• Nenhum resultado encontrado

1º TRABALHO CURRICULAR PROJECTO DE UMA MORADIA UNIFAMILIAR CASA HORIZONTAL -ESTUDO PRELIMINAR- ESTUDO DA ÁREA ENVOLVENTE DO TERRENO PROPOSTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1º TRABALHO CURRICULAR PROJECTO DE UMA MORADIA UNIFAMILIAR CASA HORIZONTAL -ESTUDO PRELIMINAR- ESTUDO DA ÁREA ENVOLVENTE DO TERRENO PROPOSTO"

Copied!
41
0
0

Texto

(1)1º TRABALHO CURRICULAR PROJECTO DE UMA MORADIA UNIFAMILIAR – CASA HORIZONTAL -ESTUDO PRELIMINAR-. ESTUDO DA ÁREA ENVOLVENTE DO TERRENO PROPOSTO.

(2) COQUEIROS – LUANDA - ANGOLA.

(3) LOCALIZAÇÃO.

(4) LOCALIZAÇÃO. LUANDA.

(5) LOCALIZAÇÃO. COQUEIROS. LUANDA.

(6) LOCALIZAÇÃO. COQUEIROS.

(7) LOCALIZAÇÃO. TERRENO PROPOSTO.

(8) LOCALIZAÇÃO FORTALEZA.

(9) LOCALIZAÇÃO. ESTÁDIO DOS COQUEIROS.

(10) LOCALIZAÇÃO. TERRENO PROPOSTO.

(11) LOCALIZAÇÃO. HOTEL CONTINENTAL.

(12) LOCALIZAÇÃO. ENDIPU – ARCAFÉ.

(13) LOCALIZAÇÃO. BALEISÃO.

(14) LOCALIZAÇÃO ACESSO À FORTALEZA RUA DOS ENFORCADOS.

(15) LOCALIZAÇÃO. RUA SENTIDO “PRAIA DO BISPO - COQUEIROS RUA JOSÉ PEDRO (TUCA).

(16) LOCALIZAÇÃO.

(17) LOCALIZAÇÃO.

(18) CROQUIS LOCALIZAÇÃO.

(19) CROQUIS LOCALIZAÇÃO.

(20) DISPOSIÇÃO SOLAR. TERRENO PROPOSTO.

(21) DISPOSIÇÃO SOLAR. TERRENO PROPOSTO.

(22) DISPOSIÇÃO SOLAR. TERRENO PROPOSTO.

(23) BAIRRO DOS COQUEIROS Numa breve apreciação pelo bairro dos coqueiros, tomamos como referência alguns edifícios e áreas designando como pontos de referência. A localização do terreno proposto, encontra-se no interior da área designada como Bairro dos Coqueiros.. Como primeiro ponto de referência mais próximo temos o Hotel Continental. Situado na esquina entre a Rua dos Coqueiros e a Rua José Pedro (Tuca). Falamos de um edifício dos anos 50 composto por um piso térreo de duplo Pé-direito e de 5 pisos, completando uma cércea de aprox. 20,50m..

(24) BAIRRO DOS COQUEIROS Não tão próximo, mas um otimo ponto de referência devido ao seu passado histórico, temos o Edíficio do Baleisão. Conhecido pela sua geladaria que em tempos foi um ponto de encontro para familias inteiras, onde aproveitavam o espaço do “Largo do Baleisão” para desfrutar de um bom momento. Trata-se de um edíficio em degradação composto por dois pisos, com uma cércea de 10,5m, onde ainda funciona um pequeno bar. Este edíficio encontra-se a norte do terreno em estudo, com o seu alçado posterior virado para um pequeno aglumerado de construções que foram erguidas sem qualquer critério..

(25) BAIRRO DOS COQUEIROS EMVOLVENTE MAIS PRÓXIMO. Não sendo uma referência na zona, existe um edifício a oeste do terreno em estudo designado como “Arcafé”, ou como ENDIPU”, Designada com Empresa Nacional de Discos e Publicitações.. Trata-se de um edíficio dos anos 50 em estado de conservação razoável composto por 2 pisos e um terraço e uma cércea de 12,51m..

(26) BAIRRO DOS COQUEIROS EMVOLVENTE MAIS PRÓXIMO. Construído recentemente temos um hotel, o Hotel Pirâmide que se encontra a Este do “terreno em estudo”. Com uma utilização de materiais desadequada à a zona, mas com um aproveitamento total da área de implantação. Está nas mesmas circunsntâncias do que algumas contruções a Norte do terreno. Hotel Pirâmide..

(27) BAIRRO DOS COQUEIROS EMVOLVENTE MAIS PRÓXIMO. No lado oposto da rua, situado a Sul do terreno, separado por uma Rua de sentido único, com passeios, somando uma distância aproximada de 15,45m, temos uma linha de construções coloniais entre os anos 20 e anos 50, que comportão aínda uma parte das suas características originais.. As contruções que levam ao efeito de residências com arquitectura colonial dos anos 20, são caracterízadas por ter um só piso com um pé direito superior a 3m e telhados de 4 águas em telha cerâmica..

(28) BAIRRO DOS COQUEIROS EMVOLVENTE MAIS PRÓXIMO No lado oposto da rua, situado a Sul do terreno e separado por uma Rua de sentido único com passeios, temos uma linha de construções coloniais entre os anos 20 e os anos 50. Mantendo parte das suas características originais, essas ruas uma distânciam-se entre si aproximadamente 15,45m,. Temos também habitações coloniais, estas de arquitectura dos anos 50/60, onde já se tornaram características pelos dois pisos, linhas e planos rectos e geralmente com terraço ou coberturas planas..

