• Nenhum resultado encontrado

SIRIUS Innovations. Comando, Manobra e Proteção. Controle Industrial. Answers for industry.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SIRIUS Innovations. Comando, Manobra e Proteção. Controle Industrial. Answers for industry."

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Controle Industrial

(2)

Siemens Industry Automation inovou o seu Sistema Modular SIRIUS de Controles Industriais. Os produtos da nova linha SIRIUS economizam ainda mais espaço, reduzindo custos com chaparia, pois são capazes de transmitir maior potência no mesmo tamanho construtivo.

Mais funções e simplificação nas conexões entre os componentes facilitam a montagem do quadro de controle, reduzindo tempo e custos com fiação. Os componentes são integrados facilmente aos sistemas de automação através das interfaces AS-i ou IO-Link. Com os novos Controles Industriais, o usuário monitora não somente o motor, mas toda a aplicação. Portanto, a disponibilidade da planta é aumentada.

Relés de monitoramento até 40 A

Chaves de partidas suaves Relés de sobrecarga até 40 A

Contatores de estado sólido Disjuntores até 40 A

(3)

7

Partidas compactas 3RA6

7/1 Dados gerais

Partidas compactas 3RA61, 3RA62 7/5 Partida direta 3RA61

7/6 Partida reversora 3RA62

Partidas compactas para IO-Link 3RA64, 3RA65

7/7 Partida direta 3RA64 7/8 Partida reversora 3RA65 7/9 Acessórios

7/14 Dados técnicos

Chaves de Partidas

Compactas 3RA6 até 32 A

7/2 7/5 7/6 7/7 7/8 7/9 7/14

Partidas compactas 3RA6 Dados gerais

Partidas compactas 3RA61, 3RA62 Partida direta 3RA61

Partida reversora 3RA62

Partidas compactas para IO-Link 3RA64, 3RA65 Partida direta 3RA64

Partida reversora 3RA65 Acessórios

(4)

Dados gerais

7

Panorama

Chaves de partida compactas e sistema de alimentação para 3RA6

3RA62 partida reversora Funcionalidade integrada

As partidas compactas SIRIUS 3RA6 são uma nova geração de chaves de partida compactas com a funcionalidade integrada de disjuntor-motor, contator e relé de sobrecarga eletrônico. Adicionalmente já estão integradas várias funções de acessó-rios opcionais, como chaves auxiliares e supressores de surto. Aplicação

As partidas compactas SIRIUS 3RA6 podem ser utilizadas em motores de indução trifásicos de até 32 A (aprox. 15 kW/400 V) não sendo adequadas para cargas monofásicas em CA ou CC. Aprovações de acordo com as normas IEC, UL e CSA foram emitidas para as compact starters.

Variedade reduzida de equipamento

Graças a amplas faixas de ajuste de corrente nominal e de ten-sões, a variedade do equipamento é bastante reduzida compa-rada às chaves de partida convencionais.

Alta confiabilidade operacional

A alta capacidade de ruptura de curto-circuito e o desligamento ao atingir o fim de sua vida útil significam que as partidas com-pactas SIRIUS alcançam um nível muito alto de confiabilidade operacional. Esta confiabilidade só é possível com gastos adi-cionais consideráveis.

Desligamento de segurança

As chaves auxiliares (contatos NF) das chaves de partida com-pactas 3RA6 são projetadas como contatos espelhados. Desta maneira é possível usar as chaves para o desligamento seguro, p. ex. parada de emergência, até Categoria 2 (EN 954-1) e junto com outros equipamentos de chaveamento redundantes até a Categoria 3 ou 4.

Comunicação via rede AS-i

Para habilitar a comunicação via rede AS-i existe um módulo op-cional em várias versões de montagem em vez dos terminais de circuito de controle em partidas compactas SIRIUS.

O design dos módulos AS-i permite agrupar até 62 chaves de partida com um total de 4 cabos a serem conectados ao

sis-Comunicação usando IO-Link

Até 4 chaves de partida compactas na versão IO-Link (partidas diretas e de reversão) podem ser interligadas e conveniente-mente ligadas ao mestre IO-Link por meio de uma conexão IO-Link padrão. Os módulos eletrônicos SIRIUS 4SI são usados p. ex. como mestres IO-Link para conexão ao sistema E/S des-centralizado SIMATIC ET 200S.

A conexão IO-Link permite uma alta densidade de informação na área local.

Os dados de diagnóstico de processo coletados pelas chaves 3RA6, p. ex. curto-circuito, fim de vida útil, posição, etc., não so-mente são indicados na chave de partida mas também transmi-tidos ao sistema de controle superior via IO-Link.

Graças ao painel de operação disponível como opção, que pode ser instalado na porta do painel de controle, é simples controlar a partida compacta 3RA6 com IO-Link.

Fiação permanente/fácil reposição

Usando os sistemas de alimentação SIRIUS para 3RA6 é possí-vel fazer as conexões elétricas de forma antecipada, sem uma partida compacta necessária para ser ligada.

A chave de partida compacta é muito fácil de substituir, sim-plesmente sendo retirada do painel sem desligar a fiação. Mesmo com conexões de parafuso ou na montagem em trilho padrão não existe a necessidade de desligar qualquer fiação (relacionada aos terminais removíveis principais e do circuito de comando) para substituir uma chave de partida compacta. Solução consistente desde a alimentação até o sistema de partida O sistema SIRIUS de alimentação para 3RA6 com barramento PE integrado é oferecido como uma possibilidade de alimenta-ção com a soma das correntes de até 100 A com sealimenta-ção máxima de condutor de 70 mm², e conectando o cabo do motor direta-mente sem terminais intermediários.

Conexões de parafuso e por mola

As partidas compactas SIRIUS e o sistema de alimentação para 3RA6 estão disponíveis com terminais de parafuso e por mola.

Configurador do sistema SIRIUS 3RA6

Um programa de configuração de sistema gratuito está disponí-vel para reduzir os trabalhos de engenharia na seleção de cha-ves de partida compactas.

Tipos de alimentação para chaves de partida compactas sem fusível 3RA6

No todo estão disponíveis quatro diferentes possibilidades de alimentação:

• Fiação paralela;

• Uso de barramentos trifásicos (combinação possível com disjuntores e contatores SIRIUS);

• Adaptadores de barramentos 8US; • Sistema de alimentação SIRIUS 3RA6.

Conexão por parafuso Conexão por mola

Os terminais são indicados nas tabelas pelos símbo-los mostrados com fundo laranja.

