• Nenhum resultado encontrado

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Município de Bom Jesus - SC Processo Seletivo 002/2018

Prova objetiva escrita para o cargo de:

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

1. A Prova terá duração de 03 (três) horas, com horário previsto para o início as 15h00min e término às 18h00min.

2. O tempo gasto pelo Fiscal para as orientações gerais será descontado, iniciando-se a partir do momento em que o mesmo autorizar o inicio da realização da prova.

3. Esta prova contém 20 (vinte) questões objetivas, cada uma com 04 (quatro) alternativas, sendo apenas uma a correta.

4. Leia atentamente todas as questões assinale a alternativa que achar que esteja correta e passe para o cartão resposta, o qual possui sua identificação e a identificação por código de barras o qual você deverá opor a sua assinatura.

5. O caderno de provas é o seu rascunho, pode utilizá-lo para isso.

6. A marcação no cartão resposta deve-se dar com caneta esferográfica da seguinte maneira: Você deverá marcar a sua alternativa correta como no exemplo abaixo:

- preenchimento correto.

Não serão aceitos outros tipos de marcações, pois a correção será realizada por leitura óptica. 7. O cartão resposta é o único documento que comprova as respostas corretas.

8. Se durante a prova necessite ir ao banheiro, chame o fiscal, levantando uma das mãos. Lembre-se que você só poderá sair da sala após 01 (uma) hora do inicio da prova.

9. Qualquer dúvida ou reclamação relativamente a alguma questão, você poderá utilizar o formulário de recurso anexo ao Edital de Processo Seletivo 002/2018.

10. Boa prova.

11. Com auxilio do fiscal destaque, se desejar, o rascunho do seu cartão resposta.

12. Para levar o caderno de prova você deve permanecer na sala no mínimo até às 17h00min.

... Processo Seletivo Município de Bom Jesus - SC

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

A B C D

(2)
(3)

Conhecimentos Gerais

01- Modalidade de ensino é a classificação dada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, a determinadas formas de educação que podem localizar-se nos diferentes níveis da educação escolar (educação básica e educação superior). Quais são as modalidades de ensino contempladas na LDB? Assinale a resposta correta.

a) Educação do Campo, Quilombola e Educação Especial. b) Educação Especial, Indígena e EJA.

c) EJA, Educação Especial e Quilombola.

d) Educação de Jovens e adultos (EJA), Educação Profissional e Educação Especial. 02- A lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014 trata da aprovação do Plano Nacional de Educação com duração de dez anos a partir da data de publicação desta lei. De acordo com o Art. 5º desta lei a execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas pelas instancias assinaladas abaixo. Marque a qual instância não compete a execução e cumprimento do PNE.

a) Ministério da Educação – MEC.

b) Conselho Nacional de Educação – CNE. c) Conselho Municipal de Educação.

d) Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal.

03- Gestão democrática, gestão compartilhada e gestão participativa são termos que, embora não se restrinjam ao campo educacional, fazem parte da luta de educadores e movimentos sociais organizados em defesa de um projeto de educação pública de qualidade social e democrática. Assinale os princípios da gestão democrática.

a) A gestão democrática implica um processo de participação coletiva, onde todos os seguimentos da comunidade escolar participam na construção do projeto político pedagógico.

b) Gestão centrada no gestor escolar, onde todas as decisões são tomadas por ele.

c) Gestão pautada na equipe pedagógica onde todas as decisões são tomadas somente pela equipe.

d) O gestor escolar é escolhido pela secretaria de educação, assumindo assim o papel de protagonista na organização escolar.

04- Segundo o disposto na LDB Lei nº 9.394/96 em seu Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. A educação escolar deverá vincular-se ao mundo:

a) Do trabalho e à prática cultural. b) Do trabalho e à prática educacional. c) Do trabalho e à prática social. d) Social e à prática artística.

