• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE VESTIBULAR VAGAS REMANESCENTES 1/2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE VESTIBULAR VAGAS REMANESCENTES 1/2016"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS

Mantida pela Fundação Instituto de Administração

Edital Vestibular vagas remanescentes 1º Semestre de 2016 Página 1 EDITAL DE VESTIBULAR

VAGAS REMANESCENTES 1/2016

O Diretor Geral da Faculdade FIA de Administração e Negócios, no uso de suas atribuições regimentais e da legislação vigente, por meio do presente Edital, torna público o Vestibular para vagas remanescentes do processo seletivo 1º semestre de 2016, contendo normas e procedimentos que o orientam.

1. Normas Gerais

O Vestibular de que trata este Edital será realizado em uma única fase, com a finalidade de selecionar e classificar os candidatos para ingresso em vagas remanescentes no curso de Bacharelado em Administração da Faculdade FIA de Administração e Negócios, reconhecido pela Portaria/MEC/SESU nº 250, de 31 de maio de 2013 - DOU de 03/06/2013.

O curso será ministrado em período integral de segunda a quinta-feira no horário das 8h às 17h e as sextas- feira das 8h às 11h40 na Unidade de Ensino Butantã da Faculdade FIA localizada à Rua José Alves da Cunha Lima, 172 – Butantã – cidade de São Paulo – SP.

A partir do quinto semestre os alunos passam a cursar as aulas das 8h00 às 11h40 de segunda a sexta feira para que possam cursar o estágio supervisionado no período vespertino.

1.1. Vagas

Serão oferecidas 20 (vinte) vagas especificas para esta versão do vestibular 1/2016, além das vagas remanescentes do vestibular ocorrido em 28/11/2015, cujo número será decorrente das matriculas efetivadas, limitando-se a 50 vagas previamente aprovadas.

As vagas oferecidas neste vestibular referem-se unicamente para matricula no primeiro semestre letivo de 2016, não podendo ser transferidas para o próximo semestre ou ano letivo.

A prova será elaborada a partir dos conteúdos da base nacional comum do Ensino Médio e terá como objetivo avaliar:

 Domínio da norma culta da Língua Portuguesa;

 Conhecimentos e habilidades do candidato em diversas áreas do conhecimento;

 Conhecimentos gerais e de atualidades;

 Conhecimentos básicos da Língua Inglesa;

 Capacidade de raciocinar com lógica;

 Capacidade de exibir pensamento crítico;

(2)

FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS

Mantida pela Fundação Instituto de Administração

Edital Vestibular vagas remanescentes 1º Semestre de 2016 Página 2 2. INSCRIÇÕES

2.1. Período

As inscrições para o Vestibular 1/2016, vagas remanescentes, serão realizadas no período de 03 de dezembro de 2015 a 13 de janeiro de 2016 mediante o preenchimento da Ficha de Inscrição disponível no site da Faculdade FIA. (http://www.fia.com.br/graduacao)

2.2. Taxa de inscrição

O valor da taxa de inscrição será de R$ 90,00 (Noventa reais).

O pagamento da taxa poderá ser efetuado em qualquer agência bancária, por meio de boleto bancário disponibilizado no site da Faculdade FIA.

O candidato será considerado inscrito no processo vestibular, desde que tenha preenchido devidamente a ficha de inscrição e realizado o pagamento da taxa correspondente.

Obs.: A inscrição implica, por parte do candidato, no reconhecimento e na aceitação de

todas as condições previstas neste edital.

O valor referente à taxa de inscrição não será devolvido sob nenhuma hipótese

2.3. Portador de necessidades especiais

Ao efetuar a sua inscrição, o portador de necessidades especiais que necessitar de tratamento específico deverá informar o tipo de necessidade especial no espaço determinado na Ficha de Inscrição. Posteriormente deverá entrar em contato com a Coordenação do Curso pelo e-mail graduação@fia.com.br ou pelo telefone 3732-3515 até o dia 13/01/2016 para que sejam tomadas as devidas providências.