7

Cha

ves de par

(5)

Dados gerais

7

Para atender as exigências de distância de ar e de fuga da norma UL 508 existem as seguintes possibilidades de alimentação:

Chaves de partida compactas SIRIUS 3RA6

As partidas compactas SIRIUS 3RA6 são partidas universais de motores de acordo com a norma IEC/EN 60947-6-2. Como equi-pamentos de chaveamento, controle e proteção eles podem co-nectar, conduzir e desconectar as cargas a partir de correntes de curto-circuito de até Iq = 53 kA, isto é, elas são praticamente

livres de soldagem. As chaves combinam as funções de disjun-tor-motor, de contator e de relé de sobrecarga eletrônico em um único invólucro. Chaves de partida direta com 45 mm de largura e de partida de reversão com 90 mm de largura estão disponí-veis como variantes.

A versão de partida reversora é fornecida com intertravamento mecânico para evitar a atuação simultânea de ambas as dire-ções de rotação.

As chaves de partida compactas possuem funções de isola-mento de acordo com a norma IEC/EN 60947-2 e podem ser usadas como unidades de desligamento (chave geral de acordo com a norma EN 60204-1). O isolamento é efetivado ao mover a manopla para a posição “OFF”; o desligamento por meio de contatos de controle não é suficiente.

As partidas 3RA6 são fornecidas para 5 diferentes faixas de corrente. 3RA61 e 3RA62 possuem três faixas de ajuste de tensão (CA/CC), 3RA64 e 3RA65 possuem uma faixa de tensão de controle (CC):

Nota:

As partidas 3RA1 podem ser usadas para sistemas de partida sem fusível > 32 A até 100 A.

Os disjuntores SENTRON 3VL e os contatores SIRIUS 3RT podem ser usados para alimentações de carga sem fusível >100 A.

Condições de operação

As chaves de partida compactas 3RA6 são apropriadas para o uso em quaisquer condições climáticas. Elas são projetadas para a aplicação em ambientes fechados nos quais não prevalece ne-nhuma condição de operação severa (tal como poeira, vapores cáusticos, gases explosivos). Coberturas apropriadas devem ser providenciadas para a instalação em locais úmidos e com poeiras.

As partidas compactas SIRIUS geralmente são projetadas para o grau de proteção IP20. A temperatura ambiente permitida é de -20 a +60 °C.

A corrente de curto-circuito nominal ICS de acordo com a norma

IEC/EN 60947-6-2 é de 53 kA em 400 V.

Nota:

As correntes máximas permitidas de curto-circuito das diferen-tes versões do equipamento para as várias formas de sistemas de alimentação e tensões estão disponíveis sob consulta ao nosso Hot-line:

Tel.: +55 (11) 3833-4040

E-mail: atencao.cliente.ac.br@siemens.com.

Tempos de disparo de sobrecarga

Os tempos de disparo de sobrecarga podem ser ajustados no equipamento para condições de partida normais (CLASSE 10) e para condições de partida pesadas (CLASSE 20). Como o me-canismo de abertura ainda permanece fechado após uma so-brecarga, o rearme é possível ou por rearme manual local ou re-arme automático após 3 minutos de tempo de resfriamento. Com rearme automático não é necessário abrir o painel de co-mando.

Opções de diagnóstico

As partidas compactas fornecem as seguintes opções de diagnóstico: • Com LEDs

- Tensão de controle ligada; - Estado dos contatos principais. • Com indicação mecânica

- Disparo por sobrecarga; - Disparo por curto-circuito;

- Disparo por mau funcionamento (fim de vida útil alcançado por causa de desgastes nos contatos principais ou no meca-nismo de chaveamento ou falhas na eletrônica de comando). Estes estados também podem ser processados nos sistemas de automação superior:

• Com fiação paralela usando as chaves auxiliares e de sinali-zação integradas;

• Com AS-Interface ou IO-Link com mais detalhes usando a respectiva interface de comunicação.

Quatro variantes complementares para chaves de partida compactas 3RA6

• Para montagem em trilho padrão ou com parafuso: versão básica incluindo 1 par de terminais dos contatos principais e 1 par de terminais do circuito de controle; • Para montagem em trilho padrão ou com parafuso ao usar o

módulo AS-i: sem terminais do circuito de controle devido ao módulo AS-i ser acoplado no lugar;

• Para uso do sistema de alimentação para 3RA6:

sem terminais dos contatos principais pois são fornecidos com o sistema de alimentação e módulos de expansão; • Para uso do sistema de alimentação para 3RA6 e módulo do

AS-i: sem terminais (válido também para substituir a partida compacta);

• Os terminais de circuito de controle sempre são necessários para as partidas compactas com IO-Link; os terminais dos con-tatos principais dependem do uso do sistema de alimentação. Mais componentes para a 3RA6

Contatos de sinalização de “sobrecarga” (1NAF) e “curto-cir-cuito/mau funcionamento)” (1NA) já estão integrados nas cha-ves 3RA61/3RA62 - e possíveis de serem ligados usando dois terminais de 6 polos do circuito de controle. A chave 3RA61 possui dois contatos auxiliares (1 NA + 1 NF) para indicação do estado dos contatores principais. Diferente da chave de partida direta 3RA61, a chave reversora possui um contato auxiliar (1 NA) para cada sentido de rotação.

Tipo de alimentação Terminal de

alimentação Tipo

Fiação paralela Bloco de terminais para “Combinação autopro-tegida de partida de motor (Type E)”

3RV19 28-1H

Barramento trifásico Terminal de alimentação trifásico para construção “Partidas Tipo E”, UL 508

3RV19 25-5EB

Sistemas de alimentação

3RA6 Alimentação na esquerda, 50/70 mm2,

terminais de parafuso com 3 bases, terminal de saída com conexão por parafuso ou mola, incluindo barramento PE

3RA68 13-8AB

(conexão por parafuso),

3RA68 13-8AC

(conexão por mola)

Faixa de ajuste de corrente Em 400 V CA para motores de indução

Tensão nominal de controle para partidas compactas

3RA61, 3RA62 partidas compactas3RA64, 3RA65 para IO-Link A kW V CA/CC V CC 0,1 ... 0,4 0,09 24 42 ... 70 110 ... 240 24 0,32 ... 1,25 0,37 1 ... 4 1,5 3 ... 12 5,5 8 ... 32 15

7

Cha ves de par tidas compactas

(6)

Dados gerais

7

As chaves de partida direta 3RA61 e 3RA64 dispõem de uma abertura para um bloco de contatos auxiliares (opcionalmente 2 NA, 2 NF ou 1 NA + 1 NF) e as chaves de partida de reversão têm duas aberturas (sobre blocos de contatos auxiliares, veja

Acessórios, página 7/10).

Como a chave de partida direta, a chave de partida de reversão 3RA62 possui um contato auxiliar (1 NA) por sentido de rotação por contato principal.

Operação de ação positiva de contatos auxiliares

Na chave de partida direta, com fiação paralela (3RA61) existe uma operação de abertura positiva entre os circuitos auxiliares dos contatos NF (NF 21-22) e os contatos NA (NA 13-14) na uni-dade básica.

