• Nenhum resultado encontrado

ANGELITA PÔRTO E SILVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANGELITA PÔRTO E SILVA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

FACULDADE CENECISTA DE OSÓRIO

CURSO DE EXTENSÃO

PROJETO NOSSA ESCOLA PESQUISA SUA OPINIÃO - PÓLO RS

CURSO “ESCOLA E PESQUISA: UM ENCONTRO POSSÍVEL”

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL GOVERNADOR ILDO MENEGHETTI

ANGELITA PÔRTO E SILVA

OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO PRESENTES NA COMUNIDADE E OS BENEFÍCIOS QUE ELES TRAZEM PARA AS PESSOAS

Projeto de pesquisa desenvolvido com alunos da EMEF Gov. Ildo Meneghetti, em Porto Alegre. Curso de Extensão: “Escola e pesquisa: um encontro possível”.

Orientadora: Pricila Rocha dos Santos

(2)

SUMÁRIO 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO... 3 2 TEMA... 3 2.1 Delimitação do Tema... 2.2 Problema... 3 3 3 JUSTIFICATIVA... 3 4 HIPÓTESES... 4 5 OBJETIVOS... 4 5.1 Objetivo Geral... 4 5.2 Objetivos Específicos... 5 6 METODOLOGIA... 5 7 POPULAÇÃO/AMOSTRA... 5 8 RECURSOS... 6 8.1 Recursos Humanos... 6 8.2 Recursos Materiais... 6 9 CRONOGRAMA... 6 10 REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO... 7 11 REFERÊNCIAS... 8

(3)

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

FACULDADE CENECISTA DE OSÓRIO

CURSO DE EXTENSÃO: “Escola e Pesquisa: um encontro Possível”

Orientadora: Pricila Rocha dos Santos

Período: março a agosto de 2009

Escola envolvida: INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BARÃO DE

TRAMANDAÍ

Professores responsáveis: Angelita Porto e Silva, Washington Nelson Ifran

Pereira de Souza e Maria Bernardete Chaves Ramos

Série: Turma C32

2 TEMA

2.1 Delimitação do Tema

Os animais de estimação presentes na comunidade escolar e os benefícios que eles trazem para as pessoas.

2.2 Problema

Quais os animais de estimação mais comuns na comunidade e que benefícios eles trazem para as pessoas?

3 JUSTIFICATIVA

Todos sabemos que o convívio com os animais de estimação traz muitas vantagens aos seres humanos. Estudos comprovam que a relação entre o homem e os animais contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, em qualquer idade, influenciando de forma positiva no bem-estar físico e psicológico dos donos.

Acreditamos que ter um animal em casa pode melhorar a qualidade de vida da família de muitas formas. O animal traz alegria e estreita os laços familiares. Cabe ao dono retribuir, para que ambos possam se beneficiar da companhia mútua. Um animal de estimação não exige muito: apenas os cuidados necessários para sua sobrevivência, boa saúde, e higiene. Retribui com deliciosos momentos de amor, dedicação e carinho.

(4)

Infelizmente, muitas vezes encontramos animais pelas ruas, sem alimento, correndo o risco de serem atropelados, sofrendo toda sorte de maus tratos e doenças, por não terem dono ou casa onde possam viver, ou por terem sido abandonados por seus donos. Os abrigos para animais estão cada vez mais lotados de cães e gatos abandonados, à espera da oportunidade de serem adotados.

É preciso pensar na possibilidade de adotar, ao invés de comprar. Não são somente os animais de raça que merecem cuidados. Os viralatas abandonados também merecem carinho e uma casa com pessoas que os amem e os protejam.

É importante ressaltar a responsabilidade que é adotar um animal. Responsabilidade que vai desde a questão do abandono, recolher os dejetos de cachorros na rua, levar sempre o animal ao veterinário, aplicar as vacinas e vermífugos, lhe dar comida, um teto, saúde e carinho e, principalmente, ter cuidados com a reprodução.

Antes de adotar, a pessoa precisa conhecer as necessidades do animal. Ter um animal de estimação é uma grande responsabilidade. As pessoas precisam lembrar que a partir do momento da adoção, aquele ser vivo passa a depender delas e que é preciso ter consciência, respeito e amor.

Abandonar animais, além de ilegal, é um ato de crueldade. Os animais têm direitos que devem ser respeitados.