Candidatos com dislexia devem apresentar laudos médicos recentes, com validade não superior a um ano, contado de sua emissão, até a data do vestibular.

2.4. Solicitação de bolsa de estudo e descontos na mensalidade

A Faculdade FIA oferece bolsas de estudos e descontos na mensalidade para alunos da graduação, em diferentes modalidades, para as quais cada candidato, enquadrando-se nos critérios pré-estabelecidos poderá se inscrever em função da necessidade de apoio de que precisar.

Aos 1º e 2º colocados no Vestibular 1/2016, vagas remanescentes, de acordo com a classificação obtida no processo seletivo agendado, assim como, a classificação obtida no

(3)

FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS

Mantida pela Fundação Instituto de Administração

Edital Vestibular vagas remanescentes 1º Semestre de 2016 Página 3

ENEM, será concedido percentual de descontos na mensalidade referente ao primeiro semestre do curso. Os percentuais são os seguintes:

ENEM PROVA PRESENCIAL

1º Colocado – 40% (quarenta por cento) 2º Colocado – 30% (trinta por cento)

1º Colocado – 40% (quarenta por cento) 2º Colocado – 30% (trinta por cento)

Importante: O desconto adquirido não contempla a primeira parcela da semestralidade

correspondente a matricula, que deverá ser paga integralmente. A concessão da bolsa é garantida apenas ao primeiro semestre letivo e sua manutenção deverá ser requerida a cada semestre letivo. Além disso, será considerado o orçamento da Faculdade FIA para concessão de bolsas a cada semestre letivo.

Requisitos: A continuidade do beneficio, a cada semestre letivo, está condicionada ao desempenho do aluno cuja média deverá ser igual ou superior a 8,0(oito) no ranking de desempenho da turma em que estiver matriculado.

O aluno deverá ter conduta compatível com as normas acadêmicas, previstas no regimento e no manual do aluno. As bolsas por mérito são intransferíveis. Em caso de não efetivação ou cancelamento de matrícula por parte de candidato ou aluno contemplado com bolsa, esta não se transferirá para outro candidato ou aluno. No caso de reingresso o aluno não terá direito à bolsa.

No caso de aluno transferido ou que já tenha feito parcial ou integralmente um curso superior que queira aproveitar disciplinas cursadas em outra instituição, tenha prestado o vestibular e se classificado entre os quatro primeiros deverá apresentar o mesmo desempenho também nas disciplinas feitas como adaptações. No caso de reingresso o aluno não terá direito à bolsa.

Para alunos com baixa renda familiar, serão concedidas até duas bolsas não reembolsáveis integrais (100%), de acordo com orçamento da Faculdade FIA para concessão deste beneficio. Os candidatos a estas bolsas serão selecionados com base nos seguintes critérios:

a) Aprovação no vestibular.

b) Necessidade econômico-financeira devidamente comprovada, por meio da apresentação dos três últimos holerites e extratos mensal de todos os familiares que residam no mesmo local que o aluno candidato à bolsa.

Requisitos: A vigência desta modalidade de bolsa está condicionada ao desempenho do

aluno. Este deverá apresentar média superior ou igual a 8,00 (oito) em cada disciplina do semestre letivo. Em caso de aluno transferido de outra IES deverá apresentar o mesmo desempenho também nas disciplinas realizadas em regime de adaptação.

(4)

FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS

Mantida pela Fundação Instituto de Administração

Edital Vestibular vagas remanescentes 1º Semestre de 2016 Página 4

Além disso, a conduta compatível com as normas acadêmicas, previstas no regimento e no manual do aluno. As bolsas por mérito são intransferíveis. Em caso de não efetivação ou cancelamento de matrícula por parte de candidato ou aluno contemplado com bolsa, esta não se transferirá para outro candidato ou aluno. No caso de reingresso o aluno não terá direito à bolsa.

A solicitação desta bolsa deve ser feita no momento da inscrição no vestibular, em campo específico disponível na ficha de inscrição on line. O envio da documentação necessária à solicitação de bolsa integral também deve ser feito durante o período de inscrição de 03/12 a 13 de janeiro de 2016.