(4)

05- A lei 9.394/96 estabelece critérios que devem ser observados para verificar o rendimento escolar. Assinale abaixo o critério que não corresponde ao texto da lei.

a) Aproveitamento de estudos não concluídos.

b) Obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.

c) Possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar.

d) Possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado. 06- Como disposto no Art. 8º da LDB a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino. Assinale a opção que aponta uma das incumbências do Município em relação à educação básica.

a) Baixar normas gerais sobre cursos de graduação e pós-graduação.

b) Assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem, respeitado o disposto no art. 38 desta Lei.

c) Oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida à atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino.

d) Autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino. 07- O Art. 14 da LDB, afirma que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:

I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola. II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. Um PPP democrático deve ser construído juntamente com:

a) Pela equipe de gestão escolar. b) Pelos professores e alunos.

c) Pela gestão escolar e grêmio estudantil.

d) Por toda a comunidade escolar formada por gestão escolar e demais profissional da educação, conselho escolar, alunos e membros da comunidade local.

08- Para compreender a natureza dos Parâmetros Curriculares Nacionais, é necessário situar-se em relação a quatro níveis de concretização curricular considerando a estrutura do sistema educacional brasileiro. Tais níveis não representam etapas sequenciais, mas sim amplitudes distintas da elaboração de propostas curriculares, com responsabilidades diferentes, que devem buscar uma integração e, ao mesmo tempo, autonomia. Sobre tais níveis, analise as afirmativas a seguir.

I - Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem o primeiro nível de concretização curricular. São uma referência nacional para o ensino fundamental; estabelecem uma meta educacional para a qual devem convergir as ações políticas do Ministério da Educação e do Desporto, tais como os projetos ligados à sua competência na formação inicial e continuada de professores, à análise e compra de livros e outros materiais didáticos e à avaliação nacional. II - O segundo nível de concretização diz respeito às propostas curriculares dos Estados e Municípios. Os Parâmetros Curriculares Nacionais poderão ser utilizados como recurso para adaptações ou elaborações curriculares realizadas pelas Secretarias de Educação, em um processo definido pelos responsáveis em cada local.

III - O terceiro nível de concretização refere-se à elaboração da proposta curricular de cada instituição escolar, contextualizada na discussão de seu projeto educativo. Entende-se por

(5)

projeto educativo a expressão da identidade de cada escola em um processo dinâmico de discussão, reflexão e elaboração contínua.

IV - O quarto nível de concretização curricular é o momento da realização da programação das atividades de ensino e aprendizagem na sala de aula. É quando o professor, segundo as metas estabelecidas na fase de concretização anterior, faz sua programação, adequando-a àquele grupo específico de alunos.

Estão corretas as afirmativas: a) I, II, III e IV.

b) II, III e IV. c) I, II e III. d) I, III e IV.

09- Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o País. Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual. Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta.

a) Por sua natureza aberta, os Parâmetros Curriculares Nacionais configuram uma proposta flexível, a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e sobre programas de transformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores. Não configuram, portanto, um modelo curricular homogêneo e impositivo, que se sobreporia à competência político-executiva dos Estados e Municípios, à diversidade sociocultural das diferentes regiões do País ou à autonomia de professores e equipes pedagógicas. b) Os Parâmetros Curriculares Nacionais dificultam o processo de formação continuada do

professor, pois colocam, no centro do debate, as atividades escolares de ensino e aprendizagem e a questão curricular como de pouca importância para a política educacional da nação brasileira.

c) O conjunto das proposições expressas nos Parâmetros Curriculares Nacionais responde à necessidade de referenciais a partir dos quais o sistema educacional do País se organize, a fim de garantir que, respeitadas as diversidades culturais, regionais, étnicas, religiosas e políticas que atravessam uma sociedade múltipla, estratificada e complexa, a educação possa atuar, decisivamente, no processo de construção da cidadania, tendo como meta o ideal de uma crescente igualdade de direitos entre os cidadãos, baseado nos princípios democráticos.

d) Os Parâmetros Curriculares Nacionais podem funcionar como elementos catalisadores de ações na busca de uma melhoria da qualidade da educação brasileira, de modo algum pretendem resolver todos os problemas que afetam a qualidade do ensino e da aprendizagem no País.