4 HIPÓTESES

Os animais de estimação muitas vezes servem para proteger e cuidar da casa, mesmo ser ter consciência disso.

Servem como ajudantes em certas áreas de trabalho, como é o caso dos cavalos.

Para algumas pessoas os cachorros além de companheiros, também ajudam, como guia para pessoas deficientes.

Trazem bem-estar, amizade e afeto.

Ter animal de estimação traz felicidade e alegria para casa.

5 OBJETIVOS

5.1 Objetivo Geral

Investigar quais os animais de estimação presentes na comunidade e os benefícios que eles trazem para as pessoas.

(5)

5.2 Objetivos Específicos

 Descobrir quais os animais mais adotados e ou comprados como animais de estimação.

 Saber o que as pessoas pensam a respeito de ter animais de estimação.  Conhecer e estudar a vida dos animais de estimação.

 Conhecer as maneiras corretas de criar garantindo uma boa convivência.  Identificar os benefícios de ter animais de estimação.

 Investigar se as pessoas adotam ou compram seus animais.

 Investigar se há muitos animais abandonados nas ruas da comunidade.

6 METODOLOGIA

A metodologia utilizada para a realização deste projeto será de pesquisa de opinião.

Para empregar a pesquisa de opinião na sala de aula, o professor deve estar disposto a se envolver e em mudar a prática de ensino, onde aluno e professor aprendem juntos.

É a partir das sugestões dos alunos que começa o trabalho, onde serão analisados alguns problemas e assuntos pertinentes, e a própria turma escolhe o que será pesquisado. E a partir daí começa-se a traçar o caminho da pesquisa e o estudo sobre o assunto.

Assim envolvendo varias áreas do conhecimento, dando mais dinamismo às aulas.

E por fim tentar achar respostas aos nossos questionamentos quanto ao problema: "quais os animais de estimação mais adotados e os benefícios que trazem para as pessoas".

7 POPULAÇÃO/AMOSTRA

A população desta pesquisa de opinião atingirá os alunos, professores e funcionários da escola com o total de 150 questionários distribuídos para a turma realizadora desta pesquisa, onde a pesquisa será realizada nos dois turnos (manhã e tarde).

(6)

8 RECURSOS

8.1 Recursos Humanos

A pesquisa será aplicada pelos próprios alunos participantes do presente projeto, nos turnos da manhã e tarde, na EMEF Governador Ildo Meneghetti.

8.2 Recursos Materiais

 Pesquisa na biblioteca da escola;  Laboratório de informática;  Jornais locais e revistas;

 Cópias impressas para o questionário, a elaboração do projeto e divulgação dos resultados;

 Papel cartaz para confecção dos crachás com o nome dos entrevistadores;  Camisetas para estampar uma mensagem sobre o tema do projeto;

 Transporte para os alunos participarem do seminário;  Papel, caneta e material para colorir.

9 CRONOGRAMA

Período Descrição da ação Responsáveis Observações

Abril

Apresentação da proposta e orientações gerais sobre o projeto de pesquisa.

Autor, participantes e orientador do Projeto.

Maio Definição e exploração do tema a ser trabalhado.

Autor, participantes e orientador do Projeto.

Junho Estudo e aprofundamento sobre o tema. Autor participantes - T.C32 Relatos de Pessoas da Escola sobre seus animais de estimação Julho Elaboração do questionário. Realização do pré-teste. Reorganização do questionário. Autor, participantes e orientador do Projeto. Pintura de telas com animais Agosto Realização do trabalho de

Campo. Tabulação e análise

Autor, participantes e orientador do

(7)

dos dados. Interpretação dos resultados da pesquisa.

Projeto. Setembro Apresentação dos resultados no X “Escola e pesquisa: um encontro possível” Autor, participantes e orientador do Projeto. 10 REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO

O assunto escolhido pela turma C32, "Animais de estimação" gerou muita discussão até chegar ao problema da pesquisa, pois o assunto é muito rico e amplo para ser explorado e pesquisado, uma vez que os animais estão muito presentes na comunidade, porém de formas diferentes como os cavalos que são usados para o sustento da família, trabalho, e muitas vezes maltratados; muitos cachorros andarilhos pela rua sem dono.