Observação: A Faculdade FIA de Administração e Negócios é soberana quanto à análise e

concessão das bolsas socioeconômicas não cabendo aos candidatos a estas bolsas ou outras pessoas que os represente qualquer tipo de questionamento quanto aos critérios para análise e concessão de tais benefícios. Logo, é permitido à comissão responsável pela análise dos candidatos às bolsas deliberar ou não pela concessão deste benefício caso considere que os candidatos não se enquadram nos critérios estabelecidos neste edital.

Para os alunos que não se enquadram nos casos descritos acima: classificação no vestibular ou bolsa para alunos de baixa renda, ainda existe a possibilidade, deste aluno,

obter uma bolsa financiada pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC. Por meio da parceria

entre o MEC e a Faculdade FIA esta disponível o financiamento de bolsas de estudos do Programa Universidade para Todos – Prouni (http://siteprouni.mec.gov.br/) e Financiamento Estudantil – FIES (http://sisfiesportal.mec.gov.br/).

A Faculdade FIA oferece 4(quatro) vagas para a Bolsa PROUNI.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail graduacao@fia.com.br ou pelo telefone 3732-3515.

3. PROVA

3.1. Composição das provas

 Redação

 Raciocínio Lógico e Matemático

 Língua Portuguesa: Comunicação e Expressão  Humanas: História, Geografia e Atualidades  Língua Inglesa: Comunicação e Expressão

(5)

FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS

Mantida pela Fundação Instituto de Administração

Edital Vestibular vagas remanescentes 1º Semestre de 2016 Página 5 3.2. Local de prova

A prova será realizada em 14 de janeiro de 2016, no horário das 9h00 às 13h00 na Unidade Educacional Vila Olímpia, localizada na Rua do Rocio, 109 – Vila Olímpia – cidade de São Paulo – SP, em fase única.

3.3. Composição das notas

4.3.1 Prova Faculdade FIA de Administração e Negócios

A prova será composta por duas partes: uma redação e questões de múltipla escolha, que terão pontuações diferentes, conforme descrição e especificação abaixo:

Partes da Prova Descrição Pontos

Redação Texto contendo entre 25 e 30

linhas. 30

Questões de múltipla escolha Quarenta questões objetivas 70

Para obter a nota final, procede-se:

1. Apuração das notas de cada parte (redação e questões de múltipla escolha) individualmente;

2. Aplicação dos respectivos pesos (70%, 30%) nas partes da avaliação e cálculo da nota final do candidato, será a soma das duas ponderações.

3. O máximo de pontos a ser alcançado é 100 (cem).

4. A classificação do candidato será feita por ordem decrescente da nota final. Ocorrendo empate prevalecerá como critério de desempate a maior idade do candidato.

Obs.: Serão eliminados os candidatos que faltarem ou não obtiverem nota mínima de 12

(doze) pontos em Redação.

4.3.2 SELEÇÃO PELO ENEM E ENTREVISTA: a sistemática de cálculo da nota final para todos os candidatos optantes, das edições do ENEM de 2013, 2014 e 2015, a ser utilizada será:

Partes da Seleção Descrição Pontos

ENEM Nota Final 70

(6)

FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS

Mantida pela Fundação Instituto de Administração

Edital Vestibular vagas remanescentes 1º Semestre de 2016 Página 6

Para obter a nota final, procede-se:

1. Apuração das notas de cada parte da seleção (ENEM e Entrevista) individualmente;

2. Aplicação dos respectivos pesos (70% e 30%) em cada parte da seleção e cálculo da nota final do candidato, que será a soma das duas ponderações.

3. O máximo de pontos a ser alcançado é 100 (cem).

4. A classificação do candidato será feita por ordem decrescente da nota final. Ocorrendo empate prevalecerá como critério de desempate a maior idade do candidato.

Obs.: Serão eliminados os candidatos que faltarem ou não obtiverem nota mínima de 12

(doze) pontos na Entrevista.