Adicionalmente o bloco de contatos auxiliares opcional oferece contatos de abertura positiva na versão 3RA69 13-1A.

Codificação

Nota:

O esquema do código do produto é mostrado meramente para fins informativos e melhor entendimento de sua lógica. Para seus pedidos, favor usar os códigos existentes nos catálo-gos em Dados de Seleção e de Pedido.

Benefícios

As chaves de partida compactas SIRIUS 3RA6 oferecem inúme-ros benefícios:

• Design compacto, que economiza espaço no painel; • Redução significativa do tempo de trabalho de planejamento

e montagem e muito menos fiação graças a uma única uni-dade completa;

• Poucas variantes de produto por meio de 3 amplas faixas de tensão e 5 amplas faixas de ajuste de corrente resultando também em baixos níveis de estoque;

• Alta disponibilidade de planta por meio de funcionalidades in-tegradas, tais como prevenção da solda dos contatos princi-pais e desligamento no fim de sua vida útil;

• Produtividade aumentada por meio de rearme automático do equipamento em caso de sobrecarga e detecção diferen-ciada de sobrecarga e curto-circuito;

• Fácil verificação da fiação e teste de sentido de rotação do motor antes do início de funcionamento graças a “kits de con-trole” opcionais;

• Substituição rápida de equipamentos graças aos terminais removíveis com conexão por mola e de parafuso no circuito de potência e de comando;

• Distribuição eficiente de potência por meio do sistema de ali-mentação SIRIUS relacionado para 3RA6;

• Ligação direta do cabo de alimentação do motor ao sistema de alimentação SIRIUS para 3RA6 graças ao barramento PE integrado;

• Ao usar o sistema de alimentação para 3RA6, existe a possi-bilidade de ligação direta do cabo do motor aos terminais in-termediários;

• Integração ao conceito TIA (Automação Totalmente Inte-grada) graças a ligação opcional a rede AS-Interface ou IO-Link.

As chaves de partida compactas SIRIUS 3RA6 criam a base do conceito de máquinas de alta disponibilidade e preparadas para o futuro.

Dígitos do código de produto. 1º - 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º 11º 12º 13º 14º 15º 16º

@@@@ @ @ @ @ @ @ @ @ @ @ @ @

Chave de partida compacta SIRIUS 3RA6 3 R A 6 Versão

(partida direta = 1, partida reversora = 2, partida direta para IO-Link = 4, partida reversora para IO-Link = 5, sistema de alimentação = 8, acessórios = 9)

@

Detalhes de acessórios @ @

Método de conexão

(0 = sem terminais, 1 = terminais de parafuso, 2 = terminais por mola)

@

Faixa de ajuste @

Tensão nominal de comando @ @

Complemento para variante de terminais @

Versões especiais @ @ @ @ Exemplo 3 R A 6 1 2 0 0 A B 3 0

7

Cha ves de par tidas compactas

(7)

Partidas compactas 3RA61, 3RA62

Partida direta 3RA61

7

Tabela de seleção

1) Seleção depende do regime de funcionamento e dos dados nominais do

motor.

3RA61 20-1CB32 3RA61 20-2EB32

Partida direta Largura 45 mm

Um conjunto de adaptadores 3RA69 40-0A é necessário para a fixação com parafuso.

Motores trifásicos, AC-2/AC-3, 60 Hz 4 polos em 380 V CA1)

Potência P

Faixa de ajuste

de sobrecarga Código Código

kW A

Para uso com sistema de alimentação para 3RA6 e com módulo AS-i ou como equipamento de reposição,

sem terminais de circuito de potência e de comando

0,09 0,1 ... 0,4 3RA61 20-0A@30

--0,37 0,32 ... 1,25 3RA61 20-0B@30

--1,5 1 ... 4 3RA61 20-0C@30

--5,5 3 ... 12 3RA61 20-0D@30

--15 8 ... 32 3RA61 20-0E@30

--Conexão por parafuso Conexão por mola

Para trilho de montagem padrão ou montagem com parafuso,

incluindo 1 par de terminais do circuito de potência e 1 par de terminais do circuito de comando

0,09 0,1 ... 0,4 3RA61 20-1A@32 3RA61 20-2A@32

0,37 0,32 ... 1,25 3RA61 20-1B@32 3RA61 20-2B@32

1,5 1 ... 4 3RA61 20-1C@32 3RA61 20-2C@32

5,5 3 ... 12 3RA61 20-1D@32 3RA61 20-2D@32

15 8 ... 32 3RA61 20-1E@32 3RA61 20-2E@32

Para uso no sistema de alimentação para 3RA6,

sem terminais de circuito de potência e 1 par de terminais do circuito de comando

0,09 0,1 ... 0,4 3RA61 20-1A@33 3RA61 20-2A@33

0,37 0,32 ... 1,25 3RA61 20-1B@33 3RA61 20-2B@33

1,5 1 ... 4 3RA61 20-1C@33 3RA61 20-2C@33

5,5 3 ... 12 3RA61 20-1D@33 3RA61 20-2D@33

15 8 ... 32 3RA61 20-1E@33 3RA61 20-2E@33

Para trilho de montagem padrão ou montagem com parafuso quando usado o módulo AS-i

com 1 par de terminais do circuito de potência sem terminais do circuito de controle

0,09 0,1 ... 0,4 3RA61 20-1A@34 3RA61 20-2A@34

0,37 0,32 ... 1,25 3RA61 20-1B@34 3RA61 20-2B@34

1,5 1 ... 4 3RA61 20-1C@34 3RA61 20-2C@34

5,5 3 ... 12 3RA61 20-1D@34 3RA61 20-2D@34

15 8 ... 32 3RA61 20-1E@34 3RA61 20-2E@34

Complemento do código para tensão nominal de comando

• 24 V CA/CC (para combinar com módulo AS-i) B B

• 42 ... 70 V CA/CC E E • 110 ... 240 V CA/CC P P NSB0_01946

7

Cha ves de par tidas compactas

(8)

Partidas compactas 3RA61, 3RA62

Partida reversora 3RA62

7

Tabela de seleção

1) Seleção depende do regime de funcionamento e dos dados nominais do

motor.

3RA62 50-1CP32 3RA62 50-2DP32

Partida reversora Largura 90 mm

Dois conjuntos de adaptadores 3RA69 40-0A são necessá-rios para a fixação por parafuso.

