• Nenhum resultado encontrado

3ª Daniela Mendes. 7º Ano E.F. Língua Portuguesa. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "3ª Daniela Mendes. 7º Ano E.F. Língua Portuguesa. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Competência

Objeto de aprendizagem

Habilidade

C3 – Compreender os diversos gêneros textuais, sua função social, suas características, relacionando textos e contextos, mediante a natureza, função, organização e estrutura de cada um.

DOMÍNIOS DISCURSIVOS/ GÊNEROS TEXTUAIS JORNALÍSTICOS – charge, notícia, reportagem e artigo de opinião.

FICCIONAIS – paradidáticos, poema.

H8. Reconhecer os elementos constitutivos dos textos jornalísticos, considerando as características dos diversos gêneros presentes no suporte jornal.

H10. Inferir informações implícitas em textos jornalísticos.

H11. Estabelecer, no interior dos textos jornalísticos, relação lógica entre os fatos e as opiniões apresentadas.

H14. Comparar textos jornalísticos de mesmo tema e de diferentes fontes (revista, jornal, televisão, Internet), reconhecendo as várias maneiras de abordar uma informação.

H18. Reconhecer em textos jornalísticos o tema, as ideias principais e as secundárias. H20. Reconhecer as estratégias argumentativas empregadas em textos jornalísticos.

H21. Reconhecer o tipo de linguagem utilizada pelos textos jornalísticos, entendendo sua importância para a comunicação dos fatos.

H23. Reconhecer as intenções discursivas e o público-alvo dos textos jornalísticos. H24. Posicionar-se diante de valores e ideologias presentes nos textos jornalísticos. H67. Reconhecer características típicas de uma narrativa ficcional, identificando narrador, personagens, cenário, conflito e desfecho.

H68. Reconhecer que os efeitos de sentido produzidos no texto ficcional pelo uso intencional de palavras, expressões, recursos gráfico-visuais, pontuação contribuem para a compreensão global do texto.

H71. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, considerando o contexto em que foi usada.

H72. Interpretar textos ficcionais, considerando a estrutura dos gêneros textuais pertencentes a esse domínio.

H73. Distinguir o nível denotativo do nível conotativo da linguagem em textos ficcionais. H76. Inferir, em textos ficcionais, as intenções discursivas e o público-alvo.

C6 - Aplicar os conhecimentos gramaticais, contextualizados às diferentes situações de produção e leitura de textos orais e escritos, considerando aspectos semânticos, sintáticos, morfológicos e fonéticos. FONOLOGIA Ortografia MORFOLOGIA Classes de palavras Verbo Advérbio

H102. Empregar formas ortográficas resultantes de padrões regulares e irregulares, na produção de textos diversos.

H114. Analisar o emprego dos verbos em textos, observando o tempo verbal e o efeito de sentido produzido por cada um deles.

H120. Empregar advérbios, observando suas funções e os efeitos de sentido que produzem na construção e na compreensão de um texto.

H123. Reconhecer as locuções adjetivas, verbais e adverbiais, compreendendo os efeitos que podem exercer na produção e compreensão de textos.

H124. Selecionar, a partir da intenção comunicativa, a forma mais eficiente de elaboração de frases: nominais ou verbais.

Daniela Mendes

(2)

SINTAXE Frase e oração

SEMÂNTICA E ESTILÍSTICA Denotação e conotação

H125. Reconhecer os termos que compõem uma oração, identificando suas funções na construção de textos.

H127. Reconhecer que os diferentes tipos de sujeitos direcionam a interpretação da intenção comunicativa em períodos simples.

H128. Entender que o predicado pode estar caracterizando o sujeito, apresentando uma ação relacionada a ele, ou às duas situações ao mesmo tempo.

H145. Comparar o sentido real de uma palavra (denotação) com seu sentido figurado (conotação), considerando o contexto de uso.