3.4. Recomendações para o dia da Prova

Recomenda-se ao candidato chegar ao local da prova com no mínimo 60 (sessenta) minutos de antecedência. O acesso às salas de exame será liberado 40 (quarenta) minutos antes do início das provas e os portões serão fechados impreterivelmente 10 (dez) minutos antes do horário de início das provas. Não será permitida a entrada de candidatos após as 9h00 e os candidatos estarão automaticamente desclassificados.

O candidato deverá apresentar no dia de realização das provas, os seguintes documentos: Cédula de Identidade (RG) ou Carteira de Habilitação (CNH) ou Registro de Estrangeiros (RNE) original com foto recente.

Serão excluídos do presente Vestibular, a qualquer tempo, os candidatos que:  Prestarem informações inexatas na Ficha de Inscrição;

 Não integralizarem os procedimentos de inscrição;

 Incorrerem em comportamento indevido ou descortesia para com qualquer dos aplicadores, seus auxiliares ou autoridades;

 Não cumprirem as instruções constantes na capa das provas;

 Forem surpreendidos durante as provas em qualquer tipo de comunicação com outro candidato, portando bonés, telefones celulares, ou qualquer outro equipamento com acesso à internet ou se utilizando de máquina de calcular, livros, impressos ou anotações ou, finalmente, após as provas, forem constatados, por meio eletrônico, estatístico, visual ou grafológico, terem-se utilizado de meios ilícitos na realização das mesmas.

O candidato deve trazer lápis preto, borracha, caneta esferográfica azul ou preta para o preenchimento de respostas.

O cartão de respostas entregue ao candidato com o caderno de prova não será substituído em nenhuma hipótese.

É de exclusiva responsabilidade do candidato a devolução do Cartão de Respostas sem rasuras, do Caderno de questões e Folha Definitiva de redação aos fiscais de sala.

(7)

FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS

Mantida pela Fundação Instituto de Administração

Edital Vestibular vagas remanescentes 1º Semestre de 2016 Página 7 3.5. Candidatos Regulares

Para ingresso nos cursos de graduação é considerado candidato regular aqueles que possuam o certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente.

3.6. Participação de “treineiros”

A Faculdade FIA de Administração e Negócios permitirá a participação de “TREINEIROS” no Processo Seletivo para o Curso de Bacharelado em Administração, sem a finalidade de concorrer a vagas.

3.7. Resultados

O resultado será divulgado no dia 20 de janeiro de 2016 pelo site da Faculdade FIA (http://www.fia.com.br/graduacao) a partir das 16 horas.

A Faculdade FIA de Administração e Negócios não informará, em hipótese alguma, os resultados do Vestibular por e-mail, fax, telefone ou telegrama.

Não haverá revisão ou vista de provas em nenhuma hipótese e não serão fornecidos originais nem cópias das provas.

4. MATRÍCULA

Serão convocados para matrículas os primeiros candidatos classificados em ordem decrescente do total de pontos dentro do limite das vagas.

As matrículas ocorrerão, em única chamada, nos dias 26 e 27 de janeiro de 2016, das 10 às 17 horas, somente na unidade Educacional do Butantã da Faculdade FIA (Rua José Alves da Cunha Lima nº 172 – Butantã – cidade de São Paulo – SP).

No ato da matrícula deverão ser apresentados os originais e uma cópia dos seguintes documentos:

 Comprovante de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, diploma ou declaração com data de emissão recente.

 Histórico Escolar.  Carteira de Identidade.

 Registro Nacional de Estrangeiro; (RNE para alunos estrangeiros)  CPF.

 Uma Foto 3x4 recente.

Todos os documentos relacionados acima deverão ser entregues em vias autenticadas ou apresentados em conjunto com os respectivos originais.

(8)

FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS

Mantida pela Fundação Instituto de Administração

Edital Vestibular vagas remanescentes 1º Semestre de 2016 Página 8

Aos alunos com idade a partir de 18 (dezoito) anos, será exigida 1 (uma) cópia dos documentos abaixo:

 Titulo de Eleitor;

 Certificado de Reservista.

Se o responsável financeiro não for o candidato, deverão ser apresentados Carteira de Identidade e CPF (originais e uma cópia) deste responsável, que assinará o contrato de prestação de serviços educacionais.