Motores trifásicos, AC-2/AC-3, 60 Hz 4 polos em 380 V CA1)

Potência P

Faixa de ajuste de sobrecarga Código Código

kW A

Para uso com sistema de alimentação para 3RA6 e com módulo AS-i ou como equipamento de reposição,

sem terminais de circuito de potência e de comando

0,09 0,1 ... 0,4 3RA62 50-0A@30

--0,37 0,32 ... 1,25 3RA62 50-0B@30

--1,5 1 ... 4 3RA62 50-0C@30

--5,5 3 ... 12 3RA62 50-0D@30

--15 8 ... 32 3RA62 50-0E@30

--Conexão por parafuso Conexão por mola

Para trilho de montagem padrão ou montagem com parafuso,

incluindo 1 par de terminais do circuito de potência e 1 par de terminais do circuito de comando

0,09 0,1 ... 0,4 3RA62 50-1A@32 3RA62 50-2A@32

0,37 0,32 ... 1,25 3RA62 50-1B@32 3RA62 50-2B@32

1,5 1 ... 4 3RA62 50-1C@32 3RA62 50-2C@32

5,5 3 ... 12 3RA62 50-1D@32 3RA62 50-2D@32

15 8 ... 32 3RA62 50-1E@32 3RA62 50-2E@32

Para uso no sistema de alimentação para 3RA6,

sem terminais do circuito de potência com 1 par de terminais do circuito de comando

0,09 0,1 ... 0,4 3RA62 50-1A@33 3RA62 50-2A@33

0,37 0,32 ... 1,25 3RA62 50-1B@33 3RA62 50-2B@33

1,5 1 ... 4 3RA62 50-1C@33 3RA62 50-2C@33

5,5 3 ... 12 3RA62 50-1D@33 3RA62 50-2D@33

15 8 ... 32 3RA62 50-1E@33 3RA62 50-2E@33

Para trilho de montagem padrão ou montagem com parafuso quando usado o módulo AS-i

com 1 par de terminais do circuito de potência sem terminais do circuito de comando

0,09 0,1 ... 0,4 3RA62 50-1A@34 3RA62 50-2A@34

0,37 0,32 ... 1,25 3RA62 50-1B@34 3RA62 50-2B@34

1,5 1 ... 4 3RA62 50-1C@34 3RA62 50-2C@34

5,5 3 ... 12 3RA62 50-1D@34 3RA62 50-2D@34

15 8 ... 32 3RA62 50-1E@34 3RA62 50-2E@34

Complemento do código

• 24 V CA/CC (para combinar com módulo AS-i) B B

• 42 ... 70 V CA/CC E E • 110 ... 240 V CA/CC P P NSB0_01947

7

Cha ves de par tidas compactas

(9)

Partidas compactas para IO-Link 3RA64, 3RA65

Partida direta 3RA64

7

Tabela de seleção

1) Seleção depende do regime de funcionamento e dos dados nominais do

motor.

3RA64 com bloco de contatos auxiliares 3RA69 11-1A

Partida direta Tensão de controle nominal 24 V CC

Largura 45 mm

Um conjunto de adaptadores 3RA69 40-0A é necessário para a fixação com parafuso.

Motores trifásicos, AC-2/AC-3, 60 Hz 4 polos em 380 V CA1)

Potência P

Faixa de ajuste de

sobrecarga Conexão por parafuso Conexão por mola

Código Código

kW A

Para trilho de montagem padrão ou montagem com parafuso,

incluindo 1 par de terminais do circuito de potência e 1 par de terminais do circuito de comando

0,09 0,1 ... 0,4 3RA64 00-1AB42 3RA64 00-2AB42

0,37 0,32 ... 1,25 3RA64 00-1BB42 3RA64 00-2BB42

1,5 1 ... 4 3RA64 00-1CB42 3RA64 00-2CB42

5,5 3 ... 12 3RA64 00-1DB42 3RA64 00-2DB42

15 8 ... 32 3RA64 00-1EB42 3RA64 00-2EB42

Para uso no sistema de alimentação para 3RA6,

sem terminais de circuito de potência com 1 par de terminais do circuito de comando

0,09 0,1 ... 0,4 3RA64 00-1AB43 3RA64 00-2AB43

0,37 0,32 ... 1,25 3RA64 00-1BB43 3RA64 00-2BB43

1,5 1 ... 4 3RA64 00-1CB43 3RA64 00-2CB43

5,5 3 ... 12 3RA64 00-1DB43 3RA64 00-2DB43

15 8 ... 32 3RA64 00-1EB43 3RA64 00-2EB43

NSB0_01946

7

Cha

ves de par

(10)

Partidas compactas para IO-Link 3RA64, 3RA65

Partida reversora 3RA65

7

Tabela de seleção

1) Seleção depende do regime de funcionamento e dos dados nominais do

motor.

3RA65 com bloco de contatos auxiliares 3RA69 11-1A

Partida reversora Tensão de controle nominal 24 V CC

Largura 90 mm

Um conjunto de adaptadores 3RA69 40-0A é necessário para a fixação por parafuso.

Motores trifásicos, AC-2/AC-3, 60 Hz 4 polos em 380 V CA1)

Potência P

Faixa de ajuste de sobrecarga Conexão por parafuso Conexão por mola

Código Código

kW A

Para trilho de montagem padrão ou montagem com parafuso,

incluindo 1 par de terminais do circuito de potência e 1 par de terminais do circuito de comando

0,09 0,1 ... 0,4 3RA65 00-1AB42 3RA65 00-2AB42

0,37 0,32 ... 1,25 3RA65 00-1BB42 3RA65 00-2BB42

1,5 1 ... 4 3RA65 00-1CB42 3RA65 00-2CB42

5,5 3 ... 12 3RA65 00-1DB42 3RA65 00-2DB42

15 8 ... 32 3RA65 00-1EB42 3RA65 00-2EB42

Para uso no sistema de alimentação para 3RA6,

sem terminais do circuito de potência e com 1 par de terminais do circuito de comando

0,09 0,1 ... 0,4 3RA65 00-1AB43 3RA65 00-2AB43

0,37 0,32 ... 1,25 3RA65 00-1BB43 3RA65 00-2BB43

1,5 1 ... 4 3RA65 00-1CB43 3RA65 00-2CB43

5,5 3 ... 12 3RA65 00-1DB43 3RA65 00-2DB43

15 8 ... 32 3RA65 00-1EB43 3RA65 00-2EB43

NSB0_01947

7

Cha

ves de par

(11)

Acessórios

7

Resumo

Acessórios para chaves de partida compactas SIRIUS 3RA6 Os seguintes acessórios estão disponíveis para as chaves de partida 3RA6:

• Módulo AS-i:

• Bloco de contatos auxiliares externo: chaves auxiliares encaixa-veis nas versões 2 NA, 2 NF e 1 NA +1 NF com terminais de pa-rafuso ou mola; os contatos dos blocos auxiliares abrem e fe-cham juntos com os contatos de potência das chaves de partida. Os contatos NF são projetados como contatos espelho; • Kit de controle: feito para fechamento manual dos contatos de potência para verificar a fiação e o sentido de rotação do mo-tor sob condições de proteção de curto-circuito;

• Adaptador para a fixação com parafuso da chave de partida completa;

• Terminais de circuito de potência: disponíveis com terminais de parafuso e mola;

• Método de conexão mista de terminais de circuito de potência: o método de ligação mista dos terminais do circuito de potên-cia permite mudar de terminais com parafuso no lado da ali-mentação para terminais por mola no lado de saída. Isto per-mite, por exemplo, a montagem lado a lado de várias chaves de partida compactas e a ligação econômica usando barra-mentos trifásicos no lado da alimentação. Os motores são en-tão ligados diretamente de forma rápida e confiável com termi-nais por mola.