A história conta que a vida do homem com os animais, mais precisamente os cachorros vem de muitos anos, melhor a milhares de anos. Aos poucos estes foram sendo domesticados e, com o passar do tempo, foram se transformando companheiros para todas as horas. Os egípcios por sua vez fizeram muitas esculturas e pinturas dos seus companheiros caninos, e na Roma Antiga os cães já ajudavam a tomar conta das casas.

Os animais de estimação também estão presentes nos filmes, histórias e desenhos como a Lasseie, era inteligente, charmosa e valente, ela conquistou milhares de fãs com suas histórias no cinema e na TV. O cachorrão Scooby-Doo é um grande medrosos, mas vive se metendo em perigosas investigações junto com seus amigos detetives. Esses são alguns exemplos que ilustram a importância que um animal de estimação entre tantos outros conhecidos.

Há muitos estudos e pesquisas que comprovam que o convívio com animais de estimação traz muitos benefícios para a saúde das pessoas, tanto física como emocionalmente. Conforme a pesquisadora Carine Savalli Redígolo os animais de estimação trazem mais benefícios que podemos imaginar. Segundo ela, acariciar um cão pode elevar os níveis de imunoglobulina A, um anticorpo presente nas mucosas, que evita a proliferação viral bacteriana, sendo importante na prevenção de várias patologias. Este resultado se deve, possivelmente, ao relaxamento que o contato com o animal proporciona.

Assim como os seres humanos, os animais têm direito à vida. Porém, muitas vezes nos deparamos com fatos ou tomamos conhecimento de notícias que demonstram que este conceito básico é esquecido: animais maltratados,

(8)

abandonados, comercializados de forma ilegal e outras situações, em que sofrem sem ter como se defenderem.

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais de 1978, traduz a nossa preocupação para com estes seres que, assim como nós fazem parte do ambiente, ao destacar a atenção que a eles devemos:

Considerando que todo o animal tem direitos. Considerando que o desconhecimento e desrespeito dos ditos direitos conduziram e continuam a conduzir o homem a cometer crimes contra a natureza e contra os animais. Considerando que o reconhecimento por parte da espécie humana dos direitos à existência das outras espécies de animais constitui o fundamento da coexistência das espécies no mundo. Considerando que o homem comete genocídios e que exista a ameaça de os continuar a cometer. Considerando que o respeito pelos animais, por parte do homem, está relacionado com o respeito dos homens entre eles próprios. Considerando que faz parte da educação, ensinar, desde a infância, a observar, compreender, respeitar e amar os animais.

(Preâmbulo)

Conforme a declaração universal dos direitos dos animais:

Artigo 1º - Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm o mesmo direito à existência.

Artigo 2º-1. Todo o animal tem o direito a ser respeitado.

2. O homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando esse direito. Ele tem o dever de colocar os seus conhecimentos a serviço dos animais.

3. Todo o animal tem direito à atenção, aos cuidados e à proteção do homem.

Artigo 3º- 1. Nenhum animal será submetido nem a maus tratos nem a atos cruéis.

11 REFERÊNCIAS

MONTENEGRO, Fábio; RIBEIRO, Vera Masagão. Nossa Escola Pesquisa sua Opinião.Manual do Professor. 2ª edição. São Paulo: Global, 2002.

MORAES, Roque. Praticando o jogo da ciência: a sala de aula com pesquisa. (material em PowerPoint, fornecido no curso: escola e pesquisa: um encontro possível).

Sites da Internet:

http://www.orm.com.br/amazoniajornal/interna/default.asp?modulo=827&codigo

=480681

Referências

Documentos relacionados

a) Oração – Estimule as crianças a falarem com Deus. É importante variar com oração de gratidão, de intercessão, de confissão, de petição e também variar os motivos de

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

However, we found two questionnaires that seemed interesting from the point of view of gathering information about students' perspective on the use of

A proporçáo de indivíduos que declaram considerar a hipótese de vir a trabalhar no estrangeiro no futuro é maior entle os jovens e jovens adultos do que

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

 Myofibrillar  protein  synthesis  following  ingestion  of  soy  protein  isolate  at  rest   and  after  resistance  exercise  in  elderly  men.  Whey  and

Caso 4/2003 - Paciente de 61 anos, portadora de cardiopatia da doença de Chagas, com disfunção ventricular, taquicardia ventricular recorrente e marcapasso cardíaco, que