Perderá a vaga o candidato que não se matricular no período estabelecido, bem como o que não apresentar a documentação exigida no ato da matrícula.

Caso seja comprovado, em qualquer época, o uso de documentos, informações e outros meios ilícitos, o candidato terá sua matrícula anulada.

5. CRONOGRAMA

CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

DATAS DISCRIMINAÇÃO DA ETAPA

03/12 a 13/01/2016 Inscrições no site da Faculdade FIA (http://www.fia.com.br/graduacao)

14/01/2016 Realização das provas com questões objetivas e redação

18/01/2016 Divulgação dos gabaritos das questões objetivas (somente via Internet, a

partir das 10 horas no site da Faculdade FIA)

20/01/2016 Divulgação dos resultados finais - somente no site da Faculdade FIA

(http://www.fia.com.br), a partir das 16 horas

26 e 27/01/2016 Matriculas diretamente na Faculdade FIA – Unidade Butantã

5.1. Esclarecimentos Adicionais

Após a publicação do resultado do Processo Seletivo, não caberá recurso de qualquer natureza.

Não haverá devolução da taxa de inscrição do Vestibular 01/2016.

O candidato, classificado no processo seletivo e regularmente matriculado, que solicitar o cancelamento de matrícula antes do início das aulas, será reembolsado em 70% (setenta por cento) dos valores pagos até a data do pedido.

O candidato que efetuar o cancelamento de matricula deverá retirar a documentação apresentada no ato da matricula até 30 dias úteis a contar da data de sua solicitação, caso contrário, esta documentação será descartada para reciclagem.

(9)

FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS

Mantida pela Fundação Instituto de Administração

Edital Vestibular vagas remanescentes 1º Semestre de 2016 Página 9

Não haverá devolução dos valores pagos para qualquer pedido de cancelamento de matrícula solicitado posteriormente ao início de aula.

5.2. FIES – PROUNI

A Faculdade FIA oferece 4(quatro) vagas para a Bolsa PROUNI.

6. DISPOSIÇÕES FINAIS

As Fichas de Inscrição, os Cartões-Resposta e os Cadernos de Respostas das questões da redação deste Vestibular permanecerão arquivados pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, pelo período de 06 (seis meses), a contar da data de aplicação das provas, sendo posteriormente reciclados.

Fica eleito o foro da cidade de São Paulo, com exclusão e renúncia a qualquer outro por mais privilegiado que seja para dirimir questões oriundas do presente Vestibular.

As situações não previstas e os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria Geral da Faculdade FIA de Administração e Negócios.

São Paulo, 02 de dezembro de 2015. Prof. Drº James Terence Coulter Wright Diretor Geral

Referências

Documentos relacionados

Desta forma, este trabalho objetiva analisar e medir a força necessária para trefilar uma redução em área do processo de fabricação de arames de aço de baixo teor de

(Col. Histórias tradicionais portuguesas contadas de novo) Civilização Editora 978-972-26-1130-5. Torrado, António (Recontado) (Ilustr.

É importante ter em conta que, mesmo que a empresa do prestador do serviço não esteja registada como sujeito passivo para efeitos de IVA no respetivo

O Código Fiscal do Investimento, o Regime dos Benefícios Fiscais Contratuais concedidos ao Investimento Direto no estrangeiro por empresas nacionais e o novo Código Fiscal

Neste último caso, a produção hidropônica é direcionada ao mercado e busca viabilidade financeira e lucratividade, levando em consideração elementos financeiros e de cultivo

Este trabalho apresenta resultados de uma prática pedagógica investigativa desenvolvida com uma turma de alunos do Primeiro Ano do Ensino Médio Politécnico de uma Escola

Como material didático básico foram usados: tutoriais para o uso do sistema SPRING, desenvolvidos pelo INPE : (http://www.dpi.inpe.br/spring

Valor Terreno R$ 232.000,00 Valor por extenso: duzentos e trinta e dois mil reais Valor Edificação R$ 100.000,00 Valor por extenso: cem mil reais.