Acessórios para aplicações UL

O bloco de terminais para “Self-Protected Combination Motor Controller”, tipo E está disponível para atender as exigências re-lacionadas com as distâncias de ar e de fuga da norma UL 508. Acessórios para alimentação usando sistemas de

barramento trifásicos

Os barramentos trifásicos podem ser usados como um método econômico de montagem simples e clara para alimentar as par-tidas compactas SIRIUS 3RA6 com terminais por parafuso. Disjuntores-motor S00 e S0 também podem ser integrados. Os barramentos são apropriados para 2 e 5 equipamentos. No entanto qualquer tipo de extensão até uma soma máxima de corrente de 63 A é possível fixando as pernas de ligação de um barramento adicional (rotacionado em 180°) abaixo dos termi-nais da última proteção de partida de motor.

Uma peça de ligação é necessária para a combinação com um disjuntor-motor 3RV1 tamanho S00. Disjuntores-motor tamanhos S00 e S0 da série 3RV2 podem ser combinados de qualquer maneira (sem peça de ligação especial). Os disjuntores-motor são alimentados por meio de terminais de alimentação apropria-dos. Terminais especiais são necessários para montar “Type E Starters” de acordo com a norma UL/CSA.

Os sistemas de barramento trifásico possuem proteção contra toques. Terminais de ligação não utilizados devem receber ca-pas de proteção. Os sistemas são projetados para qualquer in-fluência de curto-circuito que podem ocorrer no lado da saída da chave de partida compacta SIRIUS 3RA6 ou dos disjuntores-motor.

Adaptadores para sistemas de barramento de 60 mm As partidas compactas são montadas diretamente em sistemas de barramento com distância de 60 mm de centro a centro por meio de adaptadores, de forma a economizar espaço e reduzir tempos e custos. Estas chaves são apropriadas para barra-mento de cobre com largura de 12 a 30 mm. A espessura dos barramentos pode ser de 4 a 5 mm ou 10 mm.

O sistema de barramento 8US pode receber cargas de até 630 A. A versão “partida reversora” requer um suporte para o adapta-dor de barramento de montagem lateral.

As partidas compactas são acopladas ao adaptador e ligadas no lado de linha. Esta unidade é então plugada diretamente no sistema de barramento e assim conectado tanto a elétrica como a mecânica ao mesmo tempo.

Acessórios para operação com as portas dos painéis de co-mando fechadas

Acionamento rotativo para porta de painéis com aplicação pa-drão de ligar e desligar e de parada de emergência estão dis-poníveis para a operação das chaves de partida compactas com as portas dos painéis de comando fechadas.

Acessórios para partidas compactas SIRIUS 3RA6 na versão IO-Link

Os seguintes acessórios estão disponíveis especialmente para as chaves de partida compactas 3RA64 e 3RA65:

• O módulo eletrônico 4SI SIRIUS como mestre IO-Link permite ligação simples e econômica dos equipamentos SIRIUS com IO-Link (p. ex. até quatro grupos de 4 chaves de partida com-pactas) ao sistema descentralizado de I/O SIMATIC ET 200S; • Cabos de ligação adicionais para a montagem lado a lado de

até 4 chaves de partida;

• Painel de operação e diagnóstico para o controle pela porta do painel de até 4 chaves de partida compactas acopladas uma a outra.

7

Cha

ves de par

(12)

Acessórios

7

Dados de seleção e de pedido

Versão Código

Acessórios para chaves de partida compactas 3RA6

3RA69 50-0A

Kit de controle

Para atuação mecânica das chaves de partida compactas.

3RA69 50-0A

3RA69 40-0A

Adaptadores para fixação com parafuso

Partidas diretas requerem 1 conjunto, partidas reversoras 2 conjuntos.

3RA69 40-0A

Conexão por parafuso

3RA69 11-1A

Blocos de contatos auxiliares

• 2 NA 3RA69 11-1A

• 2 NF 3RA69 12-1A

• 1 NA +1 NF (estes contatos auxiliares são de

ação positiva) 3RA69 13-1A

3RA69 20-1A

Terminais do circuito de potência

(lado de entrada e lado de saída) 3RA69 20-1A

3RA69 20-1B

Terminais do circuito de comando

• Para 3RA61 3RA69 20-1B

• Para 3RA62 3RA69 20-1C

Conexão por mola

3RA69 11-2A

Bloco de contatos auxiliares

• 2 NA 3RA69 11-2A

• 2 NF 3RA69 12-2A

• 1 NA +1 NF (estes contatos auxiliares são de

ação positiva.) 3RA69 13-2A

3RA69 20-2A

Terminais de circuito de potência

(lado de entrada e lado de saída) 3RA69 20-2A

3RA69 20-2B

Terminais de circuito de controle

• Para 3RA61 3RA69 20-2B

• Para 3RA62 3RA69 20-2C

7

Cha

ves de par

(13)

Acessórios

7

1) Cabos de ligação de 10 polos são necessários para conceitos de parada

de emergência em grupo.

2) Incluído no escopo de fornecimento da chave de partida compacta

SIRIUS 3RA6 na versão com IO-Link.

Para mestres IO-Link apropriados, veja Capítulo 2 “Comunicação Industrial” --> “IO-Link” --> “Masters”.