(29) ARRUAMENTOS / ACESSIBILIDADES A Rua de acesso ao terreno de sentido único no sentido Oeste-Este, ou seja, Praia do Bispo – Rua dos Coqueiros. Trata-se de uma rua recém reparada, onde poderemos encontrar algumas árvores tipo Acácias Rubras, plantadas em passeios com cerca de 2,50m de largura. A composição verde, é na sua maioria composta por árvores de grande porte existente nos jardins ou quintais das residências, que devido ao seu volume criam um sombreamento na zona dos passeios..

(30) ESTUDO DO TERRENO O Terreno em estudo trata-se de uma área onde existiu uma construção composta por duas habitações germinadas, cada uma com dois pisos demolidos à cerca de 3 anos conforme indica um ocupante deste terreno. A da base da antiga construção aínda existente no terreno comprova a existência do mesmo.. As infraestruturas deixadas pela demolição relatam uma construção colonial dos anos 20.. Base de construção demolida..

(31) ESTUDO DO TERRENO Conforme Croquis de Localização aínda desactualizado, reposta-nos a área de implantação da construção em tempos existente no terreno em estudo..

(32) ESTUDO DO TERRENO O Alinhamento para o limite máximo da construção em relação aos arruamentos é visível nas marcas da casa já em tempos existente e pelos edifícios mais próximos. Estes relatam uma distância ao limite do terreno de 4m de afastamento..

(33) ESTUDO DO TERRENO Perante a Leitura do croquis de localização, deparamos com um terreno de cotas variáveis, que é acompanhado pela inclinação da rua.. 10.0 6,2 8,1 5,6 13.2. 10.0. 4.1.

(34) ESTUDO DO TERRENO A cércea envolvente é variável, contudo poderemos assumir os edificios mais próximos como referência.. Construção existente a Norte do terreno. 10m.

(35) ESTUDO DO TERRENO A cércea envolvente é variável, contudo poderemos assumir os edificios mais próximos como referência.. Construção existente a Oeste do terreno. 12,40m.

(36) ESTUDO DO TERRENO A cércea envolvente é variável, contudo poderemos assumir os edificios mais próximos como referência.. Construção existente a Este do terreno. 25,50m.

(37) APRECIAÇÃO GLOBAL Após apreciação, visita e consultas ao local e áreas envolventes deparamos com o seguinte relatório. ACESSIBILIDADES:. O terreno situa-se no extremo Oeste da baixa da cidade de Luanda, numa área mais destinada a zona residências e residências hoteleira. Proximo de todos os serviços na cidade assim como do comércio. As acesibilidades são complicadas devido à rua ter sentido único, o sentido Praia do Bispo – Rua dos Coqueiros. Os retornos na Avenida da Praia do Bispo são bastante distantes e situados no centro da Nova Marginal. Bastante acessível para entrar da cidade e para saír da mesma, sendo de ligação próxima à Avenida 4 de Fevereiro com ligação a todos os pontos da baixa da Cidade de Luanda, Ilha de Luanda e saídas em direcção a Benfica..

(38) APRECIAÇÃO GLOBAL. LOCALIZAÇÃO RELATIVA A FACTORES NATURAIS. Em relação à orientação solar, dispõe de uma boa orientação, sendo esta obstruída pelas construções envolventes pelo motivo da elevada cércea que se pratica nesta zona. Em relação à vista proporcionada, não é desfrutável uma visão a longo alcance, visto que se encontra envolvido por edifícios de grandes dimensões volumetricas..

(39) APRECIAÇÃO GLOBAL. APRECIAÇÃO RELATIVA AO ENVOLVENTE ARQUITECTÓNICO E GEOGRÁFICO. Em relação ao envolvente, este terreno destina-se mais a uma construção em altura, devido ao valor imobiliário nesta área e à cércea praticada nesta zona. Contudo para construção horizontal conforme solicitada, deparamo-nos com um terreno bem localizado geográficamente em relação à proximidade do núcleo da Cidade de Luanda, mas não tão adequado ao tipo de construção solicitada..

(40) BIBLIOGRAFIA MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA Este trabalho teve como bases de pesquisa e consulta os seguintes itens: •Pesquisa e consulta de cartas topográficas da cidade de Luanda; •Pesquisa no local; •Levantamento métrico e apreciação geral; •Levantamento Fotográfico; •Entrevistas; •Consultas Web; •Apreciação e estudo do envolvente. Luanda, 1 de Abril de 20012.

(41) TRABALHO ELABORADO POR: - Dayse Dupret – nº11601 - Gelson Moreno – nº10547 - Sérgio Sousa - nº11559 - Patricio Veiga – nº12689. Curso de Arquitectura e Urbanismo II – Turno da Noite.

(42)

Referências

Documentos relacionados

Here, we aim to understand how expression of RA degradation enzymes (Cyp26) can be correlated with RA distribution and functions during amphioxus (B. lanceolatum)

En así que tanto en países del Sur como del Norte Global surgen percepciones de niñas y niños que podemos englobar como sutiles etiquetas de la pobreza, que confirman

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

O pesquisador, licenciado em Estudos Sociais com Habilitação Plena em História, pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), concluiu, ainda, o curso de

Um ambiente, interface dentro deste site, uma plata- forma para denúncias e até mesmo para tirar dúvidas, porque pode ter pro- blemas no seu setor que não seja assédio moral, se for

Essas informações são de caráter cadastral (técnico responsável pela equipe, logradouro, etc.), posicionamento da árvore (local na rua, dimensões da gola, distância da

Não podemos deixar de dizer que o sujeito pode não se importar com a distância do estabelecimento, dependendo do motivo pelo qual ingressa na academia, como

Outro ponto importante referente à inserção dos jovens no mercado de trabalho é a possibilidade de conciliar estudo e trabalho. Os dados demonstram as