10- Os Parâmetros Curriculares Nacionais, ao reconhecerem a complexidade da prática educativa, buscam auxiliar o professor na sua tarefa de assumir, como profissional, o lugar que lhe cabe pela responsabilidade e importância no processo de formação do povo brasileiro. Dessa maneira, auxiliam o professor na tarefa de reflexão e discussão de aspectos do cotidiano da prática pedagógica, a serem transformados continuamente pelo professor. Todas as alternativas a seguir indicam corretamente as possibilidades para a utilização dos Parâmetros Curriculares Nacionais, exceto:

a) Rever objetivos, conteúdos, formas de encaminhamento das atividades, expectativas de aprendizagem e maneiras de avaliar.

(6)

b) Refletir sobre a prática pedagógica, tendo em vista uma coerência com os objetivos propostos.

c) Discutir com a equipe de trabalho as razões que levam os alunos a terem maior ou menor participação nas atividades escolares.

d) Desabilitar as discussões de temas educacionais com os pais e responsáveis.

Conhecimentos Específicos

11- A educação especial direciona suas ações para o atendimento às especificidades dos estudantes com necessidades educativas especiais no processo educacional e, no âmbito de uma atuação mais ampla na escola, orienta a organização de redes de apoio, a formação continuada, a identificação de recursos, serviços e o desenvolvimento de práticas colaborativas. Tem direito ao atendimento educacional especializado, estudantes:

a) Em vulnerabilidade social, transtornos globais e altas habilidades/superdotação.

b) Com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

c) Surdos, cegueira temporária, altas habilidades/superdotação.

d) Com deficiência, déficit de atenção e altas habilidades/superdotação.

12- A deficiência mental é um distúrbio global de desenvolvimento frequente, que atinge cerca de 10% dos brasileiros. Segundo a descrição do DSM-IV (2002) a característica essencial do retardo intelectual é apresentar um funcionamento intelectual significantemente inferior a média, com manifestações anteriores aos 18 anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como, exceto:

a) Relações sociais. b) Atividades acadêmicas. c) Comunicação.

d) Cuidados pessoais.

13- O conceito de Transtornos Globais do Desenvolvimento surge no final dos anos 60, derivado especialmente dos trabalhos de M. Rutter e D. Cohen. Ele traduz a compreensão do autismo como um transtorno do desenvolvimento. O Transtorno Global do Desenvolvimento não diz respeito apenas ao autismo. Sob essa classificação se descrevem diferentes transtornos que têm em comum as funções do desenvolvimento afetadas qualitativamente, são demais transtornos além do Autismo:

I- Síndrome de Down. II- Síndrome de Rett.

III- Transtorno ou Síndrome de Asperger. IV- Transtorno Desintegrativo da Infância.

V- Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação. Assinale a resposta correspondente.

a) I – II – III e IV. b) I – II – IV e V. c) I – III – IV e V. d) II – III – IV e V.

(7)

14- De modo geral, a superdotação se caracteriza pela elevada potencialidade de aptidões, talentos e habilidades, evidenciada no alto desempenho nas diversas áreas de atividade do educando e/ou a ser evidenciada no desenvolvimento da criança. Contudo, é preciso que haja constância de tais aptidões ao longo do tempo, além de expressivo nível de desempenho na área de superdotação. O atendimento ao aluno deve ser realizado:

a) Educação em casa.

b) Na escola com auxilio do AEE a fim de produzir um conteúdo que atenda as necessidades educacionais que o aluno apresenta.

c) Na escola privada.

d) Em escola especializada para alunos superdotados.

15- As Tecnologias Assistivas procuram aumentar capacidades funcionais e assim promover à autonomia e a independência de quem as utiliza. Tecnologias assistivas, são:

a) Programas desenvolvidos para a assistência social.

b) Recursos e serviços que visam facilitar o desenvolvimento de atividades da vida diária por pessoas com deficiência.

c) Recursos utilizados em aparelhos de TV e rádio.

d) Todas as tecnologias usadas para a fabricação de objetos para pessoas com deficiência.