Versão Código

Acessórios para chaves de partida compactas 3RA6 (continuação)

3RA69 20-3A

Método de ligação mista dos terminais do circuito de potência

1 conjunto compreende:

• 1 bloco de terminais de entrada de linha com terminais por parafuso • 1 bloco de terminais no lado de saída com terminais por mola

3RA69 20-3A

Versão Código

Acessórios para chaves de partida compactas com IO-Link 3RA64, 3RA65

3RA69 31-0A

Cabos de ligação adicionais (flat-cable) para

montagem lado a lado de até 4 chaves de partida compactas

• 10 polos - 8 mm1) - 200 mm1) • 14 polos - 8 mm2) - 200 mm 3RA69 32-0A 3RA69 33-0B 3RA69 31-0A 3RA69 33-0C 3RA69 35-0A Painéis de operação

(incluído módulo de habilitação de comando via painel de operação, tampa e garras de montagem)

3RA69 35-0A

Módulos de habilitação de comando via painel de operação 3RA69 36-0A Cabo de conexão (redondo) para a ligação do

painel de operação

10 polos, 2 000 mm

3RA69 33-0A

Versão Código

Terminais Tipo E para “Self-Protected Combination Motor Controllers” de acordo com a nor-ma UL 508 para alimentação por meio de fiação paralela

3RV19 28-1H

Nota:

A norma UL 508 requer distância de isolamento de 1 polegada e 2 pole-gadas de fuga no lado da entrada de linha para “Combination Motor Con-troller Type E”. Blocos de terminais não são exigidos para o uso de acordo com a norma CSA. Estes blocos de terminais não podem ser usa-dos em combinação com o barramento trifásico 3RV19 .5.

Bloco de terminais tipo E

Para espaçamento e distância de ar e fuga aumentadas (1 a 2 polegadas). 3RV19 28-1H

7

Cha ves de par tidas compactas

(14)

Acessórios

7

1) Não apropriado para disjuntores 3RV11/3RV21 com função de relé de

sobrecarga e para disjuntores 3RV17/3RV27 e 3RV18/3RV28 de acordo com a norma UL 489 / CSA C22.2 Nº.5-02.

Não é possível acoplar disjuntores 3RV1 tamanho S00 e S0 devido a espa-çamentos modulares diferentes e à altura diferente dos terminais. A peça de ligação 3RV19 15-5DB está disponível para ligar as chaves de partida compactas aos disjuntores 3RV1 tamanho S00. Disjuntores S00/S0 da série 3RV2 podem ser acoplados juntos; nenhuma peça de ligação pre-cisa ser usada.

1) Este terminal é ligado no lugar de uma chave, favor levar em conta a

necessidade de espaço adicional.

Número de chaves de partida e de disjuntores-motor que podem ser ligados sem acessórios laterais

Espaça-mento modular Corrente nominal In em 690 V Para disjun-tores-motor Código mm A Tamanho

Barramento trifásico para alimentação com 3RA6

3RV19 15-1AB

3RV19 15-1BB

3RV19 15-1CB

3RV19 15-1DB

Para alimentar várias chaves de partida compactas e/ou disjuntores-motor com terminais de parafuso, montados lado a lado em trilho de montagem padrão, isolado, com proteção contra toque.

0 S , 0 0 S 3 6 5 4 2 1) 3RV19 15-1AB 0 S . 0 0 S 3 6 5 4 3 1) 3RV19 15-1BB 0 S , 0 0 S 3 6 5 4 4 1) 3RV19 15-1CB 0 S , 0 0 S 3 6 5 4 5 1) 3RV19 15-1DB Versão Espaçamento

modular Para disjuntor-motor Código

mm Tamanho

Peças de ligação para barramentos trifásicos

3RV19 15-5DB

Para a ligação de chaves de partida compactas (esquerda) e disjuntor 3RV1 tamanho S00 (direita)

45 S00 3RV19 15-5DB

Coberturas para terminais de ligação expostos de barramentos trifásicos

3RV19 15-6AB

Proteção contra toque de

terminais expostos -- S00, S0 3RV19 15-6AB

Seção dos condutores Torque de

aperto Para chaves de partida compac-tas e disjuntores

Código Sólido ou

flexível Flexível comterminais Cabos AWG, sólido ou flexível

mm² mm² AWG Nm Tamanho

Terminais de alimentação trifásicos para barramento trifásico

3RV19 25-5AB

Ligação por cima

2,5 ... 25 4 ... 16 10-4 4 S0 3RV19 25-5AB

3RV19 15-5B

Ligação por baixo1)

2,5 ... 25 4 ... 16 10-4 Entrada: 4; Saída: 2 ... 2,5

S00, S0 3RV19 15-5B

Terminais trifásicos de alimentação para a montagem de “Partidas Tipo E” de acordo com a norma UL 508 para barramento trifásico

Ligação por cima

2,5 ... 25 4 ... 16 10-4 -- S0 3RV19 25-5EB

7

Cha

ves de par

(15)

Acessórios

7

Versão Código

Adaptadores para sistema de barramento de 60 mm

8US12 11-1NS10

Para perfis de cobre plano de acordo com a norma DIN 46433 Largura: 12 ... 30 mm

Espessura: 4 ... 5 mm ou 10 mm

8US12 11-1NS10

Suportes de equipamentos para montagem lateral junto com adaptadores para sistema de barramento de 60 mm

8US12 50-1AA10

Necessários em adição ao adaptador de barramento

para montagem em chave de partida reversora. 8US12 50-1AA10

Versão Cor da manopla Versão da extensão da haste Código mm

Acionamento rotativo para porta de painel

3RV29 26-0B

O acionamento rotativo para porta de painel consiste de manopla, um acoplamento e um eixo de extensão com 130/330 mm de comprimento (6 mm x 6 mm). São projetados para o grau de proteção IP65. O intertra-vamento com a porta evita a abertura acidental da porta do painel de comando na posição ON do disjuntor. A posição OFF pode ser travada com até 3 cadeados.

Acionamento rotativo Preto 130 3RV29 26-0B Acionamento rotativo de PARADA DE EMERGÊNCIA Vermelho/ amarelo 130 3RV29 26-0C

7

Cha ves de par tidas compactas

(16)

Dados técnicos

7

Especificações técnicas

Tipo 3RA61 3RA62 3RA64 3RA65

Tamanho S0 s o l o p e d o r e m ú N 3

Mecânica e ambiente de instalação

Dimensões de montagem (L x A x P) m m o s u f a r a p r o p o ã x e n o C • 45 x 170 x 165 90 x 170 x 165 45 x 170 x 165 90 x 170 x 165 m m a l o m r o p o ã x e n o C • 45 x 191 x 165 90 x 191 x 165 45 x 191 x 165 90 x 191 x 165

Profundidade a partir do trilho de montagem padrão mm 160

Temperatura ambiente permitida

• Para operação

(para corrente de operação permitida, veja a seguinte seção “Especificações Elétricas”)

°C -20 ... +60, com restrições até +70 C ° m e g a n e z a m r a e t n a r u D • -55 ... +80 C ° e t r o p s n a r t e t n a r u D • -55 ... +80 Peso kg 1,4 2,3 -2,4 1,3 2,3

Posições de montagem permitidas Sem restrições, instalação preferencial na vertical e horizontal

Resistência a choque (pulso senoidal) a = 60 m/s² = 6 g com 10 ms; para cada 3 choques em todos os eixos Carga vibratória f = 4 ... 5.8 Hz; d =15 mm; f = 5.8 ... 500 Hz; a = 20 m/s2;10 ciclos