H147. Reconhecer o uso da conotação em textos que se utilizam da ironia e do humor. H149. Compreender o significado de enunciados conotativos, como a metáfora.

Distribuição de pontos

Avaliações

34 pontos

Trabalhos

6 pontos

Livros da Etapa

“Os vizinhos morrem nos romances”

AUTOR: Sergio Aguirre – EDITORA: DIMENSÃO – Coleção: Novas Coleções.

Sinopse: O autor, o argentino Sergio Aguirre, faz uso de seus conhecimentos de psicologia para calibrar todas as emoções dos personagens durante o desenrolar de uma trama surpreendente. Uma vez iniciada a leitura, nem o medo fará o leitor deixar a história para amanhã. “Os vizinhos morrem nos romances” é uma narrativa policial digna de Hitchcock e Agatha Christie.

“Terra de histórias: o feitiço do desejo” AUTOR: Chris Colfer – EDITORA BENVIRÁ

(3)

Mesmo em meio a tantas surpresas, os gêmeos não têm tempo a perder: precisam voltar para casa antes que o livro se feche e a mãe dê queixa do desaparecimento deles. Para que o feitiço do desejo se cumpra, Alex e Conner têm de desvendar as pistas deixadas em um diário. Eles só não podiam imaginar que mais alguém estava no rastro e faria de tudo para atravessar para o mundo real no lugar deles: a Rainha Diabólica.

“O PREÇO DA LIBERDADE”

AUTOR: Sally Grindley – EDITORA: Ática – ANO DA 1ª EDIÇÃO: 2006

Sinopse: A narrativa tematiza o trabalho escravo na China. Na história, longe de casa e da família, a menina Si-yan sonha com o dia em que poderá rever sua mãe novamente. Vendida aos 11 anos por um tio para pagar dívidas da família, ela é obrigada a trabalhar como serva doméstica na casa de um estranho e a casar com o filho dele, quando chegar à idade apropriada. Infeliz com o destino que lhe impuseram e com os maus-tratos que recebe, foge e consegue um subemprego em uma fábrica de brinquedos.

Dicas de aprofundamento

 Livro didático – Português Linguagens

 Bloco de exercícios  Magnum-SOL

 Atividades complementares

 BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa, 37 ed., Editora Lucerna, Rio de Janeiro, RJ, 2000.

 CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.  Revista Língua Portuguesa – Editora Segmento.

Revista Discutindo Língua Portuguesa – Escala Educacional. Revista Mundo Estranho – Editora Abril.

Sites:

 http://michaelis.uol.com.br/

 http://www1.folha.uol.com.br/folha/fovest/gramatica.shtml  http://www.soportugues.com.br/

(4)

Roteiro do trabalho da Etapa – Valor 3 pontos

Assunto/tema

“Pé na Serra” - Jornal

A Serra do Cipó é um dos recantos mais bonitos de Minas Gerais. Além de cachoeiras, grutas e trilhas, a região abriga uma história banhada de muita diversidade e encantamento. A fim de integrar nossos alunos a esse espaço, para que possam estabelecer um diálogo entre as inter-relações do ecoturismo com a realidade local, propomos um trabalho de campo nesta região. A partir da produção de um jornal impresso, os alunos terão a oportunidade de refletir sobre os princípios da sustentabilidade e da responsabilidade ambiental, podendo se posicionar criticamente sobre a ação do homem, ao longo do tempo, na Serra do Cipó.

Objetivos

 Refletir sobre a importância do turismo sustentável e suas contribuições para o meio ambiente.

 Reconhecer a relevância do turismo para estimular a melhor compreensão entre os povos em todos os lugares, e apreciar valores inerentes de diferentes culturas, contribuindo para o fortalecimento da paz no mundo.

H8. Reconhecer os elementos constitutivos dos textos jornalísticos, considerando as características dos diversos gêneros presentes no suporte jornal.

H14. Comparar textos jornalísticos de mesmo tema e de diferentes fontes (revista, jornal, televisão, Internet), reconhecendo as várias maneiras de abordar uma informação.

