializada. Os seres humanos são muito complexos e cada

um tem a sua subjetividade, o que faz a vida dinâmica e interessante. As tecnologias podem potencializar alguns comportamentos ou mesmo confundir as pessoas e gerar conflitos. Há um potencial de melhora de habilidades positivas como criatividade, atenção e memória, além de bom humor e conhecimento. O contexto não é capaz de determinar modos de agir. Portanto, as tecnologias interagem com atributos pessoais, gerando novos modos de agir ou potencializando características ou traços que existiam na pessoa.

A interação no mundo virtual pode ter uma ve-locidade acelerada em comparação com o real, assim como é mediada pela tela de celular ou computador, o que também pode favorecer os mais introvertidos e tímidos. Entretanto, a inte-ração virtual não substitui a face a face e as habi-lidades sociais que se aprendem com isso, como saber dizer não, ler expressões faciais, entender estados emocionais ou exercitar o julgamento das coisas e ter senso de humor. As interações virtuais podem ser superficiais, mas não neces-sariamente o são. Vive-se em um mundo per-meado pelas tecnologias e o momento é de se reinventar. Devem-se abandonar preconceitos acerca das relações virtuais (superficiais, vio-lentas, falsas) e integrar essas vivências a outras formas de interação. Pode ser fácil teclar, enviar uma mensagem, abrir uma janela, entrar numa rede social. Mas estabelecer e manter uma relação não o são, independentemente de que tipo e natureza for. O homem é um ser social por natureza, mas relacionar-se com as diferenças é um desafio constante.

Tecnologias potencializam

comportamentos

Interação no mundo virtual

Pais e professores conectados

Contra os excessos

FO TO : B RU N O T O D ES CH IN I

#virtualXreal

(8)

MUNDO PUCRS • PÁGINA 8 O novo (Tecnopuc) e o antigo (Champagnat) se combinam Mais um sábado na PUCRS

Enviada por Wendel de Lacerda

pelo Instagram @wendellacerda

Enviada por Naionara Mineiro

pelo Instagram @ioioo

aberto

Ângulo

Caminhos

Mundo PUCRS é uma publicação interna quinzenal da Universidade editada pelo Setor Editorial da Assessoria de Comunicação e Marketing, prédio 1, 2º andar, sala 202.02, fone 3353-4446 • Coordenadora da Assessoria: Stefânia Ordovás de Almeida • Comunicação: Ana Maria Roig • Editora Executiva: Magda Achutti • Edição e Redação: Ana Paula Acauan, Magda Achutti e Vanessa Mello • Revisão: Antônio Dalpicol • Fotógrafos: Bruno Todeschini e Camila Cunha • Arquivo Fotográfico: Analice Longaray e Camila Paes Keppler • Publicação on-line: Rodrigo Marassá Ojeda • Projeto gráfico e Editoração Eletrônica: Pense Design • Impressão: Epecê-Gráfica

Envie suas fotos feitas na PUCR S para mundopucr s@pucr s.br ou pelo www.facebook.c om/mundopucr s.

Você também pode usar a

#mundopucr

s no Instagram.

Quer

participar?

O paraíso tem nome

Enviada por Rafael

Vicentin pelo Instagram

Referências

Documentos relacionados

No que tange à dimensão pedagógica, essa ainda é fortemente mar- cada pelas práticas tecnicistas e pela abordagem tradicional de alfabeti- zação, refletindo um discurso

A modificação enzimática de EPS e degradação em oligossacarídeos têm sido mais utilizadas devido à especificidade característica de certas hidrolases que catalisam a hidrólise

Este trabalho tem como finalidade desenvolver uma identidade visual e um manual de utilização e aplicação para a loja Mística Presentes, uma vez que estes tópicos são

Sendo assim se tem a proposta deste trabalho acadêmico, apresentar a elaboração de um novo uniforme para a Mulher Maravilha, de forma que ele consiga projetar

Contudo, se diferencia dos demais pela maneira como é constituída – por ato unilateral da Fazenda Pública, independente de contraditório – sendo que seu procedimento

Para alcançar os objetivos descritos acima, faz-se necessário uma visão geral de todos os constituintes do referido imposto. Portanto com base nos estudos de

O cônjuge, qualquer que seja o regime de bens adotado pelo casal, é herdeiro necessário (art. No regime de separação convencional de bens, o cônjuge sobrevivente

Produção de ácido lático pelas bactérias Lactobacillus delbrueckii 103.10.2 e bactéria selvagem empregando os meios de cultivo: CSN 12brix, MRS modificado e Meio Padrão