Grau de proteção De acordo com a norma

IEC 60947-1 IP20

Altitude de instalação m Até 2 000 acima do nível do mar sem restrições

Umidade relativa do ar % 10 ... 90

Grau de poluição 3

Especificações elétricas

Norma IEC/EN 60947-6-2

Tensão nominal de operação máxima Ue V

V 690400 para 3RA62 50-.E... e 3RA65 00-.E... (partida reversora, versões de 32 A)

Corrente nominal Ie

e faixa de ajuste para disparo de sobrecarga 0,1 ... 0,4 A0,32 ...1,25 A AA 0,41,25 A A 4 . .. 1 4 A A 2 1 . .. 3 12 A A 2 3 . .. 8 32

Corrente de operação permitida da chave de partida compacta

quando várias partidas compactas são montadas lado a lado num trilho de montagem vertical ou no sistema de alimentação para 3RA6

• Para uma temperatura interna do painel +40°C % 100 • Para uma temperatura interna do painel +60°C % 80

Frequência nominal Hz 50/60

Tensão de isolamento nominal Ui

(grau de poluição 3) V 690

Tensão de impulso nominal Uimp kV 6

Classe de disparo (CLASSE) De acordo com a norma

IEC 60947-4-1, EN 60947-4-1 10/20

Função de sobrecarga

Relação entre limite de corrente inferior e superior 1:4

Capacidade de curto-circuito nominal ICS em 50/60 Hz 400 V CA

kA 53

Capacidade de curto-circuito nominal ICSIT em 50/60 Hz 400/690 V CA em sistemas IT

kA 1.5

Potência dissipada Pv max de todos os

barramentos de corrente

em função da corrente nominal In

(faixa de ajuste superior)

W m A 4 , 0 10 W m A 5 2 , 1 100 W A 4 1 W A 2 1 1,8 W A 2 3 5,4

Frequência máxima de manobras AC-41 1/h 750 h / 1 3 4 -C A 250 h / 1 4 4 -C A 15

Frequência de manobras sem carga 1/h 3 600 3 600, dependendo do tempo de comunicação IO-Link

Proteção contra toque De acordo com a norma

EN 50274 Toque de dedo

Funções de isolamento da chave compacta De acordo com a norma Sim, isolamento é garantido somente movendo a manopla para a

L A P

7

Cha ves de par tidas compactas

(17)

Dados técnicos

7

1) Para manter imunidade máxima de interferência em ambiente

eletromag-nético adverso, proteção adicional de sobretensão deve ser providen-ciada no circuito de controle.

Tipo 3RA61 3RA62 3RA64 3RA65

Tamanho S0

Número de polos 3

Especificações elétricas (continuação)

Separação protetora de tensão De acordo com a norma IEC 60947-2

Circuito de comando ao circuito auxiliar

• Trilho de montagem padrão horizontal V Até 400

• Outra posição de montagem V Até 250

Circuito auxiliar ao circuito auxiliar

• Trilho de montagem padrão horizontal V Até 400

• Outra posição de montagem V Até 250

Circuito de potência ao circuito auxiliar

• Qualquer posição de montagem V Até 400

Imunidade a interferências EMC De acordo com a norma

IEC/EN 60947-1 Corresponde ao grau de severidade 3

Interferência relacionada ao condutor RUPTURA de acordo com a norma IEC/EN 61000-4-4

• No circuito de potência kV 4 4

• No circuito auxiliar kV 3 2

Interferência relacionada ao condutor PICOS de acordo com a norma IEC/EN 61000-4-5 • No circuito de potência - Condutor - Terra kV 4 2 - Condutor - Condutor kV 2 1 • No circuito auxiliar - Condutor - Terra kV 2 0,51) - Condutor - Condutor kV 1 0,51) Chaves auxiliares • Integrado

- Posição dos contatos de potência 1 NA + 1 NF 2 NA 1 NA + 1 NF 2 NA - Sobrecarga/curto-circuito e sinal de mau

funcionamento 1 NAF/1 NA

• De expansão

- Posição dos contatos de potência 2 NA, 2 NF, 1 NA, 1 NF

Supressores de transientes Integrado (Varistor)

Mecanismo de operação eletromagnético

Tensão de comando V 24 CA/CC 24 CC

V 42 ... 70 CA/CC --V 110 ... 240 CA/CC

--Frequência Em CA Hz 50/60 (5 %)

Faixa de operação 0,7 ... 1,25 Us 0,85 ... 1,2 Us

Frequência de manobra sem carga 1/h 3 600

Proteção de linha Com 10 kA mm² 2,5 Veja curvas características de energia de passa-gem das variantes de tensão na Internet em www.siemens.com/industrial-controls/ technical-assistance

Com 50 kA mm² 4

Resistência a choque

• Mecanismo de chaveamento OFF g 25

• Mecanismo de chaveamento ON g 15

Regime de chaveamento normal de carga

Capacidade de fechamento 12 x In

Capacidade de ruptura 10 x In

Potência em função da corrente nominal Até 12 A kW 5,5

Até 32 A kW 15

Durabilidade em ciclos de operação

• Durabilidade elétrica Em Ie = 0,9 x In e 400 V 3 ... 10 000 000 2 x 3 ... 10 000 000 3 000 000 2 x 1 500 000

7

Cha ves de par tidas compactas

(18)

Dados técnicos

7

1) Mais comunicação IO-Link.

Tipo 3RA61 20-.@B3., 3RA62 50-.@B3. 3RA61 20-.EB3., 3RA62 50-.EB3.

@ = A, B, C ou D

Corrente de operação nominal  12 A Corrente de operação nominal 32 A Tensão nominal de comando V 24 CA 24 CC 24 CA 24 CC Corrente de pico na energização A 0,59 0,47 0,59 0,47

Corrente de manutenção A 0,13 0,12 0,17 0,14

Potência de manutenção W 2,8 2,9 3,5 3,1

Tempos de operação, típicos

• Ligado ms <160 <140 <160 <140

• Desligado ms <35 <35 <30 <30

Tipo 3RA61 20-.@E3., 3RA62 50-.@E3. 3RA61 20-.EE3., 3RA62 50-.EE3.

@ = A, B, C ou D

Corrente de operação nominal  12 A Corrente de operação nominal 32 A Tensão nominal de comando V 42 CA 70 CA 42 CC 70 CC 42 CA 70 CA 42 CC 70 CC Corrente de pico na energização A 0,44 0,50 0,32 0,53 0,47 0,63 0,34 0,56

Corrente de manutenção A 0,08 0,08 0,06 0,04 0,09 0,08 0,09 0,07

Potência de manutenção W 2,6 3,1 2,2 2,2 2,7 3,2 3,6 4,2

Tempos de operação, típicos

• Ligado ms <160 <140 <160 <140 <150 <140 <150 <140 • Desligado ms <35 <50 <35 <40 <30 <40 <30 <40

Tipo 3RA61 20-.@P3., 3RA62 50-.@P3. 3RA61 20-.EP3., 3RA62 50-.EP3.

@ = A, B, C ou D

Corrente de operação nominal  12 A Corrente de operação nominal 32 A

Tensão nominal de comando V 110 CA 240 CA 110 CC 240 CC 110 CA 240 CA 110 CC 240 CC Corrente de pico na energização A 0,24 0,40 0,17 0,29 0,24 0,40 0,17 0,29

Corrente de manutenção A 0,06 0,08 0,03 0,02 0,06 0,07 0,04 0,03

Potência de manutenção W 3,8 6 3,1 5,1 3,7 5,2 3,4 5,8

Tempos de operação, típicos

• Ligado ms <160 <140 <150 <140 <160 <140 <150 <140 • Desligado ms <50 <80 <50 <70 <40 <60 <40 <60

Tipo 3RA64 00-.@B4., 3RA65 00-.@B4. 3RA64 00-.EB4., 3RA65 00-.EB4.

@ = A, B, C ou D

Corrente de operação nominal  12 A Corrente de operação nominal 32 A

Tensão nominal de comando V 24 CC 24 CC

Corrente de pico na energização A 0,39 0,53

Corrente de manutenção A 0,13 0,15

Potência de manutenção W 2,9 3,4

Tempos de operação, típicos1)

• Ligado ms <140 <140 • Desligado ms <35 <30

7

Cha ves de par tidas compactas

(19)

Dados técnicos

7

Tipo 3RA61 3RA62 3RA64 3RA65

Tamanho S0

Número de polos 3

Circuito de comando

Tensão nominal de operação

• Bloco de chave auxiliar externo V 400/690

• Chave auxiliar interno V 400/690

• Chave de sinalização de curto-circuito V 400

• Chave de sinalização de sobrecarga V 400

Capacidade de chaveamento

• Bloco de chave auxiliar externo AC-15

• Até Ue = 230 V A 6 • Até Ue = 400 V A 3 • Até Ue = 289/500 V A 2 • Até Ue = 400/690 V A 1 DC-13 • Até Ue = 24 V A 6 • Até Ue = 60 V A 0,9 • Até Ue = 125 V A 0,55 • Até Ue = 250 V A 0,27

• Chave auxiliar interno AC-15

• Até Ue = 230 V A 6 • Até Ue = 400 V A 3 • Até Ue = 289/500 V A 2 • Até Ue = 400/690 V A 1 DC-13 • Até Ue = 24 V A 10 • Até Ue = 60 V A 2 • Até Ue = 125 V A 1 • Até Ue = 250 V A 0,27 • Até Ue = 480 V A 0,1

• Chave de sinalização AC-15

• Até Ue = 230 V A 3

• Até Ue = 400 V A 1

DC-13

• Até Ue = 24 V A 2

• Até Ue = 250 V A 0,11

Blocos de contatos auxiliares externos, chaves auxiliares internas

Durabilidade em ciclos de operação

• Durabilidade mecânica 10 000 000 3 000 000

• Durabilidade elétrica AC-15, 230 V

• Até 6 A 200 000 • Até 3 A 500 000 • Até 1 A 2 000 000 • Até 0,3 A 10 000 000 DC-13, 24 V • Até 6 A 30 000 • Até 3 A 100 000 • Até 0,5 A 2 000 000 • Até 0,2 A 10 000 000 DC-13, 110 V • Até 1 A 40 000 • Até 0,55 A 100 000 • Até 0,3 A 300 000 • Até 0,1 A 2 000 000 • Até 0,04 A 10 000 000 DC-13, 220 V • Até 0,3 A 110 000 • Até 0,1 A 650 000 • Até 0,05 A 2 000 000 • Até 0,018 A 10 000 000

Estabilidade de contato Em 17 V e 5 mA Ciclos de

operação1 operação de chaveamento incorreta por 100 000 000

Proteção de curto-circuito

• Corrente de curto-circuito IK 1,1 kA Elo fusível

classe de operação gG - NEOZED Type 5SE - DIAZED Type 5SB - LV HRC Type 3NA

A 10

• Corrente de curto-circuito IK < 400 A Disjuntor miniatura até 230 V

com curva característica C A 10

7

Cha

ves de par

(20)

Dados técnicos

7

Chaves de sinalização

Durabilidade em ciclos de operação

• Durabilidade mecânica 20 000

• Durabilidade elétrica AC-15 Em 230 V e 3 A 6 050

Estabilidade de contato Em 17 V e 5 mA Ciclos de

operação1 operação de chaveamento incorreta 100 000 000

Proteção de curto-circuito

• Corrente de curto-circuito IK 1,1 kA Elo fusível

classe de operação gG - NEOZED Type 5SE - DIAZED Type 5SB - LV HRC Type 3NA

A 6

• Corrente de curto-circuito IK < 400 A Disjuntor miniatura até 230 V

com curva característica C A 6

Sobrecarga

(corrente de curto-circuito IK  1,1 kA) Elo fusível classe de operação gG

- NEOZED Type 5SE - DIAZED Type 5SB - LV HRC Type 3NA

A 4

Tipo 3RA61 3RA62 3RA64 3RA65

Tamanho S0 Número de polos 3

7

Cha ves de par tidas compactas

(21)

Todas denominações de produto podem ser marcas registradas da Siemens AG ou de fornecedores desta, cujo uso por terceiros pode implicar na violação de direitos autorais.

Siemens Ltda.

Industry Sector Industry Automation Av. Mutinga, 3800 - Pirituba São Paulo - SP

www.siemens.com.br/sirius

Sujeito a alteração sem aviso prévio.

2474-CA Maio 2013

Referências

Documentos relacionados

DEFESA E PROMOÇÃO DE DIREITOS Isto poderá incluir a obtenção de apoio para os planos locais por parte dos funcionários do governo e de outros grupos ‘poderosos’.. No

Figura 5 – 3º passo: página principal do Sistema de Leitura Eletrônica de Intimações (Home) com destaque para alternativas de acesso à página de Publicações.. Figura 6

Assim, o presente trabalho surgiu com o objetivo de analisar e refletir sobre como o uso de novas tecnologias, em especial o data show, no ensino de Geografia nos dias atuais

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Conforme Muller (2000), a necessidade de maior agilidade na difusão do conhecimento fez com que o periódico viesse à tona. Os periódicos vêm ganhando cada vez mais espaço

A presente revisão bibliográfica abordará polímeros molecularmente impressos, onde aprofundamos os processos de obtenção desses materiais através dos métodos de

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e