16- A Grafia Braille da Língua Portuguesa consiste no conjunto do material signográfico e das instruções/recomendações orientadoras da sua utilização na escrita. O conhecimento completo do respectivo código e a sua correta utilização deve constituir um objetivo permanente para todos, porque a boa qualidade gráfica dos textos exerce nos leitores uma saudável influência educativa, facilitando a assimilação de padrões propiciadores da melhoria do nível de desempenho, quer na leitura, quer na escrita. O Sistema de grafia Braille tem por objetivo atender ao público com:

a) Deficiência fonoaudiologia. b) Deficiência fonológica. c) Deficiência visual.

d) Dificuldade de aprendizagem.

17- As pessoas com surdez enfrentam inúmeros entraves para participar da educação escolar, decorrentes da perda da audição e da forma como se estruturam as propostas educacionais das escolas. Muitos alunos com surdez podem ser prejudicados pela falta de estímulos adequados ao seu potencial cognitivo, sócio-afetivo, linguístico e político-cultural e ter perdas consideráveis no desenvolvimento da aprendizagem. O atendimento pedagógico do aluno com surdez na escola regular deve ser desenvolvido:

a) Em classe especial.

b) Em um ambiente bilíngue, ou seja, em um espaço em que se utilize a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa.

c) No contra turno escolar.

(8)

18- Para atuação no AEE, o professor deve ter formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação específica na educação especial, inicial ou continuada. São atribuições que pertencem ao professor do AEE, exceto:

a) Estabelecer diretrizes a serem seguidas pelos professores da sala de aula comum, na condução da aprendizagem dos alunos do AEE.

b) Acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola.

c) Elaborar e executar plano de atendimento educacional especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade.

d) Organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncional.

19- As Salas de Recursos Multifuncionais possuem mobiliário, materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para o atendimento dos alunos que são público alvo da Educação Especial e que necessitam do AEE no contra turno escolar. Compete a organização e administração das Salas de Recursos Multifuncionais:

a) A organização e a administração deste espaço são de responsabilidade da direção pedagógica onde está situada a sala do AEE.

b) A organização e a administração deste espaço são de responsabilidade da gestão escolar e do colegiado escolar.

c) A organização e a administração deste espaço são de responsabilidade da gestão escolar e o professor que atua neste serviço educacional.

d) A organização e a administração deste espaço são de responsabilidade do professor que atua neste serviço educacional.

20- Em quais níveis de ensino a Educação Especial é realizada: a) Educação Infantil e Ensino Fundamental.

b) Ensino Médio. c) Ensino Superior.

Referências

Documentos relacionados

Em aves adultas (aves de postura comercial e reprodutoras) podem ser observados os mesmos sinais de aves jovens (Cavanagh, Naqui, 2003), mas também lesões no

4 — No respeito pelos limites constantes das matrizes curriculares que se referem os artigos 8.º e 16.º, e sem prejuízo dos regimes próprios aplicáveis aos ensinos profis- sional

«Longe de ser um produto banal a Água Mineral Natural e a Água de Nascente tem diferentes matizes capazes de satisfazer o paladar de exigentes consumidores. Cada uma com o

Como vimos anteriormente existem diversos tipos de provas no Código de Processo Penal que são consideradas, como testemunhal, no entanto, tratando-se de estupro

O objetivo deste trabalho foi verificar quais as doenças sistêmicas mais prevalentes entre os usuários do serviço de Cirurgia I da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal

hidratação e cocção sobre propriedades tecnológicas, nutricionais e sensoriais em feijão comum (Phaseolus vulgaris), cujo objetivo é:.avaliar amostras de feijão

A permissão de uso de espaços físicos e equipamentos do IFSC, objeto deste edital, será realizada por meio de Termo de Permissão de Uso Não Remunerada (modelo disponível.. A

[r]