Desenvolvimento

Em sala de aula, serão trabalhados alguns gêneros textuais do domínio jornalístico (notícia, reportagem, anúncio, charge), a fim de preparar os alunos para o trabalho. Após o estudo desses gêneros, serão produzidos cadernos abordando temas relacionados à visita a Serra do Cipó (ecologia, geografia, conhecimentos gerais, gastronomia...) para compor um jornal impresso. A turma será dividida em grupos e cada um deles ficará responsável pela produção do material de um caderno. Com o auxílio da corretora de textos, faremos a correção e a reescrita de alguns gêneros produzidos, para que os alunos tenham competência para produzir o material a ser publicado no jornal.

Critérios de

avaliação

 Domínio do conteúdo e capacidade de argumentação.

 Respeito à forma e à estrutura dos gêneros textuais jornalísticos.  Coerência e pertinência das informações veiculadas ao tema proposto.  Criatividade e originalidade quanto ao material produzido.

 Engajamento nas atividades.

 Postura e disciplina durante os encontros.

Cronograma do

trabalho

(5)

Produções de textos -– Valor 2 pontos

Descrição

Os alunos farão, em dupla e individualmente, quatro produções de textos relacionadas aos gêneros textuais analisados na etapa. Os aspectos a serem avaliados serão pautados em quatro das cinco competências do ENEM. Toda produção feita será reescrita, a fim de que os alunos possam compreender os seus desvios e avançar no processo de escrita. Os textos produzidos serão arquivados em uma pasta especial, que representará o portfólio do aluno.

Competências do

ENEM

COMP. 1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

COMP. 2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais dos gêneros estudados.

COMP. 3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. COMP. 4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Atividade de Literatura -– Valor 1 ponto

Descrição

Após a leitura do livro paradidático “Terra de histórias: O feitiço do desejo”, os alunos farão uma atividade individual em sala, que será

xerocada e contemplará todos os elementos da narrativa lida previamente.

Objetivos

H67. Reconhecer características típicas de uma narrativa ficcional, identificando narrador, personagens, cenário, conflito e desfecho. H72. Interpretar textos ficcionais, considerando a estrutura dos gêneros textuais pertencentes a esse domínio.

H73. Distinguir o nível denotativo do nível conotativo da linguagem em textos ficcionais. H76. Inferir, em textos ficcionais, as intenções discursivas e o público-alvo.

Cronograma da

Referências

Documentos relacionados

Projetado tendo em mente que os usuários não tenham conhecimento de AutoCAD ou que possam vir do AutoCAD para o Revit, o curso vai começar por apresentar a primeira

É vitalmente importante mostrar ima- gens excelentes do seu produto em seu site, se você não tem um fotógrafo profissional disponível para criar suas fotos de produto, então

Esta é a posição mais agradável para um anel, porque você pode ver vários aspectos e contornos da peça, de frente para trás e de fora para dentro.. No entanto, não tenha medo

É fato: imagens aumentam a confiança do cliente e, mais do que isso, elas não são apenas um ponto que auxilia no aumento das vendas: são um requisito essencial para

Oferta : Livro Curso Avançado de AutoCAD (FCA) e apontamentos adicionais - Modelação em 3D Durações tipo: 25 a 35 horas.. Pré-requisitos:

A Secretária garante que a pretensão é viabilizar investimentos de cerca de 7,5 bilhões de reais, em 10 anos, o que significa levar tratamento de esgoto para cerca de 8,5 milhões

763 Técnico Integrado em Comunicação Visual - Turma A - Surdos vespertino Palhoça ANA JULIA KEMER 1000961317 764 Técnico Integrado em Comunicação Visual - Turma A - Surdos

• 01 Jantar standard de boas-vindas de três pratos ( entrada, prato principal e sobremesa) INCLUSO com uma taça de vinho da casa INCLUSA no Restaurante Hereford